10 fevereiro 2023

BBB 23 | O Que Faltou Dizer de Tina Calamba, por Rogério Luís Trevisan

Texto recebido em 10/02/2023

Vanessa CrisTINA,...opsss

Quando ouvi o nome de Tina, elenco pipoca do BBB 23, remeteu-me a lembrança de uma outra Tina, laaaaa pelo ano de 2002.
Como o tempo voa, não?
Há 21 anos atrás, conhecíamos uma Tina, barulhenta e barraqueira que entrava no BBB 2, com características distintas e duvidosas quanto a sanidade mental, colocada a prova depois de bombardeada com 8 votos pelos coleguinhas de confinamento. Tina, acorda revolucionária e entre panelaços, monólogos surtados sem dizer nada com nada e cara pintada, protestava sozinha contra a hostilidade da maioria da casa e, até hoje, é a participante mais lembrada da edição, mesmo sendo eliminada com 63%, em um paredão duplo, na segunda semana de programa.
O que a Tina de 2002 tem a ver com a Tina de 2023?, ...o mesmo que o peixe faz, NADA.

Entretanto, a minha reflexão aqui tem a ver com a nossa experiência como público, de como estamos vendo e avaliando os realities e os participantes das edições atuais.
Sabemos que muita água rolou por debaixo das pontes desde lá até cá, e leis mudaram, regras da jogatina também e muitas para melhor e outras nem tanto. A militância entrou definitiva e propositalmente no programa.
Jovens que acompanham e avaliam piamente hoje um concursante de reality, a grande maioria nem era nascida nessa década, as gerações do famoso "sofá" que hoje votam e as vezes até conseguem definir uma berlinda, são as mesmas gerações que julgavam as primeiras edições e se gastava uma boa "graninha" em seus celulares tamanho tijolo e o "abençoado" SMS.
O fanatismo e a inflamação das torcidas não eram tão imperantes como agora e as leis pouco se importavam com o BBB.
O que teria então modificado tanto as formas e critérios de julgamentos para essa atualizada e "tecnológica" geração atual?

Não falando por mim, mas talvez muitos do público do sofá tenha entrado nessa extrema evolução, mas o fato é que, uma Tina do BBB 2, hoje jamais seria eliminada em nome do entretenimento.
Quem eliminou Tina em 2002, não se arrepende pelos valores éticos da época e, talvez com as edições que vieram após, os próprios participantes fizeram a fama de Vanessa Cristina, estendendo a curiosidade a nova geração em pesquisar no Youtube, sobre a "maluca", que acordou a casa toda do BBB 2, batendo tampas de panelas incomodando tanto dentro quanto fora da casa.
Ninguém perdoava e nunca houve a tal segunda chance.

Ultrapassando valores ou valores ultrapassados?

Talvez seria a chance de um Doutor GE (Rogério, meu xará do BBB 5), ou um Alberto caubói do 7, entre outros vilões marcantes de edições passadas, vencerem um reality, hoje em dia, enquanto um Diego Alemão seria expulso na primeira semana de programa devido tamanha grosseria.

Albertina Calamba, a personagem em questão aqui como a terceira eliminada do BBB 23, teve seu veredito por ser grossa em lidar com os coleguinhas de confinamento, como fator principal do julgamento.
Mais grossa que apito de navio? Sim.
Porém incompreensível e incoerente, se você que julgou Tina, como grossa for um dos fãs ou seguidores de Deolane Bezerra, que só vão entender aqueles que acompanharam o reality rural da Record.
Mas Tina Calamba, entrou para o jogo mostrando as garras assim que se sentiu à vontade enquanto atada com MC Guimê, o colocando contra a parede a entrar com ela de cabeça, cara e coragem pra jogatina.
Sua primeira rusga foi com Domitila, para quem não se lembra da peça "peão" desse xadrez, é aquela que foi motivar a estadia de Fred Farinácio, em seu primeiro paredão o chamando de farinha, alusão de que o ingrediente é um dos mais importantes para qualquer receita. (Na minha idade, sou obrigado ouvir uma pérola como essa dessa estrupícia).
Longe de ser planta, porém com as atitudes apuradas pelo público a exemplo do paredão de Gabriel Fop, por uma fala errada ou por estupidez, Tina, também é descartada sem perdão e sem segunda chance.
E por ter iniciado o texto comparando épocas distintas, o público que nunca deu segundas chances, mas que se dizem tão evoluídos, deixa pela segunda vez respectiva, um jogador insignificante da categoria de Cézar Black.
Afinal, se ser planta é tão desastroso e repugnante ao game, porquê elas sempre voltam e chegam sempre a final?
Seria para ornamentar o pódio?

Perdi as contas de quantas vezes Deolane, deram chances de voltar de uma roça, uma criatura abominável que ameaçava as pessoas de morte.
Ainda preciso cursar esse entendimento de 2 pesos e 2 medidas.
Uma confusão de coerências com incoerências gigantescas que chegam a sair fumaça pelas minhas orelhas.

Treta de Misses

Miss Alemanha e Miss Benguela, se confrontam logo no início do jogo, onde Domitila, declara ranço por Tina, em apenas 5 dias de confinadas, por sua vez, Tina, não deixa barato e declara que Domitila, estaria dali pra diante em seu radar, termo que passou a ser usado por muitos ali.
Aqui deixo uma pergunta a todos, sugerido por uma amiga minha.
Será que esse ranço precoce, por Tina, não caracteriza Domitila, xenófoba pelo fato de Tina, ter vindo de Angola? Ninguém comentou sobre isso!
Tina protagonizou uma cena hilária por causa de sua peruca, afirmando que não empresta seus pertences a ninguém, passando vários dias injuriada com Cezar Black, por este ter lhe dado uma bomba só por causa de uma lace, mas uma lace é uma lace né? querido!
E quanto vale uma lace?
Nesse jogo dê a Cézar o que é de Cézar, comprem uma peruca pra ele que já vai ser mais do que ele vale pra esse jogo.
O que vai me custar acreditar por muito tempo, é o porquê esse inútil ficou em um embate de paredão com Tina.
Talvez por ela ter agido de falsidade com seu adversário, o escolhendo para enfrentar na berlinda, quando vivia no colo dele nos últimos 3 ou 4 dias, somados com a sua conduta grosseira ou até um pouco egoísta, tenha contribuído para sua eliminação. Não sei, mas sei que a edição perde com a saída prematura de Tina.
Creio que muitos embates viriam à tona, com sua permanência.
Não é o tipo que costumo favoritar,  mas fica difícil entender a vontade do público uma vez que tanto se critica as "plantas".

SapaTina

Tina confessa no programa MS a Eliminação, que ficaria fácil com Antônio Cara de sapato, gosta de homens altos e do biotipo de Antônio.
Teríamos um casal SapaTina?
Certamente não, pelo menos até então o tamanco, não está a fim de se enlaçar com ninguém, muito menos com Tina, que era a pessoa com menos afinidade do quarto deserto, deixando isso bem claro a ela no último joguinho da discórdia.
Enfim Tina, "sapatinou" do BBB e se quiser, tem tudo pra ser muito bem sucedida, e lembrada por muito tempo, pela firmeza de personalidade, de empoderamento e inteligência.
Se Tina de 2002 é lembrada até hoje, mesmo eliminada no segundo paredão, porquê Tina Calamba, saindo no terceiro e baixa rejeição, não? O sucesso agora cabe a competência dela.
Deixo a ela, boa sorte e rumos promissores nessa nova fase e que continue sendo muito bem vinda e respeitada em nosso país.

Obrigado a todos e fiquem com Deus.
Rogério.




Twitter: twitter.com/votalhada
Instagram: instagram.com/votalhada
Facebook: facebook.com.com/votalhada
Telegram: t.me/VotaNoBBB
PIX: contato@votalhada.com.br

ATENÇÃO: Antes de comentar, leia as regras:
www.votalhada.com.br/regras.

 


O Votalhada faz um resumo de várias enquetes divulgadas em sites e blogs que comentam Realities. Apresenta o resultado em tabelas claras e faz as médias aritmética (simples) e ponderada (proporcional) dos resultados. Durante as votações, geralmente as pesquisas são publicadas a cada 3 horas.


14 comentários:

  1. É isso amigo, o Boninho operou mudanças que, em sua maioria, pioraram mto as dinâmicas do BBB e aliadas à interferência do mundo virtual nas votações fica difícil para nossa geração gostarmos do que estamos assistindo atualmente. Mais difícil ainda entender os critérios nas eliminações que visivelmente se vê dois pesos e duas medidas. Já li em um comentário por aqui que os julgamentos são baseados no simples fato do público gostar ou criar ranço por um participante, se cair nas graças conseguirá gdes torcidas e irá até a final, independente do que faça que possa caracterizar errado pra nós (vide Dr. Fred Nick) e qdo são perseguidos e odiados basta uma palavra ou frase dita na hora errada para ser decapitado sem direito à segunda chance, como aconteceu com o Gabriel. Se são bons jogadores é o que menos interessa. Tá complicado o negócio! Um bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amiga.
      É o tal negócio do fanatismo que citei.
      As pessoas ficam cegas e passam pano qdo lhes convém.
      É isso já vem acontecendo faz tempo principalmente agravado desde o BBB 14 com as Clanessas e sua torcida inflamada e emocionada.
      😘😘😘



      Excluir
  2. Só não entendi como Domitila poderia ser xenofobia,se ela mesmo mora na Alemanha faz tempo Mas também não boto minha mão no fogo não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc reler o texto somente nesse parágrafo e puder interpretar melhor, eu deixo uma pergunta sugerida por uma amiga minha e introduzi no texto por achar pertinente e para que cada um intérprete como quiser, nenhum momento afirmei nada, pois morar na Alemanha não significa que a pessoa não seja xenófoba, assim como ter amigo gay, não significa que a pessoa não seja homofobica.
      Obrigado por apreciar a leitura.
      Volte sempre.
      😘

      Excluir
  3. A Tina comparada a Deolane eu diria que é a madre Teresa. Só quem acompanhou a Fazenda sabe do que vimos não é mesmo? Eu não tecer mais comentários, porque nas primeiras semanas quase ela não aparecia e eu larguei os bets já há alguns dias, portanto temo colocar bobagem aqui. Só achava ela grosseira, ríspida, sempre armada e não gosto de pessoas assim, por isso eu torcia pela saída dela.
    Mas fico pensando se o que vimos atualmente fosse há 10, 15 anos atrás. Imagino que até nem teríamos BBB, iam cancelar o programa. Muito legal essas observações. Bj amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amiga, só quem assistiu a Fazenda sabe dizer né?
      Mas no caso da Tina, é bem mais leve e sem comparação, mas grossa ela é tbem, não chego a ter ranço dela, mas nunca seria minha favorita e desejo Boa sorte pra vida dela.
      Quis fazer uma analogia comparando tempos e mudanças em comportamentos dentro e fora do BBB.
      😘😘😘

      Excluir
  4. Interessante Rogério o seu ponto de vista,Realmente esses 2 pesos e duas medidas atual pra julgarem 1 participante e joga-lo na forca já está enchendo o saco.
    Foi bom você ter lembrado desse primeiro embate dela com há Domitilla ali já haviamos percebido um pouco dá personalidade da tina que pra muitos analistas que cobrem o bbb foi há primeira injustiçada da edição.
    Espero que boninho consiga se reinventar nas próximas edições dó bbb,e ache um método de votação mais justo especialmente pra tentar conter 1 pouco essa toxicidade de alguns fandons extremistas que sempre existem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Davi.
      Sinceramente, o Boninho, o Carelli, e suas produções, já são meus ranços faz tempo e não vejo probabilidades nenhuma desses realities voltarem a ser o que eram por pura falta de competência e criatividade dos realizadores e envolvidos direta ou indiretamente.
      É uma pena lamentável, e isso está me brochando de seguir reality cada vez mais viu.
      Forte abraço
      🙏

      Excluir
  5. Parabéns amigo, mais um texto brilhante. Não gosto muito desse jeito grosseiro dessa moça, mas acho bem melhor do que ter que assistir as baixarias do quarto do líder. Enfim o público é que decide, preferiram deixar duas plantas que não acrescentam nada ao jogo. Que Tina tenha mais sorte aqui fora, e tenha sucesso na nova jornada. E valeu a pena esperar o BBB, pelo menos posso desfrutar de sua companhia e de sua escrita invejável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Linda, minha amiga querida.
      Eu assusto sozinho aqui pq só Eu tenho esse "defeito" de gostar de BBB, minha saudosa mãe gostava, agora vejo só e, mesmo assim fico com a cara enrubecida de vergonha dessas cenas no motel BBB.
      Se minha mãe ainda estivesse aqui nenhum de nós dois saberíamos onde por a cara nessas horas.
      Mas pra essa juventude que faz apologia a luxúria até através de letras horríveis daquilo que chamam de música, é normal né?
      Nunca a intimidade foi tão banalizada como hj esta.
      E Tina com certeza vai brilhar muito pq tem inteligência e história, só precisa aprender segurar um pouco a rispidez é a língua.
      Obrigado pelo carinho de sempre amiga.
      Conte sempre comigo e se não gostar de alguma gracinha sem graça minha, pode falar viu? 😁😁
      😘😘😘

      Excluir
  6. Oi Rogério!!!
    Espetacularrrrr seu texto!!! Muito bem escrito!!!
    Não gostei dessa Tina!!! Achei ela muito arrogante e grossa, principalmente com o meu Mossscaaaaaa.... então, fiquei contente que ela foi eliminada!!!
    Dei uns votinhos nela e também no Black que é outro Falseta!!!
    O que importa é que o Mossscaaaa ficouuuuuu e deixou muita gente com raiva lá dentro e aqui fora kkkkkk
    Boraaaa Mosscaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ander , obrigado pelo feedback.
      Admiro muito sua devoção a quem vc escolhe como favorito.
      Desde que gostas não abre mão, eu já não consigo ser assim, gosto e desgosto muito fácil.
      Sinal de que vc é bem brasileiro mesmo é não desiste nunca 😁😁😁😁
      Parabéns ao chiquitito que só teve pouco mais de 2% de rejeição 👏👏👏
      Forte abraço.
      🙏

      Excluir
  7. Oi Trevisan,como vai ?

    Dei uma sumida pois precisei priorizar outras questões e essa edição está cambaleante desde que o Boninho resolveu fraudar o caráter e atitudes de todos lá dentro trazendo informações externas para dentro da casa!!!

    Mas com a chegada do carnaval terei mais tempo e quem sabe engreno até o final mesmo sabendo que esse BBB está pra lá de morno e com participantes sem carisma algum capaz de alavancar a audiência e grandes torcidas aqui fora!!!

    Vi que voltou a postar seus textos e agora que retornei não podia deixar de dar um pitaco aqui né.

    As suas narrativas são sempre pautadas em muita coerência e inteligência e as vezes escreve assuntos que são interessantíssimos e nos fazem refletir.

    Como é o caso da Tina do BBB2 que se estivesse no BBB23 jamais seria eliminada!!!!
    Você tem toda razão!!!

    Os outros vilões que citou eu também acredito que teriam uma sobrevida maior no game!!!

    Quanto a Deolane que você citou,a dinâmica da Fazenda em que se vota para ficar no reality eu acredito que explique tudo não é mesmo?

    Não tem como comparar Rogério pois era nítido que a Deolane possuía uma grandiosa torcida já consolidada e sabemos que ela dificilmente iria deixar de chegar na finalíssima do programa pois lá se vota para ficar e essa metodologia favorece sim a quem possui torcidas numerosas que era o caso da Deolane!!!

    Você citou também não entender o porque a Tina vazou deixando a planta sem tempero do Cezar no jogo mas nesse caso eu acredito que o lado da casa em que a Tina se encontrava teve influência negativa e colaborou com sua eliminação!!!

    Gosto sempre quando você independente de simpatizar ou não com o participante deseja boa sorte e sucesso fora do game ao final dos seus textos!!!!

    Precisamos sempre separar as atitudes dos participantes dentro do jogo e fora dele não é mesmo?
    Game Over é Game Over!!!
    E suas palavras carinhosas ditas aos eliminados ao final dos seus textos impecáveis são reconfortantes!!!

    Tenho convicção que seu texto será um santo remédio a Tina caso ela tenha a oportunidade de desfrutá-lo afim de fechar aos poucos as feridas que uma eliminação provoca em qualquer participante de um BBB!!!!

    Abração Rogério!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cury, tudo bom.

    Eu tenho um problema muito serio qto a seletividade das pessoas, no caso da Deolane, o olhar e cada palavra dela me fazia mal, ate deixei isso explícito no meu texto sobre ela.
    Independente da dinâmica de votação é difícil pra eu entender, o pq um ser maléfico como aquilo pode ter milhares de fãs que no mínimo pensam como ela, por muito menos ou igual, Karol ConK, saiu com quase 100% de rejeição e creio que se fosse na Fazenda, mesmo com votação pra ficar, Karol tbem sairia como menos votada na primeira roça.
    A impressão que dá é que são 2 públicos distintos que votam ou então não da pra entender essa seletividade de opiniões.

    Qto a Tina ler meu texto sobre ela, não acho muito provável, kkkkk...o único que fui informado pelo Luís que chegou a ler, foi o Pyong Lee, no BBB 20 e parece.que aprovou e gostou do que escrevi sobre ele.
    Eu costumo desejar boa sorte aos eliminados que não chego a nutrir um ranço, ou do contrário não desejo nada não kkkkk.
    Nessa edição não tenho tantos ranços, mas os que tenho são bem suficientes pra infartar.
    É isso Roberto.
    Obrigado pelo feedback.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.