Chef critica especulações sobre sua filha de 13 anos e reflete sobre os limites do humor e da responsabilidade social
Paola Carosella voltou a se manifestar após a repercussão de sua entrevista no programa De Frente com Blogueirinha, exibido na última segunda-feira (18). A chef apagou todos os registros da participação e deixou de seguir a apresentadora, explicando que a decisão veio em defesa de sua filha de 13 anos, alvo de comentários nas redes sociais.
Durante a entrevista, Paola mencionou que a adolescente é fã de cantoras como Billie Eilish, Reneé Rapp e Chappell Roan. A fala foi usada por internautas para criar especulações sobre a orientação sexual da jovem, o que indignou a ex-MasterChef. “O que eu nunca ia imaginar era que uma fala minha sobre os gostos musicais da minha filha (criança) teria os desdobramentos que teve. Não por uma pessoa, mas por milhares de adultos, que nem por um segundo pensaram quais poderiam ser as consequências disso. Pior ainda, muitos nem sabem que isso é crime”, escreveu.
Em tom reflexivo, a chef falou sobre os limites do humor e o papel da responsabilidade social. “Lutamos pela liberdade de expressão, mas não conseguimos ainda, como sociedade, chegar a um consenso sobre quais são os limites dela. O humor e a ironia, quando bem usados, são libertadores. Sim, o humor é um bálsamo imprescindível para a vida, mas quais são os limites do humor? Há quem defenda que não tem, que humor é ficção e que na ficção, tudo pode. E outra vez, não chegamos a consenso.”
Paola reforçou que liberdade não pode ser confundida com ausência de responsabilidade. “Exige respeitar a lei, cuidar dos mais vulneráveis, proteger os princípios básicos de liberdade de todos. Limite não é censura. Liberdade não é libertinagem”, afirmou.
Encerrando a mensagem, a chef fez questão de exaltar a filha. “No mais, sempre vou ter brilho nos olhos e sentir orgulho ao falar da minha filha. Uma menina inteligente, sensível e doce, e, caso não tenha ficado claro, com um excelente gosto musical.”