30 outubro 2019

MasterChef - A Revanche | Vanessa Vagnotti, por Lédson Guimarães


Texto recebido em 30/10/2019

Se o mundo do entretenimento vem sofrendo de uma intragável, infindável e infeliz crescente falta de criatividade e bom gosto, com o famoso “mais do mesmo” sobrando no mercado, a produção do MasterChef Brasil prova que ainda há exceções e há quem se esforce para agradar ao público com inovações – o que, muitas vezes, pode significar reciclar ideias do formato mundial para o produto de casa como se fossem inéditas para boa parte do telespectador menos assíduo.

A Rede Bandeirantes começou a cansar a boa audiência com duas longuíssimas temporadas do MasterChef por ano. Especiais de Natal, por exemplo, ainda valiam como uma tentativa de manter o interesse pelo formato que já sofria desgaste. Então, para o contentamento geral, este ano a emissora tomou juízo, remanejou o programa para as terças-feiras e trouxe uma segunda leva de episódios reduzida porém repleta de aperitivos e criatividade. Aliás, a criatividade tomou fermento desde as edições de 2018.

Novas propostas de dinâmicas e desafios têm contribuído muito para atrair quem já estava se dispersando ou assistindo sem o entusiasmo inicial. A Revanche veio na hora certa, no dia certo, inovando certo. A primeira prova do terceiro episódio não poderia ter sido melhor. Quem é que gosta de reviver circunstâncias dramáticas? Ainda mais quando representaram o fim de uma oportunidade rara na vida. Mas, diante de uma segunda oportunidade a sensação de poder consertar, fazer direito e prosseguir, como antes não pôde, deve ser gratificante. Ótima ideia para uma prova! e, assim, cada cozinheiro teve de encarar na Caixa Misteriosa a receita responsável por sua última eliminação.

Todos tiveram o tempo de 1h30min para replicar a própria receita ou reinventar utilizando os mesmos ingredientes. O resultado não foi satisfatório, teve gente que conseguiu piorar o estrago anterior. Sabrina replicou a rã, só que mais crua ainda dessa vez e foi direto para o mezanino aguardar seu oponente de duelo na Eliminação. Fabio-Perfeito ficou entre os melhores pratos ao lado do Fernando Kawasaki, mas foi Bourguignon quem fez o prato perfeito, um robalo ao molho de champagne, e recebeu os maiores elogios da noite. Katleen e o Major foram medianos e ocuparam as últimas vagas no mezanino. 

Ainda não era o fim, uma segunda chance foi dada a Vanessa, que entregou uma tartelete de ricota “cheia de defeitos”, segundo Carosella; Estefano, por um ravioli de caranguejo com um molho de dendê muito forte, e Fernando Cavinato, que nomeou esperançosamente seu medalhão de palmito de Helena Risos, em homenagem à chef Helena Rizzo, convidada para a prova que o eliminou. Infelizmente para ele a receita não vingou novamente. Agora, os três precisaram entregar, em 45 minutos, frangos fritos empanados acompanhados de um molho obrigatório. Fernando teve sucesso em todos os quesitos, inclusive com seu molho resultante de uma alquimia de outros molhos. Vanessa e Estefano erraram o ponto do frango, faltaram com tempero, mas a cigana foi para a Eliminação por entregar frituras heterogêneas.

No duelo eliminatório, Vanessa e Sabrina precisaram criar um menu completo contendo obrigatoriamente três tipos de queijo. Para começar, a cigana pegou apenas dois dos condimentos e precisou apelar para a solidariedade da colega. Sabrina não recusou o auxílio, mas também solicitou do mezanino a prova inteira. Apesar disso, o resultado foi negativamente equilibrado. A pouca diferença coube à coerência empregada por Sabrina aos três pratos. O tiramisù regado a álcool de Vanessa Vagnotti contribuiu bastante para a decisão dos chefs de eliminá-la da competição.

Figura carismática, a capixaba descendente de italianos finalizou sua participação no programa com um relato comovente sobre a influência dos três na sua rotina de trabalho. Vanessa é mais uma na lista de cozinheiros eliminados fazendo aquilo que sabem fazer. No caso, a moça cozinha risoto diariamente mas cometeu equívocos na receita no dia em que mais precisou. 



14 comentários:

  1. Terça feira é um dia difícil, tem MasterChef e a prova do fazendeiro. E ambos estão uma bosta pra falar a vdd. Sabrina conseguiu voltar pior q antes, fez a prova de eliminação inteira consultando o mezanino e ainda entregou um bolinho simples com cobertura de chantilly e frutas vermelhas q até eu faço. Deveria ter saído, não aprendeu nada nesses 4 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como estar assistindo a uma reprise da primeira participação da Sabrina. Muito nervosa, pedindo bastante ajuda... Gosto dela mas, realmente, continua fraca.

      Excluir
    2. Pois é!
      Passaram-se 4 anos. Me lembro q ela era crush do meu irmão hahahahaha; Ele era adolescente e achava ela linda, rs, agora já é estudante de medicina eu nem moro mais em Porto Alegre, tanta coisa mudou, e vê-la exatamente igual é como voltar no tempo. A mesma trança, os mesmos olhos lacrimejantes, a mesma insegurança, parece q não evoluiu, sei lá, é estranho.

      Excluir
    3. Sabrina muito fraca. Não entendo como é que chamaram novamente.
      Deve sair semana que vem.

      Excluir
  2. Infelizmente é preciso reconhecer nem todos tem condição de ser chefs e trabalhar sob pressão. Nem todos podem efetivamente participar do Masterchef. São cozinheiros , mas não chefs de cozinha. Sabrina ´esforçada e tal,mas extremamente insegura. Deveria ser proibida ajuda do mezanino. Fica feio. Vanessa saiu mas emocionou no discurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre falo q o povo do mezanino deveria ficar numa redoma de vidro à prova de som. E qm pede ajuda deveria ser punido. Na semana passada Helton tb foi ajudado e nem assim conseguiu fazer.

      Excluir
    2. Pior que os jurados relaxaram quanto à ajuda do mezanino, como se a produção tivesse aceitado os toques sendo parte da disputa pra dar mais emoção. A partir do próximo Profissionais (principalmente por serem profissionais) seria interessante dificultarem essa interferência. Talvez realocando o mezanino e os jurados ou punindo os ajudantes com a participação na Prova de Eliminação.

      Excluir
    3. Tá assistindo o da Globo? É legal pq os jurados experimentam às cegas. São 3 equipes com 8 participantes e 1 mentor pra cada equipe.Ontem um mentor eliminou 2 da própria equipe sem saber q era da equipe dele. Cada programa sai 2. Nem assisti a eliminação da Bifão, fiquei sabendo pelo tt. Só tô assistindo essa Fazenda pelo Diego, não gosto de mais ninguém..

      Excluir
  3. Lamentei muito a saída da minha vizinha!!!
    Mas semana que vem vou lá na Risoteria comer maravilhosamente bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte a sua! Pessoa maravilhosa ela parece ser. Um abraço nela por nós.

      Excluir
    2. És vizinho da Vanessa? Logo vi pelo teu sotaque q tu era do sul, rs. Paolla foi super grosseira, desdenhou do risotto dela, disse que era um cardápio cafona. Desnecessário falar isso. Aí Vanessa respondeu q o risotto vendia super bem na rotisserie dela e Paolla ficou com cara de koo.

      Excluir
    3. Marrijou, duvido muito que o risoto não estivesse bom.
      Já comi quase todos os risotos que ela oferece e são todos excelentes.
      A cozinha é comandada por ela e pela filha. O bar pelo filho. E eles mesmos servem a mesa.
      É muito carinho distribuído.

      Excluir
    4. Ah é risotteria e não rotisserie como escrevi. Q privilégio morar em Piçarras, rs

      Excluir
    5. Eu tava lendo o TripAdvisor, e deram nota máxima, povo falando super bem, restaurante pé na areia, atendimento atencioso, quero conhecer. Eu conheço o Le Bife, do Jacquin. Na hora do almoço durante a semana tem o Menu Du Jour, a carne do dia, saladinha verde, batata frita à vontade, e 8 guarnições q os garçons vão trazendo como se fosse um rodízio. Achei gostoso, e mais barato do q comer no Madero por ex

      Excluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.