Até agora as que me agradaram dentro do jogo foram Drª Telma, Marcela e a advogada GY.
Acho que cada um(a) vai falar no jogo aquilo que viveu aqui fora, dizer suas experiências, dificuldades etc., e neste quesito não condeno Telma por falar das suas dificuldades de ascensão social numa sociedade de classes desiguais.
Não dá pra tratar os desiguais como iguais.
É como Dra. Marcela falou que enquanto não houver equidade social, a ascensão social da maioria para uma vida melhor fica difícil, mostrando só as exceções que com muito esforço conseguem ascender profissionalmente etc.
Não adianta fingir que não há racismo no Brasil ou que isso não pode ser discutido no BBB.
Pode sim, porque o BBB também é locus onde os preconceitos pululam nas conversas sutis e disfarçadas de "eu entendo".
Não só o problema de etnia, mas também o problema da repressão da mulher.
O feminismo foi um movimento importantíssimo de emancipação da mulher que estava condenada à pura vida doméstica.
Os anos 1960, com o advento da pílula, fizeram com que a mulher adiasse uma gravidez para fazer um curso universitário, se tornasse médica, cientista etc.
Em menos de 20 dias de 2020, 108 mulheres foram assassinadas no Brasil.
Um feminicídio bárbaro em que certos homens acham que são donos da alma e do corpo feminino.
Daí a luta feminista para se contrapor a essas barbáries e preconceitos machistas.
Portanto, aonde houver espaço para que haja um pouco essas discussões, é positivo para desenvolver a consciência civilizatória da sociedade, afirmar certos valores éticos como direito à vida, à liberdade e ao trabalho em todos os setores sociais.
Assim, acredito que os homens em sua maioria tão indo por um caminho de expressão machista, capitaneado pelo Hadson.
O Contraponto que Marcela faz ao machismo social, que também se expressa no BBB, vai dar o toque do enredo BBB-20.
Luís Lima - Luiz_113@hotmail.com
|
As opiniões emitidas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor das mesmas e não expressam necessariamente as da administração e colaboradores do Votalhada. |
Concordo, as minhas preferidas são as três, mas to com asco da babação de ovo com essas meninas do camarote. Pq não fizeram então um BBB de famosinhos, esperava que na casa de vidro entraria ex bbs para igualar a força e derrubar os famosinhos. Tá chato a babação, será que vai flopar de novo?
ResponderExcluirVerdade. Nao sei.
ExcluirLuis Lima, com todo respeito por sua opinião e motivos para torcer por quem levanta bandeiras pelas desigualdades sociais sofridas, discordo totalmente que o BBB seja palco ideal para essas militâncias. O fracasso do BBB19 comprova que uma gde maioria que gosta de assistir esse reality como um jogo de convivência, tb não aprova esse tipo de comportamento em um programa que deveria ser mais de entretenimento e não um comício político.
ResponderExcluirFique à vontade Hanne para discordar e criticar. Sua elegância em se contrapor é algo inigual. Obrigado pela contraposição.
ExcluirObgda, Luís Lima, por sua compreensão e elogio ao meu contraponto discordante de sua opinião. Respeitar os direitos alheios faz parte da educação que recebi de meus pais e fiz questão de repassar ao meu filho. Abs.
ExcluirDepois de ler q todo ano taxamos os homens de macho escroto e q isso é chato, ler seu texto foi um alívio. Marcela não ta doutrinando ngm nem transformando o BBB em palco de nada. Ela é assim na vida. E se não fosse a gente aqui de fora a direção não teria chamado Petrix no confessionário. Só brincadeiras nível quinta série é q é bem chato de assistir. Mulherada bebe e perde a noção do q é assédio. Não a toa o povo q assiste BBB leva a pecha de alienado. Se até programa de humor tem crítica social pq BBB não pode ter?
ResponderExcluirÉ por aí a reflexão.
ExcluirConcordo que realmente vários homens ali dentro tem índoles duvidosas, mas até o momento essas 3 aí (Marcela,Thelma e Gizely) apesar de aparentarem serem pessoas bacanas, elas não jogam, são plantas, principalmente a primeira que vive militando, soltando frases "estilo twitter de lacração" e atacando os outros pelas costas! Cancela todos, pfv! Mais jogo e menos debates sociais!
ResponderExcluirAcho q o pensamento deve ser livre e cada um tem a liberdade de discutir o que quiser. Ninguém ali vai passar 24h discutindo questões sociais que na verdade são questões de suas vidas. O homem vive em sociedade, é um ser político como diz Aristóteles, óbvio que certas questões vão ter conotação política. Mas não acho q isso vai nortear 24 horas o programa.
ExcluirMarcela não faz o tipo lacradora de tt mesmo pq já passou da idade pra isso. Não vejo debate social algum lá dentro, e sim conversas plausíveis q nem aparece na edição, então basta mudar de câmera. Não gosto do jogo sujo dos homens.
ExcluirÉ a primeira vez que escrevo na sua coluna, Luis Lima, para não confundir com o Luis que é o mestre desse blog de opiniões Votalhada.
ResponderExcluirTexto bem interessante que você colocou e concordo com tudo que você falou aí.
Olha se eu for para escolher um participante que merece chegar longe ou quem sabe na final,sem dúvida as mulheres.
Para você tem uma ideia, a última vez que venceu um homem? Foi o César Lima do BBB 15.
Nos últimos quatro anos, as mulheres chegaram a final e foram as vencedoras
Munik Nunes(BBB 16)
Emilly Araújo(BBB 17)
Gleici Damasceno(BBB 18)
Paula Sperling(BBB 19)
O domínio feminino é evidentemente melhor nesse últimos tempos, chegando ao ponto máximo de ganhar a grande bolada.
Nessa temporada, eu concordo que as três mulheres do reminciente Pipoca merecem ficar no posto de melhores.
Entre as três, eu simpatizei muito com a médica lá de Rancharia/SP, a Dra. Marcela McCowan, acho que está sabendo dominar o jogo de maneira limpa, começou na Xepa e soube dominar essa dificuldade, muito esforçada, eu lamento que o líder Guilherme não colocou a Marcela no Vip que está merecendo, assim como a Gizelly e a Thelma.
As três merecem crescer ao longo do jogo, mas a Marcela merece continuar no top 3 das melhores, adorei muito o jeitinho da médica.
Perfeitamente o seu texto, Luis.
Valeu Sérgio, temos uma boa concordância hoje, mas jogo é movimento, fator surpresa e com certeza nossas opiniões também podem mudar no desenrolar do jogo.
ExcluirComprovado o q eu falei e me tiraram de doida. Não foi jogada do Pyong contar pro Hadson q Marcela sabia das intenções dos caras de queimsr as gurias. Marcela ficou put@ com ele, Pyong admitiu o erro e disse q pra reparar se ganhasse o anjo daria pra ela.
ResponderExcluirOlha o que vi: "Thelma definindo a macholândia com perfeição: "eles (homens da casa) tem vários comentários desnecessários, machistas, homofóbicos... Então tem que priorizar as meninas."
ExcluirPois é! É nesse sentido q Marcela fala q não vota em mulher. Pq vai queimar voto se tem um monte de boy lixo pra elas votarem? Só acho q elas tem q passar da teoria á prática e puxar as gurias pro time delas. Pyong ta fazendo jogo duplo.
ExcluirNão consigo ir com a cara deste coreano. Alguma coisa me diz q ele destoa.
Excluir