17 fevereiro 2021

O que faltou dizer de Nego Di, por Hanne Brandenburg

Texto recebido em 17/02/2021

Se o BBB21 foi denominado o Big dos Bigs por algumas inovações da produção, que inclui um aumento no tempo de duração que serão 100 dias, um verdadeiro fenômeno também aconteceu nessa edição que, talvez não estivesse nos planos da direção do reality, ao selecionar o elenco. Entre os 10 convidados para comporem o grupo camarote, 03 deles (Karol Conká, Nego Di e Projota) estão entre os participantes mais rejeitados de toda a história do programa, com um agravante que esse trio é composto por pessoas da raça negra, que, dessa vez, não receberam apoio do público por essa característica, normalmente encarada como forma de dispensar muitas atitudes reprováveis, ou mesmo falta de uma maior atuação interativa como participantes de um reality, levando apenas em consideração suas lutas  pela desigualdade e preconceitos em nossa sociedade. Um exemplo do que digo foi a consagração da Telma no BBB20 que, mostrou ser uma pessoa de temperamento forte, batalhadora, mas, pra mim, não preencheu os requisitos que considero necessários para ser um campeão(ã) de um reality, principalmente no que diz respeito ao carisma, competitividade e espírito divertido. Cheguei até a achar que o fato dela fazer parte da cota de negros da edição e pertencer ao grupo pipoca, foi beneficiada como forma da produção mostrar que sua ideia de misturar famosinhos virtuais com anônimos podia dar certo e não necessariamente ganharia quem tivesse mais seguidores nas redes sociais, o Tiago sempre fazia questão de ressaltar esse detalhe.

Além dos 03 citados, mais uma participante, dessa vez pertencente ao grupo dos inscritos, mas que também possui a mesma característica de raça dos demais, compõe o que já foi denominado pela internet como “Gabinete do Ódio”, em alusão a um ambiente existente dentro do governo federal, onde existem pessoas dispostas a perseguirem seus adversários políticos e que bem se assemelham aos confrontos que vemos dentro do confinamento entre os participantes e suas atitudes abomináveis de se imporem como donos da verdade e dos direitos sobre os outros. Me refiro à concursante Lumena, uma baiana que entrou achando que seria a voz da vez e da razão em prol de minorias. Embora de uma forma, menos relevante, mas bem inserida nesse grupo ainda podemos incluir a cantora Pocah, que fica ali comendo pelas beiradas na tentativa de ir se salvando de paredões com o apoio daqueles que ela considera fortes e queridos pela casa e, assim, vai conseguindo aproveitar das benesses que o BBB21 lhe oferece. Jogar que é bom, nada, um verdadeiro desperdício na vaga de muita gente que poderia estar nos oferecendo um melhor entretenimento.

Como disse anteriormente, o eliminado dessa semana, faz parte desse grupo que foi rejeitado pelo público e a votação que o tirou do jogo também foi algo inédito até então, com recorde em um paredão triplo. Mas, o que realmente faltou dizer de Nego Di? 

Gaúcho, pertencente à parcela de pessoas negras do Rio Grande do Sul, um estado da nossa região sul do país, que teve grande influência de colonizações italianas e alemãs, e por isso sua população é predominantemente branca, loira de olhos claros. Por esse aspecto e também pelas dificuldades de ter tido uma infância pobre, com os percalços que já conhecemos que sofrem os pretos e pobres em qualquer lugar, tornou-se uma pessoa de temperamento, posso até considerar revoltado, pela situação que a vida lhe impôs e que, desde cedo demonstrava o desejo de poder trabalhar e tirar sua mãe de uma situação difícil. Pelo que tenho lido, parece que, atualmente ele está bem financeiramente, com sociedades em barbearias e hamburguerias, porém não foi como microempresário que nos foi apresentado, mas como humorista, o que para mim foi uma grande surpresa, não porque não o conhecesse dentre os profissionais dessa categoria, mas por não enxergar em seu semblante ou atitudes nada que me fizesse rir ou perceber alguma veia cômica. Muito ao contrário, o que vi foi uma pessoa carrancuda, antipática e que se destacou sim pelo seu mau caráter. A primeira revelação desse seu traço de personalidade duvidosa foi quando vimos sua mudança no tratamento com o Lucas, um garoto que, de início, era seu parceiro, talvez por ter uma idade semelhante a de seu filho, dando-lhe apoio moral e sempre o escolhendo como dupla nas provas, conquistando, inclusive, a primeira liderança da edição. Aqui abro um parêntese para lembrar a máxima que mais uma vez se repete nesta edição: o primeiro líder nunca chegou a ser o campeão. Nessa condição de líder, também tomou uma atitude considerada bem característica de sua determinação em querer provocar um verdadeiro duelo entre pretos x brancos dentro da casa, ao escolher quem iria para o vip, passar bem na alimentação e regalias, todos os demais negros do elenco, complementando com dois brancos (Vii Thube e Gil), por estratégia de acha-los fortes no jogo, como o próprio declarou. Observando que o Lucas, com problemas sociais semelhantes aos seus,  era muito inteligente, competitivo, com grandes possibilidades de se tornar um forte adversário e tirar-lhe a chance de estar na final do BBB21, passou a criticá-lo, virando-lhe as costas literalmente e, aproveitou-se dos desvios psicológicos que ele sofria, para torná-lo visto pelos demais participantes como alguém perigoso, que iria prejudicar a todos e, juntamente com o restante de seu grupo malévolo, conseguiu seus objetivos e viu o Lucas desistindo de continuar no jogo, abrindo o caminho sórdido para suas atitudes vis. 

A partir daí e com o passar dos dias, a soberba e exemplo de tudo que não queremos ver em um participante em sua vilania cruel, predominou com muito cinismo, uma proteção exacerbada por aqueles que formavam seu clã e o desprezo, com desejo de vingança e ver fora da casa, quem não compactuava ou se deixava levar por seu "espírito de liderança”, sendo que, hoje em sua entrevista para Ana Maria Braga, como forma de autodefesa para suas atitudes reprovadas pelo público, disse ter sido manipulado e usado pelas pessoas que antes considerava seus aliados e amigos. Oi? Como assim? Cadê o todo poderoso que ditava regras e aconselhamentos dentro da casa? 

Sabemos que todo ser humano possui defeitos e qualidades, cometemos erros e acertos, porém em um reality show de confinamento entre pessoas previamente selecionadas para serem justamente com personalidades opostas, o que se observa através das câmeras, com lentes de aumento é justamente as características marcantes no eu de cada um. Se um participante tem um temperamento, dominador, impositor, debochado como era o Nego Di, pode até tentar dar uma segurada no início e ver até onde ir para poder se soltar e se mostrar de verdade, mas jamais conseguirá essa façanha por muito tempo. São as tais máscaras que caem. Ao contrário também existem aqueles bonzinhos, de perfil mais calmo, que não gosta de tretar e tenta se aliar a quem considera mais querido e forte junto ao restante da galera, como forma de proteção e escapar de ser alvo para o paredão. Da mesma forma, não conseguirá seguir muito longe nesse caminho, ao menor deslize, não escapará de ser engolido e até usado (esse sim) por quem não o vê como verdadeiro aliado. O Bill disse ter tido vontade de ser amigo do Nego Di e seguir seu exemplo dentro da casa. Se tivesse continuado no jogo, teria feito um esforço tremendo para se adaptar ao um grupo que em nada tinha com sua maneira de pensar e agir. Enfim, o melhor de assistirmos quando acompanhamos esse tipo de programa é ver de forma bem clara as nuances e facetas de um ser humano e que não são fáceis de serem mudadas de acordo com nossa vontade, mas adaptadas ao ambiente ou situações vividas. E o que aproxima as pessoas de outras, na vida de forma geral, é justamente essa identificação com as formas de pensamentos e atitudes de cada um. 

Geralmente, quando noto um participante com essas características que não gosto e desejo que saia, sinto uma certa angústia se não observo grandes chances disso acontecer pelas vias normais do paredão. Felizmente, por existir nessa edição pessoas sensatas, com uma boa visão de jogo e que não concordavam com atitudes maléficas, pude fazer esse texto aliviada por ter assistido a eliminação de alguém nocivo à convivência de alguns e, principalmente, que fazia mal também a quem gosta de acompanhar o reality global, com um índice de rejeição que, se não lhe trouxer nenhum aprendizado moral na vida pós-BBB, mas que nos fez muito bem acompanhar. 

É só o começo, ainda quero ver fora da casa: Karol Conká, Projota, Lumena, Pocah e que o restante do elenco consiga se superar e jogar para nosso bom entretenimento saudável.

Um abraço a todos!




Twitter: twitter.com/votalhada
Instagram: instagram.com/votalhada
Facebook: facebook.com.com/votalhada
Telegram: t.me/VotaNoBBB

ATENÇÃO: Antes de comentar, leia as regras:
www.votalhada.com.br/regras.



O Votalhada faz um resumo de várias enquetes divulgadas em sites e blogs que comentam Realities. Apresenta o resultado em tabelas claras e faz as médias aritmética (simples) e ponderada (proporcional) dos resultados. Durante as votações, geralmente as pesquisas são publicadas a cada 3 horas.

38 comentários:

  1. Ótimo texto. Mas faço um adendo sobre a rejeição dele, pois karol, lumena e projota merecem mais, mas eu duvido que consigam. É uma rejeição de desabafo do grupo todo, um basta, ainda mais com o bate volta da karol e a liderança dela. Foi um pouco bode expiatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Anderson, fica difícil avaliar quem no grupo merece uma rejeição maior ou menor, pois, todos tem uma característica em comum: o mau caráter. Por mim, ver o público reprova-los com desejo de elimina-los, já tá valendo.

      Excluir
  2. era seu parceiro, talvez por ter uma idade semelhante a de seu filho,

    Na verdade nego do tem 26 e Lucas 24 anos. O filho do nego tem 5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo coloco a palavra "talvez" em minha afirmação é pq não pesquisei sobre esse detalhe e achava que o filho dele fosse um adolescente e muito menos lembrei que ele não teria sequer idade para ser pai do Lucas, uma vez que nem da Vii Tube teria, com uma diferença de 06 anos e foi essa característica forte de paternidade que os aproximaram, segundo palavras de ambos. Ele realmente tem uma aparência de ser bem mais velho do que a idade que tem. Desculpe-me pela falha.

      Excluir
  3. Parabéns Hanne pelo seu texto, muito bom, descreve a pessoa do Nego Di com muita indulgência. Na minha modesta opinião ele e resto do grupo maléfico são pessoas tóxicas que espero vazem o mais rápido possível do BBB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Linda, oremos para que vejamos sim todos os outros se juntarem a ele fora da casa e nos dê oportunidade de assistirmos um programa mais leve, sem tantas maldades. Bj

      Excluir
  4. Amiga...

    Eu venho aqui ler seu texto e sempre me lembro de qdo entrei aqui pela primeira vez no BBB 16 e o que me admira em vc é a facilidade com que vc descreve cada participante, com destreza e maestria e só melhora a cada texto seu, sempre coerente e de uma visão ímpar sobre BBB.

    Engraçado a hipocrisia Di Nego, cimo vc citou ele hj no programa MVc, dizendo que foi manipulado,... Ueee nera ele que se auto denominou influenciador e não influenciável no joguinho da discórdia?
    Nera ele que rebatida o Gil, dizendo que ali não existia essa estória de manipular ninguém?
    Hipócrita e contraditório esse Nego Dó...

    Tirando meu chapéu pra mais esse super texto, amiga...
    Parabéns!!

    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, meu querido amigo, de minha parte a cada comentário seu só me honra cada vez mais saber que sua admiração pelo que escrevo não mudou e que sempre está dentro do que gostas de ler. Sabes que a recíproca é verdadeira, sinto muita falta de seus textos maravilhosos e que nos diverte muito com sua particularidade em definir os participantes com apelidos bem adequados e que só uma mente muito criativa e brilhante é capaz de pensar. Bjos

      Excluir
  5. Nego Di errou no jogo. Pelo que observei é um ótimo filho, pai e amigo. Fim de game.. Vida que segue.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, não existe ninguém 100% bom e nem 100% mal, se ele tem esse lado bom de filho e pai é algo notável, porém, fácil e bem mais comum de acontecer. Deus nos manda amar o próximo como a nós mesmos, pq aí reside nossas dificuldades: termos boas atitudes com aqueles que não fazem parte de nosso círculo familiar. Aí reside o nosso verdadeiro eu.

      Excluir
  6. Mais uma vez vc, Hanne, conseguiu ilustrar bem a personalidade de Di dentro do jogo. E o BBB, quer queiramos ou não, faz o jogador mostrar seus demônios internos, tira as máscaras sociais que muitas vezes o ser humano usa aqui fora, até como forma de proteção à invasão do outro à nossa alma. Temos o Bem e Mal dentro de nós, e cabe a nós reprimirmos o que temos de ruim e liberar o que temos de bom dentro de nós. Muitas vezes isso se torna incontrolável, sobretudo, num jogo de confinamento aonde somos obrigados a conviver com pessoas que mal conhecemos ou pouco conhecemos num reality. Por isso que as vezes não sou tão incisivo ou rigoroso nos julgamentos sobre o caráter do participante. Acho que as pessoas do jogo aqui podem ter mais equilíbrio nessa balança do bem e do mal. Lamento as ameaças que a mãe dele e o filho estão sofrendo, e acho q as pessoas têm q separar o ser humano numa panela de pressão BBB e o ser humano aqui fora sem pressão emocional. Acho que este ato de fair play que temos que ter aqui fora é válido, como disse o Thiago. Claro que o ser humano erra, fala coisas que não deveria falar, e tudo no BBB se torna maior aqui fora, gigante, como disse uma vez Bial. Não tou querendo com isso "passar o pano" no jogador Di, porque debochar do Cantor Arlindo Cruz, de orixás de Lucas, da religião alheia, que inclusive é a religião da Lumena, debochar pelas costas de Juliette, da sua maneira de falar é feio e reprovável. Mas tem um lado meu, humano, de piedade, que é acolhedor do cachorro morto, ferido. Por isso, que acho que as redes sociais pegaram pesado com um ódio social virulento, como um chicote moral que bate na alma de um mero pecador e não criminoso. Espero que ele aprenda com os erros; e como ele mesmo disse, está se desconstruindo ou num processo de desconstrução, porque ele mesmo se confessou homofóbico, machista, gordofóbico pro Brasil, talvez pelas suas piadas ou humor "negro", que prefiro dizer humor preconceituoso ou sujo, já que o termo "negro" se refere à etnia black; e o termo negro tem sentido pejorativo e negativo em algumas expressões, como nuvens negra, humor negro, ou mesmo a coisa tá preta etc., isso, a meu ver, fere a dignidade da pessoa humana. Usamos isso naturalmente sem saber a sua genealogia social e política do termo. É o tal do racismo estrutural que também se expressa na linguagem. No entanto, é apenas uma visão ideológica da qual compartilho. Por fim, exceto a parte que vc fala de Telminha, que acho que ela venceu pela coerência e comportamento no jogo, uma conduta linear, mas que sempre se posicionou e até brigou quando era afetada, e nesse sentido discordo de você, seu texto prima por uma explicitação do jogo excelente. Parabéns e continue assim com sua digital reflexiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Luis, qdo pensei em colocar aquela minha visão sobre a vitória da Telma, logo imaginei sua discordância, pois, lembro de te-la defendido e aplaudido sua trajetória diversas vezes no BBB20, algo que respeito totalmente. Qto às ameaças sofridas pela família do Nego Di através daqueles que se colocam como doutores da lei nas redes sociais é realmente lamentável e muito ruim observarmos, um ser humano passivo de erros, que não está imune de agir de forma até pior que ele, criticando-o e estendendo sua raiva aos familiares que não podem ser responsabilizados por atos praticados por quem se submete a participar de um reality show em um confinamento, de forma mto agressiva e perigosa, porém sabemos que, ele não foi o primeiro nem será o último ex-BBB a sofrer esse tipo de ameaça e que esse comportamento não é nada mais, nada menos do que o retrato da parcela nociva de nossa sociedade que sempre existirá e só podemos rezar mto para que Deus nos livre dessas pessoas. Abs.

      Excluir
  7. Hanne ! Posso imprimir, ampliar, colocar moldura e fixar na parede esse texto???
    Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Foco, kkkkkk...pode sim, só me dará prazer esse seu gesto. Obgda pelo carinho. Abs.

      Excluir
  8. Párabéns pelo texto hanne. lembro bem la atrás antes do BBB começar vc já sentia que não tinha uma boa impressão sobre Nego di mesmo sem conhecer bem.Eu esperei começar o programa pra ter alguma opinião como sempre faço e tal. Até por pessoas que já conheço antes do BBB nos caso os mais famosos. E aí dada a largada se confirmou aquilo que vc pensava antes dele. fez por merecer bater o recorde da Aline e agora vamos ver se ele vai ter capacidade de fazer uma limonada desse limão.Nego di entra na lista daquelas pessoas que não quero seguir nas redes sociais , não me interessa saber sobre sua carreira.deixa pra seus mais assiduos fãs que ele tem.Não vou pra pagina dele de graça soltar hate! fim de BBB é fim de BBB,deixa ele tocar a vida! Isso vai valer pra karol,Lumena,projota esse que tão com o filme mais queimado tb lá dentro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Gilvan, eu sempre gostei de sentir minhas primeiras impressões qdo os participantes são anunciados e, algumas vezes elas se confirmam, seja de forma positiva, qto negativamente, ou ainda existem os que me surpreendem e se mostram diferentes do que imaginava, tb nos dois sentidos. Especificamente nessa edição, o Nego Di confirmou minhas impressões negativas, o Gil me agradou por seu jeito divertido, espero que não me decepcione com sua facilidade de se deixar levar pelas mentes malignas e o Projota, que eu admirava e gostava de ve-lo na tv, foi uma gde decepção como ser humano que se identifica com pessoas de má indole como o Nego Di e Karol Conka que já era, inclusive, parceira na música. Abs.

      Excluir
  9. Hanne texto muito bem escrito, Parabéns.
    Acompanho o Votalhada desde 2018, e um dos motivos, é acompanhar seus comentários e textos.
    Tomara que saindo esses participantes tóxicos tenhamos um jogo bem jogado e com leveza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Cláudia, seja bem-vinda! Compartilho com vc no desejo de termos realmente muita diversão e entretenimento assistindo o BBB21, de coisas ruins já basta a pandemia que invadiu o mundo. Abs.

      Excluir
  10. Parabéns pelo texto e análise. Hanne esses 4 que vc quer ver fora , eu e todo Brasil também queremos ! Não vejo a hora .E outro que não estou gostando é Arthur.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Coralina, pois é, essa quase unanimidade em todo país nas rejeições por participantes numa mesma edição do BBB é tb algo inédito, nunca visto antes, ainda mais que não é só por um nem por dois, mas por cinco de uma vez só. Tb não gosto do Arthur, até o relacionamento dele com a Carla Diaz me parece mais fake do que a notícia que teremos a cura da Covid ainda esse ano. Bj

      Excluir
  11. Hoje vai ter a Festa da Karol Conká. Será ue vai ser a Festa da Transilvânia Medieval ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela escolha dela para seu look com alusão a um ET dá pra termos uma idéia que só sendo mesmo de outra galáxia para ser tão maléfica e prejudicial aos habitantes de nosso planeta.

      Excluir
  12. Oi Hanne!!!
    Parabéns pelo seu texto!!! Show!!!
    Nego Di quando ganhou as duas provas com o Lucas, se achou, Imbatível e aí seu lado soberbo e arrogante subiu a cabeça!!!
    Se tornou maldoso e preconceituoso!!!
    Adorei sua rejeição, mas espero que da Karol seja maior, pois, ela é muito manipuladora e narcisista!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda, Ander, com certeza a soberba de se achar imbatível nas provas, sem sequer reconhecer a contribuição do Lucas para essa conquista, já nos mostrava o tipo de pessoa que era o Nego Di. Tudo que foi se sucedendo com o passar dos dias só confirmava minha aversão por ele. Abs.

      Excluir
  13. Texto muito bem feito
    Muito rico descreveu bem tudo parabéns hanne show de bola.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo texto Hanne. Sempre aprendo com você e suas análises precisas.
    Infelizmente, tenho a impressão que o Di nao vai aprender nada depois dessa "rasteira", haja vista não reconhecer plenamente as suas falhas. Desde ontem nos "bate papo" e hoje na AMB alardeia ter sido influenciado pela Conká, de certa forma se eximindo de responsabilidades pelo que fez.
    Muito feio isso,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A gente colhe o que planta" Vi um desabafo do jornalista Rodrigo (esqueci o sobrenome) que apresenta o SP TV que declara ter sido ameaçado juntamente com sua família por esse Nego Di que hoje reclama por sua família receber ameaças.No dos outros é refresco

      Excluir
    2. Rodrigo Bocardi. Eu li isso.

      Excluir
    3. Obgda, Marcia, pois é, qdo a índole é ruim e sem capacidade de se redimir com as quedas que a vida lhe dá, não tem jeito e o que sempre se observa são apenas frases ditas da boca pra fora que não condiz com os verdadeiros sentimentos, como ele dizer que reconhecia seus defeitos, até citou alguns e queria mudar. Se colocar na situação de vítima, agora que se sentiu reprovado pelo público, não nos faz esquecer a soberba e autoconfiança qdo estava por cima em sua trajetória dentro da casa e achando que seria aceito por quem o assistia. Abs.

      Excluir
  15. Sempre prazeroso ler tuas impressões sobre os confinados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Théo, mto obgda! Qdo escrevo tanto os textos qto algum comentário tenho consciência que tem quem concorde com meu modo de analisar a trajetória dos participantes, mas tb aberta à críticas e discordâncias, o que importa é ser prestigiada com a leitura de vcs. Abs.

      Excluir
  16. A "gente grande, muito grande" que conversou com a Kobra vai ter que se reinventar para conseguir manter os membros do mal dentro da casa. Provas de líder escolhidas a dedo, aumento no número de vetos na disputa da liderança, bigfones criativos, bate-voltas e indicações do líder sem rebotes. Estão numa sinuca de bico e farão de tudo para salvar o programa. A turma rejeitada sai contra qualquer concorrente. Vão "fazer o diabo" para evitar que disputem qualquer paredão, valem até "pedaladas".

    ResponderExcluir
  17. Quanto ao Nego Di, ele jogou sujo Di mais e usou a inteligência Di menos.

    ResponderExcluir
  18. Se pegar um histórico de participantes que militaram de forma mais incisiva todos saíram, alguns com índice alto, Elenita BBB10, Angelica/Morango BBB10, Nayara BBB18, Hana BBB19 essa foi baixo. Militantes que venceram, mas foram amenas na casa Gleici e Thelma. A Thelma por diversas vezes no programa declarou que se segurava nas intervenções pq sabia que tinha uma linha muito tênue pro publico pegar ranço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronaldo, de forma tênue, camuflada, como a Gleici e a Telma ou com a ênfase do Rodrigo e Gabriela(BBB19), Babu(BBB20) e agora Lumena no BBB21, sou da opinião que o reality não foi idealizado com esse objetivo de trazer esses tipos de bandeiras e lutas em favor das minorias. O simples fato de ter uma cota entre o elenco para que negros e gays tenham sua participação, já seria uma grande oportunidade para que eles sejam vistos e respeitados como seres humanos que são, não precisa tanta preocupação com esse tipo de comportamento para serem admirados pelo público e tornarem-se os campeões da edição.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.