17 março 2019

O que faltou dizer de Tereza, por Machadinho | BBB19


Existem momentos na saga do BBB que são inevitáveis, personagens que por mais importantes que sejam sabemos que irão aparecer no jogo, a derrota é algo que existe em conformidade e todos esperam ansiosamente (ou não) por esse momento.

Nossa eliminada Tereza é um desses casos, por mais astuta que ela tentou ser, seu destino era inevitável, Tereza caiu em todas as armadilhas que o jogo oferecia para ela.

Mas mesmo com tudo isso, podemos dizer que Tereza foi um elo importante de jogo e que se tornou uma figura central na dinâmica da casa, por mais fraca que seja...

Agora, convido você a fazer uma reflexão dos erros e acertos de Tereza e entender a importância de sua presença no BBB.

Tereza entrou com muito potencial, em uma primeira avaliação que fiz sobre a sua pessoa após a divulgação dos vídeos promocionais e outros materiais antes do jogo começar, apostei nela, não para ser campeã, mas para ser importante! E não necessariamente importante de um jeito bom ou ruim, mas sua altivez e espontaneidade eram características importantes para uma personagem icônica.

Porém, como todos os anos o jogo começa e nossas qualificações iniciais são sempre dizimadas... Tereza era sim importante, mas no começo do jogo se apequenou, talvez por medo! Era claro que seu potencial ficava escondido pelo medo da rejeição, e é entendível, existe um grande preconceito com participantes mais velhos que entram no BBB, em sua grande maioria saem rápido, a menos que saibam exatamente como usar suas armas mais poderosas (um alô para Geralda e Ieda que foram mestres na arte de se esquivar o máximo possível).

Tereza, em seu começo de jogo foi extremamente calculada, como uma boa jogadora buscou rapidamente se aliar com quem considerava mais forte, porém, assim como Gustavo, foi rápido demais as vias de fato, pensando no jogo e na estratégia em um momento em que o público ainda se acostumava com sua presença.

Seu jeito divertido e seus momentos de irreverência foram tomados e minados por um jogo cítrico que impregnou em sua personalidade e rendeu um afastamento grande e rápido do público.

Por isso digo que desde o começo Tereza tinha sua saída garantida, o conformismo que criamos em torno de sua eliminação já estava pronto desde o super paredão onde sua queda quase veio, mesmo entre tantas outras personalidades.

Seus aliados de começo foram caindo e seu desespero no jogo foi claro, com medo Tereza resolveu pular do barco, um erro brutal para qualquer jogador, é muito complexo limpar uma imagem criada no começo, podemos contar nos dedos de uma mão quantos jogadores em 19 edições conseguiram fazer uma limpeza de imagem e conquistar o público.

E mesmo em uma edição tão desprovida de favoritismos era muito complexo conquistar um público que já havia se afeiçoado por grupos por inteiro.

A morte da jogadora começou em sua desistência, Tereza tentou uma aproximação com o grupo contrário a o seu, talvez por notar a clara preferência do público, mas isso só resultou em algo completamente oposto ao que ela esperava, apesar de “querida” por seus companheiros de confinamento, viu laços se estreitarem enquanto se transformou em uma jogadora solo, uma situação de desvantagem total que a fez apelar para alguns clichês básicos.

A perseguida, a rejeitada e a que chora por tudo... E talvez, em outra situação tivesse funcionado muito bem! Porém a situação atual de nossos telespectadores não aceita o jogo do coitadismo, o jogo é duro e árduo e o que todos querem é comprometimento.

Tereza apesar disso tudo era comprometida, não tinha medo de intrigas e nem medo de brigas, porém se podava como a maioria dos participantes, e apesar de achá-la uma bomba relógio, era claro que ela não iria explodir.

Suas voltas dos paredões a tornaram confiante e seu achismo de um carinho do público a fez ter um pouco mais de confiança, mas a premissa da rejeitada ainda a perseguia, e entre memes e momentos de puro ranço Tereza virou o que chamamos de bode expiatório.

A queda de seus aliados e seu jogo manjado tornou extremamente confortável para seus companheiros de jogo jorrarem votos e mais votos na pessoa de Tereza, que por sua vez, nada podia fazer! Suas únicas esperanças eram seus dois “filhos” que não a protegiam tanto quanto poderiam, mas de certa forma é entendível, uma vez que esse foi o jogo que ela mesma escolheu.

De qualquer forma, essa estratégia da casa de mandá-la sem pestanejar ao paredão tornou as coisas feias, Tereza voltava de paredões mesmo sem torcida ou apreciação do público, e suas voltas não faziam efeito na casa, e quando finalmente seu dia chegou, foi pura e simplesmente pelo fato de ser um paredão para SALVAR, mesmo sem torcida Tereza continuaria no jogo.

E dito isso, te convido a analisar... Seria esse um jogo interessante? A Falta de fãs pode ser fatal, mas a falta de ódio pode ser compensadora! E Tereza é um caso de jogadora que durou mais do que o conformismo geral dizia que ela iria durar... Inteligente.

Classifico Tereza num caso clássico de jogadora “jogada”, sem saber exatamente onde estava ou em que onda estava surfando foi sufocada por clichês que caiam em suas costas, e como uma assídua espectadora mostrou-se inteligente em usar essa única arma em seu favor.

Não muda o fato de suas escolhas serem ruim, e que Tereza cometeu muitas falhas, era implicante e tinha problemas sérios em guardar segredos, o que despertou a desconfiança de seus companheiros, e para finalizar, seu lado dramático que não aceitava receber votos pendia para sua queda cada vez mais iminente.

Porém, vale aqui ressaltar que seu medo apesar de muito proeminente não a impediu de tentar jogar com todas as armas que tinha, arriscou e não recebeu o acolhimento, mas poderia ser o contrário! Merece os méritos pelo seu comprometimento, palavra que não pode ser usada para muitos de seus companheiros!

Cai o bode expiatório do BBB 19, aquela que recebia de todos a carga, pois o medo do comprometimento era maior que a vontade de jogar! Agora fica a dúvida que será respondida em breve... Será que teremos outro participante subjugado a bode, ou teremos finalmente uma tentativa de jogo básica? A resposta virá em breve... Mas a expectativa continua baixa, o BBB 19 continua sendo o BBB dos detalhes!

Para quem leu até aqui, fica meu agradecimento e meus votos de um bom BBB e que a saga de nossos jogadores entre em rios mais sinuosos e mais abrangentes em opções, a reta final está aí... Veremos o que pode acontecer!





5 comentários:

  1. Acho q não há mais nada a ser dito sobre Teresa
    Ela disse pra Mara Telles q esperou 18 anos pra entrar no BBB e acabou entrando no pior sendo q ela contribuiu e muito pra q esse BBB fosse o pior

    ResponderExcluir
  2. Rizia fraca imunizou Rodrigo como era esperado

    ResponderExcluir
  3. Será q o problema é a Tereza ou a qualidade do telespectador? Parabéns.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.