Uma vez que as recentes eliminações de dois integrantes do grupo Camarote se deu de forma inusitada e simultânea, ao invés de meu texto habitual onde conto a trajetória do eliminado da semana, de forma individual, e até porque, o motivo para que o fato acontecesse também se deu de forma conjunta, resolvi resumir em um único texto a passagem de ambos pelo BBB23.
Antônio Carlos Coelho de Figueiredo Barbosa Júnior, o Cara de Sapato, é nordestino, natural de João Pessoa-PB. Lutador brasileiro de MMA, recebeu o apelido de Cara de Sapato de um professor amigo que considerou sua fisionomia parecida com o calçado de bico fino e que depois foi tão aceito pelo próprio e pelas pessoas próximas, que terminou sendo incorporado ao próprio nome e foi como ficou conhecido desde seu primeiro dia no BBB23.
De temperamento tímido e retraído, porém muito amável com todos, entrou atado à médica Amanda, que por ter um temperamento também de pessoa tranquila, logo se identificaram entre si, se transformando em uma dupla de amigos que nunca chegariam a ser um casal. Sapato tinha problemas neurológicos que lhe causavam crises de ansiedade e sua parceira e amiga foi uma de suas principais aliadas para, além da disputa em provas, também conseguir lhe dar o apoio necessário nos momentos que precisou para conseguir ter o equilíbrio necessário e poder seguir sua trajetória sem ser prejudicado por esse seu problema de saúde mental.
No que se refere ao jogo em si, essa dupla Sapato e Amanda chegou a ganhar duas provas, ele como segundo líder da temporada e ela como anjo em outra semana subsequente, que teriam como prêmios carros da marca Chevrolet, e ambos foram agraciados, com a vitória e consequentes prêmios valiosos.
Uma característica marcante em Sapato era sua mania de organização e limpeza. Esse detalhe levou-o a ter embates com alguns dos demais participantes como o Ricardo Alface que deixou fio dental usado em cima da pia e provocou indignação e pedido para que o fato fosse reparado. O motivo da discussão que rendeu entre os dois poderia ser encarado como banal e que teria passado despercebido, porém ainda rendeu bastante tempo.
Outra situação que levou Sapato a sair de sua zona de conforto e calmaria foi a volta do Fred Nicácio, do quarto secreto que trazia informações ditas por eles obtidas nos vídeos que assistiu e que acusava Sapato e Amanda de estarem tramando algo entre si no jogo, e que tentaram esconder da Bruna. Fred quis blefar no jogo para desestabilizar o Sapato com essa atitude, o que resultou um embate entre os dois por muito tempo e que resultou em um paredão disputado entre eles, que culminou com a eliminação de Fred Nicácio. Embora satisfeito por mais uma luta vencida, Sapato ainda teve a dignidade de cumprimentar seu principal rival no jogo e depois, em um momento sozinho no quarto, desejou sorte e felicidade a ele em seu retorno ao mundo real.
Sapato seguia sua trajetória sem querer se envolver emocionalmente com ninguém até que foi surpreendido com a chegada de uma visitante mexicana, que viria participar de um intercâmbio dentro da dinâmica criada pela produção do BBB23. Sem disfarçar seu encantamento pela jovem, e recebendo a reciprocidade dela no trato amável, logo se via uma aproximação se estreitando entre os dois.
Por ocasião da já famosa e tradicional festa do líder, nas quartas-feiras, eis que Sapato se excede na bebida e age de forma impetuosa e inadequada com Dania, após ter também aproveitado a data que culminaria com seu aniversário e cometeu abusos forçando a jovem a beija-lo, sendo recusado por ela, e ainda chegou a imobiliza-la na cama. Não se dando conta da gravidade de seus atos, depois de muita tentativa em vão de conseguir um beijo dela, ele resolveu sair do quarto e foi para o outro aposento onde conseguiu logo adormecer com o efeito etílico em seu organismo.
Guilherme Aparecido Dantas Pinho, o MC Guimê, cantor de funk, nascido em Osasco-SP, era um dos mais conhecidos entre os integrantes do grupo Camarote por também ser casado com a famosa cantora Lexa. Entrou na casa junto com a angolana Tina, a terceira eliminada do BBB23.
Guimê era bem ativo e muito determinado a jogar e conseguir se sair bem em todas as provas, sem evitar as demais dinâmicas que surgissem como atender o big fone, o que conseguiu fazer por duas vezes e também foi duplamente vitorioso na prova do anjo. Sua dedicação e competitividade, aliado ao fato de não ser falso ou querer tripudiar com estratégias maldosas pra cima dos demais adversários, aos poucos foi conquistando seu espaço dentro e fora da casa, despontando, assim como Cara de Sapato, como um dos favoritos a campeões do BBB23.
A única prova que ainda não tinha conseguido conquistar era a do líder e, finalmente, em dupla com Ricardo Alface, conseguiu, em consenso com seu parceiro, que seria o detentor dos aposentos reais pela próxima semana.
Com o advento de sua primeira festa como líder, onde teve muitos momentos maravilhosos de descontração e felicidade, assim como Sapato, Guimê também se excedeu no álcool e de forma coincidente, empolgado com a presença da mexicana para uma visita à casa do BBB23, eis que Guimê chega a ficar muito próximo a ela e passa a alisar-lhe as costas e bum bum, deixando-a constrangida e tentando se sair da situação retirando a “mão boba” que lhe importunava. Além disso, e aproveitando uma ajuda que recebia de sua maior aliada e amiga na casa, Bruna, que tentava lhe colocar pra dormir, Guimê também protagonizou os mesmo gestos obscenos nela, que logo conseguiu se desvencilhar do incômodo e sequer levou como algum tipo de abuso ou importunação.
Referidos episódios, protagonizados pelos dois participantes convidados para integrarem o grupo Camarote no BBB23, se mesclaram de forma igualitária nas mesmas circunstâncias e ocasiões, sendo que, durante todo o dia seguinte o que se viu do lado de fora da casa foi uma grande repercussão dos fatos e que providências seriam tomadas pela produção e no programa ao vivo à noite, antes da realização da prova do líder, foi anunciada a eliminação de Sapato e Guimê do programa, deixando a todos muito surpresos a arrasados. Dania, por sua vez, também ficou muito abalada e, por mais que a produção tenha explicado a ela que aquela resolução não tinha nenhuma ligação com as palavras dela ao ser questionada sobre como se sentia na situação, que seria exclusivamente de responsabilidade do dirigentes do programa, a visitante mexicana não teria como não se sentir culpada, uma vez que era parte integrante direta no ocorrido.
E assim, saindo pela porta do confessionário, encerrou-se a trajetória do Cara de Sapato e MC Guimê no BBB23, que foram de favoritos a campeões, a terem que responder em uma delegacia por atitudes consideradas de alto teor de gravidade.
Pelas pessoas de um coração enorme e totalmente do bem, só podemos desejar que Sapato e Guimê consigam responder dentro do que lhe for aplicado na lei, por seus atos, e que sua vida pessoal e profissional não sofra um trauma muito violento, difícil de recuperação. Que eles consigam com ajuda de familiares e amigos dar a volta por cima e tenham tirado do ocorrido uma lição de vida para que o fato nunca mais se repita.
Um abraço a todos!
Análise show, vc consegue narrar em ordem cronológica a passagem dos dois participantes. Não quero ser repetitiva, mas aprecio muito esse dom da escrita que vc tem. Parabéns mais uma vez. Quanto aos rapazes que consigam tirar uma lição dessa situação e sigam com suas vidas tentando não errar novamente.
ResponderExcluirEu que tb lhe agradeço, mais uma vez, Linda. Vc observou bem. Desde que comecei a escrever pra essa coluna, aqui no Votalhada, que resolvi adotar esse método de contar as trajetórias dos eliminados a cada semana, fazendo primeiro uma menção sobre quem é a pessoa, de onde vem e o que fazia profissionalmente, antes de entrar para o confinamento e, a seguir, como se deu sua passagem na casa do BBB. Fica mais fácil para desenrolar o tema, obedecendo a mesma ordem para todos. Bjo.
ExcluirBom dia Hanne! Li agora o seu texto (e tenho que descrever aqui o ambiente, porque me veio uma compreensão que estou vivendo um momento muito bacana - estou sentado tomando um cafezinho que acabo de fazer no coador de café, com a porta da sacada aberta, e... está chovendo. Entrando um ventinho gelado, sons de folhas batendo, água, o petricor esvanescendo, e eu aqui lendo no celular enquanto ouço a minha nova canção favorita de hoje, um pop meio jazz japonês da década de 80 rsrsrs)!
ResponderExcluirO seu texto, Hanne, é um resumo perfeito da participação desses dois . Ouso dizer que pode ser um lindo discurso fúnebre em homenagem à passagem de dois personagens, que agora voltam para a vida real. Rs.
E dá uma dorzinha no coração, né? É como aquele sentimento de pena para alguém que você sente ser uma boa pessoa - pessoa, não personagem - mas fez besteira e vai ter que arcar com as consequências.
Diferente do que alguns pensam, não consigo enxergar ali falha de caráter. É falha, é falta, é erro, mas é uma outra coisa, que eu tenho ao mesmo tempo vontade e preguiça de escrever para explicar meu ponto de vista.
Uma coisa fica evidente - para mim. A gente pode assistir de forma despretenciosa, comentar sobre, como se estivesse na mesinha do bar rodeado dos amigos recém conhecidos, mas a gente não deveria deixar de lembrar em algum momento que aquilo é induzido, que cada atividade é elaborada para gerar algo, e não seria surpresa as coisas saírem do " controle". Aliás, já vimos outras vezes em outras edições.
George Orwell. Controle. Stress constante. Comportamento direcionado. Criação de conflitos.
Lembrando onde está a inspiração da criação desse programa. E aí.. aiaiai, vou entrar em polêmica... sendo aquele um ambiente controlado, direcionado, indutor... o que acontece ali, certo ou errado, tem também o mérito e a culpa de quem controla.
E agora Hanne? Vamos torcer para quem? Vou te confidenciar baixinho... eu ainda tenho uma, ou duas pessoinhas para torcer rs. Mas vou ficar quieto para não atrair algum hater do Rogério Trevisan. Eu sei que ele gosta e coleciona.
Abrahços
Bom dia, abrah! Inicialmente gostaria de agradecer-lhe por ter tido o prazer de ve-lo comentando meu texto. As cenas que vc transcreveu sobre o ambiente em que vc se encontrava na hora que esse fato aconteceu, me remeteram a ele e, confesso, que foi uma experiência muito agradável. Realmente só podemos lamentar os planos de uma dinâmica idealizada pela produção do BBB23 que teve o efeito totalmente reverso, ao invés de trazer mais entretenimento com aumento de audiência para o reality, simplesmente destrui-o, sem contar o que prejudicou pessoal e profissionalmente, dois dos melhores jogadores da edição e que tinham tudo para estarem na final. Tb ainda tenho alguma simpatia pela Amanda e pela Bruna, sem a mínima preocupação com os haters de plantão, de quem tb já fui vítima algumas vezes, cheguei até a receber um alerta que poderia vir a ser intimada a depor, através de familiares de um participante que associava suas atitudes com o capeta, sendo que até agora continuo esperando por essa solicitação judicial que nunca me chegou. É isso, o BBB23 que vinha prometendo ser muito bom, foi destruído. Estou no aguardo dessa novidade que será anunciada pelo Tadeu, hj à noite, pra ver se trará, pra mim, um respiro ou o fim definitivo. Abrahços.
ExcluirAbrah meu amigo...
ExcluirLendo seu comentário ate eu que não sou fã de café, me deu vontade...passou paz, viu.
Mas não se preocupe com os haters, é normal...acho até engraçado, pq o que é deles tão guardados. Kkkkkk
Abrahço.😁
Hanne, perfeito o seu texto, como falei no texto do Rogério, não estou isentando o Guimê e o Sapato de culpa, mas eles não tiveram juízo e extrapolaram na bebida, mas a culpa maior foi do Boninho, que fez um intercâmbio desnecessário, que não acrescenta nada pro jogo e colocou muita bebida a disposição deles. Torço muito que Guimê e Sapato reflitam sobre as suas atitudes impensadas e tenham muito sucesso em suas vidas.
ResponderExcluirBjos!
É isso, Thaty, como bem lembrou o abrah, esse tipo de reality sempre será muito direcionado por quem está à frente dos comandos e tudo que vemos acontecer, obrigatoriamente, terá uma responsabilidade por trás de quem idealizou a dinâmica, porém chega a ser desumano a forma como resolveram punir dois participantes, com carreiras consolidadas e, como todos os outros, com famílias que merecem respeito, com o agravante que eles foram convidados por essa mesma equipe para participarem do reality, sendo submetidos à liberação do consumo de álcool e a presença de uma jovem nitidamente disposta a agrada-los, diante da abstinência sexual que um confinamento traz. Basta analisarmos o comportamento de ambos, sóbrios, para vermos o qto a bebida teve sua dose, literalmente de culpa no ocorrido. Obgda pelo carinho de sempre. Bjo.
ExcluirÓtimo texto Hanne. Parabéns!
ResponderExcluirComo colocou acima a Linda, a riqueza de detalhes na trajetória nos possibilita relembrar muitas coisas que ás vezes nos esquecemos ou passam despercebidas. Mas eu ainda bato na tecla de que a produção não tem culpa, apenas quis movimentar o jogo que cá para nós, estava muito monótono. Todos nós, falo isso na vida, no cotidiano, somos os únicos responsáveis por nossos atos. Tem uma frase que eu uso muito que diz que nós somos os artífices do nosso destino e cabe a nós a escolha dos "materiais" que iremos usar nessa "obra". Cada um traz dentro de si as suas fragilidades e a gente querendo ou não as conhece e em certos momentos (às vezes sempre) deixa transparecer. Eu lembrei que dia desses a Larissa estava incomodada numa festa, atrás de Guimé e Bruna, pois aparentava que o Guimé estava querendo passar dos limites com Bruna também, porém a ventilação desse ocorrido não teve proporções, pois não ocorreu nada mais que umas brincadeiras de se jogar na cama, risadinhas, etc. Mas, a Larissa estava visivelmente preocupada.
Eu li ontem que a Globo não expulsou os meninos, apenas os eliminou. Com isso não perderam o que conquistaram ali de prêmios. Muito bom, pois outros não tiveram esse tratamento.
Como coloquei lá no texto do Rogério, desejo que ambos possam tirar disso tudo o aprendizado necessário para o futuro e que tudo isso não interfira no trabalho deles, pois ambos já têm uma carreira sólida nas suas áreas. Desejo muito sucesso aos dois aqui fora.
E que siga o baile... Bom domingo! Bjs.
Obgda, Morg. Concordo totalmente qdo vc afirma que somos responsáveis por nossos atos, porém tb jamais poderemos esquecer o qto a injeção de bebida alcoólica deixa a pessoa sem a menor condição de assumir o que possa ter feito de errado em seu comportamento, enqto embriagados. A maxima que a bebida entra, a verdade sai, se aplicaria na situação atual, apenas para mostrar que os rapazes, que sempre tiveram ótimos comportamentos, tb estavam sofrendo uma abstinência sexual que foi colocada em exposição após a chegada da visitante com seus gestos provocantes e roupas bem chamativas. A culpa que pode recair sobre a produção, encaro como sendo apenas na liberação do álcool, sem levar em conta os riscos que os participantes estão expostos. Lembro de uma edição em que uma jovem teve coma alcoólico após uma festa, e o consumo de bebida foi cortado pela produção. Dessa vez deixaram o barco correr frouxo, sem sequer se preocuparem com a dignidade dos participantes (no caso dois convidados), que poderiam ter sido alertados no confessionário que estavam passando do ponto e depois tiveram que tomar providências drásticas por pressão dos patrocinadores. Bjo.
ExcluirLamentei nuito a saída dos dois. Achei que eles exageraram nas atitudes. Parei de assisti o programa.
ResponderExcluirTiveram outras atitudes de outros participantes e nada foi feito. Os meus favoritos não estão no programa e não tem porquê continuar assistindo.
Bom domingo para todos vocês.
Oi, Aline, entendo e respeito sua decisão. Já existiram edições que senti o mesmo desânimo para continuar acompanhando e até comentando aqui no Votalhada ou ainda elaborando textos dos eliminados. Qdo isso acontece comigo fico ainda mais chateada pelo fato de que o BBB é o único reality que acompanho desde a primeira edição e se algo me desmotiva a ponto de fazer com que eu deixe de acompanhar totalmente, fico realmente muito mal, pelo ano todo esperando por mais uma temporada e, no fim, ser uma decepção. Abs.
ExcluirBoa tarde a todos! Desde quinta feira que eu venho pensando em como escrever as minhas impressões sobre a eliminação de Sapato e Guimê. Mas, depois do que você, Hanne, escreveu e a complementação de Abrah, não preciso escrever mais nada. É justamente tudo o que vocês colocaram. Sinto muito por eles, pessoas de bem, os dois tem família e tudo isso reflete na família também, que sofre com eles. Espero que toda essa situação sirva para educar a outros homens. Que Sapato e Guimê possam encerrar essa etapa cumprindo com os trâmites jurídicos, e retornem para a vida profissional com a cabeça erguida.
ResponderExcluirQuanto ao programa, eu acredito que a produção não esperava esse resultado da dinâmica pensada. Errou quando não interferiu no momento certo para evitar uma consequência pior, o que de fato aconteceu. Resultado: perdeu os melhores jogadores, derrubou o programa que segue apático e vai ter que quebrar a cabeça para conduzir a disputa com a maioria de jogadores que até o momento não se comprometeram com o jogo, os chamados de plantas.
Mas, como eu sou fã do BBB desde o primeiro, vou continuar assistindo e torcendo para que Boninho consiga fazer milagre.
Boa tarde, Suzy! É isso, por gostarmos do BBB sempre estaremos torcendo que algo de bom aconteça e a edição não seja prejudicada, porém especificamente o que aconteceu agora, pela forma drástica como o caso foi conduzido pela produção, não vejo o que poderá ainda ser feito para salvar a audiência do entretenimento. Antes de chegar ao ponto que chegou, daria para os dois que agiram de forma reprovável, serem advertidos no confessionário e até punidos dentro das dinâmicas, uma vez que cheguei a saber que a decisão de elimina-los foi tomada depois que a patricinadora Ademicon, que daria um prêmio de $100.000,00 para quem ganhasse a prova do lider, não queria associar sua marca e ainda premiar pessoas que cometem atitudes tão graves, ou ainda por uma pressão tb das equipes que sentiam seus clientes participantes totalmente em desvantagens junto ao favoritismo que o publico vinha dando aos dois e com a saida deles, a situação seria mais favorável aos outros. Enfim, seja qual tenha sido o motivo que mais pesou para a decisão, só levaram em conta o mom, na tentativa de atenderem quem possa contribuir para o funcionamento do programa, com o financeiro ou nas redes sociais e não avaliaram o qto perderiam com a retirada abrupta dos dois principais jogadores. Só nos resta aguardar, já com as novidades que serão anunciadas hj à noite, se o BBB23 ainda terá salvação ou foi enterrado e lacrado o caixão. Abs.
ExcluirHanne, amiga...análise perfeita como sempre.
ResponderExcluirO sapato deve ter o que chamamos de síndrome de Tourette, de ordem motora.
Pelos espasmos musculares que ele as vezes demonstra, diferente de qdo é de ordem linguística onde o paciente emite um som inesperado.
Não sabemos se ele segue algum tratamento por esse distúrbios mentais.
Mas torço para que sim é confesso que não o conhecia até o BBB e agora sou fã, me identifico com a chatice dele ser noiado com limpeza, eu odeio gente porca.
O alface por ser uma verdura e trabalhar na área da saúde deveria ser mais higiênico.
E qto o Guime, que pena... Poxa.
Quis tanto ser líder por causa da festa e foi justo sua bancarrota. Antes tivesse ficado com o alface podre, quem sabe ele que iria se queimar né?
Amiga, é sempre muito bom vir relembrar a trajetória dos participantes lendo seu texto, tem coisas que eu nem lembro. Parabéns 👏👏👏👏👏
😘😘😘
Meu amigo, como sempre estamos em total sintonia em relação aos pontos que vc abordou em seu comentário. E eu que estava tão empolgada em ver meu favorito campeão, algo que não acontece há muito tempo. Fazer o q, agora só nos resta aguardar o que o Boninho está aprontando para salvar uma edição que ele resolveu transformar, literalmente, de acordo com as decorações nos quartos, afundada no mar ou queimada no deserto. Obgda por mais essa demonstração de carinho por mim. Bjo.
ExcluirOlá Hanne, muito boa sua impressão dos fatos, creio q uma boa parte da população q assiste concorda e gostaria de opinar, é o q temos e temos q nos adaptar com tais fatos mas não concordar com muitas coisas q acontecem, não é mesmo? gr.abc
ResponderExcluirOi Lise, qdo escrevo meus textos sobre as trajetórias dos eliminados, procuro ser imparcial, apenas relatar os fatos que ocorreram com cada um, enqto confinados, porém nos meus comentários procuro ser coerente, de acordo com meus princípios, atitudes que aprovo ou reprovo em qq pessoa, até os de meu convívio diário. Posso e sei aceitar críticas por ser muito enfática ou até usar termos mais ofensivos a quem crio ranço e jamais serei conivente com falhas ou erros daqueles que possa vir a gostar ou até favoritar como campeões, como foi o caso dos dois recentes eliminados, só não gostei da forma, que considerei exagerada como o caso foi tratado e o desfecho tomado pela produção, que tb teve sua parcela de culpa no ocorrido. Gde abrço.
ExcluirHanne que texto show, vc traduziu o que penso e não consegui por em palavras. Raramente comento aqui esse BBB assisti muito pouco e depois da saída dos dois mais esse retorno sem sentido eu parei de assistir Gosto de ler aqui, pilotando e no refugiados onde comento há mais tempo. Como vc torço pra que isso não afete tanto a vida deles!
ResponderExcluirObgda, Giba. Fico feliz em te-lo comentando aqui no Votalhada por motivo de ter gostado do meu texto e que venha outras vezes, ta?Confesso que estou com uma certa angústia só em pensar ver de volta a Key e/ou o Fred Nicacio para, junto com a Domitila, reativar o trio mais inescrupuloso dessa edição, será difícil até ter ânimo para continuar acompanhando. Abrço.
ExcluirParabéns Hanne por ter nós brindado com esse maravilhoso relato sobre ambos que entregaram muito sim nessa temporada.
ResponderExcluirNão foi de forma que você gostaria más só em você não ter deixado passar já valeu há pena.
O que me deixa um pouco mais contente e que ambos estão sabendo lidar super bem com há situação atual e estou vendo e ouvindo que há grande maioria das pessoas estão os acolhendo.
Isso e bacana e tenho certeza que logo logo essa poeira irá baixar e há vida deles seguirá nó seu ritmo normal
Muitos erram
Poucos reconhecem o erro e ambos tiveram esse gesto nobre.
Sucesso pra eles aqui fora.
Obgda, Davi. Estou muito feliz com sua informação que Sapato e Guimê não foram escrachados, como muitas vezes acontecem com esses juízes de plantão das redes sociais, ao contrário, estão sendo acolhidos como mereciam. Como eu disse, sabendo dos seres humanos, de bons corações e boa indole que são, foram capazes de reconhecerem seus erros e que a bebida em excesso teve sua influência no caso, sóbrios jamais importunariam uma mulher, dentro ou fora do confinamento. Abrço.
ExcluirQue aprendam com seus erros, são humanos, mas precisam saber separar o certo e errado, acima de td respeitar seja quem for. Quanto trazer 2 participantes eliminados pra mim e muito injusto com quem ainda está no jogo. Globo perdeu a noção do Jogo bbb.
ResponderExcluirOi Bena, não tenha dúvidas que esse detalhe eles saberão avaliar e o que aconteceu foi uma situação que pode ocorrer com qq homem que se exceda na bebida e tenha deixado fluir seu lado de abstinência sexual, proveniente do confinamento. Qto à repescagem que resolveram denominar de reencontro, eu até sou favorável, pois tb serve para reparar erros de eliminações injustas como aconteceu com o Gabriel Fop que foi condenado sem ter cometido crime algum. O que lamento é que, infelizmente, esse talvez não seja o critério usado para definir quem terá essa chance. O que vc chama de injustiça com quem ainda está no jogo eu não considero, uma vez que, nessa altura do campeonato e com a saida dos dois principais jogadores, qq pessoa que entrasse, mesmo que estivesse confinada em um hotel, como reserva de reposição, pelo mesmo tempo dos que estão na casa, poderia vir a ser o campeão(ã) ou não, nunca houve essa mudança na decisão do público, nas diversas vezes que essa dinâmica já aconteceu, apenas pq resolveu premiar quem chegou depois, ao contrario, quem estava no jogo há mais tempo e se credenciou como tal, levou o prêmio maior. Abrço.
Excluir"Gestos provocantes e roupas bem chamativas" então a vítima é a culpada????
ResponderExcluir