18 fevereiro 2020

BBB é uma salada de percepções, sensações, sentimentos e opiniões, por Luís Lima


Texto recebido de Luís Lima em 18/02/2020

BBB é uma salada de percepções, sensações, sentimentos e opiniões.

Nesses últimos quase 20 anos, acompanhei o BBB em todas as suas fases. Das ligações telefônicas (do fixo ao celular) até a era da internet mais globalizada; a era da virtualização, dos blogueiros, dos influencers. Do tempo em que o sofá poderia reverter as enquetes virtuais sobre o paredão, como por exemplo, a vovó Naná que, nos 45 minutos do segundo tempo, fez um golaço e o público comprou a estorinha da vovó com a netinha Ana Carolina e a deixou ficar no programa.
Pois bem, os tempos são outros, a geração é outra. A geração X,Y e Z ou milleniumm, a geração dos computadores, da internet, trouxe um novo modo de comportamento e pensamento social que destoa em vários pontos daquela geração rebelde que lutou pela redemocratização do Brasil, que era mais ideológica, em contraposição a esta agora que é "a-ideológica", é mais virtual. A forma de sentir, observar e pensar o mundo, a vida, tomou novas cores sociais, digamos, as cores da diversidade social.
Há, como em todos os tempos de grandes mudanças tecnológicas, os prós e os contra.  E todo bônus traz um ônus. É a tecnologia que pode ser usada tanto para o bem como para o mal. E assim a humanidade se depara com essa dualidade da vida: o bem e o mal. O BBB também, com seu maniqueísmo próprio.

O BBB é a outra face da moeda chamada Realidade. Ele expõe muitos personagens que vieram do mundo real para se expressar no mundo virtual, da televisão, da internet, agora ambos interligados. E cada participante é o que é no BBB, como é aqui fora. Dizer, como fez Petrix ou Hadson, que estavam num jogo e por isso o comportamento destoou do daqui de fora é reproduzir uma hipocrisia social tal qual: "ah, foi a bebida"; "ah, ali é uma panela de pressão". Será? Não seria uma desculpa esfarrapada para se livrar do julgamento ácido popular? Os preconceitos se manifestam, se não houver a vigília da língua, melhor, do pensamento.
Bem, o BBB-20 é um caleidoscópio de pessoas tão diferenciadas no seu modo de ser e pensar que nós espectadores nos identificamos com alguns que parecem estar de acordo com a nossa praia, como também repudiando aqueles que contrariam a nossa visão de mundo, nossas crenças e valores morais, logo fora da nossa bolha.
Esse confronto não identitário entre A e Não-A se dá abertamente nos comentários que vemos ou lemos. Pois, cada comportamento BBB, uma identificação peculiar com algum de nós, a saber, há os que não acham que Petrix, Prior, Hadson e Lucas não fizeram nada demais e há os que pensam diferente e acreditam que o que eles fizeram foi de uma amoralidade e/ou imoralidade que ferem a Ética dos bons princípios, das grandes virtudes. Deveras, os vícios machistas são repugnantes frente à Ética, à Lei, à Justiça e à Religião. Logo, a reação negativa daqueles que defendem o "politicamente correto" é instantânea. Isso é bom. Não podemos mais ponderar falas, ações, pensamentos que tem como núcleo a ofensa ao outro, à dignidade alheia. Passar pano é a máxima da vez dos incautos.

A salada de legumes tão diferenciadas de BBBs faz com que as Redes Sociais entrem em polvorosa com seus julgamentos plausíveis ou cruéis a cada comportamento expresso lá na casa. É um julgamento, na maioria das vezes, perverso. Mas é o preço que pagam os participantes se cometerem algum deslize moral.
A salada de frutas aqui fora também é diversificada em julgamentos, comentários e decisões. Muitas vezes acho que são mais cruéis e amorais aqui fora do que lá dentro. Mas essa diversidade é o espelho de uma sociedade plural que tem suas nuances sui generis.
Uma vez disse aqui que o Espelho da Vida não reluz tanto, que pena, que pena! Isso é a chave de compreensão para entendermos o espelho que nós escolhemos para nos refletir, seja no BBB, seja na Política, Religião etc. Quando olhamos para alguém, buscamos nesse alguém algo que se parece conosco. Por isso, o outro é o espelho no qual queremos nos ver. E o espelho social tem várias imagens, ícones; muitas vezes imagens distorcidas e ícones falsos. Portanto, aquele que escolhemos para nos representar tem uma similaridade com aquilo que somos e pensamos. Eis o princípio da Identidade: A=A. Eu me identifico com este ou aquele ou aquilo. E é o processo de identificação que faz a gente escolher o ícone BBB como vencedor.
Assim sendo, cada um de nós é uma singularidade no meio de uma pluralidade (social), o indivíduo no coletivo. E a singularidade que se tornar mais plural, fará o vencedor do BBB. BBB para vencer tem que ter a maioria máxima ou mínima. E a soma das singularidades que formar a maior pluralidade é que vai fazer um BBB ser o Campeão.
Para finalizar essa reflexão tão esquizofrênica, apesar de cada um de nós ser um tipo de fruta, o importante é que podemos estar na mesma salada diversa. Estamos na mesma Nave Mãe, a Vida. Desta forma, nós temos a esperança da União Humana, de construir a Unidade na Diversidade, ser Parte do Todo, sem ser excluído por sermos tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais nessa dialética da vida social. Que tenhamos, ao menos, um final saudável, sem ser necessariamente Feliz. Beijos!  

Luís Lima - Luiz_113@hotmail.com

As opiniões emitidas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor das mesmas e não expressam necessariamente
as da administração e colaboradores do Votalhada.



10 comentários:

  1. Respostas
    1. 👍Valeu,linda. Fazer uma reflexão deste tipo é risco.

      Excluir
  2. Texto excepcional novamente, Luis Lima.
    Eu confesso que gosto do BBB, mas eu não assisto o programa mais na TV Globo, a minha preferência é de ficar ligado somente nos sites e claro aqui no Votalhada.
    Realmente dá uma saudade de ver o BBB como antigamente, nas primeiras edições com aqueles romances com química, como o casal Tyrson Martins & Manuela Saadeh do BBB 2, embate entre Alemão e Alberto no BBB 7, você colocou no texto, o lance entre a vovó e a netinha que foi marcante no BBB 9, que foi a Naiá e Ana Carolina e na mesma edição o Max foi o campeão de maneira justa, porque ele é o melhor jogador naquela temporada.
    Para fechar que saudades da época do Pedro Bial, falava "Nave Louca" "Vamos dar aquela espiadinha" . As poesias que lia antes das eliminações e lógico as charges engraçadas criadas pelo Maurício Ricardo.
    Parabéns, Luis Lima pelo seu lindo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazie,ragazzo🙏. Também sinto saudades dos textos maravilhosos de Bial. Acho Leifert frio no anúncio do derrotado. Vc até me corrigiu sobre o nome da vovó. A memória falhou, 😁.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado Lu, apesar de ser pouco comentado. Um texto de critica e autocrítica.

      Excluir
  4. Sensacional tua análise, Luís Lima! Acompanho o BBB desde sua primeira edição e pude perceber as transformações sofridas. Algo, no entanto, permaneceu, o espectro ético da sociedade refletido na sequência de eliminados e, em especial, no vencedor. Cada participante, por mais que interprete um personagem, acaba revelando quem de fato é no mundo real e sua permanência ou eliminação é um termômetro do que a sociedade brasileira está ansiando naquele momento. Por vezes vimos um machista e homofóbico Dourado vencer, por vezes vimos um intelectual humanista Jean Wyllys vencer, por vezes vimos uma mimada e histérica Emily vencer, por vezes, por vezes, por vezes... Ou seja, retratos pontuais de um Brasil. Quer me parecer que, no atual BBB20, estamos diante de uma pauta importante, que é a dignidade da mulher e toda a gama de direitos, respeito, inclusão aos quais mulheres no mundo inteiro pleiteiam de firma justa e que, nesta edição do programa, foi afrontada pelo ranço da supremacia falocêntrica opressora. Neste sentido, ainda que nem sempre de forma consciente, homens e mulheres dessa edição estão diante de uma questão crucial, qual seja, a da inclusão das minorias discriminadas e vilipendiadas em suas garantias como seres sociais. E me refiro com toda essa amplitude porque, sim, o feminismo é uma pauta, mas conduz consigo o grito de todos os oprimidos, portanto, vai em busca da luta contra a homolesbotransfobia, da luta contra o racismo, da luta contra tudo que é excludente. Estou torcendo que vença essa edição uma pessoa que tenha ideias e práticas envoltas na luta por um mundo melhor. Não tenho favoritismo por ninguém, mas será lindo se a força feminina arrebatar esse prêmio simbólico da luta por justiça, aliás, tão necessária nos tempos sombrios que o mundo está vivendo.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo, sensacional foi sua resposta com uma análise progressista e solidária à luta feminista. Vc deveria escrever um texto aqui, pois a forma e o conteúdo de seu comentário merecem nota 1000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato por teu feedback, Luís Lima! Quem sabe em outras oportunidades eu venha trazer novas contribuições. Abraços.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.