11 abril 2022

O Que Faltou Dizer de Linn da Quebrada, por Hanne Brandenburg

Texto recebido em 11/04/2022

Linn da Quebrada, nome artístico de Lina Pereira dos Santos, ou simplesmente Lina, foi a segunda transexual selecionada para participar do BBB. Em 2011, Ariadna Arantes foi a primeira representante dessa categoria, integrante das minorias, e que teve sua passagem pelo reality bem diferente da atual eliminada da semana.

Vale relembrar alguns detalhes que possam fazer-nos ver o quanto as duas tiveram suas vidas reais e trajetórias como participantes no BBB, totalmente distintas. Além do tempo de permanência no confinamento, enquanto Ariadna contou ter sido muito desprezada por sua família, que não aceitava sua orientação sexual, chegando a ser prostituta e sofrendo maus tratos diversos para poder sobreviver assumindo seu papel na sociedade, Lina teve plena aceitação no seio familiar e entre amigos, conseguindo ainda ingressar na carreira de atriz, tendo sido contratada para participação em novela da Globo e como cantora, gravando algumas músicas de sua própria autoria ou em parcerias com outros artistas famosos. 

Nas trajetórias como participantes do BBB as diferenças entre as duas foram ainda maiores. Ariadna não teve a oportunidade de viver quase nada dentro da casa, uma vez que foi logo eliminada na primeira semana, indicada ao paredão pelo primeiro líder do BBB11, no caso o Cristiano, que na época nem sabia tratar-se de uma travesti, pois esse detalhe só foi revelado por ela ao sair, em seu discurso de despedida. Embora alguns já tivessem demonstrado suspeitas, a confirmação deixou a maioria muito surpresa. Lina, por sua vez, já entrou como subcelebridade convidada no grupo dos Camarotes e todos sabiam que era uma transexual que fazia muita questão de ser tratada como mulher, mostrando uma tatuagem com o pronome ELA bem visível tatuado em sua testa. Esse detalhe, inclusive, rendeu algumas tretas dentro da casa quando, por algum descuido, alguém a considerou como sendo do sexo masculino, o que a deixou muito aborrecida, exigindo retratação para a pessoa que houvesse cometido a gafe. Pior ainda foi a situação do ex-BBB Rodrigo que teve sua trajetória interrompida de forma muito rápida, na segunda semana, com uma votação não muito expressiva, apenas 48,45%, o menos votado de todo elenco até agora, entre os eliminados, apenas por ter usado um termo considerado pejorativo de “traveco” ao se referir à Lina, chegando a se retratar com a própria, porém o público na época a considerava grande favorita pela representatividade que imprimia e não perdoou a atitude do seu então companheiro de confinamento. Esse fato prejudicou não só ao Rodrigo propriamente dito, mas ao jogo BBB22 como um todo, uma vez que ele era um dos jogadores que despontava na edição como alguém que conseguiria fazer bonito em estratégias e ir longe na casa, se o fato não tivesse acontecido.

Lina seguia favorita e se impondo em sua condição de querer se mostrar com muita personalidade, se fazia ser ouvida por algumas pessoas que até lhe pediam conselhos e orientações, em algumas situações de jogo. Sem querer fazer parte de grupos específicos que se formaram dentro da casa, tentava se colocar na posição de jogadora solitária, sem muitas estratégias ou combinação de votos com outros participantes. Ficou nessa condição por algumas semanas até que encontrou outras duas companheiras no confinamento que, por empatia ou mesmo por achá-la forte competidora e sendo uma representante das minorias que, geralmente o público defende, foi abraçada e se tornou aliada de Jessilane e Natália. Juntas formaram um trio independente dentro da casa, porém essa aproximação só era relevante no quesito de afinidade pessoal, não tinham estratégias de jogo ou combinação de votos. Seguiam cada uma fazendo o que achassem que fosse mais adequado para se livrarem do paredão e, assim, conseguiam permanecer firmes em suas trajetórias dentro da casa, mesmo que desagradando a muitos outros participantes com suas maneiras de se expressarem, sempre envolvidas em tretas e gritarias, afeitas a muita bebedeira nas festas, sendo que, das três, Lina era a que mais tentava apaziguar as situações de conflitos que suas aliadas se envolvessem e era tida como a líder do grupo.

Lina e suas amiguinhas continuaram com seus jogos independentes, até que os integrantes do quarto Lolipop foram sendo eliminados e, ao restarem apenas Lucas, Eslovênia e Eliezer estes conseguiram que o trio se juntasse a eles como forma de aumentar as possibilidades de se safarem dos paredões, uma vez que a Natália já era envolvida num relacionamento com o Eliezer e, assim, viram com simpatia que a união delas com os remanescentes do antigo grupo seria muito satisfatório para todos. Sempre muito enfática e querendo mostrar sua força na oratória, Lina seguia comandando o mais recente time formado e conseguindo se firmar como uma das grandes favoritas a campeã do BBB22.

Chegou a ser líder, uma única vez, e por uma situação inusitada que foi a desistência dos 03 últimos (Pedro Scooby, Paulo André e Douglas) que ainda disputavam com ela a liderança em uma prova de resistência. Foi carregada nos braços pelos seus até então adversários, que se solidarizaram com sua condição de ser a única “mulher” ou, pelo menos, de maior fragilidade entre os remanescentes na disputa, uma cena que chegou a comover uma parcela do público. Como forma de agradecimento pelo gesto de seus companheiros, o que se esperava dela, quase como óbvio, seria a não indicação de nenhum dos três ao paredão.

Em sua primeira missão na função recém adquirida, escolheu para fazer parte de seu vip as outras duas aliadas e o casal Eslo e Lucas, deixando aqueles que lhe cederam a condição de estar na liderança, de fora, o que já foi motivo de insatisfação do público que viu essa sua atitude como uma grande falta de consideração da parte dela com aqueles que lhe proporcionaram estar na melhor situação que o jogo oferece, com as mordomias e poderes subsequentes. Imediatamente após esse fato veio a prova do anjo vencida pelo Paulo André que retirou Eslo e Lucas do grupo vip que ela havia escolhido, dando-lhes o castigo do monstro, o que irritou Lina e, assim, o quarto e todas as mordomias advindas do tão sonhado direito de ser vip, ficaram apenas para as três amigas inseparáveis.
 
A partir desse episódio catastrófico, as demais decisões tomadas pela Lina só contribuíram para que sua liderança fosse marcada por erros e atitudes consideradas injustas, ou até mesmo de traição, pelo público, como no momento da sua indicação para o paredão, se contradizendo a uma decisão idealizada, indicou o Paulo André e mais ainda, pela dinâmica que foi elaborada pela produção naquele momento, terminou tendo também o Pedro Scooby como mais um integrante do trio emparedado, por ter sido o segundo mais votado pela casa. Daí toda a trajetória bem sucedida que a Lina vinha empreendendo foi só ladeira abaixo, tornando-se a partir de então, alvo de muita rejeição e desejo que ela fosse levada à berlinda para ser eliminada, independente de quem estivesse com ela na situação de ser a bola da vez.

E foi dessa forma e pelo seu vacilo como jogadora que Lina se despediu do BBB22 essa semana. Suas amigas e sempre aliadas ainda permanecem resistindo, juntamente com o Eliezer, último remanescente do quarto Lollipop, porém o tempo de duração no jogo para essa turma está próximo do fim e logo seguirão os passos de quem foi uma forte candidata ao título de campeã e deixou escorregar essa grande oportunidade por agir de forma inadequada. O BBB é um jogo onde as peças do tabuleiro, por serem seres humanos, dependem muito de boas ações ou inteligências emocionais, aliadas a saberem jogar também com boas estratégias para conquistarem os favoritismos e seguirem com eles em busca das vitórias no campeonato, o que, infelizmente não foi o caso da Lina que, agora  eliminada, só lhe resta seguir sua trajetória fora da casa, em seu mundo real, com seus projetos profissionais como atriz e cantora, talvez com um pouco mais de visibilidade  no meio artístico, por sua participação no BBB22 que durou 13 semanas, lembrando ainda que ela só entrou no programa 03 dias após o início, juntamente com Arthur Aguiar e Jade Picon por terem testado positivo para covid o que os obrigou a ficarem confinados por mais tempo no hotel, até serem liberados pela equipe médica do reality para integrarem o elenco definitivo.

Participantes homossexuais sempre existiram em todas as edições do BBB sendo que, como disse no início do meu texto, nessa categoria de transexual existiram apenas duas até agora, porém gostaria de frisar que,  embora tenham os mesmos direitos de serem selecionadas tanto quanto os demais candidatos, sinto que a produção faz muita questão de incluir essas pessoas tidas como rejeitadas por nossa sociedade, entre os participantes, como forma de mostrar um engajamento necessário e que os órgãos de comunicações podem e devem exercer um papel importante para isso. O que me desagrada nesse fato é quando, ao conseguirem fazer parte do elenco definitivo, passam a se sentir no direito de serem tratados de forma diferente pelos demais adversários, como se merecessem privilégios diferenciados e destaques por suas condições de discriminados da sociedade, muitas vezes também impondo suas formas de pensar e agir como sendo as mais corretas, o que configura, para mim, algo muito ruim, afinal o BBB é um jogo onde não deveria existir nenhum tipo de diferença de vantagens e desvantagens entre os participantes por sua classe social, orientação sexual ou religião. Todos devem entrar para o game nas mesmas condições de igualdade, com o objetivo único de serem campeões, usando estratégias inteligentes e assertivas para isso. Com sua trajetória que vinha sendo bem sucedida no reality, surgiram boatos que o Boninho, diretor do programa, teria planos de fazer Lina campeã dessa edição, como forma de levantar uma bandeira em favor dessas minorias que são discriminadas pela nossa sociedade, porém capazes de serem campeãs em um reality de maior audiência nacional, beneficiando a emissora por seu engajamento na causa. Com sua eliminação agora, essa possibilidade cai por terra e, pelo menos, não prejudica tanto a credibilidade do programa no que se refere a proteção ou favorecimento a um determinado participante. Um campeão(ã) ainda continua sendo aquele decidido pelo público votante, como sempre aconteceu em todas as edições. 
  
Um abraço a todos. 




Dificuldade em comentar pelo celular?
Clique nos 3 pontinhos na margem superior direita do site e selecione "Para computador".
Clique na imagem abaixo para visualizar.


Twitter: twitter.com/votalhada
Instagram: instagram.com/votalhada
Facebook: facebook.com.com/votalhada
Telegram: t.me/VotaNoBBB

 

ATENÇÃO: Antes de comentar, leia as regras:
www.votalhada.com.br/regras.

 


O Votalhada faz um resumo de várias enquetes divulgadas em sites e blogs que comentam Realities. Apresenta o resultado em tabelas claras e faz as médias aritmética (simples) e ponderada (proporcional) dos resultados.

25 comentários:

  1. Não li o texto todo por falta de tempo mas no inicio diz que Linna é transexual, mas ela é travesti e não trans não é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Antonio vc está certo , Lina é travesti, ela não fez a cirurgia para ser transexual. Portanto o certo é dizer que ela é travesti e defende as causas das travestis.

      Excluir
    2. Oi António, pra lhe falar a verdade e pedindo desculpas a comunidade LGBTQI+ não sei lhe responder o questionamento e qual a diferença entre as duas nomenclaturas, só sei que ela nasceu sendo do sexo masculino e não se aceitando na sua condição de género fez questão de mudar e ser aceita como mulher. Espero que vc encontre tempo para ler o restante do texto e depois deixe seu comentário de forma mais completa, ok? Abs.

      Excluir
  2. Concordo com todo texto. Lina cometeu erros no jogo. Muitos (influencers, artistas) tentaram alça-la como favorita pelo fato de ser travesti, tapando os olhos para o game. Ela não cometeu nenhum erro grave, o seu jogo apenas foi fraco e foi desmoronando como um castelo de cartas. Talvez o Eli merecesse sair antes dela, mas não saiu pela sua movimentação no game ao perceber que o Arthur tem força e se negar ataca-lo. Cheio de perfil bradando transfobia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronaldo, que bom saber que vc concorda com o que relatei em meu texto sobre a Lina, tb acho que o Eli poderia ter saído antes dela, embora tenha adotado a estratégia de não se indispor com o gde favorito da edição, seu tempo na casa não deve durar muito, a menos que siga ganhando imunudades com lideranças pq até os anjos autoimunes tb estão com os dias contados. Assim como aconteceu com a Lina, os percentuais de rejeições desta edição com alguns participantes foram totalmente injustos se formos analisar as trajetórias como jogadores fracos, porém que não cometeram erros tão graves. Abs.

      Excluir
  3. Antônio não é necessário fazer cirurgia de adequação de sexo para ser transexual. Trans é toda pessoa que transiciona de um gênero para outro, inclusive travestis. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vel, nesse caso não estou totalmente equivocada ao definir a Lina como transexual, ela transita pelos dois sexos, certo? E qto ao meu texto, vc chegou a le-lo? Não gostaria de deixar um comentário sobre ele? Abs.

      Excluir
  4. Olá Hanne, gostei mto do seu texto, achei ele mto acolhedor, assim como vc em suas palavras ao descrever Lina.
    Sobre Lina, no meu ponto de vista, ela foi digamos nesse quesito de "pauta" (lgbt e negros) em todos BBBs a que menos usou isso digamos como "bandeira" para impor algo, e às vezes que ocorreram erros ela foi bem tranquila para resolver e esclarecer com os demais participantes.
    Lembro-me do BBB 19 que foi acho que o pior de tantos participantes militantes que chegou a ser intimidador para os demais do game, como foi o caso da participante Elana que chegou a verbalizar que tinha medo de falar algo pq tudo Rodrigo & Cia sempre repreendiam com palestrinhas intimidatórias, o que fez daquele programa o mais chato de todos.
    Talvez o que muitos chamam de "previlégios" eu diria "um cuidado maior" da produçāo em relaçāo a essas pautas; nessa atual sociedade e era tecnológica que vivemos onde tudo é motivo de (#hashtag) para se criar polêmica, e sendo ainda o BBB um programa de mta visibilidade, acredito que a produçāo leve mto em consideraçāo esse "cuidado" com um participante digamos "diferente". E sejamos francos, por mais que digam "somos todos iguais e tds merecem respeitos" sabemos que nāo é verdade, as redes sociais estāo aí pra comprovar com os haters qdo algo nāo agrada...ainda temos mto o que evoluir.
    Parabéns pelo texto.
    Abçs 😉😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eleonor, obgda por suas felicitações e ter gostado do meu texto. Qto a ter sido mto acolhedor, confesso que sempre tive mto cuidado qdo vou me referir a qualquer participante que se sinta discriminada(o) pela nossa sociedade, nunca gostei desse tipo de coisa e tento seguir, ao máximo, os ensinamentos de Cristo para que olhemos o próximo com seus defeitos e qualidades comum a todos os humanos, sem distinções, além de respeito pelas formas como decidiram seguir suas vidas. Se critico atitudes que reprovo nos participantes do BBB como arrogância, prepotência, egocentrismo, sem um pingo de humildade e incapazes de fazerem meas culpas de seus erros, é justamente por essa minha forma de encarar as trajetórias de todos, de uma maneira geral, qdo me incomodam, sem ficar apenas enaltecendo as qualidades de quem gosto. Tb concordo com o fiasco que foi o BBB19 nesse sentido de ter sido o pior com participantes chatos por exagerarem na exigência de serem ouvidos em suas infindáveis e repetitivas palestrinhas em defesa das minorias. É isso. Abs.

      Excluir
  5. Parabéns Hanne, perfeito seu texto sobre a Linna. Eu sempre digo que admiro muito em ti o quanto você é atenta a tudo, a todos os detalhes, além de uma memória incrível que poucas pessoas tem. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morg, muito obgda. Fico feliz que vc saiba separar nossas divergências de torcidas e consiga ver qualidades em minha forma de relatar a trajetória dos eliminados da semana. Abs.

      Excluir
    2. Jamais deixarei de lhe admirar por causa de BBB e de torcermos diferente. Repito que sou sua fã não é de hoje, você sabe... E você também sempre me tratou com muito respeito em seus comentários. Não é um candidato que irá deixar nossa amizade de tanto tempo se abalar, não é? Afinal nem sempre os amigos concordam com tudo. Os realities vão e vem e nós continuamos por aqui, firmes, fortes e felizes por esses momentos de descontração. O que não podemos é levar para o lado ruim. A vida é um presente e os amigos também. Grande abraço!

      Excluir
  6. Oi Hanne!!
    Que texto impecável!!
    Gramática nota 1000!!
    A língua portuguesa e eu agradeçemos sempre!!
    Sobre a Lina, no início cheguei a torcer para ela, mostrou ser uma mulher destemida e com vontade de jogar!!
    Ao meu ver, os erros de Lina foram os seguintes: primeiro se unir com essas Cumadres que só a prejudicaram no jogo...duas acefalas...outro erro imperdoável foi querer "entrar" pros Lilopops, pois, quando a rainha Jadeeeeeeeeee estava na casa não permitia que ela e as CUmadres fizessem parte desse grupo e suas Lacaias, principalmente Lala faziam questão de não deixar elas entrarem ...
    E o erro fatal, foi ter indicado o PA; Lina deveria ter indicado o Gustavo, porque nunca percebi ela sendo aliada deste cara...
    Enfim, eliminada.....
    Boa sorte para Ela....
    Novamente, meus Parabéns por esse texto espetacular!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ander, eu que sempre vou agradecer-lhe pela forma como vc se refere à minha forma de escrever observando, ao máximo, a correta grafia, mesmo assim qdo faço uma revisão depois de publicado ainda encontro diversos erros de concordância ou repetição excessiva de uma mesma palavra, que poderia substitui-la por uma sinônima. Fazer o q, jamais conseguiria ser infalível. Qto à Lina, por mais que quisesse demonstrar sua autoconfiança naquilo que defendesse, muitas vezes se deixou levar pelas tais comadres que mais lhe prejudicaram do que beneficiaram no jogo, como aliadas, inclusive nesse fato marcante que foi a indicação do PA, por sugestão da Jessi, que ela terminou acatando mesmo dizendo não se sentir bem em fazer ou demonstrado preocupação de como seria visto pelo público. Quem vai pela cabeça dos outros é piolho, né mesmo? Abs.

      Excluir
  7. Excelente texto Hanne. Discordo apenas que a eliminação de Rodrigo tenha tido como fator determinante o fato de se referir a ela de forma pejorativa. Sobre ela ser favorita, era uma das, mas nunca reinou com exclusividade neste posto e, por fim, acredito que ela uniu-se ao Lollipop no momento da saída da Jade, ela transitava entre as amigas Jessilane e Natália e Lollipop. Enfim, gostava dela no sentido de entretenimento, e mesmo torcendo para Arthur não queria que ela saísse agora. Tinham pessoas piores para sair antes dela: Eliezer e Natália. Acredito que agora, não por torcida, mas por leitura, faltando 15 dias mais ou menos, Arthur está com uma mão e meia no prêmio, tem a torcida mais engajada, o Paredão Falso demonstrou isso, mais uma vez, na altura do jogo fica difícil a formação de uma outra torcida para retirar o prêmio dele (quem de fato possuía atrizes e cantoras torcendo era a Linna) e mantendo a postura que ele está tendo será o vencedor, jogo perto de terminar, não vejo o prêmio fugindo dele. Acho que até Boninho se revoltou com o favoritismo de Arthur, queria que ele ingressasse no jogo para limpar sua imagem e depois saísse, nunca esperaria ele como vencedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luan, obgda. Qdo o Gustavo estava na casa de vidro chegou a comentar com alguns dos outros participantes que encostavam para conversar com eles que o Rodrigo não tinha saido por ser um aficionado jogador, como a maioria na casa pensava, mas por ter falado o que não devia. Além disso esse detalhe do termo que ele usou com a Lina tb foi comentado nas entrevistas que ele concedeu fora da casa, enfim, o fato é que o Rodrigo deu o pontapé inicial para que o BBB pudesse, pela primeira vez, ser realmente encarado como um jogo e não uma colônia de férias, como muitos fazem, principalmente com a chegada dessa turma dos Camarotes. Nunca esqueci da época que eu defendia a combinação de votos, por achar muito necessária como uma das principais estratégias para mandar um adversário de um determinado grupo ao paredão, e lia aqui que o público rejeitava quem ficava o tempo todo só armando para juntar o maior número de votantes em uma mesma pessoa. O que se vê nessa edição do BBB é exatamente isso, grupos formados desde o inicio e com chances de chegarem na final, eliminando um a um os adversários. Como diz nosso amigo Rogerio Trevisan, a terra não gira, dá cambalhotas, e o BBB tb. Abs.

      Excluir
  8. Ótimas pontuações sobre a participação, sobre o tema abordado e sobre o jogo em si. Com imenso respeito à participante, sendo a mesma merecedora de todo o carinho por parte do público, como todos os outros que souberam e sabem respeitar quem está na casa e do lado de cá da tela, acho que gesticulava demais, dissertava muito, às vezes com falas que não cabiam no momento, apenas para se impor, queria muito estar no holofote. Quer prova maior que a participação dela no Mais Você? Interrompia a Ana Maria toda hora, reclamava de tudo e até mesmo de ter que parar para o intervalo comercial. Como ser humano, merece total respeito, como participante excedeu e muito no egocentrismo. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Desconhecido, obgda, sempre tento extrair o máximo, dentro da minha percepção, do que aconteceu com o eliminado da vez, durante sua trajetória como jogador (a) e, principalmente, como ser humano, com defeitos, mas tb com qualidades que admiro, para que eu me posicione em gostar ou não, torcer ou não, por um participante independente se faça parte de uma gde torcida e favorito(a) a campeão(ã). Não assisti a entrevista da Lina no Mais Vc, mas pelo que vc narrou, ela demonstrou sim um exagero em querer expor sua opinião, (chegando até à falta de educação), como muitas vezes fazia na casa com os demais, porém vejo como uma forma de querer se sentir valorizada e respeitada em sua decisão de ser uma travesti ou transexual, que sofre todo tipo de preconceito da sociedade e qdo tem uma oportunidade de poder ter acesso à mídia ou ao meio artístico, como é o caso dela, aproveita para usar essa ferramenta de forma a defender sua causa. Acho que é por aí. Abs.

      Excluir
  9. Oi, bom dia Hanne. Antes de falar desse texto, gostaria de ressaltar que li os outros (O que faltou dizer...), inclusive li também os comentários, porquê acredito que eles complementam os textos, e expõem outros pontos de vista. Só achei desnecessário colocar a palavra MULHER entre aspas, ao se referir ao fato de como ela ganhou a liderança! Quanto ao restante do texto gostaria de dizer que a "escritora" falou tudo, a Linn foi fraca no quesito jogadora, porém era divertido vê-la nas festas, a Linn tinha umas brincadeiras bobas e gostosas (assim como ela mesma dizia com o P.A e até com o Eli), sem contar que ela deixou o Scooby fazer seu delineado algumas vezes, alguns momentos leves e engraçados nesse programa que tá meio rejeitado por peso da mão de uma torcida que faz a gente desistir de ver o programa. E também os trocadilhos que ela fazia, como ter ganho a 'Linnderança', 'tá deu', entre outros, não sei se caberia aqui falar de questões como ela sofreu e venceu o câncer ao passar 3 anos de quimioterapia, mas que fazem parte da bagagem dela, ou também se referindo a tattoo ELA no rosto simplesmente porquê no começo de sua transição, até sua mãe errava o pronome no qual deveria se referir à ela, no mais, muita sorte e sucesso para ela, nossa Linda quebrada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aldry, que bom saber que vc sempre lê meus textos sobre os eliminados a cada semana, embora só agora tenhas optado por deixar seu comentário e análise do que escrevi. Justificando o pq ter colocado o termo mulher entre aspas, se deve ao fato de que, por mais que ela queira se definir como sendo do sexo feminino, incluindo a tal tatuagem com o pronome na testa, jamais poderia afirmar que ela é realmente uma mulher, concorda? Assim sendo, e para que eu pudesse utilizar o termo como referência à participante fiz questão de usar esse tipo de grafia. Com certeza os comentários postados como respostas em um texto que escrevemos, além de um ótimo feed back para nós, tb serve para complementa-lo com novos detalhes, novas visões, nosso principal objetivo qdo discorremos sobre as trajetórias dos participantes eliminados, daí o motivo de eu ter feito uma observação em outro post qdo vi que o comentarista se limitou apenas a falar sobre outro assunto referente ao reality e nenhuma menção ao que eu havia escrito no texto. Jamais seria grosseira com quem agiu dessa forma, porém fiz questão de deixar clara a importância que tem pra mim, justamente essa troca de opiniões que vc mencionou. Abs.

      Excluir
  10. Oi Hanne!

    Estou postando aqui para te dar uma força pois sei que os comentários são importantes para voce mas vou declinar de comentar sobre o texto da Lina!

    Uma decepção inenarrável o deslize dela ao mostrar uma falha de caráter indesculpável e como gostava muito dela então prefiro virar a página!

    Lina teve uma trajetória com muito conteudo a relatar e detalhista do jeito que voce é vejo que não passou nada despercebido pois seu texto acima está demasiadamente extenso!

    Já deixei de segui-la e vida que segue....
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto, agradeço mto sua intenção em querer deixar seu comentário apenas como forma de atender um desejo meu de ter a atenção dos comentaristas para o que escrevo, mesmo estando se sentindo muito decepcionado com a personagem central do tema, como participante do BBB22. Abs.

      Excluir
  11. Hanne,
    Vc concluiu tudo sobre a passagem da Linna, entregou um resumo perfeito nos mínimos detalhes sobre sua trajetória e ainda lembrando fatos de outras edições com participantes semelhantes a orientação sexual de Linna.
    Entre esses, pra mim Linna, ainda teve um destaque melhor.
    Sua cova foi aberta no momento de sua liderança, o G3 que """cederam""" a liderança pra ela, no fim acabou a prejudicando, antes nem tivesse ganhado.
    Foi muito julgada por ter indicado o PA, mas ninguém julgou qdo este a indicou ao paredão qdo foi líder.
    Os mesmos que julgam ela não ter indicado o Gustavo não julgam o PA não ter indicado a Jessi em vez da Linna.
    As incoerências correm frouxo nessa edição e eu nem tinha Linna como favorita, mas torcia para que ela destruice a chance de Deusthur de ser o campeão.
    Por outro lado, bem lembrado em seu texto.
    Sua eliminação calou a boca dos mimizentos que diziam que Boninho queria fazer da Linna campeã, pela sua representatividade.
    Assim como os militantes sobre racismo calaram a boca mais uma vez nessa edição ao perceberem que os pretos estão indo mais longe. Inclusive um deles, muito querido que se não tivesse cometido o pecado de não ter colocado Deusthur alecrim dourado em suas prioridades, tinha grandes chances de ser o vencedor.
    Amiga...como sempre, é o que eu digo, não tem como não adorar seus textos sempre rico em detalhes e coerência, concordem ou não.
    Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
    Bjos, Deus abençoe 😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo, Rogério, que satisfação poder contar com seu comentário sempre tão carinhoso qdo escrevo sobre os eliminados do BBB. Confesso que tenho feito um esforço sobre-humano para poder cumprir com meu compromisso de escrever meus textos, com as decepções que tenho sofrido a cada ano com o elenco que não empolga, qdo gosto de alguém, essa pessoa não agrada o público, prioritariamente o das redes sociais, são eliminados muito cedo e, o pior, ver os participantes que menos aprovo serem os favoritos, campeões que, por mim, não chegariam sequer à final por suas atitudes como seres humanos dentro da casa, que chega a ofuscar o que possa ser admirável como jogadores, por mais inteligentes para criarem suas estratégias. Qualidades morais nos participantes tem mta relevância, além do seu lado competitivo de jogador, ambos os aspectos tornam-se necessários nesse tipo de disputa. Infelizmente não é o que pensa quem vota e torce para consagrar os campeões do BBB, de algumas edições pra cá. É isso, meu amigo, o BBB acompanha as mudanças de comportamentos que acontecem à proporção que o tempo passa e só nos resta tentarmos nos adequar da melhor forma possivel a essas situações, sem perdermos nossa essência e convicções. Bjos ❤.

      Excluir
  12. Olá Hanne, como sempre mais um texto bem escrito e cheio de detalhes.

    Os pontos "falhos" que percebi alguns leitores já apontaram, como por exemplo o fato do Rodrigo, na verdade ele não se referiu a Lina com a palavra pejorativa, ele usou o termo em uma conversa com outras pessoas e foi repreendido, o que pesou foi o fato de mesmo depois de ser repreendido ele ter ido perguntar para Lina se era mesmo errado. Isso foi algo que contribuiu para a eliminação dele mas não foi determinante.

    O outro ponto foi ter usado mulher entre aspas, sei que não foi a intenção (até porque você já explicou o porquê de ter usado), mas para mim soou um pouco como uma recusa em aceitar ela como mulher.

    E para concluir gostaria só de acrescentar algumas coisas que vi pela internet antes da concretização da eliminação de Lina.

    Acredito que as fake news divulgadas foram determinantes para que ela fosse eliminada nesse paredão, vi inúmeros comentários a taxando de militante, sendo que durante sua trajetória foram poucas as vezes em que ela levantou algum assunto sério para ser debatido.

    E também durante esse tempo vi um vídeo onde uma pessoa narrava que ela teria assumido que forçou o choro na prova com a intenção de fazer os meninos sentirem pena e desistirem, porém era apenas uma narração da pessoa que não mostrou o vídeo com as falas dela, pois ela nunca falou isso, e o tal vídeo teve uma grande repercussão fazendo várias pessoas acreditarem.

    Considero a participação de Lina boa, apesar de não ter sido uma jogadora exemplar nos proporcionou alguns momentos de diversão com suas brincadeiras e trocadilhos.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.