14 março 2018

O que faltou dizer de Patrícia, por Acioli

Abram alas para
Patrícia Peppa Pig

Há algumas semanas, eu dei uma opinião sobre esses paredões de rejeição histórica.  

Disse que a tendência seria, pelo andar da carruagem, que a cada novo paredão, a porcentagem fosse aumentando, toda vez que um queridinho estivesse ao mesmo tempo na berlinda. 

Inclusive citei Patrícia como exemplo da próxima mulher emparedada saindo com rejeição maior que a anterior, Nayara. 

Desta vez não havia nenhum queridinho dividindo diretamente a parede. Mas estavam todos ali, ocultos. 
Uma parte da torcida a queria fora para libertar Kaysar da influência maléfica, a outra parte, para vingar Gleici, e uma terceira parte, para destruir o Mandinga e desestabilizar os Cuecas. Ou seja, quem menos importava neste caso, era a própria #PeppaTeam.

Porque desta vez, incrivelmente, as torcidas adversárias tinham também um big motivo em comum: a repulsa por Patrícia.

Portanto, o alto índice de rejeição não foi provocado apenas pelas torcidas, e sim pela pessoa na berlinda.

Patrícia tinha tudo para agradar. Cheguei até a dar um sinal verde pra ela na análise inicial da primeira semana.

Comunicativa, simpática, divertida, inteligente. 

Mas como já sabemos, a primeira impressão é a que menos importa, pois ao longo do jogo, dá lugar à segunda, terceira, quarta...

E a cada nova impressão, Patrícia ia se revelando egoísta, debochada, calculista e manipuladora. 

Não sei quem ela é na vida real, mas o normal é que uma "boa pessoa", escolha fazer um bom jogo. 

Tudo bem que o vilão de RS pode escolher deliberadamente fazer este papel, que é o caso de Diego, por exemplo. Sem analisar o caráter dele, do porque dele ter escolhido este tipo de jogo, basta saber que ele assumiu a manipulação de votos desde o início e nunca escondeu isso de ninguém, nem mesmo da casa. Ele entrou e declarou, estou jogando.
É uma vilania assumida, declarada. Um jogo implacável, mas aberto. 

Muito pior, é a vilania velada de Patrícia.  

Bem diferente do jogar abertamente, no jogo velado são utilizados subterfúgios como manipulação, desconstrução da imagem do adversário, associação por conveniência, fingimento e deslealdade. 
Elementos que vimos em abundância no jogo de Patrícia. 

Pra começar ela escolheu os aliados mais controversos, uma jovem imatura, egocentrica e aprendiz de articuladora, Ana Paula, e um jogador declarado, Diego, porque se identificou com eles. As primeiras alianças nunca são por conveniência, e sim por afinidade. 
Diz-me com quem andas, e te direi quem és. Simples assim.

Depois vislumbrou em Kaysar, a oportunidade de ser shippada e quem sabe, garantir vaga na final ao lado de um crush que talvez ela tenha identificado como o brother que estava fazendo o melhor jogo para o público e para a casa, na linha solo, com um carisma inegável. 

Kaysar foi literalmente assediado. Em alguns momentos, a coisa chegou ao extremo de se tornar perseguição, stalk. E ele cedeu porque é um bananão, já que esse casal não passava verdade nem quando se beijava no edredom. A impressão que dava é que ele estava torcendo muito para Patrícia vazar de uma vez e deixá-lo seguir em paz a trajetória que ele havia desenhado sem ela. Ah, se arrependimento matasse...

E ela lá, sempre tentando aliciar os mais fracos, manipulando-os em táticas de convencimento quase opressoras e falsidade. 

E cada dia, o recorrente comportamento maldoso só confirmava essa conduta equivocada. 

O interesse por Kaysar foi tardio e inesperado, se utilizando de um subterfúgio, fingir que estava interessada nele. Talvez porque ele fosse o alvo mais fácil, mais ingênuo ou mais disponível. Ou justamente porque de repente, ele tenha virado o target. 

Sempre com um olhar invejoso para Paula, talvez porque Paula fosse mais bonita, mais segura, mais sensata.

A rejeição por Gleici e Ana Clara, talvez porque elas, com a simplicidade autêntica, ameaçassem seu forçado protagonismo. 

Aquele desfile de lingerie foi a cena mais ridícula e desnecessária que já vi em todas as edições. Um protagonismo do avesso, aquele que mata a família de vergonha. Aliás, acho que o país inteiro sentiu a vergonha alheia. 

Costumo observar cada vez que um brother fala para as câmeras, ou para o apresentador. Porque nessa hora, só um ator muito bom consegue ser quem não é, e sabemos que nenhum deles é ator, e que nenhuma personagem se sustenta lá dentro por muito tempo. As máscaras vão caindo mesmo que eles achem que ainda a estão usando. 

E quando Patrícia falava para a câmera, fosse no Raio X ou no programa ao vivo, ela revelava cristalinamente muito de si, nos trejeitos, nas caras e bocas, no olhar, e principalmente no discurso, sempre ensaiado, retórico, irônico, ou agressivo.  

Patrícia faz aquele tipo clichê que se acha a melhor pessoa do mundo e não consegue entender porque sai com rejeição.

Enfim, sair com quase 95% em um paredão com o considerado master vilão da edição e um ogro que ninguém aguenta mais, nem é rejeição, é incêndio

Eita que o parquinho está em chamas! 

Mas foi Patrícia quem causou esse incêndio que a transformou em cinzas. 
Só que neste caso, não haverá uma Fênix. 
E se houver, atenderá pelo nome de Kaysar.

- Patrícia, preciso te falar duas coisas: quem destruiu seu sonho foi você mesma. E antes disso, você destruiu o sonho de outros. 

É, parece que quem cava a cova do amiguinho realmente cai nela. 
#FicaaDica




40 comentários:

  1. Boa leitura do jogo previpiprec da Patricia. Pós saída, vejo-a em discursos que atw acredito, é me pergunto o porque dela não ter sido, então, mais sagaz e leve. Talvez tenha a ver com o fato de boc4 ter citado algo como "é da natureza da pessoa". Não sei se eu estou sendo precipitado, no enrenta, me custa acreditar na eedencre do Kaysar. Hoje, vejo uma Gleici muito forte e Ana Clara dando show de personalidade. Tomara que mantenham essa postura, mas como tudo é tao fluido, só o tempo dirá se estamos certos ou não quanto a nossas escolhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciano. A essa altura do campeonato, eles já tiveram todas as respostas que precisavam pelos paredões. A tendência é seguirem e aprimorarem o que está dando certo. Kaysar vai se beneficiar muito sem Patrícia. Já Clara é a mais autêntica. Adoro ela.

      Excluir
    2. Que legal , também adoro a Ana Clara e Papito ! Gostaria de vê-los na final . Eles e Gleice . Já torci pelo Kaysar mais me desiludi qdo ele se deixou levar pela maldade Patricia e Diego , e continua muito próximo a Diego ......

      Excluir
  2. Um resumo do que acontece dentro e fora do jogo:
    "Eu sou vários! Há multidões em mim. Na mesa de minha alma sentam-se muitos, e eu sou todos eles. Há um velho, uma criança, um sábio, um tolo. Você nunca saberá com quem está sentado ou quanto tempo permanecerá com cada um de mim. Mas prometo que, se nos sentarmos à mesa, nesse ritual sagrado eu lhe entregarei ao menos um dos tantos que sou, e correrei os riscos de estarmos juntos no mesmo plano. Desde logo, evite ilusões: também tenho um lado mau, ruim, que tento manter preso e que quando se solta me envergonha. Não sou santo, nem exemplo, infelizmente. Entre tantos, um dia me descubro, um dia serei eu mesmo, definitivamente. Como já foi dito: ouse conquistar a ti mesmo.”
    Nietzsche

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa citação que sempre cai como uma luva. Adorei!
      Somos singulares justamente porque somos plural.

      Excluir
  3. Pra mim, perfeito seu texto Acioly. Hj no Raio X Kaysar falou que hj é um dia mt feliz (apesar de ter dito que perdeu seu esquilo, parecia mto mais aliviado pela liberdade, pelo teatro que a Patricia o obrigou a fazer e aceita-la)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cristiana! Tava na cara dele, rs. Kaysar tem expressões muito genuínas, ele não consegue esconder nenhum sentimento. Às vezes a expressão é tão intensa que parece uma caricatura. Um prato cheio pra memes,kkk.E o olhar dele pra Patrícia era bem tipo "que saco, onde fui amarrar meu bode", kkkkk. Cristalino.

      Excluir
  4. Análise perfeita. Não há o que acrescentar. E vida que segue! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Tetê! E bora que ainda tem muito jogo pela frente! Forte abraço!

      Excluir
  5. Arrasou, Acioli. Acabei de ver a entrevista da Patrícia no bate-papo BBB e percebi uma enorme mudança de postura do que ela falou ontem e hoje pela manhã para Ana Maria Braga - até então, mesmo assistindo os vídeos, ela não aceitava que errou.
    Acredito sim que ela é uma boa pessoa e que os comentários maldosos, dentro e fora da casa, são respostas ao stress do confinamento e à saída com enorme índice de rejeição.
    De qualquer forma, no jogo, é importante a FORMA como se conduz. E nele, ela deu um show de como não se deve fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Butterfly, obrigada! Esse pessoal não estuda o BBB antes de entrar, e quando entra mete os pés pelas mãos.

      Excluir
  6. Gostei! A propósito, pensei no que você disse e em um papo com a Hanne um tempo atrás. Sou uma pessoa que gosta de comunicação, de debates com conteúdo e educados, e se eu me calar diante da grosseria alheia estarei indo contra minhas convicções. Isto posto, vamos ao post.kkk. O que falta dizer sobre Patrícia. No início já não ia muito com a fatcha da pessoa, mas era aturável. Com o tempo foi se enredando nas artimanhas da bruxinha e passou a achar que estava segura pelo fato de estar em um grupo de 7 pessoas que já tinham um eleito para enviar aos paredões. Passa uma insegurança com seu perfil físico que chega a dar dó. Também acho que a implicância com a Paula na verdade é inveja. A aproximação de Kaysar foi na cacetada e era uma relação forçada. Ela realmente partiu pro ataque. Patrícia poderia ter uma passagem maravilhosa pelo BBB se ao invés de querer se auto-afirmar como mulher e querer a todo o custo fazer a sexy tivesse usado o que ela tem de melhor. É engraçada, bem humorada e divertida, desperdiçou uma grande chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei a te manter aqui! Comentando,rs.
      Parabéns pela ótima análise complementar!
      Bjo!

      Excluir
  7. Parabéns pelo texto, leitura perfeita do jogo

    ResponderExcluir
  8. Acho que disse tudo e muito mais... parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Sempre um prazer ler teus textos, Acioli! Este, em especial, assino embaixo de cada vírgula, e foi um texto que aguardava muito: uma análise de patrícia pós eliminação. Insuportável, mas ela foi uma peça central do jogo nesta edição. Mesmo eu detestando as atitudes dela (tirando os primeiros 2 ou 3 dias de programa, que até simpatizava, mas com um pé atrás), achei que foi uma participante que mereceu ter durado metade do programa, pois se jogou, depois que a bruxinha saiu (antes ela se escondia totalmente). Pena que soube mostrar apenas o que tinha de ruim, principalmente. 94% de rejeição contra outros rejeitados é algo histórico mesmo! Acho difícil superarem este recorde em paredão triplo. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo! Prazer falar contigo. Obrigada! Olha, por mim, nesse paredão sairia Caruso. Eu ia deixar os dois lá pro Parquinho incendiar, kkkkk. Bjo!

      Excluir
  10. Cara 👏👏👏👏👏 amo os seus textos. Você conhece muito bem o fio da meada.Otima análise.

    ResponderExcluir
  11. Tá! Gostei, raio x rápido e certeiro

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Vitor! Kaysar forte no páreo. Tomara que a Jéssica não entre numa com ele, kkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Acioli. Parabéns pelos comentários sobre os concorrentes, principalmente sobre a vilã sem noção Patrícia. Eu também fiquei muito envergonhada ao assistir o papel cafona e ridículo que Patrícia fez ao desfilar com lingerie. Ela falou pra Ana Maria do Mais Você que pensou em fazer isso muito antes de entrar no BBB. Já deve estar acostumada a fazer papel de ridícula.
    Espero que a Globo não coloque essa pessoa pra fazer programas de comédia.
    Quanto ao Ksysar, não acredito que seja inocente ou bobo porquê além de ser refugiado ele trabalha como garçom. O que lhe dá um pouco mais de experiência de vida com brasileiros.
    Até hoje estou na dúvida e atualnente, estou torcendo por quatro concorrentes: Gleici, Ksysar, Família Lima e Paula.
    Mais uma vez Parabéns pelos seus comentários.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cássia, muito obrigada. A Globo gosta de aproveitar os vilões, não duvido nada, rs. O Kaysar pode ser uma incógnita, mas é adorável, rs. Hoje minha final seria Família, Kaysar e Breno. Por empatia mesmo. São os que mais gosto.
      Agradeço seu comentário! Bjo!

      Excluir
  14. Parabéns , excelente texto ! Não entendo como essa gente que faz jogo sorrrateiro ainda se acha dona do jogo e tem ilusões de chegar na final !? Quem entra lá esquece que já assistiu 17 outros bbbs ? E essa aproximação de Patricia com Kaysar , me fez lembrar do testamento da Ana Paula que citou Kaysar , será que era dica mesmo , de quem era forte ? acredito que sim ,mas mesmo sem a dica da colega a Patricia percebeu , talvez pelas brincadeiras do Tiago , que Kaysar é forte candidato e assim forçou a barra, pra como vc mesmo falou tentar chipar , ver se cola , só que não colou e a exemplo de Jéssica que ajudou a queimar o filme do Lucas a Cobra venenosa já tava queimando o Kaysar .....enfim a Najatricia já foi ....agora falta Diego e seus peões !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo, Coralina! Patrícia estava fazendo com Kaysar o mesmo que Jéssica, levando pro fundo do poço! Graças que saiu!! Agradeço muito seu comentário. Bjo!

      Excluir
  15. Ridícula e sem noção....para mim a Patrícia quando entrou cheguei a comentar que ela era uma forte candidata a vencer esse programa, mas isso só durou uma semana, até ela se juntar a bruxa sem graça da Ana Paula e ao Diego....Pra mim uma pessoa que roga pragas como elas não tem um pingo de valor...Onde ja se viu uma pessoa desejar que um participante quebre as pernas, ou morra nas provas como ela é a Ana Paula desejavam, isso pra mim não é gente...bem enfim receberam o que não esperavam o fim da participação no programa...Agora vamos esperar o resto de mal caráter sair com rejeição um por um...Diego,Caruso,Wagner (esse tenho pavor)e Viegas a Jéssica ainda passa...vamos ver como vai andar a carruagem...sinceramente não torço para nenhum deles...a única ainda que levo a sério é Ana Clara entre todos os participantes...

    ResponderExcluir
  16. Oi Vivian! Pra mim, Wagner é o pior de todos. O olhar dele é sinistro.

    ResponderExcluir
  17. E até a Família tá caindo na dele. Papito tão esperto não sacou o Wagner...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.