*O primeiro "BBB" trouxe dramas como o do cabeleireiro angolano Serginho, que teve problemas com a Polícia Federal, e Leka, que era bulímica. O vencedor foi Kleber Bambam, que conquistou o público graças a sua relação com a boneca (boneca mesmo!) Maria Eugênia.
O termo "paredão" foi criado nesta edição pelo participante Adriano.
*A segunda edição aconteceu no mesmo ano, em maio, trazendo romance e sexo para o programa. O chef de cozinha Thyrso teve um namoro lacrimoso com Manuela, que ensaiava uma aproximação com Fabrício quando ele não estava perto. A aeromoça Cida também chamou a atenção: conversava com um passarinho e tinha premonições. Venceu o caubói Rodrigo Leonel.
*O goiano Dhomini ganhou o "BBB 3", e também o coração de Sabrina Sato, com quem namorou. A edição foi marcada ainda pela criação do Anjo, capaz de salvar um participante do paredão, e pela Máfia das Cuecas, grupo de brothers liderado por Jean Massumi.
*A babá Cida foi a primeira mulher a ganhar o “BBB”, em 2004. A edição foi marcada pela rivalidade entre os times Superpobrinhos e Clube do Boco, e por Solange “Iarnuô” Vega, com sua inesquecível versão da música "We are the world", do USA For Africa.
*A temporada com maior audiência até então revelou dois participantes que ficariam megaconhecidos: o futuro deputado Jean Wyllys, o vencedor, e a atriz Grazi Massafera, 2ª colocada. O médico Rogério se tornou o grande vilão nas brigas entre as panelinhas do programa.
*O sonho da baiana Mara de pagar um tratamento para a filha, que tinha paralisia, comoveu o público e lhe deu o prêmio do "BBB 6". Entre os personagens curiosos da edição, estavam o ex-monge Gustavo e os gêmeos Djair e Djairo.
*Íris Stefanelli, Fani Pacheco e Diego Gasques, o Alemão, formavam o triângulo amoroso que chamou a atenção para o "BBB 7". Diego levou o prêmio, e Fani emplacou o bordão "Uhu, Nova Iguaçu!".
*Em edição que apostou em novidades, como a inserção do Big Fone e das bebidas alcoólicas nas festas, o vencedor foi o músico Rafael Ribeiro, o Rafinha, que ganhou de Gyselle Soares em um paredão apertado, com pouco mais de 1% de diferença.
*O romance de Max e Francine Piaia encantou os fãs, mas a vitória do artista plástico foi apertada: apenas 24 décimos de diferença em relação a Priscila Pires. Houve um intercâmbio com o "Big Brother Africa", trazendo o angolano Ricco, aquele que tomou banho nu.
*Em temporada que contou com antigos participantes do "BBB", o veterano Marcelo Dourado polemizou ao afirmar que "heterossexuais não transmitem Aids", numa das muitas discussões com o grupo dos Coloridos. Isso não o impediu de ganhar o prêmio do "BBB 10".
*A casa passou por uma série de modificações para abrigar o "BBB 11", que também trouxe a novidade do paredão quádruplo e do Sabotador. O prêmio foi para Maria, que teve um relacionamento conturbado com Mau Mau.
*O "BBB 12", vencido pelo veterinário Fael Cordeiro, o "caubói", é lembrado pela polêmica que expulsou o modelo Daniel Echaniz do programa por "comportamento inadequado". Ele foi acusado de estupro: Monique parecia desacordada e não podia reagir aos seus avanços sexuais.
*A advogada Fernanda Keulla venceu o 13º "BBB", onde engatou um romance com o empresário André Martinelli. A edição recebeu os ex-brothers Fani, Bambam e Dhomini. A produção não permitiu que Fani usasse seus remédios psiquiátricos, motivo de controvérsia na época.
*A protetora dos animais e musa fitness Vanessa Mesquita foi a favorita do "BBB 14", deixando Clara Aguilar, com quem teve um affair na casa, em terceiro lugar. O casal "Clanessa", como foi chamado, conquistou o público e consolidou um fã-clube fiel.
*O prêmio do "BBB 15" foi para o estudante de direito Cézar Lima, mas quem deu o que falar foram Fernando Medeiros, Amanda Djehdian e Aline Gotschalg, formadores de mais um triângulo na casa. O brother foi o alvo de muitas brigas e motivo de choradeira.
*A goiana que venceu o "BBB 16" ganhou a simpatia do público em uma edição dividida entre os fãs e haters da jornalista Ana Paula Renault. Laércio, de 53 anos, que fez declarações polêmicas sobre sexo com menores de idade, também chocou o público.
*A gaúcha foi a grande vencedora do "BBB 17" e ganhou prêmio de R$ 1,5 milhão. Ela enfrentou Vivian e Ieda na grande final do reality. Vivian ficou em segundo lugar, com 41% dos votos, faturando 150 mil reais.
*A vencedora do ''BBB 18'' Gleci Damasceno se popularizou após ''sair'' em um paredão falso. No retorno, a acriana indicou Patrícia, considerada a ''vilã'' da edição, ao paredão verdadeiro. A cearense saiu com 94,26% — a segunda maior rejeição da história do programa.
*Um BBB repleto de controvérsias. Denúncias de agressão e expulsão de Vanderson. Apologia a maus-tratos a animais por Maycon. Denúncias de racismo e intolerância religiosa por Paula, a campeã da edição. Briga entre Hariany e Paula e expulsão de Hariany. Então, agito total.
- Até hoje 296 pessoas participaram do programa.
- Até hoje foram três estrangeiros que concorreram ao prêmio do "BBB". Serginho, franco-angolano, do "BBB1"; Antonela, argentina, do "BBB4" e Kaysar, sírio, do "BBB18".
- O termo "paredão" foi criado no primeiro "BBB" por um participante: Adriano.
- 2002 foi o único ano em que tivemos DUAS EDIÇÕES do "BBB".
- No primeiro "BBB" a Xuxa fez uma visita na casa e disse para eles tomarem cuidado com os palavrões, pois estavam expostos na TV o dia inteiro.
- O primeiro casal da história do "BBB" foi formado por Kléber (que ainda não era o "Bambam") e Xaiane.
- A primeira "eliminada" da história do BBB foi a Marisa Orth. Ela dividiu a apresentação do programa com Pedro Bial durante uma semana e alguns dias, mas acabou sendo dispensada após cometer algumas gafes. A mais lembrada foi quando revelou, antes do anúncio oficial, quem seria o indicado do líder à então "berlinda" (nome do "paredão" até então).
- O primeiro participante eliminado de todos os tempos foi o modelo Caetano Zonaro.
- As participantes mais jovens a entrarem em um "BBB" foram Juliana do "BBB5" e Elane do "BBB3", as duas tinham 18 anos.
- Ieda, do "BBB17", foi a participante com mais idade a participar do do programa: 70 anos.
- Quatro participantes foram expulsos da casa.Ana Paula no "BBB16", por agressão a Renan durante uma festa; Daniel no "BBB12", por "comportamento gravemente inadequado" após movimentos sexuais suspeitos quando estava embaixo do cobertor com Monique, que aparentemente estava sem consciência, e Marcos do "BBB17", por agressão a Emily e Hariany no BBB19 por empurrar a campeã Paula.
- Até hoje 5 participantes desistiram. Um dos mais lembrados é de Léo, no "BBB9" que não aguentou a pressão do quarto branco e apertou o botão vermelho para deixar o programa. Além dele, também desistiram: Dilson no "BBB3", Tamires no "BBB15", Alan no "BBB16" e Kléber Bambam no "BBB13" que desistiu no quinto dia do "BBB13" e se tornou a mais rápida desistência na história do reality.
- Natália Casassola é a participante que mais tempo ficou confinada dentro da casa do "BBB". Ao todo foram 152 dias em duas edições. Ela participou de duas edições ("BBB8" e "BBB13"), ficando exatamente 152 dias. Em seguida vem Marcelo Dourado, que somando suas duas participações ("BBB4" e "BBB10") ficou 134 dias e Anamara, que permaneceu por 128 dias ("BBB10" e "BBB13").
- Até a edição de 2019 foram 10 vencedores homens e 9 mulheres.
- O vencedor com a maior porcentagem da história do "BBB" foi foi Fael que ganhou com 92% o "BBB12".
- A final mais acirrada, foi a do "BBB9" que deu a vitória a Max. Ele venceu por uma diferença de apenas 0,24% dos votos, em uma final que foi disputada com Priscila (que teve 34,61% dos votos) e Francine (com 30,54%).
- A recordista de rejeição em um paredão é Aline, do "BBB5", que foi eliminada com 95%.
- Jefferson e Tarciana foram os primeiros a transar na casa do 'BBB'. Aconteceu na segunda edição.
- Durante uma eliminação do 'BBB' 3, uma mulher invadiu o palco usando apenas um tapa-sexo.
- Marielza, do BBB5, precisou deixar o programa depois de sofrer um AVC.
- No 'BBB' 9, o angolano Ricco, vencedor da terceira edição do 'Big Brother' da África, passou dias na casa e causou polêmica ao tomar banho nu.
- Cézar, do 'BBB' 15, passou mais de 40 dias no grupo 'Tá com nada', comendo apenas arroz, feijão, ovo, leite, goiabada e banana.
- A prova de resistência mais longa aconteceu no 'BBB' 18. Ana Clara e Kaysar passaram 42 horas e 58 minutos de pé. Como nenhum deles desistiu, a disputa foi encerrada por Tiago Leifert, que declarou empate.
- Pouca gente se lembra, mas a primeira edição do BBB teve um mascote: a cadelinha Mole, que ficou cerca de duas semanas confinada.
- Por algumas edições, a Globo apresentou no primeiro domingo após a final BBB um especial em que os participantes lavavam a roupa suja e colocavam em pratos limpos tudo o que tinham passado no programa.
- O bordão "Olha ela!!!" ficou famoso protagonizado pela polêmica Ana Paula Renault.
- Alguns ex participantes morreram, como foi o caso do Edilson Buba (BBB4), André Cowboy (BBB9) e Norberto (BBB9).
- A "Casa de Vidro" surgiu no BBB9 e depois foi novamente usada no BBB11 e BBB13.
- O "Sumiu, Apareceu", novidade no BBB13, consistiu em que a primeira pessoa que fosse à dispensa no dia 16 de fevereiro, seria "sequestrada", onde ficaria o dia todo em um Spa e que voltaria só a noite. Kamilla foi a "sequestrada". Os participantes não sabiam o que havia ocorrido, e suspeitavam de que a mesma havia sido retirada.
- O BBB7 foi a primeira edição do Big Brother Brasil em que houve um intercâmbio cultural com um Big Brother de outro país: Argentina. O Gran Hermano enviou Pablo Espósito e o BBB mandou Íris Stefanelli para lá.
- O Big Fone foi implantado no BBB8, um telefone que qualquer participante pode atender. A voz que o participante ouve dá uma ordem e a pessoa que atendeu deve segui-la, normalmente não podendo revelar o conteúdo aos outros até a votação.
- As "Estalecas" foram criadas no BBB5, moeda corrente fictícia do programa. Fazem parte do dia-a-dia dos participantes e, com elas, eles compram comida, mantimentos e outros itens de desejo oferecidos pela produção.
- A partir do BBB 3, houve a inclusão de uma prova para a seleção do Anjo da semana, realizada nas sextas-feiras ou sábados. O anjo tem o poder de conceder uma imunidade a um participante de sua escolha.
Pra mim os melhores BBBs foram o 7 e o 10! e piores BBB 6 e 19
ResponderExcluirEu achei a 5a. edição, mas eu concordo com você e as piores temporadas também.
ExcluirObgda, Votalhada, para quem é BBB maníaca como eu, adorei essa retrospectiva tão cheia de detalhes.
ResponderExcluirSó gostaria de acrescentar outros que, tiveram alguma relevância, e não li serem mencionados:
1- A criação da Casa de Vidro em shoppings que resultaria em votações dentre quatro participantes, para que dois deles fossem incorporados ao elenco principal, tendo sido inaugurada com as vitórias da Joseane e Emanuel que entraram no BBB9, sendo que na mesma edição repetiram mais uma casa de vidro, dessa vez montada no jardim, de onde foram vencedores no voto popular a Maíra e o André. Depois o fato se repetiu com Kamila e Marcelo no BBB13. Em outras decisões tonadas pela produção tb foram inseridos outros participantes, já com o reality em andamento, como foi o caso da Adriana e do médico Emnuel, no BBB11 e da Aline, no BBB15, que disputou a permanência com outra candidata. No BBB16 reservaram o segundo andar para abrigarem dois casais que tb disputaram a preferência do público, que ganharam a D. Geralda e o Matheus. No BBB17 a disputa entre casais de gêmeo, de onde inclusive saiu a vencedora da edição. No BBB18 a disputa foi entre componentes de uma família, que ficaram pai e filha, em detrimento da mãe e do primo, fato que tb ocasionou uma polêmica de possível incesto na relação de pai e filha, que mesmo assim foram aceitos e chegeram à final, levando o prêmio do 3o lugar.
2- O bordão "Olha ela!!!" ficou famoso protagonizado pela polêmica Ana Paula Renault.
3- Alguns ex participantes morreram, como foi o caso do Edilson Buba, do BBB4, por overdose e o André Cowboy, do BBB9, assassinado.
Foram esses os destaques que lembrei e resolvi acrescentar, parabenizando mais uma vez o blog por essa oportunidade de relembrarmos tantos fatos de um programa que perdeu sua essência de entretenimento, a partir do BBB14, com as Clanessas, criadas pelos fandons nas redes sociais e daí pra frente tem sido o que de pior podia ter acontecido para que não tivéssemos mais o prazer de torcer por nossos favoritos.
O BBB20 vem aí, as expectativas se renovam, porém com as novidades pré anunciadas na midia, não me deixou esperançosa que teremos um bom reality. Espero muito queimar minha língua. Aguardemos! Abs.
Obrigado pela contribuição!!!
ExcluirAbraços.
Norberto do BBB9 também faleceu.
ExcluirFernando Fernandes sofreu um acidente de carro e ficou paraplégico.
ExcluirMSilvia, se vc observar pelos horários das postagens, antes que vc me lembrasse que o Nonô tb havia morrido, eu fiz essa obs no comentário do Sergio Silva, logo abaixo, onde digo ter esquecido desse acréscimo, no meu comentário. De qualquer forma valeu pela lembrança. Abs
ExcluirQue bacana esse resumão de todas as temporadas do BBB, o reality que vai fazer 18 anos no ar, teve diversas histórias boas ou ruins, sucessos e fracassos.
ResponderExcluirO BBB é sempre um reality que sempre é marcante, sempre positiva ou negativa.
A temporada mais marcante foi o BBB 5 que teve uma audiência estrondosa, o primeiro paredão que o Jean Willyis que foi bem disputada, nas pesquisas apontaram que ele seria eliminado, mas houve uma mobilização do público gay, que acabou acontecendo a virada e a baiana Juliana Brandão foi eliminada com 50,49%.
Quando o Jean se tornou líder, indicou o Doutor Gê, que foi o grande vilão da época e tinha a tropa de choque que foi eliminando um por um,só ficou o mineiro Alan Passos que fez o romance com a Grazielli.
Parecia que a final seria Grazi, Jean e Pink. Houve uma discussão boba da pernambucana com o Jean e acabou indo ao paredão juntos e ficou fora da final.
Como o BBB tem muita história, no outro comentário eu falo mais.
No BBB 8, teve a novidade do Big Fone, o primeiro a atender foi o Rafael Memória, mais conhecido como Galego e indicou a Gyselle Cajuína para o paredão, para escapar tinha que vencer a prova de resistência que não conseguiu.
ResponderExcluirNa prova de resistência, houve uma irregularidade, quando chegava a 15 horas de prova, Alexandre, Marcos e Thatiana fizeram um sorteio tipo zerinho ou um e o apresentador Pedro Bial anunciou ao vivo a desclassificação dos três que fizeram o sorteio e decretou a Thalita como a vencedora da prova, que fez o maior tempo sem irregularidades, fez em 12 horas.
No BBB 9, teve a divisão da casa com o lado A e lado B, os oponentes do lado B tiveram o maior domínio no jogo.
Nessa temporada teve dois participantes sexagenários, Norberto(Nonô) tinha 68 anos e Naia(vovó Naná) tinha 61 anos.
Um dos fatos marcantes do BBB 9 foi a grande afinidade entre a Naia e Ana Carolina, como se fosse vovó e neta.
No dia que Naia foi eliminada, Ana Carolina começou a chorar, depois reclamou com o Flávio e foi lá dentro do quarto, jogou o vestido e chutou a cama como se fosse uma criança e gastou um monte de lenços.
Ana Carolina era muito perseguida pelos brothers do lado B, já que pertencia do lado A, o Flavio era a maior desavença no jogo, toda semana votava nela.
Ana Carolina foi a participante que enfrentou mais paredões, sete vezes.
A catarinense fez uma coisa inusitada, ela usou o detergente em pó para matar as formigas do jardim, o pessoal da casa reclamaram do desperdício.
Valeu pela contribuição.
ExcluirOi Sergio, ao ler suas observações sobre o casal Nonô e Naia do BBB9, lembrei ter esquecido em meu comentário que ele (Nonô) tb está entre os ex-particopantes que já morreram, no caso dele acho que foi infarto, não tenho muita certeza. Abs.
Excluir
ResponderExcluirFaltou dizer q foi Adriano do BBB1 quem criou a expressão 'paredão". Ele era o vilão da edição
O primeiro Big Brother q assisti foi em Portugal. Aqui só chegou 2 anos depois.
No Brasil ñ assisti à todas as temporadas, e desse povo todo q venceu só torci pra Paula e Maria Mello. Com alguns bati na trave.
Dos BBBs q assisti torci pra Lia, Natália Casassola, Talula, Laisa e Rentcheeenha, Diego, Amanda Djehdian, AP Renault, Paula Barbosa doceira. Alguns desses torci pq detestava o oponente.
No BBB da Emilly ñ torci pra ngm.
Está dito por 2 vezes. No final do texto do BBB1 e no curiosidades extras, 3º item.
Excluir
ExcluirEitaaa, se fosse uma cobra tinha me picado. Passei batido e ñ vi. Na vdd ñ li o texto todo, Sorry!
*é Renatcheenha e Maria Melillo
Você lembrou da Laisa Portela, no BBB 12, teve um intercâmbio, a gaúcha participou por uma semana no Gran Hermano da Espanha e quem se lembra da Noemí que participou do reality espanhol que esteve em alguns dias no BBB.
ExcluirLaisa é minha conterrânea. Foi indicada por Fael, q era do praia #ranço, depois q a prova do lider q Yuri ganhou foi anulada.Pra mim foi roubo mesmo. Ela saiu com porcentagem alta. A turma da hipocrisia a rejeitou pq ela transava com Yuri e achavam ela arrogante. Qd ela saiu Bial a recebeu dizendo "desde já a maior estrela do BBB12."
ExcluirNo inicio simpatizava com a Laisa, mas ela começou a apresentar sinais de manipuladora. Lembro que ela cobrava muito do Yury em quem ele deveria votar e se relacionar. Tanto que o proprio Yury em entrevista acha que a Laisa atrapalhou ele no jogo na questão convívio.
ExcluirInfelizmente vejo que todos os reality são manipulados como foi agora o da Fazenda onde só ficou um grupo e achei injusto os participantes que ficaram na final, espero agora o BBB 20 pra termos mais emoções.
ResponderExcluirNo texto eu estava lendo que o Kleber Bambam que venceu o BBB 1, ele fez a participação no BBB 13, e teve a desistência mais rápida com apenas 5 dias de confinamento.
ResponderExcluirEm compensação a paulistana Tamires Peloso teve a desistência mais demorada na história do BBB, ficou 47 dias confinada, ela renunciou no jogo em virtude que estava sentido falta da filha que na época tinha apenas 4 anos.
Toda vez que ela não ganhava prova de liderança, Tamires começava a chorar em virtude de não conseguir o êxito, mas ainda ganhou três vezes a prova do anjo e deu o colar duas vezes para a Amanda e um para o Adrilles.
Eu tava vendo a % da Laisa, ela saiu com 88% e foi recorde de votação da edição.
ResponderExcluirMas ñ foi a única.
BBB10: Tessália - 78%
BBB13: Aslan - 79%
BBB14: Aline ruiva - 80%
BBB7: Alberto - 85%
BBB15: Luan - 87%
BBB1: Estela Padilha - 85%
BBB8: Jaque Khury - 87%
BBB5: Giulliano - 87%
BBB5: Natália saiu pra Jean Willys - 88%
BBB7: Airton - 91%
BBB12: Rafa Oliveira - 92%
BBB5: Dr. Rogério - 92%
BBB7: Felipe Cobra - 93%
BBB5: Aline - 95%
BBB7: Fani saiu pra Diego Alemão - 89%
BBB18: Ana Paula bruxinha - 89,95%
BBB18: Nayara - 92,69%
BBB18: Patrícia- 94,26%
Essa é a tabela dos participantes que tiveram a maior rejeição de todas as edições do BBB, o detalhe que as três participantes do BBB 18: Ana Paula(bruxinha), Nayara e Patrícia enfrentaram paredões que eram triplos e tiveram uma rejeição bem elevada, a Patrícia por muito pouco bateu o recorde de rejeição de todas as edições do BBB.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir