![]() |
Foto: Reprodução/Instagram |
O youtuber Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, fez um post no Instagram na noite desta quinta-feira (21) listando os resultados alcançados duas semanas após a denúncia contra a adultização de crianças nas redes sociais. O criador de conteúdo ressaltou que a mobilização gerada pelo vídeo foi muito além da internet.
Entre os dados destacados, Felca apontou um aumento de mais de 2.600% nas doações destinadas a instituições que cuidam de crianças. Ele comemorou ainda a punição de criminosos envolvidos em casos de exploração, além de uma conscientização nacional sobre o tema. “A palavra adultização passou a ser de conhecimento comum”, escreveu.
No mesmo post, Felca revelou que muitas pessoas o procuraram dizendo que buscaram terapia pela primeira vez após assistirem ao vídeo. Ao agradecer o engajamento da audiência, o youtuber disse: “Você salvou vidas. No longo prazo, não teremos noção de quantas pessoas deixarão de ser vítimas”.
A repercussão também chegou à política. Na terça-feira (19), a Câmara dos Deputados aprovou a tramitação em regime de urgência de um projeto de lei que combate a adultização de crianças nas redes sociais. A iniciativa foi impulsionada pela mobilização gerada pelo vídeo de Felca.
No sábado (16), durante o Altas Horas, ele falou pela primeira vez na TV sobre o impacto da denúncia, que já soma mais de 44 milhões de visualizações no YouTube. No programa, defendeu que crianças não devem atuar como criadoras de conteúdo online, reforçando que a internet é um ambiente para adultos e exige supervisão de pais ou responsáveis.
Felca também criticou a exposição precoce e lembrou que é fácil uma criança migrar de um conteúdo apropriado para outro perigoso em poucos cliques. “Se você não consegue ser um pai presente, minha opinião é bloqueio das redes”, afirmou. Apesar da polêmica, o youtuber reforçou que o foco não é nele, mas na causa: “Eu fico muito feliz porque não é sobre mim, é sobre o tema”.
Relembre o caso
-
Felca publicou vídeo denunciando a adultização e exploração infantil nas redes.
-
A denúncia expôs o influenciador Hytalo Santos, preso com o marido por exploração de menores.
-
O vídeo ultrapassou 44 milhões de visualizações no YouTube em apenas duas semanas.
-
Câmara dos Deputados aprovou urgência em projeto que busca combater a prática.