26 outubro 2015

“A Fazenda 8”: é preciso ser muito homem para assumir uma Panicat

Por Helder Miranda
Em outubro de 2015

“Bruno Mezenga” é uma metáfora, como todos os outros nomes que vou citar neste texto. Mas você saberá de quem estou escrevendo. Se tiver alguma dificuldade para ligar o nome “Bruno Mezenga” à pessoa, basta recorrer ao personagem interpretado por Antonio Fagundes em “O Rei do Gado”. 

Aquele personagem de boca mole e fala arrastada, tal qual uma criança mimada ou um homem que não cresceu, é a personificação de um rapaz que saiu de um programa como se fosse uma vítima, quando, na verdade, não passou de alguém que decepcionou parte do público. E, como já havia desistido, tratou de agredir o “Pequeno Polegar”, com o intuito de que ele, de temperamento estourado, revidasse e saísse junto. 

Caluniou “Minnie do Mickey”, a fiel aliada no jogo, porque... bem, talvez ele quisesse jogar o “Pequeno Polegar” contra ela, pelo ciúme doentio que deixava transparecer, mesmo sem querer nada sério com a moça. Até então visualizava uma possibilidade de um novo casal, com a saída dele. Porque para esse tipo de homem, mulher é orifício, propriedade, e não dona de si mesma, livre para fazer escolhas próprias. 

“Bruno Mezenga” quis levar, com ele, alguém à lama. Porque tudo o que ele toca é corrompido. Ou quase tudo, porque “Minnie do Mickey” não se corrompeu, provando que é realmente boa de coração. Se ele gostasse realmente dela, teria ficado. E, se fosse verdadeiramente real o discurso de que teria alguma afinidade com ela fora do confinamento, o que incomodava tanto nela para que ele abandonasse o barco? 

Quando desistiu do programa, "Mezenga" declarou, sobre "Minnie", e para outras pessoas que quisessem ouvir, que o relacionamento era apenas pele e não seria possível uma continuidade fora das câmeras. É preciso ter muito peito, ser um homem de verdade, para assumir uma “Panicat”, porque todos os preconceitos a uma mulher que teve essa profissão vêm no pacote. Além disso, a experiência em “A Fazenda” mostra que a combinação de ex-“Panicats” com o universo sertanejo resultam em nada.

Cheio de dívidas e com assuntos pendentes fora da fazenda, tentou levar até onde conseguiu um personagem que não era real. Assim como Maravilha deixava transparecer a arrogância nos programas infantis lá nos anos 80, ele, nesta oitava edição, deixava transparecer alguém tão cheio de si quanto da certeza de que derrubaria um a um que enfrentasse a berlinda com ele. Aos poucos, esse teatro foi esvaziando na medida em que ele foi mostrando o quanto de nada tinha naquela encenação. 

Era um prato cheio de contradições porque, ao mesmo tempo em que criticava outra participante por não respeitar os mais velhos, num momento de estresse partiu para cima de um senhor embriagado. Quando disse respeitar as mulheres, depois falava a quem quisesse ouvir, menos na frente da envolvida, coisas grotescas a respeito da mulher que pensava ser sua namorada, mas que nas costas ele tratava como menos que capacho, como se fosse muito superior a ela, por ser do sexo masculino. 

A misoginia gritava por todos os poros dele, que se uniu à “Raposa”, sobrevivente da terceira berlinda, dividida com “Jéssica Rabbit Blonde”. Essa “Raposa”, por incrível que pareça, foi salva por fãs dos casais mais queridos desta edição, compostos por “Mezenga e Minnie do Mickey”, “Pequeno Polegar” e “Latina”, esses que não chegam a ser um casal. Mas, por ironia do destino (bem-feito para essa gente que vota mal e estraga o reality-show que os outros querem assistir), a “Raposa” foi a única a tomar conhecimento da intenção de “Mezenga” ao abandonar o reality e o único ao incentivá-lo a fazer isso. 

Aliás, se por acaso você estivesse dentro de um programa de confinamento cujo objetivo é o prêmio de dois milhões de reais e um amigo seu, que está no ostracismo, dissesse que queria sair você diria: “segura a onda aí, você ficou dois anos sem tocar nada, por que não espera mais um pouco?” ou “...se for para você ser feliz...”. Ou seja, um incentivo velado para quem quer um a menos na competição, e o encorajamento necessário para quem, de fato, quer sair. 

Enfim, fora do confinamento “Mezenga” se deu conta da “burrada” que fez. Escreveu a carta com o pedido de casamento para que a sua imagem não ficasse tão feia com o público da vida real. Mas “Mezenga” deixou “Minnie do Mickey”, de uma hora para outra, sem script na casa. Você acreditaria nele, mais uma vez?

Injustiça tremenda fazer uma metáfora de alguém com um grande personagem de Benedito Ruy Barbosa em uma novela recordista em audiência. Mas injustiças acontecem o tempo todo, principalmente em “A Fazenda”. O pior castigo para o "Mezenga" é o de saber que tinha boas chances de ser o grande vencedor do programa e ficar com os dois milhões de reais, mas optou por sair e ficar com as mãos abanando.

13 comentários:

  1. Para mim, Thiago saiu não só por sentir falta de tocar e fazer música, e sim muito mais por ter medor de fazer algo grave lá dentro que aí sim acabaria com sua carreira de vez. No dia 25 de maio deste ano numa entrevista disse que estava em tratamento psiquiátrico para ficar uma pessoa mais equilibrada. Ele sabe bem o quanto se desiquilibra e imagino o quanto não já se desiquibrou tendo atitudes agressivas, mas em rede nacional seria desastroso. Ao meu ver isso sim pesou em sua saída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tratamento psiquiátrico é algo que deve ser levado muito a sério. Torço para que ele fique bem, embora não gostasse dele enquanto participante.

      Excluir
  2. ridiculoooooooooooooooooooooooooooooooo esse seu post vc nunca se viu com muita raiva que é capaz de fazer e falar qualquer coisa mesmo que esteja errado,eu já e não me envergonho de nada na hora da raiva sou sim capaz de qualquer coisa,pior é a mara que é capaz de qualquer por nada uma cobra em figura de gente,tando calma ou não.

    ResponderExcluir
  3. Odeio esses preconceitos contra Panicats, essa maneira que vc generaliza não é legal. Thiago foi impulsivo ao sair do Reality, se arrependeu, agora é só esperar a sua Popótinha aqui fora, e se Deus quiser, como a grande vencedora, Ela merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda me fico boba com a sandice dessas caprichetes que projetam suas paixões frustradas em personagens de casais montados. Juro, dá pena!! É só ler os comentários envolvendo a ex-Latino com o nanico valentão que eu morro de vergonha! :)

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Socorro

      Excluir
    3. Kkkkkk Pois é... vocês disseram tudo! Abraços, Tarcisa e Laura!

      Excluir
  4. Nossa! A pessoa é tão carente que não consegue enxergar a armação, mal feita, do cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Sonia! Não tem um pingo de amor-próprio, mas é gente boa. E agora? Abraços!!!

      Excluir
  5. Helder, excelente suas postagens, só não concordo com o grande mérito que você atribuiu à Mara no sentido de apartar a briga dos dois valentões. Rayanne divide com ela o esforço ao sair empurrando Douglas para fora da cena da discussão. No mais você fez uma análise super sagaz, inteligente e muito bem escrita. Sou sua fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Eva! Tem razão, eu me esqueci mesmo da Rayanne e ela é parte envolvida no quesito de a briga não ter saído pior do que a encomenda. Na verdade, eu acredito que foi tudo refilmado. Mas explico porque citei a Mara. Deve ter me chamado a atenção porque ambos, Thiago e Douglas, já foram desafetos dela. E para o jogo de Rayanne, Douglas é essencial. Abração! ;-)

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.