11 março 2019

Machadinho: Esse tal Big Brother tem solução?


Texto recebido em 11/03/2019

O BBB é uma força da natureza, é o programa mais esperado do ano, sem dúvida alguma é o ponto alto para muitos de nós que somos apaixonados por reality e para globo... Um momento ímpar em que ela testa seu marketing! Tem a chance de gerar novas personalidades para seu catálogo (como Vivian e Ana Clara nas últimas edições) e se deleitar com uma audiência gigantesca em um horário muito complicado! Sem falar em outros diversos benefícios!

Para o Brasil, o BBB é cultura, já deixou de ser entretenimento, é onde nos espelhamos e conhecemos traços de personalidade que nos identificamos, é sem dúvida onde nos apaixonamos, choramos e vivemos a história de quem entra no jogo, tudo isso imbuído na clássica narrativa de vilão vs mocinho, que nós mesmos criamos!

A edição de número 18 do BBB trouxe o ápice da movimentação e deu uma nova cara ao reality já tão manjado e desgastado, ali surgiram personalidades e pessoas sem medo entraram para fazer do jogo, um verdadeiro espetáculo! E realmente foi! A muito tempo não via tamanha força em um reality show!

Mas como tudo que é bom... Acabou! E quando a nova safra se apresentou para o BBB 19, a expectativa não só era de ser tão bom quanto a edição anterior, mas de ser melhor! Talvez uma ambição grande por parte de nós?? Sim! Sem dúvida mas como humanos sedentos por entretenimento esperávamos por isso, e a propaganda (que é a alma do negócio) nos dava a entender que assim seria!

A cada teaser e a cada leitura sobre nossos queridos participantes ficava claro que esse elenco tinha peso! E sejamos sinceros, após um ano eleitoral tão complicado onde nosso país foi rachado ao meio com a clara diferença partidária, onde amizades e amores foram destruídos e onde a natureza de cada Brasileiro ficou exposta como nunca antes, era muito óbvio que queríamos ver a continuação desta faceta dentro do programa que remete nossa existência!

O BBB é uma experiência sociológica e acima de tudo ele é um retrato do que somos e do nosso momento, já vimos campeões que hoje em dia não ganhariam, já vimos perdedores que hoje em dia poderiam ganhar! Tudo é uma questão do nosso momento como sociedade, mas que momento estamos passando se estamos tão divididos?

Lembro-me de ficar animado ao ver um grupo tão seleto e segregado de pessoas, pessoas que tinham uma história de luta, pessoas que eram bem resolvidas e pessoas que poderiam acrescentar ao programa de uma forma épica!

Mas o que aconteceu, nem mesmo a mente mais brilhante, nem mesmo o sociólogo mais fantástico poderia imaginar.

Era claro que a divergência de valores e vivências ia acabar criando conflitos dentro do jogo, é o natural! O BBB é discórdia, dentro e fora da casa... Porém nosso elenco, mostrou-se ser completamente oposto ao que qualquer elenco de BBB já foi, como dito pelo próprio apresentador, eles criaram sua própria cartilha, foram além de tudo que já vimos no reality, vivendo em uma utopia!

É de um empirismo quase puro a forma como quase todos os jogadores veem as coisas e “aprendem” uns com os outros... Mas isso tem suas consequências!

A primeira delas é a clara guerra civil que se instaurou nas redes sociais, um efeito colateral já esperado em qualquer reality show, considerando que é uma virtude Brasileira (e questionável) levar qualquer torcida ao extremo, chegando ao nível de fanatismo! Esse clima tenso sem dúvida aconteceu na última edição, as rejeições, o ódio... Tudo isso afetou a cabeça de nossos jogadores, é claro que nenhum deles iria entrar numa vitrine de exposição nacional com a intenção de sair escorraçado e sem nenhuma perspectiva positiva, ninguém é bobo, eles querem fazer seu pé de meia, e o BBB é uma chance ímpar para qualquer pessoa.

Mas talvez a principal diferença que vejo nesse elenco do BBB é seu claro olhar analítico, esses Brothers tem uma capacidade incrível de se auto analisar, o famoso jogo de vestir máscaras que poucos participantes conseguem sustentar, mas que durante essa edição vem se sustentando até agora! É assustador e surreal, mas é uma tendência que temos que infelizmente nos acostumar, as pessoas estão mais cuidadosas e polidas.

Isso gerou de forma quase instantânea outro fenômeno extremamente desconfortável e desgastante aqui fora, as ondas de fake News tomaram conta de toda a torcida deixando o jogo desagradável e gerando nas pessoas um ódio maior do que a edição merece! Isso é extremamente complexo e difícil de lidar... Mas é entendível, uma vez que a falta de lazer no jogo, faz com que seus telespectadores sejam levados a criar seu próprio entretenimento, e que fique claro, isso é crime e não é bacana!

O jogo não vem sendo de todo ruim! As discussões e movimentações desta edição elevaram o nível intelectual, em sua grande parte, assuntos muito necessários foram tratados mesmo que, por boa parte das pessoas isso acabou se tornando trivial demais, de toda forma é um começo de uma forma completamente diferente de se enxergar a perspectiva de outras pessoas que nunca tiveram muita atenção!

Toda essa reflexão nos faz chegar ao ponto máximo, ao maior crime desta edição! A falta de comprometimento com o jogo faz com que a gente fique completamente irritado com os jogadores, as famosas plantas agora evoluíram para um nível mais alto de inércia! Essa falta de comprometimento em um jogo que exige total emocional e físico dos participantes chega a ser um pecado! É triste pensar que tantas pessoas perderam a oportunidade de se mostrar nesta vitrine para que um elenco tão pouco comprometido fosse parar lá dentro, e de certa forma, foram alertados por diversas vezes, mas não tomam uma atitude, deixando o jogo ainda mais doloroso e tedioso para quem assiste.

É uma verdade absoluta que o BBB perdeu um pouco da magia com essa edição, temos com toda certeza muitos participantes interessantes, jogadores muito bons que vem comendo pelas beiradas, porém outros tantos foram eliminados cedo da competição deixando as coisas mais próximas de uma colônia de férias.

Não tem-se muito o que fazer em relação a essa edição, as soluções que a produção vem tomando para deixar esse jogo de proximidade extrema cada vez mais doloroso, parece não fazer efeito sobre os Brothers, e isso é deprimente, mas ao mesmo sob uma nova ótica, nos permite ver um tipo de jogo completamente diferente, o sofrimento e a dificuldade de colocar como jogador em meio a tantos “amigos” mostra-se o maior ponto alto desta edição!

Existem milhares de discussões muito pertinentes a se colocar nesta edição, tivemos crimes de ódio, tivemos visibilidade, tivemos participantes ímpares, tivemos diversas situações um tanto controvérsias, mas parece que até mesmo por parte da produção, esse BBB sem solução, está andando em paço bem lentos e sem muita perspectiva de mudança, é o que eu imagino também!

Se um elenco está tão concentrado em manter a boa imagem, não se pode fazer muita coisa a não ser tentar apreciar as singelas nuances que são postas a nós... É duro! Mas é o que nos resta... Porém, convido você que está lendo esse post, a analisar o jogo da forma mais límpida possível, ainda é possível encontrar pequenos pontos positivos onde podemos nos agarrar... Porém, isso tudo só pode ser colocado em prática, se nós mesmos pararmos de cometer o terrível crime do fanatismo exacerbado!

O BBB não tem solução palpável! É um jogo diferente, e vai de quem assiste entender e apreciar isso, mas não sejamos hipócritas, a pergunta que faço a vocês antes de finalizar esta análise é simples... Nós, como telespectadores, também temos solução?...

Deixo com vocês a análise desta questão super importante...

Um grande abraço a quem leu até aqui, e até os próximos capítulos da nossa saga BBB!

Machadinho - @LucasMachadoCNT

As opiniões emitidas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor das mesmas e não expressam necessariamente
as da administração e colaboradores do Votalhada.


40 comentários:

  1. Infelizmente não tem mais solução pq uma só pessoa manipula e engessa o jogo todo e ela éo Rodrigo. Esse elenco também não adianta, se tivessem mais personalidade ele já teria sido confrontado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! A unica pessoa que o confronta é a Paula, mas com argumentos pouco convincentes, por dois motivos: 1) Ela é muito primâria, meio sem repertorio (isso não é uma critica, é uma constataçao). 2) O patrulhamento é intenso. Sinto que ela tem receio de virar a mesa e não ter eco. Não terá! Nem da Hari que é uma amiga de fato, mas sem estofo para respaldar esse confronto. Uma pena!

      Excluir
    2. Colocaram pessoas ativistas, que de uma forma intimidaram os outros participantes, sabemos que o Brasil com seu falso moralismo julgaria qualquer pessoa que batesse de frente com esse grupo. Quem ousaria a
      enfrentar legiões de ativistas e falsos adeptos? Rodrigo se transformou para alguns dentro do jogo,como um guru,que criou a regra do bom viver. Rizia se sentiu acuada, medo de contrariar o grande guru, fez a escolha que ela não queria. Quem errou? A globo, que nas entrelinhas escolheu esse elenco, grupo de loiros e grupos de negros. Qual era a intenção dessa produção. Não sei, mas o tiro saiu pela culatra.

      Excluir
  2. Muito interessante teu texto. O que me incomoda nesse BBB é o fato de eles não se entregarem ao jogo, mas porque fariam isso, se correm o risco de serem execrados quando sairem. A Patrícia amargou maus momentos, inclusive usaram seu filho, foi horrível.Fico horrorizada com o nível de loucura de alguns torcedores e tem alguns que conheço de muitos anos de internet, não são fakes, alguns sei que são muito bem instruídos e dizem atrocidades, perseguem , adulteram as falas, alguns até interpretam o que a pessoa está pensando , como assim? Comentando dia desses com meu filho a perseguição que estão fazendo com a Paula, expliquei que ela falava besteira , que não era politicamente correta, que ahava que queria causar, mas que não entendia tanto ódio contra ela. ele disse é simples mãe, "são seres humanos, e gente é assim, escrotos na sua maioria". Diante de tal afirmação comecei a pensar, porque fazer um estardalhaço porque a garota diz que o cabelo dela é ruim, ela cresceu ouvindo isso, ia pra escola e prendia o cabelo para não mexerem com ela. hoje tem o cabelo lisinho, porque tem recursos que fazem esse "milagre", e o povo quer que ela mude a sua certeza de uma vida no BBB, ela é "obrigada" a fazer isso. E como ela não consegue o povo a persegue até por isso, só uma mulher sabe a importancia de um cabelo que ela se sinta bem. A própria Gabi já falou disso varias vezes, só que ela usa o termo "certo". AH! quem vá dizer que sou torcedora da Paula que ela não tem defesa, eu sei que ela falou o que não devia, nem to torcendo por ela. Minha preferida é a Gabi. Mas acho muito triste o que estão fazendo com ela. Queria ver se ela tivesse quebrado 2 corações do Rodrigo. Isso teria repercurtido horrores. Conclusão: Mesmo numa edição "paz e amor", o público escolheu um bode expiatório, de onde se conclui que o problema principal do BBB hoje é a torcida insandecida das redes sociais. Na minha humilde opinião. Menos ódio seria bem vindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o BBB do Medo. Imagina se esses opressores fossem brancos...

      Excluir
    2. Sinceramente não vejo ninguém do gaiola oprimindo ninguém. Vejo eles colocarem pontos de vista opostos, correções de falas e desconstruindo preconceitos. Só q a verdade histórica factual é forte e machuca aqueles q sempre acharam natural essas falas racistas. O medo é de se mostrarem ignorantes em temas q eles não dominam. Paula mesmo disse q adora debochar dos outros. Ou seja, ela tem um histórico de deboche. Não é obviamente um monstro, apenas uma mulher alienada politicamente, embora advogada em geral não seja.

      Excluir
  3. "É triste pensar que tantas pessoas perderam a oportunidade de se mostrar nesta vitrine para que um elenco tão pouco comprometido fosse parar lá dentro, e de certa forma, foram alertados por diversas vezes, mas não tomam uma atitude, deixando o jogo ainda mais doloroso e tedioso para quem assiste"

    Disse tudo
    Sem mais

    ResponderExcluir
  4. Só sei que sou fica Carol e Hari!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela neutralidade de seu texto. Emite sua opinião sem favoritismos. Concordo com o comentário da Lucia, apenas divergimos na torcida. Torço pela Paula justamente por sua oposição a turma da gaiola. Não significa que concorde com todos seus comentários, mas pelo menos ela
    tenta. Os demais apáticos dessa edição preferem se submeter ao discurso do politicamente correto e nem ousam questionar. Veja o caso da Rizia, não teve coragem nem dizer o motivo pelo qual tentou tirar Rodrigo da prova. Depois vai para o quarto do líder se lastimar. Como se isso sensibilizasse o público. Será que vamos ver um por um saindo sem confrontos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Gina!
      torço pra Paula pq ela se opõe ao resto e consegue ler o jogo muito bem e não pq me identifico com ela como muitos aqui querem
      fazer crer.
      Não a toa a turma da gaiola recebeu as 4 plaquinhas vermelhas e todos sem exceção ficaram com cara de koo

      Excluir
    2. Concordo com você Jujju

      Excluir
  6. Ginacrone, também gosto da Paula, gosto d epessoas de verdade, não sou perfeita,como posso exigir que ela seja. Agora amei a voz da Gabi, simpatizei com ela. São as duas que mais gosto. Mas não acredito que a Paula ganhe, então para variar já que me agradou,rs, vou ver se alguém que eu goste, ganha. Porque nunca gosto dos vencedores com poucas excessões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia, sei que a Paula tem poucas chances de ganhar. Nesses últimos anos ando decepcionada com o programa devido a essa torcida ensandecida que, acho, começou com as clanessas. De lá para cá poucos vencedores me agradaram rs... resta como BBB maníaca desejar o fim do programa, infelizmente não haverá mais nenhum participante como Dhomini ou Alemão para torcer com emoção. Os bons tempos se foram e, saudosista que sou, tinha esperança de encontrar alguém que valesse a pena torcer. Esse BBB 19 foi para acabar definivamente com a alegria de assistir ao programa. Acho que a intenção do Boninho era essa já que o ano que vem é o último. Então só me resta é ir contra a maré, torcer pelo mais improvável.

      Excluir
    2. Acho q esses dois hoje não ganhariam com o machismo que desenvolveram lá.

      Excluir
    3. Luis, pode ser que não ganhassem mesmo, como foi o caso do Dhomini no outro programa em que entrou. Quando venceram os tempos eram outros. Não existia o politicamente correto, as pessoas enxergavam o entretenimento, a diversão, a emoção nos confrontos dentro da casa. Mesmo os vilões eram enaltecidos pela inteligência. O Jean Massumi é um exemplo desses. O Alemão, para mim, o melhor de todos os programas. Hoje em dia talvez fosse rejeitado como o cafajeste pelo envolvimento com duas mulheres. A magia daqueles tempo se foi.

      Excluir
  7. Um adendo , gostaria que ficasse a Carol e Harianne, só para diminuir um pouco as certezas de alguns lá dentro. Quem sabe eles resolvem jogar pra valer. Como gente grande. E não estou falando de barracos não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..."quem sabe eles resolvem jogar pra valer"
      Saiu Gustavo
      Saiu Diego
      Saiu Maycon
      Saiu Isabella
      Quem não está jogando prá valer????

      Excluir
    2. Ninguém ou só Paula está jogando e sabe jogar,junto Hari e Carol.

      Excluir
    3. Ela sabe joga mesmo que está enganando muita gente aqui fora. Rindo até o Brasil ser campeão do mundo novamente.

      Excluir
    4. Vc ri o tempo todo das pessoas como se elas tivessem incapacidade de pensar e opinar.

      Excluir
  8. Hariany no ultimo paredão no confessionário:

    "Eu voto no Rodrigo porque eu acho que ele vai votar em mim"

    Essa justificativa é para guardar num quadro para a posteridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela estava certa o Darhnley e Alana tambem falaram voto na Carol porque sou opção de voto dela , Rizia falou voto na Tereza porque ela volta em mim , Tereza falou a mesma de Rizia e por aí vai.

      Excluir
    2. a Turma da Paula, Hariany e Carol que já foram quase todos eliminados porque seguiam a mesma linha de pensamento e padrões de jogo são a turma do:
      - "Acho"
      - "Talvez"
      - "Seila vei..."
      - "Eu fico boiando"
      - "Será?"
      Enfim! é uma turma que vive da dúvida e da inocencia calculada e arquitetada para cada caso e situação. Elas falam que Danhrley procura a camera kkkkk é pra rir sem parar pois, são tantas cameras que te procuram o tempo todo dentro da casa que fica infantil demais. simplista dmais, sem noção demais falar isso e com certeza quando se fala isso como ela falou aí sim está dizendo para as cameras isso e com isso pegar um bando de inocentes aqui fora que compram essas ideias furadas e pifias em demasia.

      Excluir
  9. Boa noite Machadinho!!!

    Os selecionados para o BBB19 foram os melhores de todos os tempos. Nos doois primeiros dias já mostraram isso.
    Então porque o BBB19 tá tão atacado assim?

    1º) Faltou a produção tornar as semanas mais interessantes com impactos prá cima dos confinados:
    - surpresas uma atraz da outra como foi por exemplo a prova do lider com os familiares...
    - tocar musica todos os dias depois do almoço na vibe da pscina...
    - voltar a prova da comida ou do tá com nada em todas as semanas...
    - voltar os shows ao vivo na quarta feira e a festa normal temática no sabádo...
    - e a direção/produção jogar com os brothers para eles se jogarem mais no jogo inventando provas para se confrontarem com mais impeto...
    2º) - Os internautas colaboraram enormemente com a queda de resenhas na casa tirando Hana (esse foi um tiro no pé dos internautas e telespectadores)...

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sua análise, principalmente do começo para quase até o fim. Acho que vc direcionou esta análise para uma outra perspectiva menos pessimista do que seu texto anterior. O que eu tinha dito é que esse elenco parece ter um autocontrole emocional e racional do jogo que impede que aconteça os grandes barracos que é o que dão audiência ao programa, inclusive sendo mencionados em comerciais antes do programa. O BBB-18 puseram um excesso de "pessoas vilões" que não tiveram receio de mostrar seus demônios, ou seja, eles criaram um exército secreto para atacar um grupo "ingênuo", o que gerou uma antipatia do povo aqui fora. Da bruxinha, Diego, Patricia até os apêndices deste grupo. Essa foi a marca do sucesso do BBB-18, eles não tinham vergonha de exercer o deboche, pelas costas, dos concorrentes. Esse grupo do 19 está tentando não imitar aquela turminha do 18, pisando em ovos, se autocontrolando porque todos querem ganhar o prêmio maior e para isso não podem desagradar o público. Pior, é que desagradaram, porque o público é maniqueísta e quer ver a luta entre o bem e o mal e ver a vitória do bem. Só que lá esse maniqueísmo quase não existe, porque são tão polidos e educados que eles mesmos se entre-elogiam, quer dizer, elogiam uns aos outros. Sua pergunta se nós telespectadores temos solução? Acho que somos o problema que busca se solucionar. O Brasil sempre foi dividido politicamente desde o Império. Porque a política é partidos, posições políticas diferenciadas, modos diferentes de se ver a vida e construir uma sociedade. Apenas a tecnologia virtual potencializou essa divisão de classe. Cada um de nós virou um sábio, juiz, delator, produtor de verdades, enfim, viramos quase um deus julgador e condenador do outro, quando, na verdade, somos apenas puros opinadores que não dominamos tudo na vida, somos seres incompletos. A nossa ignorância em determinados temas e sabedoria em outros dão a dinâmica desse ensino-aprendizagem da humanidade. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse teu texto todo se resume que não é que as pessoas estão escondidas por educação, mas por hipocrisia e falsidade mesmo.

      Excluir
    2. Cada um interpreta como quer, com os olhos que possuem

      Excluir
    3. Quem quer brigas assistam o MMA. Quem quer discussões assistam o canal do Senado. Quem quer um bom prpograma de convivencia humana assistam BBB19.
      O Que realmente falta neste BBB do inicio ao fim é A produção jpogar com os confinados criando uma atmosfera deliciosa dos internautas com os suspenses dasd provas e dos combates entre eles formulados pelos mesmos.

      Excluir
  11. "Quem quer" assiste oq bem entender
    como se em programa de convivência humana não existisse todos os outros pontos citados por ti.
    Se na vida com laços afetivos existe discussão e brigas imagine entre desconhecidos se não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #ForaPaulaChorona
      #ForaHarianyBoiando
      #ForaCarolFalsiane
      O Trio salve-se quem puder...
      Rindo até o Palmeiras ser campeão mundial...

      Excluir
    2. hienas tbm riem o tempo todo

      Excluir
    3. Será que terei que bloquear os comentários novamente?

      Excluir
  12. Vi uma conversa de Dan com Tereza no Instagram sobre a estruturação do preconceito social e me surpreendi com sua reflexão profunda. O cara tem só 19 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os que acham que Danhrley é só um rapaz que só fez 20 anos no BBB19 tá enganado Luis. Esse pessoal que fica rotulando ele disso e daquilo. Que ficam fazendo um panfletagem verbal contra ele disso e daquilo não sabem nada sobre ele. Aquele olhar compenetrado dele é de uma pessoa convicta, de atitude, que save o que quer na vida. Quem fala mal de Alan, Danhrley, Rodrigo, Gabi e Elana não são pessoas que não enxwergam um palmo diante do nariz.

      Excluir
    2. Ué tu não fala aos 4 cantos q tem ppv?
      precisou ver a conversa no instagram?

      Excluir
    3. What's? Aonde vc viu que eu disse q eu tinha ppv?

      Excluir
    4. É o último aviso!
      Será que terei que bloquear os comentários novamente?

      Excluir
  13. Eu disse BBB19 (este que tá passando).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bbb inteligente... Xô racismo, xô preconceito, xô barracos. risos.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.