04 novembro 2015

Li X Mara: a justiça com as próprias mãos em “A Fazenda 8”

Por Helder Miranda
Em outubro de 2015

Li Martins não agrediu, apenas desrespeitou Mara Maravilha. Mara não agrediu, apenas desrespeitou a maioria do elenco da oitava edição de “A Fazenda”. Como distinguir entre certo e errado em um jogo em que estão todos quites nessa odisseia desrespeitosa que a emissora promove para a audiência começar a enxergar como normal os mais acintosos absurdos? 

Nas redes sociais o povo se manifesta e há, mais uma vez, esse discurso de “expulsão” que vem tomando conta do reality, com razão. Mas essa temporada degringolou a partir do momento em que Rebecca bagunçou as coisas de Mara e se apropriou das fotos dela, sem ter qualquer punição. Ao contrário, teve a conivência de uma emissora que quis passar o que houve como uma simples "estripulia" quando, na verdade, foi "roubo". Rebecca deveria ter sido expulsa, sim. 

Bem como Thiago, que deveria ter saído com expulsão, não como um desistente, assim como Douglas, que deveria ter ido embora pelas imagens que não foram mostradas e nunca saberemos ao certo o que aconteceu. O que houve na ocasião? Imagens sendo mostradas repetidamente com a declaração de Rebecca afirmando "estar bêbada". Então, por estar embriagada, a culpa é da mulher "embriagada"? 

Partindo dessa premissa, Li sujou a cara de Mara Maravilha com barro à contragosto dela (veja que absurdo está nessa narrativa) e eu também considero um tipo de agressão que vai além da física, isso é agressão moral a determinada personalidade com vários anos de carreira. Li está errada? Óbvio que está! Mas não chega nem perto dos empurrões que foram desferidos por Douglas a Thiago, J.P. e Rebecca. Logo, essa regra de “expulsar” os participantes, se fosse levada à risca, deveria ter sido aplicada a todos eles, e até à Mara Maravilha, que se igualou ao patamar de Rebecca quando colocou o boné do J.P. no esterco de cavalo. Eu quero regra para todos e, se não tiver para todos, eu quero regra para nenhum.

Então, aproveitando-se, a partir dos exemplos anteriores de um programa sem regra nenhuma, Li fez com Mara Maravilha o que muitos não tiveram peito, dentro e fora da casa: justiça com as próprias mãos. E, ao fazer isso, cá entre nós, ela subiu muito no meu conceito, porque ao mesmo tempo em que desestabilizou Mara do alto de sua prepotência, demonstrou que não tem medo da força de uma possível torcida da ex-apresentadora infantil e atual cantora gospel.

Os desentendimentos são forçados pela própria produção da emissora. A atividade da baia era construir um forno de pizza, e Mara fez o possível e o impossível para desestabilizar os dois companheiros de exílio: Li e J.P. Quem viu a transmissão ao vivo, sabia que a atividade só poderia dar em confusão.
Não se sabia se Mara, na maior parte do tempo, estava brigando ou de fato brincando com Marcelo Bimbi, que estava lá, mas não poderia ajudar, e com J.P. e Li. A ex-"Rouge" levantou essa lebre de que nunca sabia quando Mara estava brincando ou, de fato, brincando. 

Mas as indiretas de Mara para a moça casada que está tendo um caso com um colega de confinamento correram soltas. Para Li, uma moça aparentemente educada, explodir daquele jeito, tudo sinalizava que ela estava em seu limite, o que levou a cantora a esfregar o barro no rosto da ex-apresentadora infantil. O ato de Li, errado, obviamente, representou uma espécie de catarse coletiva entre os participantes que sofreram com o temperamento de Mara maravilha e da própria torcida contrária. A discussão aqui fora é se isso é passível de expulsão ou se é certo ou errado o que foi feito. Mas não cabe mais ao telespectador, porque tudo é permitido. E, se for para alguém sair, que saíssem todos que cometeram irregularidades ao longo desta oitava temporada.

Acredito, porém, que Mara movimenta esta edição que, sem ela, tudo estaria um marasmo. Mara é a mocinha, a vilã e a personagem agente desse espetáculo decadente, e sabe como ninguém captar todas as atenções, todos os assuntos, todas as torcidas favoráveis ou contrárias. É a catalizadora do bem e do mal de "A Fazenda 8" e nunca ninguém soube, como ela, mobilizar tanto, seja para amá-la (nenhum lá dentro e muitos aqui fora) e odiá-la (praticamente todos lá dentro e muitos aqui fora). Hoje, se você me perguntar se Mara merece ganhar, eu diria que não... porque não há argumentos que possam defendê-la com precisão. 

O máximo que pode ser dito em defesa de Mara Maravilha é que ela está no jogo inteira e exposta, mostrando a torto e a direita todos os defeitos que tem. Mas mostrar defeitos com tanta abundância não torna ninguém o vencedor de um reality-show, pelo contrário.E há em todos nós, espectadores desse jogo para fora que Mara vem fazendo desde o início uma espécie de sadismo e uma atração pelo bizarro, pelo rir do ridículo, pela contentação em ver alguém fazendo o que não se tem coragem de fazer. 

Mas é só, porque se for para falar em desprendimento, Li é despudoramente mais livre na medida em que se entrega ao homem que escolheu dentro do confinamento. Para isso, e não acredito que para fazer uma história, pois muito provavelmente perdeu um casamento de dez anos, ela arriscou muito, principalmente a reputação, o bem mais precioso de todos, quanto mais em um programa em que se julga e é julgado o tempo todo em uma espécie de apedrejamento coletivo.

Diante da mulher infiel, Jesus já disse: "quem nunca teve pecado, atire a primeira pedra". Li, cá entre nós, é livre para fazer o que quiser com o corpo dela e sabe que terá de enfrentar as consequências disso em certo momento. Ela já foi vítima da maledicência de Thiago, que não hesitava em questionar a atitude dela - como dormir fora da cama quando o caso ainda não estava assumido - para colocá-la em má situação diante das câmeras. Luka também segue a mesma premissa em seu jogo de deteriorar as atitudes dos oponentes e ser uma metralhadora de um em uma semana, de outro na próxima e, com isso, deixar de ser foco na maioria das vezes. 

Li não teve jogo de cintura para confrontar quem jogava com a fragilidade da situação em que ela divide com J.P., um assunto que foi tratado com irresponsabilidade para o público, inclusive pela própria Mara Maravilha, e pela emissora, que deveria proteger os participantes de confinamento, não incitar ainda mais o público em troca da polêmica barata que pode reverberar em audiência-não-garantida.

Li e J.P. vivem uma situação extremamente delicada que diz respeito ao casal e ao marido dela, mas, como isso foi exposto dentro do programa, o público se sente no direito, embora não tenha, de dizer se ela está certa ou errada: muitos fazem pior, a diferença é que estão longe das câmeras... 



42 comentários:

  1. Mara não ganha ,todos polemicos dá audiencia mas não vence .Se fala que todo namoro de RS e fake não acho ,ali eles não estão namorando na linguagem moderna estão ficando ,é como se estivesse em uma balada se sentem atraidos u pelo outro ,chegando aqui fora vão se conhecer melhor pode dar certo como pode não dar .Não é pq e´do RS que deu errado é pq todos os namoros estão assim mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara pode até não ganhar,mas ela foi o nome da Fazenda 8,tanto que vocês só comentam sobre ela.Hoje o namoro é moderno,as pessoas ficam,mas a Li entrou casada e falando sobre o marido dentro da Fazenda,traiu ele com o JP,mas o agravante é transar na frente da câmera e agora que está na roça sua irmã vem falar mal do Matheus na tv,isso é uma apelação de pessoa de má índole!

      Excluir
  2. Essa Mara é insuportável, invejosa, vive querendo aparecer, toda vez que chega uma pessoa de fora ela tem que dar um show de falta de educação. Que mulherzinha nojenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se os outros peões fossem muito bons,ainda bem que não vivo no mundo da lua.

      Excluir
  3. Li rainha representou a p*rr* toda!!!
    Acho que precisa estabelecer aqui que a Li foi traída. E há especulações que ela sofria agressão do marido. Ninguém pode julgar sem saber a história.
    Se eu chegar aqui e começar a movimentar falando do aborto da Mara, que na minha concepção é pior do que o que a Li fez, vão cair de pedras pra cima de mim.
    Acho que só o puro pode acusar os defeitos de alguém.
    Vale ressaltar que ela estava separada desde dezembro e seu ex-marido estava morando com os pais, portanto o mesmo confirmou o ocorrido em entrevista, e ela mesma disse no confinamento que eles mantinham um casamento de aparências, pois como ela estava querendo cursar medicina e se despedir da mídia, queria essa mesma mídia longe de uma "bomba" que seria sua separação.
    São pontos e pontos e só quem investiga ao fundo do ocorrido você começa a entender o caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,fica fácil entrar na Fazenda se fazendo de puritana,falando que é casada,expondo o marido a rede nacional e depois pensando no jogo forma um casal e o pior transa na frente da câmera.Agora vem o mais grave,está na roça e a irmã dela vem acusar o marido dela na tv,espero que o Matheus faça algo por denegrirem sua pessoa.

      Excluir
  4. olha pra mim a Mara pode fazer oq for que eu ainda vou continuar torcendo por ela, nao vai mudar nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso vc é fã da Mara... Ela pode fazer o que for... Credo... É por isso que vivemos nesta merda de país... A pessoa está errada, você reconhece que sim, mas é incapaz de dizer...

      Excluir
    2. O que seria da Fazenda sem a Mara? Se ela sair pode fechar para balanço, pois será clima de cemitério. Ela merece ganhar sim.

      Excluir
    3. Mara merece ganhar o programa, pois sem ela é a razão de assistirmos.

      Excluir
    4. Quem torce pra esse mulherzinha de 5ª não pode ser levado a sério! Mara lixo total! A mais asquerosa de todas as Fazendas, e olha que eu odeio a Barbara Evans!

      Excluir
    5. Cada um torce pra quem quiser, ngm é obrigado a gostar daqueles q vc gosta, e se vc pensa q Mara nn tem torcida vc está muito enganado..

      Excluir
    6. Diego,por essas tuas palavras vemos quem não pode ser levado a sério.

      Excluir
    7. crisrjbr1969,agora torcer para Mara a pessoa é culpada da merda do país,aprenda que na Fazenda não tem nenhum santo e que a vida não são tudo flores.

      Excluir
  5. Continuo torcendo pela Mara! Quem realmente provocou durante a atividade foram JP, Li e Marcelo; e quem partiu pra atitudes extremas foi Li passando lama na cara dela e fazendo caretas coladinha nas fuças de Mara. Mara tem muito jogo de cintura e bastante inteligência emocional pra suportar tudo isso (cama destruída, roupas queimadas, todos pedindo sua expulsão, massacrada toda vez que causa punição) - a maioria das pessoas teria uma reação muito pior do que simplesmente jogar um boné emcima da b* de cavalo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ppv a Mara nao tava fazendo merda nenhuma na atividade e o Jp e a Li ralando que nem loucos , ai o J tava juntando o barro no balde e a Mara viu que os ninjas tavam se aproximando e ela fez uma cena e pegou o balde do Jp e falou q ele tava fazendo pose pra camera. Depois disso comecou a briga, mas a edicao sempre edita de uma maneira como se a Mara fosse uma rainha

      Excluir
  6. De acordo com a lógica desse texto:

    Li esfregou lama na cara da Mara. Pq?! Pq Mara falou o óbvio, que ela é casada e está ficando com outro, até semana passada só escondida embaixo do edredon: Que lindo, fez justiça com as próprias mãos!

    Mara atirar um bonézinho na baia do cavalo após ter suas roupas queimadas, fotos escondidas, cama vandalizada, perseguida por todos: Mara é uma pessoa horrível e é a responsável pelas atitudes atitudes bizarras dos demais. Nesse caso não é justiça com as próprias mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E oq que ela tem q falar? Ninguém pediu a opinião basta dela!

      Excluir
    2. #ForaLi... Todos os deslizes desse programa foram colocados nas costas de Mara e o apresentador faz questão de insinuar q Mara está querendo separar o casal JP Li, Vc falou tudo Bruno quando cita q JP, Li e Marcelo ficaram tirando onda de Mara e q ela não tem papas na língua , eles querem tirar Mara do sério a qualquer preço.

      Excluir
    3. Bruno você está certíssimo!

      Excluir
  7. Pessoal pesso a vocês que se preparem para a Roça de Hoje

    Vamos com tudo #FICALI

    E Se ela não for pra Roça vamos salvar O JP e o Marcelo também.

    ResponderExcluir
  8. Esse senhor tendencioso que escreveu esse texto,deve se sentar no seu pc e votar muito pra li ficar se ela for pra roça.Se MARA é odiada por uns,é certamente amada por MILHOES.Nao sao vcs q decidem se ELA vai ou merece ganhar.A agressividade dela é mal vista por vcs os "politicamente corretos".Que bom que vcs sao minoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada por milhões? kkkkkkk só fakes da internet! Todo mundo que eu conheço que assiste A Fazenda só gosta dela ali pelos barracos, mas não por torcer! Vai morrer na praia, cobra venenosa!

      Excluir
    2. Eu não sou fake e amo a Mara quem não gosta tem direito a sua opinião so por obsequio respeite a minha ok.

      Excluir
    3. Neusa Maria Vieira,concordo com tudo que você falou.E Diego,quem acusa os outros de fakes é porque usa fakes e a risadinha s´p mostra o desespero de derrotado!

      Excluir
  9. Pessoa ordinária essa Mara!!Não consegui mais ver o programa com a certeza que uma pessoa tão horrorosa,tão má vai vencer.Não tenho torcida para ninguém pq esse elenco é o pior de todos e por isso mesmo ela está com essa banca toda.Queria ela junto com as mais odiosas Urach e Denise Rocha,aí queria ver até onde iria ir a prepotencia e os "palcos" que ela promove diariamente com os participantes e com o público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se contradiz ao dizer que não assiste a Fazenda mas vem aqui e escreve um texto enorme contra a Mara,torce para alguém e disfarça que não assiste o programa.Mentir assim é feio,fica a dica.

      Excluir
  10. eu não só passava barro na cara da Mara,como fazia ela engolir todo aquele barro,mulher asquerosa mara e Luka deixei de assistir só por causa dela Mara e luka.dois seres inescrupulosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom pelo oq eu saiba a audiência da fazenda é Mara, e a audiência está indo muito bem, ultrapassando os índices da 6 e 7

      Excluir
    2. Para você lindos são os peões que trai seus cônjuges,que batem,que roubam as coisas dos outros dentro da Fazenda,os que se fazem de coitadinhos.Por isso prefiro a Mara ela fala na cara e tem pessoas que não gostam disso.

      Excluir
  11. Olha, pelo andar da carruagem, eu não duvido que o grande prêmio fique entre a dissimulada (preconceituosa, desestabilizada, etc) Mara Maravilha, que de maravilha não tem nada, e o agressor protegido da casa, Douglas Sampaio. Na boa, sei que estamos falando de um reality show, mas vamos desenvolver o senso critico, né? Duvido que qualquer um dos fãs da Mara conseguiriam conviver com ela, recebendo, gratuitamente, diversas provocações. Digo o mesmo sobre o Douglas e, no caso dele, a coisa é ainda mais séria. Na última semana, vi uma galera detonando, com os piores adjetivos, a Rebeca por ter DENUNCIADO um fato que a produção tentou esconder. Quero dizer, a mulher é agredida, é chamada de "tarzan" e tudo bem? É muita imaturidade por parte das caprichetes (que também acreditavam no ~amor~ do Thiago pela Minerato). Enfim, por tudo o que aconteceu até hoje, minha torcida é do Bimbi e da Li. E, sim, não me iludo a ponto de acreditar que eles tem qualquer chance contra o grupo duBEM. Já desencanei. E, por isso mesmo, vou me deliciar quando a botocada (Carla) ficar SOZINHA no jogo e quando Mara se tornar a primeira opção daqueles que, hoje, "juram" a amizade.

    ResponderExcluir
  12. será que não tem nenhuma mulher nessa fazenda corajosa,que não ligue de ser expulsa de dar umas porrada na Mara,primeiro ela pegou no pé da Raiane e Douglas xingando,ofendendo,botando apelido,provocando pintou com Raiane e douglas,agora virou pro lado do JP e Li meu Deus que mulheres covarde que aguenta isso tudo e não faz nada.

    ResponderExcluir
  13. Confesso que já estou cansada desse mimimi de expulsão por isso ou por aquilo. Empurrão não dá expulsão, ponto. Ou será que esqueceram do empurrão que a Urach deu na Denise, em uma das festas??? Essa foi uma das fazendas mais violentas, e mesmo assim, não teve expulsão, nem tanto 'disse me disse' como está sendo agora. Pegaram o garoto pra Cristo, mesmo ele jurando que não agrediu ninguém, e a produção confirmando. Quanto a Li esfregando barro na cara da Mara, ela fez o que muitos lá dentro (e aqui fora também) gostariam muuuito de fazer! Mara é mais falsa que nota de 3 reais.
    Ainda não tenho certo quem eu gostaria que ficasse de finalista, mas está entre Minerato, Douglas, Li e Carla.

    ResponderExcluir
  14. Muito me impressiona na enquetes de "que peão voce nao gosta" a Mara estar em 2º lugar de menos odiada. Só eu que fico sem entender devido a todos os comentários e tal?
    Pra deixar claro eu torço pela Mara, pq dali nao tem ng q preste, entao como a Mara movimenta, mesmo fazendo coisas q nao sao mt legais as vezes, prefiro dar o premio a ela!

    ResponderExcluir
  15. Não tenho um participante preferido, mas tenho a minha opinião em relação ao andamento do RS A Fazenda. Essa edição é um barco sem lema, o tão aguardado elenco foi um fiasco, o novo apresentador não é o q esperavam, pois a sua alegria em apresentar o programa não combina com a dinâmica do jogo, ele nunca assistiu um RS e os seus comentários sobre cada participante é tendencioso. Colocaram Mara como vilã, eles mostram a fúria, mas não mostram o q motivou . É uma bagunça pra quem acompanha imagina pra quem acompanha eventualmente. Falta imparcialidade, falta realidade, falta direção e respeito para com nós telespectadores . Douglas agrediu Thiago isso ficou bem claro, Li traiu o marido é problema dela, é uma questão de caráter, isso não cabe a nós julgarmos, como jogadora ela não é peça chave, Luka apesar de ser fofoqueiro é uma peça chave, pois ele sim articula o jogo, Carla , Quelyna e Raynne são plantas e o restante movimenta o jogo...Ah, o Justus não é justo quando torce ou enaltece determinados participantes. Ele não tem jogo de cintura p o RS. Uma saudade do Bial... Quem colocou Mara como a protagonista da Fazenda foi o próprio programa. E as pessoas acham que devem da porrada em Mara esquece q já tem violência demais nesse mundo. E o q Douglas , Thiago,Marcelo e Rebeca fizeram já foi o suficiente .

    ResponderExcluir
  16. Esse tipo de programa e bom para mostrar como somos ótimos juízes do comportamento alheio e eu pergunto será que realmente temos moral para tal?quem somos nós para julgar Li,Mara ou qualquer outra pessoa?sei que muitos vão dizer eles entram em reality para isso porém será que somos tão perfeitos ao ponto de dizer quem e bom quem e mal?Mara ta fazendo o que tem que fazer e vai pagar por seus atos,Li e adulta e pode muito bem escolher com quem dorme ninguém tem nada com isso e ponto.

    ResponderExcluir
  17. Deus k me perdoe mas está fazenda consagrará campeão mara, rayane ou Douglas. Viva a manipulação. BBB menos vergonhoso

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que MARA tbm merece esse prêmio no momento. Não tenho uma torcida definida, mas MARA, ANA, LI e QUELINAH chamam minha atenção. Cada uma de sua maneira. Eu não acredito mais na PRODUÇÃO e o que os denunciam são as provas! Eu ACREDITO no participante, só! Achei que nas entrelinhas do seu texto, vc respeita a MARA! Ela erra, mas consigo vê acertos tbm!

    ResponderExcluir
  19. Como alguém pode ter a Quelynah como favorita ? A mulher é tão apagada que ninguém nunca lembra dela . E não falo só por barraco porque acho totalmente possível alguém vencer reality sem precisar partir pra baixaria mas a Quelinah é totalmente dispensável no jogo , se ela saísse hoje de repente ninguém nem aqui fora nem lá dentro notaria a falta dela e iriam pensar que tava dormindo já que só presta pra dormir #MinhaOpiniao

    ResponderExcluir
  20. Esses pseudoaristocracia querem o que? Colônia de férias??? Foram os primeiros a criticar no início que o programa estava parado. Pois quero é mais, acho até pouco barraco. Realit bom pra mim tem que ter disso pra pior , quem não gosta que mude de canal.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.