28 março 2019

O que faltou dizer de Elana, por Luis Lima


Texto recebido de Luís Lima em 28/03/2019

O jogo BBB é complexo, inesperado e cheio de surpresas. Há duas ou três semanas atrás, eu diria que quem venceria esse reality seria alguém do grupo Gaiola, pela postura de criar um ambiente pacífico, sem um falar mal do outro, buscando a fraternidade, falando politicamente correto, combatendo a terminologia racista, preconceituosa, enfim, construindo um paraíso no inferno do deus Dinheiro. O jogo é o “Grande Irmão” entre aspas. É o jogo do mais esperto, do que mais cativa o público. E cada público é um público com suas peculiaridades racionais, irracionais e emocionais, cujas percepções são contaminadas pela cegueira das paixões. Cada um vê o que a paixão manda ver. Mas também tem a ver com valores próprios, concepções políticas da vida, a saber, com suas ideologias particulares.

Só que não é bem assim, pois quando ‘’o milhão e meio’’ seduz consciências, promove também descomposturas no falar, no olhar, no agir etc. Se alguém me perguntar o que de mal o grupo do Gaiola fez ao grupo do Villamix, eu diria nenhum. Isso do ponto de vista moral, da pessoa humana, não em relação ao jogo na hora de votar, indicar ou excluir. Entretanto, o BBB não é um ambiente sagrado, mas profano. Não é um mosteiro ou convento, mas um jogo de comportamento e aquele que mais agradar, vence. É o óbvio do óbvio. Logo, não há santos nem demônios. Embora seja maniqueísta aos olhos do público: o bem e o mal.

Contudo, falar de BBB não é só falar de participantes de dentro da casa, mas falar também de participantes de fora da casa. Porque esses dois são quem faz o BBB ter uma direção, um enredo a ser desenvolvido. Eles lá e Nós cá. O interno e o externo. E cada um de lá e de cá, cria suas narrativas, suas verdades (opiniões) sobre o jogo, sobre o concorrente. E aí se instala a divisão, o conflito, o confronto, a segregação de forma abrupta e irracional. Porque amor e ódio fazem parte deste tabuleiro e cada um de nós puxa sardinhas para a sua lata. E aonde fica o certo e o errado? Aí é preciso consultar a Ética Universal; pelo menos, comportamentos aceitáveis universalmente. E aí incluem falas e atitudes.

Dito isso, para nos situarmos e nos vermos como torcedores e jogadores, espelhando “nós mesmos” nesse massacre narrativo, vamos ao que nos interessa: Elana, seu jogo e a atitude de alguns do Gaiola ao abandoná-la “ao Deus dará”.

Elana, filha da pobreza, do sertão nordestino, se libertou em parte dessa condição social tão vergonhosa, a saber, o Brasil no decorrer de séculos condena os mais pobres e miseráveis à esta situação iníqua. Para alguns, isso é fracasso individual. Não fez por merecer estar incluído no sistema do consumo capitalista: a tal da cínica meritocracia na desigualdade social. Para mim, é o sistema excludente que impede que essas pessoas possam ascender socialmente, porque a concentração de renda e riqueza neste país é óbice para superar essa condition sine qua non. Mas Elana superou essa condição social e ascendeu socialmente para o grupo dos 15,3% dos brasileiros que têm nível superior completo: Engenheira agrônoma. Infelizmente, isso é ainda uma exceção à regra e não a regra geral.

Só este fato particular da vida de Elana, de sair de casa aos 16 anos para estudar, trabalhar e ser uma mulher autônoma intelectualmente, livre economicamente, me faz ter orgulho dessa mulher arretada. Por isso, detesto apelidar ofensivamente os participantes, criar narrativas hostis deles ou fazer analogias descabidas para queimar a imagem de alguém, só porque pode atrapalhar a “minha” favorita no jogo. Elana precisa ser ressaltada nos seus pontos positivos. E falar de sua vida, sem dizer que foi pobre, é não falar dela mesma, da sua verdade existencial. Alguns reclamam e fazem uma crítica ácida, cáustica, porque Elana quer fazer “mimimi” de sofrimento da pobreza (ou porque é grossa), mas esquecem que cada um fala lá aquilo que viveu aqui fora. Aliás detesto essas terminologias bobinhas de “mimimi”, “o choro é livre” etc., porque são frases vazias de crítica, de verdade, de conteúdo. Meros chavões.

Elana chegou na casa querendo se enturmar com todos. Não fez distinção de classe, etnia, preferência sexual etc. Porque todos somos iguais humanamente falando, pois temos coração, cérebro, olhos, boca etc., apesar de sermos diferentes fenotipicamente e socialmente. Percebi o quanto ela tentou se aproximar da turma do Villamix, até muito mais do que da do Gaiola. E ela percebeu essa dificuldade para se entrosar neste grupo aloirado, branco, de olhos claros. Afinal, ela não é o espelho desse grupo, com alguns boçais, soberbos e desonestos intelectualmente como Diego e Gustavo, os chefes do grupo Villamix que saíram, justamente por isso.

A aproximação de Elana com Rodrigo, Dan, Gabi, (não considero Rízia gaiola totalmente), Hana e Alan foi por afinidade de experiências de vidas duras num Brasil racista, homofóbico, machista, classista e misógino. Adotou Dan como irmãozinho, o único brother que ela se sentia à vontade para falar de jogo. Ela e o Dan foram os únicos que não tinham medo de falar de jogo. E quando este foi embora, ela sentiu o baque da solidão acompanhada, da derrota. Chorou muito, porque sabia no fundo que a derrota dele seria também a derrota dela. O nosso torcedor, em sua maioria, é cruel, insensível, ou seja, não perdoa certas bobagens, deslizes; porém perdoa coisas imperdoáveis como o racismo velado de Paula. Esta é bonitinha, engraçadinha, fala manso, sem filtro, mas ofende fortemente alguém com seu deboche. Tem uma estampa humana que quase toda brasileira gostaria de ter, porque grande parte do povo não se vê como gênero brasileiro genuíno, mas como mero descendente de..., sobretudo, do orgulho tolo de se dizer que descende de europeus.  É o tipo complexo vira-lata ainda em voga. Sou de tal estado, mas sou descendente de alemão, italiano, ucraniano, japonês etc.; por outro lado, o gaiola é a África pobre no Brasil que dificilmente se assume afro-brasileiro.

Mas o que mais me desanimou neste BBB da luta de classes e etnias foi o comportamento de Gabi, Rízia, Rodrigo e Alan com Elana, depois da saída de Danrley. Deixaram a menina praticamente sozinha no jogo. Alan foi seduzido pela Peixinho, Paula e Hari com afagos e carícias, parecendo estar ele se divorciando do Gaiola, com o qual ele começou a se enturmar por causa de Hana.  A meu ver, O grupo Gaiola também pecou no jogo, por não discutir o jogo, por não fazer avaliação correta do jogo, por se acantonar (ficar de canto) na casa e, agora, eu vou dizer: Rodrigo e Gabi foram os responsáveis por isso, por essa inação e paralisia do jogo Gaiola, por esse pacifismo pueril. Porque, lembro, que tanto Dan como Elana disseram que era preciso que eles se protegessem, falassem de jogo; até quando eles foram líderes, conseguiram expulsar três do lado de lá.

Mas o que houve nesse ínterim em que o jogo mudou e o público na sua maioria trocou de posição? Eis uma resposta difícil. Porque, por exemplo, Gleici, negra, pobre e militante, conseguiu vencer o BBB-18, mas o Kaisar, hiper carismático, não. Suponho que o Gaiola não quis jogar o BBB, ou seja, não conversou com o público, não disse a que veio e ficou com uma linguagem “paz e amor” que não combina com o jogo e a torcida sádica por conflitos de ideias, de valores, tornando, assim, o BBB um tédio de moços bonzinhos e com autocontrole. Quando falo do Gaiola, eu falo de Rodrigo e Gabi (Esta com sua dubiedade relacional com as meninas, ou seja, estar ou não estar com elas?), expressões máximas do grupo.

De Rodrigo, eu esperava mais; criei expectativas, mas me frustrei com seus medos de se expor, de mostrar a sua verdadeira face. Queria ouvi-lo mais. Não que seja uma má face, mas a outra face boa que ele esconde sob o manto da intelectualidade. Talvez uma homossexualidade não assumida. Tenho um profundo respeito pela sua história de vida, pela sua luta a favor dos direitos humanos dos mais pobres, mas como jogador, deixou a desejar, fazendo cara de paisagem com olhar assustado (o medo de?). Sobretudo, me frustrou seu comportamento com Elana, pois tanto ele como Rízia rechaçaram uma conversa com alguém de luto dentro do jogo, tendo acabado de perder um irmão e correndo risco de ir ao paredão. Não houve a solidariedade de classe, de ouvido, de querer escutar Elana, melhor dizendo, solidariedade de amigos. Gabi, imbuída na sua paixão platônica entre Rízia e Peixinho, também não acolheu Elana. Ela sofreu sozinha.  Eles não tiveram a ideia de que poderia o grupo pôr as três loiras no paredão, se tivesse conversado
sobre o jogo, alertando o Alan.

O grupo Gaiola não morreu pela boca, morreu por não ter boca falante, boca jogante. E portanto, se havia um público que, no começo do programa, adotou este grupo como vencedor, esperando mais dele no jogo, acho que subitamente uma grande parte o abandonou, justamente por não ter o grupo se comprometido abertamente no jogo. Elana foi vítima disso, porque era cotada para vencer, assim como Danrley. Mas o Piauí votou muito a favor de Elana e por isso esse Record de votos durante o programa de mais de 50 milhões de votos. Elana, você saiu vitoriosa, porque não chorou sua morte no jogo, mas sorriu para a vida aqui fora. Muitas vezes a inteligência vence, mas outras vezes, a ignorância também. Inteligência e Ignorância não se dão bem, são polos opostos. Uma repudia a outra. São inimigas fatais. Não é todo mundo que deseja vida inteligente no BBB, prefere o entretenimento alienante, perverso, agressivo e de humor debochado. A vida é mais que um programa de reality, a vida é uma luta permanente de sobrevivência nesta selva social. Parabéns Elana, você não venceu o BBB, mas venceu a sua miséria social. 




112 comentários:

  1. Parabéns! Texto maravilhoso!
    Este BBB não merecia Elana.Ela e muito mulher para aquele povinho que ficou na casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Regininha. Tentei ser o menos parcial possível, fazendo a crítica ao grupo que admiro.

      Excluir
    2. Vc deveria ser IMPARCIAL

      Excluir
    3. Não sou jornalista, linda. E nem estes o são plenamente.

      Excluir
    4. Textos sempre tendenciosos q nunca me representam.

      Excluir
    5. Eu não faço textos pra representar pensamento de ninguém, linda.

      Excluir
  2. Já foi tarde essa pilantra que se juntou com os porcos da gaiola bem feito pra ela aprender essa nortista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe.... ela não e nortista e sim nordestina, Piaui faz ´parte do nordeste.

      Excluir
  3. A Hanna teve vida dura??? Qdo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hana sempre foi rica,sempre andou arrumada,maquiada e de cabelo escovado.Bem diferente da imagem desleixada q ela tentou passar e q muitos desavisados compraram.Bissex assumida deve nutrir alguma paixão recolhida por Carol ou Paula

      Excluir
    2. "Vidas duras" não significa apenas problemas de ordem material, mas de preconceitos, de ordem psicológica, espiritual etc.

      Excluir
    3. Jujuy, qual teu @ lá no Twitter?
      Pode mandar por aqui que eu não libero...

      Excluir
    4. Ser pobre nao significa necessariamente a pessoa andar desleixada.

      Excluir
    5. Eu disse isso por acaso Maria Clara?

      Excluir
  4. Bem feito pra essa Nortista sair e perder um paredão pra uma racista e uma cobra falsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nortista, sulista, nordestina, sudestina... isso tem cheiro de xenofobia.

      Excluir
  5. Ao contrário do comentarista não tenho nada contra loiras,brancas e bonitas. Também não acho que bbb tenha que ser ganho obrigatóriamente por pobre, pardo e preferencialmente nordestino. BBB é o jogo de quem cativa o público, de quem movimenta a casa. Sendo assim, este bbb, é sim, das loiras! E tem mais, militância não !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tenho nada contra. Sou crítico a atitudes soberbas e falas preconceituosas como a homofobia de Diego, o machismo de Maycon e o racismo velado de Paula. O ser humano não é somente uma cor de pele ou cabelo, mas sua formação mental.

      Excluir
    2. Eu tenho alguma coisa contra ativismo sem conteúdo dos representantes da "massa pensante" do BBB. Custo a acreditar quando vejo a Gabriela dizer que é errado chamar "quadro negro" e "café preto". Meu Deus! Vou ter que pedir um café afrodescendente na padaria?
      Eu tenho alguma coisa contra o endeusamento dos gaiolas.

      Excluir
    3. Nunca vi Gabriela falar isso. Ouvi ela dizer q é pejorativo falar nuvens negras, ovelha negra, humor negro porque conota negro a algo ruim, negativo. Linguagem é movimento na cultura.

      Excluir
    4. Bom, cada pessoa ouve o que quer. Ontem ela falou para a Paula sobre o café. Outro dia falou do quadro negro. Pelo jeito seria preciso abolir varias expressöes em uso na lingua portuguesa porque um dos "baluartes" do BBB19 acha errado. Essa menina tem problema... Então vamos ter que abolir também o termo "deu branco", que seria perjorativo (esquecimento, lelé da cuca). Ah! Tem que abolir também as figurinhas e piadas sobre almas aterrorizantes que sempre aparecem sob lençois brancos... E por aí vai...

      Excluir
    5. Eu também adorei as brancas , loiras como adorei Dizia mas ela me decepcionou com o medo do Rodrigo , e fico com as meninas loiras que são muito inteligentes e vão ganhar esse BBB , porque elas divertem as pessoas que assistem , e vêem o jogo como ninguém lá dentro. E estão sozinhas lá dentro até hoje. A Carol entrou a pouco tempo nessa festa.

      Excluir
    6. As pessoas brancas nunca sentiram na pele a humilhação e o deboche de serem chamadas de "neguinha do cabelo pixaim", "macaquinha", de nego tição, etc.,ou seja, não sabem o que é serem tratadas como ser humano inferior. Fico triste com essa falta de solidariedade de alguns aqui com a dor dos negros, quando estes começam a questionar termos pejorativos que maculam sua etnia. Querem conservar termos que diminuem uma etnia. Certos costumes ofensivos precisam ser abolidos sim. Egoísmo de classe e étnico é terrível.

      Excluir
    7. E vc ? Já sentiu isso na pele?

      Excluir
    8. Não pq não sou negro. Mas isso não impede minha solidariedade a causa da luta dos negros por respeito humano e inclusão social.

      Excluir
    9. Luis Lima, gastou um vasto portugues, para dar sua opiniao negativa sobre pessoas que estao participando de um JOGO para ganhar dinheiro. na minha opiniao, muito drama por tao pouco. jogo se ganha com malicia e sorte. (nao disse maldade). no BBB, vence o mais carismático, e nao o que tem vida mais miserável. BBB é entreterimento e nao muro de lamentaçoes. o povo quer rir, se divertir, a Paula, é favorita, por a maioria, ter visto, que as atitudes dela não são racistas, ela apenas fala o que pensa. e sem hipocrisia, o que a maioria faz. insistem em chama-la de racista, só pq ela disse ter medo da religiao do rofrigo, coisa que a maioria tem, por conta do nao conhecimento. vc tão inteligente, confundir opiniao com racismo.
      pessoas que participam do BBB, se fazendo de pobrinho, se nao tiver carisma, vai continuar poprinho, ou seja, chegam contando historia triste, mas se mostra arrognte e esquece de mostrar humildade, sim humildade, coisa que conquista muito mais do que "pobreza". agora, me chame de preconceituosa, por ter dito a minha opiniao que nao bateu com a sua.

      Excluir
  6. Costumo dizer que em toda temporada do "reality", eu não torço para ninguém - só contra a direção... Esse pensamento, admito, não é bem aceito pelas torcidas, fiéis a ideia de que o público decide o destino dos jogadores, não atentando para as induções da direção... Comparo esta temporada do "reality" a um carro de corrida que larga com pouco combustível no tanque... A tendência dele, por estar menos pesado, é ser mais veloz e disparar na frente... Porém, o tanque menos cheio vai obrigar a um reabastecimento, e a parada nos boxes serve também para alguns ajustes no carro... Na volta para a corrida, para alcançar a linha de chegada, opta-se por uma direção conservadora, pragmática, sem ousadia... Assim foi com o "reality"... O tanque menos cheio são as exclusões precoces de jogadores ... A disparada na frente, a disputa entre grupos...A parada nos boxes, a mudança de enfoque por parte da direção, motivada pela baixa audiência na televisão aberta... A reta final, a opção por um desfecho convencional... Televisão é negócio, pensa-se primeiro no faturamento... Pena que isso seja feito às custas de omissões e visões excludentes...

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo texto Luiz.
    Os dois pilares do grupo gaiola, Gabi e Rodrigo, tiveram uma postura contestável. Rodrigo principálmente desde o inicio do jogo vinha atuando como baba de quiabo, sabonete total. Parecia até um comportamento adolescente de u7ma pessoa perdida e sem opinião e atitude.
    Para mim caráter ou falta dele não é apenas roubar ou não roubar, mentir ou não mentir e etc...Caráter, como eu já disse em outras ocasiões, até para beber água temos que ter caráter. Na hora de se servir nas panelas para almoçar ou jantar. Na hora de conversar sobre algo e etc...Temos que ter caráter. Em muitas atitudes de Rodrigo faltou caráter e ele sempre tentou disfarçar essa falta de caráter com seu intelecto soltando explicações sobre tudo como se ele tivesse uma opinião formada sobre tudo e fgosse o dono da verdade. Em muitas coisas até é util mas quando falta a coluna central que sustenta tudo que é a solidariedade tudo que voce prega voce pode jogar na lata de lixo. A unica pessoa que vira as costas para as pessoas que eu respeito 100% é maestro de orquestras. A atitude de Rodrigo com a Elana foi verdadeiramente repugnante. Caráter a genteleva para dentro da casa do BBB. Caráter5 a gente não usa quando quer, na hora que quer e em lugares que quer. Caráter se aplica até inconcientemente porque já faz parte do DNA da pessoa. No momento que Elana mais precisava ele negou conversar sendo que conversava de jogo o tempo todo com Gabi. Mas porque isso??? porque ela detinha o poder da imunização. Rodrigo foi egoísta, interesseiro e mal intencionado. Ele teve durante o jogo todo comportamentos cinicos e fingidos. É muito patente essas atitudes. Perdi todo os conceitos positivos a favor dele e é o tipo de pessoa que jamais queria no meu universo de vida. E eu falo isso com plena convicção de quem abomina esses tiopos de comportamentos e atitudes.
    - Eu não gosto de alto me promover mas com esses comentários que fiz sobre Rodrigo e para não ser mal interpretado eu vou dar exemplo dom porque que sou assim:
    1) Tem uma carta minha com mais de 100 páginas no Vaticano na mão do papa falando dos nordestinos, nortistas e povos em geral mais injustiçados. O nome da mensagem-carta chama-se: "Pobre, o Bode-Expiatório"
    2) Uma vez em Uberlandia-MG veio a mim um homem negro, marginal, roubava há muitos anos sons de carros estourando os vidros, até tiros em outros marginais ele dava, usava drogas aos extremos, seu primo até em policia batia. Eu tinha uma loja de bonés importados, chapéus e etc...Ele se chegou a mim e disse se eu vendia uns bonés fiados para ele pagar depois. Eu na mesma horta disse: "pode escolher"- Ele escolheu uns 10 bonés importados (era moda na época).Sabe o que aconteceu??? Eu fui o primeiro da vida dele a dar crédito a ele. Ele veio pagou certinho depois de uns dias e levou mais e assim ele começou a largar o mundo do crime. Há muito tempo ele tem uma loja de roupas jovens e se converteu para uma igreja evangélica e hoje ele não toma um copo de água sem pedir permissão para Deus. Tem muitos e muitos outros exemplos maiores que esses ainda que eu poderia citar da minha vida.
    Por isso, sou convicto quando o assunto são atitudes. Rodrigo pisou feio. Gabi se trancou na sua mente que estava só congestionada de "Caróis", "Harys" e "Paulas" (tesão pscicológico interminável) que não a deixa nem raciocinar para os seus próximos. Essa 'gaiola' se restringe a uma 'prisão' intelectual restrita a sómente seus interesses pessoais e não abrangentes. A maior de todas as atitudes é fazer alguém feliz num 'ângulo de 360ºgraus' o resto é querer subestimar a inteligencia da gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Focus, no jogo ele pisou na bola. Mas acho q aqui fora ele é do bem, trabalha com os menos favorecidos. Na verdade, ele não sabe jogar o BBB.

      Excluir
    2. Mas Bah!Se BBB é um jogo o q interessa é o q ele faz dentro casa e como joga.O resto pouco importa.Aqui fora ele dificilmente ganharia um milhão e meio.Hipocrisia dizer q ele entrou no programa só pela militância e não por causa do dinheiro.E aí ele entra na vaga de outra pessoa e não joga.Q lindo! clap clap clap pra ele

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Adorei sua retórica a respeito do Rodrigo, neste bbb foi a pessoa mais decepcionante....quando indiretamente sugeriu ao planta do Alan que escolhesse Alana, porque ela não tinha ido ao paredão. Vale lembrar que a Rizia, Gabi, Rodrigo só estão até agora no bbb pela proteção dada por Elana e Dan por um mês de liderança e também com anjos... decepção total em Gabriela e Rodrigo!

      Excluir
    5. Que comentário maravilhoso. Super concordo com vc.

      Excluir
    6. Falou e disse! 👏👏👏

      Excluir
  8. Estava esperando seu textão "politicamente correto" , Luis. Acho que o BBB vai acabar e vc ainda ficará divagando as suas idéias de opressão social, de lutas de classe, de ignorantes e inteligentes por muito tempo. Sua fala das "loiras de olhos claros" mostra o quão racista vc é, pois o racismo vem de várias maneiras. Elana foi uma jogadora forte, mas se perdeu ao se escorar somente no Danrley. E a tal segregação que vc tanto fala veio exatamente do grupo Gaiola contra a Elana. O que realmente te incomoda é vc perceber que o BBB continua a ser o BBB para as torcidas. O programa sempre foi um entretenimento , as torcidas gostam disso. Quem gosta de pobreza e miséria é intelectual. A forma do programa sempre foi criar atritos, brigas, intrigas e parece que sua ficha ainda não caiu. o BBB não é a porta da esperança e muito menos um fórum sobre desigualdades patrocinados por ONGs. Hoje no seu texto , diferente do texto que vc escreveu do Danrley, vejo sua decepção com Rodrigo e Gabriela que se fecharam e se omitiram no jogo. E ainda seu "ódio velado" sobre as meninas brancas destoa do propósito do programa que é se jogar, falar o que pensa. Paula preconceituosa e racista? Ninguém é obrigado a conhecer a cultura afro, Oxum ou demais orixás. Ninguem é obrigado a saber distinguir Candomblé de Umbanda. Ninguém é obrigado a entender pq imagens de santos são odiadas em certas religiões. Pq vivemos num estado laico não podemos desconhecer preceitos de religiões que não são a nossa? Ser desinformado nos faz sermos preconceituosos e racistas? Talvez vc devesse conhecer Lagoa Santa , cidade onde a Paula vive. Uma menina que vive em um sítio distante de tudo , que trabalha na terra sim , planta e colhe . E isso faz dela ser pior que os negros que vc tanto exalta? Nunca vi nenhum dos negros do BBB dizendo que vão pra roça plantar .... pq isso remete à escravidão no Brasil. Por isso Luis, a pior doença não é o racismo nem o preconceito, a pior doença é usar seu alterego para combater suas frustrações pessoais, coisa que vc faz com maestria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem comentários seu discurso clichê de pessoas que distorcem o que a gente escreve.

      Excluir
    2. Ah! mas os gaioleiros dizem que é mentira da Paula. Que ela não é oriunda da roça coisa nenhuma.
      Entretanto, "acreditam" na fala da Elana (nunca foi ao cinema, ao cabelereiro...) e do Danrley (nunca pegou numa taça, nunca teve óculos nem celular, nunca viajou...). São os "Irmãos Nunca". Preguiça disso.

      Excluir
    3. Adri Frade, parabéns!Tocantins inteiro, porque palmas são poucas!(risos) Um grande abraço!

      Excluir
    4. Show de texto. Parabéns!!!

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Parabéns Adri Frade pelo seu texto. Engraçado que esse Luis Lima só se fere as meninas com tom pejorativo, as loiras, branca, de olhos azuis... Como se fossem umas leprosas por terem nascido assim. E os negros ja são os pobres coitados desde sua concepção. O racismo so vale para os pretos! Ah tá, esqueci! O branco já e privilegiado só de ter nascido branco! E com isso perpetuamos o apartheid, a segregação entre seres humanos e sempre diminuindo o negro já o rotulando de "ninguém", "incapaz"!

      Excluir
    7. Adri Frade...
      Humilha tanto não, ...tadinho...vc não tem pena? kkkkkk
      Qdo a gente marca de ir no Raul Gil pra tirar o chapéu pelo seu maravilhoso texto?

      Excluir
    8. Adri...👏👏👏👏👏👏👏🙌🙌🙌🙌 Assino em baixo. BBB não é jogo p ganhar o mais pobrinho. Nem o q fz e o q é aqui fora. Tem q ter conteudo e dar entretenimento e mostrar autenticidade.

      Excluir
    9. Texto show, a parte da porta da esperança patrocinada por ONG’s não foi apenas o que penso, como me fez rir . Seu texto foi leve é preciso. Tocantins inteiro para vc.

      Excluir
  9. Elana foi eliminada junto com Isabella. Porque ela nao tinha outra historia.

    ResponderExcluir
  10. Tomara que seja isso mesmo que assim me alivia um, pouco sobre ele.

    ResponderExcluir
  11. bbb e jogo ,e vejo como tal,nao importa cor raça o classe social,Tem que jogar o resto e mimi.Alguem lembra da Mara baiana arretada pobre co. Msis de 40 que ganhou o bbb.Foi um exemplo de mulher guerreira e ganhou o bbb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O BBB de Mara havia o voto por telefone, aliás ela só entrou no BBB naquela época por sorteio de telefone. Então é outra circunstância. Ela ganhou porque o povo brasileiro resolveu fazer justiça social. Fiquei triste? Não, de jeito nenhum porque esta mulher conseguiu criar um escola para crianças problemáticas e ainda ajudou os sete irmãos boia-frias.

      Excluir
  12. Por favor a todos, quem tiver @ no Twitter pode me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço para fornecer no particular? Não quero divulgar geral...

      Excluir
    2. Márcia Lima.
      Pode mandar por aqui que eu não publico.

      Excluir
  13. Luís Lima,
    O quê aconteceu com Elana,foi o fato dela ter sido líder três vezes e o poder lhe subiu à cabeça.Todos notaram.E as pessoas não perdoam.
    Mas Elana é uma menina bonita, inteligente, e poderia sim , ficar com o prêmio, mas o lado que escolheu "Gaiola" é formada por pessoas medrosas.A turma não lhe apoiou no momento mais crucial.
    Agora, quanto à Paula, realmente não vejo racismo como alguns falam.Nem os negros estão julgando o jeito dela falar.É complicado você ficar medindo as palavras das pessoas.Algum tempo atrás,você não podia falar negro, preto, pardo etc.,tinha que falar afro descente brasileiro,americano, agora os negros não querem ser chamados de negros e sim de pretos.É complicado isso, afinal,não sei como tratá-los.Hum!Os avós de Paula são
    ou eram negros, segundo ela.Disse isso umas dez vezes.
    A Paula não pode falar sobre cabelo, que o Rodrigo e Gabriela acham desnecessário.Até para mim, aqui, está difícil, pois não entram as palavras,ruim, pico e sarará.Ufa! mudei a frase e deu certo, pois antes elas
    estavam saindo grifadas de vermelho por causa da formação da frase.A propósito, ruim, tem acento e o corretor grifa como se fosse errado.Sobre religião,Paula disse ter medo de candomblé,terreiro, macumba.Ela também tem que ser respeitada por ter medo ou não gostar.Ela tem medo, mas respeita.Cada um com a sua religião.Então o povo ficou com antipatia do Rodrigo e da Gabriela, por conta desse mi mi mi.Eu respeito qualquer religião,raça, só não gosto de muita frescura, e o povo já está cheio disso.Acho todos dessa edição do bem,e o problema é não saber jogar, o que estragou mesmo, foi o mi mi mi.


    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as pessoas deveriam ser tratadas pelos nomes e não pela cor. Por exemplo: e aí negão, como foi a parada lá? Por acaso vc diz: e aí brancão, como foi a parada lá? Dá para sentir a diferença?

      Excluir
    2. Me desculpe mas Elkana ao ser por tres vezes lider jamais subiu nma cabeça. Isso foi a cabeça de cada um que criou essa suposta situação porque torcem para o grupo que ela "eliminou" tres indicando ao paredão.

      Excluir
    3. Td q é exagerado causa o efeito reverso. As pessoas estão tomando aversão a assuntos como racismo, feminismo e tds os "ismos". Vejo as mulheres, de fato, como eu e a gde maioria, q luta, batalha, mata um leão por dia p criar os filhos, sustentar a casa, com pavor desse feminismo vagabundo, escatológico.

      Excluir
    4. Por causa desse feminismo que vc pôde trabalhar fora, que a mulher ocupou espaço na política, pode votar... vc deveria se informar melhor sobre o movimento feminista.

      Excluir
    5. Como devemos chamar o Nêgo do Borel?? Afrodescendente do Borel? Neguinho da Beija-Flor? Preta Gil? Grupo Raça Negra 🤔🤔🤔🤔🤔

      Excluir
    6. Vc não entendeu a semântica das expressões. Nego do Borel não tem conotação negativa, é apelido, como ovelha negra da família q tem conotação negativa. Entendeu?

      Excluir
  14. Luís Lima, parabéns por mais um texto especialíssimo. Você expressou tudo quanto eu penso e sinto. Por isso, li emocionada sua análise justa, inteligente, sensível e toda ela verdadeira.
    Eu era fã dos gaiolas. Depois que vi a atitude desumana de Gabi e Rodrigo com ela, depois que a vi buscando em Paula o apoio que não encontrou nos pseudo-amigos, fiquei tão indignada que nem esperei a eliminação de Elana para abandonar de vez as postagens sobre o BBB19. Perdi o interesse. Não aceitei a atitude desses dois. Elana e Danrley eram meus xodós. Não anulo o valor humano de Rodrigo e Gabi, tampouco deixo de louvar o trabalho dele fora da casa e a militância dela dentro e fora da casa.
    Não sei como eles estão na casa, porque não vejo mais PPV, nem as edições com o parcialíssimo e inconveniente apresentador. Hoje vou ver a prova do líder. Vai ser divertido ver o que espera esses que restam na casa. Um abraço grande .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que meus textos tocam seu coração, já que estamos vivendo no mundo tão egoísta, tão insensível a dor do outro, que em vez de se solidarizar com o sofrimento do outro, faz é criticar quem sofre.

      Excluir
    2. Verdade e ai mudaram o termo para disfarçar o preconceito. Agora chamam de vitimismo!

      Excluir
    3. Onde assino! 👏👏👏

      Excluir
  15. Parabéns pelo texto apesar de não concordar muito , pois não sou gaiola , torço pro grupo das meninas Paula e Hariane e Carol que entrou a pouco também. Antes era Rizia que me decepcionou e saiu fora do meu top 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pelo fato de vc ter lido o texto, apesar das discordâncias, valeu e muito obrigado.

      Excluir
  16. Vamos parar de mimimimi. ...Pois a única que merecia realmente ganhar nessa bagaça era a Elana ,pela postura;pelo caráter,pelos bons valores... e não por ser pobre,pois se ela fosse rica também ela seria um ótimo ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votalhada,se puder editar minha resposta pra Maria Clara deixando apenas um dos "não fale por mim", q saiu duplicado,te agradeço

      Excluir
    2. Jujuy, não tenho como editar os comentários mas você pode excluir e enviar novamente.

      Excluir
  17. Posso estar errada,mas penso q os textos dos tpcs "O q faltou falar sobre" deveriam se escritos pelo dono do Blog.A não ser q os "Luizes" sejam a mesma pessoa,nada justifica essa unilateralidade de opinião q privilegia e foca apenas um lado da questão e representa apenas uma das torcidas.Se não é a opinião do Blog,não deveria estar em destaque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer pessoa que possua capacidade gramatical e de opinião sobre o jogo pode escrever no blog.
      Desde que não inclua no texto os itens das regras, como política e criticar negativamente outros comentaristas, tá liberado.

      Agora, se um torcedor da tua preferida não escreve, não posso fazer nada.

      E ninguém da equipe Votalhada escreve para que não passemos a ser parciais. Tentamos ao máximo ser imparcial.

      Ah, esqueceste de mandar teu twitter.

      Excluir
    2. Jujjuu...
      Manda seu texto SIM, vai ser muito bom curtir seu texto assim como seus comentários sempre divertidos e com aquela pitada de verdades que dói naqueles sem argumentos que fica no mimimi de racismo que já encheu o saco...aguardando para curtir...
      No momento estou sem tempo para enviar o meu!
      Bjs!

      Excluir
    3. Querido,bem q gostaria,mas algumas críticas minhas nem passam pela moderação então penso q meu textão tbm não passaria.De qualquer forma estou escrevendo meu TCC e por hora é o único textão q estou me propondo e com tempo escrever.Mas qm sabe qd Paula for campeã meu texto saia.
      Bjs pra ti.

      Excluir
    4. Rogerio, seus textos fazem falta.

      Excluir
    5. Me coloca à disposição do Blog para assinar meus textos. Assisto o programa, escrevo gramaticamente correto, possuo curso superior e sou antenada em todos os cenários : política, economia, esportes estc

      Excluir
    6. Adri Frade, manda teu e-mail par5a contato@votalhada.com.br.
      Quem sabe...

      Excluir
  18. Paulina na festa
    super racista #SQN

    https://barracobbb.blogspot.com/2019/03/olha-racista-ai-genteeee-sqn.html

    ResponderExcluir
  19. Mais um excelente texto, Luis Lima. Concordo que a trajetória da Elana na casa, considerando o fator idade/vivencia foi uma trajetória bacana. Assim como a de Danrley, mais jovem ainda. Tanto que contra eles só mesmo a antipatia de alguns que querem ver brigas e bebedeiras. Depois dos ataques haters sofridos pelos bbbs da ediçao passada é até perigoso a exposiçao de ideias que fere a preferencia da maioria. Ganhar 1,5 milhoes é sonho, mas avordar com a consciencia tranquila é realidade alcançada por poucos ex-bbbs. Acho estranho gente apostando em gente como se tivessem que se comportar como galos em rinha. O que pesa contra Elana foi se aproximar ou fazer parte de um grupo que prefere aguardar o acaso a articular estratégias de proteçao.

    ResponderExcluir
  20. Sabe aquela velha história de que a gente só gosta daquilo que está de acordo com que pensamos? Muitas vezes, é preciso sair da caixola engessada das próprias certezas e valores culturais arraigados, e se abrir para outras reflexões, perspectivas e narrativas diferentes, mas que tenham consistência real. Tem um ditado que diz: "É na terrenalidade da realidade que se prova a verdade de um pensamento". Não vou dizer quem é o filósofo para não assustar. Mas toda minha reflexão está fundamentada na realidade da vida. Não foi o homem branco que foi escravizado por negros. Não é o homem branco que é abordado de forma humilhante por policiais no Brasil, salvos homens brancos pobres. Não é o homem branco que é associado às coisas negativas como "ovelha negra", "humor negro", "a coisa tá preta", "nuvens negras", "denegrir"... essas terminologias têm origem etimológica e fato. Não foram criadas inocentemente. Quando falo de grupo aloirado e branco, não é para fazer racismo ao contrário, mas para identificar um grupo na casa, já que o programa colocou dois grupos étnicos no programa, como também, a meu ver, dois grupos com perfis sociais diferentes, propositadamente. Isso significa denotar o grupo e não racializar. Leiam e prestem atenção direito nesta frase que escrevi no texto, para não distorcer de forma hipostasiada. Se Paula não cometeu racismo, então por que a Justiça foi atrás dela para obter explicações? A ponto de a GLOBO chamar atenção dela e do Maycon para dar uma suavizada em suas palavras quanto à religião de Rodrigo, que é super-demonizada por algumas seitas religiosas. E mais, Paula é formada em Direito e não tem nada de ignorante e inocente sobre as leis deste país. Deve saber o que caracteriza racismo, etc. Tratam Paula como se ela fosse ingênua, bobinha, como se não soubesse o que está dizendo, falando... ela mesma se penitenciou que não tem freio na língua. Ela mesmo disse q adorava debochar das pessoas aqui fora. Enfim, não estou aqui para condenar ninguém, mas para mostrar certos comportamentos incompatíveis com a civilização e respeito humano. BBB é entretenimento, mas quem disse que entretenimento só pode ser risada, porrada, love story etc.? Por que não pode ser um jogo de uma boa discussão sobre a vida, a vida de cada um lá de dentro? BBB pode tudo, só não pode bater no outro ou matar alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião, mais discordo.

      Excluir
    2. Não é um ditado e sim uma citação de Marx. E Marx não me assusta pois muitas de suas idéias retrógradas morreram com ele.

      Excluir
    3. Vc já leu Marx? Leu o que?

      Excluir
  21. Fantástico texto, como sempre adoro seus comentários. Valeu falou tudo e mais um pouco sobre a saída da Elana , senti muito pra mim o bbb acabou de vez... esperando que o próximo seja melhor sem Rodrigo e Gabi...eles acabaram com o jogo

    ResponderExcluir
  22. Luna...
    Amiga...vi seu pedido e o da Jujjuu para enviar meu texto do eliminado, mas infelizmente, estou sem tempo...no momento só estou podendo fazer alguns comentários!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Luna...
    Amiga...vi seu pedido e o da Jujjuu para enviar meu texto do eliminado, mas infelizmente, estou sem tempo...no momento só estou podendo fazer alguns comentários!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Soninha Messias...
    Obrigado pelo carinho minha amiga de longa data!
    Vi sua mensagem em outro post, mas estou sem muito tempo pra postar...espero que vc veja por aqui mesmo amiga!...pq se postasse naquele post talvez vc não conseguiria achar mais...
    Saudades!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As moderadores foram suspensas entre 15 e 20 horas.
      Os e-mails enviados ainda serão lidos.
      As respostas serão enviadas de lá.

      Excluir
  26. Não acho Elana essa perfeiçao toda não.Ninguém é mau caráter, tds lá tem suas qualidades e defeitos. Desde o começo mudei varias x de favorito.Elana já foi minha favorita até perceber o qto ela perseguia a Isabela e a satisfação de coloca la n paredão.Isso ficou notório p mim qdo via ela dando abertura p Maycon só p fzr ciúmes p Isabela. Sem esquecer de qdo ela fez o gesto de chutar a cabeça d Isabela qdo o Thiago perguntar a ela quem indicaria.Ela estudou bem o BBB e tentou se aproximar o máximo possivel d perfil d um campeão. Forçou muito. Extrapolou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo!
      Não vejo na Elana essa Coca-Cola toda não.Aquela velha frase se aplica a ela:Dê poder a uma pessoa...(complete a frase)

      Excluir
  27. Todos os indícios de que o bbb19 acabou e que a grande final foi na última terça. Fiat promovendo a entrada de participante a essa altura, matérias exclusivas com os brothers que já saíram. Tem alguém lá ainda? Ha ha ha

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelo texto! Os gaiolas me decepcionaram me causando nojo diante da covardia do não comprometimento perante o jogo como também pela ausente atitude solidária para com Elana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu... não tenho nojo, mas fiquei decepcionado.

      Excluir
  29. Hoje passei a gostar de Alan, por saber que ele protege animais de rua, se o cão está machucado ele leva ao veterinario e paga todas as despesas e depois consegue adoção. Tem cinco vira latas que adotou. Bom coração

    ResponderExcluir
  30. A compaixão pelos animais está ligada a bondade de carater e Alan é um cara abençoado, protetor de animais de rua.

    ResponderExcluir
  31. Minha finalista saiu, infelizmente. Queria que tivesse sido a Carol.

    Mas enfim, Elana "adquiriu" essa "rejeição" por culpa única e exclusiva da dupla Danrley e Rodrigo.
    Ela se queimou aqui fora, pq a maioria n gostava do Danrley, assim como a maioria não gosta do Rodrigo.


    Agora minha torcida é só por PAULA E HARI.
    PAULA CAMPEÃ!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As opiniões mudam pq os participantes mudam no jogo.

      Excluir
    2. Rejeição??? Onde isso???
      Ela colocou 46% de votos na Carol quase 95 milhoes.

      Excluir
    3. Tão esquisita esta votação num programa de baixa audiência... pessoas não conseguiam votar na Carol.

      Excluir
    4. Pura verdade, muitos votos não foram computados.Coisas estranhas acontecem no BBB, nenhuma satisfação é dada e tudo fica sem resposta como se o público não merecesse respeito.Não acredito na sobrevivencia deste formato,perdeu a credibilidade.

      Excluir
  32. As pessoas falam como se a Elana tivesse recebido todos os 202 milhões de votos,mais não, a torcida da Elana colocou mais de 95 milhões de votos na Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Rodrigo perdeu a torcida de Elana.

      Excluir
    2. Rodrigo queria Elana no paredão,amou a oportunidade do Alan seguir sua velada e covarde sugestão. Só que as atitudes falam mais das pessoas que palavras vazias.Se Rodrigo e Gabi ainda estão no jogo, agradeçam ao esforço da Elana nas provas e consequente proteção,senão... já teriam encontrado o olho da rua.

      Excluir
  33. E daí q botou 95 milhões de votos? saiu do mesmo jeito e Rodrigo tbm vai sair

    ResponderExcluir
  34. Não tem isso de "e daí"? comentários tem que ter contextos reais e verdadeiros.

    ResponderExcluir
  35. Luis... que texto PERFEITO !Sensacional, eu não tiraria exatamente NADA DAI !
    O público adotou a racista como ganhadora,e isso é indiscutível.
    Infelizmente a gaiola afundou ali.
    A saída do Dan foi o ponto para eles se alinharem, tiveram a chance ÚNICA pra mandar as 3 para o paredão, mas não fizeram isso.
    Discordo com uma coisa, nunca achei o ALAN membro da gaiola, a ida dele pra lá foi por conta da Hana e acabou tão dividida a casa, que não teve como voltar.
    Gabriela sabia qe Rodrigo não era alvo de Alan e não deu a imunidade a Elana, o que e de se questionar,até pq a própria Gabriela disse que só estavam no jogo porque Dan e Elana pegaram 3 lideranças consecutivas.
    Não adianta os hater's espumarem aqui Danrley e Elana serão lembrados eternamente nessa temporada como jogadores, limpos, honestos e CAMPÕES dessa edição.!

    Belo texto !

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.