Texto recebido em 27/02/2023

O fazendeiro e empresário Gustavo Harres Benedeti, natural da cidade de Primavera do Leste, no interior de Mato Grosso, foi mais um eliminado no grupo Pipoca e era o representante no BBB23 da categoria de participantes relacionados ao agronegócio, mais conhecidos como cowboys, como tantos outros que já foram selecionados em edições anteriores, alguns, inclusive, tendo chegado a serem os campeões em suas respectivas trajetórias na casa mais vigiada do Brasil.

Na nova dinâmica criada para essa edição, em que um(a) Pipoca teria que entrar em dupla atada com um(a) Camarote, através da votação popular, para o Gustavo ocorreu um fato inusitado: diferente de todas as outras duplas, com sua parceira Key Alves, deu match desde o primeiro momento e ela tornou-se, além de sua aliada e com quem teria de participar das provas na primeira semana, também sua ficante e, ao serem desobrigados de ficarem atados, já se encontravam unidos por um relacionamento afetivo e não mais se largaram em parceria e cumplicidade de ações, até o dia de sua eliminação. O casal ficou alojado no quarto fundo do mar, onde logo conseguiu se mostrar muito ativo e fazendo parte dos líderes que tinham poderes de decisão no grupo ao qual estava inserido.   

Formação de casais no BBB é muito comum, alguns quando saíram da casa e retomaram ou continuaram o que iniciaram no confinamento, chegaram a casar e formaram suas famílias na vida real. Especificamente sobre o casal Gustavo e Key o que se via era uma cumplicidade muito forte nas decisões que tomariam no jogo e em se tratando de troca de carinhos ou afetividades recíprocas foi com uma intensidade jamais vista em outras edições. Sexo embaixo do edredom que também já havia se tornado corriqueiro assistirmos, não seria nenhuma novidade se não fosse o exagero e forma como levavam o tema para uma situação até constrangedora para quem gostava de assistir o reality, usando o quarto destinado a quem ocupasse a liderança com muita frequência para satisfazerem seus desejos mais íntimos. 

Paralelo ao relacionamento apelativo no âmbito sexual, Gustavo também procurava de todas as maneiras agradar sua parceira e ficante, concordando e agindo como alguém disposto a jogar de forma muito particular somente entre os dois. Também tinha em mente como estratégia de boa convivência, que teria de se mostrar amigo de todos na casa e, assim, ia conquistando sua popularidade interna, o que dificultava que fosse votado e levado ao paredão, como aconteceu na primeira semana em que disputou em dupla com sua parceira Key Alves e foram salvos pelo público na disputa com a dupla Fred Nicácio e Marília. 

Após essa experiência, chegou a usufruir de duas semanas seguidas como líder, ganhando as provas que lhe levaria a isso, sendo que em uma delas foi muito particular e importante para ele, uma vez que tinha acabado de sair de sua primeira liderança e teve a infelicidade de atender o big fone que o levava ao paredão e poderia indicar outro participante, no caso ele optou pelo desistente Bruno Gaga. Como forma de se livrar dessa situação, Gustavo teve a oportunidade de participar e vencer a prova do líder, que lhe deixou mais tranquilo e confortável para seguir sua trajetória no jogo.
 
É característica própria de pessoas denominadas de cowboy serem amáveis, de convívio fácil e fala mansa, com sotaque caipira bem carregado. Gustavo tinha essas particularidades de comportamento, porém por ter se envolvido muito com sua parceira e levado muito à serio que deveria seguir o que lhe fosse dito por ela, chegava a esquecer que estava vivendo em uma casa com muitas câmeras para revelarem ao público telespectador tudo o que fizesse ou falasse nas costas dos demais participantes e essa situação foi a que mais chamou a atenção de quem o assistia na casa.

Sua conduta seguia com atitudes reprováveis e falsas em relação aos seus adversários de confinamento, culminando com sua participação em uma polêmica sobre uma traição entre os grupos dos quartos deserto e fundo do mar, cujo principal protagonista, que havia arquitetado esse plano maquiavélico,  era um seu aliado, Cristian. Com a estratégia de se livrar dos perigos iminentes, Gustavo não hesitou em ser desleal e deixar apenas nas costas do Cristian a responsabilidade por essa resolução, chegando a xingá-lo,  mas que, na realidade, havia sido compartilhada e pactuada entre eles em conversa no quarto do líder. Nessa época Gustavo conseguiu sair ileso da situação e até tentou uma reaproximação com Cristian, porém eis que o destino lhe prega mais uma situação em que se envolve em outro caso até mais polêmico que o primeiro, que era de intolerância religiosa, contando novamente com a participação de seu aliado Cristian, só que agora em um tema que sempre mexe muito com a sensibilidade das pessoas que reprovam todo tipo de preconceito e, todo aquele que seja envolvido em algo dessa natureza, não escapa de ter um destino certo como a eliminação do reality, que foi o que terminou acontecendo com o Cristian, sendo que Gustavo conseguiu mais uma vez sair ileso da situação. 

Seguindo sua trajetória, em sua segunda oportunidade de poder mandar alguém ao paredão sua indicação apontou para o MC Guimê, que disputou e voltou da berlinda. Em um giro de total reversão na situação de tranquilidade que se encontrava, eis que o seu alvo teve a condição de também atender o big fone e receber um poder supremo que poderia substituir alguém que estivesse alçado ao paredão na votação seguinte e foi justamente o que aconteceu, quando o Guimê tirou o Sapato e colocou em seu lugar aquele que na semana anterior teria lhe mandado para a berlinda, deixando Gustavo bastante transtornado ao descobrir esse detalhe inusitado contra ele, durante o programa ao vivo da última quinta-feira, por ocasião da semana turbo que estaria ocorrendo como dinâmica do reality. A partir dessa reviravolta na vida do cowboy no confinamento, e ainda muito abalado com a situação que se encontrava, eis que no sábado, pela manhã, foi pego de surpresa, mais uma vez, ao ser solicitado que, juntamente com os outros emparedados Domitila e Fred Nicácio, arrumasse suas malas e colocasse na despensa, o que caracterizava que o paredão seria definido naquele mesmo dia, que resultou na eliminação dele para desespero próprio e de sua ficante Key Alves.    

Ao sair e, em suas entrevistas após sua eliminação, em nenhum momento o cowboy do BBB23 demonstrou ter consciência de suas atitudes reprováveis dentro da casa e só depois de assistir vídeos, ver sua porcentagem no paredão, além de mensagens recebidas dos internautas, aos poucos foi se convencendo que teria agido de forma incorreta durante sua trajetória dentro da casa, demonstrando tristeza e vergonha por isso, porém sempre tentando se justificar dizendo que nunca foi sua intenção agredir ninguém ou ser uma má pessoa, uma vez que não é esse seu comportamento em sua vida real, com as pessoas de seu convívio diário, incluindo seus empregados que gostam muito dele pelo patrão que sempre foi. 
Sua participação de dupla que resultou em um relacionamento afetivo com a Key Alves, talvez tenha sido um fator determinante para que mudasse sua maneira natural de agir e o fizesse ter atitudes que, talvez se jogasse sozinho, sem a presença dela lhe influenciando, seria diferente e conseguisse realmente cativar o público com sua voz mansa e desejo de ser amigo e parceiro solidário com todos dentro da casa, indo longe no jogo, como explicitou o Tadeu Schmidt no discurso para o eliminado, que os outros cowboys que haviam participado do BBB, conseguiram esse feito. 

Essa impressão que tive, não significa de forma alguma a realidade dos fatos. Gustavo foi levado ao crivo popular e os motivos pelos quais foi eliminado podem ter várias versões e pensamentos diversos para esse resultado, porém a única certeza que se tem é que para ele é game over no BBB23 e que siga sua vida de fazendeiro, empresário e amigo fora da casa, recuperando sua credibilidade como ser humano. Se vai continuar seu relacionamento com a participante Key Alves, quando ambos estiverem fora do confinamento, só o tempo dirá. Não gostei do casal, porém como viverão depois que passarem a ser ex-BBBs, só me resta desejar-lhes que sejam felizes.  

Um abraço a todos!





Twitter: twitter.com/votalhada
Instagram: instagram.com/votalhada
Facebook: facebook.com.com/votalhada
Telegram: t.me/VotaNoBBB

 

ATENÇÃO: Antes de comentar, leia as regras:
www.votalhada.com.br/regras.

 


O Votalhada faz um resumo de várias enquetes divulgadas em sites e blogs que comentam Realities. Apresenta o resultado em tabelas claras e faz as médias aritmética (simples) e ponderada (proporcional) dos resultados.