Íris Abravanel

Produção de novelas será terceirizada; demissões
 já começaram nos estúdios

O SBT decidiu encerrar oficialmente seu departamento de teledramaturgia, colocando fim a um núcleo que por décadas produziu novelas e séries originais da emissora. A decisão, que vinha sendo estudada desde o início do ano, foi confirmada nesta semana e já começou a impactar os funcionários. A partir de 4 de agosto, o setor deixará de existir e toda a produção será terceirizada ou encomendada a parceiros externos.

Segundo informações apuradas, a nova estratégia segue o modelo da Record, que também passou a licenciar produções ao invés de mantê-las internamente. O primeiro projeto dentro dessa nova fase será uma novela realizada em parceria com a Disney, prevista para 2026. As duas empresas dividirão custos e lucros, e a obra será produzida por uma companhia terceirizada nos estúdios do SBT.

A Disney, interessada em turbinar seu catálogo com produções brasileiras, quer garantir a primeira janela de exibição em seu serviço de streaming. A experiência não é inédita: o SBT já licencia A Caverna Encantada para a multinacional, embora nesse caso a Disney apenas compre os direitos dos episódios já prontos, sem participar do processo criativo.

O encerramento do departamento acontece após a dificuldade em tornar algumas produções lucrativas. Embora A Infância de Romeu e Julieta tenha superado expectativas financeiras, A Caverna Encantada não conseguiu se pagar nem com licenciamento de produtos, acelerando a decisão da alta cúpula. O canal também enfrenta uma reestruturação ampla, liderada por Rinaldi Faria, que assumiu a superintendência de criação e conteúdo.

Para evitar ações trabalhistas, o SBT está promovendo demissões escalonadas. Nos últimos dias, equipes de cenografia, maquiagem e figurino começaram a ser dispensadas, incluindo profissionais veteranos como Ariel Moshe, com mais de 50 anos de carreira. A emissora afirmou em nota que as medidas fazem parte do processo de reestruturação e que novos projetos serão anunciados em breve.

 
Fonte: Gabriel de Oliveira - tvpop
  
Fonte/Reprodução/Imagens/Vídeos
Créditos: Internet