28 março 2016

Comentaristas em Destaque: 28/mar/2016



Hanne Brandenburg deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Comentaristas em Destaque: 27/mar/2016":
 
Manipulação sempre vai existir, porém de forma descarada como nessa edição, onde a produção totalmente parcial declara abertamente seu favorito a ganhar o premio, fica complicado prá quem assiste e acho até que para os familiares dos outros participantes que ficam fazendo papel de otários e sendo alvos de brigas, perseguiçoes e stress totalmente desnecessários.


 
gerusa deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Comentaristas em Destaque: 26/mar/2016":
 
Cristiana, tenho 57 anos, dois filhos uma de 38, outro de 23 e uma neta de 21 anos. Tenho uma cabeça moderna, sou professora aposentada, mineira apaixonada pela nossas tradições. Me sinto com vergonha alheia do comportamento de Geralda. Grossa, fofoqueira, mal educada, falsa, faz qualquer coisa por dinheiro. Egoísta, prepotente, sem noçao. A mim não representa. Até aceito as incoerências da juventude, a impulsividade. Mas com o passar dos anos devemos ter sabedoria e exemplo para passar aos mais jovens. Tem um coração duro, como Ana Paula disse um dia, ela so ficará do nosso lado depois que eu voltar de pelo menos 3 paredões. Acha que se dar bem com os jovens é encher a cara todos os dias, usar um vocabulário chulo (vergonha maior é saber que e professora e educou milhares de crianças e jovens), se sente dona da casa no direito de impor o que vão comer e ainda vigia a quantidade que cada um come. É covarde, fala pelas costas, mente, não dá o direito de seu oponente se defender. Foi desleal com Mateus, se sabia que ele estava em outro grupo, negasse o anjo quando a ela foi oferecido. Quanto a Ana Paula fez escárnio da mesma quando a viu caida no banheiro embriagada e todas as vezes que Ana estava no paredão se mantinha distância, não pedia apoio no rx e nem sentava perto. Oportunista. Jogadora de baralho e acha que as pessoas sao peças a serem manipuladas. Não merece estar entre os quatro finalistas. Foi calculista, fria. Se cacau a ofendeu, teve a oportunidade de manda- la para o paredão, mas mandou Adélia que fez massagem em seus pés naquele dia. Não tem coração. Nunca gostou de ronam o chamou de mal logo no início. Jogou munick na cama de Laham so pra queima- la. O que Mateus disse a ela foi pouco. Ela o queimava o dia inteiro e ele sempre levava na esportiva. Era a x9 do grupo da Ana Paula. Como Ronam sempre dizia em uma guerra tem sempre que existir uma espiã. Mas a ediçao fez dela a velhinha mal tratada e chingada de falsa. Cacau tem minhas restriçoes de comportamento, mas e uma garota de 19 anos e tem o direito de errar, quanto a geralda so tenho a dizer, assim como na política brasileira, os canalhas também envelhecem. Me sentido com vergonha alheia: Geralda vc não representa a terceira idade.


 

39 comentários:

  1. Concordo plenamente com Gerusa, sou professora aposentada e tenho vergonha dessa Dona Geralda, que horror

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do que falou dona Gerusa, concordo em genero número e grau!

      Excluir
    2. E isso mesmo D. Gerusa, essa Sra selecionada pela producao e que foi preferida pelo publico no paredao contra a Fernanda so demonstrou tudo o que nao se deve ser ou fazer como ser humano, não me refiro nem a idade que ela tem, pois caracter e boas maneiras são inerentes a uma boa educação e isso ela não deve ter recebido dos pais, imagino que também não tenha conseguido passar aos filhos.

      Em outras edições ela ja teria vazado há muito tempo, como esse BBB16 foi comandado pela Ana Paula, e mesmo não sendo muito querida pelo grupo, a conveniência de ser um voto a mais fez com que fosse aceita e hoje está protegida pela torcida que, mesmo não gostando dela a mantiveram na casa somente como forma de tirar quem nao fazia parte da gangue.

      So nos resta lamentar esse desfecho e esperar que, se ainda encontrarem quem queira patrocinar e vier o BBB17 as famigeradas torcidas organizadas sejam definitivamente dizimadas e que possamos voltar a assistir um programa de entretenimento, e vermos bons e verdadeiros jogadores.

      Excluir
  2. As pessoas insistem em defender que esse foi o BBB da Manipulação. Desculpe-me, mas é preciso fazer análise global do contexto do jogo articulado para se afirmar tal circunstância.

    Como bem definido aqui mesmo no Votalhada, a direção faz "INDUÇÕES" no jogo com o objetivo de tornar o programa mais dinâmico e equilibrado. Nem sempre acerta, mas o objetivo em induções que podem favorecer algum participante em algum momento determinado no jogo nada tem haver com as preferências da direção do programa, mas sim têm como finalidade equilibrar o jogo.

    Se o BBB16 for analisado com olhar critico, sobre fatos e escolhas dos participantes vemos que vez ou outra todo participante teve a oportunidade de ser favorecido ou prejudicado pelas induções da produção.

    DETALHE para o fato de que as INDUÇÕES DA DIREÇÃO NÃO PODE SERVIR DE ESCUSA PARA O COMPORTAMENTO DOS PARTICIPANTES que são livres para adotar a postura que bem preferir em todos os momentos do jogo. Afinal, não é porque colocaram uma ponte na sua frente que você necessariamente têm que pular nela.

    Logo, a Direção não pode ser culpada pelas escolhas feitas pelos participantes.

    ....continua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila parabéns escreves muito bem,mas pergunto ,vc acha que todas as pessoas leram tudo,eu não consegui,mas o suficiente para entender que vc está aqui para defender o trio, certo? abraços

      Excluir
  3. Listando algumas INDUÇÕES que foram relevantes:

    1º INDUÇÃO - LIDERANÇA EM QUARTETO - Claramente s direção quis INDUZIR O JOGO ABERTO nessa edição do BBB, FORÇANDO OS PARTICIPANTES A COMBINAR OS VOTOS desde o início do RS.

    O fato mostrou para o público que estava ok a combinação de votos e o jogo estratégico dentro do RS que vale 1,5 Milhões.

    Obs.: Os participantes LIDERES foram induzidos a combinar votos para 1 única indicação. Mas foi escolha deles seguir no jogo e tentarem estratégia para determinar as 2 Vítimas do 1º paredão.

    Obs².:Também foi escolha das participantes mulheres reagirem a estratégia da Macholândia, e combinar a indicação de 1 dos lideres ao paredão.

    Opinião Pessoal (Foi uma linda jogada da Munik que virou os rumos do 1º paredão e expôs o jogo de proteção que marcaria a trajetória de Ana Paula e Munik)

    2º INDUÇÃO- A "bem aventurada" ou "Mal Desejada" imunidade de Ronan na 2º semana. A direção claramente podia perceber a covardia da maioria da casa em atender o Big Fone, Ronan era um dos poucos dispostos, até porque aquela altura do jogo não tinha nada a perder.

    Obs.: Foi escolha dos outros participantes que não se esforçaram e até manifestaram desinteresse em atender o famigerado Big Fone, somado com uma pitada de sorte do então desafortunado Ronan que se salvou n só do paredão, mas dá provável eliminação.

    3ª INDUÇÃO - Paredão Fake (Ana Paula e Ronan) - era evidente que Ronan e Ana Paula estavam em clara desvantagem no jogo interno do RS, e seriam as cartas marcadas de quase todos os participantes. O paredão Fake foi providencial pois não apenas salvou a dupla, como consolidou o trio RoAnNik que agregou Munik, até então reticente quanto a aliança com Ronan.
    Além de revelar o Jogo Estratégico, mas Dissimulado (oculto, se vê nas entrelinhas mas não é expresso as claras) e Polarizado de Juliana, Daniel, Adélia e Renan.

    Obs: Foi escolha de Juliana articular inteligentemente um Paredão entre os amigos Ana Paula e Ronan. Lembrando que naquele ponto seu desafeto declarado era Ronan e seu Voto em Ana Paula foi puramente estratégico.

    Obs: Foi escolha de Juliana como líder montar os grupos na prova da comida expondo, ainda que sem querer, suas afinidades no jogo. Jogando Munik de bandeja no colo de Ana Paula e Ronan.

    Obs.: Foi escolha e ingenuidade de Daniel, que no seu descontrole ao ouvir Munik declarar que votaria nele, cair no jogo da esperta Pequi e declarar o desejo de montar o paredão MUNIK c qualquer um que voltasse do paredão de Ana Paula e Ronan.

    Obs.: Em reação a postura de Juliana, Munik aderiu a proposta de Ana Paula e passou a aceitar Ronan como aliado fechando o trio de proteção.

    VALE DESTACAR QUE A JOGADA DE JULIANA NÃO FOI BEM SUCEDIDA POR FORÇAS ALÉM DA VONTADE DELA, POIS A VONTADE DE JULIANA FICOU CLARA NO JOGO, ASSIM COMO SEUS AFETOS E DESAFETOS.

    Obs.: EFEITO COLATERAL da falsa eliminação de Ana Paula, Munik abriu o coração de vez para aceitar Ronan unidos até pela ilusão da perda de uma aliada/amiga em Comum (Ana Paula) no jogo.

    Efeito colateral: O paredão formado por dois amigos (Ana Paula e Ronan) por vontade e jogo de Juliana, serviu para comover e o emocionar o público.

    ... continua

    ResponderExcluir
  4. 4º INDUÇÃO - Não bastasse o Paredão ser Fake, O QUARTO DE LUXO DA ANA PAULA (ASSISTINDO E OUVINDO OS PARTICIPANTES). O presente que a direção permitiu que o público desse a Ana Paula equilibrou o jogo revelando que o dito "Esquadrão do Bem" fazia um ótimo jogo Interno, enquanto a "Gang Suicida" se despontava no jogo externo conquistando a preferência do público.

    Obs.: Foi escolha de Munik fechar aliança com Ronan e Ana Paula, aproveitando ao máximo as informações trazidas por AP do quarto de luxo. Além de uma brilhante percepção que a mesma Munik teve do jogo na formação do paredão pela Líder Juliana, percebendo que seria o próximo alvo do Esquadrão (Daniel, Juliana, Adelia, Renan e Tamiel)

    Obs.: Foi indução da Direção o Quarto da Ana Paula, MAS FOI ESCOLHA DE RENAN declarar ódio a Ana Paula quando acreditava que ela estava fora do jogo. Os motivos que levaram Renan a não declarar para Ana Paula o ódio o que sentia por ela antes o Paredão Fake foi escolha dele tbm. Assim como foi escolha de Renan confrontá-la, provocando o inIcio das duas primeiras brigas dos dois. O que fez apenas após ter seu ódio, até então dissimulado com expressões como ANINHA, descoberto pela Ana Paula no quarto luxo.

    Obs. Ana Paula se esforçou a exaustão, com as informações sólidas e claras que tinha do jogo atrair para sua aliança Matheus, Geralda e Maria Claudia.

    Obs. Foi escolha de Maria Claudia e Matheus ficarem em cima do mundo e desprezarem as informações preciosas trazidos ao jogo pela Ana Paula.

    Obs.: Foi escolha de Geralda ficar impassível aguardando o desenrolar do jogo nos paredões seguintes para fechar a possível aliança que ensaiava com o trio Ronan, Munik e Ana Paula.

    Fato Relevante - No Quarto de Luxo Ana Paula fez a alegria de boa parte do público com seus comentários Ácidos e Cômicos dos participantes que assistia.

    ResponderExcluir
  5. ----> vemos que até o paredão fake as induções da direção beneficiaram Ana Paula e Ronan, que até então estavam em desvantagem clara no jogo (poucos aliados no jogo interno, e ainda conquistando o público).

    Obs. Pessoal - No paredão com Laércio, Ana Paula quase foi eliminada (54%), e era carta marcada para o próximo paredão, com grande risco de eliminação que dependia apenas da formação do paredão seguinte, que foi o FAKE.


    ---- ENTENDO QUE ATÉ O RETORNO DE ANA PAULA DO PAREDÃO FAKE, AS INDUÇÕES DA DIREÇÃO FORAM FEITAS PARA EQUILIBRAR O JOGO E BENEFICIAR ANA PAULA E RONAN, OS QUAIS SOUBERAM APROVEITAR BEM AS OPORTUNIDADES QUE TEVE.

    RONAN - PEGOU A IMUNIDADE COM A CORAGEM ATENDER O BIG FONE QUE FALTOU AOS DEMAIS.

    ANA PAULA - CONSEGUIU CONSOLIDAR SUAS ALIANÇAS COM RONAN E MUNIK SE VALENDO DAS INFORMAÇÕES PRECISAS DA VISÃO QUE TEVE DO JOGO DOS OUTROS PARTICIPANTES.

    Destaque de mérito: ANA PAULA SE DESTACOU, COMO DEFINIU PEDRO BIAL, POR SER GENEROSA AO RESGATAR RONAN DA SOLIDÃO. ASSIM COMO FOI ESPERTA AO NOTAR O BRILHO (CARISMA) DE MUNIK PARA CONQUISTAR O PÚBLICO.

    ----------
    5ª INDUÇÃO -IMUNIDADE DE ANA PAULA no retorno do quarto de Luxo

    Obs.: Foi escolha de Ana Paula e seus aliados manter a imunidade em segredo dos adversários.

    6ª INDUÇÃO - Direção tira o PODER DO NÃO da Líder Juliana.

    Liderança disputada por todos, prova que se exigia capacidade de observação, foi coroada a Líder Munik.

    MUNIK jogou bem, emparedou DANIEL, firmou sua aliança com Ana Paula ao mesmo tempo que mostrou ter personalidade se recusando a emparedar Renan naquele momento do jogo.

    A JOGADA DE MESTRE: Ana Paula, incerta da postura de Tamiel, alerta brother do risco que o mesmo corria de ir para o paredão, em tentativa clara de agregá-lo ao seu grupo de aliados.

    Obs.: Foi escolha de Tamiel consolidar sua aliança com o "Esquadrão - Adelia, Daniel, Renan e Juliana", após ter declarado que não combinaria votos, recusar proposta de aliança de Ana Paula.

    Fatos Relevantes da Semana: FESTA ELFOS
    - Ana Paula tenta forçar aliança com Matheus pedindo voto em Renan.
    - Matheus faz "fofoca" e revela intenção de Ana Paula para Renan.
    -Juliana procura se aproximar de Ana Paula que rechaça aproximação com a épica frase "estou aqui para irritar as pessoas que me irritam".
    -Juliana chora o rechaço para Renan e Adélia
    -Renan vai atras de Ana Paula e inicia a épica discussão com os xingamentos PATRICINHA, MIMAMA, SEU DENTE É FALSO e outras "ofensas" que agente só ouviu no BBB16.
    - Matheus que presenciou a briga, fica "indeciso" ao relatar para Munik quem começou a briga
    -Ana Paula pressiona Matheus com lágrimas nos olhos a revelar para Munik que foi Renan quem começou a briga
    - Munik leva Ana Paula para o quarto do Lider.
    - Ana Paula, descontrolada, manifesta desejo de desistir do RS
    - Direção tranca Ana Paula e Munik no quarto do líder impedindo a desistência da participante bêbada e descontrolada
    - Sóbria, Ana Paula desiste de desistir.

    7º INDUÇÃO - Direção tira o "PODER DO NÃO" da Líder Munik.

    Equilibra o jogo a favor do Esquadrão (Renan, Juliana, Tamiel e Adélia), que claramente seriam vetados pela Líder Munik e todos participam da prova.

    PARALELO (INDUÇÃO DA DIREÇÃO NA FORMAÇÃO DOS PAREDÕES TRIPLOS E LIDERANÇAS DE DUPLA) - INTENÇÃO CLARA DE EQUILIBRAR O JOGO E FOMENTAR A GUERRA INTERNA DA CASA JÁ DIVIDIDA EM GRUPOS E ALIMENTAR A PAIXÃO DAS TORCIDAS GARANTINDO AUDIÊNCIA. A DIREÇÃO GARANTIU PAREDÕES MISTOS, NÃO IMPORTAVA O JOGO INTERNO DOS PARTICIPANTES, SEMPRE HAVERIA AO MENOS 1 INTEGRANTE DOS 2 GRUPOS DOMINANTES DA CASA, SENDO QUE O JOGO INTERNO GARANTIRIA 2 MEMBROS DE UM GRUPO DA CASA NO PAREDÃO CONTRA 1 MEMBRO DO OUTRO GRUPO.

    ResponderExcluir
  6. 8ª INDUÇÃO (A MAIS CLARA E DESCARADA DE TODAS) - PROVA DE RESISTÊNCIA GUARANÁ ANTÁRTICA. Sem avisar ao Público ou aos participantes, foi permitido aos participantes dormirem durante a prova.

    Obs.: Munik e Ronan desistem da prova por não conseguirem resistir ao sono.

    Obs.: Tamiel e Juliana confessamente dormem durante
    a prova de Resistencia

    9ª INDUÇÃO - Liderança em dupla RENAN E TAMIEL

    Obs.: Foi escolha de Adélia, alegando querer proteger Juliana, tentar influenciar os lideres a votarem em Munik para tentar emplacar um paredão Munik e Ana Paula / Munik e Ronan.

    Obs.: Foi escolha dos líderes Renan e Tamiel, não protegerem Munik declaram simpatia pela sister, e preferir indicar Ana Paula para o paredão.

    Obs.: Foi escolha de Geralda, Matheus, Ana Paula, Ronan e Munik votarem em Juliana para "proteger" Munik

    Obs.: Foi escolha do Anjo Ana Paula imunizar o aliado Ronan.

    Obs.: Foi escolha de Tamiel a imunidade dessa liderança.

    Obs.: Foi escolha de Renan os R$10Mil dessa liderança

    Jogada Contraditória - Renan e Tamiel perdem a chance de proteger a amiga e aliada Juliana e montar o paredão (Munik-Ana Paula), sob alegação de afeto por Munik.

    Obs.: No dia da Eliminação de Juliana, Tamiel percebe discurso emocionado de Munik para Ana Paula e desenvolve a tese do "Voto Duplo" das sisters.

    10ª INDUÇÃO - JOGO DA DISCÓRDIA, Renan declara desejo de ir pra final com Juliana, mesmo após perder a chace de protegê-la do paredão.

    Obs.: Foi escolha de Ana Paula provocar Ao Vivo no Jogo da Discordia a saia justa dos participantes que considerava terem "caído em contradições"

    Obs.: Foi escolha de Renan confrontar Ana Paula após o jogo da discórdia iniciando mais uma briga épica no BBB com os "xingamento" incomuns de ("patricinha", "mimada", "não trabalha", "sustentada pelo pai" e "atorzinho de merda", "casalzinho que não se assume" e FOFA). Esses dois só usam as pérolas das "ofensas"

    11ª INDUÇÃO - Direção dá o "Poder do Não" aos Líderes Tamiel e Renan.

    Obs.: Líderes Renan e Tamiel excluem Ana Paula da Prova do Líder

    12º INDUÇÃO - Mais uma PROVA DO LÍDER DE RESISTÊNCIA (FIAT). Claramente a direção já conhecia a vantagem de Maria Claudia, Matheus, Tamiel e Renan sobre Ronan e Munik em prova de resistência.

    Obs.: Foi observado por internautas (existe fotos na internet) de que uma dupla, possivelmente Renan e Tamiel, teria deixado item fora do local marcado, o que foi ignorado pela direção.

    Obs.: Foi escolha de Matheus e Maria Claudia negociar a prova do Líder com Renan e Tamiel prometendo a indicação de Ronan caso fossem líderes.

    Obs.: Foi escolha de Adélia tentar influenciar Renan e Tamiel para desistirem da prova para somar votos com o dela no confessionário.

    Obs.: Foi escolha de Munik e Ronan falarem no inicio da prova que não seria vantajosa a liderança para somarem votos com Ana Paula no confessionário, Como também foi escolha e limitação de ambos desistirem da prova de resistência.

    13ª INDUÇÃO - Mais uma LIDERANÇA EM DUPLA de Renan e Tamiel.


    Obs.: Foi escolha de Renan a Imunidade dessa liderança.

    Obs.: Foi escolha de Renan fazer por Tamiel o que não havia feito para defender Juliana na semana anterior, concordando com a indicação de Munik pelo voto dos Lideres.

    Obs.: Foi escolha de Ana Paula provocar Renan, seu inimigo declarado, repetidas vezes após a eliminação de Juliana.
    Obs.: Foi escolha de Matheus e Maria Claudia declararem para Renan e Tamiel voto em Ronan.

    Obs.: Foi escolha de Matheus declarar para Renan e Tamiel que convenceria Geralda a também votar em Ronan.

    Obs. Foi escolha de Matheus fazer o disse-me-disse com o voto de Geralda afirmando que Tamiel falou que ele Matheus falou que seria capaz de influenciar no voto dela


    ...CONTINUA

    ResponderExcluir

  7. 14ª INDUÇÃO - BIG FONE com poder de indicação. A direção deu igual oportunidade para os participantes de atenderem ao Big Fone, dando ao grupo que atendesse a força de montar o paredão podendo fazer 2 indicações. Ou o grupo RoAnNik atenderia e faria o paredão com indicação pelos votos no confessionário e pelo Big Fone. OU o Grupo do Esquadrão Renan, Adélia e Tamiel teria 2 indicações pela liderança e pelo Big Fone.

    Obs. Foi escolha do anjo Maria Claudia imunizar Adélia
    Obs. Foi escolha de Geralda e Maria Claudia trocarem votos e não influenciar na formação do paredão

    Obs.: Tamiel era a única opção clara de voto para o trio RoAnNik com as imunidades de Adélia e Renan, considerando que ainda não estava clara no jogo interno o lado de Maria Claudia, Geralda e Matheus.

    Obs.: Foi escolha de Adélia contribuir para que Tamiel atendesse ao Big Fone segurando Ana Paula pela cintura


    Obs.: Munik, Ronan e Ana Paula convoca o público como o 4ª elemento do trio e reforça a união das torcidas RoAnNik

    Obs.: Foi escolha do Anjo Maria Claudia indicar para o castigo do Monstro Adélia e Geralda (está já não morria de amores de MC)

    FATOS RELEVANTES: Festa Sabedoria regada de burrice.
    - Maria CLaudia deita no chão do banheiro e é criticada por Geralda que chama a 1ª de "Aparecida"
    - Maria Claudia choraminga e se refere a Geralda como "velha nojenta", entre outros xingamentos piores na frente de Adélia, Munik, Tamiel e Renan
    -Adélia faz o telefone-sem-fio e alimenta a fúria de Geralda por Maria Claudia contando dos xingamentos
    - Tamiel tenta influenciar Maria Claudia e propõe Aliança para Maria Claudia e Matheus votarem em Ronan e os Líderes indicarem Geralda, de forma que Tamiel pudesse formar o paredão Ana Paula (Big Fone), Ronan (Votos do Confessionário - com possível voto de minerva dos líderes no empate 3x3) e Geralda (indicação dos Líderes)
    - Maria Claudia manifesta superficialmente interesse na Aliança para garantir a ida de Geralda ao Paredão
    -Renan tenta se "reconciliar" com Ana Paula MAS COMEÇA O DISCURSO COM "SENTI UMA ENERGIA NEGATIVA EM VOCÊ DESDE O PRINCÍPIO (levando nota 0 em habilidades diplomáticas)
    - Ana Paula rechaça Renan provocando com dança sensual
    -Maria Claudia descumpre regra da direção e provoca punição para todos com o encerramento antecipado da festa
    - Munik e Maria Claudia vão tomar banho de banheira e dormir no quarto do líder.

    Obs.: Foi escolha de Tamiel e Renan indicar Munik ao Paredão, com Tamiel voltando atrás e rompendo o pacto com Maria Claudia para os líderes indicarem Geralda.

    A JOGADA MAIS BURRA DA HISTÓRIA, JAMAIS VISTA ANTES NO BBB: Tamiel arquitetou e conseguiu emparedar POR CRITÉRIOS MATEMÁTICOS (OI!?) as amigas e aliadas Munik e Ana Paula, ciente da grande possibilidade que tinha de ser ele próprio a enfrentá-las no paredão. Jogou mal, desconsiderando em seus critérios matemáticos que sua torcida iria enfrentar 2 torcidas unidas "AnNik".

    Obs.: Tamiel, ao atender o Big Fone, foi o único participante que sabia do paredão triplo.

    Obs GERAL.: Foi escolha dos participantes acreditarem, desde as primeiras semanas do programa, que Munik era a mais fraca no jogo (exceto Ana Paula, Renan e Ronan).

    ...CONTINUA

    ResponderExcluir
  8. 13ª INDUÇÃO - Mais uma LIDERANÇA EM DUPLA de Renan e Tamiel.


    Obs.: Foi escolha de Renan a Imunidade dessa liderança.

    Obs.: Foi escolha de Renan fazer por Tamiel o que não havia feito para defender Juliana na semana anterior, concordando com a indicação de Munik pelo voto dos Lideres.

    Obs.: Foi escolha de Ana Paula provocar Renan, seu inimigo declarado, repetidas vezes após a eliminação de Juliana.
    Obs.: Foi escolha de Matheus e Maria Claudia declararem para Renan e Tamiel voto em Ronan.

    Obs.: Foi escolha de Matheus declarar para Renan e Tamiel que convenceria Geralda a também votar em Ronan.

    Obs. Foi escolha de Matheus fazer o disse-me-disse com o voto de Geralda afirmando que Tamiel falou que ele Matheus falou que seria capaz de influenciar no voto dela

    14ª INDUÇÃO - BIG FONE com poder de indicação. A direção deu igual oportunidade para os participantes de atenderem ao Big Fone, dando ao grupo que atendesse a força de montar o paredão podendo fazer 2 indicações. Ou o grupo RoAnNik atenderia e faria o paredão com indicação pelos votos no confessionário e pelo Big Fone. OU o Grupo do Esquadrão Renan, Adélia e Tamiel teria 2 indicações pela liderança e pelo Big Fone.

    Obs. Foi escolha do anjo Maria Claudia imunizar Adélia
    Obs. Foi escolha de Geralda e Maria Claudia trocarem votos e não influenciar na formação do paredão

    Obs.: Tamiel era a única opção clara de voto para o trio RoAnNik com as imunidades de Adélia e Renan, considerando que ainda não estava clara no jogo interno o lado de Maria Claudia, Geralda e Matheus.

    Obs.: Foi escolha de Adélia contribuir para que Tamiel atendesse ao Big Fone segurando Ana Paula pela cintura


    Obs.: Munik, Ronan e Ana Paula convoca o público como o 4ª elemento do trio e reforça a união das torcidas RoAnNik

    Obs.: Foi escolha do Anjo Maria Claudia indicar para o castigo do Monstro Adélia e Geralda (está já não morria de amores de MC)

    FATOS RELEVANTES: Festa Sabedoria regada de burrice.
    - Maria CLaudia deita no chão do banheiro e é criticada por Geralda que chama a 1ª de "Aparecida"
    - Maria Claudia choraminga e se refere a Geralda como "velha nojenta", entre outros xingamentos piores na frente de Adélia, Munik, Tamiel e Renan
    -Adélia faz o telefone-sem-fio e alimenta a fúria de Geralda por Maria Claudia contando dos xingamentos
    - Tamiel tenta influenciar Maria Claudia e propõe Aliança para Maria Claudia e Matheus votarem em Ronan e os Líderes indicarem Geralda, de forma que Tamiel pudesse formar o paredão Ana Paula (Big Fone), Ronan (Votos do Confessionário - com possível voto de minerva dos líderes no empate 3x3) e Geralda (indicação dos Líderes)
    - Maria Claudia manifesta superficialmente interesse na Aliança para garantir a ida de Geralda ao Paredão
    -Renan tenta se "reconciliar" com Ana Paula MAS COMEÇA O DISCURSO COM "SENTI UMA ENERGIA NEGATIVA EM VOCÊ DESDE O PRINCÍPIO (levando nota 0 em habilidades diplomáticas)
    - Ana Paula rechaça Renan provocando com dança sensual
    -Maria Claudia descumpre regra da direção e provoca punição para todos com o encerramento antecipado da festa
    - Munik e Maria Claudia vão tomar banho de banheira e dormir no quarto do líder.

    Obs.: Foi escolha de Tamiel e Renan indicar Munik ao Paredão, com Tamiel voltando atrás e rompendo o pacto com Maria Claudia para os líderes indicarem Geralda.

    A JOGADA MAIS BURRA DA HISTÓRIA, JAMAIS VISTA ANTES NO BBB: Tamiel arquitetou e conseguiu emparedar POR CRITÉRIOS MATEMÁTICOS (OI!?) as amigas e aliadas Munik e Ana Paula, ciente da grande possibilidade que tinha de ser ele próprio a enfrentá-las no paredão. Jogou mal, desconsiderando em seus critérios matemáticos que sua torcida iria enfrentar 2 torcidas unidas "AnNik".

    Obs.: Tamiel, ao atender o Big Fone, foi o único participante que sabia do paredão triplo.

    Obs GERAL.: Foi escolha dos participantes acreditarem, desde as primeiras semanas do programa, que Munik era a mais fraca no jogo (exceto Ana Paula, Renan e Ronan).

    ...CONTINUA

    ResponderExcluir
  9. 14ª INDUÇÃO: JOGO INTERNO DA DIREÇÃO PERCEBIDO NO DESCONTROLE DE ANA PAULA DURANTE A FLOPADÍSSIMA FESTA CANDY pós paredão Ana Paula-Tamiel-Munik
    -a festa sem figurino, sem graça, sem bebida

    -ANA PAULA RENAULT (vamos por em maíusculo o nome completo da moça) percebe e expõe a Direção do Programa como jamais um participante de RS fez relatando problemas de saúde, evidenciando que a direção supostamente havia fornecido pouca bebida nas festas, ignorado os pedidos de Maquiagem para Munik, ignorado o pedido de Tratamento Médico para a propria Ana Paula (Herpes) e Munik (crise alérgica), entre outras reclamações que motivou a reclamação "QUANDO ENTREI AQUI NÃO IMAGINEI QUE PRECISARIA JOGAR CONTRA A PRODUÇÃO TAMBÉM".

    Obs.: Outros participantes que faziam pedidos similares aos de Ana Paula e Munik eram prontamente atendidos. (Maria Claudia recebeu cílios postiços e maquiagem, Adélia foi a unica participante autorizada a levar babyliss e n podia emprestar, Juliana recebeu maquiagem)

    - pela segunda vez Ana Paula ameaça desistir do programa.
    - pela segunda vez Ana Paula foi impedida de desistir enquanto estava bêbada e descontrolada, sendo que dessa vez a direção trancou a porta do confessionário.

    Obs.: Após as reclamações de Ana Paula a direção mandou médico, maquiagem, remédio - enfim, atendeu quase todos os pedidos pendentes de Ana Paula e Munik

    15ª INDUÇÃO - PODER DO VETO conferido ao LIDER SOBREVIVENTE (RENAN) - (3 vetos - Ronan, Ana Paula e Munik). Era óbvia intenção da direção de manter o jogo com paredões mistos garantindo a indicação dos dois lados. Visto que Adélia havia manifestado voto em Ana Paula e Ronan; Matheus havia manifestado voto em Ronan; e Renan tinha voto declarado em Ana Paula ou Ronan. Assim, aumentava a chance de ter Ronan ou Ana Paula no paredão com o líder sendo Renan, Adélia, ou Matheus. Maria Claudia e Geralda eram o risco aceito pois já se supunha que continuariam a trocar votos. O QUE CONSAGROU RENAN LÍDER PELA 3º VEZ.

    FATO INEXPLICADO (POSSÍVEL INDUÇÃO COM TENTATIVA DE INTERFERÊNCIA CLARA NA POSTURA DE UM JOGADOR- IMPOSSÍVEL DE SE CONFIRMAR) Renan entra no confessionário e fica por longos minutos e, ao sair, procura Munik para uma conversa amigável, Na tentativa de uma "reaproximação". Renan a partir desse momento se mostra cada vez mais categórico em relação a sua crença de que Munik seja querida pelo público.

    Obs.: Foi escolha de Renan tentar se reaproximar de Munik, mas não formar casal

    Obs.: Foi escolha de Munik conversar e manter um relacionamento amigável com Renan

    Obs.: Foi escolha de Ana Paula acreditar que essa tentativa de aproximação de Renan com Munik representava uma ameaça. Ana Paula alega que Renan ainda queria indicar Munik para o paredão e a conversa amigável seria para preparar Munik para sua indicação.

    OPINIÃO PESSOAL: "acho" que Ana Paula temeu perder Munik para o adversário mais do que ver ele indicando Munik, considerando que Munik nunca escondeu sua "crush" por Renan.

    ...CONTINUA

    ResponderExcluir
  10. 16ª INDUÇÃO - A Polêmica Desclassificação de Ana Paula. Claramente equilibra o jogo tirando 1 voto do trio, resolve o problema Ana Paula (psicologicamente instável)

    Fatos Relevantes: FESTA TREM EXPRESSO - uma festa para Ana Paula
    - festa top, com figurino arrasador, muita bebida e decoração luxuosa e striptease de Matheus (tudo parecia a cara de Ana Paula)
    - Mtas declarações fofas de Ana Paula e Munik
    -Adélia incentiva dança (sanduiche) de Munik, Renan e Matheus
    - Mtas provocações de Ana Paula com os desafetos Adélia e Renan
    - Ana Paula joga/põe gelo nos pés de Adélia por 3 vezes
    -Ana Paula desafia Renan a encarar o paredão com ela
    -Adélia joga bebida na cabeça da embrigada Ana Paula
    - Ana Paula segue em direção a Adélia balançando os cabelos molhadas
    - Renan impede Ana Paula de se aproximar de Adélia (alguns dizem que houve uma ombrada - mas a "regra é clara" e a direção ignorou o passe e deixou o jogo seguir)
    -Ana Paula, acerta dois tapas no rosto de Renan (a direção declara que a regra é clara e aqui sim, marcou a falta)
    - Renan se direciona ao confessionário e pede a expulsão de Ana Paula por agressão
    - Adélia, Matheus e Renan declaram que se Ana Paula não fosse desclassificada, eles desistiriam do RS (Nunca Saberemos, não é meixxxxxmo)
    - Ronan e Munik tiram Ana Paula da festa
    - DESNECESSÁRIO MENCIONAR O RESTO DA NOITE
    - Ana Paula é chamada no confessionário na manhã seguinte e comunicada de sua Desclassificação

    JOGADA RUIM: depois do evidente descontrole de Ana Paula durante a festa, mesmo seus fãs reconheciam "Miga, assim n tem como te defender".

    Jogada Ruim: Renan, sendo líder com o poder de indicação para o paredão, perdeu a chance de ouro de chamar o jogo para si e ganhar o RS e se mostrar magnânimo e resolver as diferenças com Ana Paula no Paredão.

    Opinião Pessoal: A PEDIDO DE RENAN QUE DENUNCIOU A AGRESSÃO REQUERENDO A PUNIÇÃO, A DIREÇÃO DESCLASSIFICOU ANA PAULA (pois sim, houve agressão e infração de regras), MAS TIROU DO PÚBLICO O PODER SOBERANO DE UM RS DE JULGAR E ELIMINAR UM PARTICIPANTE. E O PÚBLICO NÃO PERDOA.

    Obs.: Foi escolha de Renan pedir a desclassificação pelos tapas levados por Ana Paula (reconhecido como leves que, nas palavras de Ronan - "atingiram o ego"

    - Renan reconhece na Ana Maria Braga que os tapas doeram mais na moral do que na cara.

    EFEITO COLATERAL: Ana Paula Renault, primeira participante desclassifica de um RS brasileiro por agressão física, VIROU MÁRTIR. Ana Paula poderia ter sido eliminada no paredão com a indicação de Renan, se ele fosse um jogador ousado, corajoso e esperto. Mas com a desclassificação sua popularidade foi as alturas, pois o público julgou a punição desproporcional a agressão. As redes sociais de Ana Paula quadruplicaram de inscritos, seguidores e manifestações admiradores (O resto vcs sabem). Evasão de audiência do RS, Cancelamentos de PPV.

    Efeito Colateral: Após a surra vem o colo. Rede Globo faz discurso de desclassificação fofinho para homenagear trajetória de Ana Paula declarando que "amar é dar limites" e Reconhecendo o carisma e a formação Acadêmica contrata Ana Paula para integrar o Video Show.

    Opinião Pessoal: Rede Globo tenta amenizar o desgaste que a desclassificação de Ana Paula provocou com o Público. Melhor coisa que poderia acontecer com Ana Paula após seu descontrole suicida na Festa Trem Expresso foi sua desclassificação. O público acolheu Ana Paula, além do seu evidente carisma, porque uma condenação considerada desproporcional é também considerada injusta, e o público adora isso de reivindicar os méritos da justiça do povo é justiça de Deus. REDE GLOBO DEU A ANA PAULA A OPORTUNIDADE DE CAIR EM PÉ, e ela está sabendo aproveitar a sorte. Parabéns pra ela. Ela já estava mesmo claramente no limite das suas condições físicas, psicológicas e emocionais.

    Obs.: Mérito da perceptiva Munik que reconheceu no último pedido de desistência de Ana Paula que esta estava no seu limite, prevendo as "tramas de um desastre anunciado"

    ... CONTINUA

    ResponderExcluir
  11. 17ª INDUÇÃO - Anjo com poderes especiais. A Benção do Anjo permitiu ao abençoado indicar 1 nome para o paredão, alem da costumeira proteção com a imunidade. O dom do Anjo poderia ter sido conquistado por Geralda, Matheus, Maria Claudia, Adelia, Ronan e Munik. Pois os participantes da prova do anjo se decide na sorte com as bolinhas.

    Obs.: Foi escolha do Anjo Matheus, apesar de manter um relacionamento com Maria Claudia, e sabendo do desafeto declarado entre MC e GG, imunizar pela 2ª vez Geralda

    Obs.: Foi escolha esperta de Geralda se aliar definitivamente com Munik e Ronan após a saída trágica de Ana Paula, e usar a "benção da indicação" recebida para emparedar Adélia

    Obs.: Foi escolha de Renan, como líder, indicar Ronan

    Obs.: Foi escolha de Matheus votar em sua então delcarada amiga Munik, seguido por Adélia e Maria Claudia
    Obs.: Foi escolha de Ronan, Munik e Geralda o voto em Renan
    Obs.: Foi escolha de Renan se salvar do paredão e indicar Munik no voto de minerva do líder

    E VIMOS O TCHAU ADÉLIA NUM PAREDÃO CONTRA RONAN E MUNIK (Desculpe, não poderia perder oportunidade de comemorar esta eliminação)

    18ª INDUÇÃO - Líder Renan não recebe "Poder do Veto", facilitando assim a coroação de Munik como a próxima Líder numa prova muito parecida com a que a mesma Munik já havia conquistado a liderança

    Obs.: Foi escolha de Maria Claudia, Matheus e Renan grudarem em Munik após a coroação desta como líder, fazendo revezamento no quarto do líder.
    Obs.: Foi escolha de Ronan manifestar ciúmes por Munik dar atenção aos outros brothers, alegando grosseria da sister com ele
    Obs.: Foi escolha de Munik deixar Renan, Maria Claudia e Matheus fazerem procissão no quarto do líder.
    Obs.: Foi escolha de Ronan se isolar e se afastar por quase 42 horas dos demais participantes
    Obs.: Foi escolha de Munik declarar para Matheus, Geralda, Ronan e Maria Claudia, que sua primeira opção de indicação era Renan

    ... CONTINUA

    ResponderExcluir
  12. 19ª INDUÇÃO- QUARTO DE LUXO para o participante que entrasse por último no confessionário para fazer o Raio-X. Conhecendo os hábitos dos participantes por aproximadamente 2 meses, a direção já poderia prever os possíveis beneficiados.

    TEORIA DE CONSPIRAÇÃO!? COMPORTAMENTOS ESTRANHOS E INEXPLICADOS: Renan, na véspera da abdução, têm seu segundo momento de atendimento não explicado no confessionário, o que relata em conversas com Matheus, quando Renan elogia ("São mto Gente Boa") a equipe de produção sem informar o teor do atendimento

    Fato Relevante:
    -Renan questionou todos os participantes que se já haviam feito o Raio-x naquela manhã, e foi o último a entrar no confessionário ganhando o benefício.
    - Após Renan entrar no confessionário, se passam muitos minutos até aparecer novamente no PPV já no quarto de luxo.

    Obs.: Enquanto Ana Paula foi Ácida e Cômica em sua passagem no quarto de luxo, Renan foi apático e quase não esboçou reação ou comentários sobre o que assistia.

    Obs.: Foi escolha de Munik declarar em conversa com Matheus que ele poderia ser sua 2º opção de voto, na ausência de Renan, na tentativa de proteger Ronan.
    Obs.: Foi escolha de Matheus, na ausência de Renan, tentar influenciar o voto da Líder Munik em Maria Claudia, apesar do affair, buscando se auto proteger (O amor é uma dor não é mesmo)
    Obs.: Foi Escolha de Matheus declarar a Líder Munik a possibilidade de imunizar Geralda pela 3ª vez para se livrar do paredão
    Obs.: Foi opção de Geralda falar das "contradições que enxergava em Renan" enquanto o mesmo assistia do quarto de luxo
    Ops.: Foi escolha de Renan, usar o poder de indicação recebido da direção no Quarto de Luxo para emparedar Geralda, impedindo Matheus de possivelmente imunizá-la pela 3ª vez
    Obs.: Foi FALTA DE ESCOLHA do Anjo Matheus abençoar Maria Claudia com a imunidade, garantido o acesso da líder Munik a sua primeira opção de voto (Renan)
    Obs.: Foi opção de Geralda votar em Matheus, unindo o voto no confessionário com Ronan.
    Obs.: Foi escolha de Renan, Maria Claudia e Geralda emparedar com 3 votos Ronan.

    EFEITO DIVERGENTE: Renan, com o poder pela direção consegue a proeza de montar mais um paredão desfavorável (o 3º erro de cálculo em formação de paredão) unindo duas torcidas (GeRo) de aliados declarados contra si.

    Obs.: Foi escolha de Renan não indicar Matheus, mesmo após assistir Matheus jogando Maria Cláudia como opção de voto para a líder Munik.

    JOGADA PERDIDA - TENTE OUTRA VEZ: Com o presente do quarto de luxo, a direção deu a Renan a justificativa perfeita para o mesmo emparedar Matheus e se reposicionar no jogo, talvez diminuindo a força da torcida GeRoAnNik. Esta foi a sua melhor chance de salvação num paredão contra Ronan ou Geralda, tendo sua torcida aliada a torcida de Matheus.

    Observação Pessoal: Por mais que a união de torcidas tenha influenciado nos resultados dos paredões. é óbvio que os fãs de um ou outro participante votem com menos dedicação num paredão em que seu preferido não esteja com o pescoço em risco.

    20º INDUÇÃO - Líder Munik sem poder de veto e Prova de Resistência. A essa altura do jogo, já é suposto o favoritismo de Matheus e Maria Claudia em prova de resistência

    Obs.:Foi escolha de Matheus declarar suposto desinteresse em vencer a prova do Anjo
    Obs.:Foi escolha ou limitação física de Ronan e Munik desistirem da prova do líder
    Obs.: Foi surpresa o desempenho de Geralda na prova do líder...com uma pitada de BURRICE ao esquecer de parar o cronômetro...hahaahaha
    Obs.: Foi escolha de Matheus tentar recuperar a confiança de Maria Claudia desistindo da prova do líder

    ... CONTINUA

    ResponderExcluir
  13. 21ª INDUÇÃO - Entrada do belo Ator Juliano Laham. Intenção clara da direção de satisfazer e por a prova a carência de Munik

    Obs.: Foi escolha de Munik, dona do próprio corpo e das próprias vontades, pegar o boy magia [eu tbm pegava - pego e não me apego]
    Obs.: Foi escolha de Maria Claudia se engraçar toda para o ator de forma sedutora, chegando a se deitar para dormir de conchinha tripla (sem Munik ver)
    Obs.: Foi justo o desgosto da Munik com a aproximação descarada de Maria Cladia e Laham porque se "beijar minha boca tem que me respeitar"
    Obs.: Foi escolha de Matheus demonstrar não se importar com as investidas de Maria Claudia em Laham (SEGUNDO MATHEUS, FALANDO DA CENA DE CIÚMES DE MUNIK, SÓ TEM CIÚMES QUEM AMA - ENTENDEDORES ENTENDERÃO)
    Obs.:Foi escolha de Geralda se divertir horrores incentivando Munik e Laham

    Obs.: Foi descontrole emocional de Ronan sentir ciúmes de Munik, xingar, jogar camisinha, se isolar na escada, dormir no corredor, ameaçar desistir se o ator não saísse no programa ao vivo de domingo.
    Obs.: Foi inteligência de Ronan perceber que Laham era um ator, todos os demais foram "Alices" e até alguns telespectadores.
    Obs.: Foi falta de "desconfiômetro" que fez Maria Claudia ser irônica com o fato de Munik ter caído na lábia de Laham quando a própria Maria Claudia também havia caído.
    Obs.: Foi escolha de Munik levar o descontrole de Ronan e a atuação de Laham com bom humor, rindo até de si mesma.

    Obs.: Foi escolha de Geralda confrontar Matheus e Maria Claudia que falavam dela (G) para Laham na festa
    Obs.:Foi escolha e direito de Matheus se estressar com voto de Geralda e gritar "Falsa" para Geralda, na frente do convidado, em dia de festa.
    Obs.: Foi escolha de Munik intervir na briga de Matheus e Maria Claudia com Geralda, porque o "Para que tá feio" é um traço característico de quase todo goiano que mantem a tradição do respeito aos mais velhos

    Obs.: Foi escolha de Maria Claudia emparedar Geralda, logo após uma festa em que as discussões não foram nada favoráveis para Matheus e Maria Claudia.
    Obs.: Foi escolha de Maria Claudia justificar a indicação de forma extensa e cheia de "eufemismos"

    JOGADA DE MESTRE: Munik confronta Matheus e Maria Claudia defendendo Geralda brilhantemente, primeiro na festa, depois no dia do Paredão Matheus/Geralda Ao Vivo. Com poucas palavras, foi direto ao ponto chamando Matheus de falso, citando exemplo e expondo Maria Claudia que claramente tentou queimar Geralda no discurso de indicação.


    E ESSA É A MINHA LEITURA SEMI-IMPARCIAL DO JOGO ATÉ A ÚLTIMA ELIMINAÇÃO (SAÍDA DE MATHEUS), TENTANDO CITAR MAIS FATOS QUE IMPRESSÕES. MAS NÃO TEVE JEITO, ALGUMAS IMPRESSÕES PESSOAIS SAÍRAM, QUASE SEM QUERER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milla.Luana, tudo bem?

      Nossa, que leitura essa. Nem merecia estar aqui e sim numa coluna separada.

      Mas te peço ter mais atenção as maiúsculas. As regras não permitem. Mesmo violando essas regras acabei liberando teus comentários.

      Seja sempre muito bem vinda.

      Abraço,
      Luís

      http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html

      Excluir
    2. moral da historia Mila o bbb 16 deveria ter sido só com Ana,Ronan,Munik e geraldinha fofinha.os outros foram fazer o que nada todos com defeitos graves,só esses quatros ai foram perfeitos e competentes.moral da historia,primeiro munik,segundo munik terceiro munik.primeiro ana paula segundo ana paula terceiro ana paula,primeiro ronan segundo ronan terceiro ronan,primeiro geralda segundo geralda terceiro geralda.então os outros foram pra lá pra que servi de palco pra esses quatros,esse bbb ia ficar melhor na sua visão só com esses quatro,ja´que foram os únicos que fizeram jogada de mestre,é o que eu falei divide o premio pros três 500 para cada um e cada um deles dar 20% pra Ana e vamos esquecer que existiu bbb 16.

      Excluir
    3. Alguem leu isso tudo ? o pouco que vi foi que escreveu em caixa alta e que vc torce pelos tres mais nada..

      Excluir
    4. Isso aí xará...vc conseguiu ler tudo? parabeons, meus parabéns Hanne, Gerusa, cristina, Xará, Luiz votalhada e voce Milla me pareceu que vc gosta muito de escrever e deve ser convidada paratal,mas nao escreva muito extenso ok?

      Excluir
    5. Milla, uma excelente análise… Ainda hoje, depois de mais de 14 anos acompanhando o programa, me impressiono com a mudança de percepção que acontece quando colocamos no papel nossas observações sobre o desenrolar da atração… Deve ser essa uma das razões pela qual os competidores são proibidos de escreverem no confinamento…

      É quase impossível um programa com o nome de “Big Brother” não ter indução… E de fato, ela existe e visa favorecer o jogo – mais precisamente a dinâmica horizontal de provas, votações e eliminações – e não participantes específicos… Mas a dinâmica horizontal, por mexer com a razão, não sensibiliza o público… Por isso é necessário que esteja associada a uma dinâmica horizontal, representada pelas brigas, relacionamentos amorosos, trajetórias pessoais… Esse encaixe, devidamente trabalhado por várias induções, garantiu a projeção de Ana Paula e de seu grupo…

      Porém, como lembram os políticos mineiros, “o importante é a versão, não os fatos”… A análise acima, mesmo sendo fruto de uma observação detalhada e sagaz, não esconde suas preferências subjetivas e procura amoldar os fatos observados a elas… Isso não é um problema, de forma alguma, desde que fique clara a preferência de quem analisa…

      Acredito que um aspecto pouco abordado na análise foram as induções manifestadas não em intervenções no jogo “horizontal” - escolha do tipo de prova, Big Fone, paredão triplo – mas na edição de imagens para os programas de televisão aberta, na seleção de câmeras do pay-per-view e na escolha de notícias no site oficial… Assim, acabou ausente das observações um aspecto que, a meu ver, se revelou decisivo na projeção posterior de Ana Paula, que é a maneira com que foi editada e “filtrada” a sua briga com Laércio…

      Na primeira versão apresentada ao público, mal se conseguia ouvir a palavra “pedófilo”… Acontece que, e aqui tomo emprestada a expressão tão usada nas análises acima, foi escolha de Daniel tentar reconciliar os dois, missão que revelou um grande erro… Mas no momento em que Daniel tornou coletiva uma briga pontual, a direção enxergou aí a oportunidade de consolidar um plano de jogo para toda a temporada… Assim, como Ana Paula não se retratou, mais por não se interessar num acordo, os editores começavam a exibir cenas e declarações que legitimavam seu ponto de vista, ainda que faltasse embasamento à acusação… Até a fala que desencadeou a polêmica ficou mais clara!!!… Nesse momento, Ana Paula passou a usufruir de um viés de confirmação que deu respaldo a todas as suas ações na casa – e que beneficia seu grupo até hoje… Deslanchou o jogo? Sim… Porém deu menos opções ao público em termos de material humano na reta final da disputa… E este material era bem mais variado nas últimas duas edições… Havia uma diferença significativa entre ser Clanessa ou ser Ancelo, ou optar por Amanda, ou por Cézar, ou por Fernando, ou por Mariza…

      Excluir
    6. Jebern,

      Seu ponto de vista é preciso. Vc citou um fato bastante controverso que aconteceu no RS que eu preferi me abster por considerar que, o fato em si, não afetou o jogo dos 04 Semi-Finalistas, visto que perdeu muito do seu efeito com as eliminações de Daniel, Laércio e Desclassificação de Ana Paula.

      Especialmente considerando que os demais participantes não quiseram tomar partido na questão.

      Entendo que as Induções que a direção faz durante a "edição" do programa transmitido se trata de resumo dos fatos considerados mais relevantes para atrair o telespectador e garantir audiência.

      A verdade é que nas edições, como dizem no Twitter, fizeram churrasquinho de muitos participantes em momentos que havia material para queimar outros. Vai depender se você acompanha ou não o PPV para saber.

      Por exemplo, Ronan foi a vítima da "edição" na primeira semana, já na segunda semana, Daniel Foi a vítima escolhida.

      Infelizmente sabemos que a Rede Globo e quase todas as emissoras brasileiras evitam deixar que os programas de entretenimento se prestem a discutir situações e circunstancias polêmicas, salvo raríssimas exceções.

      No Episódio Laércio x Ana Paula, a Rede Globo obviamente tentou diminuir a polêmica mostrando nas "edições" muito pouco dos fatos, tanto do comportamento do Laércio, quanto do destempero de Ana Paula. Pois não queriam que o Programa fosse palco para discussões sérias como "Assédio Sexual/Pedofilia" x "Feminismo/Liberdade Sexual".

      Quem estava errado no episódio. Para mim, ambos Ana Paula e Laércio.

      Ana Paula falhou no destempero, pesou muito a mão e errou pelo exagero de chamar Laércio de Pedófilo, comportamento este digno de repudio por imputar a alguém um fato sério e criminoso.
      Por outro lado, Laércio teve um comportamento asqueroso no confinamento ao olhar lascivamente as mulheres fazendo gestos obscenos, que foi a causa do destempero de Ana Paula. Diga-se de passagem, qualquer mulher que analisar as imagens dos gestos e olhares lascivos de Laércio vai afirmar com todas as letras se tratar de assédio sexual. (indico um vídeo que a youtuber Jout Jout fez sobre assédio pq é muito esclarecedor sobre o tema)

      Mas a Edição, buscando fugir da discussão polêmica, distraiu e induziu o telespectador do sofá, que não acompanha o PPV, com a interferência de Daniel no fato.
      Daniel deu a direção a alternativa de fugir da polêmica, o timing dele foi ruim, e foi desnecessário querer "impor" a Ana Paula a obrigação de pedir desculpas para Laércio.

      Penso que a intervenção de Daniel, que não havia presenciado o comportamento de Laércio e não possuía o conhecimento de todos os fatos, acabou dando palco para a sagacidade de Ana Paula para explicar seu destempero, conquistando o público feminista que votou a seu favor.

      Quem soube se posicionar na história foi Alan que criticou a postura de ambos Laercio e Ana Paula. Bem como Munik, que cativou o público por ter sido a participante com coragem de conter a descontrolada Ana Paula.

      Com saída dos três participantes, a única dos quatro semi-finalistas que pode colher algum fruto desse episódio é Munik, já que Alan infelizmente desistiu do programa.

      Um lamento pessoal. Acho que Alan e Harumi, apesar de correrem o risco de se tornarem plantas, poderiam ter feito o jogo certo e serem cotados hoje como favoritos pela temperança que demonstraram nos poucos dias de confinamento. Mas poderia ser é um caminho arriscado de se considerar agora.

      Excluir
    7. Uma correção em nosso comentário... Onde se lê... "Por isso é necessário que esteja associada a uma dinâmica horizontal, representada pelas brigas, relacionamentos amorosos, trajetórias pessoais"... Leia-se "dinâmica vertical"...

      Excluir
    8. Creio que você deve conhecer o conceito de “dilema do prisioneiro”… Em resumo, a imposição de ter que fazer escolhas definitivas sem ter elementos suficientes para fundamentar sua decisão… Os competidores do BBB lidam o tempo todo com esse tipo de escolha, em especial nas indicações e votações… A falta de elementos para a decisão pode conduzir a uma escolha imperfeita, e em um ambiente controlado, é impossível não haver influências da direção… O simples fato dos competidores ficarem diante desse dilema já é uma indução… A produção poderia ter mantido os paredões duplos ou colocado uma visitante mulher ao invés de um homem… As pessoas tem o livre-árbitrio para decidir, mas o que deve ser escolhido é definido pelos critérios da direção...

      Excluir
    9. Mila, você está corretíssima… A direção tem consciência de que faz um programa de entretenimento, logo escapa de polêmicas que exijam uma discussão mais aprofundada para evitar problemas com a justiça e a opinião pública… No caso de Ana Paula e Laércio, a maneira mais simples seria precipitar a saída de um dos envolvidos na discussão… A princípio, o descontrole de Ana Paula poderia causar sua eliminação, no entanto, quando Daniel “comprou a briga”, surgiu a perspectiva de um confronto mais duradouro e atrativo, e também menos polêmico, que a direção batizou depois de “Quadrilha Suicida contra Esquadrão Meditação”… Assim, a saída de Laércio se tornou mais conveniente… A projeção de Ana Paula também se deveu a esse pragmatismo da direção de encaminhar a disputa de modo a potencializar a audiência e as votações do público… Dessa projeção seus aliados se beneficiam até hoje, em especial Munik, como foi observado, numa espécie de “transferência de votos”...

      Excluir
    10. Milla, outra excelente observação... O público mudou, de fato... Mais do que o programa e sua própria direção, inclusive... Na essência, os "dualismos e romantismos" se mantém, embora a aparência tenha algumas mudanças... É mesmo como as novelas, na maioria das vezes o segredo do sucesso é uma mudança de embalagem... Vale lembrar que a ideia de voto combinado só ser permitido como defesa continua a vigorar... A liderança compartilhada estimulou a confrontação, sem dúvida, mas quando se determina quem dá o primeiro tiro, o dualismo já se estabelece... Isso é necessário para atrair e entreter o público, se o confronto é bem definido, a direção alcançou seu objetivo... Acredito que a tese do BBB é o elogio da diversidade humana, seu desenvolvimento é a crítica dos profetas de que mundo está perdido e o fim é um alento de esperança... Essa construção arquetípica tem mudado mais no aspecto exterior, pois sua estrutura continua basicamente a mesma...

      Excluir
  14. Gerusa você esta certíssima,falou tudo sobre Geralda essa mulher também não me representa e graças a Deus não teve a oportunidade de educar ninguém da minha família..Porque as pessoas que foram educadas por ela devem achar que vale tudo por causa de dinheiro na vida..Infelizmente se Cacau não ganhar essa liderança ela deve sair .Ho céus !!!Tenho 58m anos !!!

    ResponderExcluir
  15. Milla Luana, respeito seu extenso comentário, so acho que vc nao precisava escrever tanto para nos impor sua torcida velada pela Ana Paula e toda sua gangue. De minha parte, em nada mudou minha forma de pensar, totalmente contrária da sua. Torci pelo Daniel, Tamiel, Juliana, Renan e dentre os 04 remanescentes que ainda restam na casa, sobrou a Cacau, que para mim seria a merecedora de ganhar o prêmio.

    E Luís, vc aceitar esse longo comentário da Milla que, mesmo infringido a regra mais básica imposta por seu blog, o uso indevido, gritante, de letras em caixa alta de forma excessiva, como uma bela leitura do BBB16, foi demais pra mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Hanne.

      Aceitei o comentário em respeito a comentarista que obviamente não sabia desta regra e notoriamente não a usa como "grito" e falta de respeito e sim como destaque, pela atenção dispensada ao blog.

      A regra das maiúsculas não é a mais importante do blog. Está em destaque por ser uma maneira corriqueira das pessoas escreverem.

      E quem foi que te disse que eu achei "uma bela leitura do BBB16"?

      Abraço.

      Excluir
    2. Hanne vc falou tudo,nao consegui ler este testamento todo,mas entendi que ela é desesperada pela AP..alÔ, até a presente data AP nao está no jogo para ganhar,ou está?

      Excluir
  16. Bom dia,

    Desculpem por infringir as regras usando letras maiúsculas no meu comentário. Eu não conhecia as regras do Blog até então.

    Maria Oliveira Pontes e Hanne Brandenburg perdoem o texto longo. Sou de fato meio prolixa e prometo tentar melhorar nos próximos comentários., inclusive respeitar as regras do Blog.

    Mas não me entendam mal. Não acho que a trajetória do BBB16 poderia ser escrita apenas com Ana Paula, Munik, Ronan e Geralda. Desculpe também se na minha leitura do jogo dei a entender que este quarteto assumiu o protagonismo do jogo.

    Apenas citei alguns fatos que considerei relevantes e como os participantes se posicionaram de acordo com o momento.

    Para mim a vida como um todo se resume em ação e reação.

    Fiquem a vontade para citar as Ações e Reações dos seus preferidos no jogo. (Notem que no meu comentário eu falei de jogo, me preocupei em deixar transparecer o mínimo possível sobre a minha leitura das personalidades e caráter de cada jogador)

    Mas digam, vocês que com todo direito divergem das minhas humildes opiniões.

    Por acaso algumas das "escolhas feitas pelos participantes" que citei não foram de fato feitas pelos seus preferidos?

    Confesso que estou curiosa com as respostas.

    Abraços a Todos.

    E Luiz, sou muito grata por seu comentário e aceitação. E me perdoe se, sem querer, causei algum inconveniente infringindo a regra da "Caixa Alta"



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Milla...Já pensou em tudo isso que você escreveu?Nunca lhe passou pela cabeça que o BBB pode ser uma novelinha,e que de fato os participantes só estão desempenhando seus papeis?Tem um video no You Tube onde Fernanda fala com Nasser que não estava entendendo nada,que eles tinham prometido a ele o quarto lugar.Sei nem sua idade,mas com o tempo a gente vai percebendo as coisas,ficamos mais observadoras...Uma prova disso foi quando Renan subiu para o quarto,aquilo ali foi tão mal feito que só uma criancinha bem inocente mesmo não percebeu que era um teatrinho bem mal interpretado...Eu não tenho muita paciência e nem tempo para escrever um texto do tamanho do seu,mas tenho argumento suficiente pra te dizer,é armado,é novela.Pois em sã consciência,que pessoa normal agiria dessa forma sem mandar alguém ir tomar la naquele lugar,sem chamar Ana Paula pelo menos de vaca?A mim não convence...

      Excluir
    2. gerusa arrebentou.. viu só Milla,nem precisou usar um livro, disse tudo rapidamente e este texto daria para le-lo grandão... amei Geru,vc é demais ..adoro esse blog.amo,nem vejo bbb,mas venho aqui e opino de acordo com que leio..

      Excluir
    3. Mila, parabéns pela leitura inteligente do jogo e não se preocupe com os comentários adversos. Pelo visto, preferem discursos estilo Gerusa, que se julga o exemplo de virtude e por ai afora. Nada a ver, mas entendo, cada um faz sua torcida e no final , daqui uns dias, poucos vão lembrar quem ganhou o primeiro lugar, ou quem era quem no BBB.

      Excluir
    4. Impressionante o ser humano, agem de acordo com suas vontades, como vc pensa que nem a MILLa vc aplaudiu,mas pergunto tu leu tudo se sim,parabén , escreva um livro se dará bem..

      Excluir
  17. Mila,
    Achei simplesmente perfeita sua análise do jogo.
    Gostei muito mesmo e concordo com bastante coisa.
    É claro que a sua opinião não será unanimidade mas isso é normal.
    E Charles, concordo que daqui um tempo só serão lembrados pouquíssimos jogadores do reality e olhe lá... as vezes nem isso.

    ResponderExcluir
  18. Olá regininh@ e os demais.

    Obrigado a quem gostou e a quem não gostou por terem lido meu texto prolixo, ainda que alguém tenha lido só uma parte.

    Sou mesmo diferente da Comentarista "Gerusa" em estilo. E gostei do texto dela apesar de não concordar com a conclusão.

    Acho que o exercício da Advocacia ao longo dos poucos 5 anos de profissão me fizeram escrever muito por buscar analisar fatos tentando contextualiza-los.

    Se o BBB é uma novelinha, o porque de quem acredita na manipulação continuar assistindo eu nunca entenderei.

    Na minha percepção, muitos preferem acreditar em Manipulação do resultado, do que acreditar que o seu favorito foi preterido pela maior parte do público pelas escolhas que ele mesmo fez no jogo do RS.

    Concordo que cada pessoa faz suas escolhas, e por isso pontuei no meu comentário tão extenso fatos e escolhas.

    E o texto, quase um jornal, não foi feito em 1 dia, são colagens de anotações que mantenho. Gosto de Assistir RS porque o exercício mental de analisar as pessoas me ajuda muito na minha profissão.

    Abraços
    Obg. Damia

    ResponderExcluir
  19. Meu Deuuussssss!!! É uma tese de mestrado esse texto..... é ter muito tempo livre pra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votalhada também é cultura, estas pensando o que Adri?kkk

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.