22 fevereiro 2019

OPINIÃO: Um jogo atípico, fora do padrão, por Luís Lima



Texto recebido de Luís Lima em 21/02/2019

Um jogo atípico, fora do padrão

BBB-19 parece que foi formatado para reproduzir a sociedade partida entre militantes e não-militantes, entre amarelos e vermelhos, entre politizados e alienados. Um espelho social de nosso país desde o último pleito. Na verdade, é a expressão da sociedade de classes com seus interesses divergentes e diferentes, com seus valores morais arcaicos, modernos e pós-modernos. É o conflito de um tempo histórico em movimento, em ressignificação de seus valores éticos, políticos, filosóficos, enfim, culturais.

Todo processo de mudança histórica traz o atrito, a discórdia ou a discordância, porque interesses, crenças e valores (morais, políticos e culturais) estão sendo questionados, postos em xeque. Logo, abala as certezas absolutas, o pensamento ossificado e a linguagem amalgamada. Fazer o furo no que está solidificado dói aos que estão petrificados nesses modelos de pensamento, diria, muitas vezes, da Idade Média. Pôr em xeque esta acomodação cultural, incomoda. Acho isso ótimo. É a evolução social.

Pois bem, o BBB-19 trouxe o incomodo aos acomodados, que já estavam acostumados a um modelo de BBB maniqueísta, entre o bem e o mal, os bonzinhos e os mauzinhos, entre os heróis e os vilões. Este é jogo padrão estruturado pelo Programa. Quando uma nova safra de BBBs quebra este formato, ao se expressarem tacitamente que não querem ser vilões ou heróis, mas apenas jogadores que querem o 1,5 milhão, e não querem ser nominados como paneleiros, eles causam estranheza, decepção e raiva no público sedentos por BBB-novela ou BBB-ratinho, “porrada”.

E me pergunto? Os BBBs estão certos ou errados? Querem ser personagens que o programa cria nas edições ou jogadores ávidos para vencer o jogo? Ora, quem quer ganhar o milhão e meio, não pode desagradar o público, ou seja, não pode ser o malvado da história, para que o oponente seja a vítima que agrade o público e vença. Parte do público muitas vezes é sádico e masoquista, é Fla-Flu. A isonomia da competição está aí, a meu ver. Todos se vendem bonzinhos, honestos, éticos ou alguns vendem sua personalidade forte, arriscando agradar ou não a maioria, como fez Hana. Como nada é unanimidade, há quem goste e há quem não goste.

Então, a meu ver, os jogadores estão certos em não fazer o jogo padrão do programa para dar audiência simplesmente, colocando-se na forca como vilão, traidor, fuxiqueiro, leva e traz etc., correndo o risco de perder o prêmio. A não ser que não lhes interessa vencer, mas apenas se apresentar para a mídia televisiva e dizer que existem para trabalhar com ela. Cada um faz o seu jogo como quer e pode. Cabe a nós gostar ou não.

Portanto, essa nova safra de jogadores derrubou os padrões pré-estabelecidos do programa, propondo-se a ser jogador do jeito que eles sabem ser, sem mimetismo ou cópia de outros programas e personagens.

Dito isso, vou me ater agora aos jogadores, melhor, a dualidade de brancos e pretos, a ambivalência de loiros e negros, o confronto entre a classe média e a classe baixa, porque esta é a formatação deste BBB, o conflito de classes. Militantes e Alienantes, para mim, traduzem a caricatura do BBB-19. Foram escolhidos pessoas com histórias de militância político-social e pessoas alheias à participação político-social, melhor dizendo, pessoas do mundo doméstico-social. Talvez a ideia dessas escolhas fosse reproduzir a guerra ideológica entre os amarelos e vermelhos que ocorreu aqui fora nas eleições passadas, achando que, com isso, barracos, discussões políticas acirradas dariam um enredo de sucesso ao programa. Errou feio. Pois isso está se dando, por incrível que pareça, fora da casa.

É nas redes sociais que este conflito e confronto ideológico está se dando. Alguns incomodados com os militantes que simbolizam o esquerdismo (o que é um engano, pois nem todo militante é de esquerda), outros incomodados com o grau de preconceito revelado nas falas dos não-militantes, (que nem sempre são de direita, apenas com valores conservadores), como se fosse natural e normal, por exemplo, uma loira dizer que tem cabelos “ruim” ou que tem avô negro, sendo toda família branca. Parece mais um deboche do que uma inocente ignorância.

Por isso que é difícil dissociar política da vida social, porque a vida social está permeada de ideologias de todos os tipos, seja religiosa, seja política etc. Entendendo ideologia aqui como um conjunto de ideias que permeia o nosso pensamento com uma visão de mundo, de sociedade.

Neste sentido, a ideia de planta, de protagonista, de vilão, de coadjuvante, de figurante neste programa fica sem sentido. Porque até agora não vimos o protagonista, o vilão, o coadjuvante e a planta (que é algo bem relativo, porque plantas já venceram o BBB).

Eu pessoalmente não vejo o grupo Gaiola ser arrogante, agressivo e patrulheiro, porque trava um debate linguístico sobre determinados termos pejorativos usados para “denegrir” oprimidos como favelado, cabelo ruim, índio bicho, etc. O debate e a discussão são fundamentais para elucidar o caráter ofensivo que traz certas palavras embutidas de preconceitos sociais. A evolução humana se dá nesse confronto verbal, racional e simbólico entre diferentes, porque é a partir do choque entre dois polos antagônicos que nascerá a NOVA SOCIEDADE, a VERDADE HISTÓRICA como fundamento da FELICIDADE.

A felicidade nunca será individual, se ela não for coletiva, se ela não for estendida a todos. Muitos de nós têm momentos de felicidade que se esvaem com o tempo (muitos nem têm), apenas se eternizando nas lembranças. Aristóteles dizia que a Felicidade é a Justiça Social, no seu belo livro “Ética à Nicômaco”.  E quem luta por justiça social, busca a felicidade. Acho que a proposta do programa é que grupos sociais diferentes possam se solidarizar, se comunicar, encontrar pontos em comum, trocando experiências, falas de vida, porque cada um ali fala e conversa o que vive aqui fora. Se vc for pôr um Nerd no programa, com certeza ele falará daquilo que ele está envolvido. Natural!

Não sou pessimista em dizer que o programa está um fracasso, por ter um formato subjetivo-objetivo diferente de outros BBBs, com pessoas de classes sociais misturadas, com suas vidas antagônicas e diferenciadas. Acho que poderíamos ver o programa como algo diferente dos outros, sem barracos, sem gritos, sem agressividade a flor da pele; porque também dizer que todos dormem e não fazem nada é uma ladainha que ouço e vejo quase todos os anos dos que pagam PPV. É preciso entender que as pessoas não são máquinas ou robôs para estarem 24 horas conversando. O corpo cansa, a mente estressa e o descanso e o bom sono são fundamentais para repor energia. Mais humanidade e menos robotização do ser humano. Estejamos abertos aos contrários, às críticas. Contrariar, mobiliza o ser humano. Um abraço a todos.   

Luís Lima - Luiz_113@hotmail.com

As opiniões emitidas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor das mesmas e não expressam necessariamente
as da administração e colaboradores do Votalhada.



45 comentários:

  1. Não acredito no que ouvi ontem ?
    Thiago Leifert definitivamente é 40 vezes pior que o Pedro Bial !!!
    Dizer que o Brasil se emocionou com eles ?
    O jeito que estão jogando é lindo ???????
    Isabela disse ontem pra todo mundo que o Brasil está encantado e emocionado com eles !!!
    Como assim ?????????
    Mas é exatamente ao contrario !!!
    O Brasil está irritado , desapontado , desiludido , arrasado com a PIOR EDIÇÂO de um BBB de todos os tempos !!!
    Um lixo de programa protagonizado por participantes sem carisma algum!!!
    Comprometimento ZERO !!!
    Ficaram de puxa saquismo uns com os outros na madrugada e vem o senhor Thiago Leifert colocar palavras nas nossas bocas ?????
    FALTANDO COM A VERDADE !!!!
    Inacreditavel como o Thiago enterrou de vez esse BBB19 ontem !!!
    Agora mesmo que não veremos nenhum barraco nesse BBB !!!
    Algo inédito em quase 20 anos de programa !!!
    Ninguem se emocionou com nada a não ser o Thiago e sua familia !!!
    Deprimente !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero número e grau

      Excluir
    2. Ronaldo!! Me desculpe mas não acredito que voce tem tamanha insansatez...tamanha falta de sentimentos...tamanha falta de sensibilidade.

      Excluir
    3. Roanldo,

      por conta disso eles estão nesse momento fazendo um circulo na piscina e cantando Epitáfio do Titãs quase em alfa



      Tiago não é ruim é Péssimo

      Desisto desse BBB paz e amor @SQNN

      tudo falso


      PsFoco nos Fakes:Menos,bem menos

      Excluir
    4. Ronaldo concordo com tudo que você falou, não presta muita atenção com quem não concorda com você e que acaba te agredindo de algum modo..

      Excluir
    5. Olá Ronaldo. Concordo em gênero e numero com vc. Piegas demais o Thiago. Pior BB de todos os tempos.

      Excluir
  2. Emoção? Que emoção heim Thiago? O único sentimento que temos é de revolta e vergonha alheia com o pior BBB de todos os tempos. Fecha logo essa casa e acaba de vez com essa palhaçada.
    Nem que Boninho coloque todos para andarem de 4 por uma semana essa bosta vai melhorar.
    É capaz de adorarem andar de 4 e acharem o máximo, pois estão "fazendo o melhor BBB". Dá ate gastura assistir 5 minutos desse programa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neto! tá beirando à loucura sua falta de sensibilidade.

      Excluir
    2. Luiz Lima. O que falar de suas palavras. Só vou resumir o que eu acho de voce. Mas antes voce sabe mais doque ninguém que sou exatamente um exemplo do que voce falou:Sempre fui militante da direita as vezesMilitante da esquerda quando esses não traem o Brasil com corrupção. Sou de familia tradicional de São Paulo-SP e minha vida toda sempre me preocupei com os mais injustiçados. A gente fala e fala de preconceitos e sempre colocando os negros e se formos bem afundo na questão as mulheres desde que o mundo é mundo sofrem com preconceitos absurdos bem antes de escravizarem os negros. Então tanto os negros como as mulheres e etc...devem sempre lutarem para cada vez mais se igualarem aos demais em referencias. Voce Luiz Lima com certeza é uma pessoa que veio ao mundo para missões de mudanças. Sábio como tu és fica fácil discernir entre o bem e o mal e com isso desenhar e projetar caminhos mais iluminados para todo mundo. parabens pela plena consciencia das 'coisas'.

      Excluir
    3. Sabe o que admirei em vc, Focus? A sua flexibilidade em dialogar com o lado oposto ao seu, no sentido político, a sua maleabilidade de se posicionar com um bom humor que não dá nem para ter raiva de ti, porque vc é uma pessoa do bem, da bondade e da tolerância aos diferentes, aos que pensam de forma contrária. Meu amigão, se posso lhe chamar assim, uma coisa eu aprendi com tudo isso. Gente que presta e que não presta existe em todo lugar, em todas as instituições humanas. A ovelha suja pode estar até mesmo dentro da família da gente. Não há nada tão limpo e puro no mesmo cesto. Sempre vai ter aquela laranja podre. Antes eu achava que havia purismo em alguns compartimentos sociais e minha ilusão política veio por água abaixo. Hoje olhos pessoas, não grupo, porque num grupo sempre vai ter um Judas. Já conheci pessoas de direita que são maravilhosas, assim como conheci pessoas de esquerda que são um nojo e vice-versa. Realmente a mulher foi o primeiro ser humano a ser oprimida e reprimida na sociedade patriarcal. Os negros vieram com o advento do mercantilismo no final do século 15 e início do século 16 até quase o final do século 19. Os traumas psico-sociais dos negros e das mulheres ainda são sentidos até hoje. Imagine uma mulher sendo negra, pobre e homossexual, com três cargas de preconceitos em cima? Eu sei que as vezes pego pesado nas palavras, mas é a mania do filósofo, do acadêmico, que destrói uma reflexão para saber se outro é capaz de reconstruir e defender sua reflexão. É a técnica que uma bancada de doutorado ou mestrado faz para testar o aluno da sua convicção. Sei que aqui não é lugar para isso. Sou capaz até mesmo de desconstruir tudo o que escrevi lá em cima, e criar uma outra reflexão oposta. Mas o meu objetivo com o texto foi oferecer uma outra perspectiva do programa, do objetivo do programa, ou seja, sair um pouco dessa reflexão massificada de que o BBB-19 tá uma "mierda". Estamos condicionados a gostar do programa de outro jeito, aquilo que disse no texto: BBB novela ou BBB ratinho com porrada, brigas, intrigas e traições. Assim, a competição para vencer fica difícil para quem for assumir o personagem de Judas, vilão, leva e traz etc. Por isso, que esta formatação maniqueísta do jogo foi quebrada por esses jogadores. Hoje a sociedade parece que tem sede de violência, de todos os tipos: verbal, simbólica e física. O BBB nos últimos anos tinha se transformado num jogo de ameças veladas lá dentro, numa UFC: "se fosse lá fora, eu quebrava a sua cara", "vamos pro pau quando sairmos daqui?". Quem lembras dessas frases em vários BBBs? Por isso que olhar o jogo por outros ângulos no dá a possibilidade e oportunidade de refazermos nossos olhares condicionados. No mais, obrigado pelo comentário.

      Excluir
    4. Voce nao poega persado Luiz. A 'balança' para ter o equilibrio para aferir certo tem que ter o contra-peso. Pesado mesmo é insistir em deixar os 'fardos' nas costas dos nossos irmãos.

      Excluir
    5. Você esta certo Neto é o pior BBB de todos os tempos..

      Excluir
    6. Neto..também não consigo aasostia mais de cinco minutos essa casa. Que povo sem carisma. Thiago ainda incentiva p que eles continuem nessa performance...

      Excluir
  3. Foco, por falar em loucura....quer saber....deixa prá lá.

    ResponderExcluir
  4. Luiz Lima, parabéns pelo texto esplêndido e , do começo ao final, repleto de afirmações incontestáveis sobre os fatos que fazem dessa edição um BBB atípico. Não retiro nem uma vírgula do que você muito brilhantemente escreveu. Esse é um texto para ser lido, relido e submetido a uma longa e pausada reflexão. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha linda. Quando a gente lê o texto para além do que ele quer dizer, a gente faz uma leitura imanente, o que está por detrás das palavras ditas. Esta é a verdadeira leitura, ou seja, aquela que sai da aparência e vai para a imanência, para o não escrito. Um grande beijo.

      Excluir
  5. Foco nos Fakes, estou aplaudindo de pé seu comentário. Um abração.

    ResponderExcluir
  6. Foco nos Fakes tem o dom de me irritar profundamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te ajudar nesse bloqueio: Vou te mandar uma cópia de todos o0s meus comentários, vou imprimir e fazer uma apostila e te enviar para voce ler todo dia antes de dormir. rsrsrsrsr

      Excluir
    2. Por favor, faz isso não, vai ser um suplício ler tudo q vc escreve.

      Excluir
  7. Foco nos Fakes quer um biscoito?

    eu te dou 🍪

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero ... mas só ser for biscoitos feito pelos quilombolas. rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  8. Todo jogo tem uma essência básica e uma finalidade que pode sofrer adaptações, porém nunca ser modificado drasticamente ao bel prazer de quem o dirige. Imagina se os dirigentes dos clubes de futebol resolvessem que não queriam mais apenas ver dez homens correndo atrás de uma bola e um fechando a trave, driblando seus adversários, com o objetivo final de fazer um gol? O BBB foi criado tendo como base a convivência entre pessoas de diferentes personalidades que assinam um contrato onde serão submetidos a regras e provas em um confinamento e ser um GRANDE IRMÃO é o principal fator para conquistar o respeito e admiração de seus adversários, e ao mesmo tempo agradar o público com suas atitudes naturais de seres humanos que são, sem roteiros pré estudados e escondendo suas verdadeiras identidades, incluindo até os famosos barracos, naturais devido o estresse de um confinamento. A idéia do Boninho querer fazer do reality um palco para bandeiras de minorias e ativistas impositivos, selecionando um elenco com pouca garra para a disputa e muito menos enfrentamento de idéias, foi algo de uma imbecilidade sem tamanho. Deu no que deu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc mesmo disse, o BBB foi criado tendo como base a convivência de pessoas diferentes... os ativistas e militantes também são pessoas diferentes. E discordando um pouco de ti, não acho que eles fazem do reality esse palco para defender bandeiras. Aqui e acolá, quando uma fala preconceituosa é detectada, uma boa conversa e esclarecimento pode virar aprendizado para as pessoas se tornarem melhores, seres humanos mais humanizados, solidários com a dor existencial do outro. Pelo contrário, eu vejo nos militantes ou ativistas, eles conversarem de uma forma tão educada,tão pedagógica, tão tolerante, sem impor ideologias, mas trocar reflexões, novas formas de ver a vida... mas muito obrigado pelo seu comentário, pela sua leitura ao meu texto. Um abraço fraterno.

      Excluir
    2. Falou tudo Hanne ..foi de uma imbecilidade...

      Excluir
  9. Belíssimo texto! Só não será admirado (ou entendido) por aquele que possui um muro ao seu redor que não permite olhar ao seu redor e refletir sobre o que vê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Derrubar muros e construir pontes é a chave de pacificação social, de construir a solidariedade e irmandade no mundo, respeitando as diferenças de pensamento e comportamento humano. Olhar fixo, parado no tempo, que não faz o giro de 360 graus, é olhar que com o decorrer da vida se turva e depois fica opaco. Sairmos da nossa zona de conforto e se aventurar em zonas que a gente acha que são perigosas, proibidas ou sujas, é desvelar o preconceito que carregávamos sobre o lugar desconhecido. O desconhecido causa medo e horror. Mas o conhecimento é libertador. Obrigado pelo elogio.

      Excluir
  10. muita hipocrisia nesse bbb e os mais mais são Rodrigo gabi Dan Teresa Carol isa só elana Alan hari Paula q n

    ResponderExcluir
  11. Não foi erro na seleção , o pessoal resolveu colocar uma "máscara" quando ficou evidente que, todos aqueles tentando jogar ou se posicionando ou falando o óbvio sobre as pessoas na casa, foram eliminados. O público foi o responsável por acabar com o BBB19 já em fevereiro ; e última cartada da Globo, foi acorrentar o pessoal numa tentativa desesperada de criar atritos. Após ouvir o Tiago ontem , e assistir ( uma parte ) daquela choradeira à beira da piscina, ficou evidente que a própria emissora já desistiu.O intuito de um BBB não é isso que estamos vendo, talvez seja hora de repensarem a formatação do programa, olhando para outros realities que ainda estão "funcionando" . Na minha opinião, poderiam abrir votação pra escolha do campeão, porque eu realmente duvido que veremos algo interessante ( dentro da proposta de um programa como esse ) nas próximas semanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada olhar vem de uma percepção própria. Cada raciocínio, um jogo de valores próprios na confecção da reflexão. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. O que precisa mudar nesse País não é a politica, os programas, as escolas, e sim a 'cabeça do brasileiros'.

      Excluir
    3. Mas para mudar a cabeça dos brasileiros, Focus, é necessário criar políticas públicas de inclusão social, revolucionar o sistema escolar, fazer debates mais científicos sobre determinados temas. Ninguém muda sozinho sem o outro, sem ajuda dos sistemas sociais, do Estado. É muito complexo a transformação, porque PROCESSO de MUDANÇA é lento e longo, requer tempo. Para educar um adulto precisamos no mínimo 16 anos de escolaridade.

      Excluir
    4. Penso exatamente como você Labor. A Produção não imaginava que o BB tomaria esse rumo..Por isso que eu sempre achei que quem estraga o BB são os fanáticos que viram a noite votando no seu escolhido. São essas torcidas organizadas que armam multiråo na votação. Esse pessoal muitas vezes nem acompanha a casa. Eles escolhem o seu preferido,muitas vezes por ideologia, e vão até o final lutando por elem na votação. E isso acaba c o jogo porque acabam ficando na casa os que menos se comprometem. Os que se comprometem, são tirados logo.no o incio.

      Excluir
  12. Deus me livre de pensar como o Foco. Quero continuar feliz.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Vito, vc disse bem: quase pensamos iguais. Mas isso nunca acontecerá in totum. As diferenças de percepções, olhares e raciocínios é que nos tornam ímpares, singulares. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Eu não acredito que ali na roda o Rodrigo e o Dan foram honestos. Eles dançam conforme a música que lhes convém. Há muita encenação. Tenho assistido durante a madrugada e observado expressões e olhares que não combinam em nada com aquilo que alguns falaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você DAS você está certo eles não são honestos.

      Excluir
  15. Acho Rodrigo e Dan de uma honestidade no jogo. Rodrigo mesmo disse q se achou covarde por ter se omitido de alguma coisa q não lembro agora. Dan se colocou como vilão na frente de todos ao dizer q não vai dar mole a quem atrapalhar seu caminho. Eu vi desonestidade na Paula, no Diego em suas falas. Até naquele primeiro q saiu jurando por Deus q não tinha votado em Paula, votando. Enfim, cada olhar, um raciocínio próprio.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.