23 dezembro 2014

Frank Killer: Auditoria


Auditoria

Seria interessante alguém patrocinar uma representação ou reclamação judicial contra o resultado oficial da F7, mesmo que seja apenas para comprovar ou não a divulgação de dados errados inadvertidamente e dar o prêmio a quem de fato foi vencedor. Desse modo seria formada jurisprudência numa questão tão importante para o público que assiste TV. Nitidamente, Helô e Babi foram prejudicadas com as ações da produção, e a Helô muito mais. Não é possível deixar que manipulem as pessoas e a audiência como eles fazem!

As Empresas de Auditoria são como as de consultorias ou como as instituições de pesquisas, que trabalham por conta própria ou como contratadas por outras empresas. Desnecessário é dizer que elas atuam mediante os interesses exclusivos das contratantes.

Elas podem inclusive serem obrigadas por cláusulas contratuais a prestarem informações exclusivamente para as contratantes e manterem sigilo sobre essas informações. No caso de auditoras contratadas por estações realizadoras, produção ou direção de RSs, elas não estão obrigadas a prestarem informações para a audiência.

Também não têm ingerência no uso e nas decisões tomadas pelas contratantes quanto aos dados e informações fornecidos. As atribuições das auditorias terminam com o fornecimento do Relatório Final sobre as matérias para as quais foram contratadas.

Assim, o recente episódio envolvendo o Resultado Final da F7 não pode ser imputado à Empresa Auditora contratada para acompanhar a votação. Esse acompanhamento é feito visando os interesses exclusivos da contratante e não os da audiência. O uso dos dados é competência exclusiva da contratante, incluindo a proposital ou eventual divulgação errônea desses dados. Tais divergências ou erros, se houverem, não podem ser imputados à auditora.

As únicas atitudes cabíveis da auditora seriam ir a público explicar o exposto acima ou desvincular-se de uma eventual divulgação de dados falsos, propositais ou inadvertidamente.

É notória a gritaria na internet diante dos resultados da Final da F7, contrariando todos os prognósticos das enquetes. É claro que enquetes não valem como resultados oficiais e, embora não sejam amostragens corretas do universo votante, elas valem como prognósticos aproximados. Embora algumas sejam distorcidas ou burladas, está evidente que não é o caso de todas as enquetes. O resultado oficial contrariou todas as enquetes, incluindo as que foram burladas. Não há nenhuma que acertou o resultado oficial e nem chegou perto dentro do erro estatístico comumente aceito de 2 ou 3% para mais ou para menos.

Curiosamente, se dois nomes dos finalistas (Helô e DH) forem intercambiados na pesquisa tradicional realizada pelo Votalhada ou se esses nomes forem trocados no resultado oficial, os números bateriam dentro do erro matemático comumente aceito de menos de 2%. Os dados da segunda colocada (Babi) foram exatos considerando ou não a enquete do UOL (único que destoa dos demais), conforme mostra a tabela abaixo.

Na tabela seguinte foi feito um deslocamento para a esquerda dos dados da enquete do UOL apenas como curiosidade (Helô para DH, DH para Babi e Babi para Helô), e o resultado obtido estaria dentro da margem matemática quase exata em comparação com os resultados oficiais (intercambiando Helô e DH). Dir-se-ia que a enquete em questão foi manipulada (numa implausível) hipótese) para dar maior veracidade aos dados oficiais, e a manipulação consistiria em deslocar na enquete os dados ou os nomes dos concursantes para a direita enquanto intercambiam Helô e DH nos dados oficiais.



É comum existir inversão de perguntas ou cabeçalhos impróprios em enquetes, bem como a inversão ou intercambiação de itens dentro das enquetes. Em programas totalizadores de computadores, propositalmente ou não, também podem ocorrer tais tipos de erros. Houve um caso muito rumoroso no passado envolvendo fraudes na totalização por computadores da apuração de uma eleição para Governador no Rio de Janeiro.


"Paulo 10 de dezembro de 2014 22:01

Muitos outros participantes poderiam estar aí em vez dele (DH) por questão de merecimento, mas pra mim esse terceiro lugar foi roubado da Deia não só pq ela merecia como tb pq foi parar na roça com Babi por palhaçada da produção/direção."

Assumindo que o terceiro lugar seria o DH, vc está certo.

"ligia shlochmann 10 de dezembro de 2014 15:35
Fiquei muito triste, por PP e NN, terem dado o jogo para ele, pois torcia mt. p elas.....foi uma pena mesmo..elas não chegarem na final, pelo menos terceiro lugar...."

Andréia ou PeNém estariam de bom tamanho no terceiro lugar numa Final sem esse sortudo DH.

"Paulo 11 de dezembro de 2014 00:19, 00:26
Palhaçada Helo em terceiro. PALHAÇADA
Uau. Ridículo. Desliguei a tv e fim. Parabéns pra quem.votou pra essa palhaçada acontecer. Mas cheiro de roubalheira forte, apenas."

Fazer o quê, né? Empregado demitido nem sempre se comporta condignamente. Seria isso?

"IVO 8 de dezembro de 2014 23:48, 9 de dezembro de 2014 21:44, 10 de dezembro de 2014 21:27
por que a helô só cai na uol?
enquete uol sem credibilidade nenhuma.impossível a helo com uma porcentagem tão baixa.
óbvel que sem a uol a helo ganha.Perdeu a credibilidade a oul."

Né?

"Bruno 10 de dezembro de 2014 12:12
De duas uma. Ou a Uol ta hackeada ou as fãs do DH, cof cof, estão perdendo tempo votando em enquete. Não tem outra explicação. Helô sempre esteve muito a frente de DH e as demais enquetes estão aí pra comprovar. #HelôCampeã"

Este post apresenta outra hipotética explicação, Bruno.

"Rafael Leite 10 de dezembro de 2014 01:43
Olá, Boa Noite!
Conheci o Blog hoje, o que achei uma pena, já que adoro RS e todo conteúdo aqui é de grande transparecia, parabéns!
Agora o que acontece com a enquete UoL? DH nunca foi favorito, não consigo crer que depois dele derramar umas lágrimas no programa, tenha angariado tantos fãs assim.

    Votalhada na Web 10 de dezembro de 2014 08:52
    Obrigado Rafael.
    Quanto ao UOL, sei lá, ele costuma ser dos mais certos e corretos.
    Ou ele está certo novamente, ou tem gente do DH votando bastante por lá. Duvido que esteja hackeada a enquete deles."

"GINA 9 de dezembro de 2014 21:02
Tire tambem a peskisa do UOL, uma vergonha o que o povo do DH ta fazendo."

Será que é o povo do DH? Que tal pessoas que não podem ou não querem votar no site oficial?

"math birita 9 de dezembro de 2014 15:35
Óbvio que as fãs do DH fizerem mutirão na UOL, fiquei a madrugada inteira atualizando a enquete lá e só ele crescia (ele estava em terceiro de noite quando acordei já tava passando a Babi) Sem contar que ele está perdendo todas enquetes menos na UOL. Vocês acham que tem chance pra Helô ser vice na oficial? Helô e Babi merecem muito o primeiro e o segundo lugar.... Será que ainda tem chances de Helô ser vice? Medo do resultado final! )"

Fãs do DH? Que tal desafetos da Babi e da Helô?

JOSEROTAGUI 9 de dezembro de 2014 09:26
Blog Votalhada, eu credito essas maracutaias nas enquetes ao excelente trabalho de voces e querem burlar as enquetes para quando voces publicarem essas parciais os preferidos estejam na frente. É isso ai Votalhada, bom trabalho resulta nisso, passou a ser confiavel as suas informações e querem usar o blog de forma vil e corrompida. É uma pena que o trabalho de voces acaba sendo visto dessa forma por essas pessoas. Mas eu continuarei acompanhando porque voces não tem nada a ver com isso. A unica enquete que eu confio é aqui com direito a 1 voto a cada 6 horas. Um abraço.

Votalhada agradece, José.

"Eduardo Amancio 8 de dezembro de 2014 17:18
Tenho certeza que os fãs do DH estão acampando no UOL ao invés do R7. Acho impossível ele ficar em segundo."

Ficou em primeiro. Estranho, né?

"ronaldo perez 8 de dezembro de 2014 14:16
A babi é minha segunda opção, na ficaria tão p. se ganhar, como deve, mas A Fazenda continua com histórico negativo comigo, jamais alguém que torcia, sendo primeira opção venceu."

Das duas uma: ou você não tem olho clínico para torcer pela pessoa certa ou a produção contraria todas as expectativas de todo mundo. Adivinha qual é a hipótese correta?

"Andreia Novaes 8 de dezembro de 2014 20:58
Na vdd a Bruninha quis queima a Helo...fico imprecionada como ainda não mostraram a cena q gerou essa briga, nela mostra a Bruninha concordando com a Helo e ainda falando o nome da PP e NN"


E a produção é besta de beneficiar quem ela quer queimar?


3 comentários:

  1. eram favoritas? Qm disse? DH foi pra alguma roça? Alguem viu a % q ele voltaria se fosse a alguma roça? Nao...ai eu pergunto pra que o record ia se prejudicar com pra fazer o DH campeaõ faça me o favor ele ganhou porque os fas e os desafetos da helo e da babi ajudou ele ganhar para de chorar troca o disco vai chegar janero e vc vai continua falando que e e e manipulao #DHCAMPEAÕ

    ResponderExcluir
  2. Ah... meu amigo, esse pessoal é igual aos políticos, o principal objetivo é arrecadar com as votações. Não se preocupam sequer em disfarçar, perderam a vergonha. Helô com apenas 18% (?!?) ante a mobilização que se viu nas redes (?!?), mesmo que algum deles tivesse algum esquema aqui fora, esse resultado seria duvidoso e questionável, em qualquer hipótese, ela teria uma porcentagem maior. Mas como tudo sempre tem os seus lados, pense que a próxima edição estará a cargo de uma nova produção e direção!!!

    Aproveito para desejar aos meus amigos queridos aqui deste espaço, leitores, Frank, Helder e... Votalhada um Natal de muita luz, harmonia e paz; isso é tudo que nos basta para ser feliz.

    FELIZ NATAL, FELIZ NAVIDAD, MERRY CHRISTMAS!!!

    ResponderExcluir
  3. Representação ou reclamação judicial contra o resultado oficial só se fosse pelos participantes interessados ou pelo Ministério Público, é impossível e/ou improvavel que alguem do povo entre numa disputa judicial dessas.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.