27 março 2019

Bruna Jones: Reality Shows que fracassaram

Texto recebido em 24/03/2019

"Olá minha gente, tudo bom? Meu nome é Bettina e eu... Não, mentira! Essa semana eu estive pensando no fracasso que está sendo essa décima nona temporada do "Big Brother Brasil" e me recordei do texto que fiz aqui para o Votalhada sobre algumas coisas que a produção poderia ter pensado para resgatar ou dar uma movimentada no jogo e principalmente, inovar na próxima temporada. Pois bem... Meu pensamento foi mais além ainda e recordei outras temporadas de realitys aqui do Brasil que também não fizeram tanto sucesso, seja por conta da proposta usada ou pelo elenco que não atendeu as nossas expectativas.

E eu sou o tipo de pessoa que acompanha esses programas desdes os primórdios, lá na época dos dinossauros quando... Não... Mas falando sério, eu acompanhei o primeiro "No Limite" lá em 2000 e não parei mais, ou seja, ano que vem estou completando 20 anos neste universo e olha? Eu acompanhei cada coisa que até Deus dúvida, vocês acreditam que existiu um reality show chamado "Apartamento das Modelos" na Rede TV!? Pois é, não só existiu, como eu assisti. Mas... Por motivos óbvios, essa preciosidade não estará na minha pequena lista de cinco programas que não funcionaram, pelo menos no meu ponto de vista.

Lembrando que essa lista não está em ordem de "do pior para o menos pior" e que obviamente existem outras temporadas e programas que não deram muito certo, então, vou usar a clássica frase dos YouTubers: "Se vocês gostarem dessa matéria, deixa um comentário maroto que eu prometo (se o Votalhada me der o espaço) retornar com uma segunda parte dessa matéria", principalmente para você leitor que já cansou até de mesmo de odiar o "BBB19", vem conferir outras opções para odiar comigo!


1) Casa dos Artistas 3 (SBT)

Todo mudo sabe que o primeiro grande confinamento de sucesso no Brasil foi a "Casa dos Artistas", porém, Silvio Santos ficou ambicioso e resolveu socar na programação a segunda e a terceira temporada uma atrás da outra em 2002, porém, para não ficar na mesma coisa de sempre, eles resolveram inovar e confinar seis famosos com seis fãs. Na estréia do programa, cada artista contou com três fãs no palco, rolava uma dinâmica e um era classificado para o reality. O problema já começou por aqui, no elenco, apesar de ter Carola Oliveira e Luiza Ambiel na temporada, ninguém além do Silvio Santos queria acompanhar o Agnaldo Timóteo e o fato de terem usado o Flávio Mendonça, sendo que o irmão dele tinha acabado de participar na temporada passada, também foi um desgaste.

Para ajudar a enterrar de vez, o favoritismo do Silvio Santos pelo cantor Agnaldo Timóteo e pela personal Solange Frazão, fez com que ele inventasse uma regra depois de um mês de confinamento que se houvesse empate nas votações, ninguém seria eliminado, com isso, ninguém nunca mais foi eliminado do jogo e tivemos uma temporada arrastada e uma final catastrófica com oito pessoas na casa. Vale lembra também que essa edição tinha uma vaca e galinhas para os participantes cuidarem, olha que coisa absurda? Digo, absurdo pelo fato daquilo não fazer parte da proposta do programa. Não preciso dizer que essa temporada foi a última pá no caixão da atração, né? Até existiu uma temporada seguinte e melhorzinha com atores querendo um papel na novela, mas... Saudades das duas primeiras temporadas reina.

2) O Jogo (Globo)

No ano seguinte, em 2003, a Globo resolveu inovar e lançar um misto de reality show com série, uma coisa meio RPG, no qual, doze participantes precisavam solucionar o assassinato de um grande empresário fictício. A proposta da atração foi interessante, em cada episódio os participantes encontravam pistas para inocentar um dos doze suspeitos e no final de cada um deles, dois competidores eram indicados para uma espécia de "pista final" no qual, um conseguia uma pista real e o outro se encontrava com o assassino e "morria" também.

Eu lembro que eu era louca por esse reality show que teve o Zeca Camargo como apresentador, sempre gostei de séries criminais e acreditem ou não, a bonita aqui acertou quem era o assassino. Porém, aparentemente eu fui a única que se animou com essa história, o programa não caiu nas graças do público, as pessoas (se é que existem) fingem que nunca nem viram, os participantes não conseguiram fama e sucesso, e nem adianta você procurar por informações sobre eles na internet, pois não existem. Esse foi um floop que me dói até hoje e com o avanço de nossas tecnologias, a Globo poderia muito bem dar uma segunda chance, né?

3) Busão do Brasil (Band)

Sabe Deus por qual motivo, a Band achou interessante confinar doze pessoas em um ônibus e rodar o Brasil com elas. No meio das paradas que eles faziam, os participantes precisavam realizar algumas tarefas, provas e também tinham a oportunidade de passear ao ar livre e conhecer os costumes locais, pensando agora, até que poderia ser um grande programa turístico, não é mesmo? Mas... Não foi bem assim. O público não caiu nas graças da proposta e a produção teve que lidar com vários problemas, principalmente entre o principal patrocinador do reality que não estava gostando do excesso de sexo e nudez que acontecia dentro daquele busão. Resultado, todo mundo está traumatizado com aquilo até hoje e aposto que o apresentador Edgard Piccoli gostaria de retirar a atração do seu currículo.

4) Amazônia (Record TV)

Outro reality show que a proposta era bacana, porém, mal utilizada. A ideia aqui foi parecida com "Survivor", a Record selecionou doze famosos, separou eles em duas equipes e jogou no meio da Amazônia, mandando eles passarem por diversas situações que enalteciam as terras por onde eles passavam e também que não possuíam nexo algum. Talvez o fato do programa não contar com eliminações foi a principal chave para a derrota aqui e embora seja muito legal conhecer mais sobre a Amazônia e a importância dela para o Brasil, a gente assistia para ver o elenco brigar, não é mesmo? Para ver a miss tendo que cagar no mato e se limpar com folha de bananeira, a gente sempre vai olhar o reality pelo aspecto de entretenimento e não pelo lado cultural da coisa.

Até hoje eu brinco que só eu assisti (e vocês podem conferir as provas disso, quero dizer, as matérias sobre cada episódio em meu blog) e a família dos participantes, para vocês terem uma noção do floop, eu DETONAVA ele toda semana e metade do elenco me apoiava no twitter. E como se não bastasse tudo isso, a emissora ainda fez o favor de premiar a pessoa errada, durante a última tarefa no palco ao vivo com o apresentador Victor Fasano, a produção não fez a contabilidade certa dos pontos e premiou o piloto Tarso Marques ao invés do escritor Alexey Magnavita, o escritor por sua vez processou a emissora e depois de alguns anos na justiça, recebeu o valor que ele deveria ter ganho e com isso, o reality show descansa em paz até hoje.

5) A Fazenda 9 - Nova Chance (Record TV)

Depois de um ano sem confinar sub-celebridades em Itu, a emissora resolveu dar uma nova chance para atração e aproveitando o clima, deu também esse subtitulo para a temporada. Nós ficamos empolgados com as INFINITAS possibilidades sobre o elenco, era tudo o que nós queríamos, trazer os participantes mais fantásticos de cada temporada para jogar novamente. Pode entrar Núbia Oliiver, Janaína Jacobina, Denise Rocha, Ana Paula Renault, Cristiane Maravilha, Rafael Ilha, Lorena Bueri, Andréa de Nóbrega, etc... Mas, não... A Record montou um elenco de dar dó. A maioria daquelas pessoas já não tinham funcionado em suas temporadas originais e sabe Deus o motivo, eles acharam que juntar eles daria em algo.

A temporada basicamente girou em torno dos mais famosinhos ficarem rejeitando o pessoal do "Big Brother Brasil", o Marcos Harter foi o Marcos Harter e gerou algum conteúdo ao longo do confinamento, o embate entre ele e a Flávia Viana foi o ponto alto da atração e fez uma final que deixou a gente ansioso para conferir o resultado, mas como um todo, os demais nomes decepcionaram, mas decepcionaram num nível que olha? Eu acho que não tem como eles produzirem uma temporada pior do que essa. Ao meu ver, por se tratar de uma nova chance com ex-participantes, eles poderiam ter feito algo no clima de "Heróis contra Vilões", poderiam também ter selecionado 50 pessoas para o confinamento e ter feito o público votar e decidir sobre quais eram os 16 que eles gostariam de ver confinados, até pelo fato de que alista nunca é uma surpresa, ela sempre vaza dias antes da estréia, então poderiam usar isso em favor deles, não usaram e nós dançamos.


E é isso, minha gente. Das cinco temporadas, qual vocês acharam pior? Acham alguma outra que não foi citada a pior? Comentem e não vale dizer que é o "BBB19" que, né? Como eu disse, se gostarem, a gente volta com mais. Já deixo o meu muito obrigada para aqueles que pararem por aqui por cinco minutinhos para ler. Até a próxima!"

Bruna Jones - @odiariodebrunaj

As opiniões emitidas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor das mesmas e não expressam necessariamente
as da administração e colaboradores do Votalhada.



16 comentários:

  1. Oi, eu li seu texto e fiquei surpresa por desconhever alguns dos realitys que vc citou. E olha que sou fã deles. Gostei. Esperando o próximo.

    ResponderExcluir
  2. Fomos agraciados com mais um belo texto da Bruna Jones.
    Lembro de todos mas não assisti nenhum episódio de Amazônia e O Jogo.
    O Busão acho que assisti 1 e meio. Desisti.
    Curiosa para o segundo capítulo dessa saga de fracassos.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei demais,Bruna,quero continuação. Realmente esta edição do BBB esta ruim, porém...ter que engolir o Cesar como campeão por falta de opção melhor, isto foi de doer.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto... Acredito que "O Jogo" fracassou por falta de interatividade com o público, que não interferia nos rumos da disputa... Como o "reality" tinha uma parte de confinamento, as pessoas imaginavam que fosse como o BBB, e não era, frustrando o público e fazendo cair a audiência... Diferente do BBB, que fornecia tudo pronto aos telespectadores, "O Jogo" obrigava de algum modo quem assistia a pensar, mesmo que fossem coisas muito elementares... Por fim, a primeira onda de "realities" no país estava refluindo, não era o melhor momento... Em compensação, o "reality" teve uma vencedora negra, o que tirando as competições musicais, não era tão comum na época...

    ResponderExcluir
  5. Eu adorava o busão do Brasil kkkkk
    Até hj não tenho amigos ou conhecidos que tenham assistido. É triste não poder falar mal de algo com pessoas próximas.

    Quanto ao BBB achei o 14 e o 17 bem chatinhos tbm. N consegui assistir até o final.
    Caso dos famosos foi um exemplo de programa topado a Flop em 2 anos... Sem comentários.
    E faltou falar dos inúmeros realitys musicais que n agradaram.

    ResponderExcluir
  6. oi Bruna vou fazer 70 anos gosto de Reallyts mais não lembro de mtos dos q vc citou.
    aguardando.

    ResponderExcluir
  7. BBB19 batendo todos os recordes de votação e com a votação mais lenta por causa do Captcha. Se liga ae. Eu não acho que essa edição tá ruim e fracaso e tudo mais.Cada um tem uma historia. e na festa por exempoo são um dos melhores. Pra ficar melhor é o SnakeTeam começar a vazar a partir de hoje.
    Paredão: Carol x Hariany x Paula (Rizia)

    ResponderExcluir
  8. Haha, muito bom o texto como sempre, Bruna! Desses realitys, só vi A Fazenda 9 e acredito que ela é super injustiçada, pois achei mil vezes melhor que a 10. Mas voltando pra outras sugestões, claro que o BBB19 é a pior edição de todas, mas tivemos outras bem ruins, como o 14 e principalmente o 15. Falam também do 6, mas não lembro muito por ser muito novo... Achei o Power Couple 3 bem ruim também (saudades sistema antigo) e os últimos MasterChef estão perdendo um pouco a graça, por causa de que colocando duas temporadas por ano, o formato está se desgastando. Enfim, já no aguardo da continuação pra conhecer outros realitys fracassados suahsu!

    ResponderExcluir
  9. Vendo o BBB, vejo o falsomanco rodeando a Gabriela. Chega ser nojento a maneira como fica cercando. Espero que ela não o imunizar.

    ResponderExcluir
  10. A Fazenda 9 foi o único desses Realitys que assisti e olha Flop mesmo KkkKK pior temporada da fazenda desde a 2

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de assistir todos realitys,mas tiveram alguns que não consegui assistir por mais boa vontade...Amazônia assisti um pouco,não me prendeu.O Busão never.A casa dos Artistas assisti os dois até o fim.

    ResponderExcluir
  12. Quero a a Elana saia. Que nojo da Gabi e pro falsomanco. Valeu o cerco que o manco fez na ridícula da Gabi. Nenhum desses dois não ganharão este BBB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Mariana eu estou votando bastante para a Elana ser eliminada do BBB 19.

      Excluir
    2. Tb quero que a Elana saia.A gaiola está abrindo e um a um vão sair, acho que o ultimo a ficar deles vai ser o Alan que acordou pro jogo agora. Torço pelo trio. Pauryane e Carol

      Excluir
  13. Nota dez para a Bruna Jones falando sobre os realitys shows que foram os maiores fracassos na história da televisão, a casa dos artistas 3 achei fraco e complicado, uma final de 6 pessoas que nunca tinha visto. Acabou ganhando o paraibano o xará Sérgio que era fã de uma artista que agora eu não me recordo, na época eu torcia pela Luiza Ambiel. Mas o reality mais fraco era pessoas que estavam confinadas dentro de um ônibus, achei fraquíssimo e difícil de entender, eu espero que a volta de O aprendiz não seja um fracasso, Eu gosto de ver o aprendiz. Parabéns Bruna Jones, pela coluna!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.