22 abril 2018

O que faltou dizer de Leifert e BBB 18, por Acioli


Chegou a parte que eu mais gosto de analisar, a edição em si. Pena que este texto sempre é o último, e assim que acabo de escreve-lo, já começo a morrer de saudades. 

Vou falar primeiro do apresentador mais fofo do mundo. #TiagoLeifert

Do ano passado pra cá houve uma mudança significativa na sua forma de conduzir o programa. 

Ele ficou mais seguro, mais descontraído, mais falante e mais abusado também, lol. 

A quarta parede parece que foi finalmente quebrada, e a comunicação entre apresentador e brothers foi diferente de tudo que a gente já tinha visto até então no BBB. 

Dizem que ele interferiu demais e foi responsável por mudanças de comportamento, baseadas em suas dicas.

Bom, eu acho o Titi tão simpático e carismático, que mesmo disposta a me aborrecer com ele, não consigo, ele é querido demais. 

E entre a moderação cansada e mau humorada de Bial e o frescor de Titi, com esse jeitão acessível e divertido, totalmente diferente da fleuma de pompa e circunstância do antecessor, fico com Leifert, sem dúvida nenhuma.  

Seus discursos de eliminação óbvios, em contraste com os enigmas de Bial, reforçam a distância em anos luz que separa o estilo de um, do outro. 

Sem dúvida nenhuma a condução leve de Leifert trouxe um novo olhar da audiência para o programa, e novos fãs. Eu me tornei fanzoca de carteirinha. Já estava farta da má vontade de Bial. 

Um programa que está na grade há 16 anos, tem que evoluir para manter o interesse, e Leifert é parte muito importante dessa evolução necessária.

E com seu carisma gigante, é o brother que vai deixar mais saudades. 


E agora, a melhor parteee, falar do grande espetáculo que foi o BBB18!

Para quem não sabe, o termo Big Brother vem do livro 1984, escrito pelo visionário George Orwell em 1949. 
Trata-se do que pode ocorrer com uma sociedade altamente vigiada por um governo totalitário, quando esta vigilância transforma-se em mecanismo para controlar as pessoas. 
O olho do Estado que tudo via, chamava-se Big Brother. 
Transferindo este conceito para o jogo, Big Brother seria então a audiência que controla o destino dos brothers, apesar de ser frequente e equivocadamente, relacionado com o diretor do programa.

E este BBB foi inegavelmente controlado pela audiência. O Grande Irmão onisciente e onipotente que tudo vê, tudo sabe e tudo controla. 

Não me lembro de outra edição em que as enquetes acertaram quase que os décimos das porcentagens, em todos os paredões com exceção de um: a escolha dos integrantes da Família Lima. Que era claramente uma aposta do diretor desde o início. Mas ele abandonou essa ideia quando a internet começou a pipocar com os questionamentos sobre a legitimidade de um concursante que valia por dois, e então deixou o jogo seguir seu curso natural, sem interferências diretas nos resultados dos paredões.

E esta edição foi, na opinião da grande maioria, a melhor dos últimos tempos. 

Mas este elenco muito eclético poderia ter nos rendido momentos ainda melhores, se o grande articulador Diego tivesse permanecido mais tempo. A audiência analisa e elimina, sem pensar no enredo do jogo. Livro em que o vilão morre nos primeiros capítulos, por acaso estimula a leitura até o final? Pois é. O mesmo acontece no game. Os conflitos são muito necessários, inclusive para definir favoritos, que são escolhidos de acordo com suas reações ao conflito em questão. 
Se não houver disputa, estratégias e alianças, torna-se mera Colônia de Férias. 

Mas nunca antes na história desse game houve tantos vilões numa mesma edição, e que foram caindo um a um numa queda livre e vertiginosa comandada pelos dubem.

E a história real de cada um, para destacar o coitadismo que as torcidas são obcecadas em fazer, virou contos de fadas.

Esta edição foi marcada pela pegação e pelo troca troca. Atitudes que a audiência não espera, uma vez que é sabido e notório que o público não perdoa deslealdade. Mas desta vez, essa deslealdade toda não teve a menor importância.  

Breno beijou Ana Clara, Jacqueline e no final ficou com Paula. Kaysar caiu nas garras de Patrícia, depois de xavecar Ana Paula e antes de mirar em Jéssica, que por sua vez assediou Lucas com tanta determinação, que ele perdeu a noiva e a estadia na casa, e depois partiu para Kaysar. Paula, que deu em cima de Caruso e de Wagner, o qual ficou com Gleici, e finalmente ficou com Breno, que era o crush da amiga. Ufa! E tudo isso resultou em vários endredonings de DJs em festas Feat.

Houve concursantes para todos os gostos: a fadinha que encantou com pó de Pirlimpimpim, o pescador de ilusões que arrebatou corações, a Família que dividiu as opiniões, a atleta fria e focada, o grande pegador dos peixes que caíram na rede, os vilões de cuecas, divididos em general estrategista, ogro sensível, aquele namorado que foi sem nunca ter sido, e um rapper debochado. Além de uma bruxa sem vassoura, uma vilãzinha que caprichou na vilania, um noivo inspirado em Taubaté, uma princesa sem coroa, um sexólogo passional, uma gostosona que não disse a que veio, uma jornalista enfadonha e preocupada com a vida dos outros, e finalmente uma cientista política que defende bandido na política. 
Com um elenco destes, não tinha como dar errado, lol.

Esta edição também teve participações especiais impensadas. Uma noiva que não se inscreveu e teve uma torcida maior do que o noivo que estava lá dentro, e que depois virou ex noivo.
E uma mãe hilária, que fez aqui fora um jogo muito mais divertido do que o que seu filho fez lá dentro.

Mas houve tanta interferência das torcidas, que conseguiram até mesmo concretizar o inacreditável e inédito pedido de migração da torcida de um grande favorito para o outro, na final, deixando o seu próprio com meros 3% de aceitação! E tudo apenas para tirar a vitória de outro grande finalista. Surreal!
Bom, para essa torcida eu digo o seguinte, se algum dia por acaso eu entrar no BBB, por favor, não torçam por mim.  

Esse jogo paralelo entre as torcidas, que este ano foram especialmente cruéis e belicosas, até chegar ao cúmulo das brigas entre elas serem muito maiores do que as tretas entre os brothers foi péssimo e me arrisco a dizer que a tendência é piorar. A cada ano que passa a intolerância, em todos os setores da sociedade, cresce vertiginosamente. 

Teve gente que inclusive, para nossa tristeza, deixou de comentar aqui no blog, e não foram poucos, justamente por causa dessa torcida insana que não sabe debater saudavelmente, que parte para o ataque. 
E outros foram tão cegos e passionais defendendo seu favorito, que deixaram de comentar porque suas opiniões tão parciais eram sempre contestadas. 

Uma pena, porque o BBB dura só tres meses, e apenas se eles se destacarem aqui fora, serão lembrados daqui a algum tempo, mas nós, que amamos o BBB, estamos aqui todos os anos.  

O BBB18 foi simplesmente demais, mas o BBB19 promete ser ainda mais. E aposto que você não vai querer ficar de fora. Pensa nisso.

E para encerrar este período tão intenso de convivência lá dentro e aqui fora, deixo minha gratidão por trocarem suas impressões comigo, e um grande e apertado abraço carinhoso. 

Aos queridos amigos que infelizmente estão afastados, aos que estão presentes, que são tantos que nem me arrisco a listar sob pena de esquecer alguém, e aos maravilhosos comentaristas oficias do blog e soberano Boss, deixo também minha saudade anual, que já é enorme!

E coloco essa imagem que vale mais que mil palavras para ilustrar o tamanho da emoção que dominou nossos corações. 


Na torcida por mais uma edição sensacional! 

Até 2019, pessoal!




37 comentários:

  1. Obrigado Acioli por tudo.
    Pela parceria, pelo apoio e pela amizade.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a confiança, Boss. Beijos no ❤️

      Excluir
  2. Ah Acioli, muito legal tudo quanto vc escreveu, descreveu ... Emocionante, me vi em todos momentos descritos, foi demais ... Até sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizabeth, adorei saber que eu te transportei de volta para o BBB! Super agradeço sua parceria! Bjo querida!

      Excluir
  3. Que delícia de texto, Acioli.
    Também amo o Titi e acho que ele trouxe muita leveza pro BBB.
    O Bial queria dar um toque intelectual em algo que notoriamente não era e nunca seria. Chato!
    Adorei ler seus comentários sobre cada tópico e, mesmo discordando, sempre aceitei suas opiniões, pela lisura com que o fez.
    Concordo, com muita tristeza, que as agressões entre torcidas tiraram o prazer de comentar e até o afastamento de muitos, quando o gostoso é discutir e trocar opiniões, sem julgamento além do que gostamos ou não no jogo.
    No mais, despeço-me de vc, esperando novos e inefáveis textos sobre o BBB19.
    Beijocas carinhosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Butterfly, e eu te agradeço pela forma gentil e carinhosa com que você discordou da minha opinião. Obrigada pelos ótimos debates! Nos vemos em 2019. Beijo grande pra você.

      Excluir
  4. Adoro o Votalhada e ler vcs é sempre ótimo, mesmo que tenham opiniões contrárias às minhas. Tb gosto muito Leifert e amei esse BBB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua presença e por prestigiar nosso blog, Mércia. Até breve! Bjoo!

      Excluir
  5. Tem pessoas importantes...
    Tem pessoas especiais...
    Tem pessoas maravilhosas...
    ...mas voce Acioli é uma pessoa imprecindível.
    Parabéns pela sua educação, pela sua sensibilidade e pelo seu respeito por todos que circulam pelo votalhada.
    Você é tudo de bom. Grande abraço e bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Foco, você é um menino do bem! Gosto muito de você! Eu que agradeço seu carinho comigo! Um enorme abraço apertado!

      Excluir
  6. Ah que pena que acabou, sou leitora e fã do votalhada, e também acho Titi um fofo,e essa edição foi uma das melhores dos últimos tempos, e olha que assisti todos os bbbs. Aguardando o bbb 19 ansiosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena mesmo, Charlote! Mas tem mais surpresa por aí. Um último texto que será publicado hoje e que acho que você vai gostar. Obrigada por sua presença. Bjo!

      Excluir
  7. Thiago Leifert mudou os rumos do Big Brother Brasil..., graças a ele, o programa ganhou audiência. Acredito que o BBB18 foi tão bom que ganhará novas classes de inscritos que, antigamente, não se inscreveriam neste programa.

    Mudando de assunto: Será que a Acioli se inscreveu(erá) no BBB!? Já pensou o tamanho da torcida que você receberá graças ao Votalhada!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou montar um CallCenter para votar a favor dela. kkkkkk

      Excluir
    2. E não é que seria muito bom, Ricardo. Com certeza teria a nossa torcida.

      Excluir
    3. Querido Ricardo, não me inscrevi, mas estou pensando, hahaha. O carinho dessa torcida eu quero!
      E concordo com você, acho que esse frescor que Titi trouxe, alcançou um novo público. Muito bom!
      Obrigada pela sua presença carinhosa e fiel. Um enorme abraço pra você!

      Excluir
    4. Foquinho, você não existe, hahaha. Adorei!! Só me promete não migrar os votos na final, tá, kkkkkk? Bjos mis pra você!

      Excluir
    5. Oba! Eu quero essa torcida, Butterfly, rsrsrs. Obrigada! Bjoo!

      Excluir
    6. Acioli! Eu já fiz esta mesma pergunta para alguns colunistas deste Votalhada, portanto, chegou a tua vez:

      É possível "estudar" para ser campeão do Big Brother Brasil (da mesma forma que alguém estuda para fazer o vestibular)? Ou a vitória está intrínseco a personalidade da pessoa (portanto somente alguns privilegiados poderão ganhar Realities)?

      A título de exemplo: se, eventualmente, você fosse a este programa, então, venceria?

      OBSERVAÇÃO: Presume-se que o "processo seletivo" é idôneo (não exista fraudes).

      Excluir
    7. Oi Ricardo. Bom, eu acho que a espontaneidade é fator determinante para vencer. Lógico que estudar o jogo no sentido de conhecer a dinâmica, e saber o que revolta o público, é válido. Por exemplo, o público não perdoa combinação, nem ser for às claras como a do Diego, então saber o que não fazer, é imprescindível. Se eu ganharia porque supostamente entendo bastante do jogo? Acho que se eu não fosse uma boa pessoa, não teria a menor chance. Em suma, a gente pode se lapidar, e isso se chama inteligência emocional, é até necessário, mas ninguém consegue ser o que não é, portanto acho que estudar só, não adianta nada. O Ronan foi um que estudou e não adiantou. Já o César Lima, apesar de ter estudado, não teve nenhuma atitude repreensível ou negativa. Resumindo, eu acho que o que ganha é personalidade mesmo e só.

      Excluir
  8. Na edição do ano passado não gostei nada de Tiago. Mas, nesse BBB18 , comecei a olhá-lo com outros olhos, percebendo mudanças e esforço para melhorar. Ao final do programa já estava rendida ao carisma do apresentador.
    Deixo meu abraço para todos que fazem do Votalhada um blog delicioso de frequentar. Deixo um abraço especial para Trevisan, ultimamente tão sumido. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigada por prestigiar a gente, Eva! É um prazer debater com você. Bjo gde!

      Excluir
    2. Também sinto muita falta do querido Rogério!

      Excluir
  9. Querida Miguxa,

    Te confesso que ao escrever meu texto, aqui no Votalhada sobre o Bial, no encerramento do BBB16, cheguei a mencionar que gostaria de ve-lo substituído pelo Tiago Leifert, que na época já havia sido transferido do jornalismo esportivo, para o entretenimento, apresentava o The Voice e já se destacava pelo enorme carisma e leveza na forma de conduzir o reality musical, e qual não foi minha surpresa ao saber que meu sonho seria realizado, a partir do BBB17. E não é que eu estava certa? Como vc já explicitou tão bem, é notória e muito melhor a forma com que ele interage com os brothers e sisters, como se tb estivesse disputando o jogo com eles, talvez pelo seu lado nerd e fanático por games, se sentiu em casa para enfrentar o que para muitos, seria um grande desafio: substituir o apresentador de um programa depois de 16 edições. Claro que ele teria que se adaptar aos poucos e como toda estréia, enfrentaria dificuldades, que aos poucos estão sendo totalmente contornadas. Creio que até na seleção tão eclética desse ano, teve uma participação dele, com a presença de pessoas inteligentes e que já eram voltadas para estratégias de jogo, como no caso do Diego, que tem o jogo eletrônico como principal hobby, ou do Caruso que tb era jogador de futebol americano, a Paula que já foi atleta de vôlei, todos que contribuíram muito para a verdadeira finalidade do reality: um jogo, mesmo que com características particulares por ser de convivência, mas sua essência principal é de ser um game. Infelizmente as torcidas organizadas que se formam e escolhem seus favoritos como futuros campeões, não estão nem um pouco preocupados com esse detalhe, são outros critérios que lhes agradam para torceram por quem querem que seja o vencedor (a), que nem me arrisco mais a detalhar, já tenho essa convicção e levarei em conta a partir da seleção dos participantes do BBB19.

    Sem querer entrar mais no mérito da minha opinião sobre o resultado final, só gostaria de enaltecer a presença de alguém que nunca, em nenhuma das 17 edições anteriores, me mostrou qualidades em um ser humano, que me fizeram enxergar o que precisamos fazer, ou sermos, se quisermos melhorar como seres humanos e aperfeiçoamento espiritual. Assim sendo, Kaysar foi e sempre será, na minha opinião, o verdadeiro Grande Irmão e Campeão do BBB18.

    É isso, amiga, mesmo com receio de opinar, depois dos constrangimentos que sofri por não compactuar com a torcida majoritária do Votalhada, não poderia deixar de prestigiar-lhe, e mais uma vez parabenizar-lhe por sua clareza e visão de uma lucidez ímpar, sobre o que aconteceu no BBB18.

    Bjos, abraços e saudade temporária de nossos contatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga querida, em contraste com a euforia dessa edição, nosso blog ficou mais triste sem você assiduamente aqui conosco. #WeAreVotaFamily.
      Muito obrigada pela sua opinião, e gostaria que você nunca se sentisse constrangida por se expressar, porque o que você diz importa muito. Bjo no coração, miguxa.

      Excluir
  10. ameiii esse bbb18, e concordo com tudo q vc disse, menos a parte de diego, pois acho q ele durou sim, quem diria q o maior vilao da ediçao sobreviveria ha 2 paredoes?? um foi com sua assecla do mal q naquela semana especificamente se queimou mais q ele, mas o outro foi com o lucas, q nada tinha a ver com o jogo de diego e saiu mesmo assim.( inclusive votei pra ele sair, extremamente baixo e mal carater e acho merecido os frutos q tem colhido da pessima representaçao no bbb)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Magic! Não considerei o Diego vilão porque ele jogou aberto, não pretendeu enganar ninguém. Mas respeito a sua opinião! Agradeço o sempre bom debate! Abraços!

      Excluir
  11. Tudo manipulado como sempre por isso que acho pura manipulação deste programa .

    ResponderExcluir
  12. Felizmente o Leifert foi menos parcial nessa edição do que na passada, mas ainda me incomoda ele quer narra todo o jogo como se fossemos retardados e dar a sua opinião pessoal também. Achei uma pena que a edição já escolhe nos primeiros dias quem eles acham que o público deve apoiar, fora as torcidas insanas que já escolhem alguém pra endeusar nos primeiros dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tem muita coisa a melhorar, tanto a direção, quanto o público. Abs!

      Excluir
  13. Oi Acioli, a grande dama do votalhada... até mesmo quando está tretando com o povo que torce por Ana Clara, mas não vota nela por causa de Ayrton e com o povo sem fé que não acredita que haja tempo para virar o jogo. Saiba que fui solidária a você em pensamento e só não pude dar o meu apoio total pq estava lá no gshow votando em Gleici taradona. Sempre respeitei e gostei dos seus textos, embora discordando em alguns pontos como bens sabes, mas ganhastes definitivamente meu carinho qdo certa vez foco nos fakes (sempre ele) estava ligado nos 220v, os leitores querendo o impeachment dele, ai surge você, e eu "vendo daqui", com a fumacinha saindo do cocuruto, chega pra ele e diz: "foquinho", mostrando com isso uma paciência e respeito pelo seu leitor, pq esse é um dos papeis do comentarista oficial, acolher bem aos que chegam ao votalhada. Os administradores do blog estão nos bastidores, crivando todo mundo... mas são vocês comentaristas que estão na linha de frente, portanto, também fazendo a função de mediadores dos debates. O ego inflamado e a vaidade jamais poderão falar mais alto, e você parece muito bem saber quem você é e até onde chega o alcance das suas palavras. Se um dia voltar, quero reencontrá-la com a mesma disponibilidade com a qual me acolheu. Parabéns pela maturidade emocional e um grande e fraterno abraço. Beijocas mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akissa, fiquei sem palavras diante das suas. Só tenho gratidão pelo seu respeito
      comigo mesmo discordando. Prezo muito pelo bom debate, e o seu é um espetáculo. Não abandona a gente não. Quem sabe ano que vem torcemos pelo mesmo brother, rs? Bjo enorme pra você!

      Excluir
  14. Adoro seus textos.
    Sempre li os textos dos comentaristas do votalhada...e acho vc mais coerente no que escreve.
    Esse final de BBB resolvi fazer alguns comentários do que estava vendo no Ppv porque batia exatamente com seus textos.
    Até 2019...será que vamos torcer pra mesma pessoa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amélia! Muito obrigada pela sua opinião! Espero que você continue comentando sempre com a gente. No BBB19, espero torcer para o campeão, lol! Bjo!

      Excluir
  15. Acioli, agora me despeço com gosto de quero mais para o ano que vem (se Deus quiser)! O ano passado não cheguei a ler seus textos, não sei o motivo, mas estava muito atordoada com a doença da minha cachorrinha maltês, que inclusive morreu no final do BBB17. Teve uma doença muito rara e não saía dos hospitais veterinários. Falava mais com a Hanne, a quem admiro muito e que infelizmente pouco comentou neste ano. No ano passado torcíamos para o Marcos ( que decepção kkkk) e neste nossas opiniões divergiram. Mas, o que quero dizer é que foi uma bela surpresa descobrir seus textos e a pessoa que é, pois muito do que somos é transmitido pelo que escrevemos. Sem dúvida você tem espirituosidade, sensibilidade e perspicácia para comentar. Um beijo enorme e espero que no BBB 19 nos encontremos aqui no Votalhada.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.