Talvez comece assim o meu texto: Era uma vez...
Para aqueles que não acompanharam o BBB desde as primeiras edições, caso não saibam, o reality era debatido em blogs, que passaram a escrever sobre a atração e os participantes. Eram vários. Diversificados e diferenciados entre si. Não necessariamente comungavam da mesma opinião. Salvo algumas rusgas, havia respeito e civilidade. Não tardou para que os comentaristas começassem a surgir e a enriquecer as postagens. Era gente muito boa comentando, acreditem. Não perdiam seu tempo se digladiando com quem tinha opinião contrária. Simplesmente encontravam seu nicho, a partir da empatia com este ou aquele blogueiro. E era ali que as torcidas se concentravam, torciam e vibravam, sempre à espera da próxima postagem.
Havia a Scully, com seu humor afiado, ácido e fã do jogo kamikaze e bem jogado, como o do Alberto do BB7; ela era a adorável pessoa mais politicamente incorreta que havia na blogosfera. O Sociedade Brasilis, sempre pragmático e racional em suas análises. Tors e Jebal, com uma visão precisa e cirúrgica de cada jogada e dos participantes. Mark O Terrível, criativo e precursor dos memes no BBB; um sujeito que nada tinha de terrível, mas de incrível. A divertida e bem humorada turma do Cartas para Bial; creio que até o Bial sentiu saudade quando se despediu com a última postagem, por sorte deixou o Pilotando, o piloto genial que consegue transportar filmes e magia para o BBB. De Cara pra Lua, com as impressões sensíveis, profundas e envolventes da Susan. Tevescópio da Dona Lupa, com um número fantástico de fiéis seguidores, que se sentiam em casa no espaço criado por ela. Rabiscos de Eva, rabiscando com a emoção que a move até hoje. A centrada e mui querida Mariquinha Maricota. O humor irresistível e escrachado de Fofocas de Marte; por onde andará Marisa?!? Não lembro se O Diário de Bruna Jones é dessa época, mas vale ser lembrada, pela presença de espírito e empatia cativante com que escreve. O Votalhada, que inovou trazendo - ao que já havia - cálculos matemáticos, a partir de pesquisas de opinião e votações, ao qual Frank Killer se juntou para somar e de lá pra cá só cresceu.
Era gente muito boa falando do mesmo assunto, com visões diferentes, mediando a opinião de seus seguidores, aglutinando comentaristas de ouro, que com o tempo chegaram até a se tornar amigos.
No entanto, o tempo passou... e o debate foi parar em outro endereço, no twitter, com torcidas ensandecidas e ávidas por sangue, preocupadas em levantar tags, depreciar a reputação dos participantes, transformar o reality em caso de polícia, acessar os blogs que ainda sobrevivem para depreciar os que têm opiniões contrárias... um rendez vu, reflexo quiçá da insanidade, intolerância, fragmentação e idiotice dos nossos dias.
E eis que... chegamos ao BBB19...
Confesso... por mais que tente, não consigo entender a escolha dos participantes. O 19 que deveria trazer com ele a maturidade, a riqueza da experiência das edições passadas, trouxe a chatice dos adultos de um mundo bipartido. Que é isso estagiário?!? Sério que você quis transformar a intolerância em diversão?!?
Agora pergunto: Poderia dar certo?!?
Não. Porque nem todos vivem num mundo dividido entre o verde-amarelo e o vermelho. Eu pelo menos não vivo!!! E muitos também não. Daí não haver empatia. E quando não há empatia, parte-se pra outra.
Pra quem não sabe o que é essa tal de empatia, explico:
Houve uma época em que o país parava aos domingos em dia de votação do BBB. Lembro que uma vez estava no Guarujá, era feriado de Carnaval, a votação do paredão começou mais cedo por conta do desfile das escolas. No barzinho onde estava havia uma televisão, a votação ia começar, as pessoas que estavam na rua começaram a entrar pra acompanhar. A cada voto era um uhuhuhu... aêeeee... nãaaoooo... Encerrada a votação, desconhecidos ali permaneceram, e entre um chopp e outro, especulavam sobre quem seria o eliminado da terça-feira. Até o dono do barzinho deu os seus pitacos nesse dia, tomando um chopinho com todo mundo. Sim, porque não tardou pra aquilo virar um grupo de estudo sobre o BBB, ok? Sim, muito louco e divertido também!!!
Nesse tempo... uma amiga minha, fanzona do reality, em dia de formação do paredão e de eliminação se acomodava nas almofadas diante da televisão e não queria saber de celular tocando. Se - de sacanagem - alguém ligasse, não passava do “- Oi, tudo bem?”.
Houve uma época em que as pessoas varavam a noite acompanhando as provas de resistência. Uma das inesquecíveis foi a que colocou o Alemão e Alberto do BBB7 em uma gaiola. A animosidade entre os dois e o grupo que cada um encabeçava, era o que movia o jogo com altas doses de adrenalina. E eis que, em razão da prova se viram nessa situação. Passaram-se horas sem que um olhasse pro outro, apenas de soslaio pra sentir por quanto tempo mais o rival suportaria o calor e o cansaço. Aquela prova transcendeu à disputa pela liderança. Era um querendo provar ao outro que era melhor, que o venceria, por isso, ambos só saíram de lá quando chegaram ao seu limite. As torcidas, aqui fora, pasmem os fanáticos, não deixaram de aplaudir e reconhecer o mérito dos dois. Sim, dos dois!!!
Ok.... ok.... A gente vive no presente!!!
É... a gente vive no presente. Mas, não poderia prosseguir sem ter aberto esses parênteses.
Hoje, no BBB19, tem-se a impressão de que qualquer um que fosse colocado naquela gaiola, finalizaria a prova no par ou ímpar e num abraço. Nem o larnuôu (traduzindo: we are the world) da Solange do BBB4 pra irritar e desestabilizar os adversários, induzindo-os a desistir, haveria. Sabem por quê?!? Porque nessa edição não pode combinar voto. Não pode falar. Não pode brigar. Não pode se indignar ao ser votado ou pensar: “vai ter volta, traíra!!!”, pelo contrário, há quem ainda fique feliz: “- Gostei de levar um voto!”. Ah, tá!!! É muito legal ser votado!!! Já que é tão bom, daqui pra frente todos deveriam votar nessa pessoa para que não perca a felicidade, não é mesmo?!?
O politicamente correto tomou conta do BBB19. A bandeira da vez é o racismo. Valei-me!!! A patrulha e a censura em um reality!!! É o fim!!!
Agora termos como “denegrir”, “humor negro”, “mulata”, são ofensivos e proibidos de serem ditos!!! Ora ora partindo-se desse princípio, “branco de medo”, “branquelo” também, e, muito cuidado ao dizer que o som está “alto”, pois pode-se melindrar os anões por propagar a nanofobia. Francamente!!!
Para que uma fala ou conduta seja considerada preconceituosa deve haver o dolo, a intenção deliberada de diminuir, segregar ou discriminar alguém pela cor da sua pele ou características físicas. Vejamos: o termo “denegrir” remete à desonra, “humor negro” a uma piada ácida... Cadê o racismo aí, minha gente??? Querem saber??? O politicamente correto faz o mundo ficar policialesco, pesado, sem graça, chato pra caramba!!!
A continuar assim os humoristas terão que fechar a boca e trabalhar com mímica. As marchinhas de Carnaval serão censuradas. Nada de “mulata bossa nova”, “olha a cabeleireira do Zezé”... que fez lorinhas, mulatas e gays dançarem abraçados em muitos carnavais, porque... ah... estamos nos tornando hipócritas.
Segregação e discriminação são temas sérios. Não cabem na vitimização e censura de palavras do vocabulário, ou, quando exploradas a esmo e fora de contexto, como o fazem alguns participantes desse BBB para se manterem na casa e não serem votados, em um jogo que vale um milhão e meio de reais. Sorry, questões desse peso não podem servir de escada para alcançar um prêmio em dinheiro.
Aliás, não há coitadinhos ali, muito embora haja muito mimimi. Todos com maior ou menor dificuldade estão estudando ou têm uma profissão definida. Deveriam valorizar isso. Menos autopiedade e mais proatividade!!!
Recentemente, aqui fora, houve a maior babação porque Maju Coutinho sentou na bancada do Jornal Nacional. Oooooh.... a primeira negra a sentar ali!!! Peraê!!! Se ela chegou a ocupar o telejornal foi por mérito próprio, porque se preparou para chegar lá e por seu estilo se encaixar naquilo que o diretor quer do jornal. Espero, sinceramente, que não tenha sido pela cor da sua pele!!!
O pior é que como o twitter virou território de pistoleiros virtuais, ansiosos por uma causa, saem atirando pra todo lado, como se a segregação ou discriminação estivessem em todo lugar, inclusive no BBB. Tenha dó!!! Se houvesse isso no reality, haveria uma perseguição aos negros desde o primeiro dia. Não é o caso. Muitos deles são muito bem cotados no queridômetro todas as semanas e sequer são lembrados em dia de paredão. Portanto, menos bem menos!!!
Pode haver nesse BBB gente “nonsense”, desmiolada, fútil, sem censura, mas até aí os rotularem de racistas, ao ponto das torcidas irem se queixar aos patrocinadores, delegacia de polícia, comissão de direitos humanos da ONU ou sabe-se lá onde... vai uma distância muito grande. Daqui a pouco se alguém soltar um “pum” na casa, irão reclamar na Secretaria da Moral e dos Bons Costumes.
É inacreditável que quem assista a um reality, queira transformá-lo num caso de polícia para que o participante “indesejável”, que não é o seu favorito, seja eliminado pelo delegado e não pelo público. A polícia tem muito mais o que fazer do que ficar vigiando e fiscalizando um programa de TV. Além do mais, lá tem um diretor competente e hábil e uma equipe, que estão atentos. Dentre as várias atribuições que lhes cabe, uma delas é a de coibir e até expulsar qualquer participante que atente contra as normas de conduta impostas pelo reality.
É isso que está tornando essa edição chata, enfadonha e difícil de assistir.
Quando participantes transformam um “- Eu acho a Iza (cantora) uma negra linda” em palestra de censura sobre “a sociedade que sufoca a beleza negra”, “os negros ativistas engajados”... e, finalizam com um “- Eu só tô te ensinando”, demonstram pedantismo, prepotência, militância, chatice e oportunismo. Afinal, achar uma “negra linda”, nada mais é do que um elogio. Nem mais nem menos.
Por outro lado, quando em meio a isso a gente vê o seguinte diálogo:
Paula - Você quer suco de quê? Hari - Desse!
Paula - Esse é de quê? Hari - Não sei!
Oi???? A gente ri pelo “papo de surdo” entre as duas, pelo sitcom pronto e espontâneo.
Aliás, se espremer não o suco da Hari, mas essa edição morna, sem enredo, sem sal, sem química entre os participantes, o que resta é a amizade de Paula e Hariany.
E vou além, essa amizade só aconteceu em razão do twist dos “sete desafios”. Não fosse isso, Hariany teria sido eliminada no segundo paredão.
Diga-se: “os sete desafios”, o que de melhor houve até aqui. Foi hilário ver quem criou o twist, ser desafiado a fazer com que as três desorientadas entendessem o que era esperado delas. Vê-las dançando diante do espelho, outra dormindo, enquanto círculos onde deveriam se posicionar, vibravam, piscavam loucamente e quase gritavam... foi icônico!!! Reconheçamos: Elas torearam quem estava no comando das tarefas!!! Essa pessoa merece um adicional no salário só por isso. Aliás, quem teve a idéia de colocar operações matemáticas em uma das fases??? Eram três, cada uma, com um resultado diferente, genteeeee.... Pelamor!!! E a montagem do esqueleto humano, então?!? Affff... Não fosse a mãozinha do Bones, dando uma chance e mais outra e outra... tadinhas, não teriam participado da prova do líder, nem teriam se alimentado e nem água para se lavar... kkkkkk....
Foi, graças a esse twist, que as destrambelhadas se reconheceram e foram salvas pelo público. Tivessem formado um trio, Hana ainda continuaria no jogo.
Sugestão de um novo twist?!? Colocar dentro da casa o estagiário que selecionou essa turma, para que ali permaneça até a grande final. Sem concorrer ao prêmio, óbvio, apenas valendo o estágio caso consiga ficar sem pedir pra sair. Afinal ser resiliente no local de trabalho é virtuoso e aprender com os próprios erros, transformador.
E não culpem o Thiago Leifert pela chatice. Ele é talentoso. Sou fã desde que comandava o Globo Esporte. Soube inovar. Imprimiu nova linguagem. Mas nesse BBB, tá difícil... O grupo não colabora. Estão “curtindo” férias: confraternizar, dormir e comer. Ô vidão!!!
Enfim... vou ficando por aqui. O Luís me disse que alguns perguntaram por mim. Amo o carinho de vocês!!! É muito bom vir aqui e lê-los... No entanto, não haverá outra postagem. Como disse logo no início, meu mundo não é bipartido. Não conseguiria ir além do que já falei.
Deixo aqui um abraço fraterno em cada um. Kisses!!!
Shadow / Mariasun Montañés
www.cantinhodashadow.blogspot.com.br
@Shadowtweetando
Queria amiga aqui do Votalhada e das redes.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo lindo texto e por tudo até aqui.
Sei e concordo que está muito chato esse BBB19.
Eu permaneço em respeito a esses milhares de visitantes que tenho. A vontade era de dar um tempinho até o próximo.
E espero que no próximo a gente se encontre novamente por aqui.
Beijão.
Querido amigo aqui do Votalhada e das redes,
ExcluirGrata pelo carinho de sempre. Vamos nos falando... Até a próxima!!!
Bj.
Delícia de texto. Se posso puxar a sardinha pro meu lado,preciso lembrar do melhor blog Ever de BBB, o Artigolandia! Saudades Master daquele cantinho onde fui feliz e infeliz inúmeras vezes. O BBB esta nas mãos da lacrosfera hipócrita do TT. Sigo assistindo, qdo as meninas saírem, saio junto.
ExcluirAiiiiiiii Happy... O Artigolândia... é verdade!!! Era um oásis diante do que se vê hoje no twitter!!!
ExcluirFiquei happy por tua presença aqui.
Bj.
Lamentavel e deprimente o que se transformou esse BBB19 Ontem colocaram a ultima pá de cal nessa edição !!! A saida do Rodrigo que na pesquisa do UOL ele saía facil , ia dar um UP no jogo e finalmente o BBB19 iria engrenar !! Agora acabou de vez.....já não assisto mais o PPV e o BBB19 será considerado a pior edição de todos os tempos sem duvida alguma !!! As plantas sem sal e sem tempero estão crentes que vão ganhar o programa !!! Rodrigo , Gabriela , Danrley , Alan e Rizia estão crentes que estão abafando travestidos de plantas !!! Mas não estão.... Torcida zero para eles e jamais ganharão essa edição !!! Agora na quinta ainda vão vetar 3 do outro grupo , ou seja , a liderança já esta decretada para uma das plantas !!! Como pode alguem ficar dia e noite votando para o Rodrigo ficar na casa? É muita vontade de ver alguem não fazer absolutamente nada na casa ? Que especie de entretenimento é esse ? Surreal isso !!! Inacreditavel !!!
ExcluirRonaldo,
ExcluirDe fato, a escolha dos participantes foi um fracasso. Quando uma garça, balanço e sofá protagonizam a edição, é porque até eles jogaram a toalha. Não há imagens pra editar.
Resta a gente se divertir por aqui.
Abs.
Tem razão, Ronaldo. Insistência é tolice, deveriam parar de votar e deixar isto para os dedos de quem apoia a sabedoria inerte da casa.
ExcluirCoincidência, Shadow, acabei de usar "um oásis" para te elogiar sem ter lido seu comentário acima. Rsrs
kkkkkk... Que bom!!! É sempre bom encontrar oásis nos desertos...
ExcluirPerfeito!! Adorei, disse tudo!!Acorda BBB
ResponderExcluirkkkkkk... Esse BBB não acorda mais. Esquece!!!
ExcluirBj, minha querida!!!
Eu também. Texto perfeito. Pena que só terá esse.
ExcluirGrata Celika!!!
ExcluirUm beijo!!!
Shadow, esqueceu de mim é? Saudosismo bateu forte. Velhos tempos. (será que posso falar velho?)
ResponderExcluirPena que nossa amiga "Lupa" se aposentou (só twitter agora).
Eu continuo o mesmo e ... branco e não tô nem aí pras outras cores e muito menos para militantes fanáticos.
Ownnnnn.... Neto Rio... Tantas pessoas especiais para lembrar!!! Esqueci de mencionar também o "Teleblog do Manga". Ele era sensacional...
ExcluirSaudade daquela fase de descontração, carinho e civilidade. Hoje parece que tudo ao redor, da política a um reality show, virou zona de guerra!!!
Essa é a razão de ter feito esse resgate.
Pelo visto, continuamos os mesmos, com a nossa leveza policromática.
Um forte abraço!!!
Shadow: "...houve a maior babação porque Maju Coutinho sentou na bancada do Jornal Nacional. Oooooh.... a primeira negra a sentar ali!!! Peraê!!! Se ela chegou a ocupar o telejornal foi por mérito próprio, porque se preparou para chegar lá e por seu estilo se encaixar naquilo que o diretor quer do jornal."
ResponderExcluirTony: "Na cabeça dessa gente, não existe quase nenhum tipo de preconceito na sociedade. Quem reclama está se fazendo de vítima. As mulheres não têm por que aderir ao feminismo, os gays só querem privilégios e, para os negros, basta trabalhar duro.
Maju seria um exemplo concreto dessa teoria. Celebrar sua negritude – ela é a primeira mulher negra bancada do JN em quase 50 anos do programa – seria menosprezar sua competência e profissionalismo."
https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/tonygoes/2019/02/o-racismo-sutil-dos-falsos-defensores-de-maju-coutinho.shtml
Para uns importa a cor, para outros a capacidade profissional.
ExcluirFicarei sempre com a segunda, sem me importar se a pessoa é negra, branca ou amarela. Assim como os amigos. Sempre os olharei a partir do seu sorriso, sua essência, afinidades... Ponto final.
Desejo a Maju Coutinho boa sorte e muito sucesso, do tamanho do seu talento!!!
Um abraço!!!
Shadow, amei ler seu texto, especialmente porque me serviram algumas carapuças, que me farão refletir e tentar melhorar. Obrigada pela referência aos meus Rabiscos. Um grande abraço.
ResponderExcluirQuerida Eva,
ExcluirAmei te reencontrar por aqui, rabiscando a tua emoção e carinho...
Um abraço fraterno!!!
Concordo totalmente! Me parece que a Globo fez de propósito, sinto manipulação no jogo, para que ganha um negro! Nada contra, desde que seja por mérito! Gente chata demais os politicamente corretos! Os melhores jogadores saíram! Sobraram as plantas e chatoa, os vitrinistas, para mim, só sobra de gente real a Paula e Hariany!
ResponderExcluirLúcia Brasil,
ExcluirA seleção dos participantes foi equivocada. Talvez a produção queira tanto inovar, criar novidades, bombar nas redes, subir tags, e, não se dá conta que o sucesso está na simplicidade. Nas pessoas comuns. Veja o perfil dos participantes das primeiras edições. Cida do BB1, Jean Massumi do BBB3, Marcela do BB4, Iris do BBB7, dentre outros... eram pessoas que você poderia encontrar na rua, na universidade, no supermercado, passeando com o cachorrinho na rua... gente como a gente. Daí a identificação ser imediata e eles ainda serem lembrados.
Bj.
Simplesmente maravilhosa. Acho que esse BBB, é caso perdido. Só queria meu dinheiro do ppv de volta.
ResponderExcluirJaqueline,
ExcluirGrata pela presença.
Ah, pense assim, nada está perdido. Se um dia você decidir militar ou entrar pra política, terá aprendido como se faz, rssss...
Bj minha querida!!!
Trxto maravilhos
ResponderExcluirOwnnnn... Grata minha querida!!!
ExcluirBj.
Excelente texto, por mais que não concorde em vários pontos, me fez refletir em vários outros!
ResponderExcluirObrigada querido Shadow, você tem muito talento com as palavras!!!
Eu acompanhava o de Cara pra Lua, ahhh o melhor BBB foi o BBB7, sim da Iris e do Alemão, chorei (sim tenho sentimentos) ao ver a Iris saindo... Aquilo foi bem traumático!
Esse BBB19 não é um dos melhores, mas para mim, não chega a ser o Pior!
Boa noite a todos.
Fazendeiro,
ExcluirÉpoca boa aquela, não?!? Tinha gente muito boa comentando. Deixou saudade.
Também considero o BBB7 a melhor edição. Por outro lado, foi o divisor de águas. A pecha de vilania que recaiu sobre o Alberto e seu grupo, fez com que os participantes das edições seguintes se protegessem. E olhe que o twitter não estava em ação naquela época, caso contrário, teriam sofrido linchamento público.
Bom dia. Um forte abraço!!!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirAbs.
ExcluirShadow, parabéns pelo belo texto!
ResponderExcluirAdorei esse baú de recordações, que saudade do Tevescópio da Dona Lupa! Não se faz mais BBB como antigamente! Risos
Pois é Ester... Não se faz mais BBB como antigamente, onde a espontaneidade, o riso solto e a diversão aproximava as pessoas.
ExcluirEsse blog é muito tendencioso... vcs querem que os comentários não sejam de política, mas os comentaristas falam sobre política e sociologia como bem entendem... se a gente não pode criticar, pra quê?
ResponderExcluirPaulo,
ExcluirNão entendi tua insatisfação. O texto foca no BBB e teu comentário foi publicado.
Texto maravilhoso. Parabéns. Só temos a lamentar sobre o bbb ter chegado à esse ponto. Hj em dia não está sendo saudável acompanhar e comentar sobre, as coisas anda muito pesadas, tudo é racismo, tudo é preconceito, tudo é maldade. Se vc curte participante A, vc é igual ele e passa pano para o preconceito etc...
ResponderExcluirBlog Realitys,
ExcluirHoje em dia não está sendo saudável ficar muito tempo nas redes sociais. Só com colete à prova de balas. É tiroteio pra todo lado pelos mais diferentes motivos.
Daí o tributo aos blogs antigos e comentaristas daquela época. Não deixam de ser uma dádiva diante do que estamos vendo, ao ponto de transformarem um reality em caso de polícia e denegrirem reputações. É insano!!!
Grata pela presença!!!
Abs.
Boa noite! Belo texto!
ResponderExcluirOlha discordo completamente de você em diversos aspectos... Mas respeitos seus pontos de vista.
Alguns termos por você usado me incomodam bastante, como já havia dito antes, acho muito desnecessaria e desrespeitoso o uso de termos como "mimimi", acho que toda luta é valida, e esse BBB abriu um leque completamente novo de pensamento e possibilidades nunca antes vistos na tv... E acho isso extremamente importante, como um programa de tamanha visibilidade como você mesmo disse, é necessário que ele tenha sim seu papel social... Só queria corrigir um pouco algumas colocações suas... E aí fica de você avaliar teus pontos de vista... O mundo não está chato colega... Apenas estamos em uma constante evolução, o preconceito velado já não pode e nem deve ser amaciado, termos como os ditos por você devem ser questionados sim muito em partes pela sua origem histórica... A sociedade não pode emburrecer temos capacidade para mais... Por isso eu defendo sempre que não são os militantes que são chatos... Defendo que é muito mais fácil atacar quem se move por uma causa e por mudanças, do que se desconstruir e entender todo o racismo velado que temos enraizado nas nossas origens, somos orgulhosos demais para entender que somos falhos... E eis a questão! Ninguém nasce sabendo, mas pode aprender tanto com os diálogos que vão surgindo na nossa vida.
Por isso não concordo com você, acho que é de extrema importância e de nada tem a ver a passividade dos participantes e a falta de carisma com o estilo de vida e a militância... São coisas e importantes!
Me assusta um pouco que as situações que vimos na casa na sua concepção não sejam caso de polícia... Não dá mais para se calar, e atitudes como muitas que vimos ali passam do "nonsense", veja o caso de Kaysar por exemplo, extremamente cômico sem precisar apelar para qualquer discurso de odio! Você nunca viria ele dizendo coisas como "neguinho da favela" ou que tem medo que alguém faca macumba para ele... Intolerância e falta de respeito jamais pode ser confundida com personalidade e entretenimento... Se ofende alguém, já deve-se questionar!
Discordo também do alivio cômico ou protagonismo das duas participante citadas, tudo que vejo são duas pessoas com extrema falta de carisma que ganharam uma grande base de fãs e tempo de televisão por forçarem situações cômicas que ao meu ver são extremamente chatas e continuam tendencionando pro tímido "burro e bonito"... Fora isso dentro do jogo duas mortas que não tem muita serventia no movimento do jogo.
Acho que seu foco está no lugar errado! Avaliando a situação de jogo, vejo todos os participantes em mesma situação, se engessando e com medo do jogo! Não por política ou militancia... Mas por medo! E vou dizer o pq..
Demorou muito para que fosse entendido o BBB como uma janela de exposição, é isso que eles querem, expor seu produto, e quem sabem colher frutos... O prêmio se tornou mera formalidade!
Olha... Poderia escrever 3 textos inteiros discordando de cada parágrafo seu... Mas acho que está meio tarde para isso hehehe... De qualquer forma, abraços e muita paz!
Machadinho ! Que nada...esse machadinho não tem corte...é cego de corte para intolerancias e preconceitos. Porque racismo não é só amarrar num tronco uma pessoa e chicoteá-lo o dia todo por vários dias. Racismo está nas atitudes, nas intenções, nos olhares, nas falas, e etc...
ExcluirParabéns Machadinho, como sempre a sabedoria impera em seus textos.
Muito bom! Concordo com você!
ExcluirLucas, parabéns pelo texto! Hoje em dia é mais fácil criticar e "deixar de ver" do que fazer algo para mudar.
ExcluirParabéns! Concordo plenamente!Casa grande está infeliz.
ExcluirExcelente análise Lucas. Os termos quando foram pontuados no no programa foi um momento de reflexão sobre a origem da palavra e não alguém acusando o outro sobre o uso dela e dizendo que a pessoa estava sendo racista. Inclusive a Isabela perguntou ao Rodrigo se era então melhor excluir a palavra denegrir do vocabulário e ele disse para ela que isso partia dela e que se ela sentisse necessidade de usar um sinônimo que seria legal da parte dela. Foi uma grande aula sobre origem das palavras e seu peso ao longo da história do Brasil. O texto original do Blog é claramente uma defesa pelo direito de não se desconstruir. Lamentável.
ExcluirPerfeito. Só quem nunca viveu o chicote do racismo e preconceito, amacia o politicamente incorreto.
ExcluirLucas,
ExcluirParei quando você disse que é mais fácil atacar quem se move.
Ali ninguém se move, meu caro, é um marasmo!!! Lugar de militância é na rua. No seu bairro. Na política. Não procurando o melhor ângulo da câmera de um programa de TV, pra lacrar num discurso repetitivo, invariavelmente fora de contexto, e que vale um prêmio em dinheiro.
Defender a igualdade não requer discursos, mas ações.
Fique com Deus!!! Abs.
O lugar da militância é em todos os espaços que ela tem condições de ocupar. Vc quer engessar a luta a determinados espaços?
ExcluirShadow.... Como já dito, e como falei no meu comentário, acho sim de extrema importância que a militância seja feita em todos os espaços existentes... Concordo com vc que tem que ser feito na rua, e no bairro, mas como eu disse uma certa vez, militar não é para lacrar, é um modo de viver... Assim sendo, não tem como não ser feito dentro de um lugar onde você está para ser você e viver... É até bonito de ver a luta ser desmarginalizada... Mas aí vai de cada um né? Li seu texto inteiro, mesmo não gostando do teu ponto de vista... Mas como disse vai de vc reavaliar ou não seus pontos... Abraços!
ExcluirExcelente texto Lucas. Já que o blog é só de amigos e quem falar mal não será publicado. Deixou seu comentário perfeito representando minha opinião sobre esse texto.
ExcluirEmanuella.
ExcluirSim, é um blog feito para amigos, para pessoas que comungam o mesmo gosto por realities.
Quem disse que amigos não podem discordar? Claro que pode.
Nas não há necessidade de falar mal, ofender e faltar com respeito.
Tua opinião, a favor ou contra, será sempre muito bem vinda.
Excelente post.
ExcluirExcelente sua análise do texto, Lucas! Concordo plenamente com você!
ExcluirGrata, Saulo.
ExcluirUm abraço!!!
òtima análise, Machadinho.
ExcluirJá disse anteriormente que está me agradando muito ver preconceitos sendo discutidos em horário nobre, sem os adereços de uma novela.
Militância não tem que se restrigir apenas a um espaço "permitido".É necessária em todos os espaços possíveis, para provocar mudanças. Caso contrário, permanece o "status quo" e para que militar?
Vamos enxergar as coisas como elas são, pessoal, e não como os "usos", "costumes" e "tradições" querem que elas se estabeleçam.
Oi Lucas! Sou uma apaixonada por palavras contundentes, e suas palavras foram contundentes como um punhal. Elas surgiram feito um raio, corajosas e certeiras. Com maestria e simplicidade, vc mostrou q na verdade, só admiramos o nosso espelho. E um exemplo perfeito disso, foi a citação feita àquelas duas baratas tontas, com todo o respeito às baratas. Elas não engraçadas, não são carismáticas, muito menos espirituosas. São apenas duas mulheres bonitas, q passam o dia falando coisas inconsequentes, pelo menos uma delas, com a certeza típica daqueles q acham q podem tudo... Eu não te falei q o convite q o meu querido e visionário Luiz te fez foi certeiro?
ExcluirTe acho demais Shadow!!!!!
ResponderExcluirOwnnnnn.... Você iluminou meu dia!!!
ExcluirGrata pelo carinho!!!
Abs.
Caramba. Lendo seu texto, foi como voltar a uma época mto boa, rs
ResponderExcluirLembro quando teve uma participante da cidade vizinha, minha cidade parou na final (Mariana Felício e Daniel Saulo, participantes do "BBB 6) e estão juntos até hoje. Até as relações eram mais reais e verdadeiras. Até isso os bbbs atuais perderam.
Enfim, não tenho mto para dizer, pq praticamente vc ja disse tudo.
Parabéns pelo excelente texto e olhar.
Dizem que recordar é viver... Talvez por isso se shiparmos os dois, tenhamos: reviver!!!
ExcluirLembro da linda Mariana e do Saulo. Ao que parece têm até filhos. Você deve saber. Babies BBBzinhos!!!
Você pontuou bem: as relações!!! E não apenas de casal, mas, de amizade, de grupo. Isso era a alma dos antigos BBBs. Por essa razão, quem comentava o fazia com o coração.
Um forte abraço!!!
Existem textos que na primeira palavra ou frase já se sabe onde o autor (a) quer chegar. Esse texto foi assim. Mesmo assim li até o final e não me surpreendi. Já sabia desde o início qual (is) os (as) participantes preferidos (as) de quem escreveu o texto. Seria muito mais interessante e sincero se o (a) autor (a) declarasse sem rodeios suas preferências. Não havia necessidade de comer pelas beiradas, tampouco fazer esse discurso deveras preconceituoso. O termo "branco de medo" que tem relação com a perda de sangue e/ou com a baixa circulação de sangue, comparado com "denegrir" que significa obscurecer, deixar negro, deixar feio, deixar ruim; NÃO tem cabimento! Quanto à Maju e a tal “maior babação...” é o maior absurdo que já ouvi. Sim ela estava ali por mérito, sim ela é negra, sim ela é a primeira negra a ocupar a bancada do JN. E em outros tempos se um (a) negro (a) não ocupou a bancada do JN não foi por falta de mérito, mas ao ter que escolher entre dois iguais por mérito se escolhia o branco (a). Sim as vezes exageram no politicamente correto, mas depois de ler esse texto acredito ainda mais que devemos continuar a exagerar, pois pessoas como você (que escreveu esse texto) na primeira oportunidade cospe seu preconceito nauseabundo. Sou branca, nasci loira, mas sei me colocar no lugar do outro que através da história da humanidade sofreu e sofre pelo racismo de pessoas como você. Indico que vejas o filme O Mordomo da Casa Branca e tente perceber (se fores capaz) a sutiliza do racismo, do preconceito, da discriminação, mas palavras, nos olhares e na própria postura corporal. Sou livre para não ler esse tipo de texto, mas também sou livre ler e para me indignar. A Votalhada é livre para escolher quem escreve textos em seu blog, mas deixar que esse tipo de texto seja publicado me causa estranheza, indignação e até tristeza. Uma pena que deixe isso acontecer. Esse texto SIM é racista, SIM é preconceituoso. E assim caminha a (des)humanidade.
ResponderExcluirApoio integralmente sua opinião e quer saber?Fico é muito triste de constatar a pobreza de visão de pessoas como a que escreveu o "texto", fico me perguntando: Onde fica a humanidade, solidariedade, espírito cristão dessas pessoas?Deviam lembrar do sacrifício de Cristo que podendo viver em castelos, escolheu conviver com os humildes de toda diversidade!
ExcluirMari Flor! Seu texto com certeza foi aplaudido acima do terceito céu. Sua voz atravéz da escrita é uma luz que brilha em meio a neblinas. É um sopro de vida no Vale dos Ossos Secos. Parabéns pela sabedoria. Uns tem inteligencia na escrita outros sabedoria...
ExcluirAplauso, Mari Flor!
ExcluirArrasou, o texto aparatemente bem escrito, q faz um histórico interessante, mas peca pela defesa do politicamente correto e do humor preconceituoso q reforçam discriminações.
ExcluirMari Flor,
ExcluirVocê falou falou falou... e não viu o principal: As pessoas têm que ser vistas na sua inteireza e méritos, não em fragmentos.
Pinçar palavras do vocabulário distorcendo-as para associá-las ao racismo para justificar uma causa, é um estelionato intelectual, só serve para fomentar a divisão, a separação entre brancos x negros; amarelos x vermelhos...
O Brasil é um país miscigenado e acolhedor. Vá lá fora e encontrará guetos. Aqui não. O nosso problema é social. Assim como há negros pobres, há brancos pobres. Dê a um povo uma educação decente e ele se transformará num gigante!!!
A quem interessa dividir um país e fomentar o ódio entre seus iguais?!? A uma militância rançosa que só tem discurso.
Fique bem!!!
Meu amor, o país já nasceu dividido. A divisão social é um produto da sociedade classista. Não é a militância q faz isso, ao contrário, ela quer unir, igualar as condições de vida social. O ódio de classe vem lá de Platão, Idade Média e capitalismo industrial
ExcluirParabéns pelo texto. E mais ainda por essa resposta.
ExcluirOlá Leandro,
ExcluirGrata pelo carinho!!!
Abs.
Mari Flor, ótimos argumentos. Pena que nem todos consigam sentir empatia. Se colocar no lugar do outro é a única forma de entender o que se passa com ele.
ExcluirTambém recomendo o Mordomo da Casa Branca. Pode servir de aprendizado para alguns.
Um beijo
Brasil acolhedor???
ExcluirEstamos em 122º Lugar no Ranking Mundial de acolhemimento, bondade, amizade, solidariedade..se informe melhor pfv...No passado fomos o ultimo país no mundo a acabar com a escravidão. O Nosso Brasil é questão de dias vai mudar e melhorar...20 mil dias talvez...
Mari Flor, Mari Flor! No dia em q as pessoas perceberem q palavras bonitas e bem escritas tbm podem ser ocas e/ou esconderem sentimentos e pensamentos conservadores, no q de pior, o conservadorismo pode representar, elas vão entender a amplitude das suas palavras. Parabéns pelo texto preciso como um cateter.
ExcluirParabéns pelo texto. Falou tudo
ResponderExcluirOlá Linda,
ExcluirGrata pela tua presença aqui.
Bj.
Exatamente como enxergo esse BBB. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirOlá Inez,
ExcluirGrata pelo carinho e afinidade de pensamento.
Bj.
Aiiii que saudade, passei por quase todos esses blog dependendo do ano e do meu favorito, tinha ainda o blog da bruxinha que eu amava no dia a dia " Meu Cantinho" era um lugar especial e mágico em que a gente debatia até as diferenças com respeito e dignidadé... saudados desses bons tempos
ResponderExcluirOlá Andrea,
ExcluirSinto que a cada edição a gente volta, talvez tentando resgatar esses lugares especiais e mágicos que se perderam. Hoje o twitter e as patrulhas tomaram contam. Não creio que haverá volta.
Então a gente revive... Bem-vinda à turma dos saudosistas!!!
Bj.
Estou decepcionada. Há anos que compro o PPV e acompanho o BBB, vejo-o como entretenimento, e não como defensor de causas socias.
ResponderExcluirParabéns Shadow pelo seu texto.
Eu acompanhava todos esses blogs que vc citou. Agora é só baixaria no twitter.
Deseisti de assistir, pra mim já deu.
Não concordo com a vitimização, com o mimimi. Os participantes deveriam ser julgados pelas suas ações, pelo seu caráter e não pela sua cor da pele e sua codição social.
Afinal o programa é de entretenimento ou é a porta da esperança?
Abraços
Olá Lidia,
ExcluirGrata minha querida.
Também não concordo com a militância intolerante e intransigente em um programa de TV, que não aceita e não ouve opiniões contrárias e patrulha até os pensamentos!!!
A liberdade de agir e das palavras não têm preço!!!
Um lindo dia. Um forte abraço!!!
Oi bom dia! Otimo texto, exatamente o que se passa na cabeça da grande maioria que sempre assistiu BBB, ficamos nos perguntando como deixaram um jogo de entretenimento chegar a esse ponto?! Sou contra esse tipo de jogo em todos os aspectos mas já que queriam mesmo usar o game pra levantar bandeira então que fizessem escolhas melhores, poxa vida os escolhidos sao pessimos, não tem brilho, não tem carisma, não tem personalidade marcante enfim não conquistam o grande público! E bem como foi dito no texto, antes negro era tratado normalmente dentro da casa, se era bom jogador ficava se era ruim era eliminado como qualquer outro, ninguém ficava lembrando de cor mas agora não, agora não pode ser votado, não pode ser eliminado, não pode ser sequer mencionado! Toda edição sempre tem uma planta mas essa tem um jardim botânico inteiro, Thiago tem que ficar todos os dias exigindo deles alguma atitude, ontem o texto de eliminação foi um esporro para eles reagirem... Socorro com um BBB desse heim!! Tá péssimo.
ResponderExcluirOlá Rubia,
ExcluirTeu comentário complementou o texto. Grata minha querida!!!
Bj.
Gostei muito do texto .... independente de torcida....mais isso tudo é graças às eleições ...o povo ainda não saiu de outubro...ao invés de ir pra frente e apoiar pra ver se melhora não...preferem ficar os 4 anos q estão pra vir jogando contra....e agora passam isso pra todos os lugares...tá muito chato isso...
ResponderExcluirApoiar? Então seremos todos laranja? Não sou gado,penso fora da caixinha.
ExcluirBom dia... Olha, acredito que isso tem um pouco a ver com as eleições, mas a luta por igualdade e pelo fim do preconceito de nada tem a ver com quem é o presidente meu caro! Aliás qualquer presidente devia colocar isso como prioridade em seu governo, vc só constrói uma sociedade melhor (e aí entra o torcer para melhorar) quando todos os teus cidadões recebem um tratamento igualitário!
ExcluirUnknown,
ExcluirCreio que você acerta quando diz que aqueles que fazem o reality, quiseram aproveitar o radicalismo que se instalou no país e permeou a última eleição. É como se com a escolha dos participantes, e nesse caso escolhidos a dedo, tentassem recriar um microcosmo onde os vermelhos são "cabeça" e os amarelos "tolos". Esse BBB tem recado e postura políticos, sim.
Dito isso:
Quem ama o seu país, torce para que ele saia do lamaçal em que foi colocado pelos abusos e desmandos praticados nas últimas décadas.
No entanto, e até pelo aprendizado do que já ocorreu, ninguém tem carta branca para agir em nome do povo. Não há mito ou pessoas intocáveis na política. Se errarem serão criticados e isso não é sinônimo de estar torcendo contra, mas defendendo algo maior, o bem comum.
Perfeito
ExcluirAlguém por favor printa esse texto e esfrega na cara do Boninho? Perfeito, Shadow. Assistirei só pra ver a interação entre Paula e Hariany. Quando as duas forem eliminadas pela patrulha do racismo do TT, eu largarei mão, pois o resto ali nem vale a pena...
ResponderExcluirUnknown,
ExcluirPrinto não. Vai que ele resolve dar o troco. Tenho medo do Boninho desde que ouvi pela primeira vez aquela voz de trovão dele, rssss....
Um forte abraço!!!
Acho q a sociedade evolui e os termos q reforçam preconceitos e racismo e diminuem os negros têm q serem rechaçados. O bullying, a humilhação e a discriminação são produtos de falas preconceituosas, canções racistas , em que a linguagem da segregação penetra na cultura. Criticar o politicamente correto, q evitaria bullying, preconceito, racismo, homofobia, xenofobia e corrupção, é flexibilizar e dar espaço para a ignorância e estupidez humana. Só quem não viveu o peso da cor negra nuna sociedade dominada por brancos, fica aliviando com falsa ideologia da meritocracia como se vivêssemos numa sociedade de oportunidades iguais. Branco nunca foi escravizado, chicoteado na carne e humilhado publicamente por sua cor. Nem dar para fazer esta comparação isonomica. Por isso, que este BBB quebra com o formato de violência, barraco e maniqueísmo que a produção e o espectador sádico desejam. Ninguém quer ser vilão para perder o prêmio. Logo, os participantes quebram essa lógica de BBBs passados onde predominava a esquizofrenia da violência física e verbal. O anti-intelectualismo está em moda em detrimento da sociedade mais intelectualizada, racional. Vivemos o tempo da anti ciência e da idiotização da fala, do pensamento. O BBB nada é mais do q o reflexo de uma sociedade partida em classes sociais divergentes e diferentes em seus comportamentos. Por isso, divirjo do texto qdo aborda acriticamente o politicamente correto e ameniza o politicamente incorreto.
ResponderExcluirLuiz Lima!!!
ExcluirQue entidade superior voce recebe para ter tanta luz na escrita???
Quando voce movimenta os pensamentos e escritas no faz viajar "prá um lugar tão distante mais que por um instante...num estalo de dedos a gente pode chegar..." Parabens!!! Você é de verdade??? kkkk
Coisas de filósofo.
ExcluirLuís Lima,
ExcluirBelo comentário pra um trabalho de Sociologia. Bullying, humilhação, discriminação não são exclusividade dos negros. Assim como eu você e todos aqui não somos responsáveis pela escravidão do séc. XVIII. Acorde, já chegamos ao século XXI!!!
Esse discurso de uma militância “intelectualizada” só acirra as diferenças e fortalece a divisão entre o “nós” e “eles”, porque é disso que ela se alimenta: da fragmentação.
Fique bem!!!
Me desculpe Shadow, mas essa sua reflexão é de uma pobreza analítica de senso comum. As divergências já estão acirradas há séculos, mas com certeza a etnia negra no mundo é a que sofre mais na história da humanidade com preconceito e segregação . Vc como sempre querendo minimizar os fatos históricos sórdidos com o discurso do anti-intelectualismo da extrema direita brasileira. Somos sim responsáveis pelo que nossos antepassados fizeram com eles. É uma dívida historica e social q temos com os negros e pobres. A sociologia é ciência e não se deve ironizá-la. Sociologia também tem seu trabalho prático de nos informar sobres as causas sociais. Lá cada um fala daquilo q vive no dia a dia. Assim como a Paulinha patricinha fala da suas futilidades e alienação junto com Hari, Rodrigo e Gabi falam das suas experiências de militância.
ExcluirLuís Lima,
ExcluirDesconfio sempre de quem começa uma frase com : “sua reflexão é de um pobreza..”. Análises cada um faz baseado no seu juízo de valor, experiências e conhecimento. E isso, a meu ver, sempre será de uma riqueza inestimável.
O interlocutor que atribui ao outro “pobreza” de pensamento se contrapõe para dizer que a riqueza analítica é a dele. Isso é de um maniqueísmo abissal. Sabe por quê?!? Porque sua visão de mundo é limitada. Falta humildade ao interlocutor. Quem não é humilde, não sabe ouvir e nem interpretar o que é dito. Não aprimora o seu conhecimento. Coloca-se como o “lúcido”, ponderado, racional, equilibrado, “dono da verdade”... e menospreza o outro. Essa retórica não cola!!
Seja mais humilde. Ouça mais. Aprenderá mais e será mais feliz, garanto!!!
Luis, não vejo sentido nisso, sermos responsáveis (culpados) pelo que nossos antepassados cometeram. Podemos, sim, sentir o dever de reparar as consequências que perduraram e prejudicam os negros. Fosse assim, eles e os índios têm parcela na própria escravização por não terem unido forças, em diversos momentos, e combatido os brancos. Pelo amor de Deus, não mudem o sentido do que eu disse, eu segui a lógica da culpa atribuída a quem não teve qualquer possibilidade de escolha. Aceitar isso é achar correto outro fato, aquele costume de uma família se vingar de outra por um assassinato inicial cometido contra um dos seus.
ExcluirSe não foi isso o que quis dizer, perdoe, mas pareceu. Fora isso e nossas opiniões divergentes também admiro muito seus textos. Abraço.
Luis Lima, concordo plenamente que somos responsáveis pelo legado dos nossos ancestrais. Cabe a nós dar continuidade ou interromper o que escraviza mais do que os corpos, a mente humana.
ExcluirE o mais curioso é que, os atuais escravos da mente nem sequer se dão conta de onde se encontram.
Se ter a mente aberta e livre é ser limitado, somos irmãos por opção, meu querido.
Lamentável.
Shadow, você falou sobre humildade e ouvir e aprender... mas você mesmo é a primeira que quando questionada faz questão de dizer que não está dando bola, no meu comentário mesmo você disse que "parou de ler" para mim só demonstra que você mesmo se contradiz no que fala, não pode ser questionada e tem sua verdade como absoluta... Acho que se falta humildade no Luis, também está faltando em você! devíamos todos ser um pouco mais abertos...
ExcluirAbraços!!
Lucas Machado, meu querido, não se ressinta. Eu até te mandei abraços. É que se você vê movimento onde eu vejo marasmo, não há o que comentar. Apenas isso. Mas não diga que não te dei atenção. Não seja injusto!!! Dediquei três parágrafos a você.
ExcluirE olhe... agora estou te dedicando dois parágrafos e mandando um abraço fraterno. Pega aí!!!
Arrebentou, disse tudo...porra, testo bom da porra... aqui pode xingar como se fosse um elogio ne ��������
ResponderExcluirHo gente este bbb19 da a cara do brasil principalmente este rodrigo que foi o mais votado pra ficar.muinta gente querendo so dormir,acordar tarde,se aponsentar com seus 40,50anos sem contribuir,corrigir as pessoas sem olhar para seu propio umbigo,ser racista com o povo que e todo mestico ,onde no brasil tem varias nacoes:africanos,japoneses,alemaes,italianos,sulamericanos indigenas a por ai vai.quando vi que este rodrigo deve 57 nao sei pra ficar realmente ele e a cara do brasil......
ExcluirWilly... Eu concordo quando diz que o Rodrigo é muito parado para o jogo... Mas será que você não se esquece quem saiu? Um homem machista, que foi desrespeitoso, intolerante, e que esse sim foi a cada do Brasil ... Pregou a familia a cima de tudo! Muito me lembrou os pais de família, turbulento e agressivo... Mais que merecido sair
ExcluirOlá Silvania,
Excluirkkkkk.... Grata pelo elogio minha querida e pela acalorada manifestação!!!
Beijão!!!
Sempre fui uma fã e aficcionada pelo BBB. Acompanhei a maioria dos blogs que vc citou. Os que compactuavam com minha opinião ri comentava e deixava minhas impressões mas lia tb aqueles que era contrários para tentar entender o q eles viam no jogo q eu nao estava vendo. Bons tempos... Nessa edição eu durmo aos domingos... só sei quem está no paredão no dia seguinte... Está chato, entediante e maçante. Elenco pobre que não se mostra. Até agora não sei pra que vieram. Que ano que vem as coisas melhorem senão será o fim do BBB de vez
ResponderExcluirUnknown,
ExcluirAcabou o charme, essa é a verdade. Acho que não tem volta. Muito embora acredite que o BBB se manterá por mais alguns anos. Mas, não mais com aquele público que o prestigiou nem como reality show. Apenas como reality, sem o show que fazia o país parar.
Um forte abraço!!!
Bom dia.
ResponderExcluirNesse momento eu gostaria de te dar um beijo hehehehe
perfeito seu texto... penso 99% igual...nao penso 100 pq na minha humilde opinião TL não serve p comandar o BBB, sei que tem talento mas que saudades do Bial rs
Ultimamente tenho preguiça de comentar bbb, os fãs sempre foram chatos mas nos últimos anos o negocio ta insuportável...cruzesss!
Beijos e Parabéns!
Bom diaaaaa!!!
ExcluirNão teve o beijo mas recebi o carinho!!! Uhuhuhu... Ainda há vida saudável na blogosfera!!!
Beijos!!!
Só li verdades, esse BBB19 vai ficar marcado como o pior reality de todos os tempos!
ResponderExcluirGrata pelo comentário!!!
ExcluirAbs.
Parabéns pelo texto shadow. Assino embaixo.👏👏👏👏👏
ResponderExcluirGrata por tua presença aqui, Luna!!!
ExcluirBj.
Esse bbb está marcado como o bbb do politicamente correto. Definitivamente...
ResponderExcluirOlá Gilvan,
ExcluirParabéns!!! Em uma frase definiu com precisão a atual edição.
Abs.
Olá amigos! Olá Shadow! Gostei do texto. Não estou conseguindo acompanhar este BBB19 e não é por falta de tempo, mas falta de vontade. Olho o Votalhada a procura de algum texto que me agrade, o último BBB já foi bem desgastante. Não diria que o mundo está ficando chato e racismo, discriminação, segregação são assuntos de alta relevância e preocupação e entendi o que você disse em seu texto. Não vejo como mimimi, mas tudo está sendo levado a ferro e fogo, muito pesado, qualquer palavra que não seja pensada quinhentas mil vezes acaba virando polêmica para ser resolvida com interverção da ONU. Muitas vezes as pessoas deixam de dar opiniões com medo de rataliação é realmente cansativo, tudo vira discussão e fica realmente pesado. Se escrver ou disser um A logo vem a avalanche : Este A é fora de contexto. Porque este A maiúsculo? Onde você viu este A? Você não está vendo o mesmo A que eu. Afff! Torcer virou crime kkk Ter que dar explicação a cada A é tortura. Acaba que já não imprta mais o jogo, a diversão e o mais importante é simplesmente discordar e discutir o A do coleguinha. São os comentaristas no paredão e que sobreviva o mais forte. BJs
ResponderExcluirOlá Silvia,
ExcluirCreio que você sintetizou o sentimento de muitos. Há uma patrulha que prega a igualdade e valores comuns mas.... desde que você tenha a mesma visão e foque naquilo que ela determina. Enfim... vida que segue...
Beijo minha querida!!!
Aplaudindo de pé, sensacional
ResponderExcluirGrata pelo carinho!!!
ExcluirAbs.
Que texto sensacional! Orgulho de figurar ali entre tantos ícones da Rede BBB! Saudades de todos e de uma época que foi tão importante pra todos nós. Eu até tentei ressuscitar o Mariquinha Maricota esse ano, mas não dei conta de tirar leite de pedra. Até PPV cancelei. Obrigada, Shadow, pela lembrança! ❤️❤️❤️
ResponderExcluirOwnnnnnnn.... Fazia tempo que eu não via esse avatar!!! Saudade de você minha mui querida Mariquinha Maricota!!!
ExcluirPense assim, ao menos a atual edição serviu pra que nos lembrássemos uma da outra.
Recebe o meu carinho. Bj.
🥰
ExcluirAdorei o texto.Certissima em tudo.
ResponderExcluirGrata Tereza!!!
ExcluirBj.
Parabéns Shadow pelo seu texto
ResponderExcluirele reflete o q acontece dentro e principalmente fora do BBB
Amostras temos aqui
sempre li seus textos no Fator-Psi
eu sou do tempo do Fórum Uol
muuuito antes do tt e da turma da lacração
outros tempos
Ownnnnn... Jujuu... Grata por me acompanhar desde sempre.
ExcluirMuito bom encontrá-la por aqui!!!
Bj.
Tá sendo a pior BBB de todos os tempos e vou aguardar a Fazenda que dá mais audiência do que o BBB pelos participantes serem fracos não vejo nenhuma perspectiva de melhora um bando de plantas.
ResponderExcluirOlá Alberto,
ExcluirFalta paixão, que é o que movimenta esse tipo de atração. Enfim... É o que temos pra hoje.
Abs.
Shadow, como ex-integrante da Família Votalhada, que incluo em sua lista saudosa dos velhos tempos em que se conseguia comentar sobre o BBB como diversão, e mais respeito pelas opiniões diversas, e aqui deixo meu saudoso abraço aos queridos amigos Rogério Luiz Trevisan, Acioli, Luci Amorim, Debs, entre outros, mas não poderia deixar de aplaudi-la por mais esse texto tão esclarecedor e tão bem focado no principal problema que ocasionou a derrocada dessa edição: a inclusão de pessoas que se posicionaram claramente com o objetivo único de levantarem suas bandeiras por serem partes integrantes de uma minoria da nossa sociedade. E olha que não muito distante, no ano passado o Tiago chegou a criticar a Gleici por ela dizer que estava ali defendendo seu estado, e foi contestada pelo apresentador dizendo que o BBB não era lugar para levantarem bandeiras. Algo mudou radicalmente de um ano prá cá e o que não era permitido, nessa edição passou a ser o principal mote.
ResponderExcluirConcordo qdo vc diz que defesas podem e devem ser feitas, e que existe sim lugar para isso. Pelo que sempre soube o BBB foi idealizado como um JOGO de convivência, onde o princípio básico é juntar pessoas de diferentes personalidades para ver como se comportam em um confinamento, obedecendo regras, sendo submetidos às mais diversas modalidades de provas, onde estarão sendo vigiados e julgados 24h pelo público que os assiste e que qualquer palavra ou atitude de embate que surja entre eles poderá gerar as discórdias, os famosos barracos, e que vença o que for melhor, porém nunca de forma impositiva por ativistas que foram em busca, não de serem campeões por saberem conviver pacificamente com quem discorda de suas posições, acho até que nem lembram que sua permanência ali está valendo 1,5milhão, mas na tentativa vã de quererem consertar o mundo, e infelizmente jamais conseguirão, mesmo com todo apoio das torcidas enquanto estiverem usando o espaço em um programa da Globo prá isso. Se esses ativistas, mostrassem suas garras como seres humanos, dispostos a competirem em igualdade com os demais adversários, aí sim eles teriam todo o meu apoio e se mostrariam dignos por estarem ali sem se sentirem menores ou maiores que ninguém.
Outro detalhe que foi observado nessa edição e que vc esqueceu de comentar em seu texto, é a inclusão de pessoas com vínculo direto, sendo atores da emissora, algo totalmente injusto com os outros anônimos participantes que jamais contarão com o apoio e proteção da produção. Esse fato é observado claramente na Hana, a aposta numero 1 do Boninho para agitar o BBB19, que depois de eliminada, e até tendo criticado a Ana Paula Renault, chegou a citar o famoso bordão dentro da casa, do lado de fora, faz exatamente o que a outra fez no BBB17, comanda as torcidas para eliminar seus desafetos nos paredões seguintes à sua saída e vai conseguir sagrar quem ela desejar e contando com o apoio do diretor, seu campeão.
O Tiago Leifert, deu uma leveza maior no trato com os participantes, sem aquele ar sério e poético, não menos admirável do Bial. O que penso sobre sua forma de conduzir o reality é que está muito apático nessa edição, talvez por ser um nerd de carteirinha e não estar gostando dos rumos que o jogo BBB tomou e seu papel relegado a ventríloquo do Boninho.
Um abraço e mais uma vez parabéns pelo texto.
Nossaaaa Hanne... Há quanto tempo!!!
ExcluirÉ bom vê-la por aqui dando os seus pitacos.
Teu comentário só valoriza o texto.
Ah... só não gostei do "ex-integrante da família", uma vez da família sempre da família, essa é a fortuna, rsss...
Bem-vinda ao lar.
Recebe o meu carinho!!! Bj.
To quase acreditando que tá faltando muito pouco para a humanidade trazer o Coliseu de Roma de volta para seu entretenimento semanal.
ExcluirForte abraço, Shadow ... Até Sempre!!!
ResponderExcluirOwnnnn... Forte abraço, Elizabeth!!!
ExcluirAté sempre...
Bj.
So entrei para dizer brava,amei ,adorei seu texto...bbb e isso ai entreterimento,nao patrulhamento.bjs
ResponderExcluirAh Monteiro... Já nos falamos outra vezes por aqui.
ExcluirGrata pelo carinho de sempre.
Abs.
Gostei do texto, mas essa frase me deixou insatisfeita:
ResponderExcluir"Além do mais, lá tem um diretor competente e hábil e uma equipe, que estão atentos."
Esse diretor e a equipe está dormindo desde o BBB passado quando foi necessário que a polícia interferisse para não haver uma agressão física de um machista contra uma mulher.
Concordo que o politicamente correto as vezes é cansativo, mas em 2019, com tantas informações ver um ignorante debochando e tentando colocar pessoas contra um participante pela religião que ele professa: foi/é inadmissível. Eu gostei muito do #ForaMaycon e vou cooperar quando for o #ForaPaula.
beijos
Olá Beth,
ExcluirPenso que diretor e equipe tem preparo para lidar com essas situações. Acho um horror a grita que é feita nas redes sociais para que o reality acabe nas páginas policiais.
Faz realmente sentir saudade das primeiras edições e de seus participantes.
Bj.
Maravilhoso o seu comentário. Fazer do BBB um palco político e desnecessário nesse momento de tanta intolerância (de todos os lados), pior ainda com a delicadeza que se faz necessária tratar o racismo, visto que muitas das vezes as falas tiradas de contexto podem "assassinar" e condenar uma pessoa como racista, como foi o caso da Paula que questionou a Elana de ser negra e após a sentença proferida pela Gabi, de sim ela ser negra, onde a Paula constatou a mesma ascendencia, foi ridicularizada por se dizer negra mesmo sendo loira de olhos azuis.
ResponderExcluirSentar na frente da TV para ver militância ao invés de entretenimento acaba sendo difícil!
Disse tudo Alê,
ExcluirTenho a impressão de que a equipe de produção do programa quis puxar pro reality a queda de braço que se viu durante o período eleitoral. Sabe como é... tags, mesmes, discussões acaloradas... Assumindo desde o início uma postura política a partir da escolha dos participantes.
Só não se deram conta de que a grande maioria, que não é extremista nem fanática, cansou dessa polarização insana, que só serve para dividir ainda mais o que já está dividido. Então a diversão, vira algo enfadonho e desestimulante.
É isso!!! Bj.
Parabéns pelo texto, maravilhoso.
ResponderExcluirVc de forma bem clara e objetiva, colocou no papel, não só o meu pensamento, como de muitos.
Realmente é triste ver, que em vez de evoluir, estamos retrocedendo.
Ownnnnn.... Grata pelo carinho, minha querida.
ExcluirSigamos em frente, rechaçando o retrocesso e tudo o que impeça de nos tornamos pessoas melhores.
Beijão!!!
Shadow, muito obrigada! Meu coração ficou apertadinho e ao mesmo tempo espaçoso com tão boas lembranças. Infelizmente perdemos.
ResponderExcluirAaaahhh... Sandra, que bom termos lembranças boas para recordar.
ExcluirSenti daqui teu coração pulsar...
Um beijo, minha querida!!!
Caramba! Sinceramente, Shadow, seu texto foi um oásis por aqui. Sabe quando você é uma pessoa que sempre busca a sensatez e não aceita sentir que está errado e apesar disso ousar persistir no mesmo pensamento e acabar concluindo estava de fato errado? Por tantos comentários, de certa forma lúcidos, bem elaborados e direcionados para o bem, porém de opinião contrária à sua você se sente errado. Eu já estava tentando entrar no Votalhada só para espiar as enquetes, passando longe dos comentários. A edição está dura, mas também não deixo de ver, gosto muito do formato.
ResponderExcluirSimplesmente sua opinião é por completo a minha. Nem ousei dizer antes que Hariany e Paula são a melhor coisa do BBB19 porque eu não estava a fim de rebater possíveis críticas. A amizade das duas é o que transparece de mais verdadeiro ali dentro. A Hariany, então, sua honestidade, cautela e sensatez sobressaem diante de seus delitos.
O que uma galera aqui fora evita entender é que um centro de condutas ilibadas num reino sem brilho (carisma, alegria, histórias e outros conteúdos de entretenimento) não é divertido. Cansa. Reforçando, porque é preciso, os participantes considerados merecedores nessa edição são inertes, e, acrescento, até mesmo contraditórios. Um único exemplo: combatem veemente os preconceitos enquanto figuram fumando. Bom exemplo de hábito, né?
Todos que somos pessoas de bem queremos ver paz e união dentro da casa, mas sem diversão e conteúdo não dá. A Paula não merece vencer, entretanto, uma boa parcela do público está merecendo isso.
Uma salva de palmas para o seu texto e lamento sua ausência. Abraços!
Olá Lédson,
ExcluirQue comentário centrado e honesto o teu!!! Parabéns, meu caro.
Essa tua sensação de "estar errado" é o que as milícias virtuais buscam.
Tem método nisso!!! Se você não compactua com o discurso moralista do "politicamente correto", automaticamente passa a ser tachado de branco, racista, elite e blábláblá... quando a única coisa que se quer é partilhar uma opinião.
Isso é o que eles sentem na casa, quando alguém diz: "Eu só tô te ensinando, viu!!!" Não. Está fazendo mais do que isso. Está se colocando acima do outro. Está diminuindo o outro participante. Está fazendo com que o outro se cale. Está doutrinando, sem que haja o direito de resposta. Percebe?!?
Grata por tua valiosa presença aqui.
Abs.
Muito obrigado!
ExcluirPercebo isso, sim. Querendo justiça eles já condenam o outro. A melhor ilustração que já vi para esta situação, duas pessoas, uma de frente para a outra e um número no meio delas no chão. Uma vê o número 6 e a outra vê, de ponta-cabeça, o número 9. Quem está vendo corretamente?
Vi essa figura rodando a internet e eu acrescentaria que, na vida, para toda situação há uma verdade, muito embora ela pareça oculta, então, na ilustração certamente deveria haver um pontinho apagadinho embaixo de uma extremidade do número (como na bolinha de bilhar) que revelaria sua verdadeira identidade e colocaria um fim aos pontos de vista divergentes. Na vida não é diferente, mas as variáveis são tamanhas, o ser humano é tão complexo que a verdade não é sempre assim alcançavel, transparente e reveladora. Maycon era bocudo mas muito coração e divertido. Rodrigo, muito inteligente mas muito reservado e estagnado. Cada público faz seu balanço e prefere um lado da moeda, e pronto.
Espero poder lê-la muito em breve por aqui. Abs.
Muito boa a tua comparação Lédson. Amei!!!
ExcluirÉ como um acidente de carro com testemunhas. Cada um dará sua versão a partir da perspectiva em que se encontrava: no farol, atravessando a rua, dentro do carro, na janela do prédio... Juntando o que cada uma viu é possível entender o que de fato aconteceu.
As pessoas divergem da mesma realidade, justamente por sua compreensão depender do ângulo e perspectiva da qual a veem, o que tem a ver com a bagagem que cada um traz consigo (experiências, conhecimento, formação, relacionamentos...).
Por isso, é falacioso que alguém queira impor a sua verdade ao outro, uma vez que ela é multifacetada.
Lembrando Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra". E é burra porque embota, ao embotar limita o conhecimento.
Boa noite. Fique com Deus!!! Bj.
Ótimo exemplo! Falta comedimento e respeito. Este ano estamos de acordo, ano que vem talvez não... É assim.
ExcluirFique com Deus também! Boa tarde. Bjs.
pior que este bbb,sao estas novelas da globo.so tem putaria,traicao,homofobia,pancataria,desrespeito a famalia iai vai.
ResponderExcluirOlá Willy,
ExcluirTem umas séries ótimas na Netflix.
Indico pra você "Merlí". É uma produção espanhola, ela se desenvolve em Barcelona. São três temporadas. Conta a história e a relação de um professor de Filosofia com seus alunos do ensino médio. Cada capítulo aborda um filósofo e a história acontece trazendo as ideias desses filósofos para os dias de hoje. É muito boa a série. Creio que você gostará.
Abs.
Nossa sou viciada nas séries da Netflix, adorei Merlí, tem tantas excelentes.
ExcluirAê Laurita, sempre antenada!!!
ExcluirA grande sacada de Merlí são as ideias dos grandes filósofos colocadas nos acontecimentos do nosso dia a dia. Show!!! O capítulo sobre Maquiavel não poderia ser mais ilustrativo para demonstrar como é que os fins justificam os meios... a ética foi pro ralo nesse episódio, rssss...
Texto maravilhoso, verdadeiro, claro , e absolutamente importante ! Tem que ser enviado ao Tio @boninho!
ResponderExcluirTio Boninho??? Melhor não mexer com ele. Lembra do BBB9?!? Ele ameaçou arrancar o braço da Ana... Nananinão.... Deixa ele lá quietinho no Projac, tentando botar fogo no parquinho!!!
ExcluirQuanto ao mais, grata pelo comentário!!! Abs.
Resumo perfeito do BBB19. Parabéns! Para mim a pior edicão, até agora, era o BBB2. Péssima escolha de participantes, até agora não entendi o motivo de juntar este grupo. Não adianta nem acorrentar que nada vai rolar.
ResponderExcluirVou assistir a série que vc indicou.
Abraços e continue a nos deliciar com seus textos maravilhosos.
Olá Clara,
ExcluirDe fato, até aqui, está sendo a pior edição.
A série vale a pena. Assista e quando nos reencontrarmos, você me diz o que achou.
Bj.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOi Shadow! Você como sempre arrasando! Parabéns pelo texto, pelas lembranças da boa turma que curtia e "discutia" BBB. Não podemos esquecer do Homero do "fator psi".
ResponderExcluirBjs
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá Andrea,
ExcluirVerdade, não podemos esquecer do Homero do Fator-Psi com suas previsões certeiras. Era o BBB jogado inclusive no astral, rsss...
Sei que faltaram alguns excepcionais, como o Reallytando que continua até hoje, com a sua honestidade, sensibilidade e paixão.
E tem também o Philosopop, meu Deus, o Philosopop que passou lá no twitter pra dizer que "não é relevante". Se o encontrar por aí, diga-lhe que o seu jeito criativo e encantador jamais serão esquecido!!!
Um abraço, minha querida!!!
Parabéns Shadow pelo seu post, perfeito .... assinando embaixo.
ResponderExcluirEsse BBB19 foi o pior de todos os tempos, acabou, não tem enredo, não tem história, é pra ser esquecido para sempre.
Olá Maria Luna,
ExcluirSem enredo não tem reality que se segure. Podem até ser acorrentados, mas quando não tem liga, não há o que fazer.
Grata pelo carinho. Bj.
De pé te aplaudindo. Você é ESPETACULAR!!!!
ResponderExcluirSENSACIONAL!!!!
BBB sem Texto de Shadow não é BBB.
Já contei aqui, mas vou contar de novo: Paredão X Dicesar acabou a energia onde eu morava no incio da Edição . Em Barra de São João, peguei meu carro e fui para Rio das Ostras cidade ao lado, procurei um bar com TV. E lá chorei muito com discurso de Bial e com Dourado ficando, sem me importar que estava entre estranhos.
Ahh como eram bons os BBBs antigos, nos divertiam como o 8 com a rádio Pinel, As festas maravilhosas com coregrafias como a que ficou marcada coma música da Hihanna que tocava em todas, Pedíamos músicas pelo Twitter e Boninho atendia. BBBs que nos emocionavam que nos prendia a ver conversas interessantes Via PPV até não aguentar mais era ligar ao acordar e desligar ao dormir.
Parabéns, vc descreve como ninguém que pensamos, sentimos, nós o Público Raiz. Esse BBB19 já começou ruim com seleção de militantes, então nenhuma surpresa de estar sendo o pior deles, um fracasso de audiência,Já não ligo PPV há semans e edição so dia de provas votação, eliminação e olhe lá
Aaaa... Laurita, que saudade de você!!!
ExcluirFui lendo o teu comentário e dando risada, imaginando você pegando o carro é indo até outra cidade pra ver a eliminação do Dicesar e você no barzinho...ahahaha... impagável!!! A gente se divertia muito naquela época!!! Agora televisão desligada... Tua família não deve entender nada, rsss...
Lembrou bem: a rádio Pinel divertia quem estava aqui e lá. Era um quadro pronto pra qualquer programa de humor!!! O Alexandre, Rafinha e Marcos tinham uma presença de espírito e capacidade de improvisação incríveis. É verdade... o Boninho atendia o público na escolha das músicas, era uma interação muito legal. Já não lembrava mais.
A militância cansa. Tivemos uma overdose disso no período eleitoral. Chega!!!
Vou ficando por aqui querida amiga. Boa noite. Fique com Deus!!!
Beijão
Shadow, que saudades! Só me resta aplaudi-la por traduzir tão bem os sentimentos daqueles apaixonados pelo BBB e que nesse momento se sentem decepcionados com o andamento desse jogo. Que saudades estava dos seus comentários. Sinto falta do pessoal presente neste site no ano passado e que provavelmente compartilha desses nossos sentimentos. Torci muito para que a Hana se aliasse as meninas, haveria muita emoção, diversao e o prêmio seria de uma delas com certeza. Pena a Hana não ter entendido melhor o jogo. Tinha esperanças que ela ficasse e voltasse a amizade com a Paula e a Hariany. Se a Paula e a Hari sairem também, desligo a TV de vez, pois são as únicas que ainda proporcionam algum divertimento. Esse pessoal do politicamente correto acabou até com a paixão de comentarmos sobre o programa que tanto gostamos. Minha única alternativa é excluí-los do que assisto, procuro ver apenas as cenas que agradam, assim não fico tão irritada com esse discurso chato. Saudades dos comentaristas, Frank, Hane e tantos outros. Beijos!!!
ResponderExcluirOlá Gina,
ExcluirQue bom reencontrá-la!!! Teus comentários são escritos sempre com muita sensibilidade e afeto. É gostoso lê-la.
Se as meninas destrambelhadas tivessem formado um trio, a Hana não teria sido eliminada. Elas no quarto dos sete desafios foram o acontecimento mais divertido e sem noção desse BBB até aqui kkkkk... A solução estava ali, na frente e elas deram um baile em quem comandava as fases kkkkk... o desafio foi pra quem estava atrás do espelho kkkk... Teve uma hora que eu achei, que não iriam conseguir. É que o Bones devia estar alegrinho naqueles dias, porque as chances que ele deu até concluírem cada etapa, foi mamão com açúcar!!!
Saudade!!! Beijo minha querida!!!
Brilhante texto parabens..resumiu com clareza udo que acho deste BBB politizado chato ....pior edição de todas até o momento..pra dizer a vdd vejo somente pelos sites...preguiça absurda até de assistir este espetáculo deprimente...
ResponderExcluirOlá Leya,
ExcluirDe fato, essa é a pior edição de todas. Não há o que ver. Marasmo e pasmaceira não criam enredo.
Grata por partilhar tua opinião.
Um beijo!!!
Fiz parte dessa turma que se juntava nos "halloscan", que era o sistema que a maioria usava. Tinha uma bela turma que se reunia todos os dias, no meu caso no "matutando" da Mineira ou no Sociedade Brasilis" do Kane, tinha uma turma muito boa, como a Glória do "mariquinha e maricota e tantos outros. Eram horas de papo, troca de ideias, muito legal. Foi dai que tive a inspiração de criar meu blog, que também foi usado muitas vezes para comentarmos assuntos de todos os tipos. Eu mesma já comentei um BBB, o que o Rafinha foi campeão, num blog que acho que nem existe mais. Tinham muitos blogs que narravam tudo o que acontecia na casa. Não tinha essa loucura das torcidas das redes sociais, que no meu entender são muito tóxicas. Saudades dessa época.
ResponderExcluirRafinha foi campeão com menos de meio por cento foi tipo 0,22 - rafinha era praticamente uma planta.
ExcluirLembro que quase desisto de comentar esse BBB, achei bem chatinho e o Rafinha era uma planta sim e tinha a Giselle do Piauí que só aparecia nas festas.
ExcluirOlá Lugirão,
ExcluirAo ver esse avatar tive a impressão que te conhecia. Você ainda o mantêm!!! Sempre achei estiloso, rsss... Também continuo com o meu cachorrinho Sun.
Nossaaaa... você me fez lembrar até do halloscan!!! Gostava muito daquele sistema de comentários. Era o que eu tinha no meu blog. Quando foi desativado fiquei em luto. Com ele se foram todos os comentários... a história do início do blog, snif... Ô tristeza!!! Foi substituído pelo "Echo". E pra instalar outro?!? Mexer na configuração do blog usando aquele temperamental html... Só por D*us!!!
Éramos um grupo especial!!! Como você bem recorda, muito rico na troca de ideias...
As torcidas ensandecidas de hoje não lembram em nada as pessoas que um dia comentaram aquelas edições.
Teu blog era poesia e arte!!! Lindo d++++... Ficava imaginando quem seria a pessoa por trás daquelas imagens tão belas.
Gostei de tê-la reencontrado por aqui.
Recebe o meu carinho e um forte abraço!!!
Feito o comentário sobre os velhos tempos, vamos a esse BBB, um desastre total. Ninguém pode falar nada, todos tem medo de serem politicamente incorretos, Gabi e Rodrigo estão lá não para educar como eles falam, mas parece que estão para vigiar e punir com palestras quem ousar infringir as regras. Os internautas aplaudiram de pé, alguns são de uma intolerancia insuportável e nem se dão conta. Venho de uma cidade em que se faz piada até de si mesmo. Chamar o amigo ou irmão de baitola, macho, viado é costume antigo e ninguém se ofende com isso ou se sente discriminado , faz parte da nossa cultura. Então quando vejo o auê que foi feito porque a Elana num elogio falou "negra linda",parecia que ela tinha cometido um crime grave. Na minha opinião o nome disso é intolerância.
ResponderExcluirE que elenco sem carisma, ainda se acham a última bolacha do pacote. São arrogantes e fazem cara de paisagem com o que o Tiago diz. Não acredito que sejam tão imbecis que não se toquem. Acho que esse BBB infelizmente já nasceu fracassado. Imagino a surpresa quando descobrirem que não agradaram.
Gabi e Rodrigo deu só uma dica com a maior educação do mundo para Elana. O Estardalhaço tá endo feito awui fora pelos preconceituosos revestidos de Madre Tereza de Calcututá e Monges do Tibet. Gabi e Rodrigo são extremamente educados e finos. O preconceito que já está tatuado na alma das pessoas que fazem essa confuão toda.
ExcluirEles são educados sim, inclusive gosto muito da Gabi, do Rodrigo não fui com a cara dele e costumo gostar dos mais cultos. O problema é que eles inibem os outros participantes , a Elana ficou bem incomodada com a Gabi. Eles já são fraquinhos e alguém tolhendo eles, ai não rendem mesmo. E ninguém é totalmente livre de preconceitos, vc trabalha isso em você. Mas faz parte de ser "humano".
ExcluirLugirão,
ExcluirVocê sempre ponderada e centrada. Admiro!!!
Resumiu bem: desastre total.
Gabi e Rodrigo representam a censura. E o fazem com método. Fala mansa professoral, cadenciada, pra inibir qualquer reação. Isso acaba desorientando o outro interlocutor, que não quer ter a imagem arranhada diante das câmeras.
E você coloca bem. Quem não conheceu na infância o “bolacha”, a “magrela”, o “fio desencapado”... Não há discriminação nisso. Ela existe quando há intenção deliberada e dolosa de segregar, diminuir alguém, como pontuei no texto. Se tudo for entendido como ofensa, melhor ir morar numa ilha deserta. E olha... até o ruído das cigarras à noite pode ser entendido como provocação ao direito de dormir. Eu hein!!!
Foi bom ter matado a saudade!!!
Beijo, minha querida!!!
Perfeito Lúcia.
ResponderExcluirUma pena.
Também lamento, porque embora não tenha assistido a todas as ediçõew do BBB. Gosto de dar risada com eles, gosto dos maluquetes e na maioria das vezes gosto dos que ninguém gosta, hehehehe. Na edição passada gostava da bruxinha, me divirtia horroes com a loucura dela, gostava da Pat até ela começar a azedar e gostei do Diego , excelente jogador, mas sem perfil de vencedor. E nesse BBB ninguém me diverte. Não são leves , descontraídos, são tensos, como se estivessem se policiando o tempo todo, e os que não se policiaram dançaram. E não fizeram falta. Acho que nem a Hanna teria potencial pra mudar alguma coisa.
ExcluirMuito bem colocado Lugirão.
ExcluirMinha tendência é também gostar dos que não são favoritos, rsss... Na edição passada o destaque pra mim foi o Diego. Que jogador!!! O raciocínio analítico dele pra montar os paredões, mexer com os grupos no do jogo... era sensacional!!!
Nessa edição, pelo contrário, o lema é não pensar no jogo, porque isso é feio e "o público não gosta"... afff...
Um abraço Ilcéa e Lugirão!!!
Com todo respeito, mas a maioria dos comentários são tão contraditórios que chega à beirar a loucura. os mesmos que comentam que o BBB19 só tem planta, que tá dando sono, que tá muito parado e etc...são os mesmos que tiraram a Hana que era a participante mais atuante, era um furacão na casa. Bota contradição nisso. Isso já tá parecendo um sanatório.
ResponderExcluirNa minha opinião, a Hanna quis ser um pouco de varios personagens que se destacaram e pesou a mão. Não sei na vida real, mas a impressão que tive dela foi que embora seja inteligente , é grossa e mal educada. Acho que se tivesse esquecido os brothers de outras edições tivesse construído um personagem melhor, ainda estivesse na casa. Mas isso só ela sabe de fato. É só achometro meu.
ExcluirFoco nos Fakes,
ExcluirCom o respeito devido, data maxima venia, os comentários aqui não são contraditórios. Se você os ler com atenção, verá que a grande maioria converge para o mesmo ponto: a seleção dos participantes foi equivocada.
Quanto à votação, aí é outro endereço. Quem determina o resultado nas últimas edições, não são as pessoas que comentam aqui. Mas as torcidas ensandecidas cujo bunker é o twitter. Foram elas (as torcidas) que eliminaram a Hana.
Posto isto, um abraço!!!
Quando leio um texto seja onde for eu leio com os olhos do sexto sentido que vai muito além do que a gente enxerga a um palmo diante do nariz. Eu percebo o que está escondido por detraz de cada palavra e frases. Eu procuro ver o mundo e todos os seus movimentos por todos os angulos, formas e contextos...aliás os contextos são melhores e maiores que os textos. Sabedoria é maior infinitamente que a inteligencia. A humildade é bem maior que a prepotencia. O silencio é maior muitas vezes do que centenas de palavras. Por isso Deus usou um cajado para vencer o maior exército da antiguidade (O exercito Egipcio)...por isso usou um menino de gentil aspecto para vencer o gigante guerreiro Golias...por isso usou cantores e instrumentistas para vencer um exercito de matadores (Jeosafá)...por isso usou um homem nascido num celeiro e colocado numa manjedoura para nos ensinar a liberdade a igualdade e a fraternidade. Ensinou também jamais fazer acepçoes de pessoas.
ExcluirTem gente que diz que o que resta é a amizade de paula e hariany...porque não a amizade de Rodrigo com Dahnrley ou Rodrigo com gabi que tem infinitamente mais consistência e conteúdo de amizade??? Por aí já se vê as intenções dos comentários. E isso não é só opinião...longe disso.
ResponderExcluirDá para sentir o carinho do Dan quando ele abraça o Rodrigo.
ExcluirPaula e Hari?? O que é essa dupla? Paula é a mais fake de todas. Como uma bacharelanda em Direito não consegue falar uma frase correta? Hari? Parece estar em transe o tempo todo. Não entendo como são as preferidas para ganhar.
Adoro ler seus comentários. Abraços.
Foco nos Fakes,
ExcluirSenti um certo ressentimento em sua colocação. Não sinta. Talvez você veja amizade de uma forma diferente. Apenas isso.
A referência feita ao que restou ser a amizade entre Paula e Hariany, tem a ver com a emoção, com a intensidade, com a cumplicidade que há em uma simples troca de olhares entre as duas ou até na tentativa hilariante de tentarem adivinhar o que é um tal de cooktop com tampo de vidro. É falar em empatia com público.
Lamento, mas as pessoas que você cita não passam intensidade. Estão engessadas. Conteúdo e consistência são razão, amizade é calor e coração.
Abs.
eu escrevi um textinho lá encima não é diretamente para uma pessoas mas para geral no mundo...
ExcluirSe eu fosse boninho buscava vídeos comprometedores dos participantes falando por trás e dava um jeito de mostrar p os citados e falava q esta em jogo o prêmio etc
ResponderExcluirOzi, promete não se decepcionar com o que vou dizer?!? Esses vídeos não os fariam mexer um músculo!!! Diriam: "Hahãmmm... eles querem que a gente brigue. Mas a gente não vai brigar. A gente é tudo amiguinho...!". Sorry!!!
ExcluirValeu a tentativa, rssss...!!! Bj.
Tá chato ver esses militantes forçar preconceito de todo tipo c quem n faz parte da gaiola
ResponderExcluirConcordo, Ozi. Tá chato mesmo. O próprio termo já diz: militância, o que equivale a patrulha.
ExcluirPior que quem não é extremista já ficou no meio do tiroteio cruzado durante o período eleitoral, agora fica de novo?!? Não dá!!!
Abs.
Tereza Rodrigo gabi e outros já falaram por trás
ResponderExcluirkkkkkkkk... Sérioooooo?!? Aaaaa... agora decepcionei!!! Não se fazem mais politicamente corretos como dantes...
ExcluirAdorei o texto Shadow. Penso como vc.BBB dificil de assistir.Tenho PPV e nao aguento mais ver esse pessoal dormindo.Ano que vem nao assinarei PPV.
ResponderExcluirSabe Miranda, começo achar que o Bones quis se vingar do publico este ano. O twist é com a gente!!! Cansou de ser malhado, de levar bordoada por todos os lados, de receber e-mails malcriados quando ele tentava dar o seu melhor. Pensou... pensou... e decidiu: "Agora vou dar motivo pra vocês reclamarem. Bando de insanos". Não duvide... é...!!!
ResponderExcluirAbs.
Olá Shadow quanto tempo, tudo bem com você, espero que sim,amei o texto eu acho que é praticamente 95% o que as pessoas gostaria de escrever e falar falaste tudo parabéns!eu estou morrendo de saudades de fazer comentários mais infelizmente não tenho nada pra falar desse BBB horroroso pessoas chata intragável, não consegui gostar de ninguém,tenho horror quando assisto,porque ninguém ali que concorrer ao prêmio é uma disputa entre negros e brancos,pobrinho e riquinho tem tem cabelos lisos e crespo que chatice,que negros malas esses desse bbb,como se fosse a primeira vez que tem pobres e negros em reality, só de raiva resolvi me simpatizar pelas duas que o povo odeia, Isabela e Carol,são educadas,sabe o que eu diria para Isabela? Fala pra aquele roncador vai roncar nos quintos dos inferno,no ouvido da sua mãe e da sua família,cara chato mala sem alça,que acha lindo roncar daquele jeito.nao mais a falar esperar o próximo que esse aí já morreu.um grande abraço!
ResponderExcluirUhuhuhu... Maria Oliveira \o/ \o/ \o/
ExcluirJá começava a me perguntar onde você estaria, hein....
Tudo bem por aqui. Grata pelo carinho de sempre!!!
Se há duas palavrinhas que definem a edição, são: "que chatice!".
Nem comentar a gente consegue. Com um comentário já disse tudo, porque nada de novo irá nos surpreender!!!
Um forte abraço, minha querida!!!
O grande barato do BBB é ver pessoas de perfis totalmente diferentes convivendo juntas. Acontece que, nesse BBB, selecionaram pessoas com perfis muito parecidos e com os mesmos ideais, e isso faz com que a paz reine e venha o marasmo.
ResponderExcluirTendo em vista que tivemos uma eleição muito fervorosa, com pessoas muito divididas, colocar militantes de vertente A ou B faz com que o fantasma das eleições e desse bi-partidarismo citado, permaneça. Não é à toa que, antes do BBB começar, vi gente listando os "bolsominions" para que fossem eliminados. Também, de outro lado, vi pessoas exibindo foto do Rodrigo com o Jean Willys, usando isso como pretexto para eliminá-lo. Sendo que, preferências políticas não deveriam ser critério para se eliminar um participante. Afinal, aquilo não é uma disputa por um cargo legislativo e sim uma disputa de comportamento e caráter.
Enfim, escolha de elenco totalmente equivocada. Pessoas sem carisma, sem habilidade de comunicação, sem energia... sem perfil nenhum para entretenimento. Sério que com tantos milhões de pessoas que se inscreveram, esses foram os melhores perfis? Muita incompetência da produção.
Daniel,
ExcluirComentário e análise perfeitos. Parabéns!!!
Sim. Os perfis são parecidos, inclusive as características físicas. Parecem haver buscado pinçar negros ativistas e loiros "alienados". A impressão que dá, é que durante a seleção foi perguntado também "em quem vocês votaram?" e daí foram esses os escolhidos dentre os milhões que se inscreveram.
Alguém comentou comigo isso que você diz, que haveria uma militância listando quem era bolsominion para eliminar de cara. Cheguei a duvidar na época. Afinal, sequer havia a certeza de quem participaria. Agora começo a achar que não era notícia fake, não.
Aiaiai... como você diz, elenco totalmente equivocado.
Um abraço!!!
Sempre Bom relembrar: Morgan Freeman numa entrevista à uma TV Americana: repórter: " o que acha do mes da consciência Negra? Ele: ridículo, vc vai confinar toda minha história em 1 mês?Qual o mes da consciência branca? Bem, eu sou Judeu, Ele: qual mes da consciência judaica?Rep: Não existe. Ele Oh Oh Porque não? Vc quer que exista um? Não, não. Ele: Não? tudo bem,eu também não quero Não quero um mes da consciência Negra.A história dos negros é a História da América. E como vamos nos livrar do racismo? Ele: parando de falar sobre isso.Eu vou para de te chamar de branco e lhe peço que pare de me chamar de negro, Eu te conheço por Mike Wallace e vc me conhece por Morgan Freeman. E em outra entrevista ele diz que não concorda com vitimismo. É isso aí, o maior problema está na vitimização E falando em história,os negros sofreram com a escravidão os judeus com o nazismo. Pode-se medir qual sofrimento foi maior? Dos negros? Dos brancos judeus?
ResponderExcluirBem lembrado, Laurita. Essa entrevista fecha de forma primorosa a postagem.
ExcluirMorgan Freeman tem razão. O problema está na vitimização. Devemos aprender com as chagas da História da Humanidade. Não usá-las para alimentar ressentimentos. Isso só serve para fomentar o rancor entre as pessoas. Não leva a lugar algum, é ficar patinando sem avançar.
Grata pela pertinente contribuição!!!
Você é dez. Já te falei isso antes, né?!?
Beijão
Obrigada Shadow e você é 1000 Tenho certeza se vc escrever um livro sobre o BBB fará sucesso. Fica a dica para 2020, quando encerrar o BBB no Brasil pois o contrato com Endemol vai até 2020, e não creio que Globo queira renovar, pois o fracasso do últimos e esse sendo o pior deles não encoraje à renovação. Já pode começar a escrever desde já. bjss
ExcluirE ainda acrescento mais, Laurita e Shadow, não vejo o pq do Rodrigo e da Gabriela se acharem inferiores em suas condições de negros e superiores em suas condições de ativistas dentro da casa, eles tinham mais era que competir de igual pra igual com todos os outros e mostrarem que são seres humanos e não classes de qualquer tipo de minorias. No fundo encontraram um espaço em uma rede de televisão de grande repercussão nacional e estão se tornando chatos com suas vitimizações ao invés de elogiados e aplaudidos por suas garras e competência no jogo BBB.
Excluir...mas é aqui que tá caras amigas!!! voces não percebem por detraz das palavras dele o porque ele disse isso...ai que está o problma...
ExcluirOi! Aqui é a Marisa, na verdade é Marise do Fofoca de Marte! Eu estou por ai, agora no Blog O Que Tem na Nossa Estante, fazendo resenhas de livros e séries. Achei o meu lugar lá. Só vejo as edições do BBB e lembro daquele tempo bom. Fiz amigas com quem convivo até hoje. Obrigada por se lembrar de mim, de nós do Fofocas.
ResponderExcluirkkkkkk... Não perde uma, hein?!? O Marisa foi erro de digitação, viu!!!.... kkkkkk...
ExcluirMariseeee.... É você mesma!!! Aaaah... minha marciana favorita!!!
ResponderExcluirQue saudade de você e do seu humor escrachado!!! Escrachado é elogio tá. Hoje a gente tem que falar a palavra e explicar, pra não ofender os mais sensíveis, rsss... Brincadeirinha!!! Sei que com você não tem essa de ficar procurando chifre em cabeça de cavalo.
Obaaaa... Um blog com gostinho de livros e séries!!! \o/ \o/ \o/ Vou te linkar no meu Cantinho.
Bom saber que continua por aqui e não foi pra Marte... Gostei de saber que encontrou o seu lugar e está bem!!!
Recebe o meu carinho e abraço fraterno!!!