26 agosto 2019

Bruna Jones: Cinco Maneiras de Inovar no BBB20


Texto recebido em 26/08/2019

Então que no ano que vem a Globo vai produzir a vigésima temporada do “Big Brother Brasil” e mesmo que as últimas temporadas do programa não tenham empolgado tanto quanto as primeiras edições, precisamos combinar que é um marco e tanto na televisão brasileira. Desde 2002 a emissora consegue manter pelo menos uma edição por ano, se tornando a maior franquia de reality do Brasil. Mas, se tem uma coisa que a edição deste ano provou, é que não dá pra jogar qualquer pessoa lá dentro e esperar que sozinhos eles rendam alguma coisa, é necessário também ter toda uma equipe preparada por trás, para instigar esses jovens que buscam a glamorosa vida de influenciadores digitais e djs, não é mesmo?

Pensando nisso, eu separei algumas ideias que estou entregando de graça ao Boninho para ele usar e abusar na próxima temporada. E olha que eu pensei nisso tudo sozinha, agora eu fico imaginando como que esse senhor viu o BBB19 despencando e tendo uma equipe inteira em suas mãos, não fez nada para a temporada se sobressair de alguma maneira. Ai o trauma... Enfim, vamos para as minhas ideias? Vem comigo!

  • BBB: ALL STARS
19 temporadas em mãos, nós temos cerca de 300 ex-BBBs por ai, implorando vaga em “A Fazenda”, lançando carreira musical mesmo sem saber cantar, dirigindo carro de aplicativo, que já torrou toda a grana que ganhou, enfim... O que não falta é gente, certo? Não é possível que não tenha 20 pessoas interessantes ali para o Boninho trazer de volta. Podia pegar uma dupla de cada temporada e pronto, aproveita a reciclagem que o Carelli anda fazendo na Record trazendo ex-BBBs da década passada (a única reciclagem que realmente está sendo boa naquela emissora) e ganha mais essa disputa, Globo. Claro que não vão conseguir trazer uma Grazi, uma Sabrina Sato... Mas dá pra ter uma Iris Stefanelli, uma Solange Ianuou e por ai vai...

  • BBB: HERÓIS VS. VILÕES
Lá nos Estados Unidos existiu uma edição comemorativa de “Survivor” que trouxe ex-participantes novamente ao jogo, “mas Bruna, você já falou do All Stars”, sim, falei. Mas a ideia aqui apesar de ser quase a mesma, também é diferente. Foram 20 participantes icônicos, que foram separados entre mocinhos e vilões, tem tema melhor do que esse para um “BBB”? Não tem! Desde a primeira temporada que o povo brasileiro assiste e julga como se fosse uma novela, transformando pessoas como o Jean (BBB3) e Alberto (BBB7) em vilões, enquanto que Dhomini (BBB3) e Alemão (BBB7) são vistos como os bonzinhos e Sabrina (BBB3) e Iris (BBB7) as mocinhas indefesas, não é mesmo? Com esse tema o Boninho poderia inclusive trazer essas velhas rivalidades novamente aos olhos do público e seria bem interessante ver quem eles colocaram como os 10 vilões, imagina 10 vilões icônicos juntos? Meu sonho...

  • BBB: FÃNS VS. FAVORITOS
Tudo bem, já sabemos que a Globo está fazendo seleção de elenco e tudo mais, então é bem difícil acreditar que a temporada será só com ex-participantes, eles não iriam fazer milhões de pessoas de palhaços, não é mesmo? Eu acredito que não... Então, pensando nisso... A ideia aqui é parecida com o “BBB13”, a gente pegaria metade de um elenco inédito e a outra metade confinaria pessoas que o público realmente gostou de assistir (Eu disse, que o público gostou de assistir e não queridinhos da direção, hein?). E além disso, faria uma temporada dividida por equipes, parecido com o que acontece na Record, ao favoritos de um lado, os novatos de outro e no meio do programa, a equipe com o maior número de pessoas ganharia alguma coisa bacana, vergonha na cara por exemplo, talvez?

  • PUBLICO ESCOLHE OS RETORNANTES
Como eu disse no ponto anterior, seria interessante ver os favoritos mesmo do público retornando ao confinamento e não os queridinhos do Boninho, que né? Se for assim, a gente terá a Natália em toda edição com retornantes... Pensando nisso, tenho uma ideia bem bacana e parecida com o que a Globo fez no “BBB13”, lá em 2013 eles fizeram paredões virtuais para testar a popularidade de algumas pessoas, claramente aquilo não deu em absolutamente em nada na hora de selecionar o elenco, mas agora, para se redimirem, eles poderiam por exemplo, contratar 25 ex-participantes e abrir uma votação online, na qual os 10 mais votados (sendo cinco mulheres e cinco homens) retornam ao confinamento na temporada atual, olha que bacana? Do jeito que o povo adora uma votação, aposto que teriam números impressionantes no final da dinâmica.

  • FAZER OS PARTICIPANTES SE COMPROMETEREM MAIS
Nem só de ex-BBB vive essa lista, para a temporada 20, eles também poderiam mexer um pouco na dinâmica do jogo, poderiam fazer mais paredões como aconteceu na eliminação da Tereza (BBB19), sabe? Que a casa precisava decidir quem seria o eliminado. Isso com certeza daria uma movimentada maior e tiraria aqueles participantes que só querem fazer cena de sofrido para noveleira comprar. Eles seriam obrigados a ter que pensar em estratégias, fazer alianças e seria o fim do odioso “estou jogando com o coração, não tenho nada contra ninguém, falta de afinidade”. Claro que eu sou uma pessoa consciente e sei que a Globo não cortaria os poderes de voto do público, então, o que poderiam fazer para compensar isso? Votação aberta para decidir vantagens no jogo, quem ganharia imunidade, quem disputaria certas provas, quem teria mais conforto em algum momento, coisas desse tipo.

Bacana as ideias? Gostariam de ver alguma delas na televisão? Marquem o Boninho nessa matéria então! Quer que essa matéria tenha uma parte dois? Então é só pedir por aqui mesmo nos comentários ou então lá nas minhas redes @odiariodebrunaj (Twitter/Instagram) ou nas redes do Votalhada, que eu volto correndo com mais ideias para vocês!

Bruna Jones - @odiariodebrunaj

As opiniões emitidas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor das mesmas e não expressam necessariamente
as da administração e colaboradores do Votalhada.



5 comentários:

  1. Se o Boninho seguir uma ou mais dessas dicas o sucesso estará garantido.

    ResponderExcluir
  2. Que prazer ler mais um texto teu aqui no Vota.
    Como ele mesmo disse, se o Boninho se inspirar em alguma sugestão o BBB 20 vai bombar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bruna, uma das derrotas do programa vem do público, ou seja, de pessoas que fazem acordos com participantes para votarem em troca de dinheiro, de percentagem dos prêmios, etc. Você mesma falou sobre isso na postagem anterior. Faltou, portanto, uma dica para mudar o sistema de votação do público que dificulte esse tipo de negociata desonesta. No mais suas dicas são ótimas.

    ResponderExcluir
  4. O diferencial mais forte entre os realities da Record e o BBB é justamente o fato de pessoas anônimas que passamos a conhecer e gostar, ou não, de acordo com seu desempenho durante o período de confinamento e esse detalhe, pra mim, é melhor do que aproveitar pessoas que já entram com seus fãs clubes formados e que já até sabemos como se comportaram na edição passada. Enfim, prefiro novidade a replay.

    Como a maioria das dicas recai no mesmo tema (a volta dos que não foram) e para não dizer que não concordei com nenhuma delas, tb gostaria de ver mudanças no formato para formação do paredão, que já é utilizado nos Estados Unidos e que tira um pouco a ingerência dos internautas formados por adolescentes fanáticos, que são viciados em realities não com alguma consciência lógica, de torceram por um participante que tenha méritos para vencer, mas simplesnente pq se encaixam com seus perfis, por idade ou maneira de agir e o que fizerem de errado dentro do confinamento será perdoado e ainda serão campeões. Esse detalhe tem contribuído muito para grandes injustiças nos resultados das últimas edições. Como o Boninho é muito voltado para esse público virtual, infelizmente não vejo possibilidades de mudanças nesse sentido. Na mesma linha de raciocínio, tb concordo com a Eva, no modelo de votação.

    Bruna, espero não ser encarada como uma pessoa do contra, visto que a maioria dos comentários concordam com suas dicas e até torcem para serem aproveitadas pela produção para o BBB bombar. Apenas expus minha opinião. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Texto nota 10, Bruna. Adorei muito as cinco maneiras de inovação para a 20a.temporada do BBB, a partir de 2020 o BBB vai está no ar 18 anos, com certeza muito raro esse longo tempo esse reality fica no ar.
    Você citou o BBB 13, eu me lembro muito bem, eram veteranos e os novatos, na edição tinha o Bambam,Dhomini,Eliéser, Anamara,Yuri.Mas acabaram os novatos terminando nos três primeiros colocados: Fernanda Keulla campeã / Nasser Rodrigues 2°colocado / Andressa Ganacin 3a.colocada.
    Já teve até ex-bbb que ganhou uma edição de "A Fazenda", Flávia Vianna que participou do BBB 7, venceu A Fazenda 9, sem dúvida teve a final com ex-bbbs como o Marcos Harter, aquele que foi expulso por agressão a campeã do BBB 17 Emilly Araújo e Matheus Lisboa(ex-bbb 16)
    Com relação as edições do BBB, eu achei mais inesquecíveis as edições do BBBs 5,7 e 13. Jean Willys,Diego Gasgues(Alemão) e Fernanda Keulla achei os grandes e merecedores vencedores.
    Agora teve temporadas que foram razoáveis ou péssimas.O Marcelo Dourado que participou do BBB 4,retornou e venceu o BBB 10, ele era bem polêmico.
    O BBB 6 não me empolgou muito, onde venceu a Mara, no BBB 8, o Rafinha venceu a Gyselle Cajuína com a diferença de 0,15%
    Outro BBB que não me empolgou foi o BBB 14, que achei com muitas vugalidades, tinha participantes que eram bem exibidos pelo menos uns três: Cássio, Vanessa Mesquita e Clara Aguilar,nas festas as dupla #Clanessa exibiam os seios de fora nas festas.
    Achei injusto a Vanessa vencer o BBB 14, eu lamentei não ver na final a Tatiele Polyanna, mas ainda bem que não deu a dobradinha #Clanessa serem campeã e vice, já que Angela Munhoz ficou com a segunda no BBB 14.
    Realmente o BBB precisa urgentemente de uma renovação porque ao longo dos anos a audiência vem caindo, por exemplo na 19a.temporada teve a menor média de todos os tempos, infelizmente.
    Quem sabe o BBB 20 vem diferente e recuperar um pouco do prestígio, mas para isso tem que ter um bom elenco e ter boas modificações para não acontecer o fracasso.
    Vamos torcer que o BBB 20 tenha sucesso e continue como uma novela da vida real. Parabéns, texto bem elaborado, Bruna.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.