07 setembro 2012

IMPRESSÕES de Frank Killer


Vitória Fácil

Atendendo ao pedido de um missivista, chamado Lippeh, fiz a análise a seguir e espero ser de seu agrado.

Na tabela abaixo pode-se ver que Felipe e Léo não eram páreos para a Viviane na final da Fazenda5. A saída prematura do Gustavo acabou beneficiando o Felipe na final, depois das saídas do Rodrigo, do Diego e do Vavá. O público feminino ficou sem candidatos desse modo, ou quase.

O Felipe não é um "pegador" como o que algumas fãs gostam e, ser gentil mão é suficiente. É preciso mais autenticidade, justamente aquela que ele tem, mas não mostrou. Preferiu mostrar algo que não lhe cabia. Confiou demais em sua capacidade interpretativa e disciplina. Espero que ele compreenda e confie que, ser ele mesmo, é e teria sido melhor (e teria sido mais aceito). Estava muito preso e, quando se soltou, "já era" (tarde demais).

A Léo estava indo bem no início, mas aquela história de se tornar líder gay e amar todo mundo, "não pegou bem". Só não saiu antes da final por sorte e, por inépcia da produção.
Os concorrentes da Viviane na final, não tinham rejeição, mas, eram fracos (ou se tornaram com o decorrer do RS) como concursantes. Ao se defrontarem com uma concorrente forte, só poderia ocorrer um massacre. Paradoxalmente, quem tinha rejeição era a Viviane, por conta da rivalidade com a Nicole. A produção errou a mão ao julgar que depois da saída da Nicole, os outros dois candidatos teriam mais fôrça eleitoral. A fôrça que a Nicole tinha antes de sair já era a rejeição que a Viviane tinha antes de entrar no Reality. Descontado isso, Nicole não era mais forte do que qualquer um dos outros concursantes, conforme se viu nas duas primeiras semanas.

O (excesso) de protagonismo da Nicole no confinamento visava a sua sobrevivência na mídia depois, e não para ganhar o Reality. Ela sempre soube que não tinha chance contra a Viviane e, por isso, tentou desestabilizá-la. Seria como se ela participasse do BBB como uma ilustre desconhecida antes de entrar. Outros ali estavam nesse mesmo barco, incluindo a Léo.

A Viviane, juntamente com a Gretchen, eram as concursantes mais conhecidas e, surpresa seria se elas não ficassem bem colocadas desde a primeira semana nas enquetes de preferências. Julgo que os planos da produção visavam confrontar a Gretchen com a Viviane, mas a primeira prova do programa acabou com os sonhos deles, reunindo-as no celeiro. A Gretchen percebeu que estava se afundando sozinha e caiu fora antes que a situação dela se tornasse irremediável e vexatória.
Tabela de preferências do Votalhada



Ranking ao final da sexta semana

Lui Mend..16 - Eliminado (91%).
Gustavo....06,03 - Eliminado (69%).
Silvinho.....07,15,13 - Eliminado (81%).
Shayene...14,12,08,09 - Eliminada (61%).
Rodrigo.....08,04,11.12,07 - Eliminado (62%).
Vavá Dua..13,14,14,13,11,11 - Eliminado (50,41%).
Léo Áqui...05,06,06,10,12,10 = (Terceira colocada).
Gretchen...03,05,09,05,03,09 - Desistiu (em 7/7/12.
Penélope...04,08,10,06,09,08 - Eliminada (68%).
Diego Po...11,11,05,08,08,07 - Eliminado (54%).
Simone S...15,13,12,11,10,06 - Eliminada (74%).
Felipe F.....12,09,03,03,04,05 = (Segundo colocado).
Ângela B...10,10,04,04,06,04 - Eliminada (87%).
Nicole B....02,02,02,02,02,03 - Eliminada (69%).
Robertha...09,07,07,07,05,02 - Eliminada (84%).
Viviane.....01,01,01,01,01,01 = (Campeã - 84%).

A aprovação de um concursante pelo público não depende somente do comportamento do candidato. Existem muitos fatores que influenciam esta aceitação. Por exemplo, fatores externos envolvendo-o durante o confinamento podem ter importância decisiva, como o caso de uma tragédia familiar, querelas judiciais e, até o envolvimento de órgãos e autarquias governamentais (Serginho do BBB1, delegado de polícia no BBB12, etc). A interferência mais deletéria e a que causa mais rancor público é a da produção dos programa.

O público não deveria deixar-se influenciar por tais coisas, mas infelizmente é o que acontece. N´A Fazenda temos o caso de celebridades e isso é um fator preponderante. Seria preciso um "feeling" muito apurado para medir a popularidade de cada celebridade convidada a participar e, quando isso falha, pode acontecer o que vimos nessa quinta edição. O problema foi agravado com certas interferências ocorridas fora do ambiente do RS, que acabou carreando a simpatia do público para a Viviane que, juntamente com a popularidade que já tinha, tornou-a imbatível no Reality desde a primeira semana.

O caso do Fael foi mais ou menos parecido. A divisão da casa do BBB12 em duas facções (que o povão identificou como uma do bem e outra do mal), "selva" e "praia", beneficiou o Fael, como também poderia ter beneficiado o João Maurício ou o Jonas. Qualquer um da "praia" bateria qualquer um da "selva". As diferenças entre esse três, aí sim, dependeriam deles mesmos. Quando o João Maurício saiu poderia ter sido o Fael no lugar dele, ou o próprio Jonas. A questão não é que o Fael seria um "espanto" de concursante. Seus concorrentes da "selva" é que eram muito ruins (como concursantes, claro, não me entendam mal).

Os dados acima mostram que o Felipe não tinha grandes chances de ser finalista, e, muito menos a Léo. Podemos dizer que tiveram a sorte de a Viviane e a Nicole tirarem do RS os potenciais candidatos a ocuparem as 2 outras posições da final. Desse modo eles (Felipe e Léo) arranjaram um lugarzinho na final. Isso tem muito a ver com as táticas e o roteiro idealizados pelos realizadores. A inclusão de certas "bossas" tornou o programa mais interessante, porém redundou em maiores injustiças. 

Pode-se dizer também, e isso é uma teoria que já venho há tempos amadurecendo, que quanto mais os realizadores inventam "bossas" para obter mais audiência, mais injusto se torna o programa em relação aos concursantes. Chegará um momento em que se tornará impossível julgar os méritos pessoais de caráter e personalidade de um concursante, e teremos que eleger o maior jogador ou o maior mentiroso e, assim por diante.

Além de forte candidata, a Viviane não teve concorrentes a altura para enfrentar e, por isso, ganhou as quatro roças e a final com ampla margem de aceitação. É ilusão de alguns sonhadores achar que um candidato tem que "causar" em um RS. Nem sempre é assim e uma simples olhada nos diversos ganhadores do BBB e d´A Fazenda mostrará isso. O maior inimigo de um concursante é ele próprio e ninguém precisa fazer algo excepcional para ganhar. Basta ser ele mesmo e esperar os demais concorrentes enfiarem os pés pelas mãos. Isso foi verdade no caso da Viviane, do Fael e muitos outros antes deles. Se o programa não der audiência é problema dos realizadores e, não dos concursantes.

Os realizadores precisam aprender a movimentar o programa sem escolher palhaços, ilusionistas, prestidigitadores, atores, misses, etc, ou bipolares e figuras exóticas. E devem conduzir o RS sem provocar ou causar injustiças, com isenção e imparcialidade.

Enquanto permanecermos com incompetentes, amadores, sádicos e pavões, os RSs correm o risco de extinção. Não me refiro somente ao Brasil.


Para contato sobre meus comentários e temas afins, escreva para:
 frankkiller@votalhada.com.br
Opcionalmente poderão também contactar-nos através do twitter: 
(@frankkiller04 - @votalhada)





   

13 comentários:

  1. ''É ilusão de alguns sonhadores achar que um candidato tem que "causar" em um RS''

    Mais os que causam são os que mais atraem ibope, até os que odeiam a pessoa que está causando querem ver cada cena dela. A maioria que odeia Nicole talvez nem assistisse o reality se ela não estivesse ali, as pessoas gostam de assistir quem odeiam também, não só quem ama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estou no grupo destas pessoas! Também, dizer "odeiam" soa muito forte. Que tal, substituir por "não se simpatizam"! Fica menos agressivo, concorda?

      Abraços.

      Olivia RC

      Excluir
    2. Tbm ñ concordo.
      Me sentia mto mal com a presença da Nicole com tudo q ela fazia e falava. Sentia raiva, nojo, vergonha e mta pena, dela e da sua mãe!
      Pepa

      Excluir
    3. Também me sentia muito mal, ymha muita raiva e nojo dela !!! dava pra ver que ela representava muito e tem um instinto mau !!! Ela é maldosa, arrogante e extremamente vendida !!!!

      Excluir
    4. Discordo de tudo. ODEIO a Nicole e ODIAVA vê-la na fazenda. É uma pena que exista pessoas como vc, que admiram esse tipo de gente.

      Sara

      Excluir
  2. Boa noite!
    Li um artigo sobre Felipe que dizia estar deprimido por não ter sido o campeão de A Fazenda 5. Também outro artigo sobre Viviane, que estaria descontente com a Record por não ter-lhe dado o "emprego" garantido.
    Eu já interpreto o descontentamento dos dois, e até dos demais, como a forma que a produção conduziu as edições, sempre enaltecendo uma determinada pessoa, faltando com a verdade e escondendo o real valor daqueles que ali estavam.
    Realmente, me decepcionei tanto com tudo que a e produção fez, que será mais um RS que deixarei de assistir.
    Viviane teve sua vitória merecida, não por favorecimento de call center, mas porque soube agir com sabedoria, conquistando muito mais fãs.

    Olivia RC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu, me decepcionei com "Felipe" e "Vivi" após o programa. Ele tá se achando demais pra dizer que merecia mais que a Vivi, ele também errou e não foi perfeito como ele acha que é, sem falar que já ganhou 2 carros e outras coisas valiosas. E ela á ganhou o programa e consequentemente os 2 milhões, não tem pra que pedir mais, deixa os outros que não ganharam nada ter esse emprego na record. Os dois tão reclamando de "barriga cheia"

      Sara

      Excluir
    2. Não Sara. Vivi não está reclamando de nada. Está muito feliz com o carinho do público e só tem a agradecer.Na verdade está louca pra livrar-se da Record,mas tem o contrato pra cumprir. Então tem que participar de todas as papagaiadas que a Record inventa até dezembro. Hoje,por exemplo, no programa da Ana e do Brito respondeu todas aquelas perguntas que estamos carecas de saber as respostas. No final desafiaram-na a gravar um quadro que Nicole apresenta tentando forçar uma situação ridícula, na qual Vivi sabiamente, e com toda classe,recusou. Abraços. Sandra

      Excluir
  3. Olívia, tenho uma teoria sobre a vitória da Vivi. Aqui fora as pessoas já se simpatizavam com ela, por sua história com o Belo, por ser a rainha de carnaval de destaque. Mas pra mim, a Record e a Nicole deram de bandeja esta vitória pra Vivi. A Record por fazer questão de queima-la nas edições,e a Nicole pela perseguição gratuíta. Sim gratuíta,pq quem tinha motivos de ter raiva era Vivi e não ela. Andando pelas redes sociais, todos estavam indignados com a postura da Record escondendo a maldade da Nicole e mostrando cenas engraçadas( not),seu amor pelas cabras,com direito a trilha sonora. Isso revoltava demais o povo aqui fora.Sendo assim, a hora que ela foi pra roça com a Vivi saiu com 69% de rejeição. E te digo mais: se a intenção da Record era projeta-la a fama,vão dar com os burros n'agua. Vai brigar com todo mundo e estragar o programa novo da Ana e do Brito. Kkkkkk Abraços Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, vc disse tudo! Concordo. Abraços.
      Olivia RC

      Excluir

  4. Olá!
    Sandra concordo contigo, quando diz que: “a Record e a Nicole deram de bandeja esta vitória pra Vivi”.

    A Record já estava com o programa do Brittojr e Ana pronto, e, acredito de olho na Nicole para o quadro que irá fazer junto ao Théo. Tratou de enaltecer a moça, escondendo as maldades da mesma só mostrando quando ela se fazia de burra para ser engraçada.

    Confesso que, quanto mais a produção a protegia, mais minha antipatia crescia por ela. E não duvido que foi a produção a instruí-la, antes de entrar, para ser a rival direta da Viviane, sabiam da popularidade da Vivi e queriam uma para bater de frente.

    Sim Sandra, ela vai brigar com todos, sempre foi assim, tem o raciocínio curto. Pra mim, é uma anta. Se ela não for contida, nas suas babaquices, pela direção ou assessoria, vai se queimar mais a cada dia (vide programa do Gugu, ontem).

    A credibilidade da Fazenda, no quesito imparcialidade aos participantes foi por água abaixo. Proteção sem vergonha e explicita.


    E que venha a Fazenda de Verão! Aliada a cada "RAIVA”, vem a promessa de parar assistir Reality Show. Tem jeito não, adoramos "Amar e odiar" Rsrs

    Abraços Frank, amo os seus posts

    ResponderExcluir
  5. Nossa !!! Adorei seu texto é tudo que queria dizer mas não sabia como !!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, por atender meu pedido, gostei muito do post e da sua análise, sempre muito coerente e com argumentos bem postos.
    Concordo com tudo!

    "Os realizadores precisam aprender a movimentar o programa sem escolher palhaços, ilusionistas, prestidigitadores, atores, misses, etc, ou bipolares e figuras exóticas. E devem conduzir o RS sem provocar ou causar injustiças, com isenção e imparcialidade." sou seu fã!!!

    Abraços, Lype!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.