Jogos da Convivência

Ou JC. Remonta aos folguedos de crianças e adolescentes, cirandas, carniça, queimado, detetive, anelzinho, etc. JC são muito comuns em reuniões de amigos ou pessoas quaisquer, de certa forma isolados ou convivendo em um ambiente. Algumas atividades e provas, como o Joguinho da Discórdia e a prova entre os gêmeos e gêmeas no primeiro dia valendo 10.000 e outros são JC e, são ou deveriam ser realizados para que o público fique conhecendo melhor os concursantes, e não para serem pressionados.

Infelizmente este tipo de direcionamento em RS é utilizado pela Direção para fazer Direcionismos. Sério. Não se trata de jogo de palavras a respeito das atribuições de um Diretor.

Direção em TV é o ofício de comandar uma equipe ou um setor específico para fazer algo de boa qualidade e o melhor possível ou algo que soerga ou sustente os níveis de audiência. É mais ou menos como em uma Empresa, privada ou estatal. O que se busca é otimizar os lucros mediante a boa qualidade e a satisfação da clientela (telespectadores), porque uma está ligada à outra.

Direcionamentos são as providências tomadas para que o produto seja atraente e agrade. Não são exatamente os atos diretos de um Diretor (embora pareça). São as atribuições da Produção e constituem as estratégias de marketing e de produção. Engloba o planejamento para que o produto, seja ele qual for (no caso, um programa de TV), atinja seus objetivos de mercado.

E direcionismo? Direcionismos são direcionamentos indevidos ou realizados incorretamente, muitas vezes por incompetência ou ignorância sobre os reais objetivos a serem atingidos. São consequências de uma visão errada sobre o papel correto de uma Direção ou de uma Produção. A maioria das notícias do Site Oficial são direcionismos e, não são direcionamentos e nem jornalismo, por exemplo.

Quando lidamos com o público (clientela) certos conceitos precisam estar bem fundamentados e entendidos e não há lugar para amadores.

Por exemplo, a regra dos concursantes só poderem fazer pedidos e comunicados à Produção em um local específico e predeterminado é mal executada. E assim como este, muitos outros direcionamentos há, que acabam virando direcionismo.

Tem nexo essa regra? Claro que não. Em qualquer lugar da casa os concursantes podem falar com a produção, já que tudo está sendo ouvido e gravado, a não ser que não, né? Só faria sentido se fosse algo confidencial, mas muito confidencial.

Torna-se direcionismo porque os telespectadores que não entendem um mínimo de direção em TV têm a ilusão de que eles estão realmente isolados. Falei “isolados” mas isso não é verdade. Trata-se de ilusionismo para tolos, o que é pior. A “voz” poderia responder sem ser em “off” sem problema nenhum. Muitos e muitos exemplos mais podem ser pinçados e não há suficiente  espaço aqui para fazer isso.

JC é o maior problema deles, porque não sabem nem para que serve. E se sabem, usam para fins deturpados ou deturpadores. Ao invés de incentivarem os bons relacionamentos, incentivam a discórdia e acham que é para manter a pressão psicológica, mas esta se daria da mesma forma sem precisar fazer pressão e sem discórdias. Acelerar o processo só serve para atrapalhar e introduzir injustiças. Bastaria tão somente uma direção profissional e competente. Então não passa de puro maquiavelismo.

Eu diria que há um certo ciúme tendo como objetos os concursantes, que estão ali concorrendo por prêmios que não estão ao alcance dos elementos da Produção e até da estação. Só pode. Os direcionismos são as causas da falência de um programa de TV. Está aí (ou esteve) “A Fazenda”, que não me deixa mentir. O programa, ou melhor, a ideia do formato é boa e faz grande sucesso em outros países mas, em mãos de amadores aqui deu no que deu.

Enfim, o assunto é vasto e seus desdobramentos são bastante técnicos para desfiar aqui neste espaço e não caberiam em um único post. Tenho abordado o assunto em pinga-gotas ou em posts dedicados anteriores e quem lê minhas arengações ou acompanha sabe a minha opinião sobre este tema.

MOLESKINE

Baseado em fatos até 10/02/17.

Luiz Felipe tem pelo menos 4 votos garantidos e precisará muito da bênção do Anjo, se houver, e parece que haverá. O problema é que um dos poucos que poderiam imunizá-lo agora é o novo Líder (Daniel) e não o poderá fazer novamente esta semana. Ele falou que não o mandará para o Paredão.

O pessoal não está gostando muito da maneira com a qual Luiz Felipe está tratando a Ieda. Respeito, que é uma palavra que ele diz gostar tanto, está faltando. Parece que ele confunde respeito com medo, isto é, respeitá-lo seria ter medo dele. Deveria pelo menos pensar em números frios sobre a diferença de idade entre ela e ele. Ela tem quase o triplo da idade dele e tem anos de vida suficientes para ser sua bisavó.

Se ele atender o Big Fone, poderá receber mais um voto e, também, se for o Anjo e imunizar o Manoel, que é seu intento declarado. Corre muito risco de ir para casa mais cedo. Ilmar acha que o Paredão está entre ele mesmo (Ilmar) e o Marcos.

Daniel: Colocou Pedro como inútil no JC (Joguinho da Discórdia). Poderá cometer um grande erro e colocar a Emilly no Paredão. Ele é bem capaz disso. Inexoravelmente agora vai ter que se comprometer e parar de bancar o “amigo” de todos. Votou em Marcos antes e poderá colocá-lo diretamente agora. Diz que quer indicar alguém que voltará. Como assim? Marcos cai como uma luva nesse plano. É outro que está jogando para a plateia, como o Rômulo.

Daniel está se atrapalhando pouco a pouco, se atentarmos para quem ele imunizou nas duas vezes em que foi Anjo (Luiz Felipe e Manoel).

Elis: Depois que percebeu que não corria risco, votou na vez anterior para jogar o voto fora para não se comprometer, isto é, votou em quem não iria ao Paredão mas ela queria que fosse. Agora tem um motivo real e reais chances de emparedá-lo, porque o Ilmar pisou na bola no caso do Bolinho de Chuva. Foi eliminada da PDL pela Roberta (segunda bola).

Emilly: Colocou Mayara como inútil no JC. Não gostou visivelmente da pisada de bola do Ilmar. Manoel eliminou Emilly da PDL (quarta bola) e desceu na lista dela.

Ieda: Colocou Luiz Felipe como inútil no JC. Foi eliminada da PDL por ele (primeira bola). Roberta está com birra (ciúme) dela. Ciúme de amizade não é amizade. É falsidade.

Ilmar: Defendeu o Marcos antes, mas defenderá novamente? Agora precisará se defender mais do que nunca. Elis na bola da vez para ele. Foi eliminado da PDL pelo Luiz Felipe (primeira bola).

Luiz Felipe: Elis, Ieda, Ilmar, Marcos e Rômulo. São muitos inimigos e só tem dois votos para desperdiçar!

Marcos: Sem opções. Não está jogando, ou melhor, está focado em conquistar a Emilly e esquecendo do jogo. Conquistar a gêmea parece ser sua única estratégia. Foi eliminado da PDL por Roberta (segunda bola) e depois por Manoel (quarta bola). São dois votos possíveis à sua escolha.

Manoel: Continua focado em Marcos e não perde uma chance de ser grosseiro com ele. Esse rancor parece que nunca vai acabar. Eliminou Emilly da PDL (quarta bola) para proteger a Vivian, mas com isso anulou a promessa dela de nunca votar nele.

Marinalva: Colocou Marcos como inútil no JC. Votará nele? Tcham, tcham, tcham, tcham! Foi eliminada da PDL pela Roberta (segunda bola).

Pedro: Colocou Manoel como inútil no JC, agora tem mais uma opção de voto (Ilmar). Foi eliminado  da PDL pelo Manoel (quarta bola).

Roberta: Continua focada em Ilmar, Marcos e Marinalva. Deverá manter segredo de seu voto em Mayara para não virar foco de votos.  Poderá votar também em Elis. Sua principal preocupação é afastar da Emilly quem poderia imunizá-la.

Rômulo: Colocou Luiz Felipe como inútil no JC. Possível voto nele ou em Manoel e Elis. Foi eliminado  da PDL pelo Luiz Felipe (primeira bola).

Vivian: Marcos e Rômulo ou Elis. Foi eliminada da PDL pela Roberta (segunda bola).


Big Fone

Se não estiverem no “Castigo do Monstro”, Ilmar, Rômulo, Manoel e Luiz Felipe são os que têm mais chances de atender o Big Fone no Domingo. 

Tocará no Domingo durante o programa ao vivo segundo o Site Oficial. Quem mais tem chance de atender são, pela ordem, Manoel, Luiz Felipe, Ilmar e Rômulo. Não sei se Rômulo estaria disposto a fazer a corrida ao aparelho.

Marcos está contundido e Daniel é o Líder da semana. Pedro não está se sentindo ameaçado e pode também não querer se arriscar no Big Fone.

Entre as mulheres, Elis está muito ameaçada e Vivian pode estar a fim de vingança. São as que têm maior chance de atender. Emilly também não parece muito disposta a arriscar a sorte e sabe que já se expôs demais.




"Bruno Sousa 7 de fevereiro de 2017 10:13
Frank,a Emilly jogou bem sim,mas acho que ela e Marcos são bem estrategistas..
Eu ainda prefiro a Vivian,acho que ela pode crescer muito jogo com a saída da Mayara.
O Luiz Felipe também,é um otimo concorrente,vai crescer no jogo."

Ok, Bruno. Seu esforço para livrar o Fê é louvável, mas acho que ele não tem salvação. Na verdade todos jogam e/ou são estrategistas. O que importa mesmo é o tipo de estratégia ou a maneira de pôr em prática tais estratégias, isto é, como jogam. Por exemplo: tendo em vista a necessidade da convivência e existência de relacionamentos, o jogo deve ser restrito às provas e aos momentos obrigatórios, como nas tarefas do monstro, nominações em JC, vetos, imunizações, indicações e votos para Paredões, raio-x, etc.

Tudo bem você achar que a Vivian ou o Luiz Felipe são bons concorrentes, mas será preciso que a maioria pense como você para que eles sejam vencedores e me parece que não é assim.  Os concursantes (todos) ainda terão que mostrar muito até que surja um vencedor. No momento, pelo 10 ainda terão que ser eliminados.

Jogar com combinação de votos (a não ser por defesa legítima), fofocas, maledicência, falsidades, etc, não são legais (no sentido de “bom”). No BBB16 a Pequi venceu e fazia combinação de votos com seu grupo a partir de certo momento, para enfrentar o complô do grupo contrário. Um casal ou dois evidentes amigos podem combinar votos para se defenderem, uma vez que são especialmente visados no jogo, em minha opinião. Claro que isso depende do julgamento da maioria da audiência e nem sempre é aceito.


"M.Ma®cante7 de fevereiro de 2017 13:19
Corrigindo: não fazem falta*, apesar da falta de cérebro de alguns BBBs, precisamos escrever corretamente.E já que voltei, esqueci do Daniel, o Pacificador! Ilmar, pra mim tem duas caras. "

A inteligência não é o único referencial para sagrar um vencedor, né? Podemos então dizer que não é o único atributo pessoal considerado e não é o mais importante, suponho. Cada pessoa fala ou escreve de acordo com a cultura que tem e isso não deve ser considerado desdouro. Cada um estabelece parâmetros para julgar, o que é perfeitamente lícito, embora possam não ser os corretos ou suficientes.

E já que estamos falando nesse assunto, acho estranho diplomatas. médicos, advogados e professores falando palavrões a três por dois. Seria algum tipo de estratégia sem noção ou é simplesmente educação deficiente? Será que não se dão conta que estão sendo assistidos por milhões e, dentre eles, crianças, mulheres e idosos? Para o Manoel soltando "pérolas" da linguagem popular ao vivo, não seria de estranhar, mas um diplomata? Gente, onde é que estamos? No botequim da esquina?

"Dan Dan 7 de fevereiro de 2017 11:41
Ainda continuo achando que todo bom RS precisa de pessoas que são tidas como "vilão" ou que se entregue de corpo e alma no programa, e isso Mayara tem feito, mesmo de forma errada."

Vilão de RS é diferente de vilão de ficções ou da vida normal aqui fora, Dan Dan. Mayara mudou da água para o vinho depois que saiu. Teria escolhido uma representação de vilã durante o confinamento ou é uma "mocinha" doce e meiga na vida real aqui fora? Ela alegou que no confinamento perdeu a noção da realidade e os sentimentos ficam amplificados, mas seria tanto assim, ou verdade?

Prefiro acreditas nas duas hipóteses só porque achei que ela não sabe beijar de língua e, aliás, não precisava e não deveria, mas é apenas "achismo".

Você tem razão quando diz que a Produção não tem o direito de denunciar a estratégia (ou o jogo) de ninguém para o público e, muito menos, para os concursantes. Alguém diria que para o público pode, mas é ledo engano porque seria indução. Seria direcionismo e Tiago está fazendo direcionismo direto com a maior cara de pau. O programa do Domingo (dia 7/2) foi todo montado em cima de direcionismo. Sobre as atitudes e atos de concursantes só é legítimo falar “a posteriori” e quando já não existir a chance de interferência nesses atos ou atitudes e/ou nos dos demais concursantes.

O JC realizado na semana 2 também foi direcionista porque o adjetivo "inútil" não cabia para ninguém, (por ser) palavra muito pesada, e a benesse (voto duplo) deveria ser para o mais querido (amigo), tendo em vista o lay-out do próprio JC. Da forma que foi feito, quem merecia nada ganhou e quem não merecia foi beneficiado. Isso foi um incentivo para que futuros JCs sejam completamente desvirtuados, né? Lamentável!

“E-mail de Fatima 8 de fevereiro de 2017 06:15 
Tudo bem com você? espero que sim. Até agora o Marcos pra mim é o mais interessante do programa, mas achei que tem um time legal, acho que melhor do que do ano passado. Eu não gostei da Roberta desde o início e o Daniel acho dono da verdade, meio dr sabe tudo, não acredito que ele seja esse pacificador que está encarnando. Você concorda comigo? Beijos “

Pode ser, Fatima. Beijos. Não vejo muito futuro para os dois citados. Em minha opinião o Marcos é o cara certo para a Emilly, desde que ele não seja um solteirão inveterado ou não seja um “galinha”. Isso ainda precisa ser checado.

A morte da mãe dela está muito recente para que ela tenha cabeça para se envolver em namoros. Talvez seja por isso que não esteja disposta a aceitar a côrte do Marcos, pelo menos não já. Uma coisa é certa: que eles são muito amigos é um fato e ela sabe disso por causa de sua torcida para que ela vença. Tal desprendimento em um RS é raro até entre casais.



"Angela Duarte 7 de fevereiro de 2017 11:33
Maria Quarteroli 7 de fevereiro de 2017 13:47
ronaldo perez 7 de fevereiro de 2017 13:27"

A discussão ou debate a respeito de diferenças súbitas ou não sobre preferências e rejeições em enquetes da internet não faz muito sentido. Uma variação de preferência ou rejeição em enquetes geralmente se manifesta mais em casos de paredões, quando os fãs dos emparedados estão "ocupados" no Site Oficial. É claro que não estamos falando de enquetes burladas ou "hackeadas" ou que aceitam múltiplas votações no mesmo acesso e/ou mesmo IP.

No caso do Pedro, por exemplo, ocorreu variação que pode ser considerada normal nas enquetes do Votalhada, como se pode ver nos dois quadrinhos abaixo:


As médias de preferências e rejeições permaneceram num patamar aceitável e não há quaisquer indícios de falcatruas. No entanto podem ocorrer variações bruscas de percentuais sem que sejam necessariamente indícios de desonestidade, principalmente quando o universo de amostragem é pequeno. 

As variações bruscas podem ocorrer também quando um concursante faz algo muito reprovável ou quando marca um ponto muito positivo e, de estranhar seria quando nada faz de notório no período. Por isso é que eu acompanho as enquetes, bem como os concursantes "full time".

Para quem não sabe ou não atenta para o fato, as alterações bruscas de preferências e rejeições dos concursantes assinalam eventos importantes em um RS e a produção trabalha ativamente com isso, tanto para se guiar na Direção quanto para fazer direcionismos e fazem pesquisas próprias também.

Se você não gosta de direcionismos e interferências da produção, evite participar de enquetes e pesquisas patrocinadas por eles exclusivamente a respeito dos concursantes. Mesmo porquê, em alguns casos são pesquisas mal formuladas ou direcionistas em si. Ou seja, para induzir ou direcionar desonestamente a audiência.

Quem faz direcionismo é direcionista. Quem faz direcionamento é direcionador e quem faz direção é diretor. O primeiro é um meliante e os outros dois precisam saber disso.