Hanne Brandenburg deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Comentaristas em Destaque: 17/mar/2016":
 
Obgda luci amorim, realmente eu sou movida a principios morais, admiro muito pessoas educadas, que sabem respeitar o direito do proximo, que nao gostam de barracos, ou qualquer tipo de agressão, mesmo que de forma verbal, daí minha admiração pelo Renan e sua saída me entristeceu muito. Concordo totalmente com vc, e sinto saudades dos BBB's que nos proporcionavam um verdadeiro entretenimento e torcidas saudáveis, sem fanatismos ou idolatrias por participantes que tivessem saído da casa e ainda se achassem no total comando do programa.

Desde terça, após a saída do Renan, nao tinha mais assistido nem as edições, muito menos no paperview. Como hj era o dia da prova do lider, resolvi assistir a edicao, depois da novela para ver quem seria o(a) novo(a) lider e o que vi foi uma prova de resistência totalmente ridícula, e sem o menor estímulo para assistir, nao da mesmo! Vale salientar que se o Renan ainda estivesse na casa, não faltariam comentários que a prova era para beneficia-lo, uma vez que ele mostrou ser, além de tudo, ótimo nesse tipo de prova.

E o Bial, colocando a Munik na parede, e ela querendo se sair, sem conseguir, arrependida de ter colocado o Renan no paredao, e não poder mais nem ao menos se iludir que ele ainda iria ficar com ela. Aff!!

 

 
Lédson Guimarães deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Comentaristas em Destaque: 17/mar/2016":
 
Fiquei contente ao ler o tanto de comentários a favor do Renan aqui, essa semana. Até mesmo alguns contra, pois mostraram pontos de vista com base na verdade e, é justo, afinal, nenhum participante, de qualquer edição, foi 100% correto em questão de conduta na totalidade de sua passagem pelo programa. O Renan pode ter errado muitas vezes, mas ao meu ver foi o que mais se aproximou de tudo o que o reality propõe e maior merecedor do título de Grande Irmão. Itens essenciais como convivência, desempenho nas provas, caráter e entregam somaram-se muito positivamente para ele. Pesem na balança os demais concorrentes.

Ser covarde, fofoqueiro, narcisista, entre algumas outras acusações, é apenas questão de pontos de vista, e por muitos que o criticam é, também, por terem acolhido a defesa da Ana Paula.

Eu via poucas boas atitudes do Renan durante as primeiras semanas, porém era "um nadinha" ali dentro. Ele cresceu no jogo quando a Ana voltou do bendito paredão fake demonstrando saber das reclamações dele sobre ela. O rapaz só fez na ausência da loira o que TODOS já fizeram em algum momento, teve apenas a infelicidade de fazê-lo na hora indevida e com maior tom de repúdio. Por conseguinte, lançou fora mesmo qualquer máscara que ela possa te-lhe tirado e extravasou toda a carga negativa que pesava dentro de si pelos comportamentos da adversária. Deu, literalmente, a cara a tapa a partir dali, , diferente do restante inteiro da casa. Os verdadeiros covardes estavam divididos em dois grupos: os que esbravejavam a ira e planos contra a "louca" pelas costas mas emudeciam em sua presença, e os "acolhidos" por ela e alguns outros medrosos. Valeu para esses últimos a máxima de se unir ao inimigo caso não possa ficar contra ele, afinal, os paredões já decretavam que era a dona do jogo. Só lembro dos bajuladores da Rainha de Copas.

Tenho pena da Ana Paula e vejo como uma tremenda judiação o que seus fãs lhe fazem. Ela, claramente, precisa ainda de auxílio médico e de um forte choque de realidade para poder refletir e saber dosar a sinceridade que possui. Seu próprio pai diz e já sofreu em suas mãos. Além de outros conhecidos dela. Os fãs alimentam sua visão (cega) distorcida sobre várias atitudes inadequadas e inflam esse ego soberbo. Somente ela sairá prejudicada com qualquer consequência a curto ou longo prazo. Não é uma pessoa ruim, torço por sua saúde e felicidade.

Vejo o Big Brother como um jogo com peças vivas, é interessante ver os comportamentos claros e tentar interpretar os obscuros das mesmas para podermos escolher a melhor conduta, aquela que mais ilustra um bom cidadão ou representa alguém com o qual aceitaríamos em nosso círculo de entes queridos. Diferentemente das peças inanimadas, manipuladas dos outros jogos, nesse elas são meros HUMANOS, portanto, acho um tanto quanto errado avaliar/escolher somente o lado jogador ou somente o lado "entretenimento" dos concursantes. Ronan e Ana Paula cabem perfeita e respectivamente nas categorias. E por aliar essas duas ao fator humano, o Renan foi a melhor peça, em minha opinião.

Não há "prova" que me faça ver o Ronan com essa participação tão brilhante como muitos afirmam. Aliás, não consigo nem citar quão poucas foram e talvez estejam sendo suas atitudes positivas até aqui. Simplesmente porque não vejo sinceridade na pessoa, não consigo saber se, para exemplificar, ficar acordado a festa inteira vigiando Matheus e Munik, vê-los ir dormir e cobrir a Dona Geralda, foi um ato de pura bondade ou ceninha para ganhar pontos com o público. Inúmeros detalhes sobre a pessoa dele ao longo de sua estadia apenas foram reforçando e piorando meu desgosto, o contrário do que ocorreu em relação à maioria dos confinados.

 
Essa edição para mim foi do avesso, a pior até hoje no referente às eliminações. O elenco foi ótimo (só ainda faltando figuras mais carismáticas, como a Solange, por exemplo), a participação do Bial melhorou notavelmente. Continuam a interferência constante da produção e a preguiça na elaboração das provas (esquecíveis), dos cenários e dos vídeos da edição. O pior de tudo, pela segunda vez, e com maior estupidez, está aqui fora. O exército de uma equivocada torcida organizada sacudiu o tabuleiro e movimentou o jogo todo por conta de uma única peça. Uma peça que foi "comida" porém tem soberania para dar as mais altas quantias aos seus três peões/cães fiéis, nenhum amigo de nenhum. Ana Paula jogou bonito com seus aliados angariados e, mais ainda, com sua torcida, uma vez que, seguindo a lógica, sua tática de "criar inimigos imaginários" e o objetivo de irritar e tirar as máscaras de todos os oponentes, seu público deveria eliminar TODOS da manada que somente assistia aos seus embates com os inimigos CORAJOSOS (digo Laércio, Daniel, Juliana e Renan). Ana Paula soube aproveitar a torcida que percebeu ter e a manipulou lindamente a fim de atingir seu objetivo de eliminar quem quisesse enquanto escancarava que queria brigar. Sua galera só não interpretou essa última parte e contradisse a si mesma. Como assim, o povo quer ver a casa pegando fogo e elimina justamente os que ofereciam isso junto com a Ana?? Isso eu aceito ser chamado de burrice, cegueira ou afins.

Bom, me prolonguei demais, tinha muito a dizer. Talvez mais para frente eu continue. O BBB16 foi o primeiro a me tirar o interesse em saber o que se passa lá dentro. Como diria a Atena: "Nunca pensei!" E muitos comentários, afirmações e muita visão diferente da minha (isso também pela primeira vez) me afastaram mais do Votalhada. Mas continuo por causa dos ótimos textos do Luís e alguns comentaristas.

Um abraço a todos.