05 fevereiro 2018

Do Cantinho da Shadow: BBB18 – O Protagonismo dos Triângulos

A cada semana as alianças entre os participantes são fundamentais para determinar sua sobrevida no jogo.

Em várias edições vimos duplas e casais sendo shippados e se fortalecendo no jogo.

No entanto, esta edição é diferente. Não há casais. Há triângulos. Ufaaa... Ainda bem!!!

Casais são chatos e repetitivos. O enredo é sempre o mesmo: DRs, edredons, beijos, juras de amor eterno, DRs, edredons... Triângulos não. São imprevisíveis. Em determinado momento são equiláteros, mas também podem ser escalenos, isósceles e, se unidos um ao outro, podem ser losangos... Tudo dependendo do desenho a ser traçado.

Não por acaso são o pano de fundo da velha e conhecida escola shakespeariana, novelões e filmes.

E nesse quesito o BBB não decepcionou. Tem triângulos pra todos os gostos:  Ayrton-Breno-Ana Clara; Jaqueiline-Ana Clara-Breno; Jaqueline-Paula-Jéssica; Caruso-Paula-Wagner; Ana Paula-Diego-Patrícia; Jéssica-Lucas-a noiva; Caruso-Lucas-Wagner-Viegas, okok... um triângulo de quatro; Ana Paula-Diego-Patrícia; Gleisi-Mara(adeus)-Nayara; participantes-Kaysar-público, liderança-Mahmoud-gravatinhas borboleta.

Ufaaa.... Será preciso ser bom em geometria para acompanhar o BBB18??? Na verdade, só será preciso uma boa dose de empatia e de bom humor.

Desde o início, o público criou uma ferrenha antipatia pela família Lima. Mas, se fizermos o exercício de deixar a animosidade de lado, será inevitável não reconhecer que, tanto Ayrton quanto Ana Clara, renderam bons momentos ao lado do Breno.

Não por acaso o trio tem sido destaque nas edições.

Ayrton é uma espécie de “o pai da noiva” tupiniquim. Aquele que caindo de sono, permanece sentado sem tirar o olho da filha, enquanto a festa e a azaração estão apenas começando. Isso, após haver dito que “é pra curtir isso aqui!!!”??? Ora, a filhota está fazendo o que ele sugeriu: curtindo!!! Tivesse sido mais assertivo, como a mãe foi.

Ou seja: perdeu a moral pra se impor. É o que se viu quando ele disse pra ruivinha ir pro quarto e, a moçoila, esgueirou-se pro quarto do Breno. Olha que lindo!!!  Juro que tava vendo a hora do Ayrton abrir a porta e pegar a rebelde dando uns amassos. Certeza que não fui a única a pensar isso. O Breno também deve ter pensado, rssss....

Tanto é que depois disso, ele decidiu se afastar da guria, dizendo ser “por respeito ao pai”. Conversa!!! É medo mesmo. Lembremos que faz parte do inconsciente coletivo a figura do pai com a espingarda na mão dizendo: “agora ocê vai ter qui casá com a minha filha”. Paura define!!!

Tem-se a impressão de que se o Ayrton não estivesse na casa, o rapaz ficaria “di boa” com a Ana Clara. Ela parece ter mais a ver com ele do que a Jaqueline. Mas... convenhamos que a presença do tiozão, coloca uma pitada de pimenta a mais, dando vida a um outro triângulo: Jaqueiline-Ana Clara-Breno.

Não pensem que o centro desse triângulo é o Breno. O centro são a Ana Clara e a Jaqueline. Esse trio só existe por conta de uma animosidade e disputa velada entre as duas, envolvendo vaidade, rivalidade e sedução. Uma luta de MMA entre belas para “saber quem fica com Breno”.

Deve-se reconhecer que as duas são tinhosas. Jaqueline saiu na frente, mas quem beijou primeiro foi a Ana Clara, ahahaha... E olhem que não deve ser fácil alguém passar a perna na Jaqueline, ali sobra astúcia. Agora, como era de se esperar, Jackie partiu pro segundo round, enroscou-se de novo no rapaz, sem deixar de estampar isso na cara da adversária fura olho... Tenso!!! Isso costuma ser interpretado como desaforo. Vai ou não ter volta???

Jaqueline gosta de se sentir empoderada e o centro das atenções, e por afinidade acabou se aproximando da Paula e Jéssica, formando outro triângulo, o das “meninas poderosas”.

Esse trio se complementa e é unido. Elas são articuladas, engraçadas e vorazes. A mais comedida é a Jéssica, o que dá um equilíbrio e certo glamour à trinca. Paula, por sua vez, é a força desse triângulo. Traz com ela o espírito competitivo de todo atleta. É determinada. Decide sem vacilar, até por saber reverter um placar adverso e quebrar o saque do adversário.

O bom jogador respira fundo antes de sacar para ter o total domínio da bola. Esse autocontrole e autoconfiança chamaram a atenção do Caruso e do Wagner, o que acabou formando o triângulo Caruso-Paula-Wagner. Eles (Caruso e Wagner), à diferença de Ana Clara e Jaqueline, são parceiros entre si e muito semelhantes, não apenas fisicamente, como no modo de agir. São cavalheiros, atenciosos, bons de papo, o que estimula o jogo de sedução da jogadora Paula.

Ela é a “Dona Flor e seus Dois Chushs” do BBB18. E que ninguém ouse chegar perto!!! Na última festa já mandou um “sossega esse facho” pra Ana Clara, referindo-se ao Caruso e delimitando o território no verbo. Quem ficará com Paula??? Façam as suas apostas.

Por outro lado, outros se perguntam: “Quem ficará com o Lucas???”. Aqui temos outro triângulo: Jéssica-Lucas-a noiva. O mais interessante é que faz parte desse trio, uma pessoa que não entrou no BBB, que a gente não faz ideia quem seja, mas ganhou vida própria: a noiva. Alguém que vai ficar no nosso imaginário, porque a foto dela não foi colocada no quarto do líder. Isso não se faz produção!!!

Aliás, neste momento, a liderança foi muito bem-vinda para o Lucas. Teve que sair da zona de conforto. E revelou ser um excelente competidor durante a prova. Demonstrou ter foco e boa concentração. O chove não molha com a Jéssica, o “mea culpa” sem ter feito nada, lembrar toda hora que é noivo, fiel, bom moço, já estava ficando cansativo. BBB não é lugar para autopromoção. Enfim... sendo líder teve que se ocupar com a indicação ao paredão e se comprometer com o jogo. Se bem que quem ele queria indicar, não era quem ele indicou. Ayrton agradeça a Ana Clara por isso!!!

E triângulo de quatro, pode? Pode. Da mesma forma que pode dois valendo um. No BBB pode tudo!!!

Lucas e seus três amigos: Caruso-Wagner-Viegas, o triângulo quadrilátero perfeito. A afinidade entre eles se deu no primeiro dia. Estão sendo apelidados aqui fora de “cuecas”. Já foram injustamente rotulados de machistas por terem se agrupado para disputar a primeira prova. Mas, na verdade, são como uma fraternidade. “Frater” significa irmão. Após várias edições, enfim foi possível conhecer saradões que não estão lá apenas para exibir os músculos e pegar as meninas mais bonitas. São gentis, participativos, dividem as tarefas com as mulheres, se divertem, mostram ter conteúdo. Uma grata surpresa.

Da mesma forma que é admirável a habilidade do triângulo Ana Paula, Diego e Patrícia para conduzir as votações. Os paredões estão sendo desenhados por eles, com apuro e sem fazer alarde.

Ana Paula pode ser chata, falastrona, irritante, desbocada, mas a garota joga muitoooo... Já conseguiu transformar um paredão triplo em duplo, escolhendo a adversária e, na última votação, direcionou os votos para escapar e colocar o seu desafeto na berlinda, no melhor estilo de “a vingança é um prato que se come frio”.

Claro que sozinha ela não faria isso. Diego e Patrícia são os grandes articuladores. Eles sabem ler as nuances do jogo, convencer com as palavras e fazem uma leitura correta dos pontos fortes e fracos dos adversários. São observadores e conseguem montar estratégias com paciência e sutileza, sem que os demais percebam o direcionamento. Isso é inteligência tática.

E inteligência tática é o que faltou/falta ao trio Gleisi-Mara(adeus)-Nayara. Hoje triângulo de dois. Se alguma dúvida houvesse quanto à eliminação da Mara, a certeza veio na sua saída. O “Fora Temer”, inadequado e fora de contexto, mostrou o acerto do público ao decidir “Fora Mara”. BBB não é showmício ou palanque. Quem quiser fazer militância que o faça no lugar adequado. Aliás, uma cientista política que tem lado, é de chorar. O que menos fará é uma análise conjuntural criteriosa, mas lavagem cerebral.

Mara era o centro do trio. Restaram Gleisi e Nayara. Talvez o que ainda una Gleisi e Nayara sejam as ideias. Ideias demais, realidade de menos. Diante da Jaqueline, Gleisi decepcionou. As duas, na qualidade de anjo, teriam que tomar as decisões em conjunto. O que se viu foi Jaqueline decidindo e Gleisi concordando, em especial, ao dar a imunidade à Jéssica. Esperava-se mais da menina que se diz ativista social. Nayara por sua vez, a gente só se lembra dela no momento da votação. E preferiria continuar sem lembrar. As justificativas de voto dela na linha do “politicamente correto” são estúpidas e vazias: “voto na fulana porque ela é loira, bonita e pode ganhar dinheiro lá fora”, “voto para proteger um negro, porque um negro nunca ganhou o BBB”. Esse discurso não cola. Nas entrelinhas, ela está dizendo que só tem vez quem é branco e bonito. Sorry, mas preconceito é o que ela faz. Fosse verdade o que diz, Mara e Jean Wyllys não teriam sido vencedores em suas edições. Nayara faz a mesma linha da Mara. Quer levantar bandeiras?, que o faça fora do BBB.

Contrapondo-se a ela  e no topo do queridômetro, está o personagem politicamente incorreto, Kaysar. Entenda-se personagem não como algo negativo. Mas, positivo, porque eficaz. Ele encontrou o ponto e a medida certa de jogar pra dentro e fora da casa. É divertido sem ser caricato. É simpático sem ser forçado. É inteligente sem ser clichê. É ingênuo sem ser bobão. Até aqui, é quem melhor está sabendo fazer a triangulação: participantes-personagem-público. Se conseguir segurar o personagem, vai longe. Afinal o que as pessoas querem é diversão. E ele está dando isso, sem cobrar postura de ninguém.

E por fim... aquele que está conhecendo a maldição do líder. E olhem que ele já estava vendo a coroa do líder de novo em sua cabeça. Foi por pouco, muito pouco. Também quem mandou não excluir da prova o mais atlético do grupo??? O triângulo liderança-Mahmoud-gravatinhas borboleta se quebrou. A liderança virou fumaça. E no plano dos mortais acabou pagando por ter indicado Ana Paula, que pra sua desgraça voltou com sangue nozoios. O que não teria mudado muito caso a Mara tivesse voltado. Ao indicá-las, ele se jogou de cabeça no caldeirão. E pra piorar, ainda teve que excluir seis, na verdade cinco (Jéssica se autoexcluiu), da prova do líder, colocando sua cabeça a prêmio com quase toda a casa. A primeira liderança é cilada. Confesso que eu só me esfalfaria pra pegar se valesse algo muitooo bom, como um carro.

Enfim... reality que segue, geometricamente desenhado...


Shadow / Mariasun Montañés
cantinhodashadow.blogspot.com.br
@Shadowtweetando




33 comentários:

  1. Maravilhoso texto! Completo! Como diria César, triangularnente perfético!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaha... triangularmente perfético é ótimo!!!

      Um beijo Thereza!!!

      Excluir
  2. shadow, muito bom teu texto, como não poderia deixar de ser, pena que o programa não está a altura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo carinho, Observadora de sempre.

      Um beijo!!!

      Excluir
  3. Shadow! Há quem diga que para ganhar o BBB deve procurar ser protagonista (lembrar discurso de eliminação do BBB17) e parece-me que a Ana Clara assumiu o protagonismo desta edição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ricardo. Ana Clara fez alianças, pegou o boy magia da colega, passou a perna no pai, é mal humorada, se joga nas festas, não tem filtro, bebe mesmo o pai regulando, é focada... o perfil de uma BBB. Uma protagonista atrelada ao pai, ahahaha... Não tem preço!!!

      Abs.

      Excluir
    2. Shadow !! só discordo de vc que ana clara é mal humorada.
      Mas não é mesmo, longe disso.

      Excluir
    3. É... mas ao acordar... aqueles robozinhos saltitantes e barulhentos que se cuidem, rsss...

      Excluir
  4. Já estava com saudades texto perfeito,mais não estamos do mesmo lado em relação a essa família não suporto nenhum dos quatro nem pai,nem filha,nem primo,nem mae,tenho horror a feiticeira,tenho horror a aprendiz de feiticeira,e o aprendiz de feiticeiro,diego ,gosto das três e piriguetes,vai ser uma pena se uma sair amanhã,gosto do Lucas não sei o que deu na cabeça dele pedir desculpas a Gleice,tá muito bom a indicação ou ela ou a família,ou a outra que vive escondida o tempo todo da casa e de nós Naiara nem sei o que fazendo ali o pior ninguém enxerga ela,e aí vai ficando,tenho preguiça do Viegas,do Vagner é do Caruso,só me restou lucas gosto dele gosto do Kaysar desde que não extrapole no fingimento de bobo se continuar assim tá bom divertido fingindo se de bobo sem passar dos limites, agora o famoso gravatinha não podia sair amanhã porque aí perco minhas esperanças da feiticeira ir pro paredão..não aguento a feiticeira não pela voz e que ela chata mesmo.de resto texto perfeito!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Oliveira,
      Estava com saudades também de seus comentários tão sinceros e divertidos.

      Um beijo minha querida!!!

      Excluir
  5. Caruso lembra um hooligan, um ogro não sei.Um homem falar repetidamente 'mano' como se fosse adolescente. Na cama ele repetiu cinco vezes para Ana Clara 'uma hora a máscara cai'. Já disse que entre Paula e Wagner a indicaria para o paredão. Agora parece que ele acorda de um sono profundo. Está falando normalmente como gente grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Sven. Caruso lembra um ogro. O Shrek do BBB18. Sabe que a parceria dele com o Wagner é mais consistente do que com a Paula.

      Abs.

      Excluir
  6. Cada dia me encanto lendo seus textos,corretíssimo,o único que joga com com leveza e correção até agora é Kaisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata Monteiro.

      Kaysar tem o dom de colocar as palavras no lugar certo. Fala aquilo que as pessoas gostariam de ouvir, e desse jeito toca os corações. É a leveza a que você se refere.
      Além disso, consegue manter a distância certa dos conflitos. Isso tem nome: experiência de vida.

      Abs.

      Excluir
  7. Adorei este texto! Concordo com praticamente tudo, tirando Kaysar.... acho que ele tá muuito caricato e forçando a barra, era dos que eu mais gostava, mas agora, não mais. No entanto, não vou negar que o jogo dele é muito bom, aqui em casa adoram ele rsrs e o público todo também. Eu não me incomodaria se ganhasse, só não consigo torcer mesmo. Talvez ele fique mais "natural" (na minha visão), nas próximas semanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Entendo o que você quer dizer em relação ao Kaysar. A participação dele será do começo ao fim linear.

      Ele se propôs a ser aquele sujeito “boa praça”, amigo de todos os participantes, sem ser aliado declarado de ninguém, o que o mantêm distante dos conflitos. Além de interagir o tempo todo com o público, recorrendo a falas bonitas sobre a vida e o viver, que tocam as pessoas.

      É jogo bem jogado, mas que soa artificial para quem está acostumado a acompanhar a dinâmica do BBB. No entanto, é um artificial sem ser afetado.

      O máximo que irá render são cenas atrapalhadas, deslumbramento com festa/prêmios, confusão com as palavras, para fazer rir e ganhar destaque... Mesmo que a gente saiba que ele não é um menino, é um homem de 30 anos, que já está há algum tempo no Brasil e trabalha como garçom (portanto, tem contato direto com o público e isso exige - comunicação), o que não encaixa com a dificuldade que ele diz ter em compreender o que lhe é dito e de se fazer entender. Soa forçado. Mas, é aquele forçado sem ser enfadonho. Nesse sentido, ele encontrou a medida certa. Acredito que dificilmente o veremos cometer um deslize. Ele é focado.

      Dificilmente sairá disso.
      Abs.

      Excluir
    2. Kaisar antes de entrar np BBB18 deu entrevista e numa das respostas ele disse sobre o Brasil :
      "o destino me mandou para o melhor lugar do mundo"
      Como não se apaixonar por esses cara??

      Excluir
    3. Quer a minha opinião sincera?

      A resposta que ele deu é política. O fato de elogiar o país cria empatia imediata com o público, não paixão. Até mesmo porque este não é o melhor lugar para se viver. O Rio de Janeiro, onde está o PROJAC vive uma guerra civil. Mais uma criança foi assassinada hoje. A cada duas horas uma pessoa é baleada, essa é a estatística. Não é a Síria, mas também não é o paraíso.

      Se você disser que ele tem uma história de superação. Vou concordar. Assim como se você pesquisar, irá descobrir que a Gleisi, também a tem. Ela é uma menina que sempre viveu no Acre, jeito tímido e simples, com pouca experiência de vida (em razão da idade) e que deve ter uma vida modesta. Ela também tem sonhos como o Kaysar e como os outros.

      O que quero dizer é que o fato dele ser um refugiado sírio está tocando as pessoas. Mas dar um peso maior a isso acaba sendo injusto com os demais participantes. O merecimento deles todos está na história que contam lá dentro e o que fazem com a bagagem que levam de fora.

      Excluir
    4. Perfeito sua analise Shadow, mas....
      uma pessoa não mantém isso 24 horas por dia. E com certeza a Gleisi hoje deva estar até "pior" que ele em história de vida as vezes.
      Já co0mentei algimas coisinhas sobre isso de Kaisar. Mas ele independente de ser politico ou não entre aspas falando ele não vai deixar de ser esse ser humano bom como até a Glçeisi o é tmbm.

      Excluir
    5. Correto. O lado humano. Os participantes devem ser vistos com esse olhar. Quem precisa mais ou não, que tem a história de vida mais triste, não são critérios. É o que eles oferecem. E esse grupo é muito bom em conteúdo.

      Ana Clara, por exemplo. Não se afastou do Mahmoud, mesmo se colocando na mira da casa, quando todos se voltaram contra ele e suas gravatinhas borboleta. Esse é o lado humano. Solidariedade e compaixão.

      Assim como o Lucas. Chamou o Mahmoud para o cinema em retribuição, por este haver feito o mesmo com ele. Isso é ter gratidão.

      Assim como o Kaysar que após a punição da comida e a reação dramática de alguns, foi conversar com ele no jardim. Isso é ter empatia.

      O BBB é feito de atitudes e da coragem em fazer o que se julga certo, mesmo antevendo que isso pode desagradar e custar uma indicação ao paredão.

      Abração!!! :)

      Excluir
  8. Querida Shadow, que delícia ler você! Como eu disse em outro comentário, como é bom estar entre pessoas inteligentes! E melhor ainda qdo a gente encontra eco da nossa percepção na análise dessas pessoas inteligentes, hehe. Parabéns! Aguardo ansiosa pelos seus brilhantes textos! Bjo querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo!!! Grata pelo carinho Acioli.

      Beijo minha querida!!!

      Excluir
  9. Pena é que as edições não mostram isso. Preferem ficar no fútil, na superficial e manjada formação de casal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília,
      De fato o grupo dessa edição é rico nas relações interpessoais. O que conduz as edições é o que as redes sociais ecoam e destacam. Quem dá/dará o tom das edições é o público.

      Bj.

      Excluir
  10. Shadow me perdoe por usar o teu post maravilhoso pra falar da briga de ontem Jaqueline versos Mahmoud ela jurou que não prometeu o anjo pra ele e eu acreditei hoje vi vários vídeos ela prometendo o anjo pra eles fez aquele escândalo decepção, desculpa meu celular não abre mais os comentários quando passa de 100 por isso tomei a liberdade de fazer no teu tá desculpa.abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk... Até hoje Jaqueline deve estar dizendo pra si mesma: "Por que não peguei a garrafinha do lado???"

      Na verdade, ao não dar a imunidade ao Mahmoud, ela quis escolher o adversário, na certeza de que a casa focaria nele e de que ele - neste momento - seria o mais fraco.

      Se o público quiser ver jogo, elimina a Jackie. Mahmoud voltando, a casa vai incendiar. Se você prestar atenção, e eu sei que você tem boa percepção, muitos triângulos ficarão abalados, não apenas a Ana Paula.

      Aguardemos... Bj.

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=xpnrtTlMz-s
      este é o principal

      Excluir
    3. Foco, melhor que esse é o da própria Globo, sem o corte do som:
      https://globoplay.globo.com/v/6478991/

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.