Texto recebido em 01/05/2021

Viviane de Queiroz Pereira, mais conhecida como Pocah entrou na casa do BBB21 como convidada, parte do grupo Camarote, por ser cantora, com especialidade no ritmo funk. Dentre esses convidados da produção, eis mais uma que eu nunca tinha ouvido sequer falar e nem visto em algum programa televisivo. Pelo que mostrou nessa sua categoria profissional, não vi nem um mérito para tanto, não tem uma voz que chame a atenção, apenas explora, empinando seu bum bum avantajado para dançar, como já se tornou moda hoje em dia em bailes pelo país afora, e até mostrou que em seu repertório musical existe uma letra que diz: “ninguém manda nessa raba”, justificando ser seu único atributo para chamar a atenção do público para sua apresentação artística. Também era conhecida por seu grande número de seguidores, uma condição que favorece quem não tem talento e consegue, sem a necessidade de muito esforço, ficar rica e famosa.

Sempre fui da opinião que para ser um(a) participante selecionado(a) para o BBB, a condição financeira do candidato a brother ou sister, não deveria ser levado em consideração, eles entram para uma disputa, valendo um prêmio milionário em dinheiro, além de muitos outros durante todo o período da edição, porém, carisma, humildade para reconhecer o direito de todos os outros que ali se encontram em igualdade de condições com ele(a), empenho em provas e perrengues a serem enfrentados, como forma de serem merecedores e se consagrarem campeões, é o que realmente deverá prevalecer, além de ser um confinamento onde as relações interpessoais entre os participantes, com educação, solidariedade e respeito no trato com os demais adversários, até com parcerias que lhes facilitem se dar bem no jogo, enfim, o BBB é uma disputa de convivência, independente de quem mais precisa de dinheiro para sobreviver ou quem já entrou com uma boa situação financeira.

Fiz questão de explicitar essa minha visão porque, pelo que li sobre ela, a partir do momento que foi selecionada para compor o elenco desta edição, percebi que a Pocah tem uma boa condição, apartamento de luxo e, talvez, por essa situação que lhe garantia uma certa tranquilidade emocional, que não estaria mais tendo que enfrentar problemas de ordem financeira em seu dia-a-dia, que faz com que a oportunidade de disputar o prêmio milionário se torne um fator relevante, era nítido que ela não estava preparada para enfrentar o jogo BBB e suas provas ou, principalmente a convivência com mais dezenove outras pessoas, umas já suas conhecidas, pelo mesmo ramo profissional, sendo que a maioria, totalmente desconhecida para ela e que teria muito sacrifício para encontrar seu rumo ou como conseguir sobreviver dentro da casa.

Nas primeiras semanas viu num grupo onde estava a Karol Conká e Projota que já eram seus amigos fora do confinamento, uma forma de se sentir mais confortável e tentou fazer parte da turma que também tinha mais traquejo para armarem as estratégias de jogo e, assim, ela inserida que foi, e também tentando ficar neutra sem ser muito observada, sem chamar muita atenção em tretas, conseguia escapar de ser votada e, consequentemente, levada ao paredão que a eliminaria.

Viu seus parceiros saírem e seu jogo solo cada vez mais sendo escancarado, se sentindo até rejeitada por alguns e a forma que encontrou para poder se esconder foi dormir. Não posso afirmar se seu sono em excesso era apenas como forma de estar longe dos holofotes na casa, ou se por conta de algum medicamento que diariamente ela recebia da produção, para algum tratamento que precisava. O que se viu e tenho certeza é que o sono que acometia a Pocah chamava a atenção porque não tinha hora nem lugar. Apenas em alguns momentos que precisava estar nas festas, participando de algum evento promovido pelos patrocinadores do reality ou nos horários que teriam de falar com o apresentador, ela não estaria dormindo. Fora isso, quando as câmeras a focalizavam era na cama, em um sono profundo, que se encontrava. 

Até por seu temperamento calmo, voz mansa, era avessa a tretas, sendo que uma mais acalorada com o Gil, e com outros participantes sem muita relevância, não podemos nem levar em consideração como destaque em sua trajetória, uma vez que depois conseguia se entender novamente e tudo voltava a ser tranquilo para que ela pudesse dormir, sem ser incomodada.

Que o fator sorte também é muito importante na vida de todos nós, é um fato inegável, Pocah contava com isso quando conseguiu escapar, depois de ter sido levada ao paredão, nas provas bate e volta e, em uma delas, até ganhando uma cozinha pré moldada da Itatiaia e, em outra, apenas como brincadeira que a produção resolveu fazer com eles, um carro, da Fiat.

Por falar em provas, uma passagem marcante, que merece destaque na trajetória da Pocah, foi quando chegou a dividir uma dupla com a Juliette em uma disputa pela liderança da semana, e que também ainda daria um automóvel, até bem mais valioso do que o que ela havia ganho, ao vencedor e, depois de resistir bastante tempo, foi honesta em declarar que iria desistir por não ter conseguido segurar a vontade de fazer xixi, que é um princípio básico em provas desse tipo, mas que, para que seja observada a imprudência do participante nesse aspecto,  precisa também, muitas vezes contar com a honestidade e sinceridade de quem transgrediu as regras se manifestando publicamente, algo que, na mesma prova faltou ao Rodolffo, que chegou a urinar bastante durante a prova e não se acusou, deixando para declarar no programa à noite que jogou também com a sorte, ou esperteza de ver se tinha sido percebido pelas câmeras, uma atitude no mínimo deplorável, o típico jogo sujo e desonesto com os demais concorrentes. Por conta da sua decisão, Pocah se viu obrigada a aguentar ainda a raiva de sua parceira na dupla, o que conseguiu levar com muita tranquilidade, e que mereceu alguns pontos comigo, como participante do BBB21 que não temos sequer condições de avaliar se entrou pra jogar ou pra dormir, mas que mostrou ter qualidades como ser humano que é. 

Nas últimas semanas passou a ser aliada do Arthur, o único sobrevivente, além dela, do grupo inicial que foram inseridos, chegando a dividir dois paredões com ele, sendo que, no primeiro voltaram porque o João, que completava o trio de emparedados, foi a preferência do público pela eliminação, numa segunda vez, seu parceiro foi a bola da vez e, finalmente, em seu segundo paredão seguido, quarto no total, que disputou com Camila e Gilberto, chegou sua hora de deixar a casa. 

E assim foi a passagem da Pocah, a meu ver, pela casa do BBB21. Sem muita relevância mas, contando com o fator sorte ou por merecimento pelo seu bom relacionamento com os demais participantes, chegou a incrível condição de sair em 5º lugar, algo que podemos considerar um feito jamais visto em outras edições, diante do que ela se propôs apresentar para nós telespectadores, como integrante da categoria planta.

Um abraço a todos!



Twitter: twitter.com/votalhada
Instagram: instagram.com/votalhada
Facebook: facebook.com.com/votalhada
Telegram: t.me/VotaNoBBB

ATENÇÃO: Antes de comentar, leia as regras:
www.votalhada.com.br/regras.



O Votalhada faz um resumo de várias enquetes divulgadas em sites e blogs que comentam Realities. Apresenta o resultado em tabelas claras e faz as médias aritmética (simples) e ponderada (proporcional) dos resultados. Durante as votações, geralmente as pesquisas são publicadas a cada 3 horas.