*O primeiro "BBB" trouxe dramas como o do cabeleireiro angolano Serginho, que teve problemas com a Polícia Federal, e Leka, que era bulímica. O vencedor foi Kleber Bambam, que conquistou o público graças a sua relação com a boneca (boneca mesmo!) Maria Eugênia.
O termo "paredão" foi criado nesta edição pelo participante Adriano.
*A segunda edição aconteceu no mesmo ano, em maio, trazendo romance e sexo para o programa. O chef de cozinha Thyrso teve um namoro lacrimoso com Manuela, que ensaiava uma aproximação com Fabrício quando ele não estava perto. A aeromoça Cida também chamou a atenção: conversava com um passarinho e tinha premonições. Venceu o caubói Rodrigo Leonel.
*O goiano Dhomini ganhou o "BBB 3", e também o coração de Sabrina Sato, com quem namorou. A edição foi marcada ainda pela criação do Anjo, capaz de salvar um participante do paredão, e pela Máfia das Cuecas, grupo de brothers liderado por Jean Massumi.
*A babá Cida foi a primeira mulher a ganhar o “BBB”, em 2004. A edição foi marcada pela rivalidade entre os times Superpobrinhos e Clube do Boco, e por Solange “Iarnuô” Vega, com sua inesquecível versão da música "We are the world", do USA For Africa.
*A temporada com maior audiência até então revelou dois participantes que ficariam megaconhecidos: o futuro deputado Jean Wyllys, o vencedor, e a atriz Grazi Massafera, 2ª colocada. O médico Rogério se tornou o grande vilão nas brigas entre as panelinhas do programa.
*O sonho da baiana Mara de pagar um tratamento para a filha, que tinha paralisia, comoveu o público e lhe deu o prêmio do "BBB 6". Entre os personagens curiosos da edição, estavam o ex-monge Gustavo e os gêmeos Djair e Djairo.
*Íris Stefanelli, Fani Pacheco e Diego Gasques, o Alemão, formavam o triângulo amoroso que chamou a atenção para o "BBB 7". Diego levou o prêmio, e Fani emplacou o bordão "Uhu, Nova Iguaçu!".
*Em edição que apostou em novidades, como a inserção do Big Fone e das bebidas alcoólicas nas festas, o vencedor foi o músico Rafael Ribeiro, o Rafinha, que ganhou de Gyselle Soares em um paredão apertado, com pouco mais de 1% de diferença.
*O romance de Max e Francine Piaia encantou os fãs, mas a vitória do artista plástico foi apertada: apenas 24 décimos de diferença em relação a Priscila Pires. Houve um intercâmbio com o "Big Brother Africa", trazendo o angolano Ricco, aquele que tomou banho nu.
*Em temporada que contou com antigos participantes do "BBB", o veterano Marcelo Dourado polemizou ao afirmar que "heterossexuais não transmitem Aids", numa das muitas discussões com o grupo dos Coloridos. Isso não o impediu de ganhar o prêmio do "BBB 10".
*A casa passou por uma série de modificações para abrigar o "BBB 11", que também trouxe a novidade do paredão quádruplo e do Sabotador. O prêmio foi para Maria, que teve um relacionamento conturbado com Mau Mau.
*O "BBB 12", vencido pelo veterinário Fael Cordeiro, o "caubói", é lembrado pela polêmica que expulsou o modelo Daniel Echaniz do programa por "comportamento inadequado". Ele foi acusado de estupro: Monique parecia desacordada e não podia reagir aos seus avanços sexuais.
*A advogada Fernanda Keulla venceu o 13º "BBB", onde engatou um romance com o empresário André Martinelli. A edição recebeu os ex-brothers Fani, Bambam e Dhomini. A produção não permitiu que Fani usasse seus remédios psiquiátricos, motivo de controvérsia na época.
*A protetora dos animais e musa fitness Vanessa Mesquita foi a favorita do "BBB 14", deixando Clara Aguilar, com quem teve um affair na casa, em terceiro lugar. O casal "Clanessa", como foi chamado, conquistou o público e consolidou um fã-clube fiel.
*O prêmio do "BBB 15" foi para o estudante de direito Cézar Lima, mas quem deu o que falar foram Fernando Medeiros, Amanda Djehdian e Aline Gotschalg, formadores de mais um triângulo na casa. O brother foi o alvo de muitas brigas e motivo de choradeira.
*A goiana que venceu o "BBB 16" ganhou a simpatia do público em uma edição dividida entre os fãs e haters da jornalista Ana Paula Renault. Laércio, de 53 anos, que fez declarações polêmicas sobre sexo com menores de idade, também chocou o público.
*A gaúcha foi a grande vencedora do "BBB 17" e ganhou prêmio de R$ 1,5 milhão. Ela enfrentou Vivian e Ieda na grande final do reality. Vivian ficou em segundo lugar, com 41% dos votos, faturando 150 mil reais.
*A vencedora do ''BBB 18'' Gleci Damasceno se popularizou após ''sair'' em um paredão falso. No retorno, a acriana indicou Patrícia, considerada a ''vilã'' da edição, ao paredão verdadeiro. A cearense saiu com 94,26% — a segunda maior rejeição da história do programa.
*Um BBB repleto de controvérsias. Denúncias de agressão e expulsão de Vanderson. Apologia a maus-tratos a animais por Maycon. Denúncias de racismo e intolerância religiosa por Paula, a campeã da edição. Briga entre Hariany e Paula e expulsão de Hariany. Então, agito total.
*No décimo Paredão da edição, foi constatada a maior votação do programa, com exatos 1.532.944.337 votos na disputa entre os participantes Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez.
- Até hoje 296 pessoas participaram do programa.
- Até hoje foram três estrangeiros que concorreram ao prêmio do "BBB". Serginho, franco-angolano, do "BBB1"; Antonela, argentina, do "BBB4" e Kaysar, sírio, do "BBB18".
- O termo "paredão" foi criado no primeiro "BBB" por um participante: Adriano.
- 2002 foi o único ano em que tivemos DUAS EDIÇÕES do "BBB".
- No primeiro "BBB" a Xuxa fez uma visita na casa e disse para eles tomarem cuidado com os palavrões, pois estavam expostos na TV o dia inteiro.
- O primeiro casal da história do "BBB" foi formado por Kléber (que ainda não era o "Bambam") e Xaiane.
- A primeira "eliminada" da história do BBB foi a Marisa Orth. Ela dividiu a apresentação do programa com Pedro Bial durante uma semana e alguns dias, mas acabou sendo dispensada após cometer algumas gafes. A mais lembrada foi quando revelou, antes do anúncio oficial, quem seria o indicado do líder à então "berlinda" (nome do "paredão" até então).
- O primeiro participante eliminado de todos os tempos foi o modelo Caetano Zonaro.
- As participantes mais jovens a entrarem em um "BBB" foram Juliana do "BBB5" e Elane do "BBB3", as duas tinham 18 anos.
- Ieda, do "BBB17", foi a participante com mais idade a participar do do programa: 70 anos.
- Quatro participantes foram expulsos da casa.Ana Paula no "BBB16", por agressão a Renan durante uma festa; Daniel no "BBB12", por "comportamento gravemente inadequado" após movimentos sexuais suspeitos quando estava embaixo do cobertor com Monique, que aparentemente estava sem consciência, e Marcos do "BBB17", por agressão a Emily e Hariany no BBB19 por empurrar a campeã Paula.
- Até hoje 5 participantes desistiram. Um dos mais lembrados é de Léo, no "BBB9" que não aguentou a pressão do quarto branco e apertou o botão vermelho para deixar o programa. Além dele, também desistiram: Dilson no "BBB3", Tamires no "BBB15", Alan no "BBB16" e Kléber Bambam no "BBB13" que desistiu no quinto dia do "BBB13" e se tornou a mais rápida desistência na história do reality.
- Natália Casassola é a participante que mais tempo ficou confinada dentro da casa do "BBB". Ao todo foram 152 dias em duas edições. Ela participou de duas edições ("BBB8" e "BBB13"), ficando exatamente 152 dias. Em seguida vem Marcelo Dourado, que somando suas duas participações ("BBB4" e "BBB10") ficou 134 dias e Anamara, que permaneceu por 128 dias ("BBB10" e "BBB13").
- Até a edição de 2019 foram 10 vencedores homens e 9 mulheres.
- O vencedor com a maior porcentagem da história do "BBB" foi foi Fael que ganhou com 92% o "BBB12".
- A final mais acirrada, foi a do "BBB9" que deu a vitória a Max. Ele venceu por uma diferença de apenas 0,24% dos votos, em uma final que foi disputada com Priscila (que teve 34,61% dos votos) e Francine (com 30,54%).
- A recordista de rejeição em um paredão é Aline, do "BBB5", que foi eliminada com 95%.
- Jefferson e Tarciana foram os primeiros a transar na casa do 'BBB'. Aconteceu na segunda edição.
- Durante uma eliminação do 'BBB' 3, uma mulher invadiu o palco usando apenas um tapa-sexo.
- Marielza, do BBB5, precisou deixar o programa depois de sofrer um AVC.
- No 'BBB' 9, o angolano Ricco, vencedor da terceira edição do 'Big Brother' da África, passou dias na casa e causou polêmica ao tomar banho nu.
- Cézar, do 'BBB' 15, passou mais de 40 dias no grupo 'Tá com nada', comendo apenas arroz, feijão, ovo, leite, goiabada e banana.
- A prova de resistência mais longa aconteceu no 'BBB' 18. Ana Clara e Kaysar passaram 42 horas e 58 minutos de pé. Como nenhum deles desistiu, a disputa foi encerrada por Tiago Leifert, que declarou empate.
- Pouca gente se lembra, mas a primeira edição do BBB teve um mascote: a cadelinha Mole, que ficou cerca de duas semanas confinada.
- Por algumas edições, a Globo apresentou no primeiro domingo após a final BBB um especial em que os participantes lavavam a roupa suja e colocavam em pratos limpos tudo o que tinham passado no programa.
- O bordão "Olha ela!!!" ficou famoso protagonizado pela polêmica Ana Paula Renault.
- Alguns ex participantes morreram, como foi o caso do Edilson Buba (BBB4), André Cowboy (BBB9) e Norberto (BBB9).
- A "Casa de Vidro" surgiu no BBB9 e depois foi novamente usada no BBB11 e BBB13.
- O "Sumiu, Apareceu", novidade no BBB13, consistiu em que a primeira pessoa que fosse à dispensa no dia 16 de fevereiro, seria "sequestrada", onde ficaria o dia todo em um Spa e que voltaria só a noite. Kamilla foi a "sequestrada". Os participantes não sabiam o que havia ocorrido, e suspeitavam de que a mesma havia sido retirada.
- O BBB7 foi a primeira edição do Big Brother Brasil em que houve um intercâmbio cultural com um Big Brother de outro país: Argentina. O Gran Hermano enviou Pablo Espósito e o BBB mandou Íris Stefanelli para lá.
- O Big Fone foi implantado no BBB8, um telefone que qualquer participante pode atender. A voz que o participante ouve dá uma ordem e a pessoa que atendeu deve segui-la, normalmente não podendo revelar o conteúdo aos outros até a votação.
- As "Estalecas" foram criadas no BBB5, moeda corrente fictícia do programa. Fazem parte do dia-a-dia dos participantes e, com elas, eles compram comida, mantimentos e outros itens de desejo oferecidos pela produção.
- A partir do BBB 3, houve a inclusão de uma prova para a seleção do Anjo da semana, realizada nas sextas-feiras ou sábados. O anjo tem o poder de conceder uma imunidade a um participante de sua escolha.
- A 20ª temporada foi a mais longa exibida pela emissora, encerrando com 98 episódios em 27 de abril de 2020, em plena pandemia do Corona Vírus.
- No décimo Paredão da 20ª edição, foi constatada a maior votação do programa, com exatos 1.532.944.337 votos na disputa entre os participantes Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez.
Instagram: instagram.com/votalhada
Facebook:facebook.com.com/votalhada
ATENÇÃO: Antes de comentar, leia as regras: www.votalhada.com.br/regras.
Gostei muito desta retrospectiva do BBB. Deu-me saudades de alguns.
ResponderExcluirOs BBBs mais antigos o vencedores eram quase unanimidade, depois vieram alguns muito controversos. Estranho essa mudança do público.
ResponderExcluir