25 novembro 2019

O que faltou dizer de Gugu Liberato, por Rogério Luís Trevisan


Texto recebido em 25/11/2019

A VIDA e o DESTINO, andam de mãos dadas... e Deus, nos presenteia por um período determinado com pessoas especiais, isso em nossas famílias e com pessoas que pelo simples fato de entrarem em nossas casas através de um aparelho tão querido e indispensável que trás a janela do mundo todo, pra dentro de nossas casas, e através dessa janela é que aprendemos a amar e a respeitar essas pessoas que se tornam tão especiais quanto um ente querido de nossas famílias.

Gugu Liberato, enluta todo o país com sua partida, deixando em nossos lares um enorme vazio,... um dos poucos artistas que eu permitia entrar em minha casa, através dessa pequena janela mágica que consegue nos trazer tantas emoções, sejam elas alegres ou tristes, um "ente querido" que eu como muitos, respeitava por seu talento, carisma e por ter feito parte da minha infância de forma tão expressiva e marcante, que a saudade  já se manifestava a cada tempo de Gugu, fora da TV,...é inimaginável e incomensurável saber o que será esse divisor de águas daqui pra frente, com o sumiço definitivo de Gugu, o que foi a Tv antes e o que será após Gugu.

Se a VIDA é um presente, ao mesmo tempo ela não impede que o DESTINO, nos surpreenda com fatos extremamente dolorosos, por mais que estejamos preparados,... e parece que a ironia deste que vos falo, é sua MÁdrasta, que vive por nos castigar e se alimenta de nossas tristezas.

Quem diria?

Que eu viria fazer um texto sobre "O Que Faltou Dizer..." de GuGu Liberato?
E pior,...por ironia do destino, essa coluna que se trata de maneira irônica a tratar o eliminado de um reality como uma simbólica "morte" no jogo, uma breve despedida,...ser obrigado com muito pesar e coração partido, fazer um texto de despedida REAL, e definitivo sobre nada mais, nada menos que o ícone GUGU LIBERATO.

Em nome de todos que admiravam o Gugu, como pessoa e como profissional, dos quais me incluo, sobretudo o carisma que conduzia apresentando os realities em especial ao Power Couple Brasil, onde Gugu, já deixou sua marca e saudades eternas, pois jamais o reality será o mesmo,... é que senti no coração de prestar essa última homenagem aos leitores e seguidores do Votalhada, a esse verdadeiro ídolo amado por quase unanimidade pelo Brasil.

Seguindo ainda a linha da ironia, Gugu era casado com uma médica, milionário, famoso, podia ser tratado com os melhores médicos, hospitais e profissionais da saúde, vivia na ponte aérea de lá pra cá, onde até hj é o maior receio de medo entre as pessoas que não viajam por medo de voar. Por ironia do destino, uma queda, de 4 metros dentro do conforto de seu lar o levou para sempre.

Entre tantos mistérios da vida, de fato a morte é sem dúvidas o maior deles!
Todos os recursos poderiam salvar a saúde de Gugu no caso de pelo menos a maioria das doenças, no entanto, ele desfrutava de boa saúde aos seus 60 anos de idade com apenas uma hipertensão moderada,  e a frustração que nos fica é a dúvida que jamais se calará:

"_Pq não pagou alguém para resolver o problema com o ar condicionado?"
A resposta?... sempre será:
"_Assim quis o destino"
Essa dúvida e essa resposta caminharão sempre juntas por toda nossa vida, muito mais ainda, no seio familiar,... é a eterna incompreensão dos fatos da vida e suas surpresas agradáveis ou desagradáveis, como é o caso no momento!

Junto dessas dúvidas, não seria viável pensarmos que a maledicência pode atrair desgraça? Que as palavras tem poder e que devemos colocar freio em nossas línguas de vez em qdo?
Pois no dia 4 de novembro deste fatídico 2019, Gugu vem as redes sociais desmentir uma fake news, que levianamente afirmava sua morte, vítima de um infarto fulminante, para tranquilidade de seus fãs, Gugu aparece dizendo que está bem e VIVO.
Mal sabia nós e ele próprio, que o destino nos pregaria uma peça tão sem graça com uma morte tão besta, estúpida e repentina a tão poucos dias após a fake news absurda e infeliz,...até agora custa a acreditar que dessa vez não seja mais uma fake news!... infelizmente é real,... GUGU SE FOI!

Quem diria?

"Que Ayrton Senna, partiria antes de Emerson Fittipaldi?... Que o jovem Denner, antes de Pelé?... Boechat, antes de Cid Moreira?,... e o irreverente Gabriel Diniz, antes de Roberto Carlos?"
Quem diria?
"Que Gugu, partiria antes de Sílvio Santos, que aos seus quase 89 anos, deixa aquela mesma sensação terrível do filho partindo antes do pai,... no caso de Gugu, o aprendiz antes de seu mestre!"

Por outro lado a VIDA, tbém nos ensina com tudo isso, que devemos valorizar mais as pessoas, a família e os amigos do que as "coisas".
Que nossa missão maior é deixar um legado de bom caráter e bons exemplos para que sejamos lembrados qdo chegar a nossa hora.
Podemos desejar ter e ser tudo o que o Gugu foi,... mas assim como ele deixar as boas lembranças e a saudade, a humildade e os exemplos a serem seguidos!
"Podemos estar atravessando momentos difíceis, com doenças, desemprego, divórcios e várias outras mazelas dessa vida, mas tudo isso ainda NÃO É  nosso fim, estamos de pé!
Olhe para seus braços, vc ainda pode lutar!
Olhe para suas pernas, vc ainda pode caminhar!
Respire fundo e nunca pare de lutar!"

Não importa a nós, o dia do nascimento e da passagem de Gugu, mas sim o TRAÇO, que une essas duas datas, pois é o traço que representa tudo o que ele foi e fez!...e assim deve ser com todos nós!
É esse traço que ficará na nossa memória,...onde o nosso "Sabadão era Sertanejo",...nosso "Domingo era bem mais Legal",...com Gugu, a "TV era Animal",...podia "Passar e Repassar" várias vezes que a gente não desgrudava da telinha, entre tantos outros sucessos, vimos e torcemos para que os "Casais permaneçam fortes e poderosos", que vc "Viva a Noite", viva o dia, viva a VIDA...que as Cidades X Cidades sejam apenas um grande coral pra "Cantar Comigo" o último "Pintinho Amarelinho"!
Se a morte não é o fim, apenas uma passagem, hj é Gugu quem está "De Volta pra Casa", o Céu,...o lugar maís digno e merecido de todo aquele que cumpriu sua missão de levar o bem e a alegria a toda humanidade, e poder assim herdar  sua eterna morada, ao lado de Deus Pai!...Promessa Dele, a todos os justos de coração!

Vai em Paz, amigo e irmão em Cristo!... Antônio Augusto Moraes Liberato.
Saudades Eternas!
E que Deus, e o Espírito Santo, na sua infinita misericórdia console o coração dilacerado de toda família e a nós, fãs incondicionais desse grande ícone brasileiro, que foi e sempre será mais um dos nossos poucos e lapidados orgulhos entre outros que partiram tão precocemente!

Obrigado a todos!
Fiquem com Deus!
Forte abraço!



37 comentários:

  1. Obrigado pelas palavras amigo Rogério.
    Que também essas sejam as palavras do Votalhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis e toda equipe Votalhada...

      Eu que agradeço o espaço concedido por vc meu amigo!
      A perda de Gugu, é lamentável e muito estarrecedor, levará muito tempo pra cair a ficha.

      Abraços!

      Excluir
  2. Marrijou23 de novembro de 2019 09:51
    Power Couple e Canta Comigo nunca mais será o mesmo sem Gugu Liberato. Gugu fez parte da minha infância e adolescência. Ninguém entende a morte menos ainda qd é uma morte besta desse jeito. Estou impactada. Q perda! Vai em paz Gugu!

    Elizabeth23 de novembro de 2019 19:16
    Verdade, uma ocorrência impactante ... Muito difícil de aceitar, calculo os familiares ... Triste!!!

    Marrijou24 de novembro de 2019 11:29
    Pois é, as pessoas andam tão insensíveis q aqui ou acolá nada se falou à respeito. Q venha outro Power Couple e outro Canta Comigo, q ainda tá na semi final, com qlqr outro apresentador q tanto faz. Muito triste isso!



    Rogério,
    Obrigada pelo texto.
    Ainda outro dia fiz os posts acima lamentando q ninguém aqui nem no "outro blog" tinham se manifestado sobre a morte de Gugu. Se talento eu tivesse pra escrita eu mesma o teria feito, mas me senti muitíssimo bem representada pelo seu texto.
    Gugu não era um simples apresentador, era O apresentador e todos q estão aí se inspiraram nele de alguma forma. Fará muita falta, sobretudo no Canta Comigo q a final seria ao vivo daqui 2 semanas. Tão importante q a Globo dedicou vários espaços em horário nobre pra falar dele.

    Thank u Rogério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os episódios finais do "Canta comigo" já estão todos gravados. A Record comunicou que serão apresentados "normalmente". Ou seja, acredito que deve ter alguma homenagem. Infelizmente, deve ser por aí...
      RIP Gugu. 🙏

      Excluir
    2. A final não é ao vivo? Pensei q fosse...

      Excluir
    3. Oi Jujjuu...

      Imagina amiga, foi quase que uma obrigação minha homenagear Gugu, e tbém um sentimento muito forte no coração de fazê-lo, por tudo que Gugu nos proporcionou de bom na Tv.
      Eu que fico grato por vc tbém ter lembrado e homenageado Gugu, com suas palavras!

      Bjos!

      Excluir
  3. Henry Sobel, q tb partiu nessa semana, escreveu esse texto sobre a morte:

    "Imagine que você está à beira-mar e vê um navio partindo. Você fica olhando, enquanto ele vai se afastando, cada vez mais longe, até que finalmente parece apenas um ponto no horizonte. Lá o mar e o céu se encontram. E você diz: “Pronto, ele se foi. "Foi aonde? Foi a um lugar que a sua visão não alcança, só isso. Ele continua tão grande, tão bonito e tão imponente como era quando estava perto de você. A dimensão diminuída está em você, não nele. E naquele momento em que você está dizendo: "Ele se foi”, há outros olhos vendo-o aproximar-se e outras vozes exclamando com alegria: “Ele está chegando”."

    Pensando por esse lado, quanta gente deve estar dando pulos de alegria com a chegada do amigo Gugu. 🖤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo né?! Pensando no tanto de gente q morreu em 2019, Jorge Fernando, Paulo Henrique Amorim, Beth Carvalho, Gabriel Diniz, MC Sapão, Ricardo Boechat, Lúcio Mauro, Wagner Montes, Henry Sobel, imagina a festa de recepção, rs

      Excluir
    2. Adoro esse texto de Sobel.

      Muito lindo,...quase sempre o uso, inclusive o encaixei em certas ocasiões em alguns textos durante o BBB.
      Muito profundo e verdadeiro, um bálsamo as nossas aflições!

      Excluir
    3. E ontem tbém morreu o palhaço Rapadura,...muitos anos na Praça é Nossa, com o comando maluco.

      Excluir
    4. Henry Sobel,um gde humanista q como disse Michel Schlesinger, "mostrou à sociedade a melhor face do judaísmo". Infelizmente o povo só se lembra do episódio das gravatas. Vale a pena ver o Roda Viva q ele participou.

      Excluir
  4. Obrigado por mais esse texto. Você consegue traduzir o que sentimos. Parabéns lindo demais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda...

      Obrigado amiga,... senti muito no coração de fazer isso, fui e sempre serei fã de Gugu, assistia tudo dele desde criança!,...lamentável e muito triste tudo isso, ainda mais da forma tão besta como foi!

      Bjos!

      Excluir
  5. Rogério, meu amigo querido,

    Um texto com tamanha sensibilidade pelo falecimento do grande comunicador e, principalmente, exemplo de ser humano, Gugu Liberato, só podia sair de uma mente brilhante e coração maravilhoso, como vc possui.

    Justamente pela maldade, a qual ele foi vítima, no inicio do mês, se vendo obrigado a divulgar em suas redes sociais que se tratava de fake news, que qdo li que ele tinha sofrido um acidente doméstico e estava hospitalizado, nem dei muita atenção para a reportagem. Só com o desenrolar dos acontecimentos fui entendendo a gravidade da situação e, o pior, que dessa vez era real. Até agora estou numa confusão de sentimentos com essa perda, entre um vazio ao imaginar o qto ele fará falta na tela de nossa tv, como pensativa sobre a forma e o pq de sua partida precoce.

    Sempre acreditei que ao nascermos já trazemos em nosso currículo de vida o dia, hora e forma com que teremos de voltar à casa do Pai e a Ele prestarmos conta de nossas atitudes em mais uma oportunidade que nos deu para evoluirmos, sempre com o propósito de seguirmos Seus ensinamentos. Infelizmente, poucos são os que conseguem ter essa percepção de forma plena, sendo um ser humano da mais alta grandeza, como era o Gugu.

    Tb creio que, sendo esse ser iluminado, terá como recompensa uma morte onde não existirá sofrimento, de forma irreversível até para quem tenha condições de tratamentos que pudessem lhe trazer de volta à vida, e aos que ficam, dá um tempo para que assimilem melhor a perda, por mais dolorosa que seja. E assim foi o que aconteceu com o Gugu.

    O fato dele ter se arriscado tentando fazer um serviço que poderia ser feito por um profissional do ramo específico, a meu ver, tem algumas explicações: nos Estados Unidos, não se encontram pessoas para pequenos serviços domésticos, com a facilidade que temos em nosso país. Sendo a pessoa simples que ele era, não via obstáculo para fazer esses tipos de serviços ao invés de pensar que teria dinheiro suficiente para pagar quem fizesse. Por fim, esse era o seu destino programado de morte, com a devida autorização de Deus, o dono e responsável por nossas vidas, não teria como ser diferente.

    Parabéns a vc pela bela homenagem e ao Votalhada que lhe concedeu o espaço para que ela fosse publicada e compartilhada com quem acessar o blog.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanne...

      O amiga, to muito triste sabe?
      Eu via tudo que Gugu fazia na Tv, desde criança, único artista apresentador que eu gosto de verdade,...como eu te disse, fica difícil dizer algo dele agora, no passado, por isso vou continuar dizendo que GOSTO e não GOSTAVA!
      Qdo vi a notícia na internet, tbém não acreditei pelo fato da primeira fake news,...e agora que é verdade, quero acreditar menos ainda, mas infelizmente a morte é implacável!
      Obrigado pelo carinho amiga.

      Bjos!

      Excluir
  6. Parabéns , belo texto Rogério , Gugu merece todo carinho e respeito. Sempre discreto , simples , ajudou a tantos , enriqueceu merecidamente com seu talento e trabalho , sem prejudicar ninguém , dava pra perceber que era um ser humamo muito bom e digno , sua morte nos deixou chocados e muito tristes mesmo .E eu tenho esse trauma , eu vivi isso na pele , qdo eu tinha 17 anos , meu pai que tinha só 46 anos , sofreu um acidente com sua moto estava sem capacete ( na época ñ era lei , ñ era obrigatório) e ele teve traumatismo craniano , perdeu massa encefálica e ficou 5 dias em coma , teve morte cerebral , mas ñ desligaram os aprelhos , então no 5° dia o coração dele parou 😢.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Coralina...

      Obrigado querida amiga!
      Me compadeço e lamento muito de seu trauma e por uma triste e semelhante estória!
      Somos tão impotentes diante da fragilidade da vida né amiga?
      Queremos fazer de tudo por nossos entes queridos numa situação dessa, mas nunca está em nossas mãos e nossa capacidade humana!

      Bjos!

      Excluir
    2. Obrigada querido pelo carinho
      Bjo😘

      Excluir
  7. RIP Gugu. Que Deus o receba em sua morada e dê à sua família a força necessária para suportar a dor da perda.

    ResponderExcluir
  8. Linda homenagem a Gugu,vc escreveu exatamente o que milhares de pessoas gostariam de dizer,mas faltavam palavras,palavras essas com carinho amor e gratidão a um ícone da televisão Brasileira..estou triste até agora com esta fatalidade que houve.. não o conheci pessoalmente,nunca tive vínculo com Gugu Liberato,mas entrou em meu lar durante anos e anos trazendo alegria entretenimento...sinto como se partisse alguém da minha família..muito triste..mas a vida segue, ficará um vazio ..que Deus lhe dê a paz eterna.. parabéns pelo texto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leya...

      Obrigado amiga,...me vi na obrigação de homenagear Gugu, por tudo que ele representou a mim e a todos nós brasileiros e fãs de seu trabalho, que era só diversão e alegria!

      Bjos!

      Excluir
  9. A minha opinião é que o "Canta comigo" deve ser cancelado nessa semana. Afinal o corpo do Gugu vai chegar, não sabemos quando e até quando será velado. É constrangedor e até derespeitoso apresentar o programa nessa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu respeito a sua opinião , mas discordo , eu assisto o Canta e gosto muito e acho bom poder ver um pouco mais o Gugu com vida , é uma emoção a mais é , mas também.é uma despedida , já que ele se foi assim tão inesperadamente .

      Excluir
  10. O corpo deve chegar a SP na quinta feira, será velado na asssembléia legislativa e sepultado no Cemitério Gethsêmani Morumbi.

    ResponderExcluir
  11. Eu também dou as minhas palavras pelo seu texto, Trevisan e pela homenagem bonita e justa desse apresentador que é o Gugu.
    Eu gostava do jeito dele de conduzir os programas e realites, realmente é uma grande perda na televisão brasileira.
    Quando eu era criança, eu pedia a minha mãe para assistir o Viva a Noite, já que passava às 21:30 de sábado,no SBT, eu me lembro muito das atrações que tinha como o Dominó e o Polegar e claro o Gugu animava o auditório gritando o nome do programa.
    Eu assisti também o Sabadão Sertanejo.
    Quando chegava no domingo, não tinha um outra coisa para ver o Gugu na televisão, era o Domingo Legal,atrações bem interessantes como as gincanas, os quadros, mas eu gostava mais de ver o tradicional "Banheira do Gugu" onde artistas tinham que pegar sabonetes dentro da banheira, mas eram bloqueadas pelas belas garotas, das garotas da banheira, eu adorava a Luiza Ambiel.
    No Power Couple, o Gugu usava a frase "Prova Cumprida" quando um casal completava a prova, eu me lembro que essa frase, o apresentador usou nos tempos da "Corrida Maluca".
    Para finalizar, o Gugu apresentava uma competição de participaram estudantes, o clássico "Passa ou Repassa".
    Que descanse na paz de Deus que sempre trouxe alegrias para o público e o jeito carismático, saudades imensas.
    Parabéns, Votalhada pela homenagem linda pela memória do Gugu Liberato.

    ResponderExcluir
  12. Impossível não chorar com a entrada do Gugu no Canta Comigo de hj. Parece que até a entrada foi diferente. E os jurados cantando Ei Gugu já disse que te amo hj? O programa de música q eu mais gostava de assistir. Inconformada!😥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora entendi pq a entrada do Gugu foi diferente


      Jonatas.Nunes
      🦂
      🎭
      🇧🇷
      @JonatasNunes88
      ·
      4 h
      Gugu tenta fazer surpresa aos jurados, e entra como candidato, mas, foi ele que foi surpreendido pelos jurados com os gritos de: EI GUGU, EU JA DISSE QUE TE AMO HOJE?? Essa entrada dele foi a melhor homenagem que a record fez até agora!
      😢

      https://twitter.com/JonatasNunes88/status/1200014901047152640M

      Excluir
    2. Também adorei .Foi linda , foi de arrepiar , inesquecível ,assim como é o Gugu. Merecida homenagem e nós pudemos ver o seu penúltimo programa 😢😢matando a saudade desde já .Também é meu programa de música preferido , trezentas mil vezes melhor que The Voice e Pop Star ....será que vão fazer ano que vem ? Se tiver o ano que vem que não seja com Rodrigo Faro ...cara muito chato

      Excluir
  13. Gugu acabou de falar q o vencedor do Canta Comigo vai ser decidido pelo voto do povo. Então como eu disse o programa seria ao vivo...




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marrijou o programa ja está gravado , pelo que entendi , dos finalistas ficam os 3 com maior pontuação , depois 2 e eles gravam com esses 2 , a vitória de cada um , aí no dia o público vota e escolhe o vencedor , entào passa o Gugu anunciando o escolhido pelo público e a reacão deste , mas já é gravado , eu também ñ sabia que era assim.....

      Excluir
    2. Nossa! Q bizarro, gravar como se já tivessem vencido. Enfim, menos mal, pelo menos não haverá substituição.

      Ps:Os helicópteros das tvs estão sobrevoando meu prédio, por causa do enterro do Gugu. O cemitério é bem perto. Cheio de ambulante vendendo fitinha, camiseta, foto, bandana do Gugu. Ngm merece.


      Excluir
    3. Só espero que se forem fazer uma nova edição ano que vem , não inventem de colocar o chato do Rodrigo Faro , o cara sempre me soou falso , mesmo antes da gafe do Domingo passado .E isso é Brasil kkk, ñ sei se é pra rir ou chorar ,com o povo sempre querendo lucrar , mesmo que seja com a desgraça alheia aff...

      Excluir
    4. Ficou bem feio pra ele. Rodrigo Faro apresentou A Fazenda de Verão e foi péssimo. Gugu disse uma vez q o Canta Comigo era o xodó dele. A única substituta q eu vejo é a Xuxa.

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.