04 abril 2016

O que faltou dizer de Ronan | BBB16
Por Acioli, Sérgio, Raphael e Hanne



aciolicontato@gmail.com

Ai,ai,ai. Chegou a hora de falar de Ronan. Complicado. Não porque não tenha o que dizer, muito pelo contrário, Ronan é um prato cheio para qualquer psicólogo de araque como normalmente são os analistas de RSs, rsrs.

Mas sim porque qualquer coisa que se diga de Ronan tem 50% de chances de não agradar, e 50% de agradar.  E nesta edição os ânimos estão mais acirrados do que nunca. Escrevo para o Votalhada há três edições e nunca me detonaram tanto quanto nesta edição. Que medo, rs. Mas falando sério agora porque cansei de ter que ficar ensinando bons modos, meus filhos já estão criados; limitem-se a discordar da análise, à vontade. Mas por favor não venham fazer julgamento de valores do meu caráter porque podem receber uma resposta à altura que eu garanto que não vai agradar. Sei pegar muito pesado também. O Votalhada é um blog que pretende entreter e divertir. Não transformem em um ringue de batalhas de egos, não tenho a menor paciência pra isso. Pelo amor!

Bom, mas vamos ao que interessa: tentar decifrar a incógnita Ronan.

Reservado, misterioso, de poucos sorrisos, frases ensaiadas de efeito, inteligente e aplicado nos estudos sobre BBB. Usou todos os clichês possíveis, até mesmo um equivocado clichê de concurso de Miss, rsrs. Aplica fortemente "O Segredo" e acredito que por este motivo chegou até onde chegou não só na vida mas também no jogo.

Tenho admiração por ele. Com a sua história poderia estar em outro lugar agora. E no entanto, não se acomodou e lutou para mudar o triste destino. Um ex menino de rua estudante de filosofia é digno de nota.

Acredito que essa personalidade reservada, que muitos avaliaram como fria e calculista, é na verdade uma carapaça que ele criou para se proteger.

Já li coisas absurdas sobre ele. Que é um psicopata - oi? - de olhos frios e cruéis, que não tem sentimentos, que é mau. Ô gente, menos, muito menos. Ele é apenas diferente. Mas as pessoas permitem que as diferenças incomodem, e isso ficou muito claro dentro da casa. Ronan foi um incompreendido do início ao fim. Até sua amizade com Munik e Geralda só aconteceu por causa de Ana Paula. Ela foi a única que entendeu sua jogada da primeira semana e quando a casa inteira o segregou, AP o acolheu. E Munik e Geralda, que de bobas não tem nada, logo perceberam que havia uma força ali que merecia atenção.

Ronan não é perfeito. Longe disso. Se não tivesse uma personalidade tão arrogante, debochada, irônica, taciturna e muitas vezes mau humorada, poderia estar na final e levaria o prêmio com louvor. Porque ele soube jogar. Soube identificar as forças e fraquezas dos concorrentes. Fez um jogo limpo e declarado desde o início. Soube se posicionar sem trair ninguém. Na verdade, isso que importa pra mim. O jogo. De que forma é jogado. Ronan foi muito corajoso, mesmo incompreendido não mudou a forma de jogar e nunca perdeu a ética. E o mais importante, foi sincero. Nunca fingiu gostar de quem não gostava para ficar bem na fita. Também nunca teve medo de dizer o que pensava na lata.

Ronan foi terno e carinhoso também. E não só com os aliados. Quantas vezes não o vimos cuidando de brothers que bebiam demais nas festas, mesmo que fossem adversários? E não digam que foi por estratégia. Tudo que Ronan não fez foi mudar para agradar, puxar o saco para ser aceito ou fingir sentimentos que não possuía.

Nestes tempos malucos de aparências que valem mais do que caráter, de posses que valem mais do que sentimentos, de performances que valem mais do que valores, de palavras que valem mais do que ações, Ronan foi um bravo guerreiro fiel à si mesmo e aos seus princípios. Mas o enigma Ronan não foi decifrado por muitos e isso o atrapalhou.

Foi autêntico, "pero sin perder la ternura jamás". Merece meu aplauso.

- Desejo muito boa sorte pra você, Ronan! E não deixe que os comentários de quem só enxerga o óbvio minem sua confiança e atrapalhem sua caminhada. Você tem estrela, faça-a brilhar e cale a boca dos inconformados com a classe que lhe é peculiar. 


sergiorodrigobernardo@hotmail.com
@sergiorbernardo


Difícil um participante com tantos altos e baixos como Ronan.

Começou favorito pela história de vida, que toda edição do programa tem um, e já na primeira semana conseguiu reprovação de grande parte do público e da maioria da casa devido ao seu comportamento extremamente jogador.

Faltou bom humor, seria a palavra exata!

Geralda, Matheus, Fernanda e William desceram do 2º andar e ele ficou com uma cara de rabugento.

A pessoa entra num jogo como esse e não queria concorrentes? Que culpa teria os participantes por terem entrado na casa depois deles?

Logo depois quis jogar tentando ter Munik como aliada, mas deu um tiro no pé quando sua tática foi denunciada pela própria que, com razão, desconfiou do seu jogo fofoqueiro já no começo.

As intenções dele podem ter sido boas, mas não soube jogar, não soube ser humilde depois e conversar com os demais e simplesmente se isolou.

O que o salvou foi a presença de Ana Paula, que também colecionava antipatia de alguns e logo de cara resolveu não ir na “onda” dos demais isolando ele, e foi assim até praticamente até o fim...

Senti que ele melhorou no jogo ao decorrer, mas tudo por conta das aliadas e também por ir contra pessoas que entraram na casa pra meditar e pregar a paz e a harmonia num jogo como o BBB.

Nessa fase final, beirou a ser insuportável, tentando agarrar Munik a todo custo e com um ciúmes de Laham.

Muitas vezes foi arrogante também, se achando demais o campeão do programa.

Ficou faltando humildade, apesar dele ter uma história de vida difícil, e também carisma! Com toda sua inteligência, usava disso pra querer ser mais que os outros.

Achei que foi longe demais e fez pouco... mas dentre os que tinham lá dentro esse ano, acabou arrastado até o 3º lugar.


rapha20156@gmail.com

Quando os participantes foram anunciados logo vi que Ronan tinha um potencial, confesso que fiquei com medo de já estar vendo o possível vencedor, assim como olhei para Cezar ano passado, assim que vi ele pensei "puts só falta ele vencer", com Ronan foi a mesma coisa, só que ele tinha uma historia mais linda que a de Cezar, dependeria dele saber levar essa historia e sobreviver ao confinamento.

Na primeira semana Ronan mostrou ter mais potencial, ficou na prova com os outros 3 (Alan, Daniel e Tamiel), aguentou firme e aparentava ser o menos cansado deles, com o poder em mãos começou a jogar pesado, ouvia tudo o que os outros diziam, observa-vá cada passo e cada palavra que soltavam, com seu olhar matador parecia transmitir raiva mas acredito que não era raiva eram seus neurônios queimando, queria mandar mesmo Munik para o paredão e não Harumi, ouviu o então falecido quarteto que eram Adélia, Cacau, Juliana e Harumi dizerem que Munik era a mais afastada delas e presumiu que elas votariam nela, então foi alertar Munik e seu grupo como forma de jogo para tentar fazer com que eles votassem na Adélia, mas tudo deu errado não é mesmo? Ronan errou feio e acabou atraindo toda a atenção negativa para ele mesmo, não haveria necessidade de começar a jogar assim na primeira semana, mas ele foi com muita sede ao pote, queria logo eliminar Adélia para acabar com a concorrência racial, não sei por que, ele deveria se unir a Adélia já que nunca houve um vencedor negro no BBB.

Na segunda semana Ronan corria grande risco de ir para o paredão e ser eliminado com rejeição até mesmo contra Ana Paula que havia feito aquele escândalo com Laércio, sua imagem estava queimada aqui fora, deu sorte de ter bem um big fone com imunidade, bastava atender ele e foi o que ele fez, correu como nunca e atendeu, se livrou daquele paredão, outro beneficio viria na semana seguinte, o paredão falso ajudou muito ele, foi com sua aliada Ana Paula e ainda "ficou" o que fez com que seus rivais repensassem, Juliana mesmo já estava querendo se aproximar dele, mas Ronan não era bobo, Ana voltou o que fortaleceu ainda mais Ronan, ela é quem dava segurança para ele, ela era quem ficava na linha de frente ou seja Ana atacava e Ronan não precisava falar nada.

Ronan teve sua maior vitória no paredão contra Daniel, conseguiu eliminar seu maior rival e ainda fazer seus outros rivais pensarem que foram injustos com ele, com o passar do tempo Ronan foi ganhando mais segurança e perdendo um pouco da garra, já não se dedicava nas provas como antes, se perdesse as provas pensava que o público iria salvar ele mesmo então para que se matar nas prova né Ronan?! Ele tinha tudo para ganhar este BBB bastava um pouco mais de garra nesta reta final, desistiu fácil da última prova de resistência, pensava que já era o vencedor, deixou o poder de cinco paredões subir a sua cabeça, enfim Ronan fez uma historia linda ao lado da Munik, GG e Ana, ele sempre foi um cara educado, cuidava de suas aliadas, foi um gentleman, acho que merecia o 2º Lugar mas foi ele quem acabou escolhendo ficar em 3º, vem fazer Um milhão e meio aqui fora Ronan.



@hanne15115

Ronan, não à toa, foi caracterizado como o personagem Conan, o Bárbaro, sendo necessária apenas a mudança na primeira letra do nome, mas que tinham lá suas características em comum, afinal ficou muito claro nessa edição que o BBB é feito não de pessoas humanas, normais como a gente, mas de personagens criados pela produção do reality. Assim sendo, relatarei abaixo como vi o personagem criado para ele:

Um garoto de 27 anos que chegou agradando a todos com suas brincadeiras, inteligência e astúcia, sempre querendo chamar a atenção para si e que, ao contar sua triste estória de vida, lacrou uma personalidade que teria muitos ingredientes para ganhar o reality, sem mesmo ser preciso tanto esforço e demonstração de que estava ali para isso.

Em outros tempos, as pessoas que gostavam de assistir o BBB, tendiam a considerar participantes que sempre batalharam muito ou eram sofridas como favoritas ao premio,  exemplos da Cida (BBB 4) e a Mara (BBB 6), porém uma particularidade de personalidade que se chama humildade, também precisava vir junto com o participante, e isso faltou ao Ronan. Os descaminhos que sua vida tomou, após a perda de seus pais, tendo que matar um leão por dia para sobreviver, a meu ver, não o credenciaria a se tornar uma pessoa rancorosa, maquiavélica, ciumenta, prepotente ou arrogante. Esses traços de caráter ele já trouxe para dentro da casa em sua personalidade. Com uma boa educação familiar, podemos adquirir bons hábitos e atitudes como respeito ao próximo, porém traços marcantes de uma personalidade não serão jamais modificados. 

Nas vezes que o via ajudando uma ou outra pessoa que se excedesse na bebida, uma ou outra manifestação de carinho por alguma colega, cheguei a pensar se não seria válido de minha parte olhar de uma maneira menos crítica e mais humana para ele, que amenizasse suas atitudes grosseiras com seus colegas de confinamento, porém nem bem fazia essa tentativa, eu desistia, pois sempre com um pé atrás imaginava se ele não estaria tendo aquele comportamento como mais uma estratégia de jogo, para passar aos telespectadores que tinha seu lado bom, como todos nós temos, e o personagem mais uma vez gritava, pois não sentia sinceridade, nem muito menos amizade da parte dele, que não hesitava em fazer o papel de menor abandonado quando era rejeitado ou colocado de lado por aqueles a quem ele demonstrava ser fiel. Até mesmo as investidas na Munik, me pareceu querer suprir sua carência ou até, quem sabe, como estratégia para irritá-la  e conseguir que ela o agredisse e fosse expulsa. Posso estar sendo exagerada em minhas considerações, mas não nego que cheguei a pensar dessa forma, baseada em tudo que pude observar nas atitudes dele. 

Gratidão é outro sentimento que ele não sabe o que significa. Mesmo não querendo entrar no mérito da questão, li na mídia que ele chegou a roubar as jóias de uma senhora que o abrigou nos momentos mais difíceis. Trazendo para dentro do BBB, ele deveria ter pela Cacau, sua mais fiel aliada e amiga, que sempre o tratou bem, nunca o desprezou, mas se afastou momentaneamente dele com a entrada do Matheus, mais por ele que assim decidiu ficar, ao invés de pensar que ela não era obrigada a vê-lo como algo mais além de amigo e dar-lhe a total liberdade para formar um casal com quem achasse conveniente. A amizade dela, demonstrada desde o primeiro dia, e principalmente nesta reta final em que ela, se sentindo sozinha foi ter nele seu “apoio”, deveria servir como algo que ele poderia querer levar até pra fora da casa. Isso sem contar que ele só chegou aonde chegou no programa, graças a ela, que votou no Tamiel e o livrou de ir pro paredão com a Ana e a Munik, quando possivelmente ele seria eliminado e o seu sonho ou prepotência de ser o vencedor teria terminado muito antes do que imaginava. 

Amargando o 3º lugar, faturou R$ 50.000,00. Só me resta desejar que aqui fora, onde ele não mais precisará representar um personagem, seu lado bom possa voltar a fluir e lhe traga muita felicidade.





20 comentários:

  1. Acioly. Amei tudo que VC escreveu. Perfeito em todas as linhas. Eu torcia por ele mas infelizmente não deu. Via o Ronam com seus erros e defeitos (todos temos), mas com ternura. Que ele seja feliz e tenha paz.
    Pra vc um grande e carinhoso abraço e até a próxima se houver.
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem? Puxa, super obrigada! Continua aqui com a gente sim. Ainda tem muitas análises. Cacau, Munik, BBB16 e mais... surpresa dia 9. Um grande e carinhoso abraço pra você também!

      Excluir
  2. Gostei de todas as análises. Hanne, só uma observação, nessa paredão que vc citou ela não votou no Tamiel e sim na Geralda.
    Ronan entrou com chances absurdas de ganhar o prêmio, depois do paredão contra o Daniel, pra ele estava garantido levar a bolada, a cara de surpreso dele ontem demonstrou bem isso. Muitas vezes tbm n conseguia enxergar quem era Ronan de verdade, faltou humildade, carisma e espontaneidade. Mas ainda preferia ele na final ao lado da Cacau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, realmente errei no voto, mas este detalhe foi decisivo para que o Ronan não fosse ao paredão, foi isso que quiz frisar.

      Excluir
    2. Sim, Hanne, eu entendi, foi só uma obs mesmo. Concordo com vc, e gostei ainda mais da Cacau por ela não ter jogado isso na cara, pq se fosse o contrário, ele certamente faria isso.

      Excluir
    3. Mas ela não fez isso pra salvar Ronan. Ela votou na geralda por não gostar dela

      Excluir
  3. Tá vendo como vocês conseguem escrever maravilhosamente bem e sem precisar atacar ninguém? Parabéns aos comentaristas, que souberam expor os prós e contras de forma respeitosa (ao contrário do mesmo post que falou sobre Geralda).Espero ansiosa por mais posts assim.
    Obs: Acioli arrasou!

    ResponderExcluir
  4. Acioli,nome inesquecível.,jamais o esquecerei se bem que já o conhecia daqui,porem maos a fundo agora, cheguei até a discordar nem sei porque,pois nem torcia por ninguem e sim contra a tal da louca,mas ele é gente bacana,escreve bonito e o mais legal, fala a verdade doa aquem doer se, fazer médoa,parabéns amei,tb gostava do Ronan,mas no finzinho me decepcionou,mas faz parte...ha uma coisa se teve uma pessoa que prefiro esquecer que entrou nesse bbb são dois,AP e Fumanc~e..nem vou ve a finmal de hj odeio olhar a cara dessas duas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Obrigada! Fico feliz que você goste dos textos. Quem eu verdadeiramente não suportei messsssmo foi Adélia. Achei de longe a pessoa mais fake,em todos os sentidos. Acho que foi porque a que mais tempo me enganou e com quem eu mais me decepcionei. Uma fraude, rsrs. Abs pra você!

      Excluir
  5. Isso que falei, nao precisa escrever e ofender... basta falar os positivos eos negativos..

    ResponderExcluir
  6. Ótimos textos! Parabéns, pessoal.

    Minha visão sobre o Ronan é semelhante à do Sérgio e Hanne. Mas a da Hanne é praticamente idêntica à minha e, por essa análise, sem tirar uma frase sequer. Também tentei o exercício de ver o lado bom do Ronan nos momentos em que o víamos ser solícito, preocupado, carinhoso. Resultado: Não cheguei a uma conclusão, continuei na dúvida - pendendo mais para o lado de ele estar jogando com o público. Ele não me desceu desde o começo ao começar com ceninhas, como no primeiro dia ao dizer para Cacau que, para se tornarem amigos, eles se aproximariam aos poucos etc., querendo representar o Pequeno Príncipe; tomando assento no centro e lugar mais alto na sala, evitando falar para se mostrar pensador/sábio e muito inteligente. Enfim, inventou de ir esculpindo seu altar e vestir-se de personagens. Muitos acusaram Cacau de estar representando e o Daniel por sua meditação, achei o Ronan pior. A história bonita ficou só aqui fora mesmo. Aliás, durante as chamadas iniciais do programa eu até ia com a cara dele mas, já achei errado a Globo apresentar um participante rotulado "com vida sofrida". Foi certeiro, antes de o reality começar ele já era um dos favoritos assim como a Munik, esta simplesmente por ser linda, e basta.

    Fiquei muito feliz pela saída (ainda que tardia) do Ronan e pela chegada da Maria Cláudia na final. Grandes coisas a Munik vencer e ter maior torcida, isto para mim não significa "a voz de Deus" como geral fala por aí. Gostando ou não da comparação, nossas eleições políticas comprovam a mesma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ledson! Eu entendo. Ronan provoca mesmo uma dúvida que intriga as pessoas. Também me senti assim muitas vezes, mas procurei analisa-lo com um olhar mais suave. Já Munik eu acho que fez mais do que ser apenas linda. Ela é bastante madura e esperta para a idade e fez um jogo ético. Fiquei feliz com o resultado. Abs!

      Excluir
  7. Obgda Ledson, que bom pensarmos iguais, né? Abs.

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Acioli, perfeito seu texto, mesmo pq queria q Ronan levasse um milhão e meio ou pelo menos o segundo lugar...no início, achei ele perigoso..no jogo,mas nada como o tempo p mostrar quem é quem, nesse exercício metalinguistíco como é. a idéia central de RS. Fiquei profundamente triste c Bial, pq era nitída sua antipatia por Ronan, embora goste mto de Bial, talvez por sua intelectualidade e tb carisma, na minha simples opinião, acho q Bial atrapalhou a vitória ou o segundo lugar p Renan, pq ouvi de meus netos e amigos dos mesmos, que se Bial n gosta do participante, é pq não vai dar em nada e n presta mesmo...ouvindo isso, tive a certeza, q Bial é um grande formador de opinião portanto, deveria ser mais criterioso em suas avaliações, tanto nos discursos e principalmente em suas expressões faciais...como todo e bom apresentador como ele é de fato, mas esquece de ser imparcial, deixando até adolescente, perceber suas preferências. No término de meus rabiscos, repito q Valeu seu texto e concordo. plenamente c você Acioli, bem escrito, n longo. com objetividade, mto claro....parabéns....abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia! Super obrigada.
      Você sabe que eu também tenho essa bronca do Bial desde as primeiras edições? Ele não faz a menor questão de disfarçar suas preferências, antipatias e indiferenças. Sempre pega mal e quando o preferido é alguém que eu não gosto então, dá mais raiva ainda, rsrs. A queridinha da vez era Geralda, não achou?
      Abraços!!

      Excluir
    2. Geralda e Renan,....mto lindo o rapaz,mas mto ..mto...como poço dizer: não me. rele, n me toque...rs....rs, ...estarei acompanhando o blog Votalhada q gosto muito..abs


      Excluir
  9. Boa Noite, Acioliiii! Mais um brilhante texto! Admiro sua capacidade de observação sob vários pontos de vista que se conectam perfeitamente.
    Ronan...O Bárbaro Espetacular ou Barbárie? Acho que nem ele sabe, tanto que se blinda diante de toda e qualquer emoção com toda compreensão devido a sua história de vida,
    sofrida. Mas confesso que nunca consegui gostar dele. Inteligente, ok; Digno de admiração pelo histórico de vida, ok; mas sinceramente o que vi realmente foi um personagem que sabia tudo de BBB, um cara chato, incoveniente,pegajoso, papagaio de frases clichê, voluntarioso, aaaaai, um porre!
    Outro que já foi tarde, aff..
    A final que eu queria! Peki x Cacau! Merecidíssima! Jogaram seus jogos com firmeza , ética, respeito as adversidades sem inimizade, jovens inteligentes, bonitas, sem baixaria ou barraco, sempre se colocaram uma para a outra com sinceridade e respeito, dito isso, a que ganhar para mim está ótimo! E a que ficar em segundo lugar, além de faturar 150tinha, vai bombar!
    Beijos, Acioli!!!! Hoje é a final! Mas 2017 tá aí...

    ResponderExcluir
  10. Debs,arrasou!!!! Eu tive meus momentos de preguiça de Ronan. Mas ele me conquistou pelo conjunto da obra e por ser essa personagem de muitas facetas. Também gosto das duas. Munik tem carisma e jogou com muita ética. Mereceu. Cacau é uma fofa que vai brilhar muito ainda. Continua com a gente, Debs. Ainda tem muito 'O que faltou dizer'. Bjos!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.