Lucas Bissoli Garcia é engenheiro e estudante de medicina, nascido em Serra, no Espírito Santo. Muitas de suas atitudes no confinamento me fez acreditar tratar-se de um jovem de classe média que foi criado pela mãe e avó, típico mimado que tem sempre suas vontades satisfeitas e que também o tornaram uma pessoa com dificuldades para tomar decisões ou se posicionar com opiniões próprias quando tem que enfrentar alguma situação conflituosa ou que saia de seu dia-a-dia natural. Até para se comunicar e conseguir completar um raciocínio, o próprio revelou, por diversas vezes, não ter muita facilidade ou firmeza.
Diante dessa constatação, cheguei à conclusão de que o eliminado dessa semana em nada contribuiu como participante do BBB 22 e até classifiquei sua trajetória como um típico planta saboneteira. Sua principal estratégia foi sempre se apoiar em pessoas ou grupos que o levassem a acompanhar nas votações ou decisões que tivesse de tomar para se defender do paredão, o que aliás, ele conseguiu saber muito bem porquê, por suas atitudes na casa, ter ficado até agora no jogo, foi realmente algo surpreendente, porém também contou com sorte ao ganhar provas que lhe deram duas lideranças e consequentemente as imunidades decorrentes disso, ou ainda escapar de estar na berlinda em uma prova bate e volta. Fora isso, era um tal de escorregar e pular de um barco a outro, sem precedentes, onde sentisse que poderia não ser votado, ali ele se enturmava, mesmo que por pouco tempo. Chegou a afirmar que estaria jogando com o grupo do G3 em um determinado momento, mas não conseguiu seguir muito longe com essa posição e logo foi procurar outro ninho para se abrigar e ser bem aceito.
Nas primeiras semanas engatou um relacionamento com a Eslovênia que, embora eu sempre gostei de ver casais se formarem na casa, não consegui achar muita graça na relação, ou até mesmo sentir que existisse uma grande paixão recíproca, apenas um casal, que se encontrou no confinamento e resolveram que estariam juntos trocando carinhos, se respeitando e se protegendo mutuamente. Penso até que, mesmo não sendo o típico casal formado apenas por conveniência de jogo, para a forma escorregadia com que Lucas se situava na casa, ter uma aliada como sendo sua ficante, era algo que lhe garantiria também não ser votado por ela e até por quem gostasse deles e, assim, encontrou mais uma forma para ir se safando em seu jogo, sem querer se fixar em nenhum grupo.
Como não tenho o hábito de frequentar as redes sociais não sabia a origem do apelido que o Lucas carregava de Barão da Piscadinha, que foi por ter feito um vídeo onde se apresentava com aquele gesto de colocar um braço pra trás e dar uma piscada para os internautas, que foi muito comentado e lhe rendeu o tal título. Confesso que, desde o momento que o vi divulgando essa sua faceta para os demais confinados na casa e até o Tadeu Schmidt que ficou sabendo da estória, fazia questão de citá-lo, achei tão sem noção quanto o próprio autor, totalmente sem graça, talvez pela falta de beleza (embora tivesse um par de olhos bem azuis) mas lhe faltava carisma e simpatia para que o gesto pudesse agradar, uma questão pessoal, opinião bem particular minha, respeito quem pense diferente e até concorde com o apelido que lhe rendeu.
Pegando o gancho explicitado no parágrafo anterior, Lucas também se destacou com outra faceta, essa com um viés até grave, que era o hábito de gostar de pegar objetos que não lhe pertenciam e se apoderar de forma bem natural. Isso foi verificado no programa quando levou protetores solares em grande quantidade, que a produção disponibiliza para uso coletivo e guardou em suas bagagens pessoais, o que rendeu assistirmos uma cena burlesca, quando foi intimado pela direção do programa a devolver os objetos na despensa, o que ele, sem o menor constrangimento pela atitude, até sorrindo, obedeceu. Esse fato também lhe rendeu o trocadilho em seu conhecido apelido na web de Barão da Piscadinha para Barão da Roubadinha. Li em um comentário aqui no Votalhada, que o fato se repetiu quando ele guardou em suas coisas o colar do monstro, após o término do castigo, que deveria devolver junto com a fantasia, e foi advertido para deixá-lo onde deveria. Esse com menor teor moral, eu achava até que eles ficavam com os colares de liderança, anjo, monstro ou imunidade, que tivessem recebidos durante o programa, como recordação. Não poderei jamais afirmar que esse hábito desagradável e lamentável que ele possui seja algo que também faça em sua vida fora do confinamento, porém como diz o ditado que “costume de casa vai à praça”, essa é a conclusão que poderemos chegar que, sim, ele já teria essa triste mania antes de entrar no BBB 22.
Ainda sobre detalhes que podemos destacar na trajetória do Lucas na casa, também sentia muita fome, comia em demasia, algo que foi observado pelos demais participantes na primeira vez que fez parte do grupo vip, na liderança de Tiago Abravanel. Assim sendo, costumava atacar a geladeira nas madrugadas para saciar sua vontade, enquanto os demais que iriam também precisar contar com a comida existente, dormiam. Em suas lideranças, alegando não ter trazido muitas roupas em suas bagagens, se apropriou do roupão de líder e uma sunga como look diário e constante, até que numa das festas ele chegou a tirar a roupa enviada pela produção e voltou vestindo seu uniforme preferido. Não sei se fazia de caso pensado ou sem se importar de servir de chacota para os internautas, que não perdoam esses tipos de comportamentos em um participante, gerando muitos memes.
Como disse anteriormente conseguiu ganhar duas lideranças e nessa ocasião era muito perceptível sua falta de segurança ou personalidade para decidir quem mandaria para o paredão, sempre precisando de seus aliados do momento que lhe dariam as sugestões ou hipóteses possíveis, que ele seguiria, mesmo contra à sua própria vontade ou ideia inicial. Assim indicou a Brunna, que lhe rendeu a satisfação de ver eliminada (o principal objetivo de uma liderança), porém o mesmo não aconteceu na segunda oportunidade quando indicou o Scooby e quem saiu foi o Vini. A partir daí ainda chegou a ganhar mais uma liderança, na segunda semana consecutiva, porém como a prova havia sido disputada em dupla, cedeu o posto para o Arthur. Com esse seu gesto não só foi garantido que estaria no vip, como conseguiu, mais uma vez, não ser votado, permanecendo em sua condição confortável de não estar no paredão e, consequentemente, ser eliminado pelo público.
Finalmente a estratégia sabonete do Lucas chegou ao fim. Uma vez que já não contava com seus aliados mais próximos que seriam também amigos de sua ficante e com o afastamento do grupo G3, foi o mais votado pela casa, recebendo 06 votos, que lhe deixaram chateado com as pessoas de quem não poderia jamais esperar: o Douglas, com quem sempre foi bem próximo e nunca havia trocado votos, o Arthur, que até então também não havia votado nele, e foram aliados muito próximos semanas atrás, e ainda o Gustavo com quem também mantinha um bom relacionamento e sem sequer imaginar que seu grande número de votos teria sido uma estratégia arquitetada por esse último que, sempre defendeu, desde que entrou na casa, não aceitar que nenhum participante chegasse à final sem ter passado pelo paredão e ser julgado pelo público, que aprovaria ou não seu jogo e, nessa condição, só se encontravam atualmente, ele e a Eslovênia.
E assim, é fim de linha para o Lucas no BBB 22. Por mais ruim e ensaboado que tenha sido para criar suas estratégias, ainda podemos creditar-lhe uma certa inteligência ou sorte para conseguir sobreviver no confinamento sem podermos incluí-lo no rol de bons estrategistas ou jogadores, de uma maneira geral.
Um abraço a todos.
Hanne sempre gostei muito dos seus textos e continuo apreciando, prova disso que sempre entro no blog pra ler o texto do eliminado. Mas me permita dessa vez discordar um pouco com todo respeito. Eu via o Lucas como um menino bom, acho que o público (devido a ter se fechado em um fanatismo exacerbado) não soube lhe dar o seu devido valor. Em todo momento eu via ele como alguém amoroso, leal aos amigos, educado, que sempre visava o bem do próximo e não levantou a voz pra ninguém ou fez mal a ninguém em nenhum momento. Ele teve defeitos? Sim, eu também concordo que achei ele inseguro, instável e influenciável com essa jogada dele de ficar passeando entre os grupos, porém não vejo isso como maldade ou falsidade, mas sim uma estratégia de sobrevivência mesmo, pois uma vez que ele não tinha perfil de campeão, era de se esperar que saísse no primeiro paredão que caísse, logo o único jeito para ele era fugir o máximo possível do paredão. Ademais, eu creio que o grande fator que prejudicou ele foi o rompimento da aliança com o Arthur. O Eliezer revelou a sondagem dele sobre a questão do voto no Thiago, e ao meu ver, embora tenha sido um escorregão do Lucas, achei um motivo totalmente banal para o Arthur romper com ele. Esse rompimento o deixou desnorteado no jogo, a partir daí veio a derrocada do Lucas, pois se tivesse continuado com Arthur, provavelmente estaria indo pra final. Lucas tem perfil de um garoto privilegiado, mas ele não tem culpa de ter nascido numa família de classe média e ter tido pai mãe e avós que lhe amavam e faziam tudo por ele, tudo bem que mimo demais pode causar certo despreparo na vida, mas vejo bondade nele, apesar de que em alguns momentos ele me parece aéreo, como no tal lance da despensa, mas boa pessoa. Mas é isso Hanne, um abraço, e obrigado por seus textos, porque gosto muito, apesar das discordâncias que comentei, muita coisa eu concordo e aprecio em seus textos.
ResponderExcluirOlá, Desconhecido, agradeço por sua referência e apreço aos textos que escrevo sobre os eliminados a cada semana.
ExcluirO que vc considera discordância, reconheço e confesso ter sido uma falha minha não ter dedicado parte do que narrei sobre a pessoa, o ser humano Lucas, sem enaltecer suas visíveis qualidades de bom moço, educado, gentil, que sempre procurou tratar a todos com educação, sem grosserias ou sequer levantar a voz. Até para expor sua decepção e se sentir chateado ao receber os 6 votos, tentava fazer preocupado em se fazer entender e ser compreendido em seu direito de não ter gostado. Acima de qualquer jogador sempre procuro valorizar atitudes que aprovo e gosto de encontrar nos participantes, como humildade, simplicidade, educação familiar entre outras e isso o Lucas demonstrou possuir. Creio que essa minha falha tenha como base o desânimo que tenho sentido nessa edição por ver o exagero com que um participante tem sido levado ao patamar de infalível, o único com condições de ser o campeão e os demais apenas os outros que estão fazendo papéis de idiotas pq a torcida majoritária já definiu que só existe um participante que sabe jogar e quem tiver a insanidade de querer afronta-lo não só terá a porta da eliminação como certa, mas tb com alto índice de rejeição. Esses detalhes me atingiram de uma forma que chego a cometer falhas como ocorreu nesse caso com o Lucas. Aproveito para apresentar minhas deculpas a vc e todos os leitores/comentaristas pela falha. Abs.
Sim, eu super te entendo Hanne. Esse ano o bbb está igual no ano passado quando era com a Juliette. Eu te digo que até gosto do Arthur e o aprecio como jogador, mas nem por isso fecho os olhos para as falhas dele. Ano passado qualquer participante que batia de frente com Juliette era eliminado no paredão com grande rejeição. Esse ano está acontecendo de novo isso, quem bate de frente com o Arthur sai altamente rejeitado. Laís por exemplo tinha falhas no jogo, mas não merecia 91% de rejeição, o Lucas ao meu ver tbm não merecia ter saído agora, pelo ou menos não com 77%, mas é o tal negócio né, as redes sociais transformaram o bbb num fanatismo exacerbado, no qual todo ano tem um jogador ou grupo que desperta o fanatismo de fandons que vão até o fim, e não medem esforços para fazer de seus ídolos os campeões, e não só isso mas tbm tirar qualquer desafeto seu. Por isso sinto falta dos bbbs raízes, antigamente embora houvesse favoritos, o jogo não girava em torno de um único participante. Ou seja, um jogador poderia sobreviver e ir longe no jogo mesmo que não fosse do mesmo lado do favorito. Mas hoje não dá, a partir do momento que a internet escolhe um favorito, todo o bbb gira em torno dele, portanto só tem chances de ir pra final quem está do lado dele. Foi assim ano passado com a Juliette e esse ano está sendo com o Arthur. Realmente o bbb não voltará a ser como era antes de 2010 (antes do grande avanço das redes), o tempo muda, o mundo muda, as coisas mudam. Vê a diferença, antes o voto era por telefone e era pago, então, nao tinha esse negócio de mutirões, quem votava eram as donas de casa (as chamadas tias do sofá rsrs) que geralmente votavam uma vez só, pq era pago. Agora, com votações pela internet, vai uma turma de adolescentes que ficam votando mais de 5000 vezes em cada paredão, afinal o voto pela web é ilimitado e não tem custo e eles têm tempo livre pra votar o dia inteiro, ou seja, mudou o perfil dos telespectadores, mudou o perfil dos votantes, não voltará a ser como era mais. Já pode entregar o prêmio desse bbb para o Arthur rsrsrs falta menos de 1 mês pra acabar, assisto ao programa e gosto, mas não nego que essa edição já tá arrastada. Um abraço Hanne!
ExcluirEscrita irretocável. Poder de percepção perfeito. De fato, Lucas foi um jogador insosso; suas alianças eram com base em pragmatismo, estava onde o interessava para fugir do paredão. Discordo apenas do relacionamento com Eslovênia, para mim o mais sincero da edição.
ResponderExcluirFalado sobre o seu texto Hanne, gostaria de dizer que você foi extremamente deselegante comigo no texto sobre a Laís, afirmando coisas sobre mim que não condizem com a verdade, pois vc nem me conhece para fazer as afirmações que fez "quer ter a última palavra", "insistente", além de pautar como eu deveria escrever e, por fim, no texto sobre a Laís eu não fiz uma citação literária, mas sim, uma citação acadêmica, pensei que soubesse a diferença. Enfim, é isto. Abs
Oi Luan, obgda por sempre gostar de ler e comentar meus textos sobre os eliminados. Qto à sua percepção sobre o relacionamento do casal Lucas/Eslovênia, divergente da minha visão é totalmente compreensível e respeitado por mim. Abs.
ExcluirParabéns pelo texto Hanne; eu sempre achei Lucas sabonetāo, e isso era previsível que desagradaria o público, quanto a ele ser mto indeciso e influenciável sempre me questionei se essa postura era uma estratégia ou realmente ele é assim, pq imagina ele como futuro médico ser indeciso assim e se deixar influenciar..complicado! Abçs 😉😉
ResponderExcluirObgda eleonor, tb já cheguei a me fazer esses mesmos questionamentos sobre o comportamento do Lucas, querendo se mostrar como alguém que não conseguiria jogar criando estratégias próprias e, assim, conseguir ser inserido nos grupos ou se aliando a pessoas que resolveriam tudo sem que ele precisasse entrar em discordâncias, ou atritos com outros participantes que o tornasse alvo de votos, desde que ele não se prejudicasse com a ida ao paredão, aceitaria qq negócio. Por esse motivo e olhando seu comportamento por esse aspecto, que no final de meu texto digo que tb credito o dom da inteligência a ele para ter sobrevivido por tanto tempo na casa sem saber ou querer realmente jogar, ser escorregadio tb pode ser considerada como uma estratégia de sobrevivência, mesmo que não seja suficiente para ser campeão. Abs.
ExcluirAlguns participantes como caso do Lucas e do Viny saíram com percentual alto simplesmente pelo fator da torcida do Arthur ser maioria isso é fato esses 2 em especifico ao meu ver são boas pessoas e foram bons "personagens" para o programa. Nesta edição mesmo os que mereceram sair com percentual alto pelo jogo, não fizeram nada de grave como na edição passada é simplesmente vida que segue pra eles.
ResponderExcluirOi Ronaldo, é isso, já não se faz mais BBB como antigamente e não é só pq os tempos mudaram, mas principalmente pq as pessoas mudaram e pra pior. Os perfis dos participantes que agradam o público e os fazem campeões são totalmehte distorcidos do que aprendi e tenho como princípios e convicções. Abs.
ExcluirOi Hanne!!
ExcluirNovamente seu texto está impecável!!
Gramática espetacular!!
Adoro fazer a leitura!!
Parabéns!! E a língua portuguesa e eu continuamos agradecendo!!
Sobre o Lucas, foi um participante que eu não me identifiquei desde o início; a começar pelos seus apelidos: "Hétero Top do Bem" e "Barão da Piscadinha"... coragemmmmmm
Seu jogo de pular de galho em galho em um momento iria ruir...e finalmente acabou acontecendo e esse "tosco" ficou fora do top10... Adorei....
Não comprei seu jogo de bom moço, com fala mansa e uma carinha bonita, que tentava sempre passar a imagem de um "menino indefeso", mas que sempre jogava seu veneno contra participantes de uma forma "velada" e quando percebia que tal participante era a bola da vez, descia a "lenha" nesse participante, mesmo que este fosse seu "aliado" a uma semana atrás; além de "furtar" pertences de uso coletivo sem o menor pudor, algo que tu tratou de forma brilhante em seu texto; por essas e outras que eu o apelidei de "Barão da Sociopatia"...
E aqui fora já deu umas entrevistas jogando um veneno em vários confinados que lá dentro ele falava que adorava!!
Novamente, Parabéns pelo seu texto!!
Oi Ander, respeito sua opinião, porém para mim, o Lucas apresentou características de uma pessoa do bem, que não era afeito a tretas, não tinha muita esperteza para criar estratégias baseadas em malícia. Não sentia nele alguém que vestisse a personagem de bonzinho sem ser de sua índole tipo camuflado, apenas tentava à sua maneira usar as estratégias que conseguisse para se safar do paredão. Confuso, chegava a ser contraditório qdo declarava querer uma aproximação com alguém ou grupo e logo em seguida atacava as pessoas e se afastava. Foi apenas um participante ou jogador sem mta relevância e que se destacou somente pelas bizarrices apresentadas como as que citei em meu texto e, mesmo assim, teve sorte de ainda permanecer mto tempo na casa. Obgda pelos elogios de sempre. Abs.
ExcluirOi Hanne!!
ExcluirTu podes discordar e deve da minha opinião!!
Mas me desculpa tu, só que esse "Barão da Sociopatia" eu não compro nãoooooooo kkkkk
Novamente, Parabéns pelo seu espetacular texto!!
Um dos melhores textos desse BBB, parabéns Hanne
ResponderExcluirOwww Alzi, mto obgda. Fico feliz que tenhas gostado tanto assim. Abs.
Excluir