Indução III

Na indução que a produção tentará, agora que a internet tornou-se importante para definir o ganhador, uma das malandragens é direcionar o internauta para a câmera principal ou para a que está sendo utilizada para induzir e, tirar o som das outras câmeras ou nada focalizar com elas. Foram retirados os microfones externos e nos ambientes onde captavam apenas sons, ou ficam desligados ou com baixa captação propositalmente.

Uma coisa que você pode fazer é abrir duas janelas no navegador e selecionar uma câmera próxima da cena que você quer ver e deixar ficar a outra janela na própria cena, geralmente captada por uma câmera distante, porque as câmeras possuem microfones de pouco alcance na maioria dos casos. Então anule o volume da câmera distante para evitar o eco ou a microfonia, se bem que esta pode ser eliminada na fonte, pela equipe técnica de som.

Nem sempre dá para contornar essa malandragem da produção (qual seja direcionar para uma câmera concentradora), isto é, um canal concentrador de indução, mas para o pouco que não dá para contornar é possível deduzir o que ocorre ou que tentam esconder através de outros meios.

Na Fazenda a única coisa que pode ser feita é aumentar o volume para o máximo para captar o som dos ambientes vizinhos, quando focalizam cenas mortas ou que não contenham ação, porque só há um canal de TV online, que é para onde convergem as captações das câmeras.

A grande questão é: O BBB ainda tenta enganar o público no que concerne a uma ilusão de cobertura completa ao vivo, enquanto na Fazenda a cobertura é quase zero e o telespectador é completamente "bypassado" e iludido e, já é notório que o ganhador é o diretor quem escala, na maioria das vezes, exceto quando o tiro sai pela culatra e o público percebe.

Os preferidos do público do PPV são Munik e Ronan (e Ana Paula antes de ser expulsa). Também demonstraram nos paredões em que estiveram juntos (com recordes de votação) que são os preferidos dos internautas e do público telespectador em geral, apesar da popularidade da maioria dos demais não ter sido testada ainda em paredões.

Ana se saiu bem em 4 paredões, e até agora, Ronan em 3 e Munik em dois. Claro que isso poderia mudar, porque um RS não é estático e qualquer deslize pode eliminar um concursante, e a produção está aí mesmo para meter o "dedinho" onde preferir, mesmo que seja alguém muito preferido.

A produção é a maior jogadora da parada e só ingênuos não percebem isso e, se esconde por trás dos bastidores, calando os concursantes para que não seja denunciada, às vezes até mesmo através da coerção, distribuição de brindes e prêmios e de cláusulas contratuais de sigilo ou outras ações.

Em certo nível e segundo alguns critérios tenho preferências. Entretanto não torço através de simpatias e antipatias, mas com base em méritos e deméritos, e só que gosto na maioria das vezes de todos ou quase todos.

Não sou concursante, mas sei exatamente o que passam, sofrem e enfrentam, nunca quis ser participante e tenho o direito de gostar de todos e ter pena deles. Isto não me cega e não me impede de ver quem age errado e pisa na bola em minha visão e de louvar quem merece e tem méritos pessoais dignos de nota.

Se alguém concordar ou não concordar é problema desse alguém e não meu. Assim como não julgo concursantes por empatias, julgo as opiniões através exclusivamente do uso da razão mas não julgo ninguém por suas opiniões pessoais. Não aceito que me depreciem por minhas opiniões. O que me compete é ser justo com a minha consciência e com os demais, principalmente com concursantes.

Erradas ou certas minhas opiniões são minhas. Não exijo ou almejo que concordem com elas e nem aceito que me obriguem a endossar opiniões alheias. Não escrevo para que concordem comigo. Escrevo para divulgar minha opinião. Quem concordar ou não, é problema exclusivamente fora da minha alçada e da conta de cada um.

Minha pessoa, assim como a de qualquer outra, é separada das minhas opiniões e, você tem que respeitar ambas, assim como deseja que respeitem suas opiniões e a si.

Justamente por isso, faço questão de não saber quem está opinando, porque julgo unicamente as opiniões que acho erradas (ou pisadas de bola) e, louvo as corretas em meu discernimento, exatamente como procedo com concursantes, contra os quais nada tenho de pessoal.

Também não dou curso a opiniões a meu ver sem bases, e passionais, parciais ou injustas, sem educação e sem respeito. Ignoro, Principalmente, as opiniões, mesmo corretas, de quem não sabe respeitar, porque a falta de educação e o passionalismo tira-lhes a razão.

Quem não tem educação ou compostura e nem ética, não adianta nem vir comentar em meus posts, porque só receberá um "beijin no ombro" em troca e também porque os demais leitores estão vendo as deselegâncias e detrações por si mesmos sem necessidade que os tenham destacados em posts. Não alimento polêmicas com quem não merece (em meu julgamento) e não se dá ao respeito, principalmente se eventualmente está carente de atenções e só quer aparecer um minutinho sendo desagradável e cri-cri.

Direcionem tais pessoas suas frustrações para outras direções e dissipem suas energias negativas em si próprios ou as sublimem em realizações, emoções ou coisas positivas ou limitem-se a julgar quem de fato está em julgamento.

Adélia

Desde o princípio as invejosas de plantão do grupo inicial de mulheres (excluo a Harumi) escalaram Ana Paula e Munik como vítimas para paredões. Elas negam por palavras mas suas atitudes provaram isso sem sombras de dúvidas e, para despistar, tiveram que adiar seus planos. A revolta contra o Ronan era porque elas foram detectadas e a audiência pôde ver que era verdade. O próprio desenrolar do RS provou isso.

Em depoimento recente Cacau declarou que à primeira vista achou a Munik de "nariz empinado", demonstrando que a antipatizava e que ela seria seu alvo desde o início. Junto com as "amigas" da Cacau (Adélia e Juliana) ficou provado que o Ronan estava com a razão na primeira semana.

Renan era apenas o disfarce para demonstrar que a animosidade não era contra o grupo delas (Munik e Ana) especificamente. O fato dele estar no grupo delas na primeira Prova do Líder despertou a inveja observada pela audiência. "Trabalharam" o modelo usando suas próprias palavras e, para garantir, Adélia procurou obstinadamente empurrar a Juliana para cima dele, caso ele fraquejasse em sua fidelidade declarada por uma ex e resolvesse jogar tudo às favas e ficar com a Munik ou até mesmo a Ana Paula. Isso também ficou provado.

Contra o Renan"hãn" perdura a dúvida se a ex é ex mesmo, ou se trata-se de apenas uma suspensão temporária de relacionamento para evitar ser tachada de "chifruda" em rede nacional, ou uma desculpa para um eventual deslize, ou um estratagema para fazer tipo (fidelidade, mas para uma ex?) ou uma esperança de reatar um relacionamento supostamente já velho e desgastado. Trata-se de um comportamento infantil, cuja finalidade é enganar ao público ou à produção. Renan não parece ser um cara decidido em matéria de relacionamentos, apesar da idade. Aliás não parece ser decidido em nada, a julgar Pela maneira com que se deixou manobrar.

Somente a eliminação do Renan irá mostrar sua estratégia e, em minha opinião, não se deve dar-lhe o benefício da dúvida, porque não fez por merecê-la. Renan está preso em sua própria máscara e não deveria ser bem sucedido como o Rafinha foi (BBB8)! Pelo menos no caso deste não era uma ex ou referida como ex, mas o medo era o mesmo, isto é, de se envolver com uma mulher no confinamento ou um mulherão, mas de qualquer modo era uma estratégia fazendo tipo. Estratégias repetidas não costumam colar.
Para ser merecedor de ganhar um RS, um concursante tem que se desligar das coisas aqui fora e o Renan esteve o todo com a atenção voltada para as câmeras e para as coisas aqui de fora. Não se entregou ao Reality em momento nenhum. Seu narcisismo é patente e só um cego não enxerga.

Depois que a Juliana foi devidamente eliminada, Adélia e Cacau passaram a trabalhar no sentido de barrar o acesso das duas "inimigas" ao Renan, sempre fingindo que não eram inimigas. Tanto elas fizeram, que o levou a procurar fazer barracos contra a Ana, como foi o barraco da festa em que a Ana desancou e desmascarou a Juliana perto do banheiro (e ela foi chorar no ombro dele) e nos paredões em que a Juliana e o Tamiel foram eliminados.

Renan deveria ter feito como o Ronan, seu quase xará que, para não entrar em choques contra mulheres, preferiu "fechar-se em copas" e sob pena de ser mal interpretado por escolher não ser covarde, mas considerado apenas jogador.

Não é à toa que Ronan estuda filosofia, que significa "amante da sabedoria" (sentido original definido há seculos pelo filósofo grego Pitágoras (Século VI A.C.))! Na condição de estudante, Ronan é, a meu ver mais filósofo do que o outro, já formado e que desistiu do programa. Toda a raiva da Adélia é que Ronan não lhe ofereceu combate, como ela queria. Renan deveria ter feito o mesmo com a Ana Paula e talvez até merecesse o respeito dela e da audiência, e meu certamente.

Parafraseando um conhecido personagem na TV, "saúde (academia) é o que interessa! O resto não interessa!" Não é bem por aí. Valores humanos, força de caráter e temperamentos são importantes; ainda mais em RSs.

Não acredito que a Adélia não percebeu a Munik e o Renan "se pegando" no quarto amarelo no dia do beijão (pois para mim fingia estar dormindo na cama ao lado) e ficou calada a respeito, de propósito, para poder continuar empurrando a Juliana para cima dele, o que passou a fazer mais incisivamente a partir de então, inclusive mentindo.

Adélia sabe dissimular sua falsidade através de palavras ou distorcer verdades e talvez seja bem sucedida em sua profissão usando disso, a qual exige essas habilidades quando defendem o indefensável.

O direito de defesa de qualquer cidadão exige esse recurso de seus defensores, embora não se o reconheça, e seu trabalho (de advogados) consistiria em alguns casos em encontrar brechas na lei que impliquem em justiça ou injustiça ou a obstrução delas, enquanto ninguém assume que sim ou não. Daí o treinamento na habilidade em distorcer verdades ou encontrar falhas (brechas) nas leis, utilizando retórica e outros recursos argumentativos e dialéticos.

Embora Adélia declare que quem estava na casa não era a advogada, na verdade é quase impossível dissociar uma coisa da outra (a pessoa da profissão) e ela não provou que fez essa distinção. Pelo contrário, usou as habilidades que exercita e para a qual foi treinada na profissão, para jogar.

Ela mostrou ser uma vilã em várias situações como, por exemplo, quando derramou um copo de bebida na cabeça de outra pessoa, quando segurou a mesma pela cintura para impedir que atendesse o Big Fone, quando a ameaçou de violência, etc. Ela foi eliminada com expressiva votação em um Paredão triplo, mas merecia ser eliminada por uma surra de votos maior.

Com a eliminação da Adélia a "Macholândia" e seus satélites foram destronados e chegou agora a vez dos espertalhões que ficaram em cima do muro, Renan inclusive. Pode ser que um deles seja encaixado na Final, ou dois, por causa dos direcionismos da Produção, mas o público, a essa altura, já definiu quem será o ganhador e não tem mais jeito de mudar muita coisa. Agora "Inês é morta"!



Moleskine

O nome dessa subida do Renan para o segundo andar é "Engenharia de Paredão" ou Direcionismo à La Carelli, só que com um pouco mais de disfarce e imaginação.

Renan vai indicar alguém do grupo da Munik (que eles denominam "Suicida") ou alguém do próprio grupo dele, se pisar na bola no julgamento dele. O mais provável é que indique o Ronan.

Matheus vai imunizar provavelmente a Geralda ou Munik para dar mais opções à ela e tentar escapulir do Paredão. Munik vai indicar alguém do grupo do Renan (talvez ele mesmo, se não estiver imune pelo Anjo). E Geralda ou Munik poderão estar no último paredão triplo, mais provavelmente a Munik, a não ser que haja empate em 2 a 2.

O direcionismo consistirá em mostrar para o Renan apenas o que eles irão querer mostrar no sentido de formar o Paredão que eles querem. Em termos de opções para eliminação visando a audiência, está na cara que interessa à produção a eliminação da Geralda e a salvação do Renan.

O mais certo para estar nesse paredão é o Ronan, que não tem chance nenhuma de ser imunizado, seguido de Renan, porque o Matheus muito provavelmente não imunizará nenhum dos dois.

Cacau e Matheus devem estar imaginando que estão ambos em grande risco de irem para o Paredão e a única solução que ele acha que terá até a volta do Renan é proteger a Cacau. Veremos hoje se ele tem realmente raciocínio rápido para tentar se salvar. Uma coisa é certa: qualquer um dos dois (do casal) que for para o Paredão, dificilmente escapa. Talvez não vá nenhum dos dois a esse Paredão.

O direcionismo dessa falsa saída é que resultou para os"remanescentes" que, a única saída que restou para o Anjo Matheus é proteger a Cacau. Desse modo a Indicação da Líder Munik teria que ser o Anjo Matheus e que os 3 amigos teriam que escolher entre eles quem iria para o Paredão contra ele, isso naturalmente antes de saberem da falsa saída do Renan.

A Produção sabia quem iria ser o último a fazer o raio-X (não mereceria ser chamada de Produção se não soubesse isso) e se desse uma zebra eles ainda teriam uma margem de manobra. Quem subiria para o segundo andar poderia ser tanto a Cacau quanto o Renan e as chances do Renan salvar-se do Paredão subiriam e as da Geralda cairiam. Me engana que eu gosto!

Iria morrer de rir se a Munik fosse a última a fazer o raio-X mas, isso é claro que a produção não iria deixar acontecer. LOL.

"Maria oliveira pontes 9 de março de 2016 17:38"

A questão não é a que você enfocou, Maria. Estava na cara que o Renan estava com medo de ir ao paredão contra a Ana Paula, assim como Adélia, e aproveitou a chance que surgiu para se livrar dela. Os tapinhas não foram com a intenção de agredir fisicamente ou para machucar, foram para provocar a ira dele para querer ir para o paredão, já que ele é covardão, e podia muito bem ir em outra pessoa para tentar escapulir de um confronto no paredão contra ela. Bêbada como estava, a Ana calculou mal a extensão do que seu gesto poderia causar.

Ana Paula estava "beuda", né? Eu nunca me aproveitaria de uma situação com uma mulher bêbada e você não pode presumir o que eu faria na mesma situação baseando-se em outras pessoas ou em você. Essa é a diferença entre eu e ele. No caso do Douglas, você foi infeliz na comparação.

Mara (F8) não estava bêbada e Douglas não se aproveitou da situação (nem tentou e disse que ela estava louca) como o Renan, mesmo ela estando sóbria, e isso certamente contribuiu para ele ganhar, mas acredito que se ela não estivesse já eliminada, agiria como o Renan, porque são vilões parecidos e, no caso da Fazenda, pode ter sido uma ação de direcionismo. O tapinha que o Renan ganhou poderia ter-lhe valido um milhão e meio, como valeu dois milhões para o esperto Douglas, talvez por ter sido 3, segundo algumas fontes. LOL.

Como já falei em outras ocasiões, o medo de paredão faz o vilão. Renan sabe que após ganhar 40 mil com uma possível quarta liderança, poderia ter diminuídas suas chances de ser finalista e se puder chegar à Final sem ir para paredões será uma boa para ele, tanto é que tem esperanças de escapar do paredão de hoje e vinha procurando de todas as maneiras possíveis aproximar-se da Líder Munik e já até a estava tratando como "Mô", como faz o Matheus.

Subir para o segundo andar tirou-lhe a chance de tentar uma manobra de sedução mais efetiva pra cima da Pequi. Demorou demais. Ele joga com a possibilidade dela ter ainda um "fraco" por ele! E a Geralda definiu bem o jogo dele: "está mexendo com o seu emocional!" Pequi não é boba e está jogando como qualquer outro ali. Foi uma boa aluna da Ana Paula! LOL.

Você se engana a meu respeito, porque não gosto de violência, não revido violências físicas contra ninguém, muito menos contra bêbados e drogados, principalmente mulheres. Só revido impropriedades verbais a título de esclarecimentos, como aliás as suas. Meus punhos são utilizados apenas para escrever verdades. Quem escreve o que quer, lerá o que não quer, mas não dou esse gostinho a todos. Somente para quem esteja pensando errado sem saber ou dar-se conta disso.
Finalmente, provocação por provocação, quem começou primeiro foi o Renan e suas "amigas" fofoqueiras e falsas.

"Shadow 8 de março de 2016 16:45

Olá Frank,
Grata pela lembrança"... ..."Aos Franks que escrevem tocando, criando, analisando, intuindo, onde o que importa não é apenas a palavra, mas o envolvimento de quem escreve.

Enquanto as mulheres extravasam a agressividade reprimida por séculos, a exemplo de Ana Paula, muitos homens - hoje - revelam a sensibilidade sufocada, sem ferir o seu lado masculino.

Portanto, comemoremos juntos o Dia Internacional da Mulher !!!

Abraço fraterno a todos,
Shadow"


A mulher merece tudo. Sou aquele homem (ou amante) à moda antiga como diz o Roberto, em que, em uma mulher, não se bate nem com uma flor, que dirá esfregar-lhe o dedo na cara, esbravejar, gritar e ofender sua condição feminina. Ao homem não compete demonstrar força para uma mulher e quem faz isso é covarde. Um homem de verdade só deve ser valente contra outro homem e, assim mesmo, quando estiver com a razão e não houver chances para o diálogo e o debate de ideias.

O homem que faz isso em RS (brigar com mulheres) é machista e duplamente covarde e nem merece ser chamado de homem, porque no caso o faz também por jogo. Ana Paula em sua intuição feminina detectou um covarde em Renan quando a nomeou como patricinha, fútil e vagabunda (no sentido de não trabalhar) e o provocou justamente para mostrar ao público o quanto é covarde.

Se Renan fosse homem de verdade esperaria para enfrentá-la em um paredão, se fosse uma escrita do destino. Do jeito que ela estava forçando a barra contra ele, Renan percebeu que iria ser impossível escapar do confronto! Essa é a pura verdade.

Se é o povo quem elimina, uma atitude nobre de homem o livraria, mas do jeito que agiu, mostrou que não tem esses méritos da nobreza, humildade e do bom senso. A honra de um homem não é manchada com um tapa de mulher, ainda mais bêbada, que nem tinha forças para aplicar um tabefe de verdade.

O próprio Renan em seu jogo sabe que pisou na bola e que isso o prejudicará na preferência da audiência. Ou seja, sua máscara de bom moço, bonitinho e sedutor caiu! Seu problema de afirmação de machinho (ultrajado), ficou desmascarado com a simulação de uma falsa honra (que só demonstrou machismo). Na verdade, não passa de um caipira que nasceu com um rosto bonito e um físico que fabricou em Academias, já que a máscara de fiel apaixonado desmoronou na primeira semana.

Abraço fraternal e meus respeitos, Shadow e, mais uma vez, parabéns por ser mulher. 

"Di 9 de março de 2016 11:53

Mercedes esqueça Ana Paula. Já saiu do jogo e não é mais ameaça para seu concursante preferido.Ou é??? Kkkk"


Sua pergunta é muito válida, Di. O "fantasma" da Ana Paula anda assombrando muita gente em seus pesadelos. A Globo sabe disso, e é por isso que a está explorando em muitos programas da grade de programação. Na verdade Ana Paula e a torcida Annik ainda são ameaças a outros concursantes ainda confinados e esta é a razão do desespero deles. LOL.

"bruna machado 9 de março de 2016 02:21

Msm trabalhando cansado tem tempo de vim aqui e crítica LOl, que tipo?? Só por terem formado uma aliança não significa que tiveram as msm atititudes e isso é óbvio no jogo. Diferente do outro lado da casa cada um teve seu momento de infelicidade no jogo Daniel Juliana companhia . Se o pessoal tem tempo livre ue fazer o que?."


Observação interessante, Bruna! Algumas pessoas ficam irritadas porque assistem ao programa "en passant" e ficam revoltadas porque as que têm tempo assistem a tudo ou quase tudo. É como o Renan, que se acha super importante porque tem um trabalho e acha que quem não tem um trabalho é mau caráter. "Dou conta não". LOL.

Acioli 10 de março de 2016 12:02

Frank, agradeço a carinhosa lembrança. Um abraço!


Um abraço, Acioli. São insondáveis os mistérios de qualquer mulher e é sempre uma aventura gratificante desvendá-los, ou tentar, independentemente de quaisquer impecilhos, impedimentos e impossibilidades! Graças a elas o mundo é melhor para ser vivido e não existiria sem elas. Isso é óbvio e nem sempre lembrado por alguns homens e demais machistas de plantão.



Algumas pessoas reclamam que o RS está previsível, como se isso fosse ruim. É o contrário! Quando um RS é previsível significa que você está percebendo com mais nitidez quem é maior merecedor de ganhar e quem não. Quem tenta fazer um RS imprevisível é a Produção, por interesses em audiência e, nessa base, acaba cometendo injustiças, que é o que muitos querem.

Quem fala isso é torcedor que pressente que seu preferido não merece ganhar, ou que acha que a produção não o está favorecendo ou o está prejudicando ou que a maioria da audiência tem mais simpatia por outros. LOL. Tudo isso acontece ou pode acontecer, mas o termômetro que mede isso é a preferência geral e, contra isso não adianta argumentos. Entra apenas na conta de choradeira de perdedores e de aproveitadores mal intencionados.

Na última festa (Cigana) notei que uma das câmeras ou o captador de som estava apenas com o "tweeter" operante. Não havia registro de tons graves e estava picotando muito. Estão precisando com urgência de uma boa equipe de engenharia de som e de equipamentos mais eficientes para lidar com esses problemas e as "microfonias". 

Este é um problema técnico que pode ser generalizado, e explicaria o corte de áudios nas câmeras secundárias. A área técnica no BBB está deixando muito a desejar para o meu gosto.