aciolicontato@gmail.com

É professor, não deu.

Nas primeiras semanas minha torcida era sua. Achei sua vibe boa, uma aura de paz e tranquilidade, um discurso pacato.

Gostei muito quando na primeira liderança compartilhada da macholandia não se voltou contra o Ronan por ele ter começado a articular. Mostrou que apesar de aparentemente alheio, tinha personalidade, entendia bem o jogo e assumia suas escolhas, pois afinal de contas a indicação da liderança foi combinada entre os quatro.

Mas mesmo assim, ganhou fama de paisagem. Injusta até, na minha opinião. E de chato, previsível e entediante para uns. Medroso para outros.

Só que ao longo do tempo, Tamiel foi mudando radicalmente e essa mudança brusca pegou mal.

Não que não tivesse o direito de jogar também, afinal, quem diz que não está jogando está mentindo. Ninguém que não tenha como único objetivo aparecer e virar sub celebridade, o que não é o caso de Tamiel, está lá pelo prêmio. Mas fazer a linha "caí aqui de paraquedas e não estou nem aí para o jogo" não pega bem quando o participante mais zen da turma vira um ninja implacável. LOL.

Tamiel foi o brother que mais mudou, ou seria o que mais se escondeu no início do jogo? Pois é. O público não costuma abraçar quem se esconde. Não gostamos de ser enganados. Gostamos de quem se mostra como é e assume desde o início que o objetivo de estar ali é 1 milhão e meio de reais.

Eu tenho restrições em apontar vilões em RS. Como já disse várias vezes, ninguém é totalmente bom ou mau. As edições são tendenciosas e a não ser que fosse possível passar 24h assistindo ao PPV e o serviço mostrasse câmeras com áudio em toda a casa o tempo todo, o que sabemos que não acontece; não podemos afirmar que alguém que conhecemos apenas superficialmente seja boa ou má pessoa. Portanto, esclarecido que não considero a pessoa Tamiel um vilão, digo que como jogador ele mostrou elementos que poderiam colocá-lo fácil, fácil na lista dos maiores vilões da história do BBB.

  1. Começou o jogo enganando tanto a audiência como os brothers com o discursinho zen
  2. Mudou radicalmente de estratégia e de atitude e...
  3. Virou o articulador mor da tchurma, olha que legal! 
  4. Passava os dias falando sobre jogo e votação matemática
  5. Não ouviu seu parceiro, quando Renan quis desistir da liderança para proteger Adélia, mesmo passando as primeiras semanas declarando que não queria a liderança para não ter que indicar ninguém
  6. Foi irredutível em relação ao voto em Munik, mesmo contra a vontade de Renan. Engraçado isso. Seu argumento se baseou em que o voto de Munik era dobrado. E o seu, de Renan e Adélia, não era dobrado visando proteger a macholandia toda vez que se encontravam ameaçados e não seria de novo caso os líderes pudessem votar no confessionário mais uma vez?

E Tamiel se atrapalhou tanto com essa nova atitude de jogador declarado, que deu vários tiros no pé. Já tinha colocado as duas pulseiras em AP e Ronan. Porque não indicou AP pela liderança e Ronan pelo Big fone? Porque tinha que envolver Munik neste paredão triplo? Talvez ele tivesse mais chances contra AP × Ronan. E mais chances ainda se não preferisse ficar com o carro. A imunidade era o seu bem mais precioso neste momento, não o carro. Ou seja, declarou finalmente a que veio, mas não aprendeu a jogar. LOL. Isso me irrita. Jogador que não sabe jogar. Se não sabe, não desce pro play. Né?

Correndo o risco de me repetir, não tenho absolutamente nada contra quem é jogador. Contanto que o jogo seja ético, limpo e jogado com o coração também.

Mas Tamiel jogou apenas com a razão e esqueceu que quem escolhe quem vence este jogo, avalia o coração de quem joga. E o seu, Tamiel, nos confundiu.

Seja bem vindo de volta, professor, vem lutar aqui fora pelo fim do aquecimento global. A Terra precisa de você mais do que o BBB.



sergiorodrigobernardo@hotmail.com
@sergiorbernardo

Ao contrário do que eu avaliei a Juliana na semana passada, Tamiel foi praticamente a pessoa que eu imaginei logo que apareceram os participantes dessa edição.

Mesmo com o visual diferente dos demais e pelo jeito de falar o e até mesmo a própria personalidade, na apresentação dos concorrentes, me deixaram sem entender o motivo dele ter sido selecionado para esse time da 16ª temporada.

E foi justamente o que aconteceu!

Tamiel foi aparecer mesmo no jogo quando Ana Paula o chamou para uma conversa, perguntando se ele tinha interesse em se “salvar” do próximo paredão, já que ele era votado por Geralda e era a única forma de Ana e Ronan somar os votos dos dois com a mesma em Tamiel e salvar alguém do grupo deles.

Em busca de aliados, Ana revelou pra ele que ele poderia ser votado pelo seu “grupo” de amigos, e de certa forma o tiro que parecia ser no pé de Ana, foi na verdade uma jogada de mestre pra ele aparecer no jogo e começar a botar as “asinhas” de fora.

Antes pregando a tática de “comer pelas beiradas”, dita por ele por diversas vezes no jogo, daí por diante começou se mostrar o jogador que, até então, não se mostrava... Era dele o troféu “samambaia” da edição, mas resolveu se mexer e puxar seus amigos para seu lado e tentar sair da “reta”.

Herdou do Daniel aquele “espírito” de querer ser do bem, meditar, não falar de ninguém, entre outras coisas cansativas num programa desse, e mudou da água pro vinho ao ver seus amigos e aliados fora do jogo.

Se tem um perfil de participante que eu não suporto num programa desses são justamente participantes que entram pra não se comprometer por um bom tempo só pra sobreviver na casa mais tempo...E provavelmente, na entrevista, eles prometem mundos e fundos e por isso acabam selecionados pra entrar no jogo.

Tamiel posou de bonzinho e amiguinho, mas na verdade estava pronto pra dar o bote sempre!

Sempre falando pelas costas, como fez quando falou de Matheus para Renan durante a prova do líder e outro exemplo mais recente quando foi dizer para sua indicada, Munik, que não tinha nada contra ela, sendo que tempo depois já estava falando dela pelas costas também!

Mais um participante que fala que é uma coisa, mas por trás se mostra outra! Não vai fazer falta nenhuma, ao meu ver!




debbymail@gmail.com

E a louca, grossa, mal educada, mimada, descompensada ficou. Uma pena.

Tamiel começou bem, tinha e ainda tem a minha simpatia desde o inicio do programa.

Fala mansa, pensativo, sempre tranquilo, tentando jogar limpo, sem atropelar ninguem, sem ofender e sem baixar o nível.

Não queria conchavos, mas por culpa dos conchavos do outro lado viu-se obrigado a combinar votos com a intenção de tentar permanecer no jogo.

Pena que pensou errado e deu um tiro no pé.

Se superou na prova das latinhas para ajudar Renan a ser líder, e retribuiu na prova do carro.

Foi parceiro , foi leal aos seus, foi amigo.

Gosto do jeito humilde, das ideias,  do discurso bem articulado, do apoio que sempre deu aos que estavam do lado dele.

E por isso ele saiu, já que o povo se identifica mesmo é com barraco, com gente mal educada. Isso se chama identificação.

E é por essas e outras que a louca vai ganhar.

Ou ganha o mais pobrinho, por pena, ou a louca  mal educada por identificação do povo que vota.

Simples assim.