15 dezembro 2019

O que faltou dizer de A Fazenda 11, por Rogério Luís Trevisan


Texto recebido em 14/12/2019

Uma edição para esquecermos e riscarmos da história dos realities.

Divididos entre as equipes Sol e Lua, a Fazenda 11, troca os grandes barracos e cuspidas dando espaço a diversos casais e intermináveis e cansativos D.Rs, entre um desses, com mentalidade infantil e uma "amiga" sempre metendo a colher na briga de marido e mulher.
Candidatos medíocres com ressalvas a poucos, desafetos externos levados e continuados pra dentro do jogo.
Uma expulsão rápida, quase que instantânea e outras que passaram as vistas grossas,... tão grossas qto a certas regras de provas que o próprio apresentador não soube conduzir, resultando até em roça cancelada.

Coisa de amadorismo ou de comédia ao estilo da sátira dirigida por Sérgio Mallandro, algum tempo atrás, com "A Casa dos Desesperados".
Com invasão inexplicada de carros de som, manipulações veladas ou não reveladas sob suspeita e grande participação externa de um ex Fazenda, Theo Becker, uma espécie de Mister "M", nos revelando todos os segredos de um diretor no mínimo questionável de caráter e idoneidade.

Esses e tantos outros fatores ainda obscuros, encaixando nesse meio, um funcionário miserável racista, nos leva ao velho clichê de dizer:
"_ Esse foi o pior reality de todos os tempos"
Podemos dizer isso até que venha o próximo, mas é bom não esquecermos  e justo que se diga o que foi o BBB 19,... o grande fato, é que esse ano não foi bom em diversos aspectos, sobretudo os realities apresentados nele.
E tbém é importante dizer que, não devemos criar grandes expectativas qto aos próximos, visto que o BBB 20, já bate as portas.
Dificilmente teremos bons realities como de outrora, se não houver mudanças drásticas desde a direção passando pelos candidatos e apresentadores e principalmente no esquema de votações, qdo o direito de apenas um voto por pessoa seria a lógica mais viável de elegermos  verdadeiros campeões.

E não creio que façam isso, pois os números e a matemática financeira lhes enchem mais os bolsos do que o interesse por entregar ao telespectador, um programa de entretenimento, justo e digno de sua audiência.
Pra nós que apreciamos os realities, é doloroso ter que se decepcionar a cada edição, e no fim dizemos que não vamos mais assistir, mas o vício nos leva novamente a criar novas expectativas, porém vem matando lentamente a nossa empolgação.

A Festa do Recalque

Como um baile das máscaras caídas, sem a necessidade de jogar e de forçar um personagem, chegam os eliminados para a festa final.
Entre eles um apenas satisfeito, feliz e conformado como se já soubesse de seu terceiro lugar na jogatina, o primeiro dos finalistas, Diego, enquanto os demais mal sabiam ou conseguiam disfarçar o recalque de não estar na final.

A segunda finalista mal consegue comer um "cajuzinho", pois passa quase toda festa ouvindo sermões da amiga "Tati" qdo esta não estava numa eterna e esgotante DR com o "namorado"ou então ouvindo as fofocas daqui da rua de cima através da fofoqueira mor da Fazenda 11, a gralha Thayse, que continua gritando feito louca, só pq seus fãs gostam e a suportam.

O terceiro finalista, que começa o programa resmungando e choramingando pelas "apunhaladas" dos "amigos", termina com a mesma ladainha e chororô, pelas desfeitas recebidas de seus recalcados inimigos, mendigando e quase implorando por atenção, invejando a que sobrou para Diego.

Entre outros que contavam os segundos para se retirarem da festa flopada, estava a boca suja da Bifão, a rainha Andréa Cruela, ainda mal educada e mostrando um sorriso falso que não contente pelo tombo nas votações da sua roça, literalmente leva um hilariante tombaço ao querer tripudiar a polêmica de pular em "sua" cama.

O insuportável Jorge, o tarzã anão, dando a ideia de tomar os iogurtes dos finalistas, causar punição a eles e de bagunçar todas as camas.
Bastou o Gran Finale, queima de fogos, para que os incomodados buscassem a porta da rua como serventia da casa.
Queima de fogos que somados as graças dos bichinhos, especialmente o bezerro Chiquinho, o galo tenor da madrugada e o cavalo Lyon, foram os pontos mais positivos e belos de se ver nessa Fazenda, os verdadeiros protagonistas!

A pequena Grande Final

Como de praxe, a final começa com os TBTs dos finalistas, sem emoção com a platéia ovacionando o nome de Diego, e confesso que nesse momento cresce minha esperança de vê-lo campeão.(SQN)
Mion, apresenta o "Vale a Pena Ver Direito", basicamente com a Peppa Pig comendo dentro da panela e essa achando lindo, e a descompensada rainha do barraco da High Society, Andréa Pancadona, por falta de mais conteúdo.

Termina com o velho discurso sem pé nem cabeça de Marcos Mion, ao anunciar o vencedor, que estava num envelope trazido pelo campeão da décima edição, Rafael Ilha, cuja finalidade estou tentando entender até agora.
E a novelinha "Malhação", continua nos bastidores com as briguinhas de quinta série entre Andréa, Drika, Thayse e Tati, que quase partem para os pescotapas.
Enfim, o circo fechou, o dono lucrou, os animais retirados de cena e nós os palhaços como sempre ficamos com cara de paisagem, para escondermos mais uma frustração e decepção, mas por outro lado, aliviados por esse fiasco ter terminado.

Queridos amigos e amigas, encerro aqui minha participação como comentarista, não só nessa Fazenda qto nas vindouras, pois não pretendo mais seguir esse reality.
Agradeço desde já pela paciência aos meus extensos textos, o carinho e a atenção de todos ou até mesmo as críticas construtivas e discordâncias.
Esse blog, está no meu coração, assim como todos amigos(as), que tenho aqui, incluindo o Luis, dono do blog, do qual me concedeu esse espaço.
Volto a participar somente no BBB, me despeço de todos, desejando-lhes:
Um Glorioso e abençoado Natal.
Um novo ano, cheio de saúde e de realizações.
Bjos e forte abraço a todos.
Fiquem com Deus!
E até breve, ...no BBB 20.

Trem-Bala
Ana Vilela

Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós

É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito, é saber sonhar
Então fazer valer a pena
Cada verso daquele poema sobre acreditar

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações

A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera a vida já ficou pra trás

Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir

Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá
Laiá, laiá, laiá, laiá, laiá

Segura teu filho no colo
Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir



12 comentários:

  1. Obrigada pelos seus textos, inteligentes,lúcidos e verdadeiros.
    Um feliz Natal e um novo ano pleno de sucessos e realizações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Foi o pior Reality de todos os tempos mal planejado mal executado pelo pessoal que organizam o programa, vi tudo manipulado fico aguardando o BBB.

    ResponderExcluir
  3. Rogerio, dentre os colaboradores que o Votalhada contou para a publicação de textos sobre a Fazenda 11 e dar um pouco de vida ao blog, não ficando restrito apenas às enquetes estatísticas, durante as votações, vc conseguiu tirar leite de pedra escrevendo sobre um reality tão ruim, sempre com seu maravilhoso bom humor e coração enorme.

    Só nos resta esperar que o BBB20 seja, pelo menos, um pouquinho melhor, mas te confesso que pelas novidades anunciadas na midia, não estou muito esperançosa que teremos o entretenimento de outrora. Fazer o q. Como vc bem disse, o que importa às emissoras não é mais a audiência em si, essa eles tentam conseguir através de fandons fanáticos nas redes sociais, mas o retorno financeiro com patrocínios que ainda conseguem.

    A vc, seus familiares, equipe do Votalhada e todos os que gostam de frequentar o blog, desejo Boas Festas e um Ano Novo repleto de saúde, paz e felicidades.

    Um super beijo, TMJ Sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bem elaborado, Trevisan.
    Você falou tim tim por tim tim, sobre essa 11a. temporada da Fazenda, sem dúvida nenhuma foi a pior temporada de todos os tempos, você viu como foi a média da audiência de todas as temporadas, foi de 8,3 pontos, 0,6 abaixo do que a segunda pior temporada que foi a Fazenda Nova Chance(2017) foi de 8,8 pontos de média.
    A grande final deu 9 pontos com pico de 11 e 16% de share.
    Realmente o elenco dessa temporada foi bem fraco, com competidores sem nível e base para o status de bons jogadores para encher os olhos do público para quem quer ver competição de verdade.
    Fora as manipulações dadas pela direção do programa, em destaque foi aquela desastrosa anulação da roça entre Hariany e Lucas.
    Você falou sobre as punições, veja bem: Teve ao longo dessa temporada 35 punições e quase todos os peões obtiveram punições, exceto a Sabrina que não obteve nenhuma punição.
    Já o Lucas que foi o vencedor da Fazenda 11 obteve sete punições e a Thayse também, foram os dois que obteveram mais penalidades.
    O Diego mesmo tirando apenas terceiro lugar, ele moralmente merece ser o destaque, já que deu o sangue e mostrou o seu espírito de um ótimo jogador.
    Essa temporada tem que esquecer mesmo, que foi de maneira desastrosa, precisa ter remanejamento para a próxima temporada, se houver obviamente.
    Tomara que o BBB 20 tenha participantes com um espírito de competição e logicamente sem manipulações para realmente encher os olhos do grande público para quem gosta de apreciar um bom reality, assim esperamos.
    Boas Festas, Trevisan e até 2020 com a seleção do novo BBB.

    ResponderExcluir
  5. Meu querido Rogério,

    Com ctz teremos uma nova edição,A Fazenda é muito lucrativa pra Record. Nessa temporada as 5 cotas de patrocínio foram vendidas por 50 milhões cada uma, é muito dinheito pra tanta conivência por parte dos patrocinadores. Jamais entenderei

    A próxima edição da Fazenda tbm ñ me pega até pq vou morar fora do país e BBB com youtubers ñ me anima assistir visto q O Aprendiz foi um fiasco.

    Enfimm,foi um prazersaço te conhecer.
    Muito obrigada pela acolhida!
    Bom ano pra ti❤


    ResponderExcluir
  6. Parabéns Rogério pelo texto, e por todos os outros.
    Vc foi o melhor e o vencedor desse reality.
    Escreveu, desvendou, todos os participantes desse desastre que foi A Fazenda.
    Volte pro BBB com seus texto que adoro, porque me esclarece muita coisas. Não sei se vou estar aqui, mas lerei todos.
    Fique com Deus.
    Feliz Natal e um Ano Novo de muita Paz e Luz.
    bjuss...

    ResponderExcluir
  7. Falou tudo,nada mais a dizer, nem merecem.
    Um Feliz Natal e um novo ano cheio de saúde e coisas boas pra vc e os seus.

    ResponderExcluir
  8. Você como sempre fez um texto muito inteligente e certo é uma pena que não o teremos mais aqui na fazenda , mais estaremos juntos no BBB que não acho que vai ser diferente deste aqui , mas vamos em frente . Feliz Natal u maravilhoso Ano Novo e que vc seja muito feliz nesse ano de vá entrar,bbjjss e até...

    ResponderExcluir
  9. Até 2020 melhor clounista do blog Votalhada, Rogerio Luis Trevisan! até o BBB, feliz natal e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  10. Como sempre excelente texto.. parabéns. boas festas a vc e família e até o BBB..

    ResponderExcluir
  11. Bom dia meus queridos...

    Geralmente, volto respondendo o carinho de cada um pelo feedback em relação aos meus textos,...na última semana, infelizmente, passei por alguns transtornos pessoais e fiquei afastado da internet.
    Passado esse problema, venho me desculpar pela ausência temporária e agradecer atrasado pelo carinho do feedback de todos,...li cada comentário e caso, ainda visitem a coluna, saibam todos, que fico muito feliz e muito grato pelos elogios e pelas palavras de felicitações!
    Saibam ainda que, a recíproca é verdadeira e que estão todos no meu coração!

    OBRIGADO!

    Rogério.

    ResponderExcluir
  12. Feliz Natal para todos. Que 2020 venha com muitas alegrias e grandes realizações. 💋💋💋💋💋💋🍾🍾🍾🍾🍾🍾🍾🍾

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.