20 março 2019

O que faltou dizer de Danrley, por Luis Lima


Texto recebido de Luís Lima em 20/03/2019

Um jovem agora de 20 anos, estudante de Biologia, vendedor de picolé, da comunidade da Rocinha. Foi assim que se apresentou Danrley. Duas vezes líder e uma vez monstro. Por que Danrley foi tão atacado e estigmatizado se o comportamento dele não teve um ruído de ofensa aos outros? Foi tímido no começo, pois se sentia, a meu ver, intimidado de ver tanta gente “bonita”, loira, de olhos claros, tudo aquilo que o brasileiro enxerga como belo.

Fazendo uma digressão. O brasileiro é assim: vê alguém de olhos claros e diz: que olhos lindos! Na verdade, são olhos verdes ou azuis (jamais elogiam olhos pretos ou castanhos). A mesma coisa com os cabelos lisos naturais. Que cabelos lindos, macios etc.! Ou seja, o conceito de belo está associado ao branco, sobretudo, loiro e de olhos claros. É cultural. Basta contar quantos negros, mulatos, índios, mamelucos, caboclos etc. estão nas propagandas, nas novelas de tevê, nos desfiles de moda, nas capas de revistas ou eleitos em concursos de beleza, apesar de serem mais de 50% da população. Esta é a realidade da falsa democracia racial brasileira. O racismo velado hoje, a meu ver, está escancarado no Brasil. Que o digam a polícia, os delegados que associam pessoas de cor escura à bandidagem, melhor, que o digam as redes sociais, os estádios de futebol, com suas fúrias racistas. Basta também ver a população carcerária. O importante é saber entender por que essa realidade é assim.

Fiz este preâmbulo, para poder entender o porquê de certas pessoas e torcidas tratarem de forma tão agressiva essa classe social, de forma tão odiosa, raivosa, desrespeitosa, a ponto de a gente desconfiar de um certo racismo “inconsciente”, velado de discursos amenizados, relativizados. A meu ver, isso se traduz na ausência de um conhecimento histórico profundo sobre a realidade da escravidão no Brasil e no mundo e suas consequências na atualidade. Os negros no mundo são a etnia mais humilhada, vilipendiada, da história da humanidade. Foram os grupos de extermínio, como a Ku Klux Klan nos Estados Unidos e o regime do Apartheid na África do Sul sob dominação branca inglesa, que expressaram de forma violenta, essa realidade histórica de opressão e repressão dos negros no mundo. Ainda hoje há movimentos de supremacia racial branca na Europa e Estados Unidos, cujo lema é recuperar sua identidade étnica branca, valores tradicionais da família ariana e “cristã”; enfim, são contra imigrantes, direitos iguais para negros, globalização total; são também nacionalistas, armamentistas, resvalando para xenofobia, homofobia e até misoginia.

Mas voltando ao Danrley e o grupo gaiola. O que percebi nesta turma foi uma certa identificação de suas histórias de vidas tristes, a saber, a opressão social sobre suas cabeças de pobre, negro e homossexual. Essas são as três principais características da turma da gaiola. Estes são também seus pontos de aproximação, união e identificação de classe e gênero. Criou uma autodefesa de sua identidade étnica, na desconstrução de falas racistas e preconceituosas. Danrley, Elana, Gabi e Rodrigo construíram esses laços de união para se defenderem no jogo. Rízia, muito menos. Acolheram o Alan loiro branco, mas de alma negra, no sentido positivo deste termo.

O grupo foi acusado de frear o desenvolvimento de um enredo BBB mais animador para o público, quando criaram um ambiente de “paz e amor” na casa, evitando barracos, brigas, controlando suas emoções para não magoar o outro, justamente porque o grupo gaiola deve ter sofrido todos os tipos de humilhação social aqui fora. Danrley tentou se desvencilhar um pouco deste jogo “paz e amor” para tentar se inserir no jogo como jogador, embora Rodrigo o aconselhava a não entrar nessa lógica da treta que o programa estimula. Acho que Danrley estava certo quando se colocou de vilão naquele jogo, para mostrar que ele não era um amigão para sempre, mas uma pessoa que lutava para ter seu milhão e meio. E é compreensível isso, porque a vida de pobreza e miséria no Brasil é agressiva ao SER humano, vivendo num ambiente em que a hostilidade e a violência policial e bandida o rodeiam; tentar sair deste locus bélico, talvez, seja hoje o desejo imediato dos favelados.

E Danrley não foge à regra. Não que ele queira dar às costas a seu passado, a sua comunidade, mas porque queira dar uma vida melhor aos seus familiares. Viver numa zona de perigo constante é suscitar constantemente o medo de ser morto.

O Danrley é aquele garoto ainda adolescente que brinca, zoa, dança, ri, faz reflexão da vida e crítica social. Nunca magoou ninguém na casa com palavras preconceituosas, racistas e classistas, porque sofreu na pele isso. Duvido que alguém do gaiola debochou da voz de Paula. Acho que o Maycon sim. Seu forte era curtir as festas, os shows e ter se relacionado com todos no maior respeito, sem falar mal de ninguém pelas costas, a não ser do jogo dos adversários, natural. Chorou com Rodrigo ao falar da família, do pai, da vida pós BBB, se abraçaram e foi adotado como filho pelo professor de sociologia. Uma relação verdadeira, porque o que os unia era a suas condições de vida. Danrley, Elana e Rodrigo abraçaram Tereza nos momentos de sua solidão no jogo. Danrley tem estes sentimentos de solidariedade, de acolhimento e de fraternidade. Coisa já quase inexistente nas redes sociais onde imperam a agressividade, a Fake News e o ódio de classe e político.

Os quase 62% de votos em Danrley têm um significado muito negativo, a meu ver, ou seja, a sociedade não tem solidariedade com os militantes, os negros, os pobres deste país. E sabe por que? Porque grande parte da sociedade não se indigna com a nossa pobreza e miséria social (de outros países sim). Não se indigna por existir favelas, esgotos a céu aberto, gente morando nas ruas, crianças fumando craque ou se drogando. Porque tornou-se fria, indiferente, com exceção, ao beijo e abraço gay e lésbico nas ruas. Isso causa mais indignação na população hétero-machista do que ver a miséria nas ruas das grandes cidades.

Mas Danrley tem uma riqueza que o milhão e meio não compra, a sua consciência política, de classe, seu saber que o libertou da ignorância humana, ao estudar num dos melhores colégios do Brasil, Pedro II, federal, onde só entra através de testes, concurso. E de lá seguiu para Universidade para ser um grande biólogo, quem sabe, um professor universitário, hoje tão perseguido e humilhado por personas do Governo Federal. Que este garoto-adulto tenha um futuro promissor, não de riqueza material, mas de riqueza intelectual, porque a miséria intelectual no Brasil está crescente, sobretudo, em redes sociais em que todo mundo se acha um sabichão. Viva Danrley! Viva os militantes da luta contra a opressão!




177 comentários:


  1. Parabéns Luis Lima, texto brilhante, me emocionei muito com tanta verdade! sensacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saída de Danrley nada tem a ver com racismo. Todos os que saíram antes eram brancos, inclusive, um loiro e com olhos azuis.

      Excluir
    2. Nada com nada 3sse texto ao meu ver . Bonito profundo , mas não concordo
      Sou loira , olhos azuis , casada com negro , que em momento nenhum se sente perseguido . Para um País ser melhor , os próprios negros devem parar com essas mania de perseguição.

      Excluir
  2. 👏👏👏👏👏👏👏👏 Luis Lima que vontade de te abraçar, que texto, que sensibilidadé. Concordo com cada palavra. Me emociona de verdade saber que não tô sozinha nesse mundo novo e feio que tá surgindo, Parabens e muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, a verdade comove as pessoas. A verdade é a realidade.

      Excluir
  3. Só falou verdades,o único comentário que vou fazer é
    #Lamentável

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. verdades são fatos reais e não ideias da pura imaginação.

      Excluir
  5. Parabens, estou chorando muito, não tinha visto por este lado, agora entendi porque são paz e amor, por serem muito oprimidos pela sociedade.Faz um texto sobre Paula, me ajude a entender porque gosto tanto desta estrambelhada,e porque meu coracao me diz que no fundo ela e’uma boa menina.grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paula é produto do meio que ela vive, da família, dos amigos que compartilham de um certo tipo de pensamento sobre... ela não é má, apenas, a meu ver, equivocada em certos assuntos e temas dolorosos que são tratados superficialmente. Eu não desgosto dela, até em certos momentos ela me faz rir. É aquela história: somos produtos do meio, efeitos das consequências em que vivemos. Nascemos todos puros e nos tornamos bons ou ruins a partir da realidade que estamos ou escolhemos ter ou mesmo nem escolhemos, somos forçados a ter. Um abraço.

      Excluir
  6. Parabéns pelo belo texto. Inacreditável o que fizeram com Danrley.Uma tristeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado... não pensei que fosse ter tantos elogios, já que no da Tereza, quase ninguém comentou.

      Excluir
  7. Parabéns pelo texto. Emocionei bastante. Bom saber que existem pessoas que conseguem traduzir o que vai além do jogo.

    ResponderExcluir
  8. Seu texto coloca a participação do danrley perfeita e joga 100% a responsabilidade da sua eliminação no preconceito. Questiono, você realmente não viu nenhum ponto negativo nele ou simplesmente não quis colocar no texto?! Eu sinceramente já torci para muitos que venceram ou não, mas sempre observei os pontos negativos, também. Seu texto, para quem não assistiu ao programa com certeza da entender que o Danrley foi 100% no programa, o que todos sabemos que não é verdade. Se colocar como vilão na minha concepção foi um ponto gravíssimo. Que justamente era a resposta que o Tiago procurava no Jogo da Discórdia, ao perguntar -Quem você acha que vai morrer pela boca? Além da fala que derrubaria qualquer um que entrasse no seu caminho. Um tanto agressiva não?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não vi nada de gravíssimo que depusesse contra Danrley. O fato dele ter se colocado como vilão, ele explico o porquê e algumas pessoas não entenderam, porque pegaram ao pé da letra. Paula, por exemplo, cometeu deslizes racistas que aqui fora seria processada. Aliás, ela vai ter que explicar ao delegado suas palavras e frases de cunho racista. Não fui só eu quem percebeu, mas a própria justiça. Agora me pergunto, por que ela foi poupada do voto popular em sua maioria, e ele não? Porque pela lógica da ética, do grande irmão, quem era para sair é ela. Seus deboches foram ofensas repreensíveis. Enfim, com tipo de mentalidade social q temos hoje, há uma inversão de valores. Vítimas sendo vistas como vilões e vilões sendo vistos como vítimas.

      Excluir
    2. Pois é Ronaldo, ele teve a fala e os outros agiram e... ele foi punido pela fala e os outros premiados pelas más atitudes.

      Excluir
  9. Não consegui perceber o que vc coloca. Ele a cada dia se tornava mais arrogante no meu ver achando que toda essa conversa cansativa sobre ser negro, ser pobre, ser rejeitado ela sociedade...e blá blá blá lhe dá o direito de ser assim.
    Eu não aguento mais essa dramatização que os negros fazem diariamente em todos os contextos. Eles são muito mais racistas que os brancos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, não gosto da turma da gaiola, cansou esse papo deles.

      Excluir
    2. Concordo com vc eu também eu também nao aguento mais esse papo da turma da gaiola já cansou ,não pode falar aquela negra é linda que é preconceito ,os mais preconceituosos são eles mesmo que não gostam das meninas porque elas são loiras.

      Excluir
    3. Correto..... eles são mais racistas que os brancos.

      Excluir
    4. Perfeito.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 cansativo ..

      Excluir
  10. Parabéns Luis Lima (Jorge ),concordo plenamente com sua colocação, apesar de algumas pessoas me criticarem por ver esse programa, mas eu acho que ele reúne o que temos aqui fora,chamam de besteirol, mas dps de ver os diálogos do Jean Willys, passei a olhar com outros olhos, e dps de saber da motivação de uma participante já de meia idade há alguns anos atrás, vi o quanto nossa sociedade está retratada nesse programa, eu estava torcendo pelo Danrley, agora vou torcer pelo Rodrigo, pois me identifico com suas trajetórias de vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não sei por que ela pôs este nome. Deve estar confundindo com alguém conhecido.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. Luiz, vc é show! Seu texto é emocionante!
    E pra quem viu erros em danrley, ele só estava tentando fazer o que o thiago implorou pois foi o unico que percebeu o aplelo do apresentador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais ou menos por aí. A intolerância aos diálogos dele e de seus afins é compreensível numa sociedade divida em classes sociais antagônicas.

      Excluir
  12. Conseguiu me fazer chorar e olha que eu odeio chorar.
    Texto brilhante só falou verdades.
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, linda, que bom que o texto tocou seu coração, sua humanidade... bjos.

      Excluir
    2. Verdade, excelente e lindo texto sobre um participante que não foi visto em sua essência.

      Excluir
  13. ''Vitória de Paula mostra que Globo é refém de um sistema falido'' por Mauricio Stycer na UOL.

    ''Continuo duvidando muito que a maioria do público era a favor da permanência de Paula. Assim sendo, o grande vilão desta edição é o voto --ou a forma como a votação é efetuada. Uma das medidas mais importantes para o ano que vem é permitir apenas uma participação por CPF"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou votar para ficar e nao para sair..pra evtar duas torcidas contra uma...

      Excluir
    2. Isso. O resultado seria mais justo e real.

      Excluir
    3. Sério???? UOL ????? Quer site mais PARCIAL que esse?

      Excluir
    4. Para ficar ou sair, não seria trocar 6 por meia dúzia ? 🤔🤔🤔🤔

      Excluir
    5. Paredão Triplo é uma lástima, todos deveriam ser duplo.
      Agora mesmo, elana e Paulinha ou carol

      Excluir
  14. Parabéns pelo texto!!! Emocionou com as tristes verdades abordadas aqui!!! A realidade é cruel, as pessoas de hj estão sem empatia com as dores do outro!!! Danrley ao meu ver foi tudo isso e não entendo pq tanta agressividade com um menino tão respeitoso e acolhedor. Pq tanta compreensão com as bobagens ditas pela Paula, sua futilidade e sua ignorância abusiva diante de pautas importantes. Triste o que está acontecendo no Brasil!!!😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A luta dos negros e pobres por espaço na sociedade classista é dura, pq eles tomam espaço de alguém, entendeu? Lembre-se das cotas nas universidades q irritaram a classe média. Sistema temporário q foi praticado nos USA e França nos anos 1960.

      Excluir
  15. Obrigada Luiz por esse texto... estou ainda indignada com a porcentagem com que Danrley saiu do jogo. Admirável esse garoto, poucos entendem o que é viver numa comunidade cercada pela violência e maus exemplos e seguir o caminho do bem, trabalhar e estudar para se manter digno, cursou como vc disse o colégio D.Pedro e cursa hoje uma Universidade Federal e pensa em ser PROFESSOR. Que jovem de 20 anos pensa hoje em ser professor?
    Desejo ao Danrley toda prosperidade. Pra mim esse BBB só valeu por tê-lo conhecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas essa porcentagem é de torcida articulada q vota dia e noite. E não representa a maioria do telespectador q muitas vezes nem vota. Se pudéssemos votar uma única vez, os resultados seriam diferentes.

      Excluir
    2. 😱😱😱 E pq a maioria do telespectador não dá pelo menos uma votadinha de leve ?

      Excluir
  16. Parabens pelo texto honesto...uma pena que exista tanto preconceito..as preferidas.. Carol..manipuladora esecontrolando e bem na convivencia com pessoas que jamais ela conviveria aqui fira..assim como a vetezeira da Paula que impossivel uma pessoa dessa ter se formado em direito...sendo tao burra..tudo bem .ou interpretando um papel tipo Francine no outro BBB quele do tal de Max...e Hary..burra mas mais coerente e menos má

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo muita raiva e agressividade desproporcional em cima dele. Um ódio de classe, um ódio político em cima do Gaiola.

      Excluir
    2. Quer conhecer uma pessoa d o poder a ele... e a Hanna a maior barraqueira,traíra...e Danley provaram isso.

      Excluir
  17. Discordo em muita coisa colocada principalmente por você não ter apontado o lado negativo dele. Garoto Invejoso, arrogante, dissimulado dentre outros. Isto não tem nada a ver com classe social, raça, religião e opção partidária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aponte então vc o lado negativo. Pq não vi nada que o incriminasse, como vi em outra.

      Excluir
    2. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

      Excluir
  18. Quase chorei#SQN
    Faltou uma coisa no seu texto
    Acorrentar pessoas não é apologia à escravidão?Não remete às senzalas?
    Pensei q acorrentar pessoas fosse tortura e humilhação!!!
    Pq tu( e a militancia) se calou à esse fato?
    Pq Rodrigo,Gabi,Danrley se submeteram calados?
    Por dinheiro passaram por cima dos valores?
    Perseguem a Paula mas aceitaram ver seres humanos acorrentados em nome da diversão
    Justo vcs q apontam racismo em tudo deixaram passar um fato desses,seres humanos negros acorrentados como escravos,ah é verdade tinha uma branca no meio sendo torturada com o ronco do opressor e sendo espinafrada aqui fora por causa do mimimi...
    Só pra constar, a KKK tinha como alvo além dos negros tbm católicos e judeus
    E dizer seus olhos são duas jabuticabas é elogio aos olhos escuros
    Chorar eu choro vendo A Cor Púrpura mas não chorei com o textão
    Olha só q coisa não vou ganhar likes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário totalmente sem nexo com que escrevi. Lamento sua falta de compreensão melhor do q escrevi.

      Excluir
    2. Jujjuu vai ganhar likes sim, eu tô dando vários likes a vc! 🤗

      Excluir
    3. 👏👏👏👏👏🙏👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼

      Excluir
  19. Seu texto é interessante, inclusive acho que olhando por este ponto de vista vc está certo. Discordo apenas que a garra, determinação e luta dele não o faz necessariamente o dono do programa! Ele nunca achou que iria sair, errou ao achar que o jogo estaria ganho pela ata estória de vida! Infelizmente alimentou a arrogância e prepotência e levou um susto enorme ao ser eliminado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O olhar de dentro jamais é o olhar daqui de fora. Eu vi ele ter medo de sair e jamais o vi como prepotente e arrogante.

      Excluir
    2. 👏👏👏👏👏👏👏😂😂😂😂😂😂😂 isso tudo depois de conhecer o poder...

      Excluir
  20. Estou absolutamente emocionada e grata a você, por sua gentileza de alma ,por me fazer acreditar que mesmo em tempos tão desanimadores com a nossa sociedade ainda posso ver um pouquinho de luz no fim do túnel!
    Sou incrivelmente apaixonada pela raça negra seus dons, talentos e sua beleza e quase posso sentir na pele a crueldade com que são tratados
    Desejo muitíssimo ver um representante da gaiola vencendo e sou encantada com a nobreza do Rodrigo, queria ter um amigo assim! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q um texto toca a sensibilidade do outro. Sinal q fui verdadeiro e fiel aos fatos. Obrigado.

      Excluir
  21. Luiz Lima, sempre amei os textos que você escreve com sabedoria o Boa visão de jogo.Voce é o meu Best Seller rs Sonia Ramos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado, linda. Não é todo mundo q é sensível a dor do outro. Tratam os oprimidos como iguais aos não oprimidos

      Excluir
  22. Esqueceu de escrever que o carinha é mentiroso e dissimulado, o verdadeiro malandro da comunidade. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs transformam uma brincadeira num pecado mortal. A trolagem que Dan fez, ao dizer que era virgem, virou quase um crime inafiançável. Menos, bem menos. E seu preconceito se revela ao chamá-lo de MALANDRO DA COMUNIDADE. Como assim? Uma pessoa que se esforçou para entrar no colégio Pedro II, que se esforçou para ser um estudante de biologia numa Universidade Pública e vc o chama de MALANDRO? Não seja injusta, uma carrasca que condena um simples jovem à fogueira de uma falsa moral. Repense suas palavras carregadas de preconceito social, de classe.

      Excluir
    2. Luis, ue, condenaram o Maycon pq brincou que perdeu a virgindade como uma cabra, a brincadeira TB foi transformada em pecado mortal, virou um criminoso e foi jogado a fogueira! Mas ele era branco então ninguém fez nenhum textao para defende-lo.

      Excluir
    3. Até a comunidade deve estar decepcionado por tê-la sido tão mal representada ! E viva a Rocinha, saudade de sair da lagoa e comprar muita roupa numa feira lá e da vista maravilhosa !

      Excluir
    4. Não foi só a brincadeira de ser virgem, disse que não tinha celular, nem PC e muito menos oculos de sol, no entanto tem varias fotos que o malandro está de oculos de sol. Será que pediu emprestado?????

      Excluir
  23. Texto lindo e perfeito. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o que me dá alegria, é que vcs são a maioria aqui, sabendo entender a dramaticidade da vida social dos negros, dos mais pobres neste país. Fico triste a falta de compreensão de alguns sobre a condição psicossocial do gaiola. Não tem compaixão e só vejo raiva e ódio embutido nas críticas ácidas. Obrigado pela atenção.

      Excluir
  24. Só um adendo: Se no paredão que derrubou Danhrley estivesse duas pessoas ricas mais com atitudes nobres eu não estaria incredulo. Que fique bem claro. veja o exemplo do Italiano. É de familia rica. Mora numa das mais belas regiões do mundo enfrente a praia. Sua casa tem 12 comodos para hospedar visitas e veja como este rapaz é um ser especial. Extremamente humilde. Outro dia ele sentado na mesa almoçando cos brothers se virou para o Rodrigo e disse: "Você é lindo. Você é uma pessoa maravilhosa. Voc~e é uma pessoa elegante".
    Ontem por exemplo todos sentados na mesa para almoçar e antes que todos comessassem a almoçar ele pediu a palavra.Ele queria fazer um discurso de agradecimento e subiu na cadeira. Quando começou a fazer5 os agradecimentos logo no inicio já não conseguiu terminar e caiu aos prantos. Aproveitando o ensejo só para cosntar todos o broters sensibilizados pela cena se levantyaram e foram dar um afago e braço nele só Paula e Hariany não se levantaram e nem sairam do lugar. As pequenas coisas na vida que mostra quem é quem. Essa madrugada também o Italiano deu um beijo na boca de Rizia demorado. Então veja a riqueza da alma de Alberto. Esse italiano é uma lição de vida.

    ResponderExcluir
  25. Há pessoas que dizem que não existe racismo no Brasil e ainda não conseguem compreender por que usamos o termo racismo e não outro. Folha de SP hoje: ''SP é o estado com mais denúncias de racismo no Disque 100''.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E somos obrigados a pagar uma conta que não é nossa? Somos obrigados a levar a culpa por sermos o último país a abolir a escravidão? Temos que pedir desculpas a cada negro pelo passado odioso de nosso país? A igualdade se conquista com MERITOCRACIA, não se enfia goela abaixo de ninguém .

      Excluir
  26. Muitos reclamam aqui das cotas aos negros, Bolsa Familia etc., mas vejam os dados da GLOBO.COM : ''Alunos do Bolsa Família têm aprovação acima da média
    Estudantes beneficiados pelo programa do Norte e Nordeste têm taxa de aprovação desses alunos é 82,3% no Norte e 82,7% no Nordeste, enquanto a taxa brasileira é 75,2%''. Danrley, não sei se entrou na Universidade Pública por cotas, mas há uma pesquisa de uma tese de doutorado de que os alunos que entraram por cotas, vindo de escolas públicas - agora as cotas não é mais questão só de etnia, mas pobreza - são os que têm os melhores resultados nas notas de seus cursos. Quando falei que Obama é um produto da cota de negros nos Estados Unidos nos anos 1960, quero dizer que este homem inteligentíssimo, chegou aonde chegou porque lhe foi dada a oportunidade pelo Estado de se tornar um estudante de Haward, de se tornar um dos maiores Presidentes dos USA, a ponto de ganhar o Nobel da Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ! Então podem acabar com as cotas e passar a valer a meritocracia!

      Excluir
    2. Sim! Ele passou em primeiro lugar e foi através de cotas, contou para o Rodrigo no início do programa!Esse menino é um exemplo de superação que incomoda a muuuita gente! Preferem os que se travestem de anjos! Mas quem vê o 24 horas e tem tudo gravado assim como eu sabe quem é quem e não o que a edição mentirosa mostra!
      A saída do Danrley foi um assinte!

      Excluir
  27. Não concordo com esse texto pois levar para a vitimização não nos leva a lugar nenhum. O que muitos não entendem é que estão tentando transformar o BBB um palco de militancia política e social e deixar de lado o entretenimento. Tentar enfiar goela abaixo do telespectador "o politicamente correto" não dá certo.o Brasil é um país racista sim, infelizmente. Mas os negros são muito mais racistas do que os brancos, pois veladamente querem a igualdade, mas não abrem mão das cotas raciais. Se queixam de serem discriminados pela cor da pele, mas são adotados, namoram e se casam brancos. Querem fazer com que toda a sociedade brasileira se sinta culpada pela escravidão , querem enviar a todos nós uma conta que não é nossa e sim do passado. Esse grupo do BBB é um grupo forjado pela militância e pela cota exigida , e se mostraram muito mais exigentes, racistas e com muita soberba. Qto à Gabi ser gay e achar que estamos nos EUA ou na Europa e sair abraçada pela rua com sua companheira e achar que o machismo e o preconceito brasileiro aceitariam isso de uma hora para outra, me faz pensar que ou ela é alienada ou burra. Eu sou gay e jamais sairia abraçada com minha companheira pelas ruas pois tenho consciência do país que vivo e sei como as pessoas podem ser cruéis. Usar um programa como BBB para levantar bandeiras não é a melhor maneira para se impôr na sociedade. Eles iniciaram a segregação no programa e agora estão pagando o preço . Essa é a minha opinião! Danrley ao se auto denominar vilão não teve a prudência que um jovem de 20 anos deveria ter. Soou agressivo, prepotente .... é um jogo de consequencias. Vivemos num país enraizado pelas militancias , chegando ao ódio político. Desnecessário levar para dentro do BBB a continuação do acontece aqui fora. E isso não significa ser insensível à dor dos outros , mas vivemos em um selva e com certeza ser negro ou branco não nos livra de nossos problemas diários, de nossas batalhas , de nossas lutas. A cor da pele não deve determinar quem é melhor ou não, mas sim a meritocracia , deixar de lado o mimimi dos oprimidos e pensar como um ser individual. É isso que buscamos no nosso dia a dia.... uma fortaleza para vencer as adversidades e ainda ter leveza ..... e isso não é uma marca exclusiva dos negros, mas sim de cada cidadão brasileiro, branco, negro, amarelo, verde ou azul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo de tudo do que vc disse, porque acho equivocado este tipo de raciocínio elitista e antissistêmico. Meritocracia não funciona numa sociedade de desiguais, de oportunidades desiguais, por isso as cotas são fundamentais para este tipo de inserção social. Cotas não serão eternas, tem prazo de validade. Isso foi feito nos Estados Unidos, França e se não me engano Alemanha. Foi um modelo copiado de outros países. Se não me engano vai até 2022 o sistema de cotas. Vc não imagina quantas famílias se sentiram incluídas, felizes de ter o filho do pedreiro ou empregada doméstica se tornando doutor, advogado, engenheiro etc. Lamento essa sua falta de solidariedade com os menos favorecidos de uma sociedade classista. E por que não discutir problemas de suas vidas num BBB? BBB era um programa tão alienado, tão bobo, que a partir de 2005, quando vida inteligente entrou lá, o programa ganhou qualidade. Claro que a cor da pele não deve determinar nada, mas determina sim. Determina quem vai ocupar os maiores cargos ou empregos no país. Se for para ser um lixeiro ou agricultor, o negro tá na frente do branco, porque sempre foi colocado nessa condição de subserviente, mas quando se torna um doutor, advogado e dentista, agride os valores hipócritas da classe média. Há negros sim que têm preconceitos consigo mesmos quando não se assumem negro, quando internalizam o pensamento racista do branco. Mas o mais conscientes, lutam pra acabar essa circunstância social de opressão e repressão. Uma luta justa e legítima. Não estamos na Europa, mas podemos copiar o que é bom lá, como a civilidade, de poder não se assustar ou ficar horrorizado porque dois homossexuais se beijam ou andam de mãos dadas nas ruas. Deveria vc ficar horrorizada com a miséria social de nosso país, com 14 milhões de analfabetos, sendo 25 milhões de analfabetos funcionais que não conseguem entender o que leem. São 10 milhões de pessoas sem moradia vivendo no esgoto a céu aberto. Isso sim é que deveria causar indignação e vergonha, e não a afetividade homo. Cada um sabe se deve ou não expor sua afetividade na rua. Como também há héteros que só faltam transar nas ruas. Eu tenho compromisso histórico com os mais fracos, oprimidos e não os trato com indiferença, com repulsa. E somos sim responsáveis pelos erros históricos do passado. O Estado é sim responsável pela escravidão vergonhosa no nosso país, o último a abolir a escravidão e tem responsabilidade de reparar o erro. No Haiti, em 1823, o negros fizeram uma revolução e expulsaram os franceses de seu país e aboliram a escravidão. Quando a gente tem dados históricos sobre isso, a gente se torna uma pessoa mais humana, mais solidária com a luta dessas maiorias excluídas do banquete científico e tecnológico do capitalismo. Essa dívida é histórica e é nossa sim. O que os escolhidos levam para o BBB são suas histórias de vida, e se a vida deles é essa, então não tem como não deixar de falar. No mais, acho que aprendemos na pedagogia do confronto de opiniões, nos educa.

      Excluir
    2. Olha Luis, seu discurso é lindo..... para um quilombo. Aqui é Brasil ! Me revolta a miséria de meu país sim, mas muitos cultivaram essa miséria e ignorância durante anos para ter essa massa nas mãos. Os governantes desse país nunca se importaram em oferecer melhores condições e estudo aos miseráveis pq como eles estão podem ficar confinados na ignorância e serem subjulgados. Não sou hipócrita de acreditar que sou responsável pela escravidão e muito menos me desculpar .... e se a cota tem validade, acho ótimo. Igualdade não se constrói com privilégios. Deveríamos então boicotar Portugal que levou toda nossa riqueza embora?? Não, pois do mesmo jeito que Portugal nos saqueou , foi saqueado depois pela Inglaterra. Não gosto de discursos hipócritas de pessoas que acham que vivem no Olimpo..... estamos muito longe de EUA e Europa e enquanto somos Brasil nossa realidade é bem ácida.

      Excluir
    3. Adri Frade.
      Vale lembrar que foram os portugueses que trouxeram os negros como escravos para o Brasil.
      Não foi o povo brasileiro que subjugou o negro. Ele já veio subjugado.
      Por conta de brasileiros contra essa escravatura que foram libertados.
      Não me considero de maneira nenhuma culpada por nada disso.

      Outra informação, para quem não sabe, porquê olhos claros chamam atenção e os escuros não:
      Somente 14,5% da pessoas no mundo possuem olhos claros; 8% têm olhos azuis, 2% têm olhos verdes, 2% têm olhos âmbar (avelã), 1,5% têm olhos cinza e 1% têm olhos violeta, 1% têm olhos pretos e 0,3% têm olhos vermelhos.
      Assim, 84,2% têm olhos castanhos (claro ou escuro).

      Excluir
    4. Concordo com vc Adri Frade , com tudo que falou.

      Excluir
    5. Adri,resenha perfeita!⭐⭐⭐⭐⭐

      Excluir
    6. Quem busca mudar a realidade,transformar a realidade para a civilidade, tem que chocar, causar incômodo para sacudir os acomodados. Nada muda sem dor, sem luta. Se hoje a mulher vota, trabalha, vai para Universidade se deve aos movimentos de emancipação da mulher como o feminismo e a revolução sexual dos anos 1960-70. Vida é movimento.

      Excluir
    7. Sim, foi o que eu disse. Eu não me sinto responsável por nada e nem obrigada a pedir desculpas. Qdo digo brasileiros, claro que na época da escravidão me refiro a nossos colonizadores, os portugueses. Mas ainda hoje escuto esse clamor por uma redenção ... não é melhor deixar o passado pra trás? Principalmente qdo todos nossos socialistas e militantes sociais fogem exatamente para Portugal .... é para rir, não?

      Excluir
    8. Luís Lima queria compartilhar o seu texto milhões de vezes.
      Parabéns pela inteligência.

      Excluir
    9. Quando os papas Pio XXIi e João XXIII pediram desculpas pelos pecados da Igreja Católica Romana dos crimes da Inquisição; de acharem aqueles papas e sacerdotes que índios e negros não tinham alma, isso revela toda humildade e compaixão pelo os que eles tiveram pelos oprimidos do passado. Não é uma questão de culpa, é uma questão de se fazer justiça social com seus descendentes. Quem não tem essa solidariedade com os descendentes daquelas vítimas dos crimes do Estado monarca brasileiro, não tem um mínimo de compaixão humana pelo outro que sofre até hoje as consequências da escravidão: exclusão social. Alguém sabe por que existem favelas no Brasil? Alguém sabe dizer por que os ingleses obrigaram a monarquia brasileira a abolir os escravos, sem dar o mínimo de condições de sobrevivência, jogando nas ruas ao Deus dará? Pensem, pesquisem... que o outro diferente de vc não é seu inimigo, é seu irmão, como diz Cristo. Aqui termino minhas postagens e deixo para vcs o debate se quiserem continuar.

      Excluir
  28. Os 62% não foi pq ele veio da favela e etc.
    Foi por culpa dele, o jogo, a pessoa.

    Agora qualquer outro q sair vão falar que foi preconceito? Rízia pq é negra, Rodrigo pq é negro, Gabi pq é negra E homossexual....

    Vamos começar a separar as coisas, né?
    BBB n é programa de ajuda, assistencialismo.

    Danrley n chega nem nos 10% do q a Gleici representou, na edição anterior. Essa sim mereceu o prêmio, pessoa do bem.

    Felizmente o público tirou ele e que o próximo seja o Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Público não, torcida. E a diferença é a qualidade da torcida antiPobre, antiNegro, antiMilitância. Enfim, cada um vê o jogo da vista de onde está.

      Excluir
    2. So porque torce para a Paula,vem com essa justificativa é melhor você rever seus conceitos.
      Ninguém está contra Paula porque ela é branca ou tem olhos claros ou porque é classista e sim por causa das coisas absurdas que ela falava das minorias só isso.

      Excluir
    3. Está certo Marcelo Carvalho.

      Excluir
    4. Qdo convém é a torcida
      Qdo não convém é "O Brasil"

      Excluir
  29. "O brasileiro é assim: vê alguém de olhos claros e diz: que olhos lindos! Na verdade, são olhos verdes ou azuis (jamais elogiam olhos pretos ou castanhos)."

    QUAL O PROBLEMA DE ELOGIAR A COR DO OLHO?
    Cês são muito chatos.
    Como se cor de olho fosse coisa de pessoa branca tbm, né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. problema nenhum se também o elogio fosse também direcionado para olhos pretos e castanhos.

      Excluir
    2. Luis Lima, é lamentável sua visão e seu texto. Vc está querendo apenas ser politicamente correto já que seu texto é exposto para centenas de pessoas..... mas seu discurso não cola, meu amigo. Tente relembrar qtas vezes vc elogiou os olhos de um negro e o que vc faz diariamente por eles ....

      Excluir
    3. Politicamente correto evitaria corrupção, racismo, preconceito, violência urbana, etc. Vc faz hipostasia para me criticar. Vc sabe se já não fiz elogio aos olhos negros em outro lugar?

      Excluir
    4. Eu ainda falo tem olho bonito mais e feia não e porque tem olho azul ou verde que ela e bonita e meu cabelo é liso e eu adoro cabelo ancaracolado , tanto que todo ano fazia permanente e esse pessoal que tem cabelos com cachos que acho lindos fazem a alisamento . E mole.

      Excluir
  30. Danrley n é santo, aceitem isso. Aliás, ninguém é. Parece que querem idolatrar ele só pq ele era humilde e da favela.


    Danrley é aquele que dizia q n tinha celular
    o que dizia q nunca teve um óculos

    (vamos fingir q ele pedia emprestado pra amigos celular e óculos pra tirar fotos e ter redes sociais)

    aquele que cantou música preconceituosa de torcida chamando flamenguista de ladrão (se n me engano era música contra o flamengo)

    aquele q o pessoal defendeu quando no 1º dia a Paula perguntou se ele usou alguma coisa (droga) já, e o pessoal associou q ela pressionou na resposta só pq ele disse q veio da favela

    E QUE...
    dias atrás numa conversa na cozinha ele falando q plantava em casa algumas coisas (vegetais) e umas outras paradas aí q n podia falar (deixando subentendido oq seria) no qual o Rodrigo imediatamente mandou ele parar de falar (pq todos sabem, Rodrigo gosta de controlar oq as pessoas falam lá dentro).

    ResponderExcluir
  31. Parabens Luis Lima!
    Elogiar seus comentários é chover no molhado. É chutar a porta aberta como diz os holandeses. É bater penalti sem goleiro. É moleza demais...
    Essas coisas as vezes nos provam que não é atoa que o Brasil está no 122º no ranking de solidariedade no mundo.
    Disse Jesus: "Tudo que fizeres aos meus pequeninhos a Min o fiozeste" - aí eu pergunto: "quem são esses pequeninhos???"
    Outra coisa: se fosse a Paula naquele dia da discordia que ela se colocasse de vilão como Dan se colocou todos os fãs de Paula estariam elogiando ela e a defedendo. De qualquer forma Danrley foi expressivo neste paredão porque foi contra duas forças e fez com que as duas juntas tivessem 60 milhões de votos isso tem que respeitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Focus. Vc é uma pessoa humanizada e verdadeiramente cristã.

      Excluir
  32. Luis Lima, vc deve me conhecer de outros tempos que comentava mais assiduamente aqui no Votalhada e até escrevi alguns textos. Atualmente me reservo apenas a ler os posts, pesquisas dos paredões e comentários aqui expostos. Somente qdo um texto me chama a atenção, tanto por traduzir o que penso de forma geral sobre o BBB19, como qdo destoa totalmente da minha visão, sinto uma vontade muito forte de deixar meu comentário. No caso especifico do seu texto, senti a segunda alternativa.

    Adoro ler, leio até bula de remédios, porém qdo vejo que aquilo que estou lendo não me agrada já no início, não perco tempo em continuar, pq sei que minha impressão ou forma de pensar não mudará se continuar com a leitura, e foi justamente o que aconteceu ao começar a ler seu texto sobre o jogo, baseado em atitudes do Danrley no BBB19, totalmente inverso ao que vi e o definia como sendo um jovem sem um mínimo de humildade, ser pobre não necessariamente o faz ser arrogante como ele se mostrou, se fosse rico teria essa característica tb em sua personalidade e que declarava estar disposto a fazer qualquer coisa, passando por cima de qualquer pessoa para alcançar seu objetivo. Enfim, muitas coisas que crítico em pessoas com quem jamais conseguiria conviver, independente se pobre ou rico, preto ou branco, me refiro a virtudes morais, que via neste jovem considero reprováveis e por isso votei muito para que saísse, pois sua permanência na casa estava prejudicando muito que eu conseguisse assistir, mesmo que somente em dias de provas e eliminações, o que restou dessa edição tão ruim.

    Para que vc não pense que estou criticando seu texto, só por criticar, gostaria de dizer-lhe que algumas coisas que vc tem escrito, não só especificamente sobre um ou outro participante, mas de maneira geral, reconheço seu dom, (acho que já li que vc é filósofo de formação, me perdoe se estiver enganada) para escrever bem, sem querer impor sua verdade como a que todos deveriam seguir, até pq vc tem consciência que jamais conseguiria esse feito.

    Para finalizar, gostaria de deixar-lhe uma reflexão sobre o termo: "pq será que as pessoas elogiam olhos azuis ou verdes e não os castanhos ou pretos"? Ao invés de levar apenas para o lado do preconceito, vc já parou pra pensar que o comum passa despercebido e o diferente chama a atenção das pessoas? Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Hanne.

      Que bom ler algo que você escreva por aqui. Independente de concordar ou não, é sempre prazerosa a leitura de teus textos.

      Bem que você poderia mandar um texto sobre o Danrley para o pessoal do Votalhada.

      Vou colar aqui abaixo o que disse a pouco para outro comentarista aqui do blog em relação a cor dos olhos.

      Grande abraço.

      "Porquê olhos claros chamam mais atenção e os escuros não?
      Somente 14,5% da pessoas no mundo possuem olhos claros.

      8% têm olhos azuis, 2% têm olhos verdes, 2% têm olhos âmbar (avelã), 1,5% têm olhos cinza e 1% têm olhos violeta, 1% têm olhos pretos e 0,3% têm olhos vermelhos.
      Assim, 84,2% têm olhos castanhos (claro ou escuro)."

      Excluir
    2. Grato pela sua leitura. Óbvio q temos divergências de visão de mundo e do jogo. Nosso olhar sempre está condicionado por nossos valores de classe,individuais etc. A crítica educada é maravilhosa como a sua pq também nos instiga a pensar. Qdo falei dos elogios a olhos claros, é pq percebi q olhos escuros nunca são elogiados, com raras exceções. Talvez são elogiados em países nórdicos como Suécia etc. Aí concordo contigo, o raro atrai a gente. O raro aqui são olhos verdes e azuis, na Dinamarca seriam pretos ou castanhos. Mas fiz esse relato mais como provocação para o debate. Valeu o comentário.

      Excluir
    3. Adorei sua postagem pois é tudo o que penso , parabéns ,Hánne..

      Excluir
    4. Bom dia, Ester,

      Obgda por suas palavras e acrescento que a diversidade de opiniões ou discordâncias é o que trás beleza para um bom diálogo desde que de forma respeitosa, não é mesmo?

      Qto a escrever sobre o que achei do Danrley, não me sinto motivada diante de tanta coisa negativa que vi nele como ser humano, talvez não agradasse a quem lesse e eu fosse incluída no rol das pessoas preconceituosas, algo que não sou. De qualquer forma valeu pela solicitação.
      Um abraço.

      Excluir
    5. Obgda, Luna. 💓
      Abraço.

      Excluir
    6. Hanne, que satisfação ler você.
      Você sempre tão delicada.
      Parabéns e obrigada. sua fã nadir

      Excluir
    7. Hanne pra ti ❤

      ostei de cara do seu texto pq tbm leio até bula de remédio e qto aos textões acontece o mesmo comigo,começo a ler e não termino pq já sei o q vem pela frente.Concordo com a Ester,está faltando um texto bem escrito que nos represente e se vc tem o dom da escrita deveria fazê-lo.
      Pensa nisso ❣

      Excluir
    8. Nadir, grata pelo carinho.
      Abraço ❤

      Excluir
    9. Jujju, como respondi à Ester, não me sinto motivada a escrever sobre o Danrley pq seria muito desagradável para quem não concorda com minha visão sobre ele e, poderia receber críticas que não seriam construtivas, de bom diálogo, mas para me incluírem no rol de pessoas preconceituosas, algo que não sou e abomino com muita força. A essência do ser humano, que gera suas atitudes, não está na sua cor de pele ou condição social, mas na sua personalidade e caráter e que serão analisadas dependendo de quem se identifica ou não com ele. Eu não gostei do Danrley ser humano e muito menos jogador de BBB.

      Tenho lido seus comentários e até me divertido com alguns deles.

      Obgda e retribuo o ❤
      Abraço

      Excluir
    10. Hanne voce e formidável nos seus comentarios.Voce pensa como eu.A questao do carater transcende cor, raça,sexo,religiao e status social.Muitos beijos.

      Excluir
    11. Oi Tereza. sempre que escrevo algo, por todos os blogs que transito, tenho recebido seu carinho e concordância, o que me deixa muito feliz e agradecida.

      Bjps procê tb!!

      Excluir
    12. "talvez não agradasse a quem lesse e eu fosse incluída no rol das pessoas preconceituosas", infelizmente, nessa temporada esse é o sentimento.

      Saudades de seus textos por aqui, Hanne. Mas acho que a encontrei em outra página e são comentários que batem muito com a forma que vejo o jogo. Um abraço!

      Excluir
    13. Boa noite, Lédson

      Pois é, embora eu saiba aceitar críticas ao que escrevo, ainda me assusta a idéia de poder ser agredida verbalmente ou mal interpretada, daí preferir evitar de passar por esses constrangimentos.

      Com certeza pode ter acontecido de vc ler algum comentário que eu tenha feito, em outro blog ou página, meu nick name é sempre o mesmo e fácil de identificar. Fico feliz que estejamos em concordância.

      Um abraço.

      Excluir
  33. Só esqueceu de citar no texto o ator Danrley que falava tudo calculadinho nunca olhando pra câmera, sempre orientado pelo seu guru Rodrigo manco roncador e sempre quando saia alguém ficava no deboche com Elana com arrogância dizendo que sempre quem ele indicasse sairia.

    ResponderExcluir
  34. Votallhada, tem como abrir novo post? Esse está extremanente chato e monopolizado.
    Se não puder até entendo, mas a noite terenos prova do líder e certamente terá novo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que está querendo monopolizar porque o post só falou a verdade é você não gostou. Espera que não vai demorar que ele vai fazer um para a tua favorita.

      Excluir
    2. O legal é pensar todo mundo igual e chorar em coro

      Excluir
  35. LUÍS, fiquei tão emocionada com seu texto, com as verdades que você tão bem expõe, que tomei a liberdade de transcrevê-lo nos meus Rabiscos de Eva, para deleite dos meus comentaristas. Desculpe-me pela audácia. Um grande abraço de sua admiradora e fã incondicional, EVA/RN

    ResponderExcluir
  36. Muito coerente com a realidade o seu texto, Luis Lima. Pensava nisso hoje pela manha vendo sobre a festa de ontem no BBB19. A cachaça produzui um mega conteúdo sem conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, se o texto tocou sua consciência, seu coração, então valeu a pena ter escrito. Um abraço.

      Excluir
  37. Só espero que não transformem um jovem em fase de maturação humana num monstro. Darnley merece muito mais elogios do que criticas a seus arrogos juvenis. Arrogância pode ter sentido positivo de se arrogar na vida, rogar por algo. Pensem e ponderem essas críticas tão cruéis ao Danrley.

    ResponderExcluir
  38. Estou feliz por conseguir um objetivo, a saber, despertar as pessoas para o texto, mesmo criticando-o. Sinal que causou o incômodo nas certezas absolutas. E principalmente porque toquei os corações de outras pessoas que se sensibilizaram com a ontologia de Danrley, seu modo de Ser.

    ResponderExcluir
  39. Todo esse "bate papo" cai por terra qd lembramos q Gleici ganhou o BBB nas mesmas condições e no mesmo Brasil.A diferença é q passou o programa inteiro escorada numa branca.Olhos de jabuticaba é um elogio aos olhos escuros,tem até música do Lulu SantosJá vi negro usando lente de contato azul e cabelos lisos e loiros.Mas vai um branco usar turbante pra tu ver.O Pedro II destina 50% das vagas do processo seletivo pra pobre,negro e índios,Danrley se encaixa nos 2 primeiros quesitos.Tenho uma amiga negra e rica q entrou em medicina através das cotas.Não teria entrado se fosse branca.Minha torcida de inicio era pra Gabi mas vale lembrar q ela como líder,lésbica e feminista ferrenha levou os 3 machos da casa pro cinema por ser do grupo,indicou uma mulher,por ser de outro grupo, votava direto em outra mulher,por falta de afinidade,e tirou da prova do líder tb uma mulher.O posicionamento dela é bastante claro mas a torcida cega prefere romantizar a própria sofrência.E já q falei nela,a opinião da Gabi e do Rodrigo sobre Paula,em conversa com o italiano,acho q encerra esse assunto:

    https://barracobbb.blogspot.com/2019/03/muito-interessante-visao-de-rodrigo-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o melhor mesmo seja acabar essa guerra de opiniões por aqui.
      Quem quer o verde vai continuar verde. Os que preferem o amarelo...

      Excluir
    2. Pois é logo ali 1 ano atrás deram o premio para uma negra,militante de esquerda, grande parte dos que hoje preferem hoje a Paula. Para ver a falácia e o mimimi. Boa colocação Jujjuu.

      Excluir
    3. Votalhada,espero q o recado não tenha sido exclusivamente pra mim.Senão fica parecendo perseguição.Tem um enorme bate papo piegas aí pra cima quase alagando o espaço e q não foi iniciado por mim.

      Excluir
    4. Ronaldo,povo tem memória seletiva,só lembra do q lhe convém.Não torci pra Gleici,se não fosse Ana Clara ela teria passado em branco.Basta fazer uma retrospectiva pra ver q,infelizmente,em nenhum BBB o negro foi bem representado,basta lembrar da Adélia.
      Bj pra ti❤

      Excluir
  40. Quem é Danrley?Um da gaiola.Se vitimizou.A partir das liderancas com Elanae,se tornou arrogante,prepotente e pretensioso.Quem acompanha viu como ele e Elana se transformaram com as lideranças.Eu quero ver os participantes serem eles mesmos.Falarem as verdades e sermos verdadeiros.Nao uma pessoa montada,procurando câmeras e falando so o que é correto.Quem é Danrley? Já era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elana se transformou com as lideranças??? Onde vc viu esse absurdo???? Essas visões são frutos da imaginação dos fãs da Paula &Cia. Elana continua a mesdma do inicio. Humilde e muita luz no semblante.

      Excluir
    2. E ela liderou o que ? Agora O Rô vai substituir o Dan numa próxima liderança !

      Excluir
  41. Deram o prêmio para a Gleice porque ela foi a melhor jogadora sobre usar argumentos ao seu favor no momento certo e a grande virada foi no paredao falso,foi quando ela ganhou boa parte do público que votou nela.
    Não foi pelo fato dela ser negra,pobre e militante,pois se ela fosse branca de olhos azuis,loira também teria ganhado tem muito haver com caráter tem uns que tem e outros não.
    Quem votou nela,foram pessoas que se identificaram com o jogo limpo dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor jogadora q nada!
      Passou o BBB encostada na Ana Clara e só se sobressaiu por causa do caps lock do paredão fake.Sem contar aquele namorado oportunista q ela arranjou.

      Excluir
    2. 👏👏👏👏👏👏👏

      Excluir
  42. Com referencia ao link do video de Gabi e Rodrigo falando sobre Paula:
    Uma coisa é o que Paula faz na frente das pessoas e outra coisa são as coisas que ela comenta e debocha dos outros c0m sua turminha as escondidas e no privativo com as mesmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha ctz absoluta q sua resposta seria essa!touché!

      Excluir
    2. Porém diz na cara também os outros só por trás !

      Excluir
    3. Perfeita sua resposta! A se todos da gaiola dentro pudessem dar uma espiadinha em tudo que se fala pelas costas,né? O italiano em 4 dias sacou o jogo todinho das três! Bingo!

      Excluir
    4. Ela fala até demais por isso q dá munição pros haters aqui fora.Eu apostei todas minhas fichas na Gabi mas ela foi minha maior decepção.

      Excluir
  43. Qdo foi divulgado a lista dos participantes antes do início do programa Danrley era disparado o favorito em todas as pesquisas .. qdo o programa começou esse encanto acabou... pq?
    Veio seu discurso, repetitivo cansativo além dele ser sem expressão sem carisma .. acabou se tornando chato e dispensável no jogo.. como temos mais participantes assim , mas não são emparedados
    Paula fala besteiras de todos os tipos boas e ruins.. mas é engraçada cativa o público e quem anda com ela como Hariany tb acaba sobressaindo no jogo de forma positiva aumentado suas torcidas.. e quem anda com Danrley tem sim reações negativas e com certeza Rodrigo e Elana sao os próximos a sair se forem ao paredão
    O BBB é um programa de ENTRETENIMENTO... e não de debate ideológico, ganha quem vive o BBB e não quem tem uma história bonita de vida ou de quem precisa mais e isso Paula e Hariany estão dando de lavada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só deve assistir a edição do prograna que já todo editado por isso é manipulado,a Paula não tem nada de engraçado tudo dela é devidamente calculado,existem vídeos dela debochando de negros,gays,pobres e uma série de frases preconceituosas contra as minorias.
      Agora você escreveu um textão e vem defender a Paula é a Hariany,da pra entender você,as coisas absurdas que ela fala não vai pra TV aberta,eles editam tudo o que ela faz ela aparecer engraçadinha e mimosinha kkkkk

      Excluir
    2. Amei 😂😂😂😂😂😂

      Excluir
  44. Infelizmente Paula com todo seus preconceitos será a campeã deste BBB por ficar nas graças do Boninho e juntamente com Carol peixinho devem ser as finalistas uma pena que a Globo sempre manipulando pro seus favoritos e quanto aos que tem conteúdos só banana.

    ResponderExcluir
  45. Eu me recuso a comentar post sobre o que faltou falar de fulano que saiu,quando a pessoa que escreveu post torce pra aquele participante,já que a pessoa torce pra ele como pode ser isento nessa hora,os comentários tudo bem você pode gostar de quem quiser,agora post falando de uns do seu preferido não vale,por isso não li e sim só os comentários,imagina o que essa pessoa vai falar de quem não gosta quando sair não é mesmo.agora li três comentários hoje que fiquei muito feliz, belíssimo comentários estao de parabéns,vou dizer de quem:o do Adri Frade,o da Hanne e um que esta no blog reallitando de uma pessoa que mora na Rocinha, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Maria, eu não sou jornalista para ser imparcial, isento, e mesmo assim há jornalistas que são verdadeiros cabos eleitorais de políticos. Sou apenas um cidadão que tem escolhas, livre arbítrio para pensar e refletir sobre o reality. Pena que vc não leu. Do mesmo jeito que há pessoas aqui q têm seus preferidos e fazem posts pro votalhada. Isso não é nenhum demérito ou ilegítimo. O nível de hostilidade e ''monstruação'' contra Danrley foi tão forte que tive que ressaltar seus aspectos positivos como contrapontos a esses discursos agressivos, preconceituosos contra ele. Engano seu, eu não torci para ele ganhar o BBB e eu ainda nem tenho ainda decidido quem deveria vencer. Claro que minha torcida tem um lado, porque não estou "em cima do muro", eu tenho escolhas. Acho que a gente tem que ler sim um texto até para poder ter condições de criticá-lo. Ser inflexível assim, ninguém evolui ao se negar a ouvir e ver o outro lado da moeda. Por isso estamos nessa bipolaridade fla x flu no Brasil. Não há diálogo sério, racional, no Brasil para encontrar pontos comuns, de consenso e isso é muito ruim para a unidade na diversidade, porque cria um ambiente de guerra ideológica, nós e eles, quando deveria ser um ambiente de propostas de ideias e que vencessem as melhores ideias e razões. Tinha prometido a não comentar mais aqui neste post, mas precisa lhe dizer isso. Vamos desarmar os espíritos e nos colocar no lugar do outro, saber por que o outro é assim e assado. Eis a chave de fundação de um bom debate na disputa das ideias. Já falei do Maycon, da Isabela com muito respeito, claro, ressaltando seus pontos fracos no jogo e positivos. Basta ver minhas postagens anteriores. É isso.

      Excluir
    2. Obgda. Maria.
      Abraço.

      Excluir
    3. Também adorei os comentarios de Adri Frade e Hánne esse outro eu não vi,mais se ler pelo visto tambem vou gostar

      Excluir
  46. Luis Lima!
    O Italiano Alberto, minutos antes de começar a dinamica de sua despedida ele viroyu-se para Rodrigo, se aproximou dele e disse: "Todo mes de março de cada ano eu vou mandar uma cota de dinheiro para seus projetos sociais. Rodrigo não esperava isso e começou a chorar. Esse italiano é um anjo sem asa,

    ResponderExcluir
  47. O italiano beijou a Rizia na festa e já tinha deixado bem claro q não é homem de uma mulher só e só não pegou outras gurias pq com exceção de Elana,ngm deu mole.Se estivesse no BB daqui,sendo loiro e rico,morando numa mansão de 12 quartos e esse pensamento machista,seria massacrado.Mas como é gringo...

    ResponderExcluir
  48. Parabéns Luis, fiquei muito triste com a eliminação de Danrley. Não entendi os discurso de ódio que vi aqui e no Twitter.
    Sempre vi no garoto educação, alegre apesar de toda sua história.
    Me identifico com o grupo gaiola que nem sei porque chamam assim.
    Talvez por ser mulher, nordestina e que já morou em vários lugares do Brasil e já presenciou esse preconceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana. Mas tenho mais ou menos uma ideia dona seja. Estão nos meus comentários.

      Excluir
  49. Que relevancia o fato do gringo ter beijado, ter pegado aqui e ali. O que vimos nesta tarde foi Paula e Hari fofocando o tempo inteiro sobre o gringo, Rízia e com pontinhas de rancor e sarcasmo... pareciam bruxas rancorosas. Perderam a chance de fazer um amigo. Ao contrário de Carol que curtiu e respeitou o outro como ele é. Se ficar as tres na final com certeza a melhorzinha para levar o premio é Carol. Muito mais madura emocionalmente e sabe respeitar o outro como ele é, sabe lidar com a cultura do outro. Queria ter visto nesse paredao as partes em que a Paula junto com o Maykon destilavam o seu preconceito em relaçao a Gabi e Rodrigo ao ponto de dizer que nao comeria nada que eles tocassem. Mas, melhor esconder e mostrar só o lado ingenuo, louquinho, engraçadinho da Paulinha do bbb...

    ResponderExcluir
  50. Esse percentual que o Danrley saiu , acredito que não reflita exatamente rejeição, não posso afirmar com certeza, mas acho que é fruto das votações dos grupos das redes sociais disputando quem é mais forte. Deveria exisir um sistema de votação mais justo. Porque nesse sistema atual, ganha quem agradar a maior torcida votante. Danrley tem conhecimento, boa educação e esse é o caminho para o sucesso, cada vez mais difícil no nosso pais sejam jovens favelados ou não.

    ResponderExcluir
  51. Q relevância tem se foi Rizia qm beijou o gringo,
    um beijo q durou 5 segundos e depois foi se lamentar com as urias dizendo q levou toco em rede nacional?
    Q relevância tem Carol a madura ter dito q "Ñ vamos nos confrontar com nada por causa de um cara q caiu aqui de paraquedas e não faz parte da nossa história?"
    Relevante mesmo só o discurso de ódio...


    ResponderExcluir
  52. Que bom ler esse texto. É triste, mas explicita uma realidade que não é percebida por muitos. De certa forma isso que está acontecendo no BR pode ser positivo pq até pouco tempo os racistas tinham vergonha de se expor e agora com a diminuição do controle social, eles mostraram a face. Assim fica mais fácil tentar lutar com esse cancro social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, e racismo se mostra mais ainda naqueles q dizem q não há racismo no Brasil ou os que criticam os que criticam o racismo.

      Excluir
  53. Vim aqui justamente para ler sobre o que você escreveria sobre o Danrley,e eu me emocionei,você retratou justamente a minha visão sobre ele e as circunstâncias,parabéns!

    ResponderExcluir
  54. Luis, li o seu texto. Entendo o que você quer dizer. Mas a saída do Danrley não se aplica a descrição que você fez. Ele saiu porque simplesmente se acomodou debaixo da proteção do rodrigo que muitas vezes o chamava para fazer tarefas na casa. Eu assisto o programa mais de madrugada e assisti várias vezes o Rodrigo tentando tornar o garoto mais ativo. Realmente não existe nele nada que a gente possa dizer "que pena que ele saiu". Ele sim achava que por morar na Rocinha seria aclamado.

    ResponderExcluir
  55. Ele saiu pq era u chato de galocha. Não era santinho tbm não.

    ResponderExcluir
  56. Ele saiu pq era u chato de galocha. Não era santinho tbm não.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.