Desde que surgiram no BBB24, os minidummies ganharam o coração do público e, nesta temporada, se tornaram parte essencial da linguagem do programa. Com muito humor, ironia e até interação com Tadeu Schmidt, eles aparecem em cenas inesperadas, participam da narrativa e representam a própria equipe por trás das câmeras.
🤖 A origem dos minidummies
Tudo começou discretamente na contagem regressiva para a final do BBB24. Eles passaram quase despercebidos, mas quem viu, entendeu o potencial. “No BBB25, decidimos usá-los desde o início”, conta Rodrigo Cipriano, supervisor da equipe de criação, que comanda os designers ao lado de Cissa Monteiro, responsável pelo primeiro molde 3D dos personagens.
A missão era preencher os telões de LED do estúdio com algo novo e divertido. Assim, os minidummies nasceram como versões virtuais dos dummies tradicionais – aqueles usados para simular provas e interagir com os brothers.
Como nasce um minidummy
Nos Estúdios Globo, a equipe se reúne todos os dias para acompanhar os acontecimentos da casa e criar novas animações com base nas dinâmicas do programa. As ideias vêm naturalmente, inspiradas pelo que rola no jogo. “Tem muita coisa que o público nem percebe, mas que foi pensada com esse objetivo mesmo: quem notar, ganha um bônus extra de diversão”, diz Rodrigo.
Humor como identidade
O diferencial dos minidummies é justamente o bom humor. Eles aparecem varrendo, dançando, pulando e até dando spoiler de forma lúdica. “Eles contam a história do BBB de um jeito divertido, quase como se fossem narradores alternativos do reality”, explica.
E o mais legal: os minidummies são uma homenagem à própria equipe de bastidores. “A gente se vê neles. É a galera da festa, da criação, do figurino, da cenografia... eles são todos nós”.
Quem faz os minidummies?
Por trás dessa ideia genial, há uma equipe gigante:
-
Criação: Rodrigo Cipriano e Cissa Monteiro
-
Animação: Marcelo Merola, Marcos Elias e Regis Bartok
-
3D Virtual: Carlos Sampaio, Felicio Porto, Paulo Henrique Faria, Naiane Alves e Léo Squadra
-
Design BBB: Adolfo Fischer, Guilherme Ladeira, Leonardo Leal, Andy Carvalho, Bruna Vaccani, Daniel Salgado, Fe Guatiello, Jonathan Brasil, Pedro Schmidt, Philippe Yamagata, Raphaela Machado, Raquel Melo, Saulo Pierrout e Vítor Vasconcelos.
Repercussão nas redes
A cada aparição na tela, os minidummies viralizam. Rodrigo destaca que nada é feito ao acaso: “Temos esse cuidado. Eles estão sempre posicionados para serem vistos e trazerem uma mensagem. Não é só estética, é conteúdo”.
E não é só a produção que se vê neles — o público também. Nas redes sociais, a torcida é real: muita gente, inclusive nós aqui do Votalhada, concorda que se o prêmio de R$ 3 milhões fosse parar nas mãos (ou nas luvas!) dos minidummies, estaria em ótimas mãos. Afinal, eles entregaram entretenimento, leveza e criatividade em doses diárias — algo que muitos participantes da casa não conseguiram fazer.
