Renan

Renan quis proteger a Cacau. Tanto é que protegeu indiretamente, mas no duro quem a protegeu foi o Matheus com o Anjo. Renan não quis somente isso. Seus motivos para a indicação da Geralda não foram somente para proteger a Cacau e são vários esses motivos:

1 - Cortou a possibilidade da Cacau votar na Geralda, porque sua intenção era que o Ronan fosse para o Paredão pela casa e não a Munik. Se a Geralda pudesse ser votada pela Casa, havia a possibilidade da Cacau votar nela e, sem essa opção, está na cara que votaria em Ronan.

2 - Na Munik a Cacau não votaria por questão de jogo. Se a votação ficasse empate em 2 a 2, Munik desempataria favorecendo Ronan ou ela própria no empate, pelo Voto de Minerva.

3 - Renan escolheu seus adversários no Paredão caso fosse ele o terceiro componente e, foi a produção quem lhe deu essa chance com o "rapto" dele no confessionário. As chances dele ser o último a fazer o raio-X eram grandes, porque ele e a Cacau foram muitas vezes (e na maioria delas) os últimos a fazerem o raio-X nas vezes anteriores, se eliminarmos os que já estavam fora do Reality.

Geralda, Munik e Ronan sempre foram os mais disciplinados entre os remanescentes em fazerem o raio-X e, em muitas ocasiões, foram os primeiros (se excetuarmos os já eliminados, quando alguns dos quais sempre eram os primeiros).

4 - Sem prejuízo do exposto em 3 acima, havia a chance do Matheus imunizar a Munik. É bem o tipo dele fazer isso por jogo, porque imunizou a Geralda na semana anterior e não imunizou a Cacau por jogo. Com isso, selou o destino da Munik naquela ocasião para proteger o Renan. Se já fez isso uma vez, bem que poderia fazer novamente.

Imunizando a Geralda, Matheus impediu então que a Cacau votasse nela na semana anterior, forçando o voto dela na Munik. Com seu Voto de Minerva, Renan se livrou e Munik foi emparedada. Uma coisa que ninguém pensou ainda é que o Matheus não sabe que a apuração dos votos agora é diferente e que a eliminção da Geralda o deixaria como único participante de Minas Gerais e poderia ter pensado que o Renan juntamente com o Ronan eliminaria ela. Renan também não sabia desse detalhe. LOL.

Com a Geralda indicada agora antes da bênção do Anjo, Matheus não podia imunizá-la e havia chances dele imunizar a Munik (por jogo novamente), para não ser indicado por ela, e dessa vez, seria indiferente que a Geralda votasse na Cacau, porque seu grupo teria 3 votos para emparedar o Ronan. Só não imunizou a Munik porque ela, inocentemente, deu a ele a certeza de que indicaria o Renan, se ele voltasse.

Além do mais Munik se comprometeu com ele, a seu pedido, a lhe dar um aviso de que iria indicá-lo, caso decidisse isso. Ele confiou na palavra dela e, por isso, ficou tranquilo para imunizar a Cacau e poderia também, se quisesse, imunizar a Munik sem problemas para ele. Talvez o Renan não tenha visto essa combinação, porque ele dormiu em alguns momentos no quarto amarelo do segundo andar.

5) Finalmente, e mais importante que tudo, Renan indicou a Geralda porque ficou "desapontado" (me engana que eu gosto!) pelo fato dela não ter apoiado seu time e apoiou o time da Ana Paula. Ela não tinha porquê apoiá-lo pessoalmente, já que ele estava jogando na equipe contrária (apoiaria então o time dele). e seria o caso então dele apoiar o time dela, não? Já que respeitava o Ronan como adversário e nada tinha contra a Munik e, tendo em vista depois, que Ana Paula já tinha sido expulsa.

Renan foi contraditório em suas justificativas e ele não é tão burro ou inocente quanto quis dar a entender. Além disso ele viu que em seu time havia gente que não merecia seu apoio e sua confiança, né? Teve a chance de se redirecionar e não quis. Acredito piamente que se ele tivesse feito isso, eliminaria o Matheus, estaria ainda na casa e seria bem recebido no time da Geralda e com chances de ir para a Final e até ganhar. Falei que ele estava preso à sua máscara e ele provou isso. O vento que venta lá, venta cá, né Renan?

falar que tudo isso é jogo como o dos demais, é apenas retórica, porque a qualidade do jogo importa e é determinante. A máscara do Renan consistiu em dizer que estava solteiro, ir para o confinamento "pagar paixão" por uma ex e apoiar quem não merecia seu apoio, além de brincar com os sentimentos das pessoas e mentir. Malandro demais se atrapalha e Renan se atrapalhou em seu joguinho mambembe!

De qualquer maneira a composição do Paredão não seria diferente se o Matheus não imunizasse a Cacau e sim a Munik, porque Renan e Ronan iriam de qualquer jeito e o Matheus podia dar uma de bom moço (imunizando a Cacau), ao invés de um gesto vil, para o qual não se viu forçado. Isso era outra coisa que o Renan queria confirmar ou ver.

a) A produção não poderia pedir que "colocassem a mala do Renan na dispensa" (como disse uma leitora), porque a "abdução" do Renan não era para enganar os demais concursantes propositalmente, mas alterar o julgamento do "abduzido" ou permitir que ele tivesse a mesma visão que a audiência tem ou teve, como foi feito para a Ana Paula, ao ouvir conversas que normalmente não teria como ouvir.

Seria o caso de dizer que ele não soube aproveitar as informações obtidas ou optou por não querer.  Teve a chance de se livrar de sua máscara e não quis. Percebeu que a Munik merecia o seu apreço, mas não quis dar o braço a torcer. Mais uma vez mostrou que não sabe avaliar pessoas e persiste nos erros de julgamento e não se permite voltar atrás.

Abstraindo que tudo isso é errado, mais errado ainda seria a produção enganar propositalmente os demais concursantes em benefício de um. Qualquer fã do Renan poderia achar isso legítimo também, mas não é. A produção não pode dar a entender que favorece um concursante, embora favoreça em certos casos (mas sempre disfarçadamente), não às claras.

O Renan certamente foi beneficiado, como seria qualquer um outro, e a Ana Paula certamente o foi, mas por escolha do público. O que importa nesses casos é saber aproveitar esta chance e as informações obtidas por parte do concursante e, errado seria, além disso, ajudá-lo com mais favorecimentos, ainda por cima explícitos. "Quando nos dão as mãos, não devemos querer também os pés" e nos compete bem aproveitar o que recebemos de mão beijada.

b) Renan não "viu uma Geralda que ele não conhecia (ou não queria enxergar)", porque a Geralda votou nele na semana anterior quando ainda tinha as opções de voto em Cacau, Matheus e Munik. Portanto ela estava jogando em equipe e ela estava imune e não estava votando nele para se proteger, mas proteger a sua equipe. Adélia e Ronan já estavam emparedados por ela e por Renan e é inegável que, independentemente de equipes, Geralda gosta mais da Munik do que do Renan.

Geralda não gostava da Cacau, mas deixou de votar nela por causa da equipe que passou a apoiar. Se o Renan não viu isso seria burro, mas ele não é. Seu argumento portanto falha nisso e é então tendencioso e fingiu que não percebeu isso. Você não pode exigir um compromisso de fidelidade, se você não faz por onde.

c) Renan não "acertou em cheio" ao indicar a Geralda em minha opinião na ocasião e dizer isso agora é fácil. Tanto é que foi eliminado. Ele teria possivelmente acertado mais se indicasse o Matheus, e teria um belo motivo para isso (o que viu do Matheus na visão de um telespectador).

"Mais importante do que ter informação privilegiada é saber utilizá-la" (Pedro Bial) e Renan foi burro aí. Tudo bem que ele tivesse medo de enfrentar a Pequi, mas não seria o mesmo caso quanto ao Matheus, como ele próprio viu e falou para ele (que na visão do próprio Renan e do público pisou na bola). Você não é obrigado a ajudar um amigo que erra. Quando um cara trai a própria namorada ou pseudo namorada, mais facilmente trairá um amigo, ou pseudo amigo.

d) Renan não sairia só porque os fãs da Ana votariam eventualmente 24 horas por dia como fizeram nos paredões dela. Ele saiu muito mais porque os fãs da Geralda e do Ronan também votaram para ele sair. Não se deve minimizar tendenciosamente a importância das torcidas dos demais ainda confinados, porque ninguém sabe se são maiores que a torcida da Ana Paula ou vice-versa. Seria o caso de dizer apenas que a rejeição dela é menor que a preferência e essa rejeição seria apenas de quem fala essas coisas, por jogo de torcidas. Na exata, os fãs da Ana Paula, do Ronan, da Munik e da Geralda estão unidas e são as mesmas pessoas e têm mostrado que são maioria. Não reconhecer isso é burrice.

Não se deve dar a entender maliciosamente que quem ganhar não será por mérito próprio, mas por causa da torcida da Ana, e que o Renan seria então maior merecedor. A contradição seria tendenciosa porque, ao mesmo tempo, daria dar a entender que acha que a Ana merecia estar na casa e ganhar em vista de seus próprios argumentos. Com esse argumento, ou a Ana Paula mereceria ganhar ou o Renan e não os dois. Ok dizer que ele foi eliminado por uma conjugação de forças, mas seria lógico também dizer que por essa mesma conjugação de forças Renan também não seria ganhador. "É ou não é?"

A Ana Paula é somente uma pessoa e votou no máximo umas 300 vezes para a saída do Renan e ele foi rejeitado por cerca de 50 milhões de votos de todas as regiões do Brasil. Ninguém sabe se quem apoiou a Ana Paula foram os fãs dos amigos dela ou vice-versa e estaria tendenciosamente "chutando" quem afirmasse uma coisa ou a outra, porque não é possível quantificar isso, a não ser num paredão entre eles. Se a Ana Paula tivesse controle sobre esses 50 milhões de votos seria lícito dizer que ela faz o ganhador e esse não é o caso.

Para ter uma base numérica, nos dois paredões em que a Munik esteve junto com a Ana Paula (em um) e com o Ronan (em outro), ela teve uma média de 5,15% (5,8 e 4,5% respectivamente) dos votos de rejeição. Nos 4 paredões do Ronan, ele obteve 74% (vs Ana Paula - Paredão do Bem), 47% (vs Daniel), 24,45% (vs Adélia e Munik) e 5,92% (vs Geralda e Renan) com uma média de 37,84% de votos de rejeição em paredões.

Geralda se saiu bem em dois paredões. 47% (vs Fernanda) e 40,95% (vs Renan e Ronan) e média de 43,98%. Esses números nos dão o seguinte posicionamento em votações oficiais:

1: Munik com média de 5,15 de rejeição.
2: Ronan com média de 37,84% de rejeição.
3: Matheus com 39% de rejeição contra William.
4: Geralda com média de 43,98% de rejeição.

Ana Paula, já fora da disputa, tem média de 36,95% de rejeição. Renan estaria nesse ranking abaixo do quinto lugar com pelo menos 5 na frente dele e se ele foi tirado da disputa com rejeição acima de 50% sem merecer, Ana Paula teria sido muito mais injustiçada no entendimento do público e é por essa causa que a Globo está aproveitando a popularidade dela.

Ela ficaria em segunda no ranking oficial de votações e talvez esses números tenham sido determinantes (não confessadamente) para a sua expulsão e, a produção pode ter gostado do comportamento do Ronan na liderança quádrupla (primeira semana). Sua indicação era quase certa pelo Líder ou pela casa na segunda semana e um providencial Big Fone o salvou. Não fosse isso, o segundo paredão poderia te sido ele x Ana Paula e que veio a ocorrer no terceiro paredão (do Bem), ou quarto, se contarmos todos os paredões.

Os números da Ana Paula em seus 4 paredões são: 46% (vs Laércio), 26% (vs Ronan - Paredão do Bem), 39,3% (vs Juliana) e 36,5% (vs Munik e Tamiel). A média é 36,95%, o que a colocaria em segundo lugar no ranking acima. Matheus ficaria hipoteticamente em quarto lugar (terceiro sem a Ana) antes da Geralda, mas nós sabemos que ele não tem a mínima chance de ser finalista, a não ser através de provas ou de casuísmos da produção, né?

Nota: Essas médias são aritméticas e algumas não levam em conta as diferenças entre números de votantes em cada região do país. Por outro lado, essas médias nada significam matematicamente, a não ser como uma base com dados oficiais para conjecturas. O jogo das torcidas é imprevisível e depende muito dos envolvimentos emocionais direcionados pela indução levada a cabo pela produção.  

Medo de paredão todos têm. A diferença é que alguns fazem burrices para escapar dele. Outros fazem falsidades, combinações e conchavos e são hipócritas ou dissimulados. Outros fazem barracos e comportam-se vilmente ou fazem covardias. Outros, ainda, se aproveitam de qualquer chance para escapar e empurram um colega ou parceiro em seu lugar. Um milhão e meio de motivos fazem tudo isso!

Quando não tem mais jeito, resignam-se, como foi o caso do Renan (que antes tinha pavor de paredão) e, possivelmente, será o caso do Matheus e da Cacau. Ou não, né? Pode ser que eles ainda tenham mais defeitos de caráter para mostrar até o fim do programa.

A causa da saída do Renan não foi somente o fato de não se ter entregue ao Reality e ter deixado a mente fora da casa e sem seguir "o combinado" com o Bial. LOL. Renan aliou-se às pessoas erradas, andou "chaleirando" a Macholãndia. Ligou-se a amigos falsos e "cobrinhas" e deixou-se manobrar por espertalhões. Renan não soube escolher amigos e aliou-se às pessoas erradas e pagou o preço que tinha a pagar.

Renan Inibiu seus impulsos e instintos masculinos em nome de algo que só ele ou poucos sabiam. Sua própria família negou que ele tivesse algum relacionamento ou ignoravam isso e até torciam para que formasse casal com a Munik ou a Fabiana, quer dizer, Juliana. Quem estava escondendo o jogo nessa história não ficou muito esclarecido. Seu comportamento dúbio valeu-lhe a eliminação.

Já falei aqui algumas vezes que se você tem um relacionamento ou envolvimento sentimental (amoroso) fora da casa não deve ir para um confinamento para passar 3 meses a seco, a menos que saiba que é capaz. Quem tem vida sexual muito ativa não aguenta essa abstinência com facilidade e pode acontecer o que aconteceu com o Renan: ficar indeciso e se perder.

Renan não provou fidelidade para sua ex ou para quem quer que seja. Muito pelo contrário. Provou apenas que a " carne é fraca" como diz a Munik em seus 19 aninhos de maturidade. Se ele pretendeu representar fazendo uma "via crucis" da abstinência sexual foi um tremendo canastrão e acabou ofendendo a auto-estima de belas mulheres de vários modos, a ponto de parecer que tem algo contra elas, só por serem mulheres e belas e sensuais.

Geralmente quem tem algum desvio comportamental (e são raros os que não têm) tem causas não ainda deslindadas pela própria pessoa ou por profissionais do ramo. Como se diz por aí, "De médico e de louco, todos temos um pouco" e, mentalmente falando, ninguém é 100% sadio, mas também nem tudo o que não é sadio, é doença ou doentio.

Moleskine

Agora o Moleskine ficou sem graça e mudo, porque nada mais há a dizer. A disparidade de forças é muito grande entre Cacau e Matheus de um lado e os demais do outro. Mesmo sendo um deles o Anjo, vai Cacau ou Matheus para o paredão. Se somente Cacau ou somente Matheus sobrarem entre os 4, só vai para a Final a 3 por uma eventual imunidade ou vitória em prova classificatória e, dificilmente, para uma Final a 2.

A prova do Líder perdeu a importância, a não ser para colocar os dois no Paredão. Na feição em que está o jogo, dificilmente Geralda, Munik e Ronan irão dispersar os votos, sempre ressalvando alquimias da Produção! LOL.

Sendo mais uma vez o Anjo, Matheus irá para o Paredão. Só não iria logicamente se fosse auto-imune ou se não imunizar a Cacau. Não acredito que terá coragem de não imunizar a Cacau. Nesse caso, seria então eliminado com provável rejeição, caso seja emparedado agora ou depois. O paredão no Domingo (20) mais provável seria então Geralda x Matheus.

"Luanna Serqueira 15 de março de 2016 19:23

Discordo um pouco da sua análise. Acho que Renan quis sim proteger a Cacau indicando a Geralda e forçando Matheus a dar o anjo a ela. Renan percebeu que Matheus morre do paredão, viu ele falando com a Munik que se Renan voltasse a indicação era Renan e caso não voltasse era Matheus, logo o Renan sabia que não existia a menor possibilidade do Matheus o imunizar, já que esse morre de medo do paredão e era sim a segunda opção da líder, já que segundo ela indicando Cacau, Ronan iria e ela queria defender o Ronan. E sem contar que ele viu a Geralda o chamando de covarde, insinuando que ele e Cacau teriam algo além da amizade, Renan só não ouviu mais coisa pq quando GG começou a falar dele Ronan logo interrompeu e disse que ele poderia estar assistindo, todos ficariam pianinhos e a produção perdeu uma ótima oportunidade não pedindo pra colocassem a mala do Renan na dispensa. Renan viu Ronan super na dele (como de fato é) e viu uma Geralda que ele não conhecia (ou não queria enxergar), acertou em cheio ao meu ver em indica-la, só sai caso os fãs da Ana votarem 24 horas por dia como fizeram nos paredões dela."


Minhas razões para não gostar do Renan não são apenas razões de jogo. Um cavalheiro ou homem educado não ofende uma pessoa chamando-a de fútil, prepotente, arrogante e cachaceira, além de outras ofensas, principalmente a uma mulher. Uma pessoa educada, de boa família, sensível e honesta não faz isso. A beleza física não confere essas qualidades a ninguém. Além disso Renan é mentiroso e dissimulado e não preciso dizer que isso é em minha opinião, porque eu é que estou dizendo, e em um post de minha autoria, né?

"Satoshi 14 de março de 2016 06:53

Concordo com tudo Frank, tudo. Seja com o texto ou com as respostas. E venho dizendo isso aqui sempre que tenho tempo, mas realmente não adianta muita coisa, quando as pessoas "escolhem um candidado" elas se cegam, e passam a analisar tudo à favor do mesmo. Renan pode fazer tudo, que a "torcida" que ama ele(ou que odeia a Ana Paula?) vai continuar aplaudindo, e o enchendo de elogios. Fazer o que... Ronan Campeão. E aproveitando, torcida do Ronan e Munik, se atentem de que se a Geralda sair as chances de os dois irem para o paredão passa a ser enorme, é justo um dos dois sair para que fiquem la até a final os outros? Não, não é, então como o Ronan disse, se juntem com a da Geralda e FORA RENAN."


Ok, Satoshi. E agora o Matheus. Mulheres e homens ficam fascinados com a beleza física e fecham os olhos para tudo o mais. Nicole (F5) e Denise (F6) foram casos típicos de formosas mulheres no lado feminino. Jonas (BBB12) e Renan agora são casos típicos de bonitões na ala masculina. Nem sempre uma pessoa bonita por fora é também bonita por dentro. Aliás já ando de saco cheio com a escalação de modelos para RSs no Brasil. Em alguns casos são metrossexuais e modelos de narcisismo apenas.

"Fabio. 14 de março de 2016 11:54

Eu acho que que as pessoas que comentam sobre o BBB têm sempre um favorito e costuma odiar aqueles que o criticam. Só que existem várias maneiras de torcer.

As duas que eu acho mais coerentes com grupos de discussão é aquela em que vc torce pela estratégia do participante, que vc considera superior a dos demais. Ou aquela que vc toma seu candidato como referência de ética no jogo. Torcer por carisma, eu já acho um tanto quanto irracional, visto que ele pode fazer o que quiser que é defendido e só ele pode. Isso aconteceu muito com a Ana Paula, por exemplo.

O Frank arrebentou com 3 posts sensacionais sobre Indução que eu achei extremamente agregadores pra qualquer pessoa que faça uma análise do jogo em si e até pra se entender a movimentação das torcidas. Pra mim, são 3 clássicos de análise.

Agora, em relação ao blog, em si, acho que a parcialidade é o mais legal. Porque, depois quando aquele participante dúbio se revela, o próprio editorial faz a mea culpa e revê o que foi dito.

O caso da Adélia, por exemplo: nos ultimos posts houve algo da primeira semana trazido à tona, aquele em que a Munik de fato seria votada pelas meninas que negaram naquela semana e o Ronan foi crucificado na casa.

Clarividente que na primeira semana, houve uma antipatia generalizada a ele. E ninguém na época percebeu que ele sacou direitinho o jogo e as pessoas.

Eu acompanho o TT, e vejo que os "comentaristas oficiais" não dão braço a torcer e desqualificam o cara porque querem sustentar que o público o rejeita ainda, negando um favoritismo que ele tem.hoje. Este blog não faz isso.

Então, cada um deve filtrar o pessoal e ver sob aspecto do jogo, e defender o ponto de vista dentro do referencial lógico que pode ser discutido. Porque paixão e sentimentos vc não tem como debater."


Vai de cada um, Fabio, torcer por critérios de empatia, simpatia e antipatia. O ruim disso é que se cometem injustiças em nome de uma razão e julgamento de valores falhos guiados por sentimentos ou sentimentalismos. As pessoas não param para pensar que seus sentimentos são enganadores. Só um exemplo: Munik sentiu-se atraída por Renan, mas sua razão a guiou no sentido de rejeitá-lo pela razão, contrariando seus sentimentos e, isso é o certo. Ela não se arrependeu de indicá-lo e o indicou no momento certo. Ele faria o mesmo contra ela e tentou antes dela. Sua posição foi correta e não há algo pessoal nisso e nem deveria haver. Aliás chumbo trocado não dói, né?

"Geiser Grace 15 de março de 2016 21:16
Depois de tantos anos acompanhando o votalhada é a primeira vez que vejo sua torcida declarada ,vc que sempre se mostrou parcial hj me surpreendeu ....Vivendo e aprendendo !"


Ninguém é boa pessoa só porque é fisicamente bonita, assim como ninguém é má pessoa só porque é fisicamente feia. Depois de tantos anos alguém por quem você torce fatalmente pisaria na bola e eu teria que apontar. Não iria perdoar só porque é bonito ou porque você gosta dele. "É ou não é?" Viva e aprenda!

Acho que você queria dizer que sempre fui imparcial e acho que ainda sou. Você também quis dizer que é a primeira vez que vê que fui parcial, mas acho que não fui e não sou obrigado a aprovar vilanias Provavelmente a maioria da audiência que eliminou o Renan e viu as mesmas coisas que eu, também não achariam que fui parcial, né?

Se você quis dizer que torci declaradamente "contra" o Renan, acertou, porque ele pisou na bola (na verdade em mulheres). Homem que pisa em mulher não merece minha torcida a favor, não me interessa se é bonito ou feio. O fato de ser bonito não lhe dá o direito de fazer isso. Muito pelo contrário, deveria ser mais gentil.

Outra coisa: ele é mentiroso também. Negou que tinha porcelana nos dentes dentro da casa mas aqui fora confessou que tem facetas de porcelana, como a Ana tinha dito. "É ou não é?" Além das que ele foi pego em flagrante, quem sabe não mentiu em outras coisas também?

"Jahnny cortez 15 de março de 2016 22:17

Mds como torcerr pra essa semhora ficar? Nunca agarrei tamanha antipatia por um participante como agarrei desta D Geralda, pessoa maldosa cruzes. Torço pelo Ronan e Munik mas sem essa senhora q só ficou do lado deles dps q viu q estavam sendo queridos pelo público.


    Satoshi 15 de março de 2016 23:31

    É puro JOGO, raciocine Jahnny, se você torce pelo Ronan e pela Munik como eu, deveria querer a permanecencia dela, pois sem ela ali iriam os dois pro paredão Ronan x Munik. A Geralda, querendo ou não, é importante para os dois chegarem à final. Também não gosto dela, mas essa é a situação, passar bem."


Perfeito, Satoshi. Alguns torcedores não têm a exata noção de que este jogo é também jogo de torcidas. Jahnny pode estar torcendo pelo Renan, mais do que pelo Ronan ou a Munik, embora não o confesse, né? Nesse caso, estaria jogando também, apenas dando uma de sem noção propositalmente ou ignora que isso é uma guerra de torcidas. LOL.

"rosa2016 15 de março de 2016 22:19

Opinião a parte cada um tem a sua, respeitem, ninguém e obrigado a aceitar Renan, se ele fica vai ser um tédio, pelo menos D. Geralda ainda faz alguma coisa boa ou não, e o Renan já ganhou uma boa grana e tem possibilidade de ganhar muito mais fora da casa,que é o que ele quer, fama fora da casa.


    Satoshi 15 de março de 2016 23:32

    Concordo."


Também!

"Satoshi 15 de março de 2016 23:13

Queiram vocês ou não, Renan foi mais uma vez covarde sim. Vocês acham mesmo que ele só agiu assim pra proteger a Cacau? Ok que pode ter aproveitado para protege-la sim, mas desde que Munik virou lider ele estava querendo fazer com que Cacau e Matheus votassem na Geralda, com o pretexto de que "queria testa-la" no paredão, sendo que só queria isso por considerar que dos tres adversários, ela era a mais fraca e sabendo que iria para o paredão pela Munik, viu ai uma chance de ficar, pois sabia que se enfrentar Munik ou Ronan não teria a menor chance. Vocês criticam a análise do Frank, pois ficam cegos pela torcida ao Renan. Se analisassem de fato o jogo, se vissem de fato o programa 24hs, achariam a mesma coisa como eu acho... Aposto que vocês só acompanham pelo site do gshow rs onde a direção só mostra as notícias que querem mostrar. Ou então seila, simplesmente "se encantaram" pela beleza do Renan e ignoram todo o resto rs. Concordo com quase tudo Frank, talvez só discorde um pouco com relação a ele querer imunidade, ele sabia que não iria receber imunidade do Matheus ainda mais sabendo que ele(Matheus) queria tanto fugir do Paredão e que se desse, iria para ele, pra mim ele só votou na Geralda visando ela ser mais fraca dentre os tres adversários, e viu ai uma chance de permanecer. De resto, impecável análise, de quem realmente assiste o programa."

Só um detalhe, Satoshi. A imunidade do Renan seria indireta. Se Matheus desse a imunidade para o Renan, Cacau, Matheus e Renan (com 3 votos) ainda poderiam emparedar o Ronan pelo voto da casa, mas o Matheus poderia ser indicado pela Munik, como você falou.

Mas, contrariamente, se ele imunizasse a Munik, ao invés de Cacau e Renan, Matheus poderia se salvar do paredão, deixando a Cacau e o Renan como opções para a Líder. Munik poderia emparedar a Cacau e o Renan seria salvo indiretamente.

Pela casa Matheus não iria e uma chance teria sido dada ao Renan. No mais sua análise está perfeita e é igual à minha.

Munik ficaria em dificuldades para emparedar quem a imunizou (no caso, Matheus), a menos que fosse muito esperta. A jogada envolvia algum risco, mas seria perfeita e Matheus teria chances de se livrar da Cacau, que acho que é o que ele quer, e Munik teria a chance de poupar o Renan, que também acho que era o que ela queria.

Podendo, Geralda iria querer muito ter a Cacau no paredão com ela e, cá entre nós, seria muito mais fácil eliminá-la que o Renan.

Não importa quem seria o novo Líder, mesmo que fosse o Renan, o próximo a ser eliminado seria o Matheus ou o próprio Renan, dependendo de quem ele, como Líder, indicasse (supondo, é claro, que a Cacau já tinha sido eliminada).

RS é como um jogo de xadrez, que você tem que antecipar jogadas à frente, como a Ana queria fazer ao poupar temporariamente o Tamiel, mas o burro não entendeu nada e acabou sendo logo eliminado por não saber jogar e por apostar no time perdedor.

"Laura Souza 16 de março de 2016 08:04

a minha raiva e que paguei pra ver esse pragrama,mais quem
ta dando as ordens e a ana paula.foi o B.B.B. dela. quero meu dinheiro de volta.acatar ordens dd uma louca e demais pra mim.B.B;B;nunca mais"


LOL. Quem está dando as ordens é o público, com mais de 90 milhões de votos em todo o Brasil (isso é mais do que em eleições presidenciais onde o voto é obrigatório), Laura. Não sou eu, nem você, nem o Votalhada, nem a Globo e nem qualquer concursante.

Acho engraçado e até hilário alguém sem noção dizer que a Ana Paula comanda o BBB (sic) ou as torcidas organizadas. As torcidas organizadas não comandam nada e todos os concursantes têm torcidas. Elas só votam. A diferença é que algumas são mais numerosas e poderosas ou aguerridas que outras.

Em geral o grau de certeza na preferência determina a força. Só isso. As pessoas que pressentem que suas preferências são fajutas não são muito fervorosas e algumas preferem votar por jogo apenas em enquetes quando há um paredão rolando, denunciando assim que estão torcendo para perdedores e para poderem dizer depois que está ocorrendo marmelada. Ou seja, sabem que seus preferidos não ganham ou já foram eliminados, mas procuram fazer parecer que a audiência, a votação ou a apuração dos votos foi injusta ou trucada.

Na Fazenda pode isso ocorrer e, um diretor fazer o ganhador na cara de pau, mas no BBB, por enquanto ainda não.

O BBB é comandado pela produção. Quem comanda a Produção é a equipe de Direção e esta é comandada pelo Diretor. O diretor por sua vez reporta-se a seus chefes numa escala hierárquica dentro da Globo. Não vejo a Ana Paula nesse organograma. É, portanto, uma completa ausência de noção dizer que ela comanda o Programa e isso não ocorre nem de modo figurativo. LOL.

Não existem formadores de opinião. Existem pessoas sem ética que se aproveitam ou tentam se aproveitar das correntes de opiniões públicas para inserir opiniões pessoais ou se promoverem, mas as pessoas não são títeres. Podem ser manobráveis por ignorância, mas não são maiorias. O verdadeiro "formador de opinião", se existisse, procuraria combater essa ignorância sem incutir suas próprias opiniões pessoais ou se promover.

Capacitar a ter opinião própria e independente é uma coisa muito diferente de convencer pessoas a ter a mesma opinião que você. Quando você convence alguém a ter a mesma opinião que a sua, não está formando opinião. Está induzindo opinião. É geralmente isso o que a produção de RSs, os meios de comunicaçãp e os comunicadores fazem e que denominam "formar opinião".

A enquete do Votalhada foi a que mais se aproximou do resultado oficial:
Renan(54,18%), Geralda(42,00%), Ronan(3,82%) - Votalhada
Renan(53,13%), Geralda(40,95%), Ronan(5,92%) - Oficial