A atriz Fernanda Torres foi anunciada como integrante oficial do júri da 82ª edição do Festival de Veneza, um dos eventos mais prestigiados do cinema mundial. A participação da brasileira foi confirmada nesta sexta-feira (18) e reforça o destaque internacional que o cinema nacional tem conquistado nos últimos anos.
Ela fará parte de um seleto grupo de jurados internacionais ao lado de nomes de peso como Alexander Payne (que será o presidente do júri), Zhao Tao, Mohammad Rasoulof, Stéphane Brizé, Cristian Mungiu e Maura Delpero. Juntos, eles serão responsáveis por escolher os vencedores de prêmios importantes como o Leão de Ouro de Melhor Filme, Leão de Prata, Grande Prêmio do Júri, Melhor Roteiro, Coppa Volpi de atuação e o Prêmio Marcello Mastroianni, voltado para novos talentos.
O festival acontecerá entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro, e ainda vai divulgar nos próximos dias a lista oficial dos filmes que estarão na disputa. A presença de Fernanda no júri principal é vista como um reconhecimento de sua trajetória no cinema e também do impacto positivo da recente produção brasileira no circuito internacional.
Em 2024, Fernanda estrelou o aclamado Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro em Veneza e posteriormente venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional. Com esse histórico, sua presença no júri deste ano chega como uma escolha natural e celebrada por críticos e fãs do audiovisual.