14 março 2018

O que faltou dizer de Patrícia, por Luis Lima


Quando vi a cearense Patrícia aparecer no comercial do BBB-18, falando de empoderamento das mulheres, pensei: “Esta é das minhas. Vai acontecer e fazer uma Revolução Feminina no BBB”. Ledo engano.



Patrícia começou bem no BBB, sendo simpática, alegre, brincalhona, falando do filho, sendo sociável com todos etc. Para mim, à primeira vista, seria uma grande concorrente ao prêmio. No entanto, o medo de ir ao paredão a tirou do caminho da serenidade, digamos, de um comportamento mais sincero. Não diria nem ético. Porque ética no BBB, pode ser relativa aos olhos daqui de fora, dependendo da paixonite das torcidas que ora perdoam ora condenam o participante.

Acho que foi na segunda semana que o G-6 se formou, indicando ao paredão Mahmud, no qual este levou 6 votos contra Jaqueline, azarada da garrafinha e Gleisi, esta indicada pelo Líder Lucas. O fato é que a criação deste G-6, um segundo Líder, fez com que certos personagens começassem a decair nas graças do público. As cabeças da Cobra de combinação de votos eram Diego e Ana Paula e o corpo era Patrícia, Viegas, Wagner e Caruso (existe cobra de duas cabeças). Só precisavam de seis votos para pôr o segundo no paredão. É o tipo de jogo perigoso, porque cria antipatia do público, sobretudo, feito de uma forma sórdida, sorrateira e debochante. É crime fazer combinação de votos? Não. Mas há consequências. Tanto que no terceiro paredão a bruxinha foi indicada por 7 votos aleatórios e saiu.  Um golpe no G-6 que virou G-5. Aí choro de Diego e Patrícia (e também de Kaysar apaixonado); e reflexões negativas que não os fizeram pensar em abolir este método de jogar. Após o baque, continuaram com a tática de guerrilha que pega o inimigo desavisado pelas costas.

E foi aí que Patrícia começou a perder o rumo da ética, da sobriedade, da graça quando radicalizou ainda mais a combinação de votos para se salvar do paredão. O medo a destruiu como uma boa jogadora ao prêmio. Não confiou em si mesma e resolveu fazer o jogo para dentro da casa, no cálculo frio e racional, mas ao mesmo tempo ininteligente e amoral, porque, em vez de fazer o jogo para fora da casa, conquistar o público com sua graciosidade, buscou cooptar participantes para se manter na casa, fazendo um jogo meio “sujo”. E para que? Para apenas chegar a final, se chegasse? Ou para chegar a um segundo ou terceiro lugar, se chegasse? Porque este tipo de jogo maquiavélico, frio e calculista, o público não gosta. O público gosta do ser humanizado, do que joga bonito, isto é, eticamente. E não de participante que debocha do adversário pelas costas, fazendo mímicas e chacotas de quem não gosta... Falando mal também pelas costas. Porque uma coisa é criticar o comportamento do adversário. Outra coisa é falar mal dele para o público, para os outros da casa, criando uma indução de voto no coletivo, que é a mesma coisa que destruir a imagem do outro. E era isso que o grupo maquiavélico fazia: criar uma sintonia de voto através da indução velada, da propaganda negativa.

O G-5, sem a bruxinha, conseguiu um feito extraordinário, até por culpa do outro grupo desmobilizado, que não era grupo, ao conseguir pôr no paredão, três adversários: Mahmoud, Gleici e Paula. Votação aberta e burrice de Mahmoud em execução. Alegria de Patrícia e Diego. Pulos na cama, chacota outra vez. Só que não sabiam que era um falso paredão triplo. Gleici escolhida pelo público para o quarto farol. Foi aí que Gleici começou a perceber quem era quem na casa, diria até mesmo Wagner. E assistiu Patrícia e Diego falando do jogo e dos participantes, sobretudo, Família Lima e Paula.  A ficha caiu para Gleici.

No retorno, Gleici descascou Diego e Patrícia: “o inimigo caiu na cova que cavou”. Frase épica do jogo que desestabilizou Patrícia, sobretudo, indicada ao paredão por Gleici e desmascarada para Papito e Paula. Foi neste momento que Patrícia revelou seu lado mais feio. O da raiva, o do ódio. Eu vi uma pessoa de alma sombria, nebulosa, cheia de rancor. De uma soberba incontrolável. Ela se desestabilizou completamente, que nem Kaysar conseguia absolver aquela energia tão negativa. As piadinhas, as ironias na frente ou perto da Gleici eram quase uma constante. E depois que a lei do retorno se deu, ou seja, foram três do seu grupo ao paredão, veio a indignação de Patrícia e Diego. Mas como? Não era isso que eles faziam com os outros?

Patrícia e seus últimos momentos de vida-novela no BBB.  A mulher graciosa da primeira semana virou uma amargurada destas duas últimas semanas. E aí foi a última cartada, ao radicalizar os beijos e abraços com Kaysar; e sabendo que ele poderia ser forte, poderia conquistar a torcida dele para ela. Mal sabe que a torcida de Kaysar odiava esta relação que estava o prejudicando. O momento must da ira de Patrícia foi quando ela tentou denegrir Gleici ao vivo, quando Thiago Leifert provocou o jogo da discórdia tardia. Gleici de boca aberta, sem saber o que dizer. Paula pedindo para Gleici não retrucar. Mas Gleici, no último momento, a retrucou: “eu sei quem eu sou, sei o que vim fazer aqui. E o mal por si só se destrói”. E foi isso o que aconteceu. Patrícia se autodestruiu no jogo, que poderia ser bonito o jogo dela se ela não tivesse se deixado levar pelo medo de não ir pro paredão. Quem quer vencer o BBB, tem que enfrentar o paredão, saber o que o público determina. Ao anunciar a saída de Patrícia, Gleici, no impulso de sua alegria, sorriu e pulou. Estaria certa ou errada? Era ético ou não ético? Numa competição de esporte, quando o time é derrotado, o vencedor imediatamente pula de alegria, como jogadores de futebol, vôlei etc. A alegria é tão forte que é impossível controlar o impulso. No entanto, ninguém estava na pele de Gleici sendo aviltada em rede nacional. E na saída, sendo culpabilizada de ter destruído um sonho. E quantos sonhos o G-6-5 destruíram e ficaram com aquela cara de uma tristeza hipócrita? Por fim, Patrícia pecou pela soberba, pela chacota que fez contra adversários como Gleici, Paula e Papito. Não pode reclamar e exigir respeito do adversário quando seu respeito era farisaico, hipócrita. Porque vivemos hoje a hipocrisia de uma certa “educação cínica”. E o povo percebe, mesmo com suas miopias apaixonadas pelo jogo.

Patrícia poderia ter ido longe, mas fez a escolha errada. Preferiu criar um centrão que passa como trator em cima dos outros para atingir seus objetivos. É isso. E fiz questão de não ser imparcial neste texto que visa, pelo menos, suscitar reflexões, mesmo contrárias às minhas. Um abraço.




107 comentários:

  1. Tudo certo! Mas tem um porém vc deixou muito claro sua preferência e aí pra estragou seu texto vc deveria ser imparcial aí sim mas no geral foi assim mesmo vc descreveu bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque deveria ser imparcial?
      Ele é um comentarista e tem a opinião dele.

      Excluir
    2. Primeiro não sou jornalista ou juiz para ser imparcial. Segundo, nem jornalista nem juiz muitas vezes não são imparciais, escondem suas inclinações sejam elas políticas, ideológicas, religiosas, sei lá o que. Não existe neutralidade ou imparcialidade 100%. Nem na ciência. Mas valeu por vc ter lido o texto, fico grato por isso.

      Excluir
    3. Parabéns Luis , texto perfeito ! Só resta agora o grupo do "bem" , digamos assim , vencer o paredão hoje e ou se unir e combinar voto como desfesa pra não sair mais ninguém do bem , até sairem Diego , Caruso , Wagner , Viegas e Jéssica.

      Excluir
    4. Luis como sempre sensato...adorei o texto e penso exatamente como vc . Espero que a turma do bem ganhe a prova do líder hoje para poder colocar mais um dos maus caráter no paredão apesar que acho que vai ser difícil pois a prova de hoje é jogo da memória e já sabem que o Diego pode simplesmente ganhar essa prova já que tem mostrado que é um excelente jogador nesse quesito...mas enfim quem sabe não será o dia dele hoje...tomara rsrsrs....

      Excluir
    5. Meu receio também é Diego virar lider , mas é prova em dupla se ele for com Kaysar vai ter que aceitar quem Kaysar concordar em indicar e acredito que o voto do Kaysar é Wagner ! Inshála vença a turma do bem ....que vai ser bem melhor!

      Excluir
  2. Valeu votalhada a explicitação dada ao leitor.

    ResponderExcluir
  3. O próprio nome diz... Comentarista "comenta" não torce (pelo menos explicitamente em seu texto), senão passa a ser um mero torcedor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio, muito obrigado pela ideia.
      O Luis Lima é um comentarista e um torcedor do blog.
      Vou achar um local para dizer que o blog é aberto a comentaristas e torcedores.

      Excluir
    2. Claudio, há uma linha tênue entre o comentarista e o torcedor. Isso há no jornalismo também. Poderia ser imparcial descrevendo apenas os fatos tais quais aconteceram sem fazer juízo de valor. Mas quando a gente sai do plano da pura descrição e vai para o da crítica, não tem como ser 100% imparcial nem aqui nem na conchichina. Não existe neutralidade na vida, porque até ser neutro já é uma tomada de posição. Como bem disse o votalhada, não dá para fazer o divórcio entre o torcedor e o comentador. A gente tenta ser o menos parcial, mas neste caso assumi uma parcialidade que nem é tão 100% assim, porque também trabalho analiticamente com fatos ocorridos no BBB. Quando a gente faz juízo de valor sobre os participantes, a gente caracteriza seu comportamento do ponto de vista moral. Portanto, traças uma linha divisória entre parcialidade e imparcialidade é quase impossível. Mas valeu a observação.

      Excluir
  4. Vc é tão imparcial, que consegue ser parcial de peito aberto. Existe uma bandeira q ninguém levantou, mas a diferença nítida do biotipo de Gleici e Patrícia e os esteriótipos por trás deles... Talvez Patrícia, na cegueira interna, não tenha aceitado ser afrontados por uma cabocla de 23 anos. A distância q ela manteve de Gleici desde o início, nunca teve um motivo real, concreto... Ao contrário de Paula, q nesse caso, o recalque de uma, não a permitiu se aproximar da outra... Enfim, gosto dos seus textos, mesmo qdo assumidamente parciais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Akissa... essa sua observação do biotipo numa relação humana é plausível sim. Somos bem ou mal tratados ou tratado de forma diferente ou igual, muitas vezes, pelo julgamento da aparência, do biotipo. Basta ver o tratamento policial que recebe um negro pobre de um branco pobre, ou de um pobre com uma classe média. Eu tomo partido porque somos uma sociedade partida. Não tem como ficar em cima do muro. Meu partido é o da justiça sempre em todos os sentidos. Da verdade, seja ela dolorosa ou não. Dói? Dói e muitas vezes pagamos pelas consequências disso. O importante é vc ter plena consciência do que está fazendo, a clareza do pensamento sobre os fatos para que nos leve a atitudes mais justas, corretas. Portanto, esse paredão, como falei noutro comentário, foi entre Gleisi e Patrícia. E a primeira venceu. Isso é ser parcial. Acho que nem tanto. Mas uma forma de interpretação do jogo. Um beijo.

      Excluir
  5. Parabéns pelo texto Luis Lima, mis lima que nunca, docinha docinha.

    ResponderExcluir
  6. Eu vejo hipocrisia de torcidas quando agem por conveniência. Isso acontece em todos bbbs. No caso Patrícia fez por merecer sua eliminação faz tempo, mas ninguém obrigou o Kaysar a se relacionar com ela senão ele mesmo para satisfazer os próprios desejos. Quando torcidas femininas apoiam isso apoiam conscientemente ser chifradas por seus parceiros, pois é nada mais nada menos que aceitar o machismo que predomina desde sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um viés analítico que precisa ser melhor desenvolvido, pois há muita matéria-prima pra isso. Obrigado pela leitura.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Valeu João... tentei fazer um texto dentro de um contexto, ou seja, contextualizando comportamentos.

      Excluir
  8. Votalhada, se me permitem, gostaria de fazer mais um esclarecimento com referência ao que foi dito por CRISTINA GALVAO e claudio ferreira
    .
    O Luis Lima, assim como a Acioli e outros , podem ser denominados de colunistas, comentaristas, críticos, analistas ou articulistas, ou seja, pessoas que escrevem sobre algum assunto que dominam/especializam. Esta é uma explicação simplista, mas esclarece a função.

    Gosto mais do termo articulista que se refere a quem escreve um artigo.
    O artigo, por sua vez, é uma matéria/nota onde o autor, que não precisa ser jornalista, escreve sobre algum assunto específico, expressando ou não a sua opinião sobre isto ou como resultado de um estudo ou pesquisa.
    O termo "Coluna" , que tantos ouvem falar, surgiu por causa da diagramação (formatação) que determinava espaços específicos de textos não-noticiosos em jornais.
    Assim, a parcialidade é, inclusive, esperada por quem exerce esta função.

    ResponderExcluir
  9. parabens pelo testo nao tiro uma virgula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Valeria... pela sua leitura e elogio...

      Excluir
  10. Na apresentação da festa de hoje no BBB é Rock.
    Não sei porque não falam quem inventou o Rock. Nunca falam em nenhum lugar.
    Foi uma mulher negra que inventou o ritmo mais cultuado do planeta....o Rock

    ResponderExcluir
  11. Jéssica já tá ciscando do lado do Kaisar kkkkkk

    ResponderExcluir
  12. O Refugiado tá se revelando um boca suja de primeira. Só hoje até o momento já falou 3 vezes vct . Tadinho do refugiado. Affff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho q a única q não fala palavrão é Gleici...

      Excluir
    2. sério? tá mostrando seu lado bad boy

      Excluir
  13. agora e tirar a Paula furo olho!!

    ResponderExcluir
  14. Enquanto outros ficam o dia todo confabulando votos. Enquanto outros sentam ou deitam do lado de outros para ficarem falando mal de outros...
    ...pequenos gestos demostram sentimentos inabaláveis,,,
    https://gshow.globo.com/realities/bbb/BBB18/agora-na-casa/noticia/ana-clara-pula-em-cima-de-gleici-no-quarto-tropical.ghtml

    ResponderExcluir
  15. A sociedade brasileira. O povo em geral brasileiro fosse como Gleici e Ana Clara o Brasil sewria a Terra Prometida como diz a Biblia. O Brasil seria bem melhor.

    ResponderExcluir
  16. Luis, depois dos nossos textos dissecando a Patricia, tô até com pena dela, kkkkkkk
    Parabéns, ótimo texto! Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, mas não tem como concluir um final bom da sua biografia no BBB. Começou bem e terminou mal.

      Excluir
    2. Não mesmo, ela pisou feio na bola.

      Excluir
  17. http://prntscr.com/irkp4c
    Esse é o kaisar de verdade. Pegador. Esperto. Um verdadeiro refugiado...
    Kaisar refugia-se atrás de uma garrafinha de água copiado de Bambam o esquema, para esconder um cara esperto, perspicaz, sutil.
    kaisar refugia-se por trás do cabelo moicano, copiado do Dourado para mostrar que é do povão mas só vi fotos dele em hotéis super de luxos e com cães de raça.
    Kaisar refugia-se atrás de um "papagaio" falante copiado de dhomini para tentar escapar de críticos aqui fora mais observadores e esconder um cara sério. Aliás como pode uma pessoa querer dizer que é triste por causa da Síria e sua família e ser tão desligado e feliz como é??? Muito estranho.
    Kaisar refugia-se atrás de uma goiabada achando que o povo brasileiro é "goiaba"
    Kaisar segundo uma pesquisa profunda que Cézar Lima , ganhador do reality, fez, kAISAR saiu da Síria para a Ucrânia em 2011 e não tinha guerra nenhuma ainda. O país estava de boa.
    Acorda Brasil senão vamos virar goiabada pura.
    Goiaba na giria que dizer > Vacilão, otário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ainda o cara fala 5 línguas, árabe, russo, francês, espanhol e português, tem o corpo sarado de quem malha em academia e dentes perfeitos e branquinhos de quem tem uma boa conta no dentista. Pra quem é garçom e ganha R$.2.000,00 por mês está história está muito mal contada.

      Excluir
    2. Foco, posso te fazer uma pergunta? Porque você odeia tanto o Kaysar? Tô perguntando na boa, tá, por curiosidade mesmo. É que você insiste muito nessa tecla. Eu sei que você é team Gleici, mas você fala mais do Kaysar do que da Gleici, sinal que ele incomoda mais do que ela agrada, entendeu, rs? E, assim, o cara pode ser tudo isso que você vive apontando dele, mas qual a diferença, se ele é rico, se não é refugiado, se usa moicano, se tem garrafinha, se fala 5 idiomas (aliás, essa é das acusações mais sem noção. Ele é sírio! Outra cultura! O francês é segunda língua deles, o inglês é ensinado de verdade nas escolas),se sabe dançar e cantar funk? E daí?!? Não importa a mínima. A gente gosta dele pelo que ele mostra lá, não pela história de vida, que inclusive ele nem gosta de mencionar! Se ele fizesse coitadismo fake, eu seria a primeira a apontar, eu odeio coitadismo, mas ele não faz! Pelo contrário! Aliás, não faz nem vitimismo, que é outra coisa que eu odeio, e que a Gleici sabe fazer como ninguém, mas enfim... Só quero entender mesmo quais pecados te fazem repudiar ele dessa forma, quando ele é de longe a pessoa mais carismática do elenco.

      Excluir
    3. Diferentemente, eu faria a mesma pergunta pra quem odeia a Gleici. Tenho também curiosidade. Apesar de saber mais ou menos a resposta.

      Excluir
    4. Primeiro eu não sei o que tem a ver os dentes brancos e o salaŕio de garçom de 2.000,00. Então um garçom que ganha 2.000,00 deve ter os dentes amarelados e imperfeitos? Eu como outros gostei do jeito do Kaysar, gostei não amei, ainda estou na dúvida, mas daí a fazer este tipo de comparação. Eu nunca ouvi ele dizer que é refugiado que fugiu da guerra para o Brasil, ouvi muitas vezes ele falar dos pais e da irmã. Refugiado ou não acredito que ninguém seria feliz em qualquer lugar do mundo deixando pai e mãe em um país em guerra. Ninguém sabe ao certo o caráter de nenhum participante o que vemos é muito superficial. Se ele realmente não for "certinho", "pobrinho", "refugiadinho"( alás um certo tom de xenofobia nisso) nada disso vai contar pra quem torce por ele. E eu também não odeio Gleici, já disse que não curto, mas não odeio. Adorei ela se revelando e ponde o sangue nas veias pra movimentar quando tombou com a dupla veneno.

      Excluir
    5. Só pra complementar um porém, quando eu conheci meu esposo ele era saradinho e tinha dentes maravilhosos e era office boy na Rede Globo kkk.

      Excluir
    6. O comentário que eu fiz sobre os dentes de Kaisar tem outra temática. Mas deixa lá.

      Excluir
    7. Tem um comentário fazendo alusão.

      Excluir
    8. Pois é tem gente que não quer ver a realidade. Só disse isso porque parece que ele está mesmo tapeando o povão. A Gleici é pobre mesmo e é fiel apesar dos 13 anos não ter tirado sua família da miséria.

      Excluir
    9. P.Palser, no meu caso não é questão de ver ou não a realidade. E se de repente ele não for garçom? E se de repente ele for "riquinho"? Pra mim isso não significa absolutamente nada, estou falando sobre mim, se a torcida dele acredita ou não aí eu já não sei. O que eu sei é que o que me faz simpatizar com ele é a animação dele mesmo as pessoas o chamando de bobo da corte. Eu quero crer que o que ele fala seja realmente verdade, que ele realmente seja essa pessoa que agradece todos os dias pelo sol, pela chuva, que agradece até a goiababa kkkk, veja bem eu quero crer não creio totalmente. Se eu estou sendo tola ou até iludida, se for tudo uma mentira, um teatro isso sinceramente não me afeta em nada porque BBB é um programa de tv, entretenimento assim como uma novela, logo acaba. Eu me preocuparia se eu convivesse com uma pessoa achando que ela é uma coisa e na realidade é outra e isso me prejudicasse de alguma forma. Pra dizer a verdade eu assisto pra ver as provas e as festas, as discussões, os chororos. Este BBB já tem ganhador e com certeza eu não vou ganhar nada, daqui um tempo nem se fala mais e outro BBB começa, novos participantes e estaremos nós aqui falando sobre outras pessoas. Abs

      Excluir
  18. Luis, você sabe do respeito que tenho por ti e que adoro seu modo de escrever mesmo que não tenhamos o mesmo preferido (apesar de que eu não morro de amores por nenhum), mais uma vez você descreveu brilhantemente uma jogadora e se me permite vou dar meu pitaco kkkk. Patrícia confundiu empoderamento com auto-afirmação. Ela na verdade queria atenção, queria provar para outros e principalmente para ela que era "gostosa". Isso ela mesma vivia repetindo tanto que nas primeiras semanas encarnou que estava emagrecendo e ficando "gostosa". Criticava todos os "mulherões"da casa, as saradas. Se aproximou de Jéssica porque sabia da paixão platônica pelo Príncipe de Taubaté e porque Jéssica não se aproximava muito de Kaysar, pelo menos até sua saída. É bem o que descreveu uma comentarista, o tipo físico a fez achar que as mirradinhas não tem voz ativa. Se estabacou, caiu das tamancas. A mesma sensibilidade que não encontrou em Paula e que tanto cobrava, ela perdia completamente quando se enchia de fúria e colocava todo o veneno pra fora. Como já coloquei em outro comentário, deixou de usar o que tinha de melhor, o lado engraçado, divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Silvia, valeu. O importante é que sejamos amistosos um com o outro, porque BBB passa, e a vida segue. Isso é só uma diversão passageira.

      Excluir
  19. Esse Kaisar realmente é uma pessoa certinha hahahahkkkkkkkkkkk lol.
    https://www.youtube.com/watch?v=sJ7oRsg752U

    ResponderExcluir
  20. Para quem não conhece a história de vida de Gleici por completo conheça agora...Essa é brasileira, sangue brasileiro, e não tem "ilha da fantasia" ou um "mundo do faz de conta" tudo é real sem personagens fictícios.
    https://www.otvfoco.com.br/trabalhando-desde-os-12-anos-gleici-se-sacrificou-para-deixar-o-acre-e-chegar-no-bbb18/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FOCO, por favor, não abuse dos links externos. Não é permitido como bem sabes. Temos tido consideração e visitado os links para liberar mas a quantidade está aumentando.
      E mais, por favor novamente, não inclua comentários sobre outros assuntos que não estão afinados com o BBB, principalmente políticos.
      Att,
      Kris

      Excluir
    2. Li na UOL...muito triste mesmo

      Excluir
  21. Não sei de onde se tirou que comentarista tem que ser imparcial, quando na verdade, o comentário é pessoal? olhas as idéias de pessoal. O texto é bacana, meu amparou com argumentos contrários a Patrícia, mas como não tenho torcida, vejo que todos os concursantes são imperfeitos e cheios de falhas morais. Despojar-se de paixonite ajuda enxergar melhor as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentarista pode ser imparcial se quiser, sem fazer juízo de valor, basta descrever os fatos tais quais aconteceram.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Foco, posso te fazer uma pergunta? Porque você odeia tanto o Kaysar? Tô perguntando na boa, tá, por curiosidade mesmo. É que você insiste muito nessa tecla. Eu sei que você é team Gleici, mas você fala mais do Kaysar do que da Gleici, sinal que ele incomoda mais do que ela agrada, entendeu, rs? E, assim, o cara pode ser tudo isso que você vive apontando dele, mas qual a diferença, se ele é rico, se não é refugiado, se usa moicano, se tem garrafinha, se fala 5 idiomas (aliás, essa é das acusações mais sem noção. Ele é sírio! Outra cultura! O francês é segunda língua deles, o inglês é ensinado de verdade nas escolas),se sabe dançar e cantar funk? E daí?!? Não importa a mínima. A gente gosta dele pelo que ele mostra lá, não pela história de vida, que inclusive ele nem gosta de mencionar! Se ele fizesse coitadismo fake, eu seria a primeira a apontar, eu odeio coitadismo, mas ele não faz! Pelo contrário! Aliás, não faz nem vitimismo, que é outra coisa que eu odeio, e que a Gleici sabe fazer como ninguém, mas enfim... Só quero entender mesmo quais pecados te fazem repudiar ele dessa forma, quando ele é de longe a pessoa mais carismática do elenco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha curiosidade seria o ódio sobre a Gleici

      Excluir
    2. Luis, eu não odeio a Gleici, portanto não posso responder essa pergunta, não sei. O que posso falar por mim, é que apesar de não ter nada contra ela, ela não me conquistou. Tem vários outros na frente dela no meu queridômetro pessoal. E não precisa haver um motivo específico para não ser conquistado, simplesmente acontece ou não. No caso dela, não rolou. Me esforcei, principalmente depois do paredão fake, torci pra ela descer poderosa, mas está muito longe de ser uma favorita pra mim. Posso te apontar uma ou duas coisas que não gosto, tipo o vitimismo. Ninguém nunca pode votar nela, ela nunca fez nada pra ninguém, esse tipo de discurso que é recorrente. E tb não gosto que ela não ajude nas tarefas da casa. Tirando isso, não tenho absolutamente nada contra. Mas talvez justamente isso, seja o motivo de não ter me encantado com ela.

      Excluir
    3. Acioli, minha mestra kkkkk. Tirou as perguntas da minha boca. Disse o que eu queria e não fiz para não causar.

      Excluir
    4. Acioli! Boa tarde.
      Primeiro que Gleici jamais falou das condições dela no programa. E quando ela fala de votação que deram nela ela tá falando com inteligencia e não por vitimismo.Exemplos:
      1- Lucas votou nela quando tinha no minimo 3 pessoas diretas para voto pelo que fizeram na casa.
      2- Outros estão votando nela quando eles tem pessoas mais importantes para se votar por motivos mais fortes.
      Isso que ela reclama. E isso não é vitimismo. Pessoas que não gostam dela que tratam isso como vitimismo.
      Outra coisa: Quem realmente vitimizou foram os torcedores e possivelmente parentes dele também criaram esse personagem "refugiado" porque de refugiado ele,não tem nada. Ele saiu da Síria em 2011 e o país tava normal e de boa sem guerra nenhuma. Quem começou com isso não fui eu foi os torcedores dele. Por isso tento combater essas fakeNews que tentam dar o premio para ele a todo custo. Outra coisa quem se faz de verdade de vitimista é Kaisar mesmo.
      Ele por diversas vezes pegou a foto da familia e se vitimizou diante de 70 câmeras que tem o reality (fácil isso). Ontem mesmo sumiu a garrafinha dos dialogos dele gritando "cadê voce??" "voce é meu unico amigo" olha só que babaquice por parte dele se vitimizando como BamBam fazia. Quem achar isso uma beleza é o fim da picada. Ele já falou umas 5 vezes quanto ganhava aqui fora R$ 1.000,00 reaIS. Isso é se vitimizar.
      Tudo que eu digito nos comentários são constatações reais e não produzidas pela minha mente. Eu sou descendente de Sírio também. Minha família é de Homs. Torcia para ele. Não torço mais por causa justamente das coisas que ele faz dentro da casa. Eu via ele como uma pessoa simples de coração e ele tá muito longe disso. è tudo forçado. Escolheu mal as companhias (isso me mostra muita coisa). Votou em Gleici a pedido de prova de amor pela Gleici (isso me mostrou muita coisa). Ele "batendo papo" com a garrafinha (isso me mostra muita coisa) Ele já falou 3 vezes palavrão pesado "vtc" (isso me mostrou muita coisa). Ele deixar os cuecões pintar e bordar no cabelo e sombrancelha dele (isso me mostrou muita coisa). Quando eu bato muito na tecla que nem já mandei fotos dele em iates, em hóteis finos, ele com cachorros de raça e etc...é para combater as fakenews dele ser simples demais e etc...muito vitimismo fake.
      Ele, conforme disse antes, pega as fotos sempre para se mostrar para as cameras que está preocupado coim a familia e na prova do anjo que tinha as lembranças da familia eele gritou que nçãoi queria ver as fotos (isso me mostrou muita coisa). As suas atitudes de extrema alegria não são compatíveis com a estorinha que inventaram dele. Esse personagem tá batido. Ultrapassa-
      do e sem graça demais. O papito Ayrton é muito mais divertido que ele, muito mais atuante, muito mais ativo na casa. Prova disso foi a ultima prova que papito fez quase 15 horas só saiu porque não aguentava mais segurar a urina. Alcioli! voce engraçado uma pessoa ficar dialogando com uma garrafinha? Voce acha legal um cara ser mandado a votar para provar um amor que nem existia? Voce acha bacana um cara com aquele físico todo se deixar levar pelos cuecões a fazer o que quiserem com o cabelo dele e sobrancelha?? Isso não é o perfil de um ganhador de verdade de um BBB.
      O que ele faz como vc disse que voces gostam dele na casa???
      - O Ayrton dança muito mais que ele.
      - O Papito brinca muito mais que ele.
      - O papito dá atenção aos confinados muito mais que ele.
      - O papito disputa as provas muito mais que ele.
      - O papito convive muito mais que ele na casa e etc...
      Nunca vi vc elogiar o Ayrton.
      Palavras mais faladas do kaisar:
      - Cara
      - Caraco
      Esse é o conteúdo dele além de cpmer casca de melancia e pepinos inteiro.
      Eu torcia para ele mas me senti enganado por isso não torço mais. estou torcendo para os 3 finalistas:
      -Gleici - Ana Clara - Paula (essas 3 tem mais conteúdo)
      Um grande abraço Acioli
      bjo e abraço

      Excluir
    5. Acioli, eu tenho certeza disso. Nunca lhe vi falando mal dela. E aí é uma questão de gosto pessoal mesmo pelo participante. Eu pessoalmente não acho que ela se faz de vítima, porque quase todos que foram ao paredão por mais de duas vezes, em outros bbbs, fizeram a mesma reclamação que ela, sobretudo, uma pessoa que era quase invisível na casa, mas que foi debochada, por trás, sem a menor necessidade. Natural que ela pergunte o que ela fez contra alguém. Agora, a vítima só existe no jogo quando alguém a persegue, não existe vítima se não existir o vilão. Uma pessoa que sofre bullying, por exemplo, é vítima sim do que fizeram com ela, se ela reclamar ou processar, ela não está se fazendo de vítima, ela é vítima. Tou dizendo isso, só para fazer uma analogia. Gleici não se faz de vítima, a meu ver, mas ela é vítima de uma perseguição verba, moral, contra ela lá dentro do jogo. Basta ver o que Diego, Patrícia e Caruso falaram ou falam dela. Uma coisa é a pessoa se vitimizar sem ter elementos de causa para isso, outra coisa é ela reclamar de perseguição tendo elementos concretos de causa. É esta é a diferença. Uma reflexão que faço em contraposição à tese do vitimismo de Gleisi. Mas o que perguntei sobre o ódio é por que nunca ninguém perguntou em relação a Gleisi e aí resolvi fazer. Claro, que é natural que a gente faz a pergunta direcionada para a quem a gente gosta no BBB. Eu mesmo me pergunto por que não consigo ir com a cara de Kaysar. E até hoje não consigo ter uma resposta clara de verdade, apenas uma resposta superficial que é de ele estar do lado "errado" do jogo, claro, do meu ponto de vista. Mas não vamos fazer disto uma polêmica entre nós porque gosto muito do que vc escreve e arrebentou no texto sobre polaridade, se expressando com uma reflexão mais profunda do que a que tinha feito antes.

      Excluir
    6. Foco, muito obrigada pela sua resposta! Entendi. E acho que isso não tem muita explicação mesmo, a gente vai com a cara ou não vai com a cara. Tem e já teve gente muito pior que não despertou tanta revolta. É santo que bate ou não bate, rs.
      Bjos e abraços!

      Excluir
    7. Foco, esqueci! Eu adoro Papito! Pra mim é Família campeã! Ana Clara é uma Diva espontânea e autêntica. Papito é o chato mais adorável do mundo, rs. Bjo!

      Excluir
    8. Luis, é inerente do ser humano, né, a gente puxa a brasa pra nossa sardinha, rsrs. E claro que não vamos fazer disso polêmica, se nem ano passado a gente brigou por causa da Emilly, kkkkk, esse ano por Kaysar? Nunca, rsrsrs. Bjo e obrigada!

      Excluir
    9. Mas só uma coisa...
      Não odeio o Kaisarkkkk

      Excluir
    10. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,que alívio!!

      Excluir
    11. Ah que bom que ninguém odeia ninguém e ta tudo certo kkk..Odiar cansa.

      Excluir
  24. Eu sou muito observador. Não só observo os jogadores do BBB, como observo também os espectadores do BBB, seus comentários, seus pensamentos e neles estão imbuído uma visão de mundo e um conjunto de valores morais que são artilharia para julgar o comportamento deles. Na verdade, o jogo é um jogo de comportamento e se eles estão lá, vão se comportar de acordo com que imaginam o que o seu eleitor deseja aqui fora. Logo, é um jogo para agradar o público. Neste jogo, percebo dois tipos de xenofobia: uma interna relacionada à Gleici e outra externa, relacionada ao Kaysar. Há brasileiros que estão com xenofobia aos brasileiros, como também há brasileiros que estão com xenofobia aos estrangeiros. A questão do programa não é esta. Se o vencedor tem uma história de vida triste lá fora e, por isso, merece vencer o BBB ou se tem uma história de vida triste aqui dentro...idem. O que estamos julgando é o comportamento deles lá dentro. Ah, fulano tem carisma. E daí? Temos vários tipos de pessoas carismáticas. Hitler era carismático, Mussolini também, Stálin também... Dourado também; este último do BBB-10 teve comportamento politicamente incorreto em todos os sentidos e venceu. Ah, mas o politicamento correto é censor, chato etc.? Ué, mas todo mundo quer ética na política, respeito humano entre as pessoas, um país mais solidário? Aonde está o erro ético de tentar ser politicamente correto, que quer dizer a mesma coisa de querer ser ético na vida? Bem, são esses paradoxos e contradições que o brasileiro convive. Porque reclama de uma coisa errada e ao mesmo tempo reclama de uma coisa certa que visa a correção humana. E aí extraio dos comentários, das falas do BBB, todo esse discurso confuso e até, às vezes, meio esquizofrênico do que é o certo e errado. Geralmente, há coisas que o certo e o errado são relativos, dependendo do ponto de vista, da crença de cada um, seja ela política, religiosa, ideológica etc. É nesse jogo de luta dos contrários, das opiniões contrárias, que se dá a dialética da vida. Entendo dialética como movimento das lutas dos contrários: afirmação e negação e superação (aufhebung em alemão) ou certo e errado ou verdadeiro ou falso, estes dois últimos como momentos estanques, dos extremos do pensamento. O meio termo é algo difícil de se encontrar para fazer o equilíbrio. E isso se aplica na vida. Encontrar o consenso que agrade a todos. Essa luta de classes, essa luta de pensamentos tão plurais, tão diferenciados, é que faz o jogo da vida aqui fora de forma tão conturbada, tal qual acontece na casa BBB. Na verdade, depois que surgiram as redes sociais, o que vejo é a luta entre egos, entre vaidades pessoais, querendo se estabelecer, se impor, se auto-afirmar, sem o menor cuidado com o outro, com a alteridade. É por isso que hoje temos torcidas selvagens, pensamentos cáusticos, e não torcidas ou pensamentos, digamos, lights, sadias, serenas... que respeitem a derrota e a vitoria do oponente (não confundir comemorar com desrespeito). Basta ver o que ocorre nos estádios de futebol, a ponto de gerar brigas, quebra-quebra, até assassinatos. Mas tomando isso como parâmetro para analisar a torcida BBB, é mais ou menos isso que acontece nas redes sociais. Se pudesse, um torcedor batia na cara do outro, matava o outro. Mas como não pode, porque estamos no anonimato e porque há a autocensura, se não a pessoa é processada, vem o freio nas palavras, mesmo naquelas mais ofensivas e hostis que aparecem. Poucas vezes, o freio falha. Bem, por que estou escrevendo isso? Podem acreditar. Nem eu mesmo sei. Só sei que iria escrever uma coisa e de repente saiu esta reflexão ansiosa por uma sociedade da paz, da fraternidade entre as pessoas, entre os povos. Parece que estamos dominados pelo demônio do ódio, da raiva, da impaciência, da pressa, do egoísmo, do individualismo e da liberdade egoísta como fala o filósofo alemã Ernest Mandel. Eis o meu desabafo... nem sei se vão publicar. Bjão no coração de todos e um cheiro nas almas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!!!! Sou sua fã. Se você ia escrever outra e saiu esse texto parabéns. Quanta lucidez. Concordo com você sobre a xenofobia dos dois lados. As pessoas criam um esteriótipo baseando-se em lugares, condição social e isso é tão preconceituoso, é como se simplesmente dividíssemos o mundo e formássemos colunas, esse é de tal lugar é ruim, esse é de tal lugar é bom. Quanto a parte do certo e do errado também já comentei que é questão de valores. É uma discussão longa.

      Excluir
    2. Batendo palmas de pé, Luis! 👏👏👏👏
      Somos fruto de uma sociedade hipócrita.
      Bjo!

      Excluir
    3. Luis, acho incrível sua visão, expressa neste texto. Acredito que tu é uma pessoa bastante esclarecida e que preza pelo bem em sua vida, e por coisas positivas. Tamo junto! Abração

      Excluir
    4. Vou colocar num quadro Luis, parabéns.

      Excluir
    5. Risos... obrigado Acioli... bjus.

      Excluir
    6. Valeu Silvia, acho que foi inspiração do momento...

      Excluir
    7. Valeu Rodrigo... não sei o que houve, de repente fui impelido a escrever isso... saiu assim do suspiro da alma.

      Excluir
    8. Focos, vc é muito engraçado, de bom humor, e faz rir muito com seus comentários. Obrigado pelo carinho.

      Excluir
    9. 👏👏👏👏👏👏 Parabéns pelo texto...como sempre arrasou

      Excluir
  25. Luis, acho que entendo pq fez este desabafo. Sinto que em muitos comentários, falta a distinção do que é legal, do que é moral e do que é ético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por isso q falei da confusão de ideias, conceitos.

      Excluir
  26. Mundando para outros confinados, nem bem havua passado o paredão, o Caruso e o Diego já tentavam se mostrar os escolhidos pelo público - "alguma coisa certa estou fazendo", segundo Caruso. Embora tentem mostrar segurança, é nítida a raiva com que estão se expressando. O Diego então, é impressionante.
    Acho que vão infartar quando sairem com um alto índice de rejeição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu simplesmente adoro quando um brother tem uma leitura tão equivocada por causa de paredão que eles acham que é resposta. Eles nunca pensam que podem simplesmente não ser a bola da vez pq tem alguém pior. E continuam no jogo errado pra sair com rejeição mais a frente, kkkkkk.

      Excluir
    2. E quando isto acontece, Acioli, a gente torce ainda mais pra eles voltarem para o paredão, se possível, duplo. kkkkk

      Excluir
    3. Hahahaha, duplo é sonho supremo,kkkk.
      Acho que Caruso já está nesse paredão. Diego acho que só se for pela casa ou pelo Big fone. Tomara que o terceiro seja o figurante. Só não pode ser o Wagner, senão eles vão continuar se achando, kkkkkkkkk

      Excluir
  27. Tensão pré prova do líder.
    Pessoal todos fazendo alguns exercícios para colocar os músculos no lugar certo.
    Tensão total na casa.

    ResponderExcluir
  28. A prova será de memória!!! Não de resistência !!

    ResponderExcluir
  29. Uma maluca fez um ensaio fotográfico p comemorar seus 15 anos e teve a escravidão como tema - imaginem o naipe das fotos - pois bem, um comentarista diante de tamanho absurdo perguntou: "quando eles vão entender que dói?"... passando direto para o bbb, acredito que gostamos de um brother ou sister qdo nos identificamos com sua alegria ou tristeza e odiamos qdo ele funciona como espelho nos obrigando a ver o q temos de pior ou mais ainda, odiamos um b/s qdo ao vermos o q ele faz com os colegas lá dentro,
    imaginamos que poderia fazer o mesmo conosco aqui fora e isso poderia nos causar dor. É isso, nessa panela cheia de empatias e projeções talvez esteja a resposta do porquê amamos uns e odiamos outros, portanto não adianta perguntar porque alguém ama ou odeia A ou B, talvez tivéssemos uma resposta mais precisa, se nos perguntássemos por que escolhemos determinados participantes. Mas bbb é entretenimento e o que vale mesmo são as risadas que damos com os micos e bobagens que fazem lá dentro. Ah, Luis Lima, não entendi bem o seu texto, pois ele foi longo e hoje meu tico está brigando com o meu teco, mas a sua necessidade de pensar ou sentir o que certo a partir da sua voz interna, talvez o faça descobrir o porquê da sua inquietante tristeza... brincadeirinha, adoro a serenidade da sua escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odiamos ou amamos aquilo que nos incomoda... nos tira da comodidade... o amor também nos agita. Não é tristeza não, é questionamento mesmo. Sou muito esperançoso que as coisas mudem para melhor. A história requer paciência. 50 anos pro tempo histórico não é nada, para 20 mil anos de história da civilização. Eu não sei odiar, ter raiva sim. Acho q odiei apenas uma pessoa na vida, mas passou... superei. Coisa da adolescência. Meu texto não é tão complexo assim, mas cada frase suscita várias reflexões... acho. Mas valeu... seu comentário.

      Excluir
  30. Os "cascudos" nem vão dormir essa noite.
    Ana Clara e Gleici na liderança kkkkkkkk
    ♩♫♭♪♯♬♮♫ Tudo que você faz ♩♫♭♪♯♬♮♫
    ♩♫♭♪♯♬♮♫ Um dia volta prá você...♩♫♭♪♯♬♮♫

    ResponderExcluir
  31. A gente comenta e comenta e de novo comenta e até hoje não descobri porque os Flinstones comemoram o natal se eles são da pré-história kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, nunca pensei nisso!

      Excluir
    2. E porque Fred tem um dinossauro como cachorro de estimação

      Excluir
  32. As líderes estão pensando em colocar o Diego ou o Viegas.
    Não me crucifiquem, mas se for o Diego quero um paredão com a Paula, de quem gosto.
    Se for o Viegas, quero a Jessica.
    Isto é só pra ter o prazer de vê-los sair concorrendo com o seu maior desafeto. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que seja Diego... para quebrar o g-4

      Excluir
    2. Acho que Ana Clara vai respeitar o desejo de indicação da Gleici...Diego na berlinda.

      Excluir
    3. Butterfly, vai ser triplo. BigFone toca no domingo. O que atender manda um para o paredão.

      Excluir
  33. Amei que a Ana Clara com a Gleice ganharam a liderança. Diego no paredão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve gente que comemorou pulando, só vendo a cara do Diego e Viegas...

      Excluir
  34. Belo texto só que há uma falha séria: Patrícia não estava com medo de ir ao paredão e sim queria salvar Diego, por isso pediu Kaysar para votar na Gleice para empatar com Diego e ela como líder desempatar. Vamos ser IMPARCIAL sim! Isto é ÉTICO mesmo num blog que se especializou em fazer resenhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Iniciando. Como comentarista oficial do blog, tenho que discordar de você. Fui convidada para escrever para o blog justamente por causa da minha opinião. E se ela fosse imparcial, não seria opinião e sim notícia. Não pode confundir comentarista com jornalista. Esse sim, precisa ser totalmente imparcial porque sua função é transmitir fatos. A não ser quando assina uma coluna com a sua opinião. O próprio nome já diz, opinião. Que não é um fato que a gente transmite, e sim nosso pensamento, nosso sentimento, nossa impressão. E se fosse imparcial, não seria nosso, e sim de todos, percebeu a diferença? Não somos um blog de transmissão de notícias, isso o Gshow faz muito bem. Somos um blog de comentários sobre o programa. São pessoas, com suas visões particulares que escrevem aqui. Não somos jornalistas comprometidos com a isenção. Nosso compromisso é com a nossa verdade apenas. Abs.

      Excluir
    2. Arrasou, Acioli... disse tudo e muito mais.

      Excluir
    3. Acioli, já estou um pouco sem paciência com este papo de ser imparcial. Gente, vamos buscar no dicionário o significado das palavras comentarista, colunista, articulista e outros sinônimos, para entender que nenhum deles precisa ser imparcial.
      Vamos nos divertir fofocando, no sentido lúdico da palavra.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.