21 fevereiro 2018

O que faltou dizer de Nayara, por Luis Lima

Nayara, a jornalista que quis militar no BBB. Pode ou não pode representar uma luta, uma classe ou uma categoria? Vou plagiar Bial: “no BBB pode tudo, só não pode agredir fisicamente”. Tomando isso como pressuposto da minha argumentação, Nayara foi firme ao contestar Thiago Leifert, ao dizer que ela tinha o objetivo dela ali, tentar representar ou passar a mensagem de uma categoria social, étnica ou regional. E ela tinha consciência clara disso, sabendo, talvez, que isso não a levaria ao prêmio. A meu ver, o Leifert ou a produção não pode podar, impor ou induzir as pessoas no seu jogo. O jogo é livre. Cada um faz o que quer. Se dará certo ou não, vai depender do participante que ousa a jogar assim. É risco? É. No caso dela, não deu certo, sobretudo, porque ela ao defender uma classe social ou uma etnia, o fez muito mal. Discursos clichês de luta, chavões políticos já surrados, que o público não “comprou”. Como disse, é uma péssima ativista de propaganda política. Além do que sua dicção a prejudicou para dar seu recado claro, objetivando convencer o público. Ficou obscura sua mensagem, ou melhor, confusa. Portanto, ela não teve a mesma sorte de Jean do BBB-5 (com sua mensagem de militância gay) ou de Vanessa Mesquista do  BBB-14 (com sua mensagem de militância pelos animais).

Bem dito isto, Nayara pecou pela ingenuidade no jogo. E como ela mesma disse ao sair, ela não saberia jogar o BBB, confirmada também pela mãe. Uma saída linda, serena, sem choro, tanto dela quanto da mãe, ou seja, parecem mulheres maduras em saber lhes dar com a derrota, a perda. Lamento que tenha havido tanta rejeição a seu personagem; a maior. Até porque ela não era mau caráter assim. Há pessoas piores lá. Acredito que isso não reflita rejeição do Brasil, mas apenas de torcidas organizadas que votam centenas de vezes numa só pessoa para proteger seus preferidos como Gleisi e Mahmud. Esta estatística precisa ser melhor interpretada, até porque 20 milhões de votos, por exemplo, não são vinte milhões de pessoas votando, já que cada um pode votar quantas vezes quiser. Isso foi efeito TEAM ou guerra de torcidas.

Para terminar, já que pouco se pode dizer de Nayara, pois apenas nas duas últimas semanas ela começou a existir no jogo com suas críticas ácidas a participantes, sobretudo, a Papito, Wagner, Lucas e Caruso, quero aqui fazer uma contemporização. Não é fácil ser negro no Brasil, com uma nova onda de racismo surgindo na internet, mas principalmente porque, apesar de serem mais da metade da população, incluindo a parda (negro desbotado), os negros são minorias nas Universidades, no Congresso, no Judiciário, nos altos escalões de grandes empresas, nas televisões (novelas), no mercado de trabalho etc. E por outro lado, são maioria nos bolsões de miséria, nas favelas, nos presídios, na população analfabeta, desempregada etc. Essa desigualdade social é perversa para sua existência no mundo, ou seja, levando muitos a delinquência juvenil ou à bandidagem. Isso não é resultado de má índole ou mau-caratismo, mas de todo um contexto social pérfido que cria pessoas hostis. Enfim, Nayara cumpriu seu objetivo midiático que era se fazer existir na mídia para que possa arranjar o emprego de jornalista, ou seja, vendeu o seu peixe. Boa Sorte para ela.



39 comentários:

  1. Antes da saída de Nayara gostaria que tivesse saído o Caruso e também o Diego e Patrícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PERSEGUIÇÃO infundada, dois bons jogadores, além de criativos, inteligentes e divertidos!

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto Luis Lima, mas nós dois sabemos que ela não saiu porque é negra. E aproveitando esta oportunidade Cida vencedora do BBB4 e Mara vencedora do BBB6 eram negras claras. Não entendo que dizem que ainda não ganharam negros. Sem preconceito nenhum porque nunca fui e jamais vou ser...passou das 18 horas é boa noite. E tomara que um dia entre no BBB alguem independente de sexo que aja como um grande irmão, como um Big Brother de verdade. Vou dar um exemplo se Mumuzinho não fosse artista, fosse uma pessoa "normal" ele com seu jeito com certeza venceria o BBB. Então Nayara não eliminada por causa de ser negra. Maju por exemplo se ela não fosse jornalista da Globo e fosse uma pessoa comum ela com seu jeito de ser venceria com a maior faciliade uma edição de BBB.Com certeza Nayara foi eliminada por causa de ter se aliado ao grupo dos cuecão e do trio abacadabra e combinavam e conspiravam votação contra os do outro lado que não estavam fazendo nada pra ninguém.Antes destas encrencas todas que ela promoveu dentro da casa (c/Ayrton,Caruso e Wagner) ela já tava no corredor da eliminação.
    Mas tudo na vida serve como lição. Essa experiencia tanto para Ana Paula como para Nayara pode ter certeza que vão servir para o bem delas. Vão encarar a vida com mais humildade e foco correto das coisas e situações. É que nem a Vingança de Clara no Outro Lado do Paraíso. Muita gente tá dizendo mas Clara não precisava se vingar. Vingança é uma coisa ruim. Mas ninguém percebeu que a vingança dela tá dando uns resultados altamente positivos.
    1- Vingança contra o Médico Gay (ele era enrustido e vivia num estres para não ser notado como gay. Com a vingança de Clara ele se assumiu e tirou esse peso das costas.
    2- Vingança contra Sophia (na primeira vingança, ainda tem mais contra ela, ela teve que melhorar a situação dos garimpeiros dando alojamento de primeira, alimentação d eprimeira e registrá-los)
    3- Vingança contra Vinicius , o delegado (Clara ajudou a menina a sair do pesadelo de anos e também no seu casamento e colocou um pedófilo da pior qualidade na cadeia) e assim vai....
    Então, essas eliminações vão fazer um bem danado para as duas pode ter certeza disso.
    Parabéns pelo texto Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Focus. Só para deixar claro, eu não disse no texto que ela saiu por causa de racismo. O racismo coloquei só como enfoque do quanto é difícil ser negro no país. Basta ver as blitz policiais. Um abraço.

      Excluir
    2. Eu já tinha comentado aqui que Mara e Jean foram representantes da etnia negra que venceram o BBB. E agora vc colocou a Cida que pode ser considerada parda. Já venceu um gay, Jean, e a bissexual, Vanessa Mesquita, que teve affair com a Clara no BBB-14.

      Excluir
    3. Eu não assisto as novelas da GLOBO, mas por causa do horário de verão, comecei assistir sem querer quando estava jantando na cozinha e não parei mais... tou adorando o enredo de se fazer justiça com vingança. Não sei nem se é vingança que Clara tá fazendo, mas um misto de justiça com vingança. Apesar de eu achar que se vingar não é uma boa atitude, pois faz mal a alma.

      Excluir
    4. Cida é mais escura que Mara e Jean.

      Excluir
  3. Muitas pessoas nas redes sociais insistem em querer deturpar o relacionamento da familia Lima e as vezes também classificam a Ana Clara como arrogante e etc...Não sei onde viram isso nela, sinceramente. Claro que todos podem expressar o que quiserem e ninguem quer proibir isso evidentemente. Mas se voce vê por exemplo num quarto um punhado de bolas de diferentes esportes espalhadas no chão voce tem que saber qual é uma bola de ping-pong para uma de tenis e uma de basquete. Tem gente que não consegue ver essa diferença. Isso que quero dizer e sou livre para defender seja quem for dos ataques dos internautas da web sem ofender é claro e respeitando as opiniões mas não compartilhando.Apesar que nas redes sociais a maioria gosta da Ana Clara sempre tem um com uns palpites que não tem lógica mas tudo bem. Veja algumas das coisas que Ana Clara faz na vida real. http://prntscr.com/ihz55e (jogue na barra de pesquisa superior).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. Ana Clara é uma pessoa que nem é puxa saco, amor ou ódio. Ela é bem realista no jogo. Até o pai dela é mais perspicaz que ela no jogo. Nem se compara a Emilly. Ana é um must. Adoro "ela" e a Gleisi juntas. Qualquer uma que vencer ou se vencer, vou gostar.

      Excluir
    2. Elas vão pra final com Kaisar só se colocarem as duas juntas num paredão duplo aí ferrou... mas tomara que não.

      Excluir
  4. Kaisar fala Russo , Francês, Inglês , Portugues e Arábe. Mas vai saber o que aconteceu com esse rapaz na vida real. Ele não quer falar no assunto acho porque não quer influenciar no jogo e de repente poderia o povo achar que ele estaria inventando as coisas. Ele é inteligente nesse ponto. Ele quer que as pessoas o julguem pelo que ele é e não pelo que ele passou. Vejam...
    http://prntscr.com/ihztqr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, vou ser bem sincero. A minha dúvida com Kaysar não é nem se seu passado o condena ou lhe absolve ou nenhuma dessas duas coisas. A minha, digamos assim, má vontade com ele, é o jogo que ele faz, ou seja, não se compromete no jogo. Age ao largo dos conflitos, das discussões, como por exemplo, ouvir falas de Diego e Patricia, conspirando paredões e ficar omisso, calado. Enfim, não tomar uma posição mais clara. Fazer o papel de bom moço. Por isso para mim ele continua sendo uma incógnita, um autista no jogo. Vc sabe o que é o comportamento autista né? Aquele que não quer contato com alguém e no caso do Kaysar é se abster do jogo, se abstrair de jogar, de não comprometimento em nome de uma falsa paz e amor big brother, porque ali é panela de pressão, briga pelo milhão; cada um fala mal do outro pro público e se vende como o melhor do jogo. Talvez aí Kaysar sai ganhando, não fala mal de ninguém, fala bem de todos. Mas falar bem de todos é injusto, porque nem todos são do bem. E Kaysar sabe disso. E quando falo de pessoa boa ou má, tou falando do jogador no BBB e não o que ele é ou não é aqui fora do confinamento. Mas vou ponderar mais a sua figura e observar melhor Kaysar com outros olhos. Talvez meu olhar esteja contaminado porque o César papagaio me lembra um pouco o outro César, do discurso do politicamente correto, que venceu o BBB-15.

      Excluir
    2. O Kaisar é extremamente superior ao Cezar Lima. Cezar Lima é a maior planta de todos os tempos. Perdia até para estatua que ele ficava conversando. Kaisar é um terremoto dentro da casa ,as um terremoto do bem Dança, dá um UPGrade na casa e nos brothers, massagea todo mundo, dança, canta, brinca, e já posicionou algumas vezes. Cezar Lima afff. esse éprakbá.

      Excluir
  5. Luis, parabéns pelo texto! E pelas suas opiniões isentas.
    Mas posso discordar um pouquinho, rs? Não acho que o Tiago impôs nada, só deu um toque, muito pertinente aliás. Você vai ver que nenhum deles vai levantar mais bandeira nenhuma ali. Eles sabem absorver direitinho os toques. Assim como Nayara entendeu, qdo ele deu o toque, que ela sairia por esse motivo. Em relação à questão sobre ser difícil ser negro no Brasil, me permita uma complementação, é difícil ser pobre. No Brasil e em qq lugar do mundo. Não é a cor da pele que determina o grau de sucesso pessoal do indivíduo,e sim a sua classe social. Mais miséria, menos oportunidades, até porque a alimentação correta e saudável na primeira infância é grande responsável pelo desenvolvimento, inclusive da inteligência do indivíduo. O mercado de trabalho é regido pelo pragmatismo do lucro, lucro, lucro. As oportunidades serão oferecidas aos que tiverem mais capacidade, o que menos importa é o fator humano. Nesse sentido, se há uma segregação, a culpa é do governo populista. Um governo realmente preocupado com o povo lhes dá escola, não esmola. Lhe ensina a prosperar por sua própria capacidade, não separa cotas nas universidades públicas. Se os negros são maioria entre a classe social mais baixa, é resultado do círculo vicioso mais miséria, menos oportunidades, que vem desde a abolição da escravidão. E o fato é que poucos conseguem migrar de classe.
    Mas, enfim, isso é papo longo e não quero levar bronca do Luís por sair do focooo!

    Voltando ao BBB e à Nayara chata pra caramba. Foi isso que a eliminou com rejeição. Chatice. Quem acha que foi racismo, é justamente o verdadeiro racista, aquele que enxerga apenas em P&B. Abs!

    ResponderExcluir
  6. Fica à vontade querida, a liberdade é antes de tudo respeito pela divergência de opiniões. E vc me surpreende cada vez mais. A nossa realidade é muito complexa historicamente falando e aqui não é locus para essa discussão tão cheia de polêmicas, divergências, contradições, teses, antíteses pontos de vista, análises etc. e tal. Acho que a gente não iria chegar a um denominador comum nem mesmo num Congresso sobre o tema. E seu relato histórico é honesto com a verdade. Obrigado, Acioli pelo carinho, mas principalmente pelo respeito que tens por mim. A gente não é dono de verdade nenhuma, mas sempre a gente aprende um com o outro. Um beijão no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conseguiria escrever metade do que escrevo se não prestasse atenção nos comentários e críticas de vocês. Outro beijo no seu coração.

      Excluir
  7. Luis, belo texto. Apesar de divergirmos em alguns pontos te dedico todo meu respeito. Concordo com a Acioli quando ela diz que o Tiago não impôs aos jogares que não militem. Ele mexeu no jogo claro. Acho que a diferença entre Tiago e Bial é que Bial tem o dom da oratória e neurolinguística e conseguia sutilmente mexer no jogo. Ainda que muitos não entendessem e não capitassem suas mensagens, mas ele colocava as cabecinhas pra pensar. Hoje mesmo vi Gleici dizendo que estava pensativa e que tem que mudar. Não acredito que alguém ali tenha que mudar porque pode soar muito falso, fake. O Lucas está virando um camaleão. A chatice já é algo peculiar dele e agora esse choro. Tá péssimo. Agora não adianta tapar o sol com a peneira. O jogo está meio sem rumo então, vamos ver que bico vai dar. Só espero que não de zebra kkkkk..Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Silvia. As vezes acredito que o programa tem que dar uma sacudida nos jogadores e talvez vc esteja certa, neste sentido. Mas o que gostei foi da contestação de Nayara, da coragem dela de replicar Thiago. Ele pode até estar certo, mas do ponto de vista dele, do objetivo da produção. Aonde quero chegar com isso? Que o moderador do programa também é desafiado pelos participantes e que também não é o dono da receita do programa. Que eles não são tão passivos assim ao que pensam os produtores, diretores. Deixa-me ver se sou mais claro: Nayara impôs a sua autonomia como participante de querer fazer o que quiser dentro do jogo. Se para nós ou para o programa está errado o que ela fez, que ela não representa nada, para ela, na perspectiva dela, tá certo, porque era isso o que ela queria fazer: defender uma luta, uma bandeira e usar o programa para passar uma mensagem. Mas foi mal sucedida no objetivo. Ele realmente não impôs, mas fez uma crítica, deu uma chamada. O que achei positivo nele é que a ideia do programa é o participante ser ele mesmo, se mostrar como ser ontológico. Mas é aquilo que falei, cada um é livre para fazer ou dizer o que quiser. Não tem regra proibindo isso. Acho que quando Gleisi ou Nayara ou Mahmud falam de seus estados e regiões, como representantes, é porque foram poucos candidatos do norte a participarem do BBB. E se eles são de lá, podem sim pleitear torcida local, porque de qualquer forma eles são representativos dos seus estados. Não é uma questão de passar procuração, é o simbolismo que legitima talvez isso. Com a região sul ou sudeste de onde vem o maior número de participantes, essa reivindicação do voto é pouca. Mas já vi em outros BBBs pedindo votos de SP, MG, SC, RS, PR... e nem por isso foram repreendidos pelo Bial. A mudança pode ocorrer sim, porque somos seres mutantes, e jogo é movimento constante, porque novas situações podem ocorrer. BBB em algumas vezes foi caixinha de surpresa o vencedor. Deixar claro aqui que não tou condenando Leifert, até porque ele foi orientado a fazer aquela chamada, mas pleiteando o direito de qualquer participante ser o que quiser ou fazer o que quiser, claro, arcando com as consequências. Mas Silvia Viveiros, obrigado pela crítica, por levantar esse ângulo da discussão. As vezes quando escrevo, sempre acho que poucos me comentarão. Talvez por ser incisivo demais no que falo. Mas é isso, até gostar de alguém é também um processo de aprendizagem, de tempo. Bjus.

      Excluir
    2. Muito bom Luis. Vivendo e aprendendo. E é o que você comentou em um outro post sobre outros participantes que lutaram por suas ideologias. Achei legal também a postura dela em não engolir a seco e tentar argumentar, apesar do chato do Lucas do lado dela querendo que se calasse. E se for pensar bem, no caso da Nayara ela transparece ser assim mesmo, sempre lutando por suas ideologias, então não tem muito que pedir para ela ser ela mesma porque ela já está sendo ela mesma. Só se perdeu um pouco na forma de se colocar .Concordo que devam existir mudanças até porque o jogo muda. Só acho que tem que ser em doses homeopáticas. Mas é isso meu amigo, obrigada por ampliar minha visão.

      Excluir
  8. Estou gostando cada vez mais dos autores dos textos aqui do site, sempre elogio pois é merecido, mas este foi o meu texto preferido dos últimos tempos (digamos, desde o início desse BBB rs).Eu concordo com 99% do que foi escrito, e concordo com as pessoas que falam que nayara saiu por ser chata ou ter forçado a barra com certos temas. No entanto, 93% (arredondando), em paredão triplo??? Mesmo indo com favoritos, não é coerente. Não acho que racismo influenciou na eliminaçâo, mas sim no percentual. Não tenho dúvidas. Ana Paula era mais odiada, era mais ardilosa, e saiu com menos. Também enfrentou pessoas fortes. O recorde de paredão duplo e triplo pertencem a mulheres negras. "Ah mas elas eram leva e traz, fofoqueiras, sem carisma" tá bom.... já teve gente em RS que essas coisas seriam leve, perto do nível de defeitos e desvios de caráter que possuíam, e não sairam assim. Quero ver se, por exemplo, a crápula da patrícia sai com 90%, ou o tenebroso lucas com 90%. Ou wagner, caruso, etc. Ficarei feliz em admitir que eu estava errado e não havia um pingo de racismo influenciando no resultado de nayara, se for o caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado. Quanta honra! Mas vou lhe dizer uma coisa, os textos de Frank, Acioli, Shadow e de Hanne são espetaculares. E sabe por que? Porque texto bom é aquele que nos incomodam também, nos tiram da acomodação, nos levam à reflexão e nos avisam que a verdade não tem dono. A verdade é apenas a nossa verdade, a nossa opinião. Valeu Rodrigo.

      Excluir
    2. errata: nos incomoda, nos tira ... nos leva e nos avisa...

      Excluir
    3. Concordo! Sou fã desses 4! Mas não chego nem a sentir um incomodo, pelo contrário, eu muitas vezes percebo coisas que antes passavam batido, ao ler os textos. Cada um agrega muito na visão geral, mas claro, tem momentos que eu não concordo nenhum pouco com alguma visão de certo participante mas, da maneira que escrevem, é impossível não se cativar até com as opiniões contrárias... particulamente, sou fã do Frank, lembro dos posicionamentos em diversos outros bbbs que eu acompanhava por aqui tbm. Mas realmente, gosto de todos os que vc citou acima! Apenas destaquei este seu texto pq ele tocou partes e aspectos que eu não vi comentarem em outros blogs que acompanho, e achei nayara uma participante deveras subestimada rs

      Excluir
    4. Legal, fico lisonjeado. Obrigado mais uma vez.

      Excluir
    5. Rodrigo! Dependendo das circunstâncias dos paredões futuros deste BBB18, existe a possibilidade de novas quebras de recorde, portanto, por enquanto, deve-se acreditar que é meramente uma coincidência que as atuais recordistas de percentual de rejeição em paredões duplo e triplo são mulheres e negras.

      Excluir
    6. Rodrigo, me senti muito honrada em ser incluída nos "autores que fazem pensar". Esse é o meu objetivo, rs. Muito obrigada por seu gentil feedback. É um prazer escrever pra pessoas com quem a gente possa conversar depois. Cujos debates são interessantíssimos, e que nos fazem pensar para aí então, podermos escrever, rs. Um grande abraço!

      Excluir
    7. Acioli, mesmo quando seus apontamentos são distintos dos meus, seus textos são tão bons que eu até me atrevo a repensar minhas opiniões rs pois sim, acho que a melhor coisa que as pessoas podem fazer, é se permitir essas trocas de informações e conhecimentos, inclusive vejo o bbb como um meio de estudo do ser humano mais complexo do que apenas um reality show. E ao longo do bbb, eu vou me permitindo mudar de opiniões constantemente, dificilmente eu tenho um favorito ao longo do programa todo. Em geral, no entanto, acho que concordo com suas opiniões e gostos sobre os atuais participantes do bbb! Sempre que vejo textos seus, Acioli, vou correndo ler que a qualidade é garantida! Abraçoo

      Excluir
    8. Ricardo, torço por um recorde para patrícia rs eu acho que realmente pode ser coincidência as atuais lideres de rejeição, e talvez nessa edição venham novos recordes!

      Excluir
    9. Rodrigo, é exatamente por isso que o jogo me atrai tanto. É um estudo fascinante sobre o comportamento humano. Eu sinceramente acompanho muito mais pela oportunidade de observar essas facetas do que para premiar alguém. Lógico que não gosto qdo alguém que eu não gosto vence, rs. Mas muito mais porque reflete uma sociedade que eu não gosto de ver refletida. Mas por isso minha preferência tb é dinâmica. Eu não me apego a ninguém, kkk. Eles mesmos que vão me guiando ao longo do jogo. Quem souber guiar melhor, leva. Na minha preferência, claro. Quase sempre ela não combina com a das enormes torcidas. Aff! Frustrante. Bjo!

      Excluir
    10. Fiquei feliz de saber que você vai correndo ler, hehe. Me sinto lisonjeada. Obrigada.

      Excluir
    11. Penso igual, Acioli! Acho muito mais interessante acompanhar os desdobramentos das ações e comportamentos deles lá dentro do que realmente descobrir quem ganha... até porque quando vai ficando vazia a casa, tipo umas 5 pessoas, e as interações vão caindo, pra mim já perde a graça e poder chegar na final logo kkk mas só pela curiosidade de quem ganha, raramente ganhou pessoas que torci! Bjo

      Excluir
  9. Ahhh, comentei que concordo com 99% do texto já que eu, particularmente, estou adorando as indiretas bem "diretas" do tiago pro pessoal da casa. Acho que a globo percebeu que o elenco não entrega o que prometeu, muitos deles, e vários dos que entregavam sairam rs abraços luis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom esse jogo de provocação. A minha crítica ao Thiago também não deixa de ser provocação, no sentido de provocar o debate.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Vc torce p Patrícia sair c rejeição porser mulher, branca e por não gostar deseu jogo?Nesses comentários todos, mt inteliugentes, esqueceram dedizer que BBB é um RS, ali temque jogar, ser estrategista. E me desculpe, vc esta desejando a saída de uma jogadora divertida, estrategista. Antes dela temos uma Gleici, Jéssica, Que sim, não fazem diferença alguma e já que estamos falando em discriminação, inflam seus egos machistas!

      Excluir
    2. Vc está falando para quem?Comitê de Fruticultura

      Excluir
    3. Comitê de fruticultura, se foi pra mim (quase certo que sim), torço pra sair patrícia por: falar mal das pessoas pelas costas e sorrir na frente, imitar as pessoas debochando e sendo depreciativa, usar os outros amiguinhos pra fazer o jogo sujo e sempre ser a que mais se oculta, distorcer o que as pessoas falam, enfim, mil coisas. Ser mulher? Branca?? Eu sou branco, todas as edições teve ao menos uma mulher que torci pra ganhar, ou seja seus argumentos comigo, querendo deturpar o que falei, não fazem o menor sentido. Jogador divetido? Kaysar, Gleice e ana clara são mais; jogador estrategista? Wagner, kaysar, ana clara, diego.... enfim. Patrícia é apenas maléfica mesmo. Mas é minha opinião, jamais vou admirar alguém assim, já que ela nem ao menos dá a cara a tapa quando fala mal dos outros; se fosse honesta, eu ate admiraria algo nela. Ego machista? Risos, machista eu certamente não sou. Não fiz comentários inteligentes, só expresso minha opinião, se te incomodou tanto, simples: vote muito para patrícia ficar, no paredão. Não se preocupe, não costumo votar e quando voto, dou no máximo 10 votos rs mas respeite o meu direito de torcer contra ou à favor de qualquer pessoa neste jogo, pois não deixo que tirem meu espaço por simplesmente não concordarem com o que eu penso sobre.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.