14 maio 2019

O Aprendiz | Alberto Solon demitido, por Lédson Guimarães


Texto recebido em 14/05/2019

Depois de um episódio intenso, com eliminação dupla na quarta derrota consecutiva da equipe Hashtag, a reta final da temporada de estreia de “O Aprendiz” na Band ficou mais próxima.

O baque pela demissão sumária do forte candidato Montalvão ainda pairava no ar. Fora isso, Roberto Justus considerou a Hashtag falida ante o desfalque e em vista do número de integrantes da potente equipe Share. Chegou a hora de um novo remanejamento.

Líder da Hashtag, Taty escolheu trabalhar com PC, Gaspar e Sandra; Gabi Lopes, da Share, escolheu Nathan, Xan, Erasmo e, deixado por último (Justus fez questão de frisar para dar uma espetadinha de leve, só para aquecer) Alberto Solon.

No briefing da tarefa as equipes apreenderam seu novo objetivo: promover uma experiência para duas clientes durante a entrega do veículo Creta em duas concessionárias da Hyundai, através de quatro ações padrão da empresa – desforrar o automóvel, fazer um tour de reconhecimento do Creta, entregar a chave e apresentar o programa de fidelidade da Hyundai – para criar o momento especial sem deixar de divulgar a marca. 

Venceria a tarefa a equipe que apresentasse melhor conhecimento sobre o produto e melhor qualidade de ação. Como de praxe, três dias para a execução da prova e a verba de R$ 2.500,00.

Ficaram nítidos, pela primeira vez, a participação criativa e o esforço de cada componente das equipes na realização da experiência. Fato evidenciado na sala de reunião por Roberto Justus e seus dois conselheiros. A unidade grupal funcionou e o apresentador categorizou o trabalho da equipe vencedora como ótimo e o da perdedora como bom.

Gaspar tem sido um amuleto da sorte para onde quer que vá e levou sua carreira de vitórias para a equipe Hashtag. O grupo cumpriu adequadamente as quatro ações, repassou brilhantemente para a cliente os detalhes e benefícios do automóvel adquirido, apresentou-se uniformizado como funcionários da concessionária, promoveu a marca através de objetos decorativos e viabilizou ideias replicáveis para a loja, como a caixa refinada, escolhida para a entrega da chave, disposta em cima de um totem.

A Share iniciou a série de erros quando a líder Gabi distribuiu mal as funções e prioridades. Ou melhor, quando estranhamente não escolheu Gaspar para sua equipe. A ruiva fez companhia a Erasmo e Nathan em uma gráfica que atrasou em três horas a produção de um certificado que deveria ter sido entregue em meia hora, enquanto Xan e Alberto colhiam todas as informações essenciais do automóvel. E foram interrompidos (por novas ordens de Gabi) de assistir à uma importante entrega de chave, consequentemente culminando na precariedade da execução de todo o trabalho.

Enquanto a equipe Hashtag aproximou e envolveu a marca da Hyundai na experiência da cliente a Share fez o oposto e causou um distanciamento, tanto sensorial e visual quanto informativo. O foco deveria ser a promoção da Hyundai, a verdadeira cliente da ação, não a experiência do comprador.

Nesse ponto, eu defenderia qualquer alegação, por parte de algum participante, de falha de comunicação ou entendimento, pois, no instante da instrução da tarefa, Justus pergunta ao diretor de marketing da Hyundai Jan Telecki, “Quais suas expectativas em relação ao que nossos influenciadores digitais podem fazer com a sua marca, nessa tarefa?”, ao que Jan responde: “a experiência do consumidor é o foco central da nossa relação”. 

Ninguém atentou para o dito, ficou elas por elas. Apesar de muitos equívocos como líder, Gabi passou ilesa na Sala de Reunião. Justus entrou disposto a buscar os culpados por cada ideia falha e não foi a fundo. Xan e Alberto mereciam ser salvos da segunda parte da reunião, Nathan deveria voltar. Porém Gabi protegeu o colega e Xan.

Feito isso, não havia como não torcer pela demissão de Alberto. Gabi e Erasmo foram superiores em seus empenhos desde o início do programa. Solon, ao menos, lutou pela sobrevida na disputa mais que nunca e mais que seus colegas pacatos que já foram para casa, inclusive apresentou excelentes motivos para permanecer, como sua linha ascendente produtividade e a sua capacidade de atrair público uma vez que Erasmo e a líder possuem muito mais seguidores nas redes sociais mas não atraíam uma alma vivente para as ações. 

Mas era tarde. Na tarefa em questão, Solon continuou maleável quando deveria ser incisivo com a líder e ficar na concessionária com Xan. Testemunhamos a unanimidade na escolha por sua decisão: os conselheiros Zé e Viviane não viam a possibilidade de deixar de avaliar o histórico dos três aprendizes. Para Zé, Alberto tem potencial mas não é ouvido por sua equipe e não sabe se fazer ser ouvido, portanto, “Potencial gera falência, se eu não colocar em prática”; perguntados sobre por que você manteriam Alberto na disputa, Gabi e Erasmo foram implacáveis e afirmaram que não o manteriam. Justus não teve motivos para discordar e, finalmente, demitiu Alberto Solon.



6 comentários:

  1. Gabi não tem nenhuma visão corporativa. Abriu mão do forte Gasparini e ficou com o time mais fraco. Já merece perder por causa disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram muitos erros em uma única prova para uma pessoa só. O Justus pegou muito leve com ela.

      Excluir
  2. Lédson, abraço.
    Acho que a sorte está acompanhando o Gaspa. Me parece ser o mais competente ali.
    O Alberto nunca me convenceu. Sei lá, não simpatizei.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Ester, o Gaspa tem apresentado um ótimo desempenho. Eu via o mesmo na Gabi, mas cometeu tantos erros, né? Ainda vejo muito potencial no PC e na Xan. O Alberto sempre ficou às margens nas tarefas. Como ele mesmo disse, nunca havia trabalhado em grupo, pra alguém mais retraído isso é um desafio imenso. Não tinha como ele chegar longe. Só gostei que soube se defender antes da demissão.

      Bjs!

      Excluir
  3. Lédson,...

    Estou admirando seus textos sobre esses realities e te parabenizo, pois vc pontua muito bem os fatos e mesmo que eu não acompanhe esses realities percebo que vc conhece e sabe muito bem o que escreves de cada um deles! Parabéns!

    Gde abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rogério, fico feliz por saber que estou no caminho certo. De início, tecer tudo o que se quer dizer parece bem difícil, mas é gratificante ao final, a gente vai crescendo. Obrigado pelo feedback e apoio.

      Abração!

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.