12 fevereiro 2018

Do Cantinho da Shadow: BBB18 – As Três Anas e um Paredão


Três Anas estão dando o tom desse BBB.

Uma é despojada. Faz o estilo clean. Não usa maquiagem, não é vaidosa, não acorda pensando no que vai vestir pra chamar a atenção e seu cabelo está quase sempre em desalinho. Uma moleca ruiva, que agrada a alguns, desagrada a outros, e que não está nem aí pra opinião alheia, lá dentro ou aqui fora. Como participante, é inteligente, generosa e cheia de vida. Entregou-se por inteiro ao jogo, e em pouco tempo construiu enredos e uma dinâmica própria, o que rendeu boas edições; reúne todas as características e perfil de uma protagonista bbbniana. A outra é belicosa. Uma bruxa, como ela mesma se autointitula, de causar inveja a muita bruxa dos Contos de Fada, só lhe faltando a vassoura. É irritante, maldosa, manipuladora, descontrolada, falastrona, linguaruda, e em duas semanas despachou pro seu caldeirão fervente mais da metade da casa. Como jogadora, faz o jogo acontecer em especial nas votações. A terceira é uma participante que nunca se viu antes em nenhuma outra edição. Sua presença se faz notar especialmente nas festas. E que presença!!! Uma sombra diáfana, a mais fiel das presenças, capaz de confundir o “eu” e “ela” com o “você” e “nós”.

Ana Clara está atrelada ao pai, Ayrton. Ele conseguiu realizar um sonho acalentado há quinze anos. Do extremo contentamento por haver, a final, conseguido estar ali, ele se retraiu diante da difícil e complexa arte de conviver, em especial, no meio de pessoas mais jovens. Talvez tenha se dado conta de que o tempo passou pra ele... Na casa é visto com rejeição. Quiçá por – em suas atitudes – despertar em alguns, reminiscências da autoridade dos pais. Ana Clara, por sua vez, é encantadora e nobre. Há quem não concorde, eu sei. Infelizmente, as redes sociais passaram a ser abrigo de julgadores vorazes e impiedosos: ou se ama ou se odeia, não há meio termo. E na primeira semana o veredicto já havia sido dado: “vamos odiá-la”, mesmo sem conhecê-la.   

Ana Clara, no entanto, faz jus ao nome. É transparente. Não é um personagem, não faz tipo, uma das poucas, senão a única, que está sendo quem de fato ela é sem alegorias. Clara é gente como a gente, o que pode explicar a sua rejeição. As pessoas tendem a “comprar” ilusões e personagens perfeitinhos, cheios de amor, que simulam viver no mundo de Polyana, rejeitando as imperfeições de que somos feitos. Ana Clara é de verdade. É divertida, mas também mal humorada. É politicamente incorreta, mas também sensível e acolhedora. É complicada, mas também simples e cristalina. É firme em suas opiniões, mas também sabe ser boa ouvinte. Não finge afinidade com quem ela não gosta pra se mostrar boazinha. Ela é o que é. 

Não é glamourosa como a Jéssica ou a Paula, por ser em essência uma pessoa simples. Não à toa deu seu carinho à Gleici, quando todos a viam como alguém descartável. Ninguém prestava muita atenção na menina do Acre, até mesmo porque ela nunca fez muita questão de se mostrar. A única que reparou naquela menina de jeito tímido e olhar doce foi a Clara. A ruivinha que também soube dar sua solidariedade ao Mahmoud, quando todos pisavam em quem consideravam “cachorro morto”. Uma coisa é não se gostar de alguém; outra, bem diferente, é tripudiar da pessoa que está por baixo. Ana Clara agasalhou os dois até o fim. Enquanto todos acreditavam que Jaqueline seria figuração no paredão, ela não se importou em mostrar a sua preferência ou se preocupou em desagradar os demais, mesmo que isso pudesse representar sua indicação para o próximo paredão. Fez o que entendeu ser o certo. Foi fiel a si mesma. E cresceu como pessoa no jogo.

A relação entre pai e filha é de respeito e confiança. O ar de independência e rebeldia de Ana Clara e a preocupação do Ayrton com ela, que já rendeu bons momentos, acabam matizando o vínculo de afeto entre os dois. Enquanto ele pedia para o Lucas não parar de conversar com a filha em razão da indicação ao paredão, Ana Clara pedia ao Mahmoud para convidar o pai ao almoço do anjo, como forma de aliviar a rejeição que ele vem sofrendo na casa. O ponto alto do cuidado que Clara tem com o pai, foi quando ao vê-lo ser atacado injustamente pela Nayara, que de forma irresponsável o acusou de estar olhando de forma abusiva pra ela durante o banho, a ruivinha não pensou duas vezes: saiu em sua defesa. Ali era o amor filial falando mais alto. Aliás, como a Nayara é medíocre e pobre de espírito!!! Quem está sempre à espreita, olhando o que os outros fazem para “patrulhar” e forçar bandeiras “feminazis” ou contra o preconceito, é ela. O ar que essa moça respira é asfixiante. Vê ofensa em todo lugar. Afff... Que personagem forçado, desagradável, reles e intolerante é o dela!!! Quanta maldade, ódio, rancor e hipocrisia por trás daqueles enoooormes óculos, que usa para se esconder. Como pode, após haver conhecido a Eva, uma mulher elegante e discreta, de estar convivendo com a Ana Clara, fazer uma afirmação tão leviana e maldosa?!? Sim, Clara, como você disse, Nayara deveria entender a gravidade do que falou, mas ela não o fará, porque é de uma estupidez abissal. Palmas pra você, garota!!! 

Já a Ana Paula é o oposto da Clara. É egoísta, inflexível, controladora e manipuladora. É intriguenta e vingativa. A maquiagem pesada e cílios postiços realçam um olhar impiedoso. Quer ser conhecida como bruxa e, convenhamos, não deixa nada a dever à Malévola. Se algum dia a encontrarem e ela lhes oferecer uma maçã, agradeçam educadamente, mas não aceitem o mimo. Confiem no que digo!!!

Ela traz para o jogo um protagonismo pesado, que faz mal. Parece haver incorporado o papel de bruxa, com tudo o que tem de pior. Choca não ver piedade ou afeto naquela garota tão nova. É como se houvesse de fato sido abduzida pelo personagem que se propôs a representar. Só temos a certeza de que a bruxinha é de carne e osso, porque seu corpo adoece. É minha gente... o corpo físico não se deixa enganar. Ele manifesta e reflete a desarmonia e o desequilíbrio de quem deseja o mal, não tolera contrariedades e é prisioneira de suas fantasias e impiedosas intenções.

Aliou-se ao Diego e Patrícia, que apoiam as suas vilanias. A relação entre eles é obscura e sombria. Patrícia, cujo personagem na primeira semana era engraçado e divertido, não se sustentou ao lado da bruxinha, se desfez feito fumaça, dando lugar a uma pessoa fria e calculista. Eles se divertem também causando a discórdia. Ana Paula foi a responsável pelo primeiro barraco desta edição, fomentado pela maledicência e desejo de humilhar o seu desafeto, Mahmoud. E nesse quesito, Jaqueline não decepcionou, extrapolou na perfídia e foi eliminada. Novamente o público acertou ao votar.

A outra Ana, por sua vez, é intangível. 

Pera lá!!! Que Ana??? Só tem duas!!

Tem sim!!! Essa Ana é a Ana Lúcia, por sinal, uma participante nunca antes vista. E que nem se verá!!! É a protagonista que se destaca na ausência, e que por meio de sua presença invisível, angariou uma grande torcida, que vibra e torce por ela, já tendo inclusive levantado tags no twitter. Comentou-se até que ela teria patrocinado o show da Naiara Azevedo pra cantar ao ouvido do Lucas e Jéssica: “Não sei se dou na cara dela ou bato em você; mas eu não vim atrapalhar sua noite de prazer; e pra ajudar pagar a dama que lhe satisfaz; toma aqui uns 50 reais...”. Tomaaaaa... Ana Lúcia além de protagonista é ícone!!! Desponta no queridômetro à frente de participantes como Nayara, Caruso, Diego e Jéssica.

Quem é elaaaa??? A noiva do Lucas. Aquela que marca presença especialmente nas festas ao lado do noivo fiel e coloca a Jéssica no seu respectivo quadrado. Ana Lúcia é dura na queda. É como um monólito que em vão o Lucas tenta contornar e a Jéssica transpor. Não adianta, apesar de sua participação etérea, ela ali está atrelada ao Lucas, tal qual Ana Clara ao Ayrton.

Aliás, convenhamos, Lucas tem um jeito torto para contornar o que quer que seja. Quando líder indicou a Gleici, apesar de querer indicar os Lima. Convidou a Paula para o cinema e dormir no quarto do líder, para - a seguir - excluí-la da prova do líder. Saiu em desembalada carreira para atender o big fone, que - segundo ele - não queria atender. Então por que correu feito um guepardo? Achou que a Ana Lúcia estaria do outro lado da linha?!? Não cansa de repetir que é fiel à noiva, mas convida a Jéssica pra dormir no quarto do líder... na mesma cama!!! Oiiiii??????

Tá certo que depois de cinco anos de namoro com o Lucas, Ana Lúcia deve entender o que pra nós não tem explicação.

Como não tem explicação o poder de manipulação da Ana Paula, Patrícia e Diego no jogo. Tiveram a habilidade de formar um G-7 para se proteger e formar paredões ao seu bel prazer, sem que os outros se importem com as manobras do trio, apesar das advertências do Ayrton. É espantoso que Wagner, Caruso e Viegas não vejam a cilada dessa aliança com os três. Na prova de resistência do líder, Diego barganhou, prometeu, negociou e conseguiu convencer adversários, fisicamente mais resistentes que ele, a abrirem mão da liderança em seu favor. I-ná-cre-di-tá-vel!!! A trinca está sendo o epicentro do jogo, um jogo calculado, premeditado e feroz, que mais uma vez ficou na mão deles. Até quando?!?

Paula foi emparedada pelo Diego por haver despertado a inveja de Ana Paula e de não pertencer ao G-7 na combinação de votos. O jogo dela é claro e aberto: está lá para competir, se divertir e seduzir. Não posa de menina meiguinha ou finge “brincar de contente”. Mostra-se vaidosa, segura e independente. No entanto, parte do público não gosta desse perfil. Prefere adotar o personagem com olhar doce, embora os olhos sejam de lince. Mahmoud, por sua vez, quase foi indicado pela segunda vez pelo G-7, faltou o voto do Diego... Foi por pouco!!! Com isso “o feitiço virou contra o feiticeiro” e Ana Paula mais uma vez está no caldeirão, digo no paredão. Sinceridade??? Ameiii!!!


Shadow / Mariasun Montañés
cantinhodashadow.blogspot.com.br
@Shadowtweetando




135 comentários:

  1. Bravo!!!
    Que perspicácia Shadow
    A presença da Ana Lúcia foi demais...
    Sedenta, bebi cada parágrafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Se a Ana Lúcia fosse colocada no paredão, derrubaria muitos lá. A torcida dela é grande!!! kkkkk...

      Bj.

      Excluir
    2. adorei a parte da Ana Lúcia atrelada ao Lucas assim como a familia lima. vdd

      Excluir
    3. Elijardson, a Ana Lúcia já está merecendo um quarto lugar, rssss...

      Grata pelo comentário.
      Abs.

      Excluir
    4. Parabéns pelo texto ! Muito bem escrito!

      Excluir
    5. Gente como Brasil tem memorias curtas a poucos a Familia Lima mandou o Brasil cuidar das suas vidas só faltou a palavra vao cuidar cada um dos seus rabos e hoje pedem voto para o mesmo Brasil ttem que rir do Brasil mesmo pode até a Ana Paula ter errado mas jamais mandou o Brasil cuidar das suas vidas como dizendo que o Brasil cuide do próprio rabo e ainda querem eles no jogo eu fiquei muito entediada com isso mandar eu cuidar do meu rabo mas quero essa familia fora do BBB não era nem para estar ai

      Excluir
  2. Penso exatamente igual. Amei as colocações feitas

    ResponderExcluir
  3. Oi Shadow,
    Gostei bastante da análise das Anas.
    Concordo com muitas pontuações suas.
    Agora, Lucas é muito esperto... ele sabe que se ficar com Jéssica está comprando uma saída no próximo paredão que ele cair.
    Geralmente o público não gosta de pessoas infiéis, e vamos combinar, se não houvessem câmeras lá o Lucas já tinha ficado com Jéssica.
    Jéssica, dependendo de com quem for vai ser a próxima a ser eliminada.
    Essa menina não tem um pingo de respeito pela Ana Lúcia (integrante invisível).
    Ana Clara realmente mostra o que é, defeitos e qualidades, acho interessante isso nela.
    Mas não é a participante que torceria para levar o premio final.
    Agora a Ana Paula... ohhhh menina manipuladora e intragável! Quando ela caiu do cavalo nesse último paredão eu ri... e comemorei demais.
    Ela esqueceu que não é a única pessoa jogando na casa e os outros participantes sacaram as jogadas rasteiras dela e deram o devido troco.
    Acredito que Ana Paula vai sair na terça, a rejeição dela é muito alta.
    Era isso que eu queria comentar,
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Damia,

      Excelente comentário. Complementou o texto. Grata.

      Bj.

      Excluir
    2. Nada a ver pra mim fui tudo combinado.o dinheiro faz as pessoas se tornarem santas a ponto de se fazer de coitada e os outros de idiota esse progra de 2018 tá dócil.

      Excluir
    3. Essa é boa Fátima. O programa tá dócil??? kkkkk... Talvez, esteja faltando mais jogo da discórdia. Ele sempre é revelador.

      Bj.

      Excluir
  4. Shadow, você escreve muito bem, mas se me permite, achei um pouco tendenciosa, a descrição da personalidade da Ana Clara mereceu uma atenção sua bem maior, só faltou dizer que ela tem um temperamento belicoso, impõe a verdade dela, chegando a ser agressiva com os pais, bem próprio de filha única e o palavreado é bem contundente. Deveria moderar os palavrões. Sobre a Paula, foi bem sucinta, talvez o perfil dela mereça mais a sua atenção no futuro. Que há de errado em ser uma mulher segura de si, não fazer um personagem, ser pró ativa, se dar bem com todos, sensível na medida certa, agasalhando os "excluídos" Mahmud, Gleici e Ana Clara, chamando-os à atenção quando se excedem, sem perder a ternura, mas ter optado por se divertir nas festas e ser competitiva nas provas a ponto de atemorizar os marmanjos? É realmente um perfil diferente, mas discordo de você. O público gosta, sim, não é fofoqueira, Maria vai com as outras, não é apelativa, que mal tem gostar de fazer e receber carinho impondo seus próprios limites?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danchris,

      O espaço dado à Ana Clara é o que ela merecia neste momento. Ela erra e tem suas imperfeições. Mas tem uma grande qualidade: é fiel a si mesma.

      Quanto à Paula, se você ler com atenção, as características dela foram destacadas como positivas. A ressalva feita é que parte do público não gosta do perfil dela. E é verdade. Prefere os que "comem quieto" e adotam "o personagem com olhar doce, embora os olhos sejam de lince". Analise a frase e tente identificar os linces desta edição.

      Paula é uma participante que erra e se expõe, mas que - mais cedo ou mais tarde - acaba sendo derrubada por aqueles que se escondem por trás de um personagem perfeitinho, amigo de todos e que não se compromete sequer nas votações, preferindo jogar o voto fora. Ao não se mostrarem, não dão margem a ter suas imperfeições expostas, ao contrário das Paulas, que acabam sendo eliminadas por eles.

      Bj.

      Excluir
    2. O que achei interessante foi os “pequenos pecados” da ruiva seram perdoados e dos demais não.
      E não me refiro aí aos pecados de Ana Paula, não.... esses são cruéis demais para serem perdoamos por nós que analisamos não só imagens, mas falas e atitudes. Ela é um ser humano horrível e merece ser eliminada o quanto antes.

      Mas um “pecado” de Ana Clara tirou Jaque do jogo. Sim! Jaque não foi eliminada pelo rompante (horrível diga-se de passagem) que teve contra Mahmoud, por conta do veneno destilado de Ana Paula não.
      Jaque foi eliminada por causa da sujeira que a ruiva fez com ela, dizendo a Breno barbaridades sobre Jaque, como se tivesse olhando num espelho e dizendo de si mesma.

      E um detalhe: Jaque jamais falou nada contra Ana Clara. Quem “roubou” o affair de Jaque foi AC, com mentiras, maldades, sugestões e invenções.

      Portanto, Ana Clara não merece mais perdão do que qualquer um outro ali, inclusive Jessica, Lucas e etc.... exceto a bruxa, claro, mas isso o público esta tratando de dar a devida resposta e fazer justiça.

      Excluir
    3. Olá Sil,

      Não há pecados a serem perdoados. Errar, sair da curva, faz parte do que somos. A única forma de não errar, tanto em um reality quanto aqui, é não fazer nada ou não se comprometer. E é justamente por ser imperfeita e ousada que a Ana Clara se destaca.

      Ao meu ver a Jaqueline foi eliminada por ela mesma. Não fosse a garrafinha, ainda estaria lá. Ela entrou na casa e logo se destacou por sua extroversão, dançando, brincando, ocupando todos os espaços. Bastou ir para o paredão mudou. O personagem se desfez. Aquele "senta aqui" e a humilhação que ela inflingiu ao Mahmoud, foram desnecessários. A imagem que se tinha dela, se quebrou. E atente, não me refiro ao fato dela ter prometido ou não o colar do anjo. Achei até que houve muito oportunismo no uso do vídeo. Foi algo dito na calada da noite, antes da prova do anjo, que por infortúnio ela ganhou junto com a Gleici. A decisão de quem imunizar não dependia só dela. Claro que quando ela disse ao Mahmoud que o imunizaria, era para que ele a imunizasse, caso ganhasse. Blefou. Trapaceou. Quebrou a confiança. Mas isso não é motivo para demonizar ninguém. A imunidade do anjo só é garantida quando o colar é entregue. O que pegou, foi a forma com que ela lidou com isso.

      Bj.

      Excluir
    4. Ué, vc diz que as pessoas não gostam do perfil da Paula, mas ela é uma das favoritas!

      Excluir
    5. Célia o que eu quis dizer é que parte do público se deixa seduzir por personagens meigos e perfeitinhos, e quando as Paulas os enfrentam, são derrubadas.

      Excluir
  5. Concordo plenamente. Pena que o público, com seus julgamentos extremos não consiga ver o protagonismo de Ana Clara. Ela sim é de verdade nesse jogo, assim como seus companheiros Gleice e Mahmud. Esses 3 tem essência.
    Andam por aí dizendo que antes do paredão ela tratava o pai mal e agora o defende. Ela é real, jovem, não quer o pai nas baladas com o ela, mesmo que seja no bbb. Ela quer namorar, beber, beijar,fazer besteira, sem o pai na sua cola. Mas mesmo sabendo que ele é um mala, não quer vê-lo sofrer, ser excluído e julgado. É difícil para as pessoas entenderem isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christine,

      Parabéns pelo comentário. Muito Bom!!!

      O que estamos vendo entre Ana Clara e Ayrton é uma fotografia da complexa e fascinante relação entre pais e filhos. Se essa era a proposta, a direção alcançou o objetivo.

      De um lado tem-se Ana Clara em busca do seu espaço, cheia de energia e convicções próprias, ao tempo que, o Ayrton, tenta impor-lhe cuidados e limites, o que - por vezes - o torna "um mala". Não obstante, o conflito entre pais e filhos é feito disso, sendo essa dinâmica o que permite lidar com percepções diferentes, com temperamentos distintos, desenvolvendo e fortalecendo um vínculo saudável. De fato, eles trouxeram o novo em matéria de realities.

      Bj.

      Excluir
  6. Parabéns pelo texto shadow! Dá pra perceber q, ao contrário de outros comentaristas, vc está assistindo ao BBB! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo carinho Rodrigo!!!

      Bj.

      Excluir
    2. Shadow, vc acha q o Kaysar e a Jéssica estão montando um personagem, como Jaqueline fez? Achas q eles podem mudar e deixar a máscara cair ao item pro paredão? Eles me passam essa impressão... Pro Kaysar, tá tudo perfeito sempre, e se ele realmente é assim fora do programa, merece meus parabéns, o q acho difícil, pois o ser humano é feito de altos e baixos... E a Jéssica, bem a Jéssica quer passar imagem de princesinha ate na hora de entrar na piscina ou fazer uma prova... Acho q tão forçando a barra demais

      Excluir
    3. Aiaiai...Pois bem Rodrigo... vamos lá:

      A Jéssica, a meu ver, entrou na casa acreditando que casal é forte. E é aí que ela patinou. As edições têm dinâmica própria. Não necessariamente os casais sobrevivem. Pra piorar foi amarrar a sua égua no Lucas, que tem uma bipolaridade dantesca e uma noiva há cinco anos, o que a coloca como a terceira na relação. Além do mais, não vejo espontaneidade nela. Ao falar parece medir as palavras, calcular os gestos, até o jeito de mexer a cabeça não parece natural. Claro que tem timidez e insegurança aí também. Quando está com a Paula, ela consegue ser mais autêntica.

      Não vejo o Kaysar entregue ao jogo, no sentido de expor quem ele realmente é. Veja nas votações. Vota no Viegas por votar; sabe que ele é um coringa, e que o seu voto em nada afetará o resultado. Assim não desagrada a ninguém, nem lá nem cá. Muito embora esteja focado em ir até a final. Tem uma fala repetitiva de “eu sou feliz”, que invariavelmente vem associada com um “depois do que eu já passei”, que a mim (como a você pelo visto) soa estudada e metódica; assim como as brincadeiras e a dificuldade que ele diz ter em entender palavras até do uso comum, sendo que já está a algum tempo no Brasil e trabalha como garçom, o que exige comunicação com o cliente. No entanto, ele é esperto, usa isso na medida certa. Sem ser pedante, caricato ou cansativo. Fala o que as pessoas gostam de ouvir, tanto é que conquistou uma torcida. Porém, dificilmente sairá disso.

      Gostaria de vê-lo disputar uma prova do líder pra valer, tendo que indicar alguém e excluir pessoas da prova do líder. Sairia da zona de conforto.

      Excluir
    4. A Jessica é uma gata que gostou do Lucas. E daí? A Ana Lucia é que está ganhando adornos na cabeça e não se manca

      Excluir
    5. Então shadow vc tá entendendo o q eu disse de Kaiser? Enumerou várias coisas q presto atenção. Pra ser garçom tem q entender muito bem as pessoas visto q onde ele moro tem muito turista.n quer se comprometer porque sabe q se pegar o líder vai arrumar encrenca. Então ficar atrás do muro por enquanto está mais confortável. E outras outras cositas mais.

      Excluir
    6. Toni, a Ana Lúcia virou ícone. É difícil encarar, até mesmo para uma mulher como a Jéssica. Ela é vista como a terceira na relação, até pelo Lucas.

      Abs.

      Excluir
    7. Perfeito Vida. O jogo do Kaysar é o de agradar e ser amigos de todos. Só que a gente sabe, que num jogo de convivência, sempre há aqueles com quem a gente se identifica mais, busca defender, tem mais afinidade... Falta isso nele. Muito embora o jogo externo dele seja perfeito, como por exemplo ontem, ao segurar diante da câmera a medalha com a foto da família. joga muito!!!

      Excluir
    8. Oi, boa tarde, sobre o Kaiser, ontem depois de um longo bate papo com o Lucas, onde ambos procuraram expor suas qualidades, ele sentou-se em frente à câmera ficou longos minutos limpando e suspirando na medalha da família, e olhando para câmera para reafirmar sua atuação, até que beijou a foto e disse agora chega e saiu. Grande jogador.

      Excluir
    9. Boa tarde! Perfeita sua visão do jogo. Ontem depois de um longo bate papo de Kaiser e Lucas, onde expunham suas qualidades, Kaiser foi para frente de uma câmera e ficou longos minutos limpando e contemplando as fotos de família em uma medalha, enquanto olhava várias vezes com com ar de saudoso para câmera. Depois de ver que sua atuação já rendera, beijou a foto e disse agora chega e foi guardar. Grande jogador!

      Excluir
    10. Verdade Vera Lúcia. Kaysar é um grande jogador. É o que melhor joga pra dentro e fora da casa. A cena da medalha que você destaca, é um exemplo disso.

      Bj.

      Excluir
  7. Começou o velho palhaço a fazer a vender seu peixe toda vez q a câmera se volta pra ele. Hoje ele achou de colocar suas qualidades, até ontem só soube reclamar e fazer fiasco c a bem educada dele e o o marmerda q escuta. Claro é a câmera q fica grudada nele. Pode até n sair mas uma hora sai. A n ser que a globo já o tenha eleito ganhador q é o q está parecendo. Ou kaisar q também tá em cima do muro sendo o q n é .

    ResponderExcluir
  8. Que texto massa! Puxaaa! Parabéns! Bela conteúdo e bela leitura do jogo. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, amei, tenho a mesma visão, espero que a bruxa caia fora, eu até aceito combinações como estratégia de jogo mas não com maldades como as que o trio tem feito comandadas pela Ana Paula e aceitas pelos outros dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Liane.

      Concordo com você. Combinar voto não é crime. Mas a forma dilacerante como o trio tem feito, é muito pesado.

      Bj.

      Excluir
    2. Isso é jogo com sem manipulação só que é difícil o publico aceitar gosta de pessoas que se fazem de boazinha tem que se mostrar marhumun, Ana Clara e Gleici não fazem isso querem apenas mostrar que são os bonzinhos na real não são

      Excluir
    3. que saia a familia Lima nem era pra estar ai no BBB18 entraram de penetra pois a globo não escolheu nenhum do Rio de janeiro ai resolveram colocar uma familia nada haver com a familia Brasileira se toque Brasil

      Excluir
    4. quem gosta dessa familia Lima é porque suas famílias são iguais a eles me poupe aqui fora muitas pessoas reclamaram dessa familia agora dizem que são legal me poupe Brasil sem escrúpulos mesmo por isso os presídios estão cheios

      Excluir
    5. Jucelaine,

      Em um jogo de convivência a ética não pode faltar.

      Abs.

      Excluir
    6. Jucelaine vou te contar uma coisa. A Ana Clara e o Ayrton, não serão eliminados hoje.
      E olha que incrível: nada acontecerá com a tua vida, com a da tua família, com o país ou o mundo em razão disso.
      Relaxe!!!

      Excluir
  10. perfeito, uma otima leitura do jogo. Que saia Ana Paula , agradeceremos. O jogo não ficará morno e sem graça como alguns teimam e afirmar, mas sim estaremos livres de um comportamento malevolo e sem noção desta que se diz bruxa. Já vai tarde Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia,

      Morno o jogo não ficará. Pelo contrário, deverão se reinventar, em especial, Diego e Patrícia. Eles obrigatoriamente terão que sair da zona de conforto, do isolamento e interagir com os demais. Aliás, o formato dos realities é interessante em razão disso.

      Imagine a cara da intolerante Nayara e do ensaboado Lucas com a permanência de Ana Clara e Ayrton.

      Wagner, Caruso e Viegas terão a oportunidade de fazer novas e mais saudáveis alianças. Por certo são os que mais poderão se beneficiar com a eliminação da Ana Paula.

      Grata pelo comentário.
      Bj.

      Excluir
    2. não gosto de Caruso. Wagner e Viegas, são 03 ensaboados e sem qualquer personalidade. Podem estar escondendo a real deles ou são mongos mesmos. Sem falar em Diego, este ou muda ou vai saltar fora no primeiro paredão. Qto a Nayara, prefiro nem comentar kk

      Excluir
    3. Pois é Célia. Esta é a oportunidade deles mudarem e se mostrarem no jogo. Vai depender da plasticidade e leitura do jogo. Aguardemos pra ver até onde vão.

      Excluir
  11. Tudo bem, o texto é ótimo mas já nos prepara pra dar o premio pra família como no ano passado.

    Fora Ana Paula sim, mas pela Jéssica,Lucas,Kaysar e companhia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não prepara para dar o prêmio a ninguém. Até mesmo porque o jogo é dinâmico. As relações se fortalecem, mudam e se refazem semana a semana. Basta ter flexibilidade para ver.

      Ab.

      Excluir
  12. Vida,

    A mudança no sistema de votação aproximou os resultados da vontade do público. Falar em ganhador é prematuro. O jogo ainda está sendo desenhado.

    Ab.

    ResponderExcluir
  13. Excelente texto, exceto pelo que diz respeito a Ana Clara... estou vendo apenas uma pós adolescente cheia de marra e mal educada e um senhor louco pra voltar pra casa... do restante assino embaixo. Bruxa má tem que sair com rejeição master.

    ResponderExcluir
  14. Vou comentar. Isso que é analise que é diferente de agressão e ofensa. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luís Lima.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Luís, obrigado por ter um ponto de vista igual ao meu... Me sentia perdido no deserto

      Excluir
    3. De nada, companheiro. Tamos juntos nessa empreitada reflexiva.

      Excluir
  15. Amei seu comentário!Parabéns! Torço para que Ana Clara consiga carregar o mala do pai dela,tenho a idade dele! Na maioria das vezes ele é inconveniente! Menos no reality agora seria mais, para ambos!Espero que ele se liguem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cléo.

      Bem-vinda ao meu Cantinho!!!!

      Uma coisa é certa: quem volta de um paredão, via de regra, volta diferente; ou melhorado ou piorado. Veja o Mahmoud, por exemplo. Aquele participante afetado e indigesto, deu lugar a um mais comedido, parceiro e humano. A Ana Paula, por sua vez, voltou ainda mais trevosa. Não creio, no entanto, que o Ayrton consiga vencer a rejeição que ele tem lá dentro e aqui fora.

      Grata pelo comentário.
      Bj.

      Excluir
    2. Concordo, tem pessoas que não evoluem dentro do jogo, não assimilam, preferem ficar batendo numa tecla que não tem nada a ver, BBB deste ano está faltando um líder de verdade! Se forem para esse angulo dos que precisam, por favor que me mostrem que mereçam? Até agora não estou vendo nada!#verdade

      Excluir
    3. Se quando você diz "líder" se refere a um favorito, melhor que seja assim. É um tédio quando se tem um ganhador logo nas primeiras semanas.

      A graça está em acompanhar as histórias que vão construindo e as oscilações do queridômetro a partir das maluquices, ternurices e bobagens que aprontam. :)

      Excluir
    4. O Airton é daqueles velhos babões, que acha legal dar em cima de meninas mais novas. Não tem censo de ridículo.

      Excluir
    5. Toni, menos... bem menos... Eu sei que você não é como a Nayara.

      Excluir
  16. Adorei seu texto e gostaria de também dar minha opinião.

    Não existe uma única família nesse mundo, onde filha e pai estivessem num jogo como o BBB, fossem um exemplo de convivência perfeita. Não existe isso na nossa casa. O pai, que tem obrigação de educar, vigiar, conter, etc etc, esta fazendo seu papel brilhantemente. Ana Clara como uma filha jovem, se incomoda com esse comportamento do pai. NORMAL. Simplesmente adoro Ana Clara voraz na defesa do pai.

    Airton esta sim sendo perseguido pelos outros participantes, primeiro pela idade, por mais que ele tente ser um tio legal, ele é um tio. Muitas vezes sem noção, como qualquer tio em reunião de família aqui fora. A intolerância com ele é tão grande que para corta-lo, a Nayara inventa algo tão sério.

    Por falar em Nayara, crítica de moral alheia, mas pera, esta fazendo o que uma feminaze num programa como o BBB? Nenhum homem pode olhar pra ela? Ou será que isso só vale para o Airton?

    Caruso, Viegas entraram para minha lista negra. Eles estão mais rabugentos que o Airton e nem perceberam..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente e acho Nayara muito confusa ideologicamente... ainda precisa amadurecer muito.

      Excluir
    2. Andrea, esse comentário só enriqueceu o texto. Muito obrigada. Analisou com perfeição as interações a partir das quais a família e os grupos se formam. Parabéns!!!

      Beijão!!!

      Excluir
    3. O Airton não é o tio que todo mundo gosta. É metido a saber tudo, se intrometer em tudo e ficar com olhas maliciosos nas mulheres do programa.

      Excluir
    4. Toni,
      Quando sentimos um forte vento no rosto, lutamos contra ele e continuamos andando, tentando ajeitar o cabelo. As crianças... fecham os olhos, abrem os braços e voam com ele...

      O que isso tem a ver??? Por vezes, somos muito duros ao avaliar as pessoas. Se, às vezes, olhássemos uns aos outros com olhar das crianças, certamente, nós e o mundo seríamos melhores.

      Excluir
  17. Acho que a saída de Ana Paula vai dar um plus no jogo.
    Novos personagens vão aparecer, e vamos ver uma Patricia perdida fazendo mil teorias da doença de Ana Paula rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lore,

      De fato será interessante acompanhar as teoria e justificativas... A Patrícia é intuitiva. Foi a única a questionar na semana, se a Jaqueline não teria prometido o anjo ao Mahmoud. Vamos aguardar pra ver como ela e os demais irão desenhar a saída da Ana Paula.

      Bj.

      Excluir
    2. Oi, a saída da Ana Mortícia do jogo com tamanha rejeição deverá mudar muito a configuração atual das parcerias. Desestabilizar uns e feliz de quem conseguir se reinventar.

      Excluir
    3. Com certeza Vera Lúcia. Feliz de quem tiver plasticidade para se reinventar.

      Excluir
  18. Hoje, já posso opinar! Concordo Shadow, texto claro, objetivo ... Nada mais à acrescentar, para mim está perfeito!!!

    ResponderExcluir
  19. Pelos seus textos que já li, fico feliz em concordar com suas leituras de jogo! Não que seja necessário, já que a diversidade de interpretações é o que rende discussões e diversão ao assistit reality, mas ao mesmo tempo é bom ver comentaristas do site que concordamos! E que escrevem textos precisos e muito bem elaborados. Atualmente, os que mais gosto: Paula, Gleice, Ana Clara, Kaysa. Mas outros que não suporto como o tri mandinga, reconheço importância no jogo e na dinâmica do reality... o que seria do programa sem alguns antagonistas?! rs brincadeiras à parte, parabéns pelo texto! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, você sempre lúcido em seus comentários.

      Grata por tua presença aqui.
      Abs.

      Excluir
  20. O feitiço saiu contra a feiticeira .Parabéns pelo texto . Amei !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela.

      Foi um momento master card!!!! rsss... Prepare-se para terça-feira!!! \o/ \o/ \o/

      Bj

      Excluir
  21. Shadow,
    Adoro seus textos, suas percepções, sua leitura do jogo. Entretanto, acredito que você esteja idealizando uma Ana Clara que nem todos veem. Quem de nós será o visionário? Acredito que todos nós. Pontos de vista são subjetivos - óbvio. Quando você aponta despojamento, entrega ao jogo e nobreza - caracas - percebo muito diferente. A forma transgressora de Ana Clara no jogo, aproxima-se de indisciplina, negligência com o grupo, deboche com a produção e com as regras. Se Ayrton não lhe dá voz de comando, o grupo teria sido punido muitas vezes. Seu individualismo norteia todas as suas ações. Aproxima-se daquelas que considera "poderosas". Infiltra-se de forma invasiva e autocentrada. Sua apropriação do Breno é um exemplo e, me reporta ao filme "Atração Fatal". Agora, colou na Paula para impedir aproximação com Breno. O pior é que quem chega perto de Breno é considerada "fura olho" pelos espectadores. Foi Ana Clara que, com sua soberba - sim, ela é soberba - que furou o olho da Jaqueline. Ressalva: ela tem direito de fazê-lo, mas não pode discordar de que façam com ela.
    Ana Clara ainda está na fase de sua desconstrução. Acredito que pode chegar a ser uma grande pessoa. Mas tem se apresentado como arremedo de pessoa. Aprecio sua honestidade e seu silêncio muito oportuno, em diversas situações. Aprecio sua generosidade com Gleici e Mahmoud - mas, também, entendo como generosidade intencional - ela sabe o porquê de estar investindo. Ela é muito inteligente inegavelmente. Quanto a ser nobre, Shadow, acho que ela está bem distante da nobreza, por todos os aspectos apresentados em meus comentários.
    Seu texto, Shadow, é um espetáculo. A inclusão da terceira Ana é o clímax, a surpresa que arrebata o leitor. "Me" arrebatou essa inclusão. Nossos diferentes pontos de vista só nos aproximam. Divergências levam à reflexão.
    Teria muito mais a falar sobre a intenção da produção em colocar a família. Essencialmente, desfocou o propósito do jogo. E pretende-se com isso um foco especial para intenção da produção - a família Lima. Esse aspecto você descreveu com maestria, mas com outro enfoque. Entendo bastante tendenciosa a prospecção do BBBfamília - neste caso, BBBfamília Lima.
    Minha admiração e carinho por textos bem elaborados e caprichados (esmerados)
    Juçara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju Pacheco !
      Vc está totalmente equivocada(o);
      Extremamente equivocada...
      Jaqueline e Breno até antes do beijo entre Breno e Ana Clara não tinha absolutamente nada...
      Inclusive ela tava mais para Kaisar do que para Breno, tanto é que no twitter da Jaqueline estavam Shippando o kaisar com a Jaqueline.
      O primeiro beijo de bReno foi na Ana Clara e outra como vc ppode ver Breno não é de ninguem...ele gosta de passar o rodo.
      Se liga mais porque Quem furou na verdade o olho foi a Jaqueline.
      Ana Clara é sim uma nobreza fina...se vc prestarv atenção vc vai descobrir isso...mas como Shadow disse:
      Web muitas vezes opu odeia ou ama não tem meio termo mas é interessante essas coisas porque é tão fácil ver e perceber as coisas...

      Excluir
    2. Ju !!! Jura que voce tá vendo tudo isso na Ana Clara ???
      Meu Deus !!!!!
      Não dá nem para acreditar numa coisa dessas, sinceramente...

      Excluir
    3. Concordo plenamente!
      A própria Aana Clara disse ao pai, não me interessa a amizade de nínguem aqui lá fora.
      Acho ela terrível também.
      A atitude dela com Breno mostra isso, disse que só queria beijar, foi para cima não respeitando nada nem ninguém, fez tudo para Mahmoud ir encima de Jaqueline (assim como Ana Paula), só que de maneira bem mais inteligente.
      Acho ela ardilosa, grosseira, debochada, egoísta e inteligente.

      Excluir
    4. Olá Juçara, Ju,

      Não há idealização. Não disse que Ana Clara é perfeita. Apenas valoro quando um participante a despeito da opinião de todos, tem coragem de ir contra e expor suas preferências, mesmo que isso possa desagradar quem está lá ou aqui fora. Isso é ter comprometimento.

      Sem dúvida, divergências levam à reflexão. Ainda bem. O mundo seria muito chato se todos pensassem igual.

      Grata pelo comentário. Continuemos nos arrebatando!!!

      Um beijo minha querida!!!

      Excluir
    5. Jucara, bem elaborado seu texto. Tambem vejo Ana Clara nedte aspecto q vc citou. Grudou em Paula para impedir q ela tenha algo mais c Breno sendo q Breno n está afim dela. N quis nem dormir em cama separada sendo assim ela sente se Paula pular pra cama de Breno. N tem muita diferença de A.Paula com outros trejeitos.

      Excluir
    6. Vida, o Breno é um garotão, que pega todas e não quer ninguém. Quem ficar com ele é que se prejudica. Ele não é pra ser levado a sério.

      Excluir
  22. Shadow !!!
    Texto maravilhoso,
    verdadeiro,
    extremamente correto, parabens

    ResponderExcluir
  23. Shadow! Você lembra do artigo onde escreveu "triângulo de quatro", "triângulo de dois" e "triângulo de um". Temos um problema: Está famoso o "Trio Mandinga", com a provável saída de Ana Potter, deveríamos chamar de "Trio Mandinga" (manter uma licença poética de um "trio de dois") ou renomear para "Dupla Mandinga" (correção do número)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. lá Ricardo, meu amigo,

      kkkkkkk.... Boaaaa!!! Você e suas perguntas capciosas...

      Creio que o certo seria chamá-los trio de dois. Ana Paula poderá ser eliminada nesta terça-feira, mas continuará presente. É inegável que ela tem uma presença e energia fortes. Veja como afetou ao público. Sairá com alta rejeição e sua sombra continuará na casa, em especial, determinando o destino dos dois que ficarem.

      Um abraço!!! :)

      Excluir
  24. Apesar de não concordar com 100% belo texto parabéns! mais família Lima não da,não gosto de ninguém daquele,eu Ana Clara esse anjo de candura,detesto o grupo dos 7 Jesus que seres insuportáveis e aquela Naira aquilo não é da terra e muito leva e traz,e ainda que o Mahmud fora por diz que ele não acrescenta nada no jogo e ela,cruzes,podem me jogar pedras mais adoro o lucas o que chateia nele é tanto pedido de desculpas,votou votou e pronto,quanto ao noivado e problema da noiva dele,não é meu noivo não sei o que eles acertaram antes de entrar, então sobre isso deixo pra ela se preocupar,e por incrível que pareça com todos os defeitos do Mahmud gosto dele e gosto também do kaisar,Paula Breno e Jéssica não gosto nem desgosto kk.mais você sabe que gosto dos seus textos mais esse foi dedicado todo a família,ou quase todo,mais parabéns assim mesmo.abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Oliveira,

      Gosto da tua presença e da tua forma franca de expressar o que sente e pensa.

      Sei que você não gosta da família. Mas nós nos gostamos 100%, e é isso que conta.

      O fato de ter feito uns dois parágrafos a mais sobre eles, é porque são dois rsss... e, além disso, a forma como pai e filha se relacionam, convivem 24 horas por dia e interagem com a casa, é algo que atrai minha curiosidade e atenção. É uma experiência nova dentro de um reality, que considero interessante.

      Um beijo minha querida!!! :)

      Excluir
  25. Oi Shadow como sempre ARRASA em seus textos. Te vou ser bem sincera. No início do Votalhada eu fazia textos Acho até que fui uma das primeiras a fazer. Mas depois de seus textos, de Acioli, Hanne, nem me atrevo a escrever mais. Vamos a seu texto. Quanto a Ana paula concordo com tudo.Nunca estudei leitura corporal mas dela é fácil. Andar de ombros caídos, cara azeda, demonstra auto-destruição, derrota. Ela é o tipo de pessoa que com sua arrogância, sua crueldade, suas manipulações se destrói. Nós costumamos mtas vezes culpar pessoas, coisas externas por algo que nos aconteça, de ruim, mas muitas vezes somos nós os culpados. Nossas escolhas, nossas atitudes. É o caso dela em todo o jogo. Culpa Mahmoude de tudo, sendo ela a maior e única culpada de sua Derrota.Kaisar disse a ela na madrugada: "Nossa vida não depende dos outros" è isso mesmo depende muito mais de nós mesmos.Não consegui ver nada NADA mesmo de bom nessa Menina. "O Feitiço virou contra o Feiticeiro", foi para o paredão com 7 votos na liderança de seu aliado, que indicou quem ela queria e não quem ele cogitou que era Jéssica. Merece sair com Rejeição. Quanto a Ana Paula, estou no meio termo, não a amo, nem a odeio, está em observação. Mas mais didícil será gostar dela. Concordo em algumas coisas com você, mas ela antes ajudava a debochar do pai, apoiava determinadas opiniões de outros participantes a respeito dele. Ela mudou de tática ao se ver no Paredão com ele. Precisava defendê-lo de todas maneiras, para se segurar no jogo.Ela tem bastantes qualidades como as que você descreveu, mas ainda não cheguei a gostar dos dois. Quanto ao restante de seu texto, nada a acrescentar ou discordar. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laurita,

      Acho uma pena que você tenha deixado de escrever. Vê-se em teus comentários a clareza e sensibilidade de quem é boa na escrita.

      É ótimo que você não ame nem odeie. O amor e ódio cegam. Assim poderá ter uma visão mais abrangente do jogo e da complexidade dos participantes ou do participante. Sem pieguice e fanatismo. Afinal é isso torna o reality instigante e divertido.

      Beijão minha querida!!! :)

      Excluir
    2. Ana Clara Laurita você disse Ana Paula no quesito não gosto nem desgosto

      Excluir
    3. uiiiiiiiiiiiiiiiiii foi feitiço da bruxa kkkkkk

      Excluir
    4. Laurita, pelo contexto deu pra entender que você se referia à Clara. Mas é bom estar alerta. "Yo no creo en brujas, pero...".

      Excluir
    5. Laurita, concordo com a Shadow! Uma pena que você tenha deixado de colaborar com o blog. Certamente seus textos claros e sua percepção acurada enriqueceriam e muito nosso debate! Na torcida para te ver de novo no time! Bjo!

      Excluir
    6. Laurita, obgda por sua referência aos meus textos.

      Faço minhas as palavras da Acioli, que vc volte a escrever, enriquecendo ainda mais o acervo do Votalhada. Bjo.

      Excluir
  26. Lore Marins !
    De onde voce conseguiu tirar tudo isso de negativo da Ana Clara ????

    ResponderExcluir
  27. excelente texto, queimei minha lingua pois era um dos q detestava ana clara no inicio, ela soube ler o jogo e se aliou aos verdadeiros da casa...nao digo q quero a familia na final, mas ir bem longe no jogo eles vao, isso com certeza. sobre ana paula analise perfeita, da ate medo do tanto de praga q essa ai roga, uma pessoa muito negativa. ja sobre o noivo de taubate, sinceramente ja nao gosto dele, ridiculo ele e jessica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magic,

      A graça desse jogo é que conforme ele vai acontecendo, a gente acaba conhecendo mais os participantes, se surpreendendo com alguns e decepcionando com outros.

      This is the magic!!!

      Abs.

      Excluir
  28. Nossa, texto perfeito! Parabéns, concordo em gênero, numero e grau.

    ResponderExcluir
  29. Shadow, adorei seu texto e sua análise sobre a ruivinha Ana Clara, demonstra que vc está assistindo o programa e analisando o comportamento dela lá dentro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson,

      A ruivinha tem o perfil de uma bbbniana. Não à toa rende bons momentos nas edições.

      Abs.

      Excluir
  30. Que delícia de texto. Penso como vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Valéria.

      Separando a pipoca pra terça-feira, rsss...

      Bj.

      Excluir
  31. Perfeito! espero que o público tire, mesmo, Ana Paula... ehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desta vez não vai dar pra Ana Paula, não. Seu jogo foi muito pesado até aqui.

      Bj.

      Excluir
    2. Depois da Ana Paula, que saia o professor e a Patricia, que fala da moral das pessoas como se ela fosse uma santa.

      Excluir
  32. Shadow,apenas para marcar a beleza da textualidade do teu texto porque do elenco e das personagens tudo muito chato não tenho nada a dizer. Nada me inspira. Beijos carnavalescos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Carnaval te inspire então!!! :)

      Um beijo, querida Observadora!!!

      Excluir
  33. Querida Shadow, aguardo seus textos com ansiedade. Primeiro porque são deliciosos de ler, segundo porque a sua percepção do jogo é brilhante. E quase sempre concordo, hehe.
    Como você, gosto de Ana Clara. Tenho jovens exatamente assim em casa. Autênticos, firmes, sinceros, sensíveis, leais,
    inteligentes e... jovens! Apenas jovens com a soberba que lhes é peculiar, mas que o tempo vai cuidar de moldar. Simples assim. Absolutamente esperado que ela não esteja jogando como se estivesse ali sem o pai,e que o fato de estar, modifique e até atrapalhe seu jogo. De cara eu rejeitei o Airton. Me deu muita pena daquela Eva que simplesmente não parece ter nada a ver com ele, mas por incrível que pareça, de alguma forma o relacionamento funciona. Mas ele no fundo tem seu valor. Está sendo segregado, e sem motivo. É um cara simpático e justo.
    E você lacrou a percepção da bruxa! Aquele olhar de peixe morto não deixa dúvidas, essa menina é sinistra. Por causa dela, passei até a ver Mahmoud com olhos um tantinho mais brandos, mas esse é um que ainda tem cadeira cativa na minha lista negra, como Nayara, Jessica, Diego e Patrícia. Já Paula, ainda não fico confortável para analisar, porque sinto que ela não é metade do que estamos vendo. Algo me incomoda, e às vezes penso ser um quê de Marinalva, a atleta especial da edição passada. Mantenho minha preferência em Kaysar, mas por enquanto, pela total ausência de carisma desse elenco, e o dele é inegável. Por outro ainda estou tentando decifrar Kaysar verdadeiramente, mas confesso que será decepcionante se ele se revelar um embuste.
    Querida, parabéns!!! E até a próxima semana com mais um texto lacrador, tenho certeza! Bjoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha ler você Acioli!!!

      Comentário perfeito, em especial, em relação à Ana Clara e ao Ayrton.

      A Ana Clara, como você destaca, é uma jovem com todas as letras, convivendo em uma casa fechada 24 horas com o pai. Ver essa relação singular - pai e filha - acontecendo dia a dia, pode não ser atraente para alguns, mas pra mim e creio pra você, desperta interesse.

      Gostei da Eva. A chamada que ela deu na Ana Clara durante o café, ao saber pelo sobrinho que Ana Clara havia "extrapolado" na festa, foi icônica!!!

      Acho que como casal, Eva e Ayrton, se entendem e equilibram. Ela é centrada e ele é um tanto sem noção, tanto é que cultivou por 15 anos estar no BBB. Apesar de tímida e discreta, ela topou se expor e ir ao reality, em razão dele. Isso é afeto.

      O Ayrton tenta se enturmar com a moçada, mas a rapaziada mantém distância. Não se isola. Procura estar onde os outros estão: na academia, piscina, participa das brincadeiras. Ontem o Viegas não quis se vestir de mulher, o Ayrton não se negou, afinal é Carnaval. Mas, faça o que fizer, não é capaz transpor a rejeição. As pequenas coisas que faz são superdimensionadas. Ele não pode bater a porta do quarto, mas os outros podem acender a luz do quarto quando ele está dormindo. O Ayrton e a Clara são excluídos de quase todas as provas: anjo, líder... e no entanto eles são bons de prova, veja o bom desempenho na prova da comida. Ayrton está passando por uma das mais difíceis e duradouras provas de resistência. Fato!!! Já está merecendo a liderança, rsss...

      Você citou o Mahmoud. Tenho curiosidade em ver como ele se posicionará no jogo, após a eliminação da Ana Paula.

      Quanto à Paula, sinto também que temos mais para conhecer. Vejo nela uma pessoa competitiva e segura de si mesma. Faz suas escolhas no jogo sem prejudicar ninguém. Creio que conforme a casa for esvaziando, será possível conhecer melhor participantes como a Paula e o Kaysar. Por enquanto vejo Kaysar jogando muito.

      Grata pela troca de ideias!!!

      Uma linda terça-feira de Carnaval.
      Beijão!!!

      Excluir
    2. O problema do Airton é querer aparecer demais. Quanto a ao amor entre a família, achei estranho os agarramentos dele com a filha.

      Excluir
    3. Toni, eles tem 70 câmeras ou mais ao redor, estão num reality, todos querem aparecer, não apenas o Ayrton.
      E quanto aos "agarramentos com a filha", repito o que já disse: as redes sociais se tornaram implacáveis tribunais. Que pena!!!

      Excluir
    4. Toni, deixa o coitado aproveitar os 15 minutos de sonho realizado, rsrsrs.
      Qto ao comportamento com a filha, sinceramente não vejo maldade em selinhos trocados por familiares. Sobre as carícias, não vi pq na época ainda não tinha contratado o pay per view, mas acho que se fosse tão inadequado e estranho qto a proporção que tomou aqui fora, a Globo já teria dado um jeito de eliminar como fez com Daniel no "estupro" consentido, ou até mesmo com Marcos no "tratamento" à Emilly.

      Excluir
  34. Mas é o q estou vendo. Kaiser o campeão. Eu disse q acho prematuro prefiro deixar correr mais o tempo.

    ResponderExcluir
  35. Eu que agradeço essa troca sempre proveitosa!
    Eu disse em alguma coluna alguns dias atrás que tenho muita pena do Ayrton. O sonho acalentado por 15 anos está se transformando em pesadelo, e o cara tenta ser o mais sociável e empático brother, inclusive qdo leva as rasteiras que vive levando. O Lucas foi um que me decepcionou enormemente pelo tratamento ao Ayrton. Uma Maria vai com as outras que não se compromete no jogo, e qdo o faz, vem pedir deslavadas desculpas vazias e falsas, com a única preocupação de ser o mocinho da edição, "amigo de toda a casa".
    Vivo falando que estou aqui para ver jogo. Neste sentido o trio mandinga está fazendo um trabalho e tanto, pena que não é um jogo do bem. Combinar votos é super válido. A maneira de combinar e as justificativas dadas é que vão dar todo o tom daquele jogo específico, e o do trio, definitivamente não é límpido, rs. Mas se Diego for esperto como eu acho que é, esse paredão vai lhe dar todas as respostas que ele precisa, e a partir daí, creio que ele perceberá que para se manter no jogo será fundamental mudar a estratégia.
    Bjos carnavalescos querida! Ótima terça! Dia de paredão! Obaaa,kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão. O Lucas está tão preocupado em não errar, passar a imagem de bom moço, evitando se comprometer ou conquistar antipatias, que está se perdendo. É um participante dúbio. Faz escolhas, depois volta atrás ou tenta se justificar. Está sempre indo e voltando. Não sai do lugar.

      Aguardando também pra ver como o Diego vai se posicionar no jogo com a eliminação da Ana Paula. Ele é um jogador diferenciado. A habilidade, o talento e o poder de persuasão que ele teve na prova do líder, foi espantoso. O jogo externo dele é ruim, mas o interno, é interessante de se ver.

      Já separei a pipoca pra hoje à noite, rsss...

      Bjs.

      Excluir
  36. Eu passei a manhã inteira vendo Diego conversar com Ana Paula. Até gostei muito do raciocínio dele em alguns momentos. Porém, quando a musica começou a tocar e o povo a dançar, ele se deixou contaminar novamente. Malicioso, crítico comportamental dos outros, chegou ao ponto de pedir para no TT subir hasteg.
    O que mais me deixa impressionada é que após 18 programas, os caras caem nos mesmo erros.
    Acho muito dificil que depois que Ana Paula sair, ele consiga ganhar o público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea,

      Também acho difícil que o Diego se recupere no jogo junto ao público. Muito embora ele seja alguém que tem um poder de persuasão espantoso. O desempenho dele na prova do líder, fazendo os demais irem desistindo um a um, revelou que é um participante diferenciado, que escolheu o lado errado. Claro que o arbítrio sempre foi dele.

      Bj.

      Excluir
  37. "Infelizmente, as redes sociais passaram a ser abrigo de julgadores vorazes e impiedosos: ou se ama ou se odeia, não há meio termo."

    Uai! Mas não é isso que o texto está fazendo com os outros participantes (tirando a "nobre" Ana Clara)?

    Dois pesos e duas medidas? Também a acho uma boa peça no jogo, mas porque seus defeitos são ignorados ou justificados e os dos outros condenáveis? Uma coisa é ser justo e imparcial, outra é torcer descaradamente feito fanático religioso.

    Mas tirando a parte da Ana Clara (já que é pra julgar qualidades, deviam entrar os inúmeros defeitos também), concordo com boa parte do texto. Bem escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, pelo visto você faz parte desses julgadores vorazes e impiedosos, que odeiam, aniquilam, difamam pessoas sem conhecer, em cujo rol não me incluo. É só reler o texto.

      Abs.

      Excluir
  38. Adorei o resultado e a rejeição demonstrada do povo para a candidata a bruxa. Vamos ver agora em quem os outros dois vão se apoiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DAS,
      O resultado era esperado, mas confesso que uma rejeição de quase 90% num paredão triplo, me surpreendeu. Foi quase unanimidade. Desejo que ela assimile o tranco e possa tirar uma lição disso. Tudo é aprendizado. Até os paredões.

      Diego e Patrícia têm uma missão difícil. Alguns participantes conseguiram superar a rejeição das primeiras semanas em outras edições, mas tinham carisma, algo que eles não têm. Se conseguirem mudar a estratégia e ganhar a empatia dos outros participantes e do público, ganharão meu respeito.

      Enfim... reality que segue...

      Bom início de ano, rsss... Abs.

      Excluir
  39. Shadow! Já percebi que você não foge de perguntas difíceis... Tenho mais uma: O BBB18 já possui 2 grupos bem definidos: um com 6 (a saber: Caruso, Diego, Nayara, Patrícia, Viegas e Wagner) e outro com 7 (a saber: Família Lima, Breno, Gleici, Jéssica, Lucas, Mahmoud e Paula). Para que este BBB18 fique emocionante, o que você acham de que todos os paredões, daqui em diante, sejam duplos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,

      Aiaiai... Lá vem você com suas perguntinhas capciosas... Vamos lá...

      Franqueza??? Por mim todos os paredões seriam duplos. Gosto da adrenalina do mano a mano, do mata mata, da união de torcidas pra tirar este ou aquele participante.

      A justificativa que se dá para os triplos é o de evitar perder alguém “querido”, com grande torcida. Mas isso faz parte do jogo. Os paredões triplos surgiram após a comoção que a eliminação da Íris causou. Mas analise comigo. O que foi que tornou aquele BBB inesquecível? O que foi que eternizou Íris e Alemão? Foi justamente a eliminação da Íris. Nunca se viu tamanho frisson e sofrimento em nenhuma outra votação. Algumas pessoas votavam nos dois, rsss... No metrô, nos escritórios, nas ruas, na padaria, o assunto era o paredão Íris x Alemão. A Globo chegou a ser bombardeada para que se anulasse o paredão. A votação bombou. As redes sociais ferveram.

      Agora pense. E se o paredão tivesse sido triplo e a Íris e o Alemão tivessem ficado? Respondo: Eles hoje seriam um casal como tantos outros que já passaram pelo BBB. Permaneceram na lembrança e no inconsciente das pessoas justamente por haverem sido separados. Ou não???

      Além do mais, quando a direção quer, sempre dá um jeitinho de enfraquecer um dos grupos quando começa a ficar forte, seja por meio da prova do líder, do veto à indicação do líder ou da casa, do anjo, do big fone, das garrafinhas da prova do líder...

      A única coisa de positiva que vejo no paredão triplo do BBB é que a votação é para “quem você quer eliminar”, à diferença de em AFazenda onde é para “quem você quer que fique”. Quando o voto é para eliminar, reflete a vontade do público, ao contrário de quando é para quem fique, porque as torcidas se dividem, aliás, foi somente por essa razão que Marcos Harter chegou à final, quando não merecia nem o quarto lugar.

      Vou ficando por aqui...
      Boa noite. Um abraço!!!

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.