A Globo colocou no ar nesta segunda (31) o tão falado remake de Vale Tudo, clássico absoluto das novelas. E olha… o primeiro capítulo veio com tudo — menos com audiência, que a gente já comenta. A nova versão, escrita por Manuela Dias, manteve boa parte da trama original, mas fez questão de atualizar certas coisas que hoje em dia não colam mais.
Logo de cara, a novela já jogou a gente no aniversário da Maria de Fátima (agora vivida por Bella Campos), já adulta, de cara feia e cheia de ranço por morar com a mãe, Raquel (Taís Araújo), levando uma vida bem humilde. A vibe é a mesma da original: Fátima é aquela vilãzinha ambiciosa, que sonha com uma vida de luxo e ostentação. Mas algumas coisinhas mudaram…
Lembra da cena icônica em que Raquel levava um tapa na cara do marido, Rubinho? Pois é, em 1988 ela engolia seco. Em 2025, não mais! Raquel revidou ali mesmo, sem tempo pra perder. “Quer me bater? Vai levar de volta e, de brinde, o divórcio!”. Palmas pra Manuela Dias, que já tinha avisado que não ia romantizar macho agressor. E cumpriu!
![]() |
Na segunda versão, ela reage e revida. (imagens: Globoplay) |
![]() |
Raquel apanha calada na primeira versão (imagens: Globoplay)a. |
Mas nem tudo veio de cara. Alguns personagens importantes, tipo Heleninha (Paolla Oliveira) e Marco Aurélio (Alexandre Nero), só vão aparecer no segundo capítulo. E a mudança pro Rio, que antes acontecia rapidinho, também ficou pra depois. A ideia foi seguir o plano original dos autores da primeira versão, que acabaram condensando tudo em 1988. Agora, resolveram dar uma respirada — mas se isso vai prender o público, é outra história.
Falando em público… aí que vem o balde de água fria. A estreia de Vale Tudo bateu 24 pontos em São Paulo — e isso é pouco, viu? Segunda pior estreia da história das novelas das 21h. A Globo esperava mais, tipo 28 pontinhos. E não rolou. A audiência foi praticamente a mesma do maior fracasso da faixa. Climão total nos bastidores.
Mas nem tudo está perdido. A novela conseguiu roubar uma fatia boa da audiência das concorrentes. Força de Mulher (Record) perdeu força e A Caverna Encantada (SBT) quase sumiu do mapa. Pelo menos isso.
No geral, Vale Tudo começou com o pé direito na trama, mas tropeçou na audiência. Agora é ver se o público compra o pacote nos próximos capítulos. Porque se tem uma coisa que brasileiro gosta, é de barraco de mãe e filha, vilã golpista e gente rica se ferrando. E disso, a novela promete entregar de sobra.
Por Robson Cavalcante - Virou Fofoca
