20 fevereiro 2019

O que faltou dizer de Maycon, por Machadinho | BBB19


Caros amigos e leitores! Antes de começarmos a destrinchar todo o percurso e história do nosso eliminado da semana, gostaria de fazer uma breve introdução, talvez de certa forma até mesmo em tom de desabafo em relação aos últimos acontecimentos e comentários que vejo, e de antemão peço que não me entendam mal! Eu adoro quando opiniões divergem, é muito divertido conhecer e debater pontos de vista... Mas preciso comentar alguns aspectos.

A imparcialidade em um comentarista de reality show é utópica, e isso tem que ficar claro, é humanamente impossível que qualquer pessoa que assiste e acompanha a trajetória dos participantes não se sinta minimamente familiarizado com eles! E isso é válido até mesmo para um elenco tão morno quanto o desta edição.

Seria extremamente proveitoso se conseguíssemos observar o jogo de forma totalmente imparcial e sem colocar aspectos e projeções da vida do lado de fora, tornaria o BBB quase que uma experiência de compreensão humana! Porém, não é isso que acontece, e a como chamo “semi-parcialidade” é comum em todo mundo que assiste um reality, até mesmo em quem comenta, e impossível de se mascarar, até para o ser humano mais frio do universo... Mas jamais deve-se confundir com fanatismo!

Mas isso também pode ser muito proveitoso! Tendo pontos de vista e observações diferentes, as divergências e a discussões (quando feita com respeito) sempre geram novas possibilidades de construção de pensamento!

Dito isso... Queria apenas salientar, que independentemente de parcial ou imparcial, quando escrevo sobre um participante, por mais terrível que esse me pareça, busco alavancar toda a positividade e toda magnânima que de certa forma fez com que este participante fosse escolhido para o show, e também agradasse uma parcela de público, mas é claro que é completamente impossível ignorar os erros que o eliminaram...

Dito isso... Vamos começar a analisar nosso eliminado da semana... Maycon! E de antemão peço desculpas por toda essa longa introdução!

Já ficou muito claro que este não é o BBB das rejeições e favoritismos exacerbados, e talvez esse seja um dos poucos aspectos positivos desta edição! Essa falta de torcidas gigantescas e de favoritos faz com que a cada semana o jogo se torne uma nova experiência, e que cada atitude ou retaliação torne-se importantíssima para a permanência de qualquer participante. 

Confesso que matutei um pouco, pois não estava preparado para falar de Maycon, realmente achei que ele superaria esse paredão e voltaria ao jogo (não por simpatizar com ele, mas por ver o momento em que vivemos e a mobilização que ele e Rodrigo causaram)... Mas o que levou a sua saída e o que poderia tê-lo levado a ficar? Visto que a diferença entre ele e Rodrigo não foi das mais apertadas, mas não foi das mais longínquas...

Maycon entrou e demonstrou suas qualidades logo de cara, de fato, um menino! Na melhor das definições, brincalhão, divertido e de alto astral, deixou claro desde o início que seu modo de ver e viver a vida é esse, ser vivo!

Pontos muitos positivos, esse tom leve e a brincadeira foram muito proveitosos para diversos participantes durante as 19 edições, na edição passada mesmo tivemos Kaysar com sua ingenuidade (um pouco questionável por mim... Mas não vem ao caso) e alegria, rendendo bons momentos, e acima de tudo bons vts!

Aqui quero deixar algo claro, o BBB é bi polarizado, existem dois mundos completamente distintos que assistem ao programa, temos o público de casa que assiste apenas a edição, e temos o público mais apaixonado e enraizado, que assiste 24 horas por dia! Nesta edição fica clara a divergência de pontos de vista, levando em consideração o que é mostrado e o que acontece 24 horas.

E aqui não faço crítica a edição do programa, que no meu ver vem tentando se esforçar para tirar leite de pedra... É claro que Maycon era material, um moço jovem, bonito e divertido tinha todas as possíveis qualidades de um protagonista, correto?

Muito embora, acredite que em vezes a produção falha quando tenta fazer “vts” trazendo a tona situações meio forçadas de humor que não agradam, na verdade só preenchem, e que seriam mais proveitosas dadas a outros participantes mais... Esquecidos.

Mas onde Maycon errou? O que tornou um rapaz tão simples e divertido a vítima da guilhotina?

Peço novamente desculpas, mas é humanamente impossível não se referir aos casos acontecidos dentro da casa do BBB desde o começo da edição... E talvez aqui entram as divergências de “opinião” que vem causando paredões tão acirrados.

Maycon tinha sim suas qualidades, mas também tinha um mar de defeitos absurdos que aos poucos foram aparecendo e me deixando às vezes até preocupado com ele e com os demais participantes. Assim como outros participantes tem uma “opinião” muito bem formulada, do que é certo, ou do que é errado, isso é comum em qualquer pessoa! Mas vejo um erro nele, que vejo acontecendo em diversas outras pessoas por todo mar virtual e até mesmo na vida fora da internet, a desinformação e o orgulho tornam as pessoas cegas e perigosas...

Maycon foi sim por diversas vezes preconceituoso, suas piadas de cunho machista e racista mantinham uma parte do público sempre muito afastada dele, não cabe a mim julgá-lo, não cabe a mim condená-lo... Mas cabe a mim pontuar que sua decadência no programa veio em partes de essa sua falta de filtro! 

Carregava dentro de si, conceitos enraizados que todos nós carregamos, coisas que consideramos normais, mas que não podemos mais fechar os olhos, as brincadeiras em excesso e a falta de zelo são perigosos em uma vitrine de exposição e amplificação tão grande como o BBB, se o “militar demais” é condenável para alguns, o “militar de menos” também é condenável! Ao passo de que em pleno século 21, nós como sociedade não entendemos que se ofende alguém ou desmerece uma classe, não é, e não pode ser piada!

E aqui deixo claro, o BBB é sim um exercício sociológico, é uma vitrine de entretenimento total, porém também é um exercício para nós como sociedade desvincular atitudes descartáveis e excessivas de nossas vidas! Afinal... É com os “vilões” que se aprende...

Dito isso, Maycon demonstra todas as qualidade de uma sociedade um pouco machucada, inseguro e muito frágil usa de humor como ferramenta base para esconder suas feridas, e isso apesar de louvável, não é saudável, principalmente quando o humor da raiz é tão ultrapassado!

O “romance” com Isabella também pode ser colocado como uma das causas de sua saída do programa, um casal sem estrutura, em vibes completamente opostas e que parecia completamente fora de sincronia, Maycon com suas inseguranças procurou em Isa algo que muitos homens procuram, a segurança e estabilidade emocional, e isso foi mais uma pá de terra para o rapaz, a moça não tinha vontade e nem saco para aguentar segurar uma barra tão grande, principalmente quando não estamos falando de uma novela da globo e sim de um programa onde tem um prêmio em disputa, carregar alguém a tiracolo é matar suas chances!

Foi obsessivo e insistente, sendo chato e arrogante por algumas vezes, e demonstrando o típico caso de homem que não sabe ouvir um não, prorrogou a história ao máximo, sendo exaustivo e insosso, e quanto viu que daquele mato não sairia nem mesmo uma capivara... Partiu para o cafajestismo, buscando em Elana uma nova chance de romance e curtição, porém não contava com a força e segurança da garota que assim como Isabella deixou-o a ver navios.

Seus dias na casa começaram a se apagar no momento em que toda essa insegurança e instabilidade emocional vieram a tona, de alegre e divertido se tornou preconceituoso, amargo e sem brilho, morrendo pouco a pouco no jogo, ao ponto de dizer que poderia desistir... Um erro amador! 

Sem preparo e amparo psicológicos algum teve seu ápice na festa onde condenavelmente teve uma “visão” (regada à cachaça) onde Rodrigo e Gabi eram colocados em uma situação não muito agradável, desde então se mostrou distante e abalado, até mesmo me preocupando em relação a sua saúde! E teve por vezes comentários lastimáveis em conversas em roda com Paula e outros (Paula essa que sempre aparece nestas situações, e estranhamente parece sempre estar como pivô de falas assim).

Independentemente de saúde mental ou não, Maycon foi intolerante e esse sem dúvida foi seu erro! Uma boa parcela do público se ofendeu com essa história e isso acabou levando o jovem, que já não era tão mais alegre, a cair ainda mais na desaprovação.

Não vou entrar em méritos de comentar todo o aparato e acusações levadas a polícia, está acima de mim, como simples comentarista, julgar um caso como esse! Mas posso deixar registrado que como pessoa, acho extremamente feliz que situações como essa não sejam mais amaciadas e levadas na esportiva! Pode ser ou não ser... Mas tudo precisa sim de um parecer! E como dito no começo do texto, aquilo que ofende alguém, não deve ser levado como piada...

Em conclusão, Maycon falhou! Como jogador foi pouco, como homem foi inseguro e como pessoa foi errôneo... Tendo suas qualidades e seus defeitos; tivera uma trajetória bem mais animada que a maioria dos outros eliminados, mas pelos motivos errados... Adoraria lembrá-lo como um bom jogador (independentemente de pessoa), mas tudo que podemos dizer sobre ele quebra um pouco a barreira do confinamento...  De toda forma foi humano! E como humano espero que cresça e evolua... Pois pior que um corpo doente é uma mente que não aprende e um espírito que não evolui.

Aguardemos então, os novos capítulos da saga BBB... Na esperança de novas movimentações e discussões... Por hora ficamos por aqui... Paz a todos!





25 comentários:

  1. Só me resta aplaudir. Parabens pela sabedoria, visão e constatação ampla, geral e irrestrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado querido! a gente tenta ao máximo ser correto na nossa analise o respeito vem acima de tudo!!

      Excluir
  2. A sua introdução é de um realismo inquestionável sobre a pseudo imparcialidade e neutralidade de analistas, porque temos valores morais, sentimentos, emoções que podem coadunar com o participante ou não. Nem na Imprensa essa imparcialidade plena ou total existe. Fica difícil se expressar aqui porque não sabemos se passamos do ponto, quando fazemos a crítica analítica, ou não. Mas essa sua análise caiu bem. Não podemos naturalizar a brincadeira preconceituosa, racista, machista, seja lá o que for. A sociedade evolui culturalmente e não aceita mais hostilidades travestidas de humor, brincadeiras. Temos uma carga de preconceito social muito velada e embutida nas pequenas atitudes e palavras que não damos conta de que estamos sendo preconceituosos. E preconceito é etimologicamente conceito mal elaborado ou conceito defeituoso. Saber lidar com a dor e o sofrimento do oprimido, seja o negro, o gay, a mulher, o favelado, o pobre etc. é buscar construir uma solidariedade com essas categorias, nas suas lutas constantes de sobrevivência num mundo partido entre os que têm e os que não têm, ou os que têm muito ou pouco e os que não têm nada. A historicidade social nos revela qual a nossa responsabilidade na restauração dessa justiça social. Com relação à sua análise sobre Maycon, assino embaixo. Ele simplesmente levou os preconceitos de família, de praça pública para dentro do jogo, sem ter filtro para depurá-los nas palavras. As palavras hostis pesam, as preconceituosas massacram. Essa dualidade sentimental com duas garotas e essa visão torta da religião afro pegaram mal no programa. Acho que ele é uma pessoa do bem, só não aprendeu bem a lição do respeito às diferenças e à diversidade cultural. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha teu e-mail, não lembro de cabeça agora, _113 alguma coisa...

      Excluir
    2. Muito obrigado Luis! Tive que expor esse sentimento e essa questão da parcialidade pois faz um tempo que via essa questão sendo colocada em xeque! mas como você mesmo disse é muito difícil se expressar sem colocar um pouco da gente na analise!! belíssimo comentário! abraços!!

      Excluir
  3. Voltei Machadinho...não me canso de aplaudir e concluir que seu texto tá longe de ser um paradoxo

    ResponderExcluir
  4. O Maycon de tão atrapalhado tropecou nos próprios pés. Ainda assim melhor o bobo da corte, que uma planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão sobre o Maycon não era sua personalidade... era o tom de suas brincadeiras!!

      Excluir
  5. Você falou tudo , e apesar de não concordar com muita coisa ,você foi diferentes de pessoas que comentam aqui que discordam de outras brigando e rebaixando as pessoas , eu acho isso muito feio. Nem todo mundo pensa igual ,acha a mesma coisa e vota nos mesmos candidatos . A vida é assim. Obrigado pelo seu comentário honesto , claro e educado. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa diferença é que, literalmente, faz a diferença. Ele mandou bem mesmo!

      Excluir
    2. Luna! muito obrigado!! Sempre que vou começar uma analise eu tento me despir de qualquer parcialidade (mesmo sendo difícil ) e tento analisar o jogo e o participante de todos os pontos de vista!!

      Excluir
  6. O Maycon tinha tudo para decolar no jogo. Mas foi logo atras da moça mais bonita casa e não aguentou, não teve mauridade para seguir. Foi bem preconceituoso com a Gabi e o Rodrigo numa situação nada a ver. Acho que na verdade o Rodrigo o incomodava. Falou muita besteira, acho que ele queria causar e na sua imaturidade e ignorancia, com uma pitada de intolerância e preconceito perdeu a mão e o jogo. Espero que aprenda algo com essa experiência. Acabou o life dele no jogo ou na linguagem de quem gosta d ejogar deu Game Over.

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto! Concordo com tudo !
    Só discordo num quesito:
    Apesar de tudo,Maycon não saiu!A manipulação da produção/Boninho, nesta edição,está gigantesca e sem explicação!
    Já me ocorreu se não há a intenção de encerrar com o #BBB!
    É muita roubalheira e manipulação,para um programa que é uma das maiores audiências da TV brasileira!
    Alguem sabe quando termina o contrato com a Endemol?
    Maycon ficou nesse paredão,por 39% a 49%(Rodrigo)em média !
    Nem teria como durante o Programa,terem dados 6.800.000 votos,q foram a diferença!Boninho falar em " pau a pau" e depois a diferença ser de 17%?
    Outra lenda que Boninho e Tiago criaram, que enquete e GShow são coisas diferentes....Claro q não! Tanto que numa eleição, as pesquisas pela Internet são amostra confiável de como vai a votação! E são 90.000.000 milhões de eleitores, me parece ! Claro q uma votação de #BBB, seria supoer fiel o resultado de 14 enquetes, de diferentes lugares do Brasil e mais de 2.000.000 de votos !
    Que pena!Como disseram ai pra cima, antes um Bobo da Corte do que um Planta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Domitila? falo por mim quando digo que não acho que foi manipulação, eu acreditava sim na saída do Rodrigo, e já me preparava para falar disso, especificamente por ver a quantidade de pessoas que não simpatizaram com ele, mas depois quando fui analisar com calma vi que a onda de comoção que o Maycon causou por todas as coisas negativas e desrespeitosas que ele fez foi muito maior que a passividade do Rodrigo, eu nunca acredito em pesquisas, pq já tive diversos exemplos nesses anos apreciando realitys em que elas erraram muito feio! e como disse esse BBB não é dos favoritos, tudo pode acontecer!!
      Abraços!!

      Excluir
  8. Qual a sua opinião, Voatalhada, sobre o q está acontecendo com esse BBB? Assisti até as 2:00 hs hj,e como percebi, acorrenta-los só os tornou mais proximos! De madrugada, choradeira, abraços, selinhos e declarações de perdão e amor.....Tudo q não queremos ! Será que Boninho quer acabar com o Programa? Contrato com a Endemol vai acabar? Tio vai sair da Globo e não quer deixar o BBB pra ninguem? Vai pra outro canal ?
    Sinceramente,não sei explicar o comportamento do Boninho! Em outras épocas, ele já estaria "arrancando o braço" de quem ousasse não jogar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Domitila, como já havia dito, vejo um esforço grande da produção nesse BBB para tentar fazer o jogo acontecer, porém! vejo que a passividade do elenco vem muito mais pela vontade da exposição e de colher frutos fora da casa, do que de viver o jogo!!

      Excluir
  9. Sem protagonistas no paredão, BBB19 perde 44 milhões de votos em 2 semanas.
    É só o começo da decadência.
    Nem q boninho faça eles andarem de 4 por uma semana vai mudar o que já está pior.

    ResponderExcluir
  10. Nõ gostar da Elana...vai gostar de quem???

    ResponderExcluir
  11. Muito merecida a liderança.

    Gente, como a Carol come, hein! Hehe. Alguém falou em comida ela já vibra. Mas sempre tem um.

    ResponderExcluir
  12. Já foi tarde esse mala falso e pilantra espero que responda por tudo o que ele falou esse manipulador e trata mal os animais quero ver quem vai se lembrar dele esse preconceituisso vai vender queijo safado.

    ResponderExcluir
  13. Texto Maravilhoso parabéns prezado @Machadinho!!!!
    Votei muito mesmo, para o #ForaMaycon sair, votei muito mais que no #ForaDiego (e olha que não foram poucos votos).
    O principal para mim é: Respeito onde quer que seja!!!!!
    O Maycon não consegue respeitar os animais, quanto mais a crença do outro, então para mim de bobo da corte Não tinha nada e sim um cara maU caráter e preconceituoso. Muito melhor que fique um planta respeitoso, que um ignóbil do Maycon lá dentro!!!
    Agora é #ForaIsabella e #ForaCobraCarolina

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.