24 fevereiro 2021

O que faltou dizer de Karol Conká, por Hanne Brandenburg

Texto recebido em 24/02/2021

Com uma trajetória de vida semelhante ao Nego Di, Karoline dos Santos Oliveira ou Karol Conká, nome que adotou após se tornar artista, é mais uma entre milhares de mulheres que por ter nascido negra e pobre não escaparia de sofrer preconceitos na sociedade, que ficou famosa, no seu caso como cantora de rap conhecida até internacionalmente e, com isso, conseguiu se colocar em uma posição que lhe trouxe conforto material e privilégios de ser aceita e vista como ser humano que é. Apesar de ter alcançado fama e dinheiro, sua personalidade, marcada por um temperamento onde se destacam a prepotência, a arrogância, a soberba e o deboche, foram potencializados por uma criação de menina mimada, com excessos de liberdade em suas ações que a tornaram egocêntrica achando que o mundo teria que girar em torno de si mesma. Precisou que aceitasse participar de um reality show para que seus fãs, seguidores e até quem não a conhecia pudessem observá-la e avaliar seu comportamento de forma clara e escancarada.

Dentre as surpresas ocorridas no BBB21, destaco o fato de ter em seu elenco tantos participantes com características de personalidades semelhantes ao de Karol, fazendo com que logo se formasse um grupo que se identificava pelas afinidades e concordância de atitudes, sendo que, algo inédito também ocorreu que foi a rejeição em massa, do público por essas pessoas, que de forma implacável está eliminando um a um com índices de rejeições jamais vistos na história do reality global. 

Como tudo na vida tem vantagens e desvantagens, apesar de nos proporcionar momentos de muita indignação e repulsa, esse grupo também será visto e lembrado por todos aqueles, principalmente os famosos convidados ou subcelebridades que aceitem participar desse tipo de programa, onde a exposição enorme de seus comportamentos se impõem e se sobressaem ao simples fato de alavancarem suas carreiras, que terão de pensar muito se realmente valerá a pena se mostrar verdadeiramente para seu público que só lhes conhecem como artistas e não como pessoas. De repente até podem pensar na estratégia de se esconderem e se policiarem para não sofrer o mesmo impacto, porem jamais conseguirão essa façanha por muito tempo, pois uma hora o eu fala mais alto e ninguém consegue mudar seu modo de ser em função de uma determinada situação que se lhes apresente no momento, por um período tão longo como é em qualquer reality que envolva confinamento entre pessoas de personalidades diversas. Com essa constatação, creio que, aí vem o lado bom da história, teremos menos pessoas maléficas no elenco e mais participantes que tenham espírito sim de competição para serem campeões sem precisarem de tantos artifícios maldosos pra cima de seus adversários. Ah! mas toda novela, filme ou até no reality também precisamos ter os vilões para se contraporem aos mocinhos, sim, concordo, porém um vilão não necessariamente precisa ser tão mau e nem um mocinho tão imbecil para que a coisa funcione. Quantos personagens marcantes em sua vilanias já passaram nesses quase 20 anos de reality, uns até se sagraram campeões e que eram rejeitados por uma parcela do público, mas que conseguiram conquistar uma maioria suficiente para lhes dar o prêmio máximo, e nem também que os mocinhos sejam, muitas vezes, taxados de bananas, frouxos, bobões, plantas e descartados por não gostarem de confrontos que envolvam discussões, as famosas tretas. Se o BBB é um jogo, adversários sim, inimigos nunca!

O que precisamos encontrar quando nos dispomos a assistir um programa como o BBB é entretenimento, diversão e até uma disputa, mas um duelo limpo, onde deve prevalecer o espírito competitivo, o bom senso e acima de tudo o respeito entre todos. Torcidas contra e a favor desse ou daquele participante, pensamentos divergentes em defesas por quem nos identificamos, isso sempre irá existir e faz parte do jogo, o que não pode se sobressair são atitudes que demonstram personalidades duvidosas,  que nos fazem mal observar, embora saibamos que assim caminha a humanidade, com pessoas de má índole em nossa sociedade, mas que não temos nenhuma obrigação de conviver, serão facilmente repelidas de nosso círculo de amizades, ao passo que no programa isso se impõe aos nossos olhos e enquanto o participante não é eliminado, sentimos essa sensação de desejo para que isso aconteça logo, e o espírito de vingança implacável das redes sociais e até do público do sofá, se torna inevitável.

Outro detalhe que vale ressaltar por ocasião da participação da Karol Conká no BBB21 e suas vilanias exacerbadas, foi o aparato moral que a rede Globo deu a ela como proteção pessoal dos ataques que poderia vir a sofrer após sua eliminação. Ouvi em um programa de fofocas da tv que além de seguranças ela teria um suporte com profissionais em psicologia de plantão 24h no hotel onde estivesse hospedada e também que, diferente dos demais participantes que são liberados para se deslocarem para suas cidades após cumprirem uma agenda de participações em programas, ela ficaria no Rio de Janeiro, custeada pela emissora por um determinado tempo, suficiente para que os ânimos acirrados se acalmassem e, caso ela resolvesse abrir mão desse aparato e decidisse voltar pra São Paulo onde mora ou até para sua cidade natal, Curitiba, teria que assinar um termo de responsabilidade irrevogável isentando a Globo por qualquer dano que pudesse vir a sofrer. Esse também foi mais um fato inédito ocorrido apenas nessa edição, e que só reforça algo que venho dizendo há muito tempo que é a diferença entre existir no elenco pessoas famosas, com carreiras consolidadas e que são convidadas a participarem do reality, com pessoas totalmente anônimas que, por mais que tivessem características de personalidade maldosa e que também fosse tão massacrada nas redes sociais, não receberiam da emissora tamanho aparato de segurança, que se coloca como responsável direta pelos prejuízos causados a artista que inclui danos financeiros e morais, o que só reforça minha visão de achar injusta uma disputa onde existem pessoas que terão tratamento diferenciado dentro ou fora da competição.

Enfim, se as sequelas deixadas por sua trajetória no BBB servirão para que a Karol Conká se reinvente como ser humano, afinal todos nós estamos nessa vida em constante processo de evolução, isso só o tempo dirá. De minha parte torço que sim, sempre vou preferir que as pessoas realmente encontrem os caminhos para uma vida de paz, harmonia e, principalmente amor ao próximo, da mesma forma como se relaciona com quem faz parte do seu círculo familiar. A compreensão de que todos temos defeitos e qualidades e que merecemos respeito por sermos criações de Deus de forma igualitária, o que  nos diferencia ou nos afasta uns dos outros podem e devem ser repensados e vividos de forma a nunca passarmos por situações de linchamentos ou reprovações em massa, mesmo que sejam por pessoas que não procuram sequer se colocar no lugar do outro, ou que  predomine o julgamento virtual que nada tem de humano ou solidário, apenas um posicionamento individual de cada um. 

Um abraço a todos!




Twitter: twitter.com/votalhada
Instagram: instagram.com/votalhada
Facebook: facebook.com.com/votalhada
Telegram: t.me/VotaNoBBB

ATENÇÃO: Antes de comentar, leia as regras:
www.votalhada.com.br/regras.



O Votalhada faz um resumo de várias enquetes divulgadas em sites e blogs que comentam Realities. Apresenta o resultado em tabelas claras e faz as médias aritmética (simples) e ponderada (proporcional) dos resultados. Durante as votações, geralmente as pesquisas são publicadas a cada 3 horas.

19 comentários:

  1. Parabéns Hanne pela sensatez de suas palavras, pelo fair play, pela capacidade de compreender as falhas de caráter de Karol sem condená-la ao inferno. Na verdade, esta mulher de 35 anos precisa de ajuda psicológica, pq o Egocentrismo e Egolatria dela a danuficaram como ser humano. Não vou criminalizá-la no plano do Direito, mas fazer um juízo de valor no plano ético das grandes virtudes q é a humildade, capacidade de compreensão dos limites do outro, coisas que faltaram em Karol. Karol sempre enfatiza q tem animosidade q significa várias coisas como excesso de coragem, hostlidade, aversão, ódio etc. Em outras palavras, pessoa que quer controlar situações. Já vi psiquiatra dizendo q Karol é excessivamente narcisista. Enfim, até Lucas e Nego Di tiveram piedade à pecadora, mandando recados positivos. Acho q Karol tem um pouco do psicopata frio, um mecanismo de defesa para esconder suas fragilidades. Minha visão é mais psicológica do q ética. Um ser q precisa de ajuda. Vida q segue e que ela se transforme numa mulher melhor. Parabéns Hanne pela sua generosidade na análise q me felicitou por não ser cruel, mas de emapatia e compreensão com ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Luis, sempre estarei torcendo que todas as pessoas sejam felizes e consigam viver da forma que melhor lhes convier, desde que não prejudiquem ninguém.

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto no qual expõe sua visão sobre o programa/jogo e principalmente sobre a citada participante.

    ResponderExcluir
  3. Amiga...

    Lido, relido e endossado.
    Parece aquelas colunas que a gente lê nos jornais.
    Extrema sabedoria e didática.
    Como sempre, adorei.
    Eu não saberia descrever com elegância como vc, pretendo enviar um texto exclusivo a Karol, mas com certeza não vou conseguir ser diplomata como vc, já disseram que eu sou ácido e sou obrigado a concordar, não consigo não ser.

    Hanne, embora eu tbem não goste dessa mistura de famosos com anônimos como nós ate já conversamos sobre isso. Sabe que analisando pelo lado positivo de que assim as pessoas acabam conhecendo a verdadeira face de seus ídolos e deixem de ficar babando ovo deles, começo a relevar essa idéia, porém a injustiça desses camarotes serem privilegiados, como vc citou no texto, precisa ser mudado e igualar as regalias entre pipoca x camarote.
    Parabéns amiga.

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, meu querido amigo, temos nossas particularidades e diferenças na forma de escrever, porém, o que importa é podermos mostrar nossa visão dos fatos e que sejam apreciados por quem frequente o Votalhada e possa nos prestigiar com seus comentários, muitas vezes carinhosos, mas se vierem criticas, tb tá valendo, né mesmo? Bjos.

      Excluir
  4. Parabéns Hanne texto perfeito. Não acredito no arrependimento dessa participante, mas só o futuro dirá se estou certa. No momento continuo com minha torcida na espiã, que hoje a prova seja favorável a ela e seus amigos.

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa que vi nesta edição foi todo mundo bater na karol para ganhar seus likes e dindin na internet. Agora que ela saiu e lumena e projota tambem depois, vão o ter que se desdobrar para tirar leite de pedra de quem sobrar la dentro, sabendo que sarah já é a virtual campeã.... As vezes é bom um vilão durar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é pq vc ñ viu uma das patrocinadoras pagando Preta Gil e uma outra dessas influencers aí cheia de botox, enxerto labial, e cabelo da Cuca para falar bem da Karol. Que ela é má, mas ñ é má.

      Excluir
    2. Oi Anderson, vc conhece um ditado que diz: prego que se destaca leva martelada? É claro que, diante de tanta repercussão que a trajetória da Karol trouxe ao BBB21 não faltaria quem quisesse aproveitar para tb aparecer no mundo virtual que se tornou a maior forma de exposição sobre os assuntos que estejam em evidência no mom, pegando uma carona para conseguir beneficios próprios. Como disse em meu texto, concordo que no reality tb precise do vilão para se contrapor ao mocinho, no caso especifico da Karol, sua vilania já estava passando dos limites e desejei muito sua saída. Abs.

      Excluir
  6. Parabéns Hanne,
    Seu texto me alimentou. Saciou meu coração. Refrigerou minha alma. Semeou minha razão. O que vou falar de Karol depois desse seu texto?
    Voce lacrou o "caixão" no bom sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Foco, dessa vez vc foi até poético..kkkk Obgda pelo carinho de suas palavras. Abs.

      Excluir
  7. Parabéns Hanne,
    Mais um texto sensacional, onde suas palavras nos representam!

    ResponderExcluir
  8. Oi Hanne!!!
    Parabéns pelo seu texto!!!Muito bem escrito!!! Show!!!
    Mas espero que a Karol com Ku pague por tudo que fez, nem que seja ficando no ostracismo!!! Não sigo ninguém nessas redes sociais, e se seguisse essa mulher, agora daria block!!! Não iria humilhar ou ameaçar como vários fazem, mas daria blocks eternos...como não sigo, só vou esquecer essa Sociopata de nível moderado!!! Gente assim, merece meu esquecimento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Ander, de minha parte nem poderia dar block na Karol pq sequer tenho perfil em redes sociais, pq nunca tive interesse em fazer parte de algo onde vemos tantas manifestações de ódio por parte de quem não consegue olhar pra dentro de si mesmo e se coloca como justiceiro, dono da verdade e da razão. Abs.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.