08 fevereiro 2023

BBB 23 | O Que Faltou Dizer de Tina Calamba, por Hanne Brandenburg

Texto recebido em 08/02/2023

Nascida na cidade de Benguela, Angola, a emigrante Tina, terceira eliminada do BBB23, mora no Brasil há cerca de 8 anos. Trabalha como analista de marketing e modelo. Mãe de duas filhas de 6 e 4 anos, se identificou muito com nosso país e aqui deseja permanecer e trazer o restante de sua família para o lugar que adotou e pretende morar. 
 
Com a nova dinâmica criada pela produção para a entrada dos participantes em duplas, Tina foi escolhida pelo público para ficar atada ao cantor MC Guimê. Sua participação como integrante do grupo Pipoca vinha totalmente despercebida até que no primeiro jogo da discórdia chegou a protagonizar uma discussão com o baiano Cezar Black, por não ter emprestado sua peruca a ele, que gosta de usar esse artefato. O caso foi muito comentado tanto dentro como fora da casa e, a partir daí, o relacionamento entre os dois ficou um tanto estremecido. Para justificar que não cederia um objeto seu, muito particular, Tina começou a mostrar sua personalidade forte e temperamento ríspido no trato com os demais participantes no confinamento. Esse detalhe logo chamou a atenção dos demais colegas que não evitavam de sempre criticá-la pelo seu comportamento em rodinhas de conversas. Ao ser alçado à condição de líder, o cowboy Gustavo alegou exatamente esse o motivo que teria para que ela fosse sua indicação ao paredão.

Sem saber que estaria na condição de ser emparedada, Tina continuava se mostrando também disposta a jogar e foi quem atendeu o big fone, em sua primeira chamada nesta edição, contrariando um desejo de outro colega, o Ricardo, que chegou a fazer plantão embaixo do aparelho e por um curto período de tempo se ausentou, ficando para ela a incumbência de colocar dois outros participantes na berlinda sendo que, conforme anunciado pelo Tadeu, na dinâmica da semana, um deles seria salvo pelo poder curinga, adquirido pela Paula, no domingo por ocasião da formação do paredão. Dentro dos acordos que haviam sido traçados como estratégias de jogo, entre os componentes do quarto deserto que ela pertencia, os possíveis alvos seriam o Gabriel Santana, considerado planta no jogo pelo grupo e a Domitila que seria o voto da casa uma vez que eles teriam um maior número de integrantes. Tendo essa noção não foi difícil para Tina tomar sua decisão, ainda podendo revelá-la aos demais, levando seus colegas a se reunirem novamente para escolherem qual dos dois seria salvo e quem permaneceria no paredão. Domitila foi a beneficiada por considerarem uma adversária mais forte para enfrentar um deles, que seria a indicação certa do líder e Gabriel Santana, por não se comprometer no jogo, fosse mais fácil de ser eliminado pelo público na terça-feira. 

Ao ser confirmada sua indicação pelo líder, e antes mesmo que fosse iniciada a votação no confessionário, uma boa parte de seus aliados lhe interpelar sobre quem desejaria enfrentar, sendo que na última reunião do grupo, ela havia decidido pelo Fred Nicácio e depois, talvez pensando no quesito de maior visibilidade e influência no jogo diante do público, do que o seu antigo desafeto Cezar Black, resolveu mudar de ideia e escolher esse último para enfrentá-la, demonstrando uma certeza que conseguiria se sair melhor na disputa e voltar do paredão. Atendendo ao seu pedido, eis que os integrantes do quarto deserto, votaram e decidiram que o Cezar Black fosse o escolhido para ser seu adversário na nova berlinda. Depois da prova bate e volta vencida pela Amanda, contra golpeada pelo participante que foi confirmado entre os dois indicados pela Tina, ao atender o big fone, no caso o Gabriel Santana, ficou o paredão definido entre Cezar Black x Gabriel Santana x Tina.

Em sua justificativa para voltar do paredão e permanecer no jogo, Tina apelou para o vitimismo da mulher negra e pobre que teve de enfrentar muitos desafios na vida, mas sempre querendo mostrar seu lado guerreira, e a partir daí o que se viu foi uma emparedada muito confiante que ainda teria chances de se mostrar mais, chegou a declarar que caso isso acontecesse ela iria recalcular sua rota e definir seus próximos passos rumos a uma boa convivência no reality, sem contudo baixar a cabeça ou se deixar levar pela opinião de ninguém. 

Durante os três dias que antecederam a definição de quem seria eliminado ocorreu uma mudança muito drástica no seu relacionamento com seu antigo desafeto Cezar Black, e os dois chegaram a encenar uma verdadeira empatia mútua e até troca de carinhos. Na terça, ficaram, por várias horas da tarde, papeando dentro da piscina e o que se via era uma nítida impressão que ambos estariam se despedindo um do outro, sem contudo podermos afirmar quem estaria achando que voltaria e quem poderia estar vivendo seus últimos momentos na casa. 

E eis que chega o momento tão aguardado pelo público e pela casa: o resultado da votação no site oficial que confirmou a eliminação da Tina com 54,12% dos votos. Logo que o Tadeu anunciou esse desfecho do paredão, o que se viu, foi uma crise de choro do Fred Nicácio, ignorando o fato até de que seus aliados haviam sido salvos e como se nutrisse pela participante eliminada um amor e um laço de amizade muito grandes, embora durante as três semanas de confinamento em que estiveram juntos e mesmo depois que ela estava precisando de apoio por estar emparedada, não se viu ele chegar junto dela em nenhum momento. Ainda foi verbalizado por ela, algumas vezes, não gostar dele e nem fazer questão de sua amizade. Fica a dúvida se, como ocorreu durante a eliminação do Gabriel em que ele protagonizou um alento à chorosa Paula, agora também arquitetou seus minutos de fama no momento de despedida da colega. Deixo aos leitores do Votalhada suas reflexões sobre o caso. 

Em seu encontro com Tadeu Schmidt, foi interrogada dos possíveis motivos que a levaram a ser eliminada pelo público e ela reconheceu que sua personalidade forte e temperamento agressivo no trato com as pessoas, possa ter tido uma parcela relevante para isso. O que se viu a seguir foi uma Tina desnuda dessa sua capa de fortaleza interior e se debulhando em lágrimas ao ouvir o apresentador dizer-lhe palavras em seu dialeto angolano que significava que ela seria uma pessoa especial.

É isso, somos seres humanos com defeitos e qualidades, erramos e acertamos, e com a Tina não poderia ser diferente. Desejo que, mesmo com pouco tempo de permanência no reality, ela consiga muitas realizações profissionais e que o país que ela abraçou lhe traga muitas vitórias e aprendizados.   

Um abraço a todos!




Twitter: twitter.com/votalhada
Instagram: instagram.com/votalhada
Facebook: facebook.com.com/votalhada
Telegram: t.me/VotaNoBBB

 

ATENÇÃO: Antes de comentar, leia as regras:
www.votalhada.com.br/regras.

 


O Votalhada faz um resumo de várias enquetes divulgadas em sites e blogs que comentam Realities. Apresenta o resultado em tabelas claras e faz as médias aritmética (simples) e ponderada (proporcional) dos resultados.

14 comentários:

  1. Belo texto, vc descreveu com detalhes a Tina. Hoje vi comentários sobre a ida dela na Ana Maria Braga, e parece que ela se saiu bem. Também espero que ela consiga colher bons frutos da participação no BBB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Linda. Faz tempo que não assisto o café com os eliminados no programa +❤C. Bom saber que a Tina se saiu bem, e firme como ela é, não poderia ser diferente, né? Bjo.

      Excluir
  2. Maravilhoso texto, amiga.
    Como sempre uma visão ímpar sobre o eliminado resumindo muito bem sua trajetória desde o início.
    A Tina, tem suas grosserias que jamais a faria campeã, mas planta como ouvi alguns dizendo, ela nunca foi e seria mais relevante no jogo que seus adversários de paredão, mas enfim...muito longe de ser uma favorita.
    Parabéns 👏👏👏👏👏
    😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, amigo. Já nem perco mais tempo discordando dos motivos que estão sendo levados em considerações, nas eliminações dos emparedados, pois nunca coincidem com o que penso. Bjo.

      Excluir
  3. Perfeito o seu texto Hanne. Não era candidata para ganhar o programa, mas merece o respeito e carinho do público. Quanto ao Fred Nicácio a reação foi patética. Mostrou que tem um jogo e um roteiro próprio e previamente construído para o programa. E parece que está conseguindo iludir muita gente aqui fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Suzy. Com certeza aTina não tem o perfil de uma campeã, mas infelizmente o fator dois pesos e duas medidas diferentes, está muito em evidência nos julgamentos dessa edição. O exemplo clássico do quão estapafúrdia tem sido esse fator é sabermos de tantos outros piores do que ela ali e até que já foram salvos da eliminação, como a Demonila e ainda vermos a ascensão de um mau caráter de primeira categoria como o Dr. Soberba Insuportável que conta com o apoio da produção e, talvez, consiga sagrar-se o campeão dessa edição, acima do bem e do mal. Lamentável!

      Excluir
    2. Com certeza, Suzy, não à toa o título de reality show, que nada mais é do que um show da nossa realidade de vida em sociedade. Infelizmente com muitas degradações e inversões de valores.

      Excluir
  4. Bom demais Hanne dá prazer ler cada parágrafo de cada texto seu parabéns.
    Na medida certa e trazendo tudo há tona você descreve com maestria há trajetória de cada 1 lá dentro dó inicio ao fim.
    Há tina que e uma bela mulher desejo sucesso aqui fora pois ela merece e muito.
    Uma pena Hanne esse comportamento as x tão grosseiro dela com alguns participantes ter sido pra mim o maior causador da sua saida.
    Faz parte cada 1 tem 1 tipo de personalidade e há dela me parece ser de gênio forte e as x um tanto explosivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Davi. Depois do que vimos nos resultados dos outros dois paredões, chego a me questionar se o temperamento forte e por ser grosseira tenha sido realmente o fator determinante para a eliminação da Tina, uma vez que outras características de maior gravidade na personalidade de outros participantes emparedados, foram aceitas e totalmente ignoradas para a decisão final. Vai entender o que se passa na cabeça dos juizes de plantão que resolvem excluir quem não gostam simplesmente por ranço adquirido, deixando duas representações clássicas de plantas continuarem no jogo. E, assim, vai mais uma edição do BBB descambando para uma final bastante injusta, onde fatores como um bom caráter ou jogador competitivo não sejam levados em considerações. Abs.

      Excluir
  5. Boa tarde amiga.Excelente texto.Descreveu aTina perfeitamente.Ela foi muito ríspida com os outros participantes e sem paciência para com eles.Para mim foi ótimo pós não gosto de ninguém do quarto deserto.Parabens pelo seu texto.Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, querida amiga Tereza. Pois é, que a Tina tinha um temperamento difícil, que contrastava inteiramente com quem se predispõe a participar de um reality de convivência, disso eu nunca tive dúvidas. Como não vi o mesmo tratamento dado a ela para elimina-la, com outros participantes de atitudes até piores, além da preferência em beneficiar representações clássicas de plantas num mesmo paredão é que não concordei, porém minha opinião e nada é a mesma coisa qdo me deparo com os rumos que tomaram o reality de uns tempos pra cá e só me resta, como BBB maníaca assumida que sou, mesmo discordando da decisão final, continuar acompanhando o reality. Obgda por ter reservado um pouquinho de seu tempo para prestigiar meu texto e deixar seu comentário. Um bjo gde pra vc e um abraço no seu marido, um casal que se declarou meus fãs e que me deixa muito honrada.❤

      Excluir
  6. Oi Gilvan, mesmo não suportando qq atitude de grosseria num(a) participante em relação à seus colegas de confinamento, ainda preferia ela ter ficado por algumas semanas a mais na casa, do que as plantas murchas, ou soldados rasos dentro do contexto usado pelo Tadeu, fáceis de serem manipulados pelos generais do grupo que pertenciam. Qto à cena burlesca protagonizada pelo Fredinsuportável, deixou meus neurônios agitados e impacientes de aguentar. Riri didi cucu lo lo!!! Abs.

    ResponderExcluir
  7. Hanne minha querida, confesso que não botei reparo que você havia colocado esse post. Fui ler o de hoje (do Rogério) e li: Dr. Ge (meu xará)... Pensei, como assim? Tinha certeza que era o seu, rsrsrs... Voltei na leitura e vi que era do Rogério. Fiquei chateada comigo mesma, pois não havia percebido o seu. Mas agora aqui estou e já li. Como sempre perfeito, e para mim foi ótimo, pois tinha coisas que eu confesso que nem tinha visto.
    Acho que a Tina poderia ter ido mais longe sim, mas esse jeito dela sempre na defensiva, armada, sem contar as falas grosseiras, fizeram com que ela acabasse de despedindo mais cedo do jogo, com certeza ela não sairia para o Black. Que ela consiga tirar de tudo isso o aprendizado necessário e que tenha sucesso aqui fora. Parabéns amiga! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morg, querida, o que importa é o qto vc se sentiu por não ter visto o meu texto sobre a Tina para deixar seu comentário e as desculpas que me apresenta por isso, uma demonstração clara de sua consideração em me prestigiar lendo meus textos, mto obgda. A Tina realmente tinha um temperamento muito dificil no trato com as pessoas, totalmente incompatível com quem se predispõe a participar de um reality de convivência. Cheguei a me surpreender positivamente com ela a partir do mom que resolveu jogar pra valer e enfrentar os desafios que tivesse pela frente, sem medo de ser alvo de votos, como é o comum de acontecer com a maioria desses estrupicios que prometem mundos e findos para conseguirem as vagas e qdo entram, não mostram nada do que prometeram e ficam se escondendo como plantas ou como soldados rasos obedecendo as ordens dos generais (seg definição do Tadeu) para se sentirem protegidos de irem pro paredão. Mais uma vez, mto obgda. Bjos.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.