17 junho 2019

MasterChef | Repescagem, por Lédson Guimarães



Texto recebido em 17/06/2019

Demorou, mas chegou o dia da repescagem! Nem todos gostam, a galera do mezanino (vide Ecatharine e Rodrigo) que o diga, já nós do sofá gostamos mesmo. A demora tinha lá suas vantagens, como abranger a oportunidade a um maior número de eliminados com alto potencial para vencer a disputa, afinal, muitos cozinheiros realmente bons deixam o avental por deslizes do momento de pressão ao passo que adversários “feijão com arroz” adiam o retorno à própria cozinha por lampejos de Eureka

A produção cozinhou o momento em banho-maria pensado numa dinâmica diferente da usual. Com nove repescados, a prova que garantia uma única vaga para a última chance no MasterChef Brasil seria dividida em duas etapas e exigia a formação de três trios de eliminados. Na primeira etapa o cardápio era churrasco e a comanda pedia a cada trio o preparo de três proteínas com os respectivos acompanhamentos servidos para sete pessoas – os três chefs-jurados, três churrasqueiros profissionais e, claro, ela merece comer também, Ana Paula Padrão.

Amadores a exemplo de Marcus, Renan e André já estavam confiantes por entenderem de churrasco. Espertos, como o prodígio Helton, estavam cientes disso e planejaram colar com os bons. Deu ruim! Ana Paula apitou a formação dos trios - e escolhas dos capitães e das carnes - e André-Marcus-Carlos (equipe azul) nem deram brecha para as opções. Renan fechou com a ótima Juliana F. e com Rosana (equipe amarela) e, não teve jeito, Helton e Natália (equipe vermelha) fizeram aliança com o maior alívio cômico, ela que nem chorou cortando cebolas, a única, o mito, Imaculada. Se a situação parecia desfavorável..., calma que o caldo nem esquentou. 

Nunca é enfadonho lembrar que na cozinha do MasterChef o tempo é inimigo da perfeição. Ele é o tempero do desespero que nos dá o gosto de assistir ao programa. Tempo este sempre suficientemente curto e na medida o bastante para desarmonizar grupos e torrar calmas e miolos (não de todos os indivíduos, alguns são evoluídos ao patamar sempre zen do Paulo da última temporada, não importa a tempestade). Pra quê mais de 45 minutos para acender uma brasa pela primeira vez na vida e temperar e cozinhar especiarias nobres com o “auxílio” de utensílios também nunca dantes manuseados? Tá, menos mal que eram 45min. para cada prato. Mas a confusão é certa! 

E começou. A equipe vermelha foi primeira a pôr a mão na brasa. Lorena já havia nos refrescado de que Helton é atrapalhado em grupo, churrasco não é a praia de Natália e Imaculada não chegou a trabalhar em equipe. Essa execução foi mais divertida que produtiva. Imaculada foi responsável por acender a brasa devido à sua vasta experiência de duas vezes na vida. A avarenta quantidade de carvão posta por ela em cada churrasqueira caberia nas mãos. Falando em mãos, a senhorinha pegou nas carnes cruas repleta do grafite. A serenidade em pedir ajuda zilhões de vezes até ser ouvida é invejável! Melhor parte foi ver os galetos pendurados no alto, quase voando, esperando serem atingidos pelo calor distante da pouca brasa.

As outras duplas tiveram suas trapalhadas de nervosismo também. Os churrasqueiros garantidos também pisaram na bola. André foi visto abanando o fogo com uma espátula, deixou a pele do salmão grudar na forma (quando deveria ter usado a grelha), Juliana esqueceu de cobrir as pontas dos espetos com alumínio... Queimaram. Renan, sempre brincalhão, arranjou tempo para recitar versos sertanejos e tomar um gole. Quem usou da observação dos erros alheios e da estratégia foi Marcus, do último trio a iniciar a prova, bastava pegar da brasa já acesa na churrasqueira principal como ele fez e as outras equipes economizariam minutos preciosos.

Tudo lavava a crer na derrota direta da equipe vermelha. Porém o sabor é quem dita futuros na competição. O voto dos churrasqueiros profissionais garantiram a primeira vaga da segunda etapa para Helton e cia., trio que optou pelo churrasco mais simples e o fez bem. A decisão da equipe merecedora da última vaga por requisitos individuais recaía sobre os jurados. A equipe do capitão André se garantiu pelo trabalho mais harmonioso. Um passo mais próximo para os sonhos do brasiliense de levar o sabor do Brasil às cozinhas do mundo.

A segunda etapa da repescagem aconteceu na cozinha do MasterChef, desta vez, cada um por si. A prova resgatou o desafio culinário que definiu os semifinalistas da segunda temporada, o bife Wellington, a única receita de todas as edições que o “de menor” (Helton) deixou de estudar por preguiça e crença de que não “cairia na prova”. Respectivos mau e azar de todo aluno. Os chefs mostraram que nem só de bife é feito um Wellington. A carne pode ser substituída por beterraba, couve-flor, lagosta, pato ou conforme uma releitura adequada do cozinheiro. Além da massa recheada os chefs queriam um molho. Tudo em 1h15min.

André, Natália e Carrrlôôs arriscaram seguindo os exemplos. André apostou em seu retorno com o molho que o eliminou: a hollandaise - e desta vez utilizou a grelha quando deveria usar uma forma. Marcus tentou inovar recheando o Wellington com queijo e presunto. Helton estava inseguro com a receita e distribuiu pedidos de socorro, o mezanino também não se conteve em ajudar os colegas; Paola soltou a bronca e ouviu um coral de “Sim, Ana!”. André repetiu o equívoco e estourou a tampa da panela de pressão que estava Carosella. Aliás, ela não tenta esconder quando está irritada.

Os resultados das receitas foram geralmente mistos. O Wellington aberto de beterraba de Natália foi uma boa releitura, porém não bom o suficiente; o de Marcus teve bastante queijo, ao ponto de ficar enjoativo; o mito Imaculada deixou o molho muito grosso e a carne passou do ponto; o de Carlos também não alcançou o cozimento ideal... Game over, man! It was the the last opportunity

Os grandes destaques ficaram nas mãos de André e Helton. O retorno do funcionário público poderia levá-lo longe na disputa ou mesmo até a final. O mesmo para o menino-prodígio, com o acréscimo de uma guerra interrompida com Juliana Nicoli. Quem fez o anúncio foi Paola, outra vez estampando na expressão corporal toda uma insatisfação. André fez um Wellington muito bonito, mas faltou cozimento no caule da couve-flor. Helton seguiu o que a memória lhe permitia recordar do tradicional e clássico e fez o prato com mais técnica, melhor sabor, melhor montado e mais completo. Se a chef argentina desaguou com a eliminação do estudante, foi com ar de indiferença que anunciou sua vitória.

Helton fez jus a uma prova envolvendo o fogo. O garoto ressurgiu das cinzas e reacendeu a brasa de sua competição particular contra Juliana. Alguns poucos amigos o receberam calorosamente enquanto boa parte do mezanino estava queimando de raiva. O mineirinho chegou chegando inclusive entre os tweets exibidos no programa, com a icônica frase de reaparição da personagem Clara na novela “O outro lado do paraíso”: “Vocês não sabem o prazer que é estar de volta”. 




Um comentário:

  1. Ver a cara de alguns participantes com a volta do menino de 19 anos que por cozinhar muito bem causava tanta inveja em marmanjos não tem preço.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.